Simulador ISV 2020

Nesta página: simulador que calcula o ISV e IUC a pagar por automóveis ligeiros de passageiros novos, usados importados, da UE e fora da UE, mostrando a diferença entre 2019 e 2020.

Cilindrada em cm3
cm³/cc
Excepções e notas
Resultados da simulação
impostosobreveiculos.info
Os resultados da simulação aparecerão aqui.
Porém, ainda não preencheu todos os dados necessários para que a simulação possa ser feita.
Complete pelo menos os campos Cilindrada e Emissões CO2.

Desconto CO2

Use esta opção apenas se perceber o que é escrito no parágrafo seguinte - se não entende, ignore esta opção.

O cálculo do ISV é feito com base em duas componentes: cilindrada e emissões de CO2 (também chamada componente ambiental).
Sobre o resultado é aplicado um desconto aos automóveis importados usados da UE, que varia consoante a idade dos mesmos.
Neste momento (2020), esse desconto não é aplicado à componente CO2. Existe um diferendo entre a Comissão Europeia e Portugal sobre se esse desconto também deveria ser aplicado à componente CO2. Ao colocar o visto na caixa "Mostrar simulação com desconto CO2" poderá ver quanto seria o ISV se o desconto fosse também aplicado à componente CO2.
Atenção: o valor resultante é apenas informativo, não tem qualquer validade.
Para mais informações: o desconto da idade aplicado à componente ambiental (CO2).

Veículos não abrangidos

Para que o simulador seja rápido e simples, optei por incluir apenas os casos mais comuns pelo que não simula:

Voltar ao simulador

Emissão de partículas

No valor indicado assume-se que o carro a gasóleo emite menos de 0,001g/km de partículas. Normalmente, os carros que têm filtro de partículas (todos os carros recentes têm) cumprem este requisito.
Se o valor for superior ou se não for possível conhecer o valor das emissões de partículas, há uma taxa adicional de 500€ que não aparece na simulação.
Esta taxa não se aplica a carros a gasolina.

Voltar ao simulador

IVA

Carros com menos de 6 meses de matrícula ou menos de 6.000 km são considerados novos e pagam sempre 23% de IVA em Portugal, independentemente de o terem pago no país de origem.
Se na simulação não colocou o preço do carro, apenas será acrescentado IVA ao valor do ISV. Deverá indicar o preço do carro para uma simulação correcta.
Mais informações: IVA na importação de carros ou motos.

Voltar ao simulador

Eléctricos

Carros exclusivamente eléctricos não pagam ISV (ou IUC). Só pagarão IVA e taxas aduaneiras se importados de países fora da UE.
Mais informações: importar um automóvel eléctrico para Portugal.

Voltar ao simulador

Combustíveis alternativos

Carros bi-fuel ou dual-fuel, que funcionem a GPL, GN ou GNC (ou qualquer outro combustível) e a gasolina pagam ISV como carros a gasolina - não são considerados híbridos, nem têm qualquer benefício ou tratamento fiscal diferenciado.
A excepção são os carros que funcionem exclusivamente a GN/GNC/GNL, ou seja, que não podem consumir gasolina - que eu saiba, são um caso raríssimo e não estão aqui considerados.

Voltar ao simulador

WLTP

Coloque o visto na caixa WLTP apenas e só se as emissões de CO2 do carro tiverem sido homologadas pela norma WLTP.
Para saber se um carro foi homologado usando a norma WLTP deverá consultar a documentação do carro - o DUA, o Certificado de Conformidade ou equivalente.
Normalmente, nenhum carro comercializado antes de 2018 foi homologado usando a norma WLTP. Na dúvida, não coloque o visto na caixa WLTP.

Se na documentação aparecerem ambos os valores NEDC ou NEDC2 e WLTP, os valores a serem considerados para pagamento do ISV e IUC serão sempre os WLTP.

Se na documentação não aparecer qualquer referência ao protocolo WLTP, isso quererá dizer que a medição utilizou o protocolo NEDC.

Nunca use os valores do protocolo NEDC2 - não são aceites.

Tenha em atenção que deve ter algum cuidado em fazer comparações directas entre o resultado da simulação com WLTP e sem WLTP.

A comparação, a ser feita, tem que ser NEDC/2018 vs WLTP/2019.
O problema é que nem todos os fabricantes divulgaram as emissões WLTP, mesmo que as tenham medido. Isto porque existe uma medição intermédia obtida através de um simulador que "converte" as medições WLTP em medições NEDC2, que deve ser usada entre Setembro e Dezembro de 2018.

Ao se fazer a comparação NEDC2/2018 vs WLTP/2019 fica-se com a impressão que se poupa dinheiro mas, pode não ser isso que acontece. Não digo que não aconteça em alguns casos mas, não é linear.

É um pouco confuso, e o simulador é simplificado ao máximo para que seja utilizável mas, é importante ressalvar que a se poder fazer a comparação, só com os valores WLTP de 2019.
Neste momento, no simulador, a comparação que está a ser feita é NEDC2/2018 vs NEDC2/2019 ou, se colocar o visto na respectiva caixa NEDC2/2018 vs WLTP/2019.
Só sabendo os valores WLTP em 2018 e em 2019 é que se pode fazer uma comparação fidedigna.

Voltar ao simulador

Declinação de responsabilidade

Este simulador, como o próprio nome diz, simula o cálculo de impostos (ISV, IUC, IVA e taxas aduaneiras) a pagar por um automóvel ligeiro de passageiros, novo ou importado usado.
O cálculo está de acordo com a legislação em vigor, é verificado constantemente, que eu tenha conhecimento tem uma exactidão de 100%, no entanto, é feito com a introdução de dados pelo utilizador, que poderão estar incorrectos ou mal introduzidos, poderá não calcular correctamente situações não previstas e poderá ter erros, pelo que aconselho sempre a confirmar, apenas numa última instância imediatamente antes de comprar ou importar qualquer veículo, junto da Autoridade Tributária e Aduaneira, os valores aqui dados. Nessa altura poderá também efectuar a simulação através do simulador da AT que encontra aqui - note no entanto que o simulador da AT recusa qualquer vínculo da mesma ao resultado da simulação, os cuidados que tem aqui também os deve ter com o simulador da AT.
Se encontrar alguma disparidade entre o simulador da AT e este simulador, agradeço que me avise, usando para tal o formulário para comentários que encontra mais abaixo.

Dúvidas, problemas ou sugestões

Se tiver uma dúvida, um problema ou quiser fazer uma sugestão, use por favor a caixa de comentários mais abaixo.
Estou sempre a melhorar esta página e gostava de contar com a sua ajuda. Obrigado.

Voltar ao simulador

18.12.2019. 16:16

Antonio em 28.05.2020. 10:21

Boas estou na belgica e gostaria de legalizar um mercede c220 cilindrada 2143 /114gco2
Ano 2017 com 163cv

Obrigado

FD em 27.05.2020. 15:37

@HFG em 27.05.2020. 14:13

Os documentos são iguais em todas as importações, independentemente do país de origem, apenas o formato (papel, cartão, etc.) pode ser diferente:
- documento de propriedade (onde conste o nome do proprietário)
- documento de matrícula (onde constem dados do carro)
- documento da inspecção periódica (caso se aplique)
- declaração de venda
- factura de compra (caso se aplique)
- COC (se possível)

HFG em 27.05.2020. 14:13

Boas,
Parabéns pelo excelente trabalho e a todos em geral pela partilha de informações, os documentos a trazer da Polónia são semelhantes aos descritos para Alemanha? Ou existe algo diferente que seja necessário?
Obrigado e cumprimentos,
HFG

FD em 27.05.2020. 11:46

@José em 26.05.2020. 23:35

Continuam a ter desconto de 50% desde que cumpram todas as condições:
- mais de 2.500kg peso bruto
- 7 ou mais lugares
- sem tracção integral ou às quatro rodas (4x4)

Não esquecer que existe também o desconto para famílias numerosas, que pode ser uma alternativa.

José em 26.05.2020. 23:35

Em 2020 as viaturas familiares de 7 lugares importadas continuam a ter um desconto de 50% no ISV?

Obrigado pelo site. Está muito bom.

FD em 26.05.2020. 10:47

@João em 25.05.2020. 16:28

O método de funcionamento (híbrido ou não, wankel, otto, atkinson, etc.) é relativamente irrelevante para o cálculo dos impostos - ao estado português apenas interessa o resultado dos testes padronizados, nada mais.

O protocolo WLTP tem testes específicos adaptados para cada tipo de motorização e é o resultado desses testes, nomeadamente as emissões de CO2, que interessam para o cálculo do ISV e do IUC.

A forma como se chega ao consumo combinado declarado de CO2 em veículos híbridos/plug-in é normalizada e puramente técnica.
Se tem interesse nesse assunto, pode ver aqui como é feito o cálculo: https://www.vda.de/en/topics/environment-and-climate/Global-WLTP-roll-out-for-more-realistic-results-in-fuel-consumption/WLTP-How-are-plug-in-hybrids-and-electric-cars-measured.html

João em 25.05.2020. 16:28

Boa tarde

Os veículos híbridos ou hibridos plug-in o valor das emissões de CO2 a considerar é somente o de em modulo híbrido?
Isto é 60-90gr/km (+-metade de um veículo a diesel) mesmo este apenas ser válido nos +-100km de automia em módulo híbrido?
Ou deve ser considerado outro valor tendo em conta quando o veículo não se desloca em modo híbrido?
Obrigado

FD em 19.05.2020. 11:44

@Ricardo em 18.05.2020. 22:39

Leia por favor: como legalizar carros importados.

Ricardo em 18.05.2020. 22:39

Gostaria de importar do Brasil para Portugal um Porsche cayenne s ano 2004 4.5l com co2 342 ,
qual seria o procedimento e custos da importaçao e legalizaçao do carro
Abs

FD em 18.05.2020. 11:15

@Hugo em 17.05.2020. 12:02

Do que conheço, quase nenhum veículo novo a gasóleo com filtro de partículas ultrapassa o limite.
Não digo que não exista mas, quando andei à procura, não encontrei nenhum com mais de 0,001g/km (o limite é 0,001 e não 0,0001).
Tem é que obrigatoriamente ter filtro de partículas.

A norma Euro 6 são diversas normas e não só uma, pelo que as exigências são diferentes entre as várias.
Tem a Euro 6b, a Euro 6c, a Euro 6d, a Euro 6d-TEMP, a Euro 6d...
O nosso "limite" fiscal de partículas é 0,001g/km, o que equivale a 1mg/km - o limite máximo para a Euro 6d é 5mg/km, por aí vê que somos dos mais exigentes, o que não deve faltar na Europa são carros que não cumprem o nosso limite fiscal.

Mas, dito isto, reforço a ideia de que desde que tenha filtro de partículas, e de que eu tenha conhecimento, nunca ultrapassam o nosso limite fiscal.
Conhece algum veículo que ultrapasse este limite? Experimentei procurar um daqueles "maus", estilo BMW X7/Mercedes G, mas não consegui encontrar a informação...

Resumindo:
- sem filtro de partículas, arrisca-se a pagar os tais 500€
- com filtro de partículas, é difícil ou quase impossível pagar os tais 500€

Hugo em 17.05.2020. 12:02

Boa tarde tinha a seguinte duvida relatativamente ao agravamento em carros a gasoleo com emissoes de particulas superiores a 0,001g/km de partículas.

A questão é , existem carros a gasoleo com emissoes inferiores?Ate carros certificados com a norma euro 6 parecem nao conseguir atingir essa marca.

Eu sei que é necessario verificar na documentacao , contudo emissoes inferiores a 0.0001g/km nao sao apenas eletricos?

FD em 16.05.2020. 15:14

@João Soares em 16.05.2020. 13:05

Leia por favor: como conhecer as emissões de CO2 de um automóvel.

João Soares em 16.05.2020. 13:05

Boa tarde

Em primeiro lugar quero lhe agradecer o facto de disponibilizar toda a informação elucidativa daquilo que os cidadãos portugueses e não só podem contar com as ridículas taxas impostas , principalmente veículos usados .

Gostaria de adquirir um 2CV na alemanha . Não tenho é referencia alguma acerca dos níveis de CO2 , pois podem influenciar e muito no valor ISV ! Tem alguma ideia como possa ter uma ideia dos níveis debitados pelo veiculo ?

Obrigado pela atenção

FD em 15.05.2020. 14:31

@Zeca em 15.05.2020. 14:25

Se não tem 2.500kg de peso bruto não tem o desconto de 50% no ISV.

Zeca em 15.05.2020. 14:25

Por favor, alguem me poderia ilucidar sobre a questao de carroa importados e a contabilização correcta de CO2 para a viatura Renault Grand Scenic. Embora seja uma carrinha de grande volume nao tem 2500 kg. Sendo assim na sua legalização não terá a 50% de reducao de ISV, ou terá?
Nos exemplos sao referidos de identicas carrinhas como Sharam ou Galaxy.

Muito agradeco a vossa melhor atenção.

Parabéns pelo vosso empenho e trabalho.

Antonio Mendes em 15.05.2020. 10:45

Bom dia,
peço imensa desculpa a minha intenção quando falei "passo a passo", apenas queria saber por onde começar.
Sim tenho um leitor de cartões e a chave digital, o meu problema é que dentro do sitio não sei como me mexer, não sei onde está algo que me diga onde fazer o registo automovel.
Agora vou tentar como o senhor me disse para ver se consigo.
Obrigado.

FD em 15.05.2020. 10:22

@Antonio Mendes em 14.05.2020. 22:34

Eu ajudo sempre que possível mas, como deverá compreender, o que me pede é um pouco "demais", tanto pelo trabalho envolvido como pelo acompanhamento.

Já tem leitor de cartão de cidadão? Sem isso não consegue fazer o registo.
A matrícula já aparece como estando registada?

Tem que iniciar sessão -> pedidos -> outros pedidos (no final) -> registo inicial de propriedade (no final) - depois é preencher os dados normalmente.

Antonio Mendes em 14.05.2020. 22:34

Boa noite, não sei como fazer o registo online do automovel para finalizar o processo de legalização do automovel fentro do portal do automóvel online.
Será que me pode ajudar o passo a passo?
Obrigado

FD em 14.05.2020. 15:12

@Alexandre Sena em 14.05.2020. 11:40

Leia por favor: importar um carro para peças ou para não circular.

Alexandre Sena em 14.05.2020. 11:40

Boa tarde

Gostava de saber se ao importar um carro para peças tenho de o legalizar na mesma, ou posso simplesmente usar em peças.

FD em 14.05.2020. 10:03

@Alberto em 13.05.2020. 22:32

Não.
Esse desconto não se aplica de momento - deve ler o texto para perceber porquê.

Alberto em 13.05.2020. 22:32

Vou comprar Mercedes-Benz MERCEDES-BENZ B 200 CDI Sport carro valor: 1.000 €
1.991 cm³
Diesel
305.000 km
Van / Minibus
02/2007
eu mesmo venho dirigindo para Portugal.
fazendo simulacao
Com desconto sobre a componente ambiental (CO2) vou pagar só: 1178.99€
esse e o valor aproximado que vou pagar para legalizar em Portugal?

FD em 12.05.2020. 14:17

@Rui Amaro em 12.05.2020. 12:10

Sem o CO2 não lhe sei dizer se fez bem a simulação.

Rui Amaro em 12.05.2020. 12:10

Bom dia. Seria possível saber ao certo quanto Costa e matricular um Audi A4 2.0 tdi dsg descapotável de 2008 com 70mil klm?
Não consigo compreender se o simulador me diz bem ,,,, 11.000€???

Obrigado

FD em 06.05.2020. 13:15

@pedro costa em 05.05.2020. 16:39

Leia por favor: importar um veículo da Suíça (automóvel, mota, etc.).

pedro costa em 05.05.2020. 16:39

um carro da Suiça paga o mesmo ISV que da união europeia ou tem mais custos? se sim quais e valores?

FD em 05.05.2020. 10:17

@oscar em 04.05.2020. 22:21

Qual foi a dificuldade em utilizar o simulador?

oscar em 04.05.2020. 22:21

Quanto paga de isv um veiculo vindo da Alemanha com 1598c3 com 152gr de c02 com 9 anos de idade

FD em 04.05.2020. 15:58

@João Borges em 04.05.2020. 15:50

Está descrito no texto, é apenas uma informação, nada mais, não é de todo possível aplicar esse desconto neste momento.

João Borges em 04.05.2020. 15:50

Boa tarde.
Pretendo saber se o valor "Com desconto sobre a componente ambiental (CO2)" é possível de conseguir, imediatamente, de alguma forma, ou se é uma mera suposição para um caso de reclamação graciosa ou impugnação judicial com a última sentença de deferimento, por favor.
No caso de ser possível, "à cabeça", quais os requisitos ou as condições para tal acontecer?
Obrigado.

FD em 03.05.2020. 14:25

@Camilo em 03.05.2020. 12:30

Em Portugal a Sharan cumpre os critérios para ter 50% de desconto de ISV: 7 lugares, sem 4x4 e com mais de 2.500kg de peso bruto.

As configurações da Sharan podem não ser iguais para todos os países da UE.
A Sharan "alemã" poderá não ter 2.500kg de peso bruto, fazendo assim com que não tenha direito ao benefício fiscal das Sharan "portuguesas".

Dito isto, se tiver o peso bruto "certo", pagará metade do resultado do ISV da simulação.

Por outro lado, se se vai mudar definitivamente para Portugal, pode estar totalmente isento, desde que cumpra alguns critérios.

FD em 03.05.2020. 14:13

@Andreia em 03.05.2020. 10:19

O veículos são categorizados consoante a sua utilização.
As duas grandes categorias são "mercadorias" e "passageiros", podendo depois serem "ligeiros" e "pesados".
Um veículo "mercadorias" paga normalmente menos impostos por ser considerado um instrumento de trabalho.

O cálculo dos impostos é também ele diferente pelas mesmas razões.
Nesta página o cálculo é utilizado para veículos de passageiros.
Para veículos de "mercadorias", o simulador é este: simulador ISV comerciais/mercadorias.

A tipificação dos veículos de mercadorias é muito mais complexa do que a dos de passageiros, e as taxas variam muito consoante o tipo e as características.
A taxação de um Clio de 2 lugares é completamente diferente da taxação de uma Volkswagen Crafter.
Depois, o peso bruto também é critério - acima de 3.500kg, não pagam ISV.
Também é importante saber o país de origem - UE e fora-EU pagam taxas diferentes.
Por fim, se vai mudar de residência para Portugal, pode ficar completamente isenta de impostos e não pagar nada para legalizar essa "van" (carrinha): isenção por mudanção de residência.

Para o imposto anual (IUC), o pagamento é baseado no peso bruto.
Pode ver as tabelas aqui: tabelas IUC mercadorias.

E nem entremos na questão da transformação em autocaravana ou em autovivenda, não em questão de impostos (pagam ISV como autocaravanas, pagam IUC como comerciais) mas em questão de legalização e homologação da transformação.

FD em 03.05.2020. 13:30

@Diogo dos Santos em 02.05.2020. 20:10

No estado em que as coisas estão, até 31 de Dezembro de 2020, pode importar pelas mesmas regras de qualquer importação de um país da UE.
Depois dessa data ainda não se sabe mas é de assumir que o RU passará a ser um país terceiro, o que encarecerá muito a importação.
Mais informações: importar e legalizar uma mota em Portugal.

Camilo em 03.05.2020. 12:30

Tenho uma Volkswagen Sharan de 7 lugares a diesel (1968 cm3 e 146 CO2) com 7 anos de um pais da UE (Alemanha).
Quanto ficaria o valor final de ISV no caso de levar em definitivo este veículo para Portugal ? (Dado que tem 7 lugares...)
Obrigado antecipadamente pela ajuda.

Andreia em 03.05.2020. 10:19

Bom dia,

Estou a ponderar levar uma van para Portugal. Como não percebo praticamente nada disto resolvo ver se algum me poderá dar algumas info...
trata se de uma van de 2009 (portanto não descontos para ISV), diesel, 2.5TD1.
É considerado um furgão de mercadorias ou misto? Não tem bancos atrás, só 3 à frente.
Por ser gasóleo teria q pagar os 500€ fora o q me for calculado para ISV, correto?
E relativamente ao imposto anual, se transformar a carrinha em alojamento pago o mesmo ou menos? (No país onde estou tendo como local de habitação pago menos Taxas anuais e seguro).

Agradeço imenso a quem tiver a disponibilidade e amabilidade para responder.

Diogo dos Santos em 02.05.2020. 20:10

Boas estou a pensar trazer um motociclo de Inglaterra com 636cc do ano passado gostaria de saber quanto iria pagar ja ja que tenho duvidas devido ao brexit

FD em 21.04.2020. 16:37

@mihail em 21.04.2020. 13:15

O valor que o simulador apresenta está correcto, deverá pagar cerca de 7.600€.

mihail em 21.04.2020. 13:15

em quanto me fica o isv e uic
legalizar o carro em Portugal
prima matriculação 2010 Italia
cilindrada 1997
CO2 149g/km
purque no simulador parece elevado e não çe entende

FD em 21.04.2020. 11:15

@Mihail em 21.04.2020. 10:48

Escreva em inglês ou em italiano o que quer saber, o termo "homologação" que usa não me parece ser o que quer saber.

FD em 21.04.2020. 11:08

@João em 20.04.2020. 17:53

O valor é o que dá o simulador, mesmo que lhe pareça muito elevado - cerca de 15.000€.
Leia as instruções para saber o que é o desconto sobre o CO2.

mihail em 21.04.2020. 10:48

bom dia,quero saber em quanto fica a homologação do carro.
ano 2010/11/18 matriculado em Italia
cilindrada 1997
emição CO2 149g/km
marca Ford mondeo
Obrigado

João em 20.04.2020. 17:53

Boa tarde,

Importar um carro de 2004 com emissões de 177g/km cilindrada 3.0 qual o valor? No simulador temos opção do desconto co2, ainda é aplicável? Alguém pode ajudar?

FD em 18.04.2020. 16:09

@Joao Morim em 18.04.2020. 11:57

Não.
Para usufruir do desconto, o ISV não pode ter sido pago, isto é, o carro não pode ter matrícula portuguesa.
Na prática, pode ter o desconto se o carro for novo ou importado usado.

Joao Morim em 18.04.2020. 11:57

O desconto no ISV para o regime especial de familias numerosas tambem se aplica na compra de veiculos com mais de 5 lugares , numa compra de Usados Nacionais ?

FD em 17.04.2020. 14:57

@Daniel Ferreira em 17.04.2020. 14:50

Veículos pesados - mais de 3.500kg de peso bruto - não pagam ISV.

Daniel Ferreira em 17.04.2020. 14:50

Boa Tarde

Queria saber como posso fazer simulação de ISV de um veiculo pesado (Semi-trailer)

Obrigada

FD em 17.04.2020. 11:20

@Fábio Dias em 16.04.2020. 19:39

Chegou a cancelar a matrícula em Portugal?

Fábio Dias em 16.04.2020. 19:39

Vivo na suiça, trouxe o meu carro comigo, mas gostaria de o voltar a colacar em portugal.
PS: tenho livrete portugues do carro tambem.
O que posso fazer? ou como poderei aceder a fazer isso?

FD em 16.04.2020. 10:22

@Jorge silva em 15.04.2020. 17:14

Está indicado no texto.

Jorge silva em 15.04.2020. 17:14

Boa tarde aonde poderei ver simulação para viaturas comerciais .obrigado

FD em 14.04.2020. 12:08

@antonio em 13.04.2020. 21:30

Se os preços são significativamente inferiores à média de mercado é porque, normalmente, são burlas.

Escrevi sobre isto aqui: burlas em anúncios classificados de carros usados.

antonio em 13.04.2020. 21:30

Boa noite, obrigado desde já pela sua página muito útil. Gostava de saber a sua opinião relativamente ao facto de haver stands no autoscut, que aparecem com carros com preços espetaculares, dois dias depois desaparecem, voltando esses carros a aparecer no autoscut mas noutra empresa e noutro local. Já vi os mesmos carros em três stands diferentes.
Estranho para mim, ou não será. Deve haver uma razão para tal. Dou como exemplo um BMW serie 4, 2015,gasolina, 12000€ com 26000Km. Ou o mesmo carro hibrido 12500€ 2017 80000Km.
Não sei se faz ideia do porquê, mas de qualquer forma deixo as minhas dúvidas, pedindo desde já desculpa se esta situação não está no âmbito desta página. Cps.
Antonio Rodrigues

FD em 12.04.2020. 14:01

@Roger em 11.04.2020. 19:55

Vai voltar para Portugal?
Se sim, leia por favor: isenção por mudança de residência - condições e procedimentos.

Se não vai voltar para Portugal, não existe qualquer benefício - o valor indicado pelo simulador é o válido.

Roger em 11.04.2020. 19:55

boa tarde estou emigrado na Alemanha, nao estou a muito tempo mas já pedi e tenho o papel de residência, queria levar um carro para Portugal.
como posso beneficiar no estatuto de emigrante para legalizar o carro em Portugal o que preciso de papeis.
obrigado
o meu carro é um Z3 1997, 1786CC 184CO2.
é para mim um clássico, mas sem o possível desconto de emigrante pelo simulador e impossível legalizar isto em Portugal.
agradeço vossa opinião.

FD em 11.04.2020. 17:35

@Jose Francisco Rodrigues em 11.04.2020. 16:05

Não oferece contexto à pergunta pelo que respondo apenas ao que pergunta: sim, é.

Jose Francisco Rodrigues em 11.04.2020. 16:05

E possivel registrar um MB S320 CDi de 2000 vindo da Inglaterra

FD em 10.04.2020. 09:04

@João Ribeiro em 09.04.2020. 19:01

20 dias úteis após entrada em território nacional.

Os centros de inspecção continuam a aceitar inspecções para atribuição de matrícula, faz parte dos serviços essenciais.

Todo o processo anterior à entrega da DAV (que obriga aos tais 20 dias úteis) pode ser realizado sem grandes constrangimentos nesta altura, exceptuando a inspecção, pode ser tudo feito à distância.

João Ribeiro em 09.04.2020. 19:01

- Para legalizar um carro importado de Alemanha, o prazo é de 20 dias uteis, mas este prazo conta a partir do dia de entrada em Portugal ou da data da fatura de compra. Isto tem a ver com os constrangimentos deste período. Obrigado.

FD em 08.04.2020. 11:40

@jose Machado em 07.04.2020. 20:06

Qual foi a dificuldade em utilizar o simulador?

jose Machado em 07.04.2020. 20:06

boa tarde

necessito de saber quais os custos de legalização de 1 viatura Renauut 4L com matricula de França.
Viatura de 1985
cilindrada 1185
A gasolina.

FD em 07.04.2020. 11:40

@António Lima em 06.04.2020. 21:49

Pela cilindrada e emissões, vou assumir que é gasóleo.

Com 4 anos completados, 110g/km CO2 = 4.386,63€.
Com 4 anos completados, híbrido 99g/km CO2 = 2.157,90€.

António Lima em 06.04.2020. 21:49

Boa Noite. Pode me dar a certeza das simulações que fiz???
falo de um Mercedes com a cilindrada 2145cc e com o Co2 110g/km com 4 anos ou o mesmo modelo do carro hibrydo 2145cc com 99g/km tambem com 4 anos. estou a falar de um carro do ano 2016

FD em 05.04.2020. 12:58

@Ricardo em 05.04.2020. 11:17

Essa pick-up pode ser considerada um comercial, pelo que deve utilizar outra fórmula de cálculo.
Simule aqui: simulador ISV comerciais.

Ricardo em 05.04.2020. 11:17

Gostava de saber o preço da legalização duma Mercedes Classe x picape 2300 cilindrada ,,com co2 207 ,,,,ano 2018 ,,,pois já pus e dá-me 55mil acho muito ,,algo está mal !!obrigada

FD em 03.04.2020. 16:24

@António Augusto Gonçalves em 03.04.2020. 15:41

Porque é que automóveis com matrícula portuguesa a partir de Julho de 2007 pagam mais IUC?

António Augusto Gonçalves em 03.04.2020. 15:41

Como é possível eu pagar 103,12 euros de I.U.C. de uma viatura com 999cc, de 2017, quando eu pagava 36,38euros por uma viatura de 1200 cc do ano 2000.?

FD em 01.04.2020. 11:39

@Antonio Mendes em 31.03.2020. 22:52

Leia por favor: passos para legalizar carros importados.

FD em 01.04.2020. 11:37

@Rui Moura em 31.03.2020. 20:41

Leia por favor: impostos (ISV/IUC) na importação para Portugal de um carro antigo (clássico).

Antonio Mendes em 31.03.2020. 22:52

Boa noite,
depois inspecção feita com todos os modelos preenchidos, de DAV feita e impostos pagos, matricula atribuída, seguro feito assim como as chapas de matricula.
Só me falta ir ao IMT entregar todos os documentos, certo?

Obrigado

Rui Moura em 31.03.2020. 20:41

Pretendo importar de Inglaterra um Datsun 1600 SSS (versão de 2 portas).
O carro tem 1595 cm3 de cilindrada, é do ano de 1972, mas desconheço o CO2.
Poderá dar-me uma ideia dos custos que terei de suportar (ISV nomeadamente) para o legalizar em Portugal?
Obrigado.

Rui Moura

FD em 31.03.2020. 11:23

@Antonio Mendes em 31.03.2020. 11:16

Sim, pode, desde que ande sempre com a DAV no carro.

FD em 31.03.2020. 11:22

@João Pinto em 30.03.2020. 23:39

Exactamente na mesma plataforma onde entregou a DAV (SFA2).

Antonio Mendes em 31.03.2020. 11:16

Bom dia já me foi atribuída a matricula.
Posso conduzir já o carro com a nova matricula, fazendo um seguro claro só com a DAV?

João Pinto em 30.03.2020. 23:39

E como se vê isso?

FD em 30.03.2020. 19:09

@Joao Pinto em 30.03.2020. 18:17

Menu DAV -> Pedido de Liquidação e Matrícula -> introduza o número da DAV -> veja em que estado está.

Joao Pinto em 30.03.2020. 18:17

Dav preenchido, imposto pago.

Uma questão;

Como consigo ver onde me atribuem a matricula do carro, ou será que tenho que ir primeiro ao IMT?


Cpts

FD em 27.03.2020. 11:38

@Antonio Mendes em 27.03.2020. 11:30

Veja aqui: como legalizar carros importados.

Antonio Mendes em 27.03.2020. 11:30

Bom dia,
após o preenchimento da DAV e já efectuado o pagamento do imposto (apesar da não estar ainda validada), o que devo fazer a seguir para dar andamento ao processo?

Obrigado

FD em 27.03.2020. 10:59

@Luis M. em 26.03.2020. 21:50

Já lhe tinha respondido no dia 11 de Março, procure nos comentários mais abaixo.

Luis M. em 26.03.2020. 21:50

Olá boa tarde.
Desde já, obrigado pelo site. Super construtivo e informativo.

Questão: Porsche Macan com 1 ano e 2 meses, 1984cc e 185co2.. irei pagar 7000€ (valor arredondado por cima).

A minha questão é: que outras despesas terei de ter conta, aquando da mudança para matrícula nacional??
(para além de viagem, portagens, combustível, alimentação e estadia)

Cumprimentos e uma vez mais, muito obrigado.
LM

FD em 25.03.2020. 11:46

@Gonçalo em 25.03.2020. 11:30

Veja aqui, está lá o que procura: artigos sobre o ISV.

Gonçalo em 25.03.2020. 11:30

Desapareceu a área que falava sobre a evolução do caso da componente ambiental do ISV? Nomeadamente a questão da UE levar Portugal a tribunal, etc.? E o que fazer para quem importa agora, pedir em tribunal a devolução, etc.

Era muito útil...

FD em 25.03.2020. 10:30

@Antonio Mendes em 25.03.2020. 09:23

Dos últimos relatos que recebi, o número de homologação é sempre necessário para o preenchimento da DAV.
Penso que pode tratar do processo à distância - experimente enviar um email para o endereço da sua área de residência indicado na página do IMT do meu anterior comentário que encontra antes do seu.

Se o prazo para entregar a DAV estiver a acabar, entregue sem o número de homologação - será depois contactado para preencher essa falta mas, pelo menos, cumpriu o prazo de entrega.

Antonio Mendes em 25.03.2020. 09:23

Bom dia eu também estou com dificuldades em legalizar um carro que importei pois tudo se encontra fechado, já tenho a inspecção feita com os respectivos modelos.
Como o primeiro passo é ir ao IMT para saber o numero de homologação do carro para conseguir preencher o DAV, a minha pergunta é a seguinte:
Consigo preencher o DAV sem ir ao IMT saber o numero de homologação visto que tenho em minha posse o COC do carro?

Obrigado

FD em 24.03.2020. 17:06

@Ana Coelho em 24.03.2020. 16:11

O IMT ainda está aberto, no entanto, com atendimento só por marcação.
Também pode enviar um email para a delegação da sua região para saber como estão a lidar com estas situações.
Veja aqui: http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Documents/ANO%202020/Docs-Covid-19/COVID19_6_NovasRegrasAtendimentoPresencial.pdf

Quanto ao registo inicial de propriedade, também pode fazer online.
Se não tiver leitor de cartão de cidadão pode encomendar um.

Em alternativa, envie tudo por correio, com aviso de recepção.

Ana Coelho em 24.03.2020. 16:11

Muito obrigado pela sua opinião.
O que acontece agora é que está tudo fechado por causa da situação em que infelizmente nos encontramos.
Já tenho a inspecção tipo B feita e está tudo bem e o modelo 112 em mãos tal como o modelo 9 do IMT, mas tudo está fechado e vou ter que esperar, ou será que há alternativa para ir entregar a documentação no IMT?
Será que se ultrapassar todos os prazos por causa do que está a acontecer irei ter problemas?

Muito obrigado

FD em 24.03.2020. 15:20

@Ana Coelho em 24.03.2020. 13:32

Em princípio, não deverão colocar objecções.
Tente fazer tudo sem alterar seja o que for.
O processo seguirá o curso normal, se alguma coisa estiver mal será contactada pela alfândega para corrigir.
Nessa altura poderá então pedir a correcção, convém é não deixar passar muito tempo para poder corrigir as coisas com tempo.

Ana Coelho em 24.03.2020. 13:32

Não, na minha factura, não está nem o meu NIF nem o nº de CC, mas acho que posso tentar conseguir uma nova factura, Todos os documentos que tenho nenhum deles tem o meu NIF ou nº de CC.

FD em 24.03.2020. 12:25

@Ana Coelho em 24.03.2020. 10:32

Na documentação (factura) está o seu NIF ou número do Cartão de Cidadão?
Se sim, não deve ter qualquer problema.

Ana Coelho em 24.03.2020. 10:32

Bom dia.
Fui à Alemanha comprar um carro e conduzi o mesmo carro até Portugal sem problema algum.
Só agora reparei que em toda a documentação que trouxe a morada que consta que deveria ser a minha está errada, o numero da porta e o andar estão incorrectos.
A minha pergunta é:
Será que vou ter problemas em legalizar o carro?
O que devo fazer?
Obrigado

FD em 16.03.2020. 11:34

@MiguelC em 15.03.2020. 13:44

No caso de carros que precisem de reparação em Portugal e que, por causa disso, não possam circular e consecutivamente serem sujeitos a aprovação da inspecção para matrícula, terá que preencher a DAV num prazo de 10 dias úteis após entrada em Portugal, declarando na mesma que o veículo não se destina a ser matriculado (nesse momento).

Quando o veículo estiver pronto, irá então "reabrir" a DAV e proceder normalmente à legalização do mesmo.
Os impostos a pagar serão aqueles que eram devidos à data da entrada em Portugal, ou seja, as taxas a aplicar são as que estavam em vigor aquando da importação e não aquelas em vigor aquando da "legalização".

Após dar entrada no país = o dia em que entra em território nacional, isto é, o dia em que atravessa a fronteira ou em que chega a um porto marítimo.

MiguelC em 15.03.2020. 13:44

Boa Tarde
Tenho uma duvida sobre o inicio da legalizacao que é a seguinte:

1• O veiculo para legalizar necessita de uma reparacao no motor , o tempo de reparacao pode ser 2 ou 3 meses por exemplo .
Vamos supor que os docomentos da comprar do veiculo na europa têm a data de hoje , mas so daqui a 2 ou tres meses posso ir fazer a inspeccao para o inicio da legalizacao.
Existe algum prazo para dar inicio á legalizacao apartir da data de compra no pais de origem (ou nao á prazo nenhum) ?
Alguma multa ?

1.1• Li isto , e fiquei confuso , pois pode nao ser a mesma coisa que estou a perguntar :
##Prazo máximo para legalizar um carro após entrada no país: 20 dias úteis (emissão DAV) + 10 dias úteis (pagamento impostos) + 30 dias (pedido DUA) + 60 dias (registo).##
#após entrada no país# , isto confundio-me , isto quer dizer apos dar inicio á legalizacao ou apos a data de compra no pais de origem (fica registado a data de comprar nos documentos) ?

Obrigado

FD em 11.03.2020. 18:07

@Raúl Pérez em 11.03.2020. 15:19

Corrigido - estava a calcular pelo escalão a seguir, só acontecia com o valor 1.000cm3.
Obrigado pela chamada de atenção. ;)

Raúl Pérez em 11.03.2020. 15:19

ISV a 1000cm3=220.2€=1000*0.99-768.8)
Simuador ISV a 1000cm3= 298.69€

FD em 11.03.2020. 11:38

@Luis M. em 11.03.2020. 11:1

Veja aqui: despesas para importar carros da UE.

Luis M. em 11.03.2020. 11:16

Olá boa tarde.
Desde já, obrigado pelo site. Super construtivo e informativo.

Questão: Porsche Macan com 1 ano e 2 meses, 1984cc e 185co2.. irei pagar 7000€ (valor arredondado por cima).

A minha questão é: que outras despesas terei de ter conta, aquando da mudança para matrícula nacional??
(para além de viagem, portagens, combustível, alimentação e estadia)

Cumprimentos e uma vez mais, muito obrigado.
LM

FD em 05.03.2020. 12:42

@José Costa em 05.03.2020. 12:03

Se é de 2016, com grande grau de certeza, é NEDC.

Do que pesquisei, esse (W) corresponde à norma Euro 6b (NEDC).

FD em 05.03.2020. 12:31

@João Simões em 05.03.2020. 00:42

Leia por favor: conduzir um carro com matrícula estrangeira em Portugal.Não existe nenhuma excepção a estas regras dentro da situação indicada, ou seja, o seu caso não é diferente do que está exposto nessa página.Nessa página a situação é aplicável a carros da UE, sendo da Suíça, o regime ainda é mais apertado, mesmo que haja livre circulação de pessoas e bens da Suíça no território da UE.

Por outro lado, sendo rigoroso, esse carro nem devia estar em Portugal sem ter sido declarado na alfândega.
Além disso, se não estou equivocado, deveria pagar o IVA da diferença entre o valor de entrada em Portugal (sem restauro) e o valor de saída (com restauro).

Cuidado: na situação em que se encontra, o carro pode ser apreendido, sendo bastante complicada a resolução do problema depois...

José Costa em 05.03.2020. 12:03

Bom dia
Tenho em vista um monovolume de 2016 e já me facultaram a ficha técnica do mesmo. No campo do "Nível de emissões" diz EURO 6 W. (144 gramas) a letra W é sinal de NEDC ou WLTP ? Obrigado e parabéns pelo trabalho aqui desenvolvido!

FD em 05.03.2020. 11:56

@Andre Santos em 04.03.2020. 17:24

O carro tem sempre que ser declarado à AT se o pretende introduzir de forma permanente em Portugal, até 20 dias úteis após a entrada em território nacional.
Pode, no entanto, não pagar o respectivo ISV se declarar que não se destina a ser matriculado, nesse caso tem um prazo de 10 dias úteis para o declarar.
É preferível fazer isto a introduzi-lo em Portugal sem o declarar, de outra forma, pode ter que pagar uma coima, o carro pode ser apreendido, pode ser obrigado a o legalizar, etc.

Se depois decidir pela introdução do carro em circulação, pode então pagar os respectivos impostos. Os impostos a pagar nessa altura são os que estavam em vigor aquando da introdução em território nacional.

De qualquer forma, exactamente como aconteceu recentemente com o IUC, num cenário de decisão desfavorável ao estado português no TJUE, pode depois tentar a devolução do valor cobrado "a mais", em qualquer uma das situações, desde que não tenham passado 4 anos sobre a introdução do carro em Portugal (entrega da DAV).
Claro que isso pode dar o mesmo trabalho que deu ao contribuinte que originalmente reclamou do IUC - reclamação, impugnação, tribunal, etc. - com os devidos custos de tempo e paciência.

Escrever um comentário ou colocar uma dúvida

POR FAVOR leia a página toda antes de fazer perguntas que já estão respondidas no texto principal! Obrigado.

:

:

:


Estamos em 2024, para o ano vamos estar em que ano?

Por uma questão de rapidez na resposta e de poupança de espaço, considere que as minhas respostas incluem sempre os normais cumprimentos. :)

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.

Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais