Como pagar o IUC passo a passo

Como é que se paga o IUC

O IUC é pago até ao final do mês da matrícula portuguesa do veículo.
O processo de pagamento do IUC é feito em três fases:

Nesta página, indico passo a passo como fazer tudo isto.

Se não tem acesso ao Portal das Finanças, se está a pagar o IUC de outra pessoa, se o IUC ainda não está em seu nome ou por qualquer outra razão, é possível pagar de outra forma: pagar IUC pela matrícula.

Não é isto que está à procura? Veja as respostas às perguntas mais comuns ou, coloque a sua pergunta mais abaixo, na secção de comentários e dúvidas.

O que precisa antes de começar

Neste guia irei mostrar como é que se paga o IUC através do Portal das Finanças. Para isso, colocarei imagens dos ecrãs que vai encontrar ao longo do processo e destacarei a área do ecrã a que deve prestar atenção usando um círculo amarelo. Se tiver dúvidas, use por favor a caixa de comentários que encontra no fim da página.

Neste momento já deve ter acesso ao Portal das Finanças (os dados de acesso são os mesmos do anterior sítio das Declarações Electrónicas). Se ainda não tem acesso, siga esta ligação para pedir. Deverá ver o seguinte ecrã:

Pedir a senha do Portal das Finanças

Preencha os dados pedidos e não se engane. Receberá em casa uma carta parecida com as cartas que recebe das Finanças com o código de acesso no espaço de uma semana.

Não é possível pagar no Multibanco, no banco/homebanking, Correios/CTT sem o Documento Único de Cobrança (DUC) (que contem as referências). E não é possível obter o DUC sem fazer a emissão do mesmo.

Se não tem acesso ao Portal das Finanças e quer pagar já (sem esperar pela senha), a única forma de pagar o IUC é directamente num serviço das Finanças ou pedindo as referências por telefone ou e-Balcão. Leve ou tenha consigo o livrete ou o DUA.

Obter a referência para pagamento

A referência não é obtida nesta página, aqui encontra apenas as instruções. Se o que procura é a página para obter a referência: é aqui.

A primeira parte deste guia passo a passo mostra como proceder à emissão do Documento Único de Cobrança (DUC), onde está a referência necessária para fazer o pagamento.

Relembro: se não tem a senha de acesso ao Portal das Finanças, não irá conseguir emitir o Documento Único de Cobrança. Pedir senha acesso ao Portal das Finanças.

O Portal das Finanças tem estado a ser renovado. Algumas das imagens que aqui encontra poderão não ser exactamente as mesmas que estão no Portal das Finanças. O guia será actualizado assim que a renovação esteja concluída. Até lá, todas as ligações ou atalhos (links) estão a funcionar, pelo que os poderá usar se não encontrar directamente o que procura no Portal das Finanças.

Apaguei a informação pessoal das imagens (como a matrícula) por isso é natural que veja coisas que faltam nas imagens.

Aceda ao endereço indicado na imagem, ou através deste atalho.

Página inicial do Portal das Finanças

Aceda à área "Cidadãos" (atalho).

Área Cidadãos

Escolha a opção "Serviços", do lado esquerdo (atalho).

Menu Pagar

Na página seguinte, no meio da página, em "IUC" escolha a opção "Entregar Ano Corrente" debaixo de "IUC" (atalho).

Ano Corrente

Neste momento, se ainda não está autenticado, irão lhe ser pedidos os dados para autenticação, preencha o formulário e faça "Autenticar" (atalho).

Autenticação

Aparece um novo ecrã, escolha o tipo de veículo de que procura fazer o pagamento e carregue no botão "Pesquisar".

Pesquisar veículo

Aparece-lhe a lista de veículos em seu nome. Confirme tudo. Seleccione o veículo do qual quer efectuar o pagamento do IUC colocando um visto na caixa indicada a amarelo. Posteriormente carregue em "Emitir".
Se no seu caso não aparece nenhuma caixa disponível para colocar um visto é porque o pagamento ainda não está disponível, ou seja, está a tentar pagar o IUC no mês incorrecto. Antes era possível pagar a partir do mês anterior, neste momento, só é possível pagar no próprio mês.

Lista de veículos

Na próxima página, carregue no botão "Emitir para pagamento".

Emitir para pagamento

Aparece um pedido para confirmar se deseja continuar: faça "Emitir".

Caixa de diálogo a pedir confirmação

Assim que carrega em "OK" irá para uma página onde aparece a indicação Liquidação efectuada com sucesso.

Liquidação efectuada com sucesso

Avance até ao final da página e carregue em Imprimir Documento. Ao fazê-lo irá receber o DUC, um ficheiro PDF com os dados para pagamento.

Liquidação efectuada com sucesso

Imprimir novamente o Documento Único de Cobrança

Se por acaso tiver algum problema e não conseguir descarregar o DUC à primeira, pode repetir o procedimento que fez até aqui mas, em vez de escolher Ano Corrente, escolha Consultar, conforme aparece no seguinte ecrã.

Consultar IUC

Nesta página, deve escolher o ano e clicar no botão "Documentos" para ir para a página onde pode obter o DUC novamente com a referência para pagar.

Consultar IUC

Nesta página encontra o DUC, se tiver mais do que um veículo, encontra todos os DUC. Deverá clicar no botão com a referência única começada pelo ano para obter o DUC novamente com a referência para pagar.
Cuidado se tiver mais do que um veículo! Obtenha o DUC correcto sob risco de pagar o IUC de outro veículo.

Consultar IUC

Avance até ao final da página e carregue no botão "Imprimir".

Consultar IUC

Confirme se os dados estão todos correctos. Como pode ver, pode pagar nas Finanças, no Multibanco, nos Correios ou através de qualquer banco. Deverá ter em atenção a referência para pagamento: é esta que precisa para efectuar o pagamento.

Documento Único de Cobrança

Fazer o pagamento (Homebanking e Multibanco)

Agora vamos pagar. Eu vou utilizar o homebanking do Banco BPI.

Se quiser pagar no Multibanco, criei uma página com instruções detalhadas: como pagar o IUC pelo Multibanco.

Se quiser pagar o IUC nos CTT ou num balcão do banco, deve imprimir o DUC e levá-lo consigo - sem esse documento não conseguirá fazer o pagamento.

Homebanking do BPI

Aqui, o pagamento varia muito de banco para banco, todos terão uma forma diferente de aceder a este tipo de pagamento: Pagamentos Estado. No BPI, escolho o menu Pagar e o separador Estado.

Pagamentos

Estado

No campo Referência deverá inserir o código que está no DUC (o PDF emitido alguns passos atrás). No BPI posso escolher agendar o pagamento para que o dinheiro só saia da minha conta mesmo no final do mês. Convém ter a certeza que escolhe um dia útil que não seja mesmo o último.

Confirme o valor duas vezes - este sistema de pagamento aceita qualquer valor, não há nenhuma verificação em como está a pagar o valor correcto. Se se enganar, seja a mais ou a menos, vai ter chatices - pode até pagar uma multa se pagar nem que seja 1 cêntimo a menos.

Introduzir a referência

Recebo a confirmação do pagamento e utilizo o botão Imprimir. Ao contrário do que se pensava não é necessário juntar esta folha impressa ao DUC e transportar ambas no carro.

Comprovativo do pagamento

Relembro que não vai receber nem precisa de qualquer dístico (selo) ou comunicação de que o imposto foi pago. A única coisa que deverá guardar neste momento é o comprovativo do pagamento na eventualidade de haver algum problema.

Como saber se o IUC está pago

Demora sempre alguns dias a ter a informação no Portal das Finanças em como o pagamento foi recebido.
Desde que guarde o comprovativo do pagamento, não há razão para se preocupar se demorar a aparecer a informação em como o IUC foi pago.

Uma semana depois de pagar volte ao Portal das Finanças para confirmar o pagamento. Depois de se autenticar, escolha "Serviços" na página principal (atalho).
Avance até ao final da lista e em "Veículos" escolha "Consultar" (atalho).

Menu Consultar

Na página seguinte escolha a opção "Consultar Situação Veículos".

Menu Documentos do ano

Aqui já deverá ver qual o estado da liquidação, observe o campo "Situação da Nota".

Estado da liquidação

Se estiver pago já pode imprimir a Certidão Comprovativa de Pagamento, como lhe chama as Finanças. Para isso clique na opção "Imprimir" por debaixo de "Certidão de Pagamento".

Imprimir Certidão

Se quiser pode imprimir a Certidão e guardar no carro, mas não é obrigatório. Abaixo pode ver um exemplo da certidão.

Certidão Comprovativa de Pagamento

Está feito. :)

Ligação directa para fazer já o pagamento no Portal das Finanças.

08.01.2018. 10:07

FD em 16.11.2020. 11:22

@PM em 15.11.2020. 14:59

Experimente em primeiro lugar à própria AT.
Se vir que não consegue, pode tentar por exemplo o CAAD - pesquise na internet que encontra os contactos.

PM em 15.11.2020. 14:59

Boa tarde, fui a minha área das finanças e vi que tinha o IUC por pagar há 14 dias, como tinha lá a referencia e o valor a pagar fui ao multibanco e paguei pensando que estava tudo certo e tinha que esperar pela coima do atraso, entretanto recebo uma notificação para pagar 17 euros de custas mais tarde recebo o valor da coima 25 euros, liguei as finanças já que se encontrava fechada e perguntei o porque de pagar custas ao qual me disseram que foi aberto um processo e era a taxa dele, processo por não ter pedido uma guia de pagamento, se tinha a referencia e valor a pagar e é aceite para quê uma guia que nem sabia ser necessário, considero isto um roubo ao bolso de quem cumpre com as suas obrigações.
A quem de direito posso reclamar?

FD em 13.11.2020. 10:11

@Sandra em 12.11.2020. 16:48

Sim, é possível na área de pagamentos ao estado.
A localização na plataforma de homebanking varia consoante o banco mas normalmente há-de estar em "Pagamentos".

Sandra em 12.11.2020. 16:48

Sim, e nesse documento, abaixo da referência para pagamento diz:
Pagável nas Tesourarias de Finanças, Multibanco e CTT.

Não deve ser possivel o homebanking, n acha?

FD em 12.11.2020. 10:31

@Sandra em 11.11.2020. 15:41

Acho que sim mas não tenho certeza.
Não tem associado um Documento Único de Cobrança ou uma referência de pagamento de serviços?

Sandra em 11.11.2020. 15:41

Estou no estrangeiro e em Março 2020 paguei o meu IUC pelo net banco mas já c alguns dias de atraso. Só agora recebi a multa (25 euros -- Açores). Posso fazer este pagamento da multa pelo homebanking? Já fiz a pergunta no portal das finanças mas não me respondem. Obrigada!

FD em 04.10.2020. 12:21

@Maria Manuela Macieira Soares Antunes em 02.10.2020. 19:21

Leia por favor: qual é a coima por atraso no pagamento do IUC?

Maria Manuela Macieira Soares Antunes em 02.10.2020. 19:21

tenho o meu IUC em atrazo de dois anos.
O valor normal é de 31€, se for a regularizar a situação, quanto deverei pagar ?

FD em 16.07.2020. 14:35

@Esmeralda em 16.07.2020. 12:41

Deve entrar em contacto com a AT para corrigir a situação o mais cedo possível.

Esmeralda em 16.07.2020. 12:41

Boa tarde,

ao proceder ao pagamento do IUC, ocorreu-nos um erro…
Em vez de pagarmos 75,54€, pagamos 75,52€.
Já tentamos (com a mesma referência de multibanco), pagar os 2 cêntimos em falta, mas infelizmente não dá...
Gostaria de saber se vamos pagar alguma multa por causa dos 2 cêntimos de diferença!?

Obrigada!

FD em 15.07.2020. 10:25

@Felisberto em 14.07.2020. 13:10

Sim, é algo que foi facilitado agora nesta altura.

Felisberto em 14.07.2020. 13:10

Prezados, sobre a informação do artigo:

"emissão do DUC (iniciais de Documento Único de Cobrança, que é uma espécie de guia de pagamento que contém a referência para poder pagar) sempre através do Portal das Finanças (não existe outra forma de obter este documento)"...

Não sei se é por conta da situação da epidemia de Covis-19, mas hoje eu descobri que é possível solicitar a emissão do DUC por e-mail. Para mim funcionou e eu consegui pagar.

Enviar e-mail para: sf3263@at.gov.pt

Informar Matrícula, Nome completo do proprietário e NIF.

Espero ter ajudado.

Felisberto em 14.07.2020. 13:05

Caros,

Vou relatar minha experiência porque pode ajudar a muitos aqui.

Eu não tinha cadastro no Portal Finanças e a solicitação da senha ia demorar.

Liguei na Central do Portal de Finanças e não consegui atendimento. Resolvi ir até o posto de atendimento na minha freguesia. Na porta havia uma informação de que o atendimento só é possível por agendamento. Liguei no número que contava na porta (217 621 179). Nesse número me infomararm que só haverá atendimento no posto a partir do dia 20 de julho, mas que era possível solicitar o DUC (Documento Único de Cobrança) para pagamento do IUC através de um e-mail. Assim o fiz e paguei por internet (pode ser pago por multibanco ATM).

Enviar e-mail para: sf3263@at.gov.pt

Informar Matrícula, Nome completo do proprietário e NIF.

Espero ter ajudado.

Cláudia em 11.07.2020. 15:55

Excelente ajuda, muito obrigada!

FD em 26.06.2020. 17:18

@Bruna Santos em 26.06.2020. 13:00

É um dos novos certificados de matrícula em formato de cartão bancário?

Se sim, tem as duas datas seguidas mas são campos diferentes.
O campo B é o da primeira matrícula.
O campo I é o da matrícula portuguesa.

O IUC é pago pela data da matrícula portuguesa.
A inspecção periódica obrigatória é pela data da primeira matrícula.

Bruna Santos em 26.06.2020. 13:00

Boa Tarde,

No certificado de Matricula, no ponto B tenho 2 datas : 2015-06-18 e mais à frente 2019-11-07 . Qual delas tenho que considerar para o pagamento do IUC?

Obrigada.

FD em 15.06.2020. 14:47

@Paulo António Luís em 15.06.2020. 14:09

É porque o pagamento ainda não está disponível.

Se o carro tem matrícula portuguesa de Setembro, só (em Agosto ou) em Setembro é que será possível efectuar o pagamento.

Paulo António Luís em 15.06.2020. 14:09

FD em 26.05.2020. 14:35

@Paulo António Luís em 26.05.2020. 13:23

Não aparece o quadradinho para colocar o visto, é isso?

R: Sim, não está aparecer o quadradinho "o carro foi registado em é de Setembro."

FD em 11.06.2020. 12:06

@Cristina em 10.06.2020. 22:42
Já tem a incapacidade registada no seu cadastro da AT? É a primeira vez que pede isenção?

Normalmente, tem que enviar o atestado multiusos que atesta a incapacidade para a AT e pedir a isenção.

Cristina em 10.06.2020. 22:42

Boa noite!
Queria adquirir o selo do carro, mas acontece que tenho uma incapacidade de 60% até novembro, mas aparece-me a totalidade para pagar e sendo ainda isenta não sei o que fazer.
Poder-me-á esclarecer?
Grata
Cristina

FD em 09.06.2020. 12:12

@Miguel em 09.06.2020. 12:03

Enquanto não houver documentação e não estiver na sua área de veículos pode telefonar para o 217 206 707 e pedir as referências para pagamento.

Miguel em 09.06.2020. 12:03

Comprei o motor do barco esta semana, como faço para pagar o iuc quando não aparece no portal ?
Enquanto não tiver iuc pago não posso circular

Obg

FD em 07.06.2020. 13:15

@Maria Clementina Gaspar dos Santos em 07.06.2020. 11:47

Se os procedimentos estão a decorrer, em princípio, a isenção será anulada durante esse processo.

Se, no entanto, o pagamento do IUC está próximo é melhor contactar a AT e expor o caso de forma a que anulem a isenção manualmente.

Maria Clementina Gaspar dos Santos em 07.06.2020. 11:47

Bom dia. O meu marido faleceu em Janº e estava isento do IUC por incapacidade. O que tenho de fazer agora para actualizar a liquidação, quando e como? Obrigada
PS: o carro ainda está em nome dele, pois é herança e os procedimentos estão a decorrer.

FD em 02.06.2020. 18:01

@Manuel Aires Alves Pereira em 02.06.2020. 17:55

Qual é a data da matrícula portuguesa?

Manuel Aires Alves Pereira em 02.06.2020. 17:55

a primeira matricula do meu carro é de 1 de julho de 2003
quando devo pagar o imposto unico de circulação automóvel

FD em 27.05.2020. 15:38

@Maria Pinheiro em 27.05.2020. 14:56

Veja a informação que coloquei na minha mensagem anterior.

Maria Pinheiro em 27.05.2020. 14:56

Boa Tarde
Agradecia a seguinte informação: necessito pagar o IUC duma pessoa amiga que se encontra no estrangeiro e não tem senha para aceder ao portal das finanças, e, cujo prazo termina no dia 31/05/2020.
A repartição de finanças encontra-se fechada.
Como poderei proceder.

Muito obrigado.

FD em 27.05.2020. 12:36

@Jose Manuel Sousa Soares em 27.05.2020. 12:06

Leia por favor: pagamento IUC no período COVID-19.

Jose Manuel Sousa Soares em 27.05.2020. 12:06

Bom dia por favor eu quero pagar o iuc do meu carro. Mas estou com um problema não tenho a senha ( perdi ) gostaria muito que me ajudassem. Eu não queria ter que pagar multa o tempo termina no final deste mês

FD em 26.05.2020. 14:35

@Paulo António Luís em 26.05.2020. 13:23

Não aparece o quadradinho para colocar o visto, é isso?

Paulo António Luís em 26.05.2020. 13:23

Boa tarde,
A opção de pagamento do UIC, não está disponível para o meu veiculo no site das finanças, ou seja, não consigo emitir a referência de pagamento.
Neste link: https://sitfiscal.portaldasfinancas.gov.pt/iuc/entregarIUC/emitirDUCIUC

Obrigado,
Paulo

MP em 21.05.2020. 15:07

@FD

Sim foi mesmo esse o problema. Ja esta resolvido. Obrigado

Mas o facto de as financas estarem fechadas (o que e compreensivel nesta altura) mas nem o telefone atendem deixa muito a desejar. Nao fui o unico a dar com o nariz na porta a reclamar do mesmo.

FD em 21.05.2020. 14:43

@MP em 21.05.2020. 14:23

O prazo de pagamento é até ao final do mês.

Eu acho que deve falar com o seu banco e não com a AT.
Não terá inadvertidamente agendado o pagamento para outra data?

MP em 21.05.2020. 14:23

Boa tarde,

Fiz o pagamento do IUC do meu carro dia 1 deste Maio atraves do meu banco online, pagamentos ao estado e confirmei se as referencias e o montante estavam certos. Recebi o email do meu banco a dizer que o pagamento foi efectuado com sucesso com a referencia etc. O que e certo o dinheiro ainda nao saiu da minha conta (e continua disponivel) e na pagina das financas continua a dizer pagamento por liquidar.Tenho tentado ligar para as financas mas vai sempre para o atendedor de chamadas e desligam a chamada automaticamente antes que fale com alguem. Fui as financas para dar com o naris na porta porque esta fechado e tem la um papel a dizer para ligar para o mesmo numer que eu estou farto de tentar ligar. A data limite de pagamente e de 25/05/2020. O que posso fazer? Estamos a falar em quase 800 euros de iuc.

FD em 21.05.2020. 09:56

@Antonio Filipe em 21.05.2020. 09:53

Experimente noutro dia, às vezes o Portal das Finanças tem certas funcionalidades em manutenção e não permite algumas actividades.
Se continuar, deve ligar para o 217 206 707.

Antonio Filipe em 21.05.2020. 09:53

Nao consigo emitir a guia para pagamento no portal das finanças, a resposta que me dá é que nao foram encontrados veiculos, porque sera?

FD em 12.05.2020. 15:06

@Rosa em 12.05.2020. 14:30

Sugiro que telefone para a AT: 217 206 707.

Rosa em 12.05.2020. 14:30

Mas não tenho essa opção, já enviei msg também para o e-balcão e quando disse que não conseguia anular não me responderam mais.
O IUC era para ser pago em MArço mas passou-nos completamente :(

Na primeira resposta que tive do E-balcão diz que tinha que anular e depois emitir uma nova mas o problema é que não consigo anular, não aparece essa opção.

FD em 11.05.2020. 11:23

@Rosa em 11.05.2020. 10:49

Tem que ser em "Consultas IUC", há-de lá ter a opção para anular o DUC.

Rosa em 11.05.2020. 10:49

Bom dia,

Emiti mal uma guia de pagamento do IUC, nao accionei a isenção que a minha mãe tem direito. Enviei msg para o E-balcão e responderam a dizer que tinha que anular e emitir outra mas não consigo anular.
Alguém sabe como fazer isso?

Obrigada

FD em 02.05.2020. 14:39

@Maria melo em 02.05.2020. 02:10

É melhor ligar para o 217 206 707 e explicar a situação.

Maria melo em 02.05.2020. 02:10

Olá boas sua informação ajudou muito fiz tido como mandou mas já passou duas semanas e não consigo ver se está pago um exemplo O imposto era para pagar no mês de fevereiro mas não me lembrei depois recebi carta em casa até ao final de março mas como recebi esta carta em abril já não deu para fazer o pagamento no prazo que disseram agora fiz a 15 de abril e ainda não tem no portal como pago sabe explicar sff obrigado

FD em 01.05.2020. 13:28

@ANA ALEXANDRA ALMEIDA MARTINS em 30.04.2020. 23:48

Ligue para o 217 206 707.

ANA ALEXANDRA ALMEIDA MARTINS em 30.04.2020. 23:48

NÃO CONSIGO EMITIR A NOTA DE LIQUIDAÇÃO PARA PAGAMENTO DO IUC PORQUE DA-ME ERRO:
Ocorreu um erro
ID: 20200430235145-7397efe7-98c5-450d-a6a3-0c5441b18279
Por favor contacte o suporte técnico

FD em 29.04.2020. 16:25

@anselmo em 29.04.2020. 14:15

Ligue para o 217 206 707 e explique a situação.

anselmo em 29.04.2020. 14:15

Faz favor eu li e nao entendi bem ...eu tenho doi s carros pagar o selo e a data e o fim de Abril .EStou em risco de coima ou nao...Ajude me S F F

FD em 28.04.2020. 16:19

@anselmo em 28.04.2020. 15:36

Veja aqui: pagamento do IUC no período COVID-19.

anselmo em 28.04.2020. 15:36

quero saber onde e que posso pagar o selo do carro que tem data para pagar 30 .4 2019..nao tenho conta bancaria .

FD em 24.04.2020. 11:57

@Faustino Gonçalves Janeiro em 24.04.2020. 09:43

Por favor, não coloque os seus dados privados em público.
Este sítio (impostosobreveiculos.info) é apenas informativo.
Qualquer interacção com a AT tem que ser obrigatoriamente feita a partir do Portal das Finanças.

Faustino Gonçalves Janeiro em 24.04.2020. 09:43

Dado que tenho incapacidade de 60% estou isento do pagamento de imposto de circulação automóvel.

FD em 23.04.2020. 12:08

@Fábio André em 23.04.2020. 11:07

Obrigado pelo seu testemunho.

Fábio André em 23.04.2020. 11:07

Abril é o mês da matrícula.
Entrei em contacto com a AT sobre este problema. Não me souberam dizer o que se possa estar a passar com o portal mas enviaram-me o documento por PDF para efetuar o pagamento.

FD em 23.04.2020. 10:13

@Fábio André em 22.04.2020. 15:44

Desde há algum tempo que o pagamento só fica disponível no mês da matrícula, quando "antigamente" dava para pagar no mês anterior.
Seria esse o caso?

Fábio André em 22.04.2020. 20:14

Assunto do IUC resolvido.

Fábio André em 22.04.2020. 15:44

No pagamento do IUC não aparece a caixa para meter o visto atrás da matrícula nem aparece a opção para emitir o pagamento.
Sempre fiz a emissão do documento pelo portal e este ano não consigo.
Há algum problema com o portal na questão do IUC?

FD em 18.04.2020. 16:07

@Mário Santos em 18.04.2020. 11:40

Leia por favor: pagamento do IUC no período COVID-19.

Mário Santos em 18.04.2020. 11:40

Como posso pagar o IUC ???
O prazo termina no fim deste mês !!!
Perdi a senha de acesso ao portal das finanças e não sei se vou receber uma carta com o novo código.
Será que tenho alguma forma de pagar o IUC, com as repartições de finanças encerradas derivado ao Covid 19.

ZULEYDIS em 15.04.2020. 08:32

Excelente explicacão, foi de grande ajuda. Muito obrigada.

FD em 14.04.2020. 17:04

@rosa em 14.04.2020. 16:59

Deve.

FD em 14.04.2020. 17:03

@José bastos em 14.04.2020. 14:57

Se fez por débito directo, o dinheiro normalmente só sai no final do mês.
Atenção que se activou hoje, pode não ficar activo para o corrente mês.

Se fez por pagamento ao estado, com as referências, o dinheiro sai imediatamente.

rosa em 14.04.2020. 16:59

devo ou nao pagar iuc?

José bastos em 14.04.2020. 14:57

Fiz hoje o pagamento do iuc através de homebanking. Queria saber se tiram logo o dinheiro da minha conta, ou se demora algum tempo a tirar?

FD em 11.04.2020. 17:24

@Antonio Gralhas em 10.04.2020. 21:56

Demora sempre algum tempo a aparecer o IUC como pago no Portal das Finanças (1 semana em média).
Nesta altura, é natural que demore mais tempo.
Pelo sim, pelo não, verifique se pagou a referência e o valor certo.

Se passarem duas semanas sem que apareça como pago, é melhor ver o que se passa.

Antonio Gralhas em 10.04.2020. 21:56

Paguei o IUC referente ao mês de Abril de 2020, no dia 02/04/2020 através de MBWay.
Até agora ainda não tenho no site das finanças a certidão. Ainda não estácomo pago.
Tenho o comprovativo de pagamento que me foi enviado por email.
Isto é normal?

FD em 07.04.2020. 16:06

@Carlos Machado em 07.04.2020. 15:59

Tem a isenção registada no seu cadastro no Portal das Finanças?
Se não tem, deve faze-lo para poder ter a isenção.
Pode enviar uma mensagem via e-Balcão anexando o certificado/atestado.

Carlos Machado em 07.04.2020. 15:59

Boa-tarde,

Quem é isento do pagamento de IUC por incapacidade superior a 60% como deve proceder para obter o documento de iUC na internet.
Obrigado

FD em 03.04.2020. 16:51

@jose constante santos em 03.04.2020. 16:47

Porquê?

jose constante santos em 03.04.2020. 16:47

Não consigo encontrar para imprmir o documento para pagar o IUC da minha viatura.

FD em 25.03.2020. 11:45

@bruno ferreira em 25.03.2020. 11:20

Porquê?

bruno ferreira em 25.03.2020. 11:20

bom dia eu gostaria de pagar o uic do meu carro , mas o tutorial postal nao me ajudou em nada,

FD em 18.03.2020. 15:06

@Sandra Fantoni em 18.03.2020. 14:49

O carro ainda está em seu nome?

Não deve conseguir negociar nada, terá que pagar o que está em dívida.
Pode no entanto pedir para pagar em prestações.

Sandra Fantoni em 18.03.2020. 14:49

Deixei veículo pra venda pessoa amiga em 2008. Foi pago imposto até 2013. Cheguei 2019 dívida de UCI meu nome. Pessoa se nega. Uma consegui pagar nas finanças 3 e agora onde pagar outras? Consigo negociar ao menos coima? Obrigada

FD em 17.03.2020. 12:01

@Pedro Godinho em 16.03.2020. 19:16

Tem feito este procedimento sem problemas todos os anos, ou é a primeira vez que o faz?
O estado de incapacidade está devidamente registado e em vigor no Portal das Finanças, correcto?

Por causa do tempo de espera para publicação do Orçamento de Estado para 2020, sei que a AT tem suprimido algumas funcionalidades que estavam disponíveis anteriormente, não sei se não será o seu caso, que entretanto tenha ficado "pendente" sem que o restabelecessem por "erro".

Sugiro que use o e-Balcão no Portal das Finanças para esclarecer esta situação.

Pedro Godinho em 16.03.2020. 19:47

O valor a pagamento do IUC da viatura (matrícula de março) que se pretende solicitar isenção já está visualizável no portal das finanças (valor de 102,81€). O que se pretende concretizar é emitir uma Guia de Pagamento a zeros ao abrigo da Declaração de Incapacidade de 60% previamente registada na Autoridade Tributária. Este passo é que não estou a conseguir concretizar através da net (o tempo corre e queria evitar, se é que é possível, ir a uma repartição). Agradeço a sua melhor colaboração
Pedro Godinho

Pedro Godinho em 16.03.2020. 19:16

Seguindo o procedimento (aliás bem claro) até ao pagamento, não vislumbro opção que me permita colocar visto na matrícula que vai ser objecto de isenção e que me permita produzir (em pdf) uma Guia de Pagamento a zeros.
Obrigado Pedro Godinho

FD em 15.03.2020. 12:16

@Pedro Godinho em 14.03.2020. 16:47

Porque é que diz que não consegue?

Pedro Godinho em 14.03.2020. 16:47

Tenho tentado através do site das Finanças formalizar uma Guia de Pagamento a zero de IUC (Isenção por Declaração de Incapacidade de 60%) relativa a uma matrícula de Março. Não estou a conseguir. Como fazer? Gostaria que me pudesse ajudar.
Cumprimentos
Pedro Godinho

FD em 11.03.2020. 18:00

@JOSE J. VIDEIRA em 11.03.2020. 15:14

Tem que pedir uma nova.

JOSE J. VIDEIRA em 11.03.2020. 15:14

NAO LEMBRO DA MINHA PASSOARD COMO FAZER

FD em 13.11.2019. 18:59

@Maria Ofélia em 13.11.2019. 14:53

O pagamento do IUC demora sempre alguns dias (até uma semana) a aparecer como efectuado no Portal das Finanças.

Se já fez o pagamento há mais de uma semana, confronte as referências para pagamento - aquela que consta da "guia de pagamento" com aquela que efectivamente pagou - às vezes há erros de transcrição. Confirme também se o valor pago está correcto.

Se está tudo bem e correcto, sugiro que se dirija ao seu serviço de finanças para ver o que se passa.

Mesmo pagando fora de prazo, nem sempre há coima - esta pode ser "perdoada" em alguns casos.
Leia por favor: qual é a coima por atraso no pagamento do IUC?

Maria Ofélia em 13.11.2019. 14:53

Já paguei (via internet) o IUC que estava fora de prazo. Sei que tem uma coima.
Foi ao site e o valor do IUC continua a aparecer como não pago e não tem indicação da coima.
Como proceder ?

FD em 12.11.2019. 13:53

@César Belmonte Mello em 12.11.2019. 12:47

Não precisa de qualquer comprovativo (comprovante).
Leia por favor a resposta a estas duas perguntas: o dono anterior não pagou o IUC, terei que o pagar?
É preciso andar com algum papel no carro?

César Belmonte Mello em 12.11.2019. 12:47

Boa tarde,comprei um automóvel dia 8 de novembro de 2019,fiz a transferência certinha..Mas o documento único de circulação a antiga proprietária não possuía, fui nas finanças e a funcionária me informou que o mês de pagamento seria em março de 2020 para eu pagar no meu nome,que somente a proprietária anterior pode ver isso e se certificar que foi pago.Minha preocupação é se eu for abordado por alguma fiscalização eu não tenho esse comprovante.

FD em 28.10.2019. 12:19

@Ana Almeida em 28.10.2019. 11:52

Não precisa mas, pelo sim pelo não, vá ao Portal das Finanças e compare a referência para pagamento recebida por email com a referência do Portal - terão que ser iguais.
Depois, acompanhe o estado do pagamento no Portal para ver se aparece como pago.

Ana Almeida em 28.10.2019. 11:52

Caros senhores,

Recebi por email do Portal das Finanças a referência e o valor para pagamento do IUC.

Neste caso não necessito de ir ao Portal emitir o tal DUC, certo? Posso usar os dados recebidos por email.

Agradeço confirmação.

Melhores cumprimentos
Ana Almeida

FD em 28.10.2019. 10:30

@Joana em 27.10.2019. 15:42

Dirija-se quanto antes ao seu serviço de finanças, deve haver algum problema, não é normal 6 meses depois o veículo ainda não estar em seu nome no Portal das Finanças.

Joana em 27.10.2019. 15:42

Boa tarde. Adquiri um veículo em Maio de 2019, o stand tratou da transferência de nome e no mês seguinte recebi o Documento Único, no entanto no site das finanças o veículo não consta. Como posso efectuar o pagamento do selo? O veículo é de 2005. Obrigado

FD em 21.10.2019. 11:15

@João Morais em 20.10.2019. 15:19

Em princípio, se demonstrar incapacidade em fazer o pagamento por inteiro, sim, deverá ser possível.
Se for por uma questão de "dar mais jeito", é mais difícil.
Dirija-se ao seu serviço de finanças e explique a situação.

João Morais em 20.10.2019. 15:19

É possível pagar o IUC em 2 ou mais prestações?

FD em 27.09.2019. 19:40

@Jose em 26.09.2019. 12:34

O que interessa é a data da matrícula portuguesa.
Após essa data, tem 90 dias para pagar o primeiro IUC.
Os seguintes têm que ser pagos até ao final do mês da data da matrícula.

Mais informações: esclarecimento dúvidas IUC.

Jose em 26.09.2019. 12:34

Carro importado
1ª Matricula Maio 2016
Deu entrada na alfandega 18/08/2019
Foi desalfandegado passados 7 dias
Comprei dia 20/09/2019
Quando tenho que pagar o imposto de circulação?
Obrigado

FD em 23.09.2019. 18:19

@Bruna em 23.09.2019. 12:57

O "selo" físico já não existe desde 2007.
Neste momento apenas precisa de pagar o IUC, nada mais.

Bruna em 23.09.2019. 12:57

Olá! Desde já obrigado por partilhar esta informação tão útil.

É a primeira vez que pago o meu IUC, pois é o meu primeiro carro. Pagando online facilita muito, porém, não deveria receber o novo selo para trocar pelo antigo?

Agradeço o esclarecimento,

Cumprimentos.

Bruna Reis

FD em 22.09.2019. 11:46

@Patrícia Lima em 21.09.2019. 09:04

O pagamento do IUC fica disponível no mês anterior ao mês da matrícula.

Patrícia Lima em 21.09.2019. 09:04

Bom dia.

Quanto tempo antes o IUC fica acessível para pagar?

Estou a tentar emitir o meu para pagamento, que termina em Novembro e não consigo.

Obrigada!

Cumprimentos.

FD em 20.08.2019. 13:25

@Rafaela Ramalhao em 20.08.2019. 11:48

A mais ou a menos?

Se a menos, tente pagar o que falta usando as mesmas referências - guarde os dois recibos de pagamento.
Se não der, tem que ir a um serviço de finanças pagar o que falta - deve ir à tesouraria.

Se a mais, espere algum tempo pela devolução - máximo 30 dias.
Se não receber a devolução automaticamente, tem que ir a um serviço de finanças pedir a devolução.

Rafaela Ramalhao em 20.08.2019. 11:48

Boa tarde,
Enganei me no valor a fazer o pagamento do imposto de circulação, uma diferença de 6€, o que faço?

Lucas em 18.07.2019. 06:28

muito obrigado pela ajuda, mesmo em 2019 e com o site estando um pouco diferente, com esse tutorial ficou muito mais fácil fazer o pagamento do IUC.

é a primeira vez que faço isso e não estava conseguindo encontrar.

muito obrigado ;)

FD em 08.07.2019. 10:52

@Anabela Jesus Cautela em 08.07.2019. 08:44

Já entregou a declaração de incapacidade nas finanças?

<< Primeira < Anterior [1 / 5] Seguinte > Última >>

Escrever um comentário ou colocar uma dúvida

POR FAVOR leia a página toda antes de fazer perguntas que já estão respondidas no texto principal! Obrigado.

:

:

:


Em que ano é que estamos?

Por uma questão de rapidez na resposta e de poupança de espaço, considere que as minhas respostas incluem sempre os normais cumprimentos. :)

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.

Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais