Como pagar o IUC passo a passo

Como é que se paga o IUC

O IUC é pago até ao final do mês da matrícula portuguesa do veículo.
O processo de pagamento do IUC é feito em três fases:

Nesta página, indico passo a passo como fazer tudo isto.

Algumas notas: não é possível pagar o IUC nesta página, não é possível ver ou pagar o IUC pela matrícula, número ou nome do contribuinte - a emissão da referência para pagamento tem sempre que ser feita no Portal das Finanças com o número de contribuinte e senha.

Não é isto que está à procura? Veja as respostas às perguntas mais comuns ou, coloque a sua pergunta mais abaixo, na secção de comentários e dúvidas.

O que precisa antes de começar

Neste guia irei mostrar como é que se paga o IUC através do Portal das Finanças. Para isso, colocarei imagens dos ecrãs que vai encontrar ao longo do processo e destacarei a área do ecrã a que deve prestar atenção usando um círculo amarelo. Se tiver dúvidas, use por favor a caixa de comentários que encontra no fim da página.

Neste momento já deve ter acesso ao Portal das Finanças (os dados de acesso são os mesmos do anterior sítio das Declarações Electrónicas). Se ainda não tem acesso, siga esta ligação para pedir. Deverá ver o seguinte ecrã:

Pedir a senha do Portal das Finanças

Preencha os dados pedidos e não se engane. Receberá em casa uma carta parecida com as cartas que recebe das Finanças com o código de acesso no espaço de uma semana.

Não é possível pagar no Multibanco, no banco/homebanking, Correios/CTT sem o Documento Único de Cobrança (DUC). E não é possível obter o DUC sem ir ao Portal das Finanças fazer a emissão do mesmo.

Se não tem acesso ao Portal das Finanças e quer pagar já (sem esperar pela senha), a única forma de pagar o IUC é directamente num serviço das Finanças. Leve consigo o livrete ou o DUA.

Obter a referência para pagamento

A referência não é obtida nesta página, aqui encontra apenas as instruções. Se o que procura é a página para obter a referência: é aqui.

A primeira parte deste guia passo a passo mostra como proceder à emissão do Documento Único de Cobrança (DUC), onde está a referência necessária para fazer o pagamento.

Relembro: se não tem a senha de acesso ao Portal das Finanças, não irá conseguir emitir o Documento Único de Cobrança. Pedir senha acesso ao Portal das Finanças.

O Portal das Finanças tem estado a ser renovado. Algumas das imagens que aqui encontra poderão não ser exactamente as mesmas que estão no Portal das Finanças. O guia será actualizado assim que a renovação esteja concluída. Até lá, escrevo isto a 9 de Janeiro de 2018, todas as ligações ou atalhos (links) estão a funcionar, pelo que os poderá usar se não encontrar directamente o que procura no Portal das Finanças.

Apaguei a informação pessoal das imagens (como a matrícula) por isso é natural que veja coisas que faltam nas imagens.

Aceda ao endereço indicado na imagem, ou através deste atalho.

Página inicial do Portal das Finanças

Aceda à área "Cidadãos" (atalho).

Área Cidadãos

Escolha a opção "Serviços", do lado esquerdo (atalho).

Menu Pagar

Na página seguinte, no final da página, em "Veículos" escolha a opção "Ano Corrente" debaixo de "Pagamentos" (atalho).

Ano Corrente

Neste momento, se ainda não está autenticado, irão lhe ser pedidos os dados para autenticação, preencha o formulário e faça "Autenticar" (atalho).

Autenticação

Aparece um novo ecrã, escolha o tipo de veículo de que procura fazer o pagamento e carregue no botão "Pesquisar".

Pesquisar veículo

Aparece-lhe a lista de veículos em seu nome. Confirme tudo. Seleccione o veículo do qual quer efectuar o pagamento do IUC colocando um visto na caixa indicada a amarelo. Posteriormente carregue em "Emitir".
Se no seu caso não aparece nenhuma caixa disponível para colocar um visto é porque o pagamento ainda não está disponível, ou seja, está a tentar pagar o IUC no mês incorrecto.

Lista de veículos

Na próxima página, carregue no botão "Emitir para pagamento".

Emitir para pagamento

Aparece um pedido para confirmar se deseja continuar: faça "OK".

Caixa de diálogo a pedir confirmação

Assim que carrega em "OK" irá para uma página onde aparece a indicação Liquidação efectuada com sucesso.

Liquidação efectuada com sucesso

Avance até ao final da página e carregue em Imprimir Documento. Ao fazê-lo irá receber o DUC, um ficheiro PDF com os dados para pagamento.

Liquidação efectuada com sucesso

Imprimir novamente o Documento Único de Cobrança

Se por acaso tiver algum problema e não conseguir descarregar o DUC à primeira, pode repetir o procedimento que fez até aqui mas, em vez de escolher Ano Corrente, escolha Consultar, conforme aparece no seguinte ecrã.

Consultar IUC

Nesta página, deve escolher o ano e clicar no botão "Documentos" para ir para a página onde pode obter o DUC novamente com a referência para pagar.

Consultar IUC

Nesta página encontra o DUC, se tiver mais do que um veículo, encontra todos os DUC. Deverá clicar no botão com a referência única começada pelo ano para obter o DUC novamente com a referência para pagar.
Cuidado se tiver mais do que um veículo! Obtenha o DUC correcto sob risco de pagar o IUC de outro veículo.

Consultar IUC

Avance até ao final da página e carregue no botão "Imprimir".

Consultar IUC

Confirme se os dados estão todos correctos. Como pode ver, pode pagar nas Finanças, no Multibanco, nos Correios ou através de qualquer banco. Deverá ter em atenção a referência para pagamento: é esta que precisa para efectuar o pagamento.

Documento Único de Cobrança

Fazer o pagamento (Homebanking e Multibanco)

Agora vamos pagar. Eu vou utilizar o homebanking do Banco BPI.

Se quiser pagar no Multibanco, criei uma página com instruções detalhadas: como pagar o IUC pelo Multibanco.

Se quiser pagar o IUC nos CTT ou num balcão do banco, deve imprimir o DUC e levá-lo consigo - sem esse documento não conseguirá fazer o pagamento.

Homebanking do BPI

Aqui, o pagamento varia muito de banco para banco, todos terão uma forma diferente de aceder a este tipo de pagamento: Pagamentos Estado. No BPI, escolho o menu Pagar e o separador Estado.

Pagamentos

Estado

No campo Referência deverá inserir o código que está no DUC (o PDF emitido alguns passos atrás). No BPI posso escolher agendar o pagamento para que o dinheiro só saia da minha conta mesmo no final do mês. Convém ter a certeza que escolhe um dia útil que não seja mesmo o último.

Confirme o valor duas vezes - este sistema de pagamento aceita qualquer valor, não há nenhuma verificação em como está a pagar o valor correcto. Se se enganar, seja a mais ou a menos, vai ter chatices - pode até pagar uma multa se pagar nem que seja 1 cêntimo a menos.

Introduzir a referência

Recebo a confirmação do pagamento e utilizo o botão Imprimir. Ao contrário do que se pensava não é necessário juntar esta folha impressa ao DUC e transportar ambas no carro.

Comprovativo do pagamento

Relembro que não vai receber nem precisa de qualquer dístico (selo) ou comunicação de que o imposto foi pago. A única coisa que deverá guardar neste momento é o comprovativo do pagamento na eventualidade de haver algum problema.

Como saber se o IUC está pago

Demora sempre alguns dias a ter a informação no Portal das Finanças em como o pagamento foi recebido.
Desde que guarde o comprovativo do pagamento, não há razão para se preocupar se demorar a aparecer a informação em como o IUC foi pago.

Uma semana depois de pagar volte ao Portal das Finanças para confirmar o pagamento. Depois de se autenticar, escolha "Serviços" na página principal (atalho).
Avance até ao final da lista e em "Veículos" escolha "Consultar" (atalho).

Menu Consultar

Na página seguinte escolha a opção "Consultar Situação Veículos".

Menu Documentos do ano

Aqui já deverá ver qual o estado da liquidação, observe o campo "Situação da Nota".

Estado da liquidação

Se estiver pago já pode imprimir a Certidão Comprovativa de Pagamento, como lhe chama as Finanças. Para isso clique na opção "Imprimir" por debaixo de "Certidão de Pagamento".

Imprimir Certidão

Se quiser pode imprimir a Certidão e guardar no carro, mas não é obrigatório. Abaixo pode ver um exemplo da certidão.

Certidão Comprovativa de Pagamento

Está feito. :)

Ligação directa para fazer já o pagamento no Portal das Finanças.

08.01.2018. 10:07

Luis Almeida em 21.09.2012. 22:43

O caminho para a emissão do documento para pagamento do IUC está correcto. Contudo são feitas algumas observações que estão erradas. Advirto de que é necessário trazer o comprovativo na viatura para eventual fiscalização por parte das entidades fiscalizadoras, como se depreende da leitura do Código do IUC.

Luis Almeida em 21.09.2012. 22:41

O caminho para a emissão do documento para pagamento do IUC está correcto. Contudo são feitas algumas observações que estão erradas. Advirto de que é necessário trazer o comprovativo na viatura para eventual fiscalização por parte das entidades fiscalizadoras, como se depreende da leitura do Código do IUC.

Henrique Antunes em 17.08.2012. 14:59

Muito Obrigado pela a ajuda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Já estava a bater mal porque esqueci-me completamente de como é que se faz embora tivesse estado perto da conseguir sozinho desisti de inventar pois pareçe-me que ainda podia fazer asneira!

Obrigado! :)

Algarvio em 03.08.2012. 03:37

Obrigadão.

Carlos em 25.07.2012. 14:48

Olá.
Obrigado pela ajuda.
Abraço

Rita Valério em 25.07.2012. 14:07

Boas tardes,
Eu sou maior de idade mas ainda dependo dos meus pais, no entanto gostava de adquirir um automovel sem o conhecimento deles. Decerto que eles tomarão conhecimento através das finanças certo?

Carlos em 25.07.2012. 11:43

Muito bom! Ajudou me imenso! Muito obrigado! :D

teresa em 16.07.2012. 10:55

Obrigada pelo informação prestada. Bastante simples e muito organizado.
Obrigada.

domingues em 08.07.2012. 16:24

Dei a minha direcção nas Finanças como residente Nacional, vivo no estrangeiro mas vou a Portugal 2-3 vezes por Ano. Se eu mudar a minha direcção como residente fora do país,
será que eu vou ter de pagar o imposto da minha habitação como não residente?.
Quais são as custas que vou ter de pagar a mais?.
Obrigado pela oportunidade.

Paulo A. em 29.06.2012. 10:57

Excelente serviço público! Muito obrigado.

PAULA em 18.06.2012. 23:18

MT OBRIGADO !
ESTÁ MT BOM MESMO , PARABÉNS

Luis Anjos em 18.06.2012. 13:00

Extremamente útil e de simples compreensão. Obrigado!

F.Santos em 14.06.2012. 23:05

Mais simples não existe,obgs pela informação.
Cumps;

Carla em 25.05.2012. 12:10

comprei um carra no inicio do ano mas o livrete ainda nao vei sera que posso tirar o imposto de selo nas financas sem livrete?

Simon Pownall em 18.05.2012. 19:31

Thanks for the info, a great help and a great website!

Lucelia guaitolini em 27.04.2012. 14:03

Caraca,vc me quebrou um galhão!! com a sua informação consegui economizar uma visita as finanças, e em 5 minutos resolvi meu problema, muito obrigada.

Zé em 24.04.2012. 11:30

Excelente explicação

Cláudia em 24.04.2012. 10:17

Obrigada pelo informação prestada. Bastante simples e muito organizado.
Obrigada.

maria amalia correia em 23.04.2012. 16:35

para pagar imposto sobrev veiculos

daniel santos em 14.03.2012. 22:02

boa noite
segui todos os passos, mas como sei qual a entidade para pagar pelo muitibanco?

Silva em 20.02.2012. 17:46

Comprei um carro 0 quilómetros de Fev. de 2012, a pesar de já ter sido matriculado em Setembro de 2011, gostaria me indicassem, partindo do principio que o IUC deve ser pago num prazo máximo de 2 meses após a matriculação, se o stand já deverá ter pago o IUC relativo à matricula de Setp. de 2011 apesar do carro efectivamente não ter circulado. Desde já agradeço a vossa atenção.
Silva.

André em 05.01.2012. 20:34

Comprei um carro em segunda mao este mes (JAN-2012); o carro é de novembro e o selo não foi pago pelo antigo proprietário.

O carro não está no meu nome mas no nome da minha mãe, mas eu é que trato de tudo em relação ao carro.

Como devo agir nesta situação?

ES em 28.11.2011. 22:33

Boa noite, comprei recentemente um carro importado, a primeira matricula(Alemanha) é de Junho de 2008 e foi matriculdo em Portugal em Setembro de 2011. Quando é que tenho que pagar o imposto de Circulação?

Dimas Manuel em 18.11.2011. 18:03

Obrigado pela ajuda. o tutorial está muito bem elaborado.

Edwardo em 06.10.2011. 20:45

muito obrigado pelo tutorial de ajuda, esta bém elaborado.
parabéns colega, um abraço

Koklatt Cozinhas em 06.10.2011. 12:35

Muito Obrigado pela ajuda...São bons exemplos...

Joao Nunes em 19.09.2011. 20:15

tendo o documento com a referencia e a importancia a pagar, como sei eu a entidade para poder pagar numa ATM?

Cumps João Nunes

Andreia Rodrigues em 13.09.2011. 20:44

boa noite, estava hoje a tentar imprimir a referencia para pagar o selo, fiz os passos todos até "emitir para pagamento", quando o meu pc decidiu desligar-se! Quando voltei a ligar e voltei ao site, aparece que o papel com a referencia para pagamento ja foi emitida, quando na verdade nao cheguei a ver a referencia pois o pc simplesmente desligou! Agora nao consigo de maneira nenhuma obter a referencia =( alguem sabe o que posso fazer??


obrigada!

jorge mela em 31.07.2011. 22:40

Não sei bem se a autoria de este apontamento tão útil, será de iniciativa pública ou privada. Se pública é sempre de salutar pois é uma grande e boa ajuda. Se privada acrescento de sublinho então, um grande bem haja a quem não se limita a pensar curto e vê sempre uma possibilidade de ajudar outrem, bem haja uma vez mais.
Cumprimentos

Jorge Mela

José Carlos Sanches em 14.07.2011. 12:16

Joana: finanças!

Cumprimentos
José Carlos Sanches
www.autodoc.pt
Documentação Automóvel desde 1994
Lisboa/Setubal

José Carlos Sanches em 14.07.2011. 12:16

Joana: finanças!

Cumprimentos
José Carlos Sanches
www.autodoc.pt
Documentação Automóvel desde 1994
Lisboa/Setubal

Joana em 14.07.2011. 10:13

Como/onde posso proceder ao pagamento do IUC fora de prazo?

Marta Noval em 11.07.2011. 22:12

Quero pagar o imposto do selo de 2 carros, mas a data expirou!
Na net não consigo pagar, só aparece 1 carro, que paguei a tempo e horas.
Como devo proceder?

Joana Rodrigues em 20.06.2011. 13:32

Boa tarde!

Tentei pagar o imposto de circulação da viatura (cujo prazo já expirou) do meu pai através do portal das finanças. Contudo, na lista de veículos dos quais meu pai é proprietário apenas aperece uma das viaturas, não sendo possível vizualizar qualquer lista. Ao seleccionar a opção de "actualizar" somente aparece um veículo...
Deverei dirigir-me directamente ás finanças?

Manuel Baltazar em 12.06.2011. 20:45

Olá!
Paguei o IUC do meu carro pela primeira vez em abril deste ano (mês da compra) e imprimi o comprovativo de pagamento para acompanhar o carro.
Antes era obrigatorio um selo no vidro da frente,isso já não faz falta?
Cumps, /Manuel

Ana Cardoso em 05.06.2011. 17:34

Boa tarde,

Preciso da vossa ajuda. Conprei um carro em Maio e segui as vossas instruções para saber como terei de fazer em Julho para comprar o ICU. Qual não é o meu espanto quando o valor do selo é de cerca 33€ mas no site das finanças no valor a pagamento consta cerca de 100€... Que tenho de fazer?
Grata desde já.

Irene em 30.05.2011. 22:01

Vendi o meu carro em Outubro deste ano e spube nas finanças que o carro ainda se encontra em meu nome e o selo encontra-se por pagar em Julho, quero mandar apreender o carro pois acho que não tenho de ser responsavel por um carro que nao está em meu poder, mas onde posso eu mandar apreender o carro? alguem me sabe dizer? e o que é preciso levar?

Marta G. em 30.05.2011. 20:32

Espectacular a vossa ajuda! Obrigada

João Braga em 12.05.2011. 19:06

Tens toda a razão Sousa

Mas mais grave é o que se passou comigo, no site das finanças tinha lá assinalado 2 selos para pagar da minha moto comprada em 2008, fui ás finanças para os pagar e vira-se a senhora que lá estava, há você tem aqui mais 2 que não pagou.

Eu por acaso até sei que tinha, mas no site não constava nada disso, eu não tenho de pagar as vossas falhas e incompetências, não paguei porque não tinha a informação para pagar.


Isto é que vai aqui uma roubalheira á descarada!!

Sousa em 12.05.2011. 18:54

Isto é só porcaria.

O selo como havia antigamente era melhor, mais práctico e honesto.

Só pagava quem circulava.

Rui Babo em 02.03.2011. 20:16

Fantástico trabalho, toda a informação necessária e bem organizada, muito obrigado pela ajuda.

Rui Babo

mariavitoriacarvalhosilva em 25.02.2011. 16:19

Hoje eu paguei o imposto de sêlo pela internet através da minha conta on -line, acontece que cliquei no palavra comprovativo,mas esqueci-me de imprimir, qual a forma que eu tenho de adquirir o comprovativo de pagament? Muito obrigado

Litos em 23.02.2011. 20:53

tenho o IUC pago em 2009, mas no ano 2010 nao paguei por outros motivos. agora no ano de 2011 já paguei o imposto terei de regularizar o de 2010?
agurado resposta.
Obrigado e parabens pelo tutorial

André Silva em 29.01.2011. 20:22

Bom dia. Eu comprei um carro de 95 em Janeiro deste ano. Mas o carro já não tem selo desde 2009. Alguém sabe me dizer quanto e que eu tenho que pagar de multa? ou se a antiga dona do carro e que tem que pagar
Obrigado

RUI SOUSA em 28.01.2011. 09:54

COMPREI UM CARRO EM DEZEMBRO O QUAL AINDA NAO CHEGOU ( FOI ENCOMENDADO E SO VEM EM MARÇO ) LOGO GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA PAGAR O IUC E SE JA TENHO QUE TER O IUC ( SELO ) AFIXADO NO VIDRO/PAGO QUANDO O CARRO SAIR DO STAND.
OBRIGADO

Luís em 27.01.2011. 13:27

Para Rui

Se o carro que vendeste já não é teu, é óbvio que não tens de pagar nada. Não caias nessa.

yuri em 22.01.2011. 09:10

ola bom dia gostaria de saber se vou pagar mais caro porque o meu IUC venceu no final do ano passado mas o meu carro nao esta em circulaçao e eu recebi uma mensage avisando que ia vencer mas nao paguei ainda acha que pagarei mais caro?

Rui em 21.01.2011. 20:53

Boas,

Troquei o meu carro que era do mes 01 de 2008 por um novo e agora fui contactado pelo stand que teria de tirar o selo referente a este ano. funciona assim mesmo, tenho que pagar 2 selos?? (do carro antigo e do carro novo?).

Aguardo resposta,

Cumprimentos

maria em 17.01.2011. 21:39

comprei carro em fins junho e não sabia que se tinha que pagar logo no primeiro ano que vigarice

Sandra em 16.01.2011. 20:18

caso o IUC já não for pago a algum tempo, o preço a pagar e o mesmo valor ou o mesmo mas com multa?

Ana em 11.01.2011. 21:38

Para Francisco

Se o carro não está em teu nome, terás de entrar no site das finaças com o número de contribuinte e palavra-passe da pessoa que tem o carro em seu nome.

Francisco em 05.01.2011. 10:30

Bom dia,

Tenho q pagar o IUC mas o carro nao esta em meu nome. COmo posso pagar?

A. SAntgos em 15.12.2010. 23:52

obrigado pelo esclarecimento, foi bastante util.

Ricardo Grola em 13.12.2010. 11:44

Gostaria de saber no caso de ainda não ter os documentos do carro em meu nome como posso pagar o IUC, é que o mês de pagamento já passou..

Ricardo em 09.12.2010. 19:43

Desde ja deixo aqui os meus parabens pelo tutorial!


Para fatima em 20.10.2010. 10:52

Terá de ter na sua posse o Documento Único de Cobrança - DUC, pois este refere que "este documento so e valido quando acompanhado pelo comprovativo de pagamento" (imagem antes do pagamento) + comprovativo do pagamento
ou
apos alguns dias de ter efectuado o pagamento, (e seguindo as imagens apos o pagamento), quando consultar vera que nele esta escrito "O veiculo listado apresenta o IUC pago" o que quer dizer que neste caso apenas precisa da Certidao Comprovativa de Pagamento - CCP.

Pedro T em 09.12.2010. 12:34

Excelente explicação!
Muito obrigado

fatima em 20.10.2010. 10:52

bom dia.. ja paguei o iuc atraves do multibanco e ja imprimi o comprovativo de pagamento
no site das finanças, agora a minha duvida é, que documento deverei fazer me acompanhar
no veiculo? So o comprovativo de pagamento? ou tambem e necesario o talao multibanco e
a certidao onde tem a referencia? agradecia uma resposta.. obrigado

Kary em 19.10.2010. 10:37

Para Pacheco em 02.10.2010. 15:33

Ir a https://www.portaldasfinancas.gov.pt

- A meio da página por baixo de "Ainda não se registou?" escolher o botão a azul -> novo utilizador
- Preencher o formulário que aparece e clicar no último botão a verde.
- Aguardar uns dias, e recebe uma carta emitida pelas finanças com a password (palavra-chave) do portal.
- Depois é só voltar novamente ao portal inserir o número de contribuinte e a password dada pelas finanças (que vem na carta) e já está.

Em princípio será necessário confirmar depois o número de telemóvel, mas isso já o portal informa os passos.


Aproveito para dizer que a explicação da compra do selo pelo portal das finanças está muito bem explicado.

Pacheco em 02.10.2010. 15:33

Aguardo 1 resposta mais breve quanto possivel obrigado(a) a todos

Pacheco em 02.10.2010. 15:31

Precisava de sbr como pedir a senha as finanças para mais tarde efectuar o pagamento do imposto unico de circulação

Patrícia em 01.10.2010. 01:00

Obrigado eu estava em cima do prazo para efectuar o pagamento e ajudou imenso, melhor eta impossível obrigado por colocarem :)

PEDRO em 26.09.2010. 17:30

Muito obrigado pela ajuda que aqui foi dada. Está muito bem explicado. Continuação de bom trabalho para toda a comunidade. Muito Obrigado

EDUARDO GOMES em 08.09.2010. 21:51

BOAS,,,POR FAVOR,,,SOU OBRIGADO A IMPRIMIR O COMPROVANTE DE PAGAMENTO DO IMPOSTO UNICO DE CIRCULAÇÃO,,OU SEJA,,,O CHAMADO SELO ???,,SE A POLICIA ME PARAR,,PODEM ME PEDIR O MESMO ? AGRADEÇO PELA RESPOSTA,E APROVEITO PARA PARABENIZAR-VOS PELO SITE,,ESTA MUITO FIXE, COMPLETO, PARABENS MESMO.

nazário sousa em 25.07.2010. 16:35

isto não é fácil

Pedro Fernandes em 14.07.2010. 22:51

Não é possível efectuar o pagamento numa caixa multibanco, através da referência de pagamento obtida?

Obrigado

Ana Elias em 19.06.2010. 00:04

Ola eu gostava de saber os prazos de pagamento do ICU. A minha matrícula é de Junho, e disseram me que tinha de pagar este mês porque tinha de ir à inspecção até dia 24. Sendo assim tenho até dia 24 para pagar o imposto? É o meu 1 imposto pq o caro foi comprado à 6 meses e nao percebo mto disto :s

Isabel Cruz Bastos em 19.05.2010. 17:10

Tenho uma questão a colocar: Roubaram a viatura ao meu pai em Janeiro de 2010. No próprio dia participamos à policia. A matrícula da viatura era de Março, logo o Imposto Único de Circulação estava pago até Março deste ano. Foi-me dito pela 5ª repartição de finanças de Lisboa que caso a viatura não aparecesse e dado ter participado à policia não haveria lugar ao pagamento do IUC do ano de 2010. Será correcto? Já me informei junto do IMTT que para esta matrícula ser abatida teremos que aguardar seis meses após o furto. E entretanto como fica o IUC?

tiago em 03.05.2010. 21:12

comprei um automovel usado, vem uma folha do imposto automovel, mas nao tem talao que garanta que o antigo proprietario pagou o imposto automovel, como posso saber se o imposto automovel se encontra pago? posso saber atraves da internet?

Miguel em 26.04.2010. 15:42

Boa tarde,
Comprei um carro em segunda mão, o imposto já estava pago mas o recibo de pagamento extrabiou-se.
Como devo fazer para comprovar o pagamento?

João Rosário em 26.04.2010. 11:11

Seria fantástico se este website das finanças fosse mais Simplex porque no final é o que se pretende.
Confesso que para pagar o Imposto Unico andei ás voltas e + voltas sem ter ido a lado nenhum . Uma perda
de tempo. Sugeria por exemplo no caso deste imposto uma caixa para a matricula(matriculas existententes), entra-se com a matricula
e fica-se logo a saber quanto se deve, tecla para imprimir o talão para pagamento multibanco e pronto
podemos ir á nossa vida.

sqkizoo em 25.04.2010. 02:54

Boa noite,

Ando farto de pesquisar na internet e vejo várias opiniões e situações diferentes que ainda me deixam mais confuso.

A questão é que deveria ter pago o UIC no ano passado em 2009, no mês de maio, o valor de 17€ mais ou menos. A verdade é que me esqueci e este ano ao ir ver ao site das financas se já tinha disponível o pagamento para este ano, apercebi-me que o ano passado ainda estava em falta. Eu gostaria de saber realmente qual o valor(s) da(s) coima(s) que terei de pagar.


Obrigado a todos!

Duarte em 14.04.2010. 12:13

Boa tarde,

No caso de um carro novo, somos alertados através de sms ou email quando o pagamento do imposto estiver disponível? Ou temos de ir consultar o site com regularidade até que o possamos fazer?

Obrigado

LOPES em 12.04.2010. 14:04

OLA..
Gostava de saber um pormenor, o meu carro esteve parado desde 15/06/09 ate ao mês passado e agora preciso dele pois estou a trabalhar longe e compensa-me usa-lo por ser a diesel.

Como estava parado numa garagem achei e mais por descuido não comprar o imposto mas como agora vou usa-lo preciso dele o que posso fazer para reparar este erro e ter a viatura legal?

obrigado pela atenção..
o mes de matricula e 07/1994

Vasco silva em 21.03.2010. 04:53

Boa noite. Comprei recentemente um mercedes antigo de 95, motor 3000 cm3 a diesel que foi importado em princípios de 2009. O meu irmão tem um carro semelhante que paga cerca de 50€ de selo. Este meu, por ter sido importado em 2009, pedem-me 630 euros de selo....para um carro que nem 5000 euros de valor comercial tem. Acho profundamente injusto, visto ser um carro antigo, com baixo valor comercial e com 15 anos...nada a ver com os novos modelos! Enviei um mail á administração fiscal e na resposta veio apenas os vários decretos-lei que regulam o pagamento dos IUC. Devo pagar o selo? O que pode acontecer se nao pagar? Existe alguma forma de alterar esta situação que entendo tão injusta? O que me aconselha?

Desde ja agradeço a atenção dispensada.

André em 11.03.2010. 00:04

Comprei agora um carro usado de Março de 2007 que vou recebe-lo para a semana, como estamos em Março teria que efectuar o pagamento do IUC até final deste mês, é provável que o registo não fique em meu nome de imediato após recepção da viatura, se não aparecer até final do mês como posso pagar, existe algum prazo legal após aquisição para fazer o pagamento neste casos?
Obrigado

Susana Reis em 05.03.2010. 00:33

Muito obrigada pela informação prestada, foi muito útil.

Vitor em 26.02.2010. 15:32

Esta a fazer 90 dias que comprei o carro, mas até hoje nem tenho ainda os documentos nem aparece no site das finanças, dizendo ainda que não tenho qualquer veículo atribuido.

Pergunto se deverei deslocar-me a minha repartição de finanças para regularizar ou terei que esperar até que o pagamento esteja disponivel através da internet?

Pago alguma multa após estes 90 dias?

Obrigado

Joana Bernardino em 25.02.2010. 21:55

Alguem me sabe informar de que documentos sao precisos para efectuar o pagamento do IUC nas finanças? Ainda nao tenho senha do portal, e preciso pagar ate 28/Fev :)

Obg!

Inês em 09.02.2010. 18:37

Emiti o IUC no portal das finanças, mas não percebi porque carga de água não consegui salvar o documento para imprimir posteriormente... fechei a janela a achar que dava para emitir novamente mas não consegui!Aparece com a designação de "emitido"... Como faço para pedir uma segunda via!????

Obrigada, aguardo ansiosamente as dicas!

Cristina em 08.02.2010. 19:03

MUITO, MUITO OBRIGADA pela ajuda!

FABIO em 02.02.2010. 14:21

oxalá que a maquina do estado fosse tão explicita e clara como esta explicação , sem ela acho que não ia lá e tinha estado mais de uma hora em qualquer balcão de finanças para pagar o IUC. obrigado pela clareza

Pedro em 31.01.2010. 20:32

espetacular... muito bom trabalho

obrigado

João Almeida em 27.01.2010. 14:45

Gostaria de ser informado no que respeita ao simulador para o ano de 2010, não contempla o ano do carro, será que foi esquecimento e foi avulido. Obrigado e espero resposta

cátia em 25.01.2010. 20:11

por favor alguém me pode dizer como pedir uma segunda via do imposto único de circulação? obrigado

cátia em 25.01.2010. 20:10

por favor alguém me pode dizer como pedir uma segunda via do imposto único de circulação? obrigado

Jorge Santos em 23.01.2010. 09:55

Bom dia. Comprei um carro em Dezembro de 2009, o carro é de 11/2008, como sei se ele tem o imposto em dia? Tenho de o pagar agora?
Obrigado

sara cristina em 16.12.2009. 18:18

alguem me pode dizer o diploma que autoriza o pagamento do imposto único de circulação por duc, e o intitui? - sei que foi em 2007. Responda para joanaassis10@hotmail.com , sff. Já ando há um ano a tentar encontrar isso. nenhum pagamento pode ser feito por documento unico de cobrança sem esta ter sido autorizada. onde está essa autorização para o IUC ?

Joao em 27.11.2009. 15:53

Foi a forma do governo responsabilizar os ex-donos, donos ou futuros donos para o pagamento.

Ah qyeres pagar, ah é teu? OK tens de pagar os ultimos 10 anos.
O que não era teu? OK. Paga e depois vai pedir o reembolso.

carlos teixeira em 25.11.2009. 18:01

COMO POSSO PAGAR O IUC DE UM CARRO QUE NAO ESTA EM MEU NOME

DFFF em 15.11.2009. 14:10

Thanks ;)

Victor Rodrigues em 07.09.2009. 10:15

Bom dia!

O link Util «Preços dos automóveis novos» que indicam na coluna esquerda deste site está incorrecto: o novo endereço é https://www.guiadoautomovel.pt/precos_novos/marcas.php.

O indicado apresenta erro.

Victor Rodrigues

Mariano Saldanha em 09.07.2009. 21:01

Boa noite...
Acabei de comprar um carro (smart fortwo CDI)a um particular e encontrei uma situação estranha ao ir ás Finanças para regularizar o mesmo.

Fiquei a saber,ao tentar comprar o selo de 2009(pois não tinha),que consegui comprar apos pagar uma coima,que o dito carro,desde que está em Portugal,tem matricula de Outubro de 2008,que ,nunca tinha tido selo anteriormente... ou seja,foi-me dito que ao comprar o carro, iria ter tambem de pagar todos os anos de selo mais coimas, desde que entrou em Portugal e da sua matricula portuguesa.
É mesmo assim?sou de facto o responsavel pelo pagamento?
Ou essa divida deve ser atribuida ao anterior dono?

Desde já o meu obrigado pela vossa atenção.
Os melhores cumprimentos.

Mariano Saldanha

FD em 06.07.2009. 11:21

Actualizarei as instruções no mês de Agosto, que é quando tenho que pagar outra vez o IUC a um familiar. :)

ck em 04.07.2009. 09:08

É a exlicação tão excelente que até a estrangeira consiga tratar este assunto sem problema.
Ajudou-me imenso.
Muito obrigada.

Luís Gomes em 02.07.2009. 18:08

Realmente está tudo muito bem explicado... para o site antigo.
Como já devem saber o site das declarações electrónicas mudou para o das finanças (se não estou em erro era "https://www.e-financas.gov.pt" e agora é "https://www.portaldasfinancas.gov.pt").
Com a explicação acima que, volto a frisar, está óptima, consegue-se (com mais volta, menos volta) fazer o pagamento no site novo mas para pessoas com menos prática "nestas coisas de computadores" pode talvez tornar-se um pouco confuso...
Recomendo que sejam feitos Print Screens do novo site para o bem de todos.
O meu muito obrigado, pois sem a explicação acima teria sido difícil fazer tudo tão rápido!

Luís Gomes

Henrique Correia em 30.06.2009. 22:42

Parabéns. É muito útil, este autêntico manual de pagamento do IUC pela internet. Algo que deveria existir no portal das Finanças.

Não é necessário guardar qualquer documento no carro, visto que segundo a Lei a liquidação do imposto único de circulação não é fiscalizada pela PSP ou GNR, mas pela administração fiscal, tal como outros impostos (IRS, IRC, IMI, IMT, etc.).

Esta fiscalização não precisa ser feita perante o contribuinte, pois a base de dados das Finanças possui informação sobre o património automóvel dos contribuintes (quando seguimos as instruções desta página encontramos os nossos automóveis já listados) e permite saber quem não pagou o imposto, com uma simples consulta.

slash em 29.06.2009. 14:33

Muito obrigado pela explicação está simples e prático agora vou esperar os 2 dias para confirmar se a situaçpão esta regularizada ou seja pago.

União Europeia em 28.06.2009. 11:44

Estao todos a ser enganados e ainda continuao nessa de quererem ser roubados pelo estado que continua a aplicar uma lei ilegal que nao faz parte das regulamentaçoes (LEIS) da União Europeia!


Imposto automóvel motiva queixa europeia
No próximo sábado comerciantes importadores de automóveis e todos os trabalhadores relacionados com o sector estarão reunidos para a criação de uma associação que tem como primeiro objectivo apresentar no Tribunal Europeu uma queixa contra o Estado Português pela imposição, desde 1 de Janeiro deste ano, do Imposto Sobre Veículos Importados Usados.

"É o único país da Europa que aplica este imposto, que penaliza brutalmente os importadores", referiu Paulo Costa, um dos organizadores da reunião.

Dá como exemplo um carro que até ao ano passado pagava de legalização 3500 euros e agora paga 9500. "Se custou 12 500, mais vale dar o automóvel a quem entrar no stand", ironizou.

"De acordo com o Governo, o imposto serve para taxar os carros mais poluentes, mas esquecem que os carros importados pelos portugueses são os mais novos e os menos poluentes", sublinhou.

Por outro lado, frisou Paulo Costa, "o argumento cai por terra quando o imposto sobre uma autocaravana, que polui tanto como um carro, é de 50 euros, o mesmo para uma mota" e, acrescentou, "quando em Portugal um veículo usado não paga nenhum tipo de imposto como este".

No entender de Paulo Costa, o imposto em causa "prejudica não só os comerciantes, mas também as oficinas, os transportadores, os serviços aduaneiros, milhares de pessoas".

E, revelou "já se estão a sentir os efeitos. Desde Janeiro que estão parados 123 rebocadores em todo o país e, até 16 de Janeiro, só entraram na alfândega sete processos para legalização, sendo que três foram apreensões, quando o normal seriam mil viaturas".

Em média, em Portugal, legalizam-se 50 mil automóveis por ano.

Fonte: Jornal de Notícias

Manuel em 19.06.2009. 11:02

Belo trabalho!
Se o Fisco fornecesse 'mimos' como este, a vida dos contribuintes seria bem melhor.
Parabéns e um abraço.

Carlos em 05.06.2009. 23:11

Muito util e impecavel. Parabens

Escrever um comentário

:

:

:


Em que ano é que estamos?

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto | Publicidade

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.

Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais