É possível pagar o IUC pela matrícula?

Nesta página: esclareço se se pode pagar o IUC pela matrícula.

Pode-se pagar o IUC pela matrícula mas apenas presencialmente ou quando as referências são emitidas manualmente à distância por um funcionário da AT (Autoridade Tributária).

Presencialmente: num serviço de Finanças ou em alguns Espaços do Cidadão (telefone antes a perguntar se o serviço está disponível).

À distância: por telefone ou pelo e-Balcão.

De forma simples, entra em contacto com a AT (217 206 707 ou e-Balcão) ou dirige-se a um serviço de Finanças ou Espaço do Cidadão, indicando que não consegue fazer o pagamento pela internet ou que está a fazer o pagamento em nome de outra pessoa.

Se fizer este contacto à distância (por telefone, por exemplo), mediante a apresentação da matrícula, serão geradas e fornecidas as referências necessárias para que depois possa fazer o pagamento (através de homebanking, transferência ou Multibanco, nos Correios ou ao balcão do seu banco).

Se se dirigir pessoalmente ao serviço de Finanças ou a um Espaço do Cidadão, poderá pagar aí directamente, sem sequer ter que lidar com as referências.

Esta é a única forma de pagar o IUC pela matrícula.
Em quaisquer outros casos, terá que pagar pela forma tradicional.

31.03.2020. 16:40

FD em 29.05.2020. 10:23

@Lord Sausage em 28.05.2020. 17:39

Tente ligar novamente (de forma a apanhar outro operador), é possível obter as referências através do e-Balcão.

Lord Sausage em 28.05.2020. 17:39

Liguei a esse numero e o gajo diz que nao pode emitir a referencia atraves do computador dele. Ridiculo.

FD em 06.05.2020. 13:14

@horacio fernando diass em 05.05.2020. 16:05

No Portal das Finanças.

horacio fernando diass em 05.05.2020. 16:05

Pretendo obter a declaração de isenção. Como?

Escrever um comentário ou colocar uma dúvida

POR FAVOR leia a página toda antes de fazer perguntas que já estão respondidas no texto principal! Obrigado.

:

:

:


Em que ano é que estamos?

Por uma questão de rapidez na resposta e de poupança de espaço, considere que as minhas respostas incluem sempre os normais cumprimentos. :)

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.

Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais