Simulador ISV 2023

Nesta página: simulador ISV para 2023.

Cilindrada em cm3
cm³/cc
Excepções e notas
Resultados da simulação
impostosobreveiculos.info
Os resultados da simulação aparecerão aqui.
Porém, ainda não preencheu todos os dados necessários para que a simulação possa ser feita.
Complete pelo menos os campos Cilindrada e Emissões CO2.

Veículos não abrangidos

Para que o simulador seja rápido e simples, optei por incluir apenas os casos mais comuns pelo que não simula:

Voltar ao simulador

Emissão de partículas

No valor indicado assume-se que o carro a gasóleo emite menos de 0,001g/km de partículas. Normalmente, os carros que têm filtro de partículas (todos os carros recentes têm) cumprem este requisito.
Se o valor for superior ou se não for possível conhecer o valor das emissões de partículas, há uma taxa adicional de 500€ que não aparece na simulação.
Esta taxa não se aplica a carros a gasolina.

Voltar ao simulador

IVA

Carros com menos de 6 meses de matrícula ou menos de 6.000 km são considerados novos e pagam sempre 23% de IVA em Portugal, independentemente de o terem pago no país de origem.
Se na simulação não colocou o preço do carro, apenas será acrescentado IVA ao valor do ISV. Deverá indicar o preço do carro para uma simulação correcta.
Mais informações: IVA na importação de carros ou motos.

Voltar ao simulador

Híbridos

Para efeitos de benefício fiscal no ISV apenas são considerados híbridos ou híbridos plug-in, os automóveis que tenham uma autonomia eléctrica mínima de 50km e que emitam menos de 50g/km de CO2. Todos os outros híbridos (full-hybrid, mild-hybrid, etc.) que não cumpram estas condições não têm direito ao desconto "híbrido".

Voltar ao simulador

Eléctricos

Carros exclusivamente eléctricos não pagam ISV (ou IUC). Só pagarão IVA e taxas aduaneiras se importados de países fora da UE.
Mais informações: importar um automóvel eléctrico para Portugal.

Voltar ao simulador

Combustíveis alternativos

Carros bi-fuel ou dual-fuel, que funcionem a GPL, GN ou GNC (ou qualquer outro combustível) e a gasolina pagam ISV como carros a gasolina - não são considerados híbridos, nem têm qualquer benefício ou tratamento fiscal diferenciado.
A excepção são os carros que funcionem exclusivamente a GN/GNC/GNL, ou seja, que não podem consumir gasolina - que eu saiba, são um caso raríssimo e não estão aqui considerados.

Voltar ao simulador

WLTP

Coloque o visto na caixa WLTP apenas e só se as emissões de CO2 do carro tiverem sido homologadas pela norma WLTP.
Para saber se um carro foi homologado usando a norma WLTP deverá consultar a documentação do carro - o DUA, o Certificado de Conformidade ou equivalente. O valor tido em conta para o cálculo é sempre o "combinado".
Normalmente, nenhum carro comercializado antes de 2018 foi homologado usando a norma WLTP. Na dúvida, não coloque o visto na caixa WLTP.

Se na documentação aparecerem ambos os valores NEDC ou NEDC2 e WLTP, os valores a serem considerados para pagamento do ISV e IUC serão sempre os WLTP.
Se na documentação não aparecer qualquer referência ao protocolo WLTP, isso quererá dizer que a medição utilizou o protocolo NEDC.
Nunca use os valores do protocolo NEDC2 - não são aceites.

De forma geral, podendo haver excepções:

Voltar ao simulador

Declinação de responsabilidade

Este simulador, como o próprio nome diz, simula o cálculo de impostos (ISV, IUC, IVA e taxas aduaneiras) a pagar por um automóvel ligeiro de passageiros, novo ou importado usado.
O cálculo está de acordo com a legislação em vigor, é verificado constantemente, que eu tenha conhecimento tem uma exactidão de 100%, no entanto, é feito com a introdução de dados pelo utilizador, que poderão estar incorrectos ou mal introduzidos, poderá não calcular correctamente situações não previstas e poderá ter erros, pelo que aconselho sempre a confirmar, apenas numa última instância imediatamente antes de comprar ou importar qualquer veículo, junto da Autoridade Tributária e Aduaneira, os valores aqui dados. Nessa altura poderá também efectuar a simulação através do simulador da AT que encontra aqui - note no entanto que o simulador da AT recusa qualquer vínculo da mesma ao resultado da simulação, os cuidados que tem aqui também os deve ter com o simulador da AT.
Se encontrar alguma disparidade entre o simulador da AT e este simulador, agradeço que me avise, usando para tal o formulário para comentários que encontra mais abaixo.

Dúvidas, problemas ou sugestões

Se tiver uma dúvida, um problema ou quiser fazer uma sugestão, use por favor a caixa de comentários mais abaixo.
Estou sempre a melhorar esta página e gostava de contar com a sua ajuda. Obrigado.

Voltar ao simulador

26.12.2022. 15:16

CHRISTOPHE SOUSA em 25.01.2023. 18:18

Boa tarde,

Ricardo, Impendentemente do pais o carro vai pagar ISV, pode pretender legalizar em regime de isenção (cancelar a residência na noruega)

Sérgio, Se comprou lá fora em nome particular este IVA não é dedutível em Portugal, a empresa neste caso não vai recuperar o IVA.

Pedro Marques, mande mensagem por email que eu envio lhe a documentação toda que você precisa : assuntogabarito@gmail.com

Denys, vous devez payer une taxe a l'importation par rapport a la cylindrée, année et grammes de co2, vous pouvez immatriculer le vehicule sans payer la taxe mais il faudra demander l'annulation de votre résidence en belgique si vous avez un doute vous pouvez m'envoyer un mail : assuntogabarito@gmail.com

CHRISTOPHE SOUSA em 25.01.2023. 17:56

Boa tarde,

Caso possa ajudar nas vossas perguntas envie para assuntogabarito@gmail.com

Cumprimentos

Ricardo em 24.01.2023. 17:16

Boa tarde, um veículo no qual o seu país de origem é a Noruega paga ISV caso o importe para Portugal?

Ricardo em 24.01.2023. 17:15

Boa tarde, um veículo no qual o seu país de origem é a Noruega paga ISV caso o importe para Portugal?

Sergio em 23.01.2023. 14:33

Boa tarde,
Obrigado pelo excelente site e também pelas questoes pertinentes colocadas pelos participantes.

Adquiri há um ano, particularmente, uma viatura 100% electrica na Alemanha, com mais de 6 meses e 6000 km, tendo pago o iva (19%), no pais de origem.
A questao para a qual gostaria obter a vossa ajuda é, posso vender a viatura a uma empresa e a mesma pode liquidar Iva em Portugal?
Obrigado de antemão.

PEDRO MARQUES em 22.01.2023. 20:41

Boa noite eu estou a pensar em voltar ao meu pais Portugal estou na Alemanha , e queria legalizar a minha BMW serie5 em Portugal , a questão como posso legalizar de forma mais em conta visto que vou de vez para o meu pais . E como posso saber se o meu veiculo tem as normas WLTP.
OBRIGADO AGUARFO RESPOSTA...

Otilia Sousa em 22.01.2023. 13:25

Preco

Mario em 10.01.2023. 17:56

Olá boa tarde.

O meu nome é Mário vivo na Irlanda tenho um Nissan qashqai 2007 1.5 dci gostava de levar o carro comigo e legalizar!. O volante é ao contrário, mas será possível fazer a legalização e seguro?
Poderia-me dizer o valor???

Obrigado

Mário Ribeiro

Gonçalo em 07.01.2023. 12:42

Bom dia
Gostaria de adquirir viatura na Alemanha (onde estou em trabalho temporariamente neste momento).
Vi uma viatura que me interessou e a mesma tem menos de 1 ano. Se realizar negocio, só a irei levar para Portugal em Abril para a registar.
A pergunta é, para pagar o ISV quando a for registar, qual a data (idade) que conta? A da primeira matricula na Alemanha ou do meu contrato de compra com o stand? Isto porque em Março a viatura perfaz 1 ano, e existe uma diferença de quase 600€.
Obrigado desde já

Melhores cumprimentos
Gonçalo Duarte

Pedro Amorim em 06.01.2023. 21:36

Boas. Tenho um carro de 1985 com matrícula francesa e gostava de saber o processo e custos de legalização, neste caso se compensa ou não.
Obrigado

luis em 04.01.2023. 18:39

bmw x3

luis em 03.01.2023. 15:01

Esclarecimento

Daniel Santos em 29.12.2022. 22:16

Boa tarde, qual é o valor total que vou pagar de legalizar um carro híbrido gasolina com 56gco3
Com 2894 cilindrada da Alemanha para Portugal
Agradeço muito a vossa ajuda!!!

Denys em 29.12.2022. 14:09

Bonjour , j'ai une voiture d'occasion immatriculé 6 mois a mon nom en Belgique ( je vie en Belgique et je suis belge ) je viens m'installer au Portugal définitivement, dois je payer une taxe a l'importation ? Merci de votre réponse bien à vous .

Francisco Pedro Linhares Salabert em 28.12.2022. 13:54

Boa tarde, estou a pensar ir a Bélgica comprar um carro a um partícular que vi num anúncio. Quais as suas recomendações? A nível de papelada o que devo trazer ou levar e assinar juntamente com o proprietário atual? Agradeço ajuda nesta matéria. Muito obrigada

Nuno em 26.12.2022. 22:07

Boa tarde,
Um carro de tração às 4 rodas (4x4) tem tarifa ISV igual ao dos carros de tração às duas rodas.

Obrigado

Escrever um comentário ou colocar uma dúvida

POR FAVOR leia a página toda antes de fazer perguntas que já estão respondidas no texto principal! Obrigado.

:

:

:


Estamos em 2022, para o ano vamos estar em que ano?

Por uma questão de rapidez na resposta e de poupança de espaço, considere que as minhas respostas incluem sempre os normais cumprimentos. :)

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.

Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais