Simulador ISV 2020

Nesta página: simulador que calcula o ISV e IUC a pagar por automóveis ligeiros de passageiros novos, usados importados, da UE e fora da UE, mostrando a diferença entre 2019 e 2020.

Cilindrada em cm3
cm³/cc
Excepções e notas
Resultados da simulação
impostosobreveiculos.info
Os resultados da simulação aparecerão aqui.
Porém, ainda não preencheu todos os dados necessários para que a simulação possa ser feita.
Complete pelo menos os campos Cilindrada e Emissões CO2.

Desconto CO2

Use esta opção apenas se perceber o que é escrito no parágrafo seguinte - se não entende, ignore esta opção.

O cálculo do ISV é feito com base em duas componentes: cilindrada e emissões de CO2 (também chamada componente ambiental).
Sobre o resultado é aplicado um desconto aos automóveis importados usados da UE, que varia consoante a idade dos mesmos.
Neste momento (2020), esse desconto não é aplicado à componente CO2. Existe um diferendo entre a Comissão Europeia e Portugal sobre se esse desconto também deveria ser aplicado à componente CO2. Ao colocar o visto na caixa "Mostrar simulação com desconto CO2" poderá ver quanto seria o ISV se o desconto fosse também aplicado à componente CO2.
Atenção: o valor resultante é apenas informativo, não tem qualquer validade.
Para mais informações: o desconto da idade aplicado à componente ambiental (CO2).

Veículos não abrangidos

Para que o simulador seja rápido e simples, optei por incluir apenas os casos mais comuns pelo que não simula:

Voltar ao simulador

Emissão de partículas

No valor indicado assume-se que o carro a gasóleo emite menos de 0,001g/km de partículas. Normalmente, os carros que têm filtro de partículas (todos os carros recentes têm) cumprem este requisito.
Se o valor for superior ou se não for possível conhecer o valor das emissões de partículas, há uma taxa adicional de 500€ que não aparece na simulação.
Esta taxa não se aplica a carros a gasolina.

Voltar ao simulador

IVA

Carros com menos de 6 meses de matrícula ou menos de 6.000 km são considerados novos e pagam sempre 23% de IVA em Portugal, independentemente de o terem pago no país de origem.
Se na simulação não colocou o preço do carro, apenas será acrescentado IVA ao valor do ISV. Deverá indicar o preço do carro para uma simulação correcta.
Mais informações: IVA na importação de carros ou motos.

Voltar ao simulador

Eléctricos

Carros exclusivamente eléctricos não pagam ISV (ou IUC). Só pagarão IVA e taxas aduaneiras se importados de países fora da UE.
Mais informações: importar um automóvel eléctrico para Portugal.

Voltar ao simulador

Combustíveis alternativos

Carros bi-fuel ou dual-fuel, que funcionem a GPL, GN ou GNC (ou qualquer outro combustível) e a gasolina pagam ISV como carros a gasolina - não são considerados híbridos, nem têm qualquer benefício ou tratamento fiscal diferenciado.
A excepção são os carros que funcionem exclusivamente a GN/GNC/GNL, ou seja, que não podem consumir gasolina - que eu saiba, são um caso raríssimo e não estão aqui considerados.

Voltar ao simulador

WLTP

Coloque o visto na caixa WLTP apenas e só se as emissões de CO2 do carro tiverem sido homologadas pela norma WLTP.
Para saber se um carro foi homologado usando a norma WLTP deverá consultar a documentação do carro - o DUA, o Certificado de Conformidade ou equivalente.
Normalmente, nenhum carro comercializado antes de 2018 foi homologado usando a norma WLTP. Na dúvida, não coloque o visto na caixa WLTP.

Se na documentação aparecerem ambos os valores NEDC ou NEDC2 e WLTP, os valores a serem considerados para pagamento do ISV e IUC serão sempre os WLTP.

Se na documentação não aparecer qualquer referência ao protocolo WLTP, isso quererá dizer que a medição utilizou o protocolo NEDC.

Nunca use os valores do protocolo NEDC2 - não são aceites.

Tenha em atenção que deve ter algum cuidado em fazer comparações directas entre o resultado da simulação com WLTP e sem WLTP.

A comparação, a ser feita, tem que ser NEDC/2018 vs WLTP/2019.
O problema é que nem todos os fabricantes divulgaram as emissões WLTP, mesmo que as tenham medido. Isto porque existe uma medição intermédia obtida através de um simulador que "converte" as medições WLTP em medições NEDC2, que deve ser usada entre Setembro e Dezembro de 2018.

Ao se fazer a comparação NEDC2/2018 vs WLTP/2019 fica-se com a impressão que se poupa dinheiro mas, pode não ser isso que acontece. Não digo que não aconteça em alguns casos mas, não é linear.

É um pouco confuso, e o simulador é simplificado ao máximo para que seja utilizável mas, é importante ressalvar que a se poder fazer a comparação, só com os valores WLTP de 2019.
Neste momento, no simulador, a comparação que está a ser feita é NEDC2/2018 vs NEDC2/2019 ou, se colocar o visto na respectiva caixa NEDC2/2018 vs WLTP/2019.
Só sabendo os valores WLTP em 2018 e em 2019 é que se pode fazer uma comparação fidedigna.

Voltar ao simulador

Declinação de responsabilidade

Este simulador, como o próprio nome diz, simula o cálculo de impostos (ISV, IUC, IVA e taxas aduaneiras) a pagar por um automóvel ligeiro de passageiros, novo ou importado usado.
O cálculo está de acordo com a legislação em vigor, é verificado constantemente, que eu tenha conhecimento tem uma exactidão de 100%, no entanto, é feito com a introdução de dados pelo utilizador, que poderão estar incorrectos ou mal introduzidos, poderá não calcular correctamente situações não previstas e poderá ter erros, pelo que aconselho sempre a confirmar, apenas numa última instância imediatamente antes de comprar ou importar qualquer veículo, junto da Autoridade Tributária e Aduaneira, os valores aqui dados. Nessa altura poderá também efectuar a simulação através do simulador da AT que encontra aqui - note no entanto que o simulador da AT recusa qualquer vínculo da mesma ao resultado da simulação, os cuidados que tem aqui também os deve ter com o simulador da AT.
Se encontrar alguma disparidade entre o simulador da AT e este simulador, agradeço que me avise, usando para tal o formulário para comentários que encontra mais abaixo.

Dúvidas, problemas ou sugestões

Se tiver uma dúvida, um problema ou quiser fazer uma sugestão, use por favor a caixa de comentários mais abaixo.
Estou sempre a melhorar esta página e gostava de contar com a sua ajuda. Obrigado.

Voltar ao simulador

18.12.2019. 16:16

ilidio Moreira em 20.09.2020. 10:00

Bom dia
pretendia importar um veiculo para táxi com mobilidade reduzida na qual gostaria de saber quais os custos de ISV
características do veiculo: ano 2004/ Dezembro ,cc1995 co2 167g ?

FD em 18.09.2020. 14:38

@Hugo Loureiro em 18.09.2020. 10:55

Não tenho conhecimento directo mas parece-me verosímil.
Do que investiguei, os prazos andam em média nos 3 dias mas depende muito dos sítios onde faça - não há uniformidade nos prazos.

Deverá averiguar a idoneidade dos vendedores para que o processo seja pacífico.
Em quaisquer concessionários oficiais não deverá ter quaisquer problemas em pagar a viatura antecipadamente.
Em vendedores "grandes" (com um grande número de viaturas em venda) também não deverá ter problemas.

Preocupar-me-ia em vendedores de pequena ou média dimensão, não tanto pelo pagamento prévio mas por causa de atrasos devidos a "incompetência" (também existe na Alemanha).

Evite ao máximo vendedores com poucos veículos à venda.

Em alternativa, pergunte qual o prazo para o registo e pondere ficar alojado os dias necessários na Alemanha.

Hugo Loureiro em 18.09.2020. 10:55

Bom dia,

Estou no processo de compra de um automóvel na Alemanha, no entanto fui informado pelo stand de que existe alguma dificuldade em arranjar a matricula de exportação devido ás restrições de aceso ao publico nos respectivos escritórios.

Outros vendedores informaram-me que é possível arranjar a matricula mas só com agendamento prévio.

Desta forma, a maior parte dos vendedores em stand exigem que o pagamento da compra terá de ser feito antecipadamente antes da minha deslocação para permitirem algum tempo para os respetivos agendamentos e evitar que a minha deslocação á Alemanha seja prolongada.

Gostaria de lhe perguntar se tem conhecimento da atual situação e se realmente a solução apresentada pelo vendedor é legitima e viável.

Cumprimentos,

Hugo Loureiro

FD em 17.09.2020. 12:02

@Rafael Ribeiro em 16.09.2020. 22:41

Essa informação está noutra página, actualizada sempre que há desenvolvimentos relevantes: ponto da situação do tema ISV, CO2 e importados usados.

Rafael Ribeiro em 16.09.2020. 22:41

Boa noite,

A minha pergunta é a seguinte: Houve alguma mudança de legislação relativamente ao ISV? Eu tinha a noção que os valores eram mais altos...
Será que é possível indicar-me como posso informar-me do desfecho em que Bruxelas deu um mês ao governo português para corrigir o ISV devido a este ser considerado "discriminatório"? Este aviso de Bruxelas foi feito no final do mês de Novembro de 2019.
Peço desculpa se o meu comentário não é diretamente relacionado com o uso do simulador deste site, mas não sei mesmo onde mais posso encontrar informação acerca deste tema. Agradeço desde já por qualquer resposta.

FD em 12.09.2020. 12:42

@Marco Gomes em 11.09.2020. 22:57

Não.
Escolha a opção "Menos 6 meses ou 6.000km" e leia a secção "IVA" do texto.

Marco Gomes em 11.09.2020. 22:57

Olá boa noite,
Estou interessado em comprar um carro na Alemanha com menos de 6 meses mas com mais de 6000 Km´s, para fazer a simulação do custo do imposto é na zona onde diz, de 6 meses a um ano ?
O carro em questão tem 999cc e 88g.

Obrigado

Cumprimentos

FD em 11.09.2020. 19:59

@Miguel em 11.09.2020. 15:10

As especificações podem mudar de país para país e de ano para ano.
Não se pode fiar em locais generalistas, tem de consultar a documentação do próprio carro (livrete).

FD em 11.09.2020. 19:57

@Marcos Ribeiro em 11.09.2020. 11:58

Não tem.

Miguel em 11.09.2020. 15:10

Olá novamente FD. Existe algum sítio onde possa saber o peso bruto dos veículos?

Penso que a grand picasso que queria importar so tem 2120kg. Mas não tenho a certeza.

Marcos Ribeiro em 11.09.2020. 11:58

Pretendo trazer da alemanha um Audi A3 2.0 Diesel de 2013 mas continuo sem conseguir entender se tenho desconto no co2 porque embora ter lido o texto ainda fiquei na dúvida no que toca isso!
Obrigado

FD em 10.09.2020. 20:08

@Miguel em 09.09.2020. 19:19

Se tiver 7 lugares, um peso bruto superior a 2.500kg e não tiver 4x4, sim, só paga 50%.

FD em 10.09.2020. 19:54

@PEDRO em 08.09.2020. 19:40

Leia por favor: Brexit - importar um veículo do Reino Unido (UK).

Miguel em 09.09.2020. 19:19

Boa tarde. Não sei se percebi bem.
Quero Importar uma c4 grand Picasso de 7 lugares terá um desconto de 50% no isv?

PEDRO em 08.09.2020. 19:40

Boas sabe me informar como é que fica a importação de motas ou automóveis do Reino Unido já que eles saíram da Europa
Obrigado

FD em 07.09.2020. 20:42

@António em 07.09.2020. 09:02

Pode ficar isento de pagar impostos, veja como: isenção por mudança de residência - condições e procedimentos.

António em 07.09.2020. 09:02

Bom dia estou, a viver no estrangeiro, há um bom tempo, e tenho um veículo automóvel e estou a pensar ir de vez para Portugal, como tenho a residência própria em Portugal, e estou a pensar levar o meu carro gostaria de saber como se passa depois em relação, a mudança de matrícula.

FD em 03.09.2020. 09:25

@Francisco Silva em 02.09.2020. 21:07

É a mesma coisa mas, regra geral, não compensa porque não terá isenção de IVA (pago na origem).
Nestes casos é sempre preferível comprar em Portugal uma vez que, verificadas todas as condições para a isenção, não paga qualquer imposto (IVA, ISV e IUC).

Só deverá comprar no estrangeiro se não tiver possibilidades financeiras para comprar um carro novo, aí talvez compense.
Nesses casos não paga ISV e IUC mas, pagará IVA (se houver lugar a esse pagamento) no país de origem.

Francisco Silva em 02.09.2020. 21:07

Boas
Como se processa a importação de carros adaptados para deficientes? A legislação aplicável é a mesma e a simulação dos imposto aplica-se a uma viatura normal?
Obrigado

FD em 31.08.2020. 12:09

@Miguel em 31.08.2020. 03:06

Pode explicar melhor a situação?

Miguel em 31.08.2020. 03:06

carro ingles o que tenho que fazer e o que tenho que pagar

FD em 26.08.2020. 14:31

@José Coelho em 26.08.2020. 10:59

Leia por favor: IVA na importação de carros.

Resumidamente: compra sem IVA em Espanha (se conseguir), paga o IVA em Portugal sobre o custo total (carro + ISV).
Se não conseguir comprar sem IVA em Espanha, paga IVA em Espanha, paga IVA em Portugal e pede reembolso do IVA pago em Espanha.
Está tudo explicado na página que indico acima.

José Coelho em 26.08.2020. 10:59

Bom dia,
Como não existe concessionário da Subaru em Portugal, pretendo adquirir um subaru XV Hybrid novo, na Espanha. Fiz a simulação do ISV e terei de pagar 5994€ + 23.91€, em Portugal. Verifiquei através da leitura no site, que provavelmente terei de pagar IVA em Portugal. Quando adquirir o veículo em Espanha, terei de pagar IVA a 19%, pelo que o questiono, se terei também de pagar novamente o total do IVA em Portugal, ou apenas a diferença entre os 19% e os 23% de Portugal. Obrigado

FD em 25.08.2020. 10:16

@LP em 24.08.2020. 16:45

Leia por favor: https://impostosobreveiculos.info/importacao/isencao-por-mudanca-de-residencia-condicoes-e-procedimentos/ isenção por mudança de residência - condições e procedimentos.

Se não cumprir os critérios para ter isenção, o valor a pagar são +/-16.800€, e sim, este valor está correcto.

FD em 25.08.2020. 10:13

@Vasco Miguel em 24.08.2020. 16:38

Está explicado no texto.

LP em 24.08.2020. 16:45

Boas,

estive 4 anos a viver fora num pais da UE e trouxe comigo um carro que comprei lá. é um seat leon cupra, usado, de 2009, 240 cv, tem 1984 cm3 cilindrada e cerca de 190 g/co2. o ISV a pagar de acordo com o simulador dá-me um valor astronómico, mais do que o que paguei pelo carro (comprei-o ao outro bacano por 10.000€)....... é mesmo isto que terei de pagar?

obrigada

Vasco Miguel em 24.08.2020. 16:38

Como se obtém o desconto sobre a componente ambiental?
Um veículo com cerca de 7 anos, com 1995 cm3 de cilindrada, a diesel, tem esse desconto?

FD em 17.08.2020. 15:58

@Marco em 16.08.2020. 23:05

That's correct.
Any car with low CO2 emissions is "cheap" to import, furthermore, hybrids have a reduced tax rate (hybrids pay 60% of the full tax, plug-in hybrids pay 25%).

Marco em 16.08.2020. 23:05

Hi,

great website, I really appreciate the info you have been providing!

Quick observation, just to make sure I am getting things right: importing a hybrid (gasoline/electric) is taxed very little compared to all the other options, creating a great opportunity to save money.

For example a 1.5 Toyota Yaris (83 g/Km CO2) from 2016 with 40,000Km costs in PT about €15k, while in Spain it's only €11k. The import tax is only €600, creating a saving of over €3k, or about 25%.

Am I doing this right?

Thanks so much again!

FD em 16.08.2020. 15:52

@Artur Lemos em 15.08.2020. 15:06

A ser devido IVA, sim, é calculado sobre o valor final do veículo, incluindo o ISV.

Artur Lemos em 15.08.2020. 15:06

Sobre o ISV também recai IVA? Caso recaia, acaba por ser uma dupla tributação.

FD em 14.08.2020. 11:21

@António Fernandes em 13.08.2020. 21:25

Cada modelo/versão é homologado e na homologação é estabelecido o sistema de propulsão utilizado.
Assim, se o fabricante homologar um carro como híbrido, esse é sempre o ponto de partida, não há qualquer verificação posterior se é ou não.
Cada modelo/versão tem um código único de homologação europeia que é válido em toda a UE (campo (K) do DUA ou em documentos estrangeiros algo como "EC type approval number"), e que tem o seguinte formato:
e1*2020/123*4567

Assim, à parte de determinados pormenores (potência, pintura, rodas, extras, etc.), sempre que dois carros tenham este mesmo código, são em princípio "iguais". Tanto quanto sei (é melhor confirmar esta informação), um carro híbrido deverá ter um número de homologação diferente de um carro de combustão interna simples.

Este número é um número único europeu, no entanto, é "traduzido" em Portugal para um número único de homologação nacional (mantido pelo IMT) de formato diferente (são uma série grande de dígitos), que terá em conta as características específicas da legislação portuguesa (em matéria de impostos, por exemplo).

Se vai buscar um carro a um país da UE para legalizar em Portugal, deve pedir ao vendedor o VIN e o "EC type approval number" e solicitar por email o número de homologação nacional desse carro ao IMT (se já tiver sido homologado em Portugal).
Através do número de homologação nacional pode obter uma certidão de homologação ou de características técnicas que lhe dirá se esse veículo é considerado híbrido ou não - use o portal IMT Online (há um custo associado).

Se não tiver sido homologado em Portugal, outra forma de obter esta informação é através do COC (certificado de conformidade): nos campos 22, 23 e 23.1 deverá estar claramente indicado que o sistema de propulsão é híbrido ou auxiliado por uma bateria. A menção "NOVC-HEV" é a que indica que é um mild/full hybrid.

De resto, a lei não distingue mild de full hybrid:

automóveis ligeiros de passageiros que se apresentem equipados com motores híbridos, preparados para o consumo, no seu sistema de propulsão, quer de energia elétrica ou solar quer de gasolina ou de gasóleo;

Pessoalmente, eu não me fiava muito nos simuladores das marcas - podem ter erros e omissões - é preferível fazer como indico acima.

Se conhecer a matrícula de um carro nacional igualzinho ao que quer importar, nem sequer precisa de pedir o número de homologação nacional, basta pedir a certidão referida acima usando a matrícula (qualquer pessoa pode pedir não é restringido ao proprietário).

António Fernandes em 13.08.2020. 21:25

No caso da legalização de um híbrido, mild hybrid, há pela autoridade alguma aferição do mesmo? Ou seguem o que o importador aferiu? Há possibilidade de ver para um dado modelo como está homologado?
Quando se submete a escolha para o pagamento como ter a certeza de que o mesmo não é recusado como híbrido? Por exemplo no caso do audi SQ7 com bateria de 48V para a alimentação do compressor mecânico, pode-se assumir como híbrido (na prática é um sistema de mild hybrid). Nos simuladores, quando se vê o valor de ISV de um SQ7 vs SQ8, num o ISV vem como híbrido, no outro não (são o mesmo motor).
Cumprimentos

FD em 13.08.2020. 13:24

@Tiago em 13.08.2020. 07:28

Sim, se não existe informação oficial (ficha de homologação ou certificado de conformidade - COC), o CO2 é medido na inspecção para atribuição de matrícula.
E como diz, devido à idade (e inerentes folgas), os valores medidos aumentam bastante conforme a "saúde" do motor e periféricos (escape, catalisador, etc.), especialmente pela forma como são medidos.
Mais informação sobre esta questão nesta página: como conhecer as emissões CO2 de um automóvel.

Sendo o carro de 1998, em princípio, já deverá ter COC (tornou-se obrigatório a partir de 1996) - consulte a marca para saber se tem ou não, ou contacte o IMT para saber se foi homologado em Portugal (sabe se sim pelo VIN, também conhecido por número de quadro ou chassis).

Tiago em 13.08.2020. 07:28

Boas, tenho ideias de importar um carro da Alemanha de alta cilindrada, o carro é um desportivo 2600cc de 1998, medido neste momento, varias pessoas deram entrada de valores de co2 como 380 400 e ate 450, ou seja o valor do isv é de loucos.

A minha duvida é esta, sendo o carro de 1998, será medido aqui em portugal em algum centro que faça as medições das emissões na hora? ou eles vao pela informação dada pelo fabricante em 1998 quando o carro saiu novo?

Pois ja sabemos que ao longo dos anos as emissoes tem tendência para aumentar devido aos anos do motor e ao estado do mesmo.

obrigado

FD em 11.08.2020. 14:13

@Ruben Manuel em 11.08.2020. 13:28

Correcto mas, convém sempre confirmar antes se está tudo conforme porque as especificações técnicas podem variar de país para país.

É conhecido que alguns importadores em Portugal pedem alterações aos fabricantes de forma a poderem cumprir os critérios para beneficiar destas particularidades portuguesas - suspensões/eixos mais resistentes para poderem aumentar o peso bruto, rebaixamento da carroçaria para poderem pagar classe 1 nas portagens, etc.

Verifique sempre no COC ou no livrete do país de origem qual o número de lugares e o peso bruto registado.

Ruben Manuel em 11.08.2020. 13:28

Viaturas como o Skoda Kodiaq, e Hundai Santa Fé, desde que sejam as versões sem tracção pelo facto de serem 7 lugares e ter mais de 2.500 kg, tem a redução do isv em 50% ?

Obrigado,

FD em 04.08.2020. 17:03

@Luis em 04.08.2020. 16:50

Leia por favor: importar um automóvel da Suíça.

Luis em 04.08.2020. 16:50

Tenho uma Volkswagen Golf 5 gti (1984 cm3 e 194 CO2) com 13 anos de pais Suiça.
Quanto ficaria o valor final de ISV no caso de levar em definitivo este veículo para Portugal ? tem 5 lugares.
Obrigado antecipadamente pela ajuda.

FD em 04.08.2020. 10:15

@Francisco Costa em 03.08.2020. 18:19

Se for sujeito passivo de IVA, sim, desde que o custo do veículo seja inferior a 50.000€.

Francisco Costa em 03.08.2020. 18:19

Caso tenha empresa em nome individual poderei descontar o valor do IVA para viatura Hibrida Plug in?

FD em 29.07.2020. 19:09

@Antonio Mendes em 28.07.2020. 09:30

Sim, desde que entregue a DAV até 20 dias úteis após entrada em Portugal.
Depois de entregar a DAV deve circular com a mesma no carro.

Antonio Mendes em 28.07.2020. 09:30

Bom dia.
Fui buscar um carro à Alemanha e tem as matriculas de exportação e o respectivo seguro até 18 de Agosto.
Até 18 de Agosto durante o processo de legalização ate obter a matricula nacional posso conduzir o carro sem problemas?

Obrigado.

FD em 27.07.2020. 15:29

@Henrique Silva em 27.07.2020. 12:29

Em princípio, sim.
Através do VIN é possível a AT verificar que o veículo já pagou os impostos em Portugal uma vez.

No entanto, terá que passar pelo processo de legalização normal se a matrícula foi cancelada definitivamente.

FD em 27.07.2020. 15:26

@Maria José Santos em 26.07.2020. 21:05

O seu texto ficou cortado e não dá para perceber exactamente qual a dúvida.
De qualquer forma, para calcular o ISV a pagar por um carro proveniente da Suíça, no campo "Idade e origem" escolha a última opção.

Henrique Silva em 27.07.2020. 12:29

Boa tarde,

Possuo um carro de 2011 que foi adquirido novo em Portugal. Entretanto emigrei para a Alemanha e levei o carro comigo, o qual legalizei na alemanha. Pretendia agora voltar a trazer o carro para Portugal para oferecer aos meus pais. No meu caso, nao sendo residente em Portugal, mas sendo o único dono do veículo que ja esteve registado em Portugal, é possivel reaver as matriculas antigas evitando o pagamento da importacao?

Antecipadamente grato,

Henrique Silva

Maria José Santos em 26.07.2020. 21:05

Boa tarde, como saber o de um 4x4 importado da Suíça para Portugal. Da Suíça é não UE e tem ou não 50% desconto pois só tem 5 lug. E é a gasolina. Obrigado

FD em 23.07.2020. 10:01

@Joana Rodrigues em 22.07.2020. 20:08

Em teoria, poderia ter isenção de "metade" do imposto.
Mas, na prática, duvido muito que tal aconteça.

Por ser uma situação que não está claramente prevista na lei, sugiro que contacte a AT (alfândega) para saber que entendimento fazem do seu caso.

Joana Rodrigues em 22.07.2020. 20:08

Boa tarde
Eu e o meu companheiro temos um carro em França e os dois nomes constam no livrete e ele agora vem para ca para Portugal e gostariamos de legalizar a viatura .
Pelo que entendi cada pessoa que vem para portugal tem o direito de legalizar um carro gratuitamente.
A minha questao é:
Estando eu com a morada fiscal de portugal e ele de franca e os dois estamos no livrete é possivel na mesma de legalizar o carro gratuitamente?

Obrigada pela atenção

FD em 14.07.2020. 09:09

@Manuel em 13.07.2020. 18:16

Qual foi a dificuldade em usar o simulador?
Seguiu as instruções dadas no texto?

Manuel em 13.07.2020. 18:16

Quanto custo o ISV para importar um carro marca Porsche, de 05/2017, com 2.981 cm3, com 32.000Km. com o preço de €84.900?

FD em 13.07.2020. 10:31

@Justas em 13.07.2020. 08:04

Se percebi bem a sua pergunta, não.

Ou seja, imaginemos que importa um carro dos EUA para a Holanda e depois da Holanda para Portugal.
Neste caso, desde que o carro seja registado na Holanda, pagará ISV em Portugal como se fosse "europeu", com os devidos descontos da "idade".
Para que isto aconteça, é muito importante que a data da primeira matrícula (nos EUA) conste dos documentos do país da UE de onde vai importar.

Justas em 13.07.2020. 08:04

Se o carro vem da América para outro país europeu e é registado aí, eu preciso de pagar o imposto de que o carro não pertence a UE?

FD em 12.07.2020. 15:32

@Jose silva em 12.07.2020. 08:22

A lei não faz distinção entre full hybrid e mild hybrid pelo que sim, pode colocar "híbrido" na simulação mesmo que o carro seja mild hybrid.

Jose silva em 12.07.2020. 08:22

Bom dia
Gostaria de saber se os veículos com sistema mild hybrid,como o dos Mercedes e53amg,pode ser considerado híbrido para efeito de Isa

Obrigado

FD em 08.07.2020. 10:40

@Carlos Nascimento em 07.07.2020. 16:35

Talvez sim, talvez não, depende.

Se o carro tiver COC e em algum campo do mesmo venha indicada essa medida, não terá quaisquer problemas.

Se não tiver COC, se esse modelo foi homologado em Portugal e tem uma ficha de homologação nacional, desde que o importador tenha averbado essa medida, não deverá ter problemas.
Pode saber isto pelo VIN, contactando o importador nacional ou directamente o IMT.

No entanto, se tal não acontecer (não tiver COC nem o modelo estiver homologado em Portugal com essa medida), tanto quanto sei, terá que pedir uma declaração ao importador que indique que essa medida é adequada a esse modelo, para que possa ser legalizado com essa medida de roda.

Carlos Nascimento em 07.07.2020. 16:35

Boa tarde,

Comprei um carro na Alemanha, país em que atualmente vivo, e gostaria de saber se existirá algum problema com a legalização do mesmo, tendo em conta o tamanho das rodas.
No livrete do meu carro, a roda especificada é 215/55 R17, mas o mesmo foi comprado com 235/45 R18. Estas rodas são homologadas pelo fabricante, para o modelo em causa (Passat B8).
Sei que nos livretes portugueses, todos os tamanhos homologados aparecem descritos, no campo destinado às rodas. No caso alemão, não é assim (o campo 22 possui códigos com essa informação), apenas aparece um tamanho visível.
Irei ter algum problema, na legalização do meu carro, em Portugal, devido ao tamanho das rodas?

Obrigado.

FD em 05.07.2020. 12:51

@Maximo em 05.07.2020. 11:29

Leia por favor: isenção por mudança de residência - condições e procedimentos.

Calcular o IUC (imposto anual): simulador IUC.
É importante que leia a informação que consta do Passo 1 nessa página.

FD em 05.07.2020. 12:47

@João ferreira em 04.07.2020. 23:04

Salvo alterações a ocorrer no futuro, qualquer importação do Reino Unido feita até ao final de 2020 é como se fosse dentro da UE.
A partir de 2021, é como se fosse fora da UE.

FD em 05.07.2020. 12:43

@luis silva em 04.07.2020. 21:04

Não sei que dados introduziu no simulador, por isso não lhe sei dizer se os valores estão correctos ou não.

Dito isto, sim, é possível, desde que o CO2 seja elevado - encontro carros desses com CO2 desde 191g/km (17.500€ de ISV) a 216g/km (23.600€ de ISV).
Se introduziu o preço do carro para obter o custo total, é perfeitamente possível que um carro desses custe no total (carro + impostos) 28.000€ a importar.

Mais informações: porque é que é tão caro importar um carro usado?

Maximo em 05.07.2020. 11:29

Bom dia, sou residente na Suiça desde 1987 brevemente irei definitivamente para Portugal, tenho um carro BMW 635 CSI de 1984, poderei legaliza-lo em Portugal? como posso calcular o ICV?
Obrigado

João ferreira em 04.07.2020. 23:04

Boa noite!

Se eu for buscar um carro a Inglaterra paga como dentro da ue ou fora da ue?

Obrigado

luis silva em 04.07.2020. 21:04

ola boa tarde,

tou aqui com uma duvida,se alguem me poder ajudar,

eu fiz a simulaçao iuc de um carro importado de 2006/ 525 bmw gazoleo da alemanha, e da me 28mil euros para legalizar?
esse o preço real?,
porque nacional custam 9/12 mil

obrigado

FD em 02.07.2020. 09:51

@Nunes em 02.07.2020. 09:30

Leia por favor: importar e legalizar uma mota em Portugal.

Nunes em 02.07.2020. 09:30

Bom dia gostaria de saber quanto me custara legalizar uma yamaha 125cc de 2007 que tenho na Suissa, em Portugal, muito obrigado

FD em 28.06.2020. 16:41

@Nuno em 28.06.2020. 00:01

Obrigado, já tinha conhecimento. :)

Nuno em 28.06.2020. 00:01

Informo que o IVA na Alemanha no segundo semestre (inicio a 1 de julho), desce de 19% para 16%, por causa da Covid-19.
Obrigado

FD em 26.06.2020. 18:08

@Hugo em 26.06.2020. 17:43

Se não for AWD (All Wheel Drive, 4x4, etc.) e desde que tenha mais de 2.500kg de peso bruto, pode ser considerado monovolume.
Do que investiguei, parece-me que o XC90 2015 tem um peso bruto de +/-2.700kg, portanto, desde que seja a versão de 7 lugares e FWD, terá 50% de desconto sobre o ISV apresentado pelo simulador.
Confirme sempre estes dados junto da documentação da unidade específica que pretende comprar (não se fie em sites, catálogos e outras informações), de preferência o COC.

O método alternativo existe mas, de todos os casos que analisei, não compensa em nenhum.

Hugo em 26.06.2020. 17:43

Boa tarde. Desde já o obrigado por todo o trabalho que tanta dúvida esclarece.

Um Volvo XC90, modelo pós 2015, de 7 lugares e FWD é abrangido pelo critério de "monovolume"?
Que entidade pode esclarecer?

O método alternativo ainda está em vigor ou já não se utiliza?

Cumprimentos e um bom fim de semana

FD em 26.06.2020. 16:40

@Manuel em 25.06.2020. 16:34

O processo ainda está no seu início - penso que ainda demora a haver notícias.

De qualquer forma, obrigado pela sua participação. :)

Manuel em 25.06.2020. 16:34

Enviei na anterior publicação, uma notícia pertinente sobre o isv. Esperemos que haja alteração no desconto da componente ambiental para veículos usados.
https://www.publico.pt/2020/06/25/economia/noticia/isv-carros-usados-importados-bruxelas-cumpre-ameaca-poe-portugal-tribunal-1921890?fbclid=IwAR0gfLXxz0PTlbx7RDIsTwGq37P4fFyaTyUo4EpBxpxsr1EjISUwjZHsgyg

Manuel em 25.06.2020. 16:29

https://www.publico.pt/2020/06/25/economia/noticia/isv-carros-usados-importados-bruxelas-cumpre-ameaca-poe-portugal-tribunal-1921890?fbclid=IwAR0gfLXxz0PTlbx7RDIsTwGq37P4fFyaTyUo4EpBxpxsr1EjISUwjZHsgyg

FD em 23.06.2020. 10:56

@João Heleno em 22.06.2020. 20:08

A descrição que faz de "buggy" é um pouco vaga.
Tanto pode ser uma espécie de VW Buggy como um quadriciclo.

Mas, sendo de 600cm3, deve ser um quadriciclo, nesse caso deve usar o simulador de motos.

João Heleno em 22.06.2020. 20:08

Boa noite,

Estou interessado em legalizar um buggy com 600cm3 de cilindrada. Em que simulador devo prever os custos de legalização já que o referido veiculo tem matricula francesa.

Obrigado.

FD em 15.06.2020. 18:11

@Manuel em 15.06.2020. 16:22

Na minha opinião, se submeteu a DAV em Abril, não há muito a fazer.
Pode tentar fazer uma reclamação graciosa mas, não me parece que vá ter sorte, a não ser que o atraso na submissão da DAV seja responsabilidade dos próprios serviços da AT.

Manuel em 15.06.2020. 16:22

Boa tarde! Importei um automóvel de Espanha, a diesel, com filtro de partículas. no início de Março. Pretendia legalizá-lo antes da entrada em vigor do Orçamento de Estado de 2020, devido às emissões de partículas: 0,0011 g/km. Devido à pandemia, tudo se atrasou, entre obter atendimento no IMT & afins. Com a atualização do OE, agora terei de pagar mais 500 eur pela emissão de partículas. Uma vez que a fatura do carro é de Março, é possível fazer alguma coisa??? Ou é pagar e calar? Muito obrigado!!!

FD em 12.06.2020. 10:41

@VITOR PEREIRA em 11.06.2020. 23:40

Não tenho, lamento.

VITOR PEREIRA em 11.06.2020. 23:40

Boa noite,

Antes de mais parabens pela sua paciência e pela forma clara e acessivel em como transforma uma materia por vezes complexa. Gostaria de lhe perguntar se tem um link especifico que cubra os custos de importação de um veleiro usado de um pais da UE. Muito obrigado!

FD em 11.06.2020. 12:17

@HFG em 11.06.2020. 09:29

Desconheço onde possa existir tal listagem ou informação.

Normalmente, por vendedores grandes, refiro-me a aqueles que vendem muitos carros e têm um stock grande exclusivamente de usados, como por exemplo, a AutoHus.

FD em 11.06.2020. 12:04

@Antonio Neves em 10.06.2020. 19:49

Até ver, qualquer importação do Reino Unido até 31 de Dezembro de 2020, é como se fosse feita de um país da UE.
Um carro importado do RU em Agosto de 2020 é UE.

HFG em 11.06.2020. 09:29

Bom dia,
Mais uma vez agradeço a sua disponibilidade e informações preciosas que disponibiliza no site, na resposta que fez o favor de me dar acerca da eventual baixa de preço por causa da baixa do IVA faz menção a "vendedores grandes" onde posso encontrar uma lista ou qualquer tipo de informação se é que tal existe, relativa aos mesmos?
Obrigado mais uma vez,
HFG

Antonio Neves em 10.06.2020. 19:49

Em agosto de 2020, se eu trouxer o carro da Inglaterra, entra em Portugal como sendo da União Europeia ou não ?

FD em 09.06.2020. 11:04

@Lúcia de Ascenção Marques Garcia em 08.06.2020. 21:56

A que documento se refere em concreto? O documento necessário para poder usufruir da isenção de ISV? Se for isso, é o atestado multiusos, que pode pedir a partir do seu médico de família, sendo depois sujeita a junta médica que o irá emitir e entregar.
Quando for comprar o carro novo ou usado importado, entrega a cópia desse atestado e tem direito à isenção dentro dos limites existentes.

FD em 09.06.2020. 10:59

@Ederson em 08.06.2020. 20:38

Qual foi a dificuldade em utilizar o simulador?

Não existem benefícios fiscais para pessoas com segundas habitações em Portugal.

Lúcia de Ascenção Marques Garcia em 08.06.2020. 21:56

Tenho uma incapacidade de 70% o que me torna isenta do Pagamento do Imposto Sobre Veículos.
Assim sendo como posso adquirir online o respetivo documento.

Ederson em 08.06.2020. 20:38

Ola, boa Noite gostaria de saber o custo do ISV em um carro com Matricula Britânica modelo Kia Sportage ano 2011 gasolina 1998cc com 188kg co2, e se tem a possibilidade de estar isento dessa taxa se possuo propriedades secundarias em Portugal. obrigado

FD em 08.06.2020. 16:25

@Antonio Mendes em 08.06.2020. 16:18

Enganei-me, queria escrever Bégica e escrevi Holanda - já corrigi.
Sim, o procedimento é igual na Alemanha, Bélgica e Holanda.

Antonio Mendes em 08.06.2020. 16:18

Boa tarde.
Eu pergunto é se na Bélgica também será igual ao procedimento da Alemanha?..., isto é chapas de matricula de exportação e respectivo seguro.

Na Holanda já eu li aqui que sim.

Obrigado

FD em 08.06.2020. 16:01

@Antonio Mendes em 08.06.2020. 15:11

Sim, também é igual na Bélgica.
O procedimento é o mesmo em quase todos os países exportadores de automóveis usados.

Antonio Mendes em 08.06.2020. 15:11

Boa tarde.
já importei um carro da Alemanha mas agora pretendo fazer o mesmo da Bélgica.
Já li aqui que da Holanda o procedimento é o mesmo da Alemanha, mas e da Bélgica como será?
Também fazem uma matricula de exportação com o respectivo seguro para trazer o carro a circular até portugal.

Obrigado

FD em 06.06.2020. 17:28

@jose almeida em 06.06.2020. 13:15

Qual foi a dificuldade em utilizar o simulador?

FD em 06.06.2020. 16:17

@HFG em 05.06.2020. 15:53

É algo que terá que se analisar, caso a caso.
Haverá comerciantes que reflectem a baixa e outros que não - não sabemos e só saberemos quando a medida entrar em vigor.
É uma questão de fazer uma lista dos carros que pretende comprar em alguns vendedores grandes, anotar o preço por carro e ver se depois baixa.

Eu diria que é capaz de baixar se a procura se mantiver baixa.
Se a procura subir para valores normais, duvido que baixe.

Pelo que li, é uma medida a ser aplicada pelo menos até ao final do ano, podendo ser estendida por mais um ano.
Estamos em Junho, com a aproximação do Inverno os preços dos usados na Alemanha costumam subir.
Por isto mesmo, sugiro que compre entre Julho e Agosto.

jose almeida em 06.06.2020. 13:15

Bom dia , estou interessado num automóvel que se encontra na Alemanha , VW Phaeton 3.0 V6 tdi com um preço de 11999.00€ de 2007 a diesel , CO2 259gm.
Gostaria de saber qual o imposto a pagar e quanto me ficaria o valor do carro na totalidade.
Obrigado.

HFG em 05.06.2020. 15:53

Boas a todos, já sigo este site há mais de um ano sempre com muita curiosidade e a tentar receber o maior número de informações possível visto estar comprador de um carro relativamente caro para usar na minha reforma, agora que estava com intenções de ir no dia 22 deste mês para Frankfurt um golpe de teatro, a Alemanha anuncia a baixa do IVA de 19% para 16% a partir de 1 de julho, a minha dúvida é se me pode elucidar, os comerciantes alemães são suficiente "honestos" para refletir isso nos preços praticados, ou é como cá, baixa o IVA nalguns ramos de atividade mas os preços ficam iguais se é que não aumentam?
Obrigado e cumprimentos,
HFG

FD em 04.06.2020. 10:10

@Ana Coelho em 04.06.2020. 08:43

Sim, exactamente a mesma coisa mas, não estranhe a matrícula de exportação holandesa - é menos "profissional" que a alemã.

Ana Coelho em 04.06.2020. 08:43

Bom dia.
Pretendo importar um carro da Holanda mas tenho uma duvida quanto ao procedimento.
Na Holanda as coisas funcionam como na Alemanha? Isto é, também fazem uma matricula de exportação com o respectivo seguro para trazer o carro a circular até portugal.
Obrigado

FD em 03.06.2020. 10:39

@Nuno Jesus em 02.06.2020. 22:50

Quanto às restrições de circulação na sua viagem de volta, não lhe sei dizer.
Sugiro que contacte o Ministério dos Negócios Estrangeiros e pergunte.

Sem me dar os dados do carro e os valores das simulações, não posso comparar e tentar perceber a razão ou se há algum problema.

Nuno Jesus em 02.06.2020. 22:50

Boa noite,

Estou a pensar ir buscar um veículo á Alemanha e tenho duas dúvidas que gostava de vos colocar.
A primeira, tendo em conta que pretendo viajar para Frankfurt a 15/06 é se sabem se terei algum problema em retornar com o carro, atravessando França e Espanha com destino é minha residência (Portugal).
A segunda, relativamente ao valor a pagar pelo ISV do veículo, este simulador apresenta valores diferentes dos do Portal Aduaneiro. Esta diferença é referente á revisão do ISV efetuada em Março pelo governo?
Obrigado e bom trabalho

FD em 01.06.2020. 11:46

@João Sá em 01.06.2020. 10:40

Utilizou o simulador desta página?
Este simulador é só para veículos ligeiros de passageiros, não para motas.

Para motas, siga o atalho na parte "Veículos não abrangidos" do texto.

FD em 01.06.2020. 11:40

@Custodio em 31.05.2020. 23:49

Que eu saiba, não existem diferenças assinaláveis.

A única diferença que existiria seria no IVA mas isso é só para carros novos, com benefício da Madeira por ter uma taxa inferior.

<< Primeira < Anterior [1 / 3] Seguinte > Última >>

Escrever um comentário ou colocar uma dúvida

POR FAVOR leia a página toda antes de fazer perguntas que já estão respondidas no texto principal! Obrigado.

:

:

:


Em que ano é que estamos?

Por uma questão de rapidez na resposta e de poupança de espaço, considere que as minhas respostas incluem sempre os normais cumprimentos. :)

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.

Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais