Simulador ISV 2019

Nesta página: simulador que calcula o ISV e IUC a pagar por automóveis ligeiros de passageiros novos, usados importados, da UE e fora da UE.

Cilindrada em cm3
cm³/cc
Excepções e notas
Resultados da simulação
impostosobreveiculos.info
Os resultados da simulação aparecerão aqui.
Porém, ainda não preencheu todos os dados necessários para que a simulação possa ser feita.
Complete pelo menos os campos Cilindrada e Emissões CO2.

Excepções e notas

Para que o simulador seja rápido e relativamente simples, optei por incluir apenas os casos mais comuns pelo que, não simula veículos 7 lugares e +2.500Kg peso bruto, exclusivos GPL/GNC, anteriores a 1970, veículos de mercadorias, autocaravanas (simulador ISV autocaravanas) e motos (simulador ISV motos).

No valor indicado assume-se que o carro a gasóleo tem filtro de partículas (todos os carros recentes têm). Se o carro não tiver filtro de partículas, há uma taxa adicional de 500€, que não aparece na simulação. Esta taxa não se aplica a carros a gasolina.

Carros com menos de 6 meses de matrícula ou menos de 6.000 km pagam sempre 23% de IVA em Portugal, independentemente de o terem pago no país de origem. Se na simulação não colocou o preço do carro, apenas será acrescentado IVA ao valor do ISV. Deverá indicar o preço do carro para uma simulação correcta.

Carros exclusivamente eléctricos não pagam ISV na importação (ou IUC). Só pagarão IVA e taxas aduaneiras se importados de países fora da UE.

Voltar ao simulador

WLTP

Coloque o visto na caixa WLTP apenas e só se as emissões de CO2 do carro tiverem sido homologadas pela norma WLTP.
Para saber se um carro foi homologado usando a norma WLTP deverá consultar a documentação do carro - o DUA, o Certificado de Conformidade ou equivalente.
Normalmente, nenhum carro comercializado antes de 2018 foi homologado usando a norma WLTP. Na dúvida, não coloque o visto na caixa WLTP.

Se na documentação aparecerem ambos os valores NEDC ou NEDC2 e WLTP, os valores a serem considerados para pagamento do ISV e IUC serão sempre os WLTP.

Se na documentação não aparecer qualquer referência ao protocolo WLTP, isso quererá dizer que a medição utilizou o protocolo NEDC.

Nunca use os valores do protocolo NEDC2 - não são aceites.

Tenha em atenção que deve ter algum cuidado em fazer comparações directas entre o resultado da simulação com WLTP e sem WLTP.

A comparação, a ser feita, tem que ser NEDC/2018 vs WLTP/2019.
O problema é que nem todos os fabricantes divulgaram as emissões WLTP, mesmo que as tenham medido. Isto porque existe uma medição intermédia obtida através de um simulador que "converte" as medições WLTP em medições NEDC2, que deve ser usada entre Setembro e Dezembro de 2018.

Ao se fazer a comparação NEDC2/2018 vs WLTP/2019 fica-se com a impressão que se poupa dinheiro mas, pode não ser isso que acontece. Não digo que não aconteça em alguns casos mas, não é linear.

É um pouco confuso, e o simulador é simplificado ao máximo para que seja utilizável mas, é importante ressalvar que a se poder fazer a comparação, só com os valores WLTP de 2019.
Neste momento, no simulador, a comparação que está a ser feita é NEDC2/2018 vs NEDC2/2019 ou, se colocar o visto na respectiva caixa NEDC2/2018 vs WLTP/2019.
Só sabendo os valores WLTP em 2018 e em 2019 é que se pode fazer uma comparação fidedigna.

Voltar ao simulador

Dúvidas, problemas ou sugestões

Se tiver uma dúvida, um problema ou quiser fazer uma sugestão, use por favor a caixa de comentários mais abaixo.
Estou sempre a melhorar esta página e gostava de contar com a sua ajuda. Obrigado.

13.10.2018. 12:00

FD em 17.06.2019. 19:34

@Yan A. em 17.06.2019. 19:18

Sim, reclassificações fiscais (mudança de categoria) implicam pagamento de ISV.
Nesse caso, como não pagou ISV deverá pagar ISV como autocaravana, faça o cálculo aqui: simulador ISV autocaravanas.

Yan A. em 17.06.2019. 19:18

Bom dia, tem um imposto na alfandega a pagar quando mudar a categoria de um vehiculo? Tipicamente uma ambulancia a homologar em autocaravana. Data de 1998. Obrigado

FD em 17.06.2019. 18:06

@diogo santos em 17.06.2019. 16:34

Não pode circular sem seguro.
Ou circula com o seguro do vendedor, com os riscos associados e desde que o vendedor o permita ou, contrata um seguro temporário ou, traz o carro num reboque ou camião.
Na internet encontra alguns vendedores espanhóis de seguros automóveis temporários.

diogo santos em 17.06.2019. 16:34

Boa tarde. Se comprar um carro espanhol e for lá buscá-lo e trazê-lo para portugal, como é que é em relação a esse percurso (cidade espanhola - cidade portuguesa) pois o carro ainda não tem seguro?

FD em 17.06.2019. 16:09

@Antonio em 17.06.2019. 15:43

Sim, é possível.

Por isso é que o valor mínimo de ISV a pagar é sempre 100€ - para evitar esses casos.

Antonio em 17.06.2019. 15:43

Boa tarde,
Tentei fazer uma simulação dum hibrido plug-in com 45gr de CO2 e uma cinlidrada de 1598 e dava um ISV CO2 negitavo, é possivel?
Obrigado

FD em 17.06.2019. 15:14

@Tania Machado em 17.06.2019. 12:57

Tendo menos de 6 meses irá pagar IVA em Portugal sobre o valor total de compra, e não sobre o valor de compra com a retoma.
Ou seja, paga IVA não sobre 15.000€ mas sobre o preço do carro sem retoma.
Os 20.912,68€ da simulação são com tudo incluído, ou seja, os 15.000€ do custo do carro estão incluídos.
Na prática, se o valor de compra fosse mesmo 15.000€, pagaria um total de impostos de 5.912,68€.

De resto, os valores indicados estão correctos.

Resumindo: o valor que vai pagar em Portugal de impostos é 2.462,68€ (ISV+IVA) + 23% (IVA) sobre o valor de compra sem retoma.
Sobre o IVA deve ler: IVA na importação de carros ou motos.

Para não pagar mais de 6.000€, eu ponderaria adiar o regresso em 5 meses ou, comprar outro carro...

Tania Machado em 17.06.2019. 12:57

Olá Boa Tarde,

Vou voltar para Portugal em Outubro de 2019 com os meus 3 filhos (idades menores de 7 anos e o terceiro algumas semanas de vida) . Acabei de comprar um carro Citroen Berlingo XL Homologado com a norma WLTP , a gasóleo com 114 g/km de emissões Co2 e uma cilindrada 1499 cm3.
O carro terá menos de 6 meses porque sou o vou receber 1 mês antes da vinda, mas o carro é essencial para poder transportar os meus 3 filhos porque atualmente o meu carro não possui espaço para os 3. O meu carro custou-me 15 000 euros com a troca do velho.

Segundo os meus cálculos, vou pagar pela matricula
20912.68€
cm3 = 1786.45€
CO2 = 215.73€
ISV= 2002.18€

Isto esta correto ? É um balurdio ! ?
Obrigada
IVA 3910.50€

FD em 17.06.2019. 12:07

@Ricardo Ramalhais em 16.06.2019. 21:50

O valor das emissões de CO2 para o cálculo do ISV/IUC é sempre o da documentação do carro - seja o livrete ou o COC.

Leia por favor: como conhecer as emissões CO2 de um automóvel.

FD em 17.06.2019. 12:03

@ZeBo em 16.06.2019. 17:24

Que eu me lembre existe um custo mais ou menos elevado que é o da transmissão de propriedade.
De resto, o procedimento é mais ou menos o mesmo de todos os outros países: matrícula temporária + seguro + restante documentação.

Ricardo Ramalhais em 16.06.2019. 21:50

Queria saber como posso ter certeza do valor de CO2 a utilizar no cálculo do ISV. Pretendo ir buscar um carro diesel económico a Alemanha, e nos sites de usados vejo por vezes valores diferentes para os mesmos carros. O valor a usar é o que vem no livrete? Há algum site online onde se possa saber as emissões de todos os carros, todos os anos, todas as versões?

Obrigado.

ZeBo em 16.06.2019. 17:24

ola, importar de Itália alguma situação especial, como pornde espanha que precisas de ter um numero contribuinte espanhol?
Alguma experiência ?
Obrigado

Filipe André em 14.06.2019. 14:28

@FD

Queria apenas mais uma vez agradecer toda a ajuda e informação disponibilizada. Para mim todo o site foi uma grande ajuda. Extraordinário trabalho e mais uma vez, muito obrigado!

Os meus votos de uma optima continuação.

FD em 13.06.2019. 12:45

@Filipe André em 13.06.2019. 10:06

Sim, fez-se entender. :)
Como disse antes, deverá ser NEDC e o valor a ser considerado deverá ser o do campo "CO2 Emissionen".
Se quiser, envie-me cópia do COC para mobilista@gmail.com, eu vejo melhor e posso responder com mais certeza.

A regra aqui é simples:
- aparece menção exclusiva ao termo WLTP? É WLTP.
- não aparece menção ao termo WLTP? É NEDC.

Do que pesquisei, o WHSC é um teste indicado para veículos pesados de mercadorias. O COC deve-o mencionar apenas por uma questão de "já agora, se for preciso".

FD em 13.06.2019. 12:35

@César Gomes em 13.06.2019. 10:02

Faça a simulação aqui: simulador ISV motos.

Também pode estar isento: isenção por mudança de residência - condições e procedimentos.

Filipe André em 13.06.2019. 10:06

@FD mais uma vez muito obrigado pela ajuda e disponibilidade.

Não sei se me fiz entender..
No COC do carro o que aparece é o seguinte:

Aparece valores preenchidos no campo WHSC (Euro VI)
De seguida aparece o campo ETC sem estar preenchido
De seguida aparece o campo WHTC (Euro VI) sem estar preenchido
Depois aparecem novamente valores no CO2 Emissionen

E eu queria saber se isto para calculo de ISV é ciclo WLTP ou ciclo NEDC?

César Gomes em 13.06.2019. 10:02

Bom dia,

Moro no estrangeiro e vou para Portugal de vez. Tenho um scooter 125 e gostava de saber se era possível que me dissessem quanto me custará a legalização sabendo q é de 2017 e que o índice de emissões de co2 é de 52...

Agradeço lhe desde já...

César Gomes

FD em 12.06.2019. 10:40

@Jose Manuel Remelgado em 11.06.2019. 19:54

Não percebi a sua dúvida, pode explicar melhor?

Jose Manuel Remelgado em 11.06.2019. 19:54

olá boa tarde. Estava previsto regreçar a Portugal dentro de tres meses inflismente tive um acidente com o carro que pensava levar. Agora nao sei o que devo fazer pois o tempo nao dá para comprar outro e o levar e estar na mesma isento do imposto, Estou na Suiça. Desde já agradeço.

FD em 11.06.2019. 19:14

@Sergio em 11.06.2019. 19:05

Sim.

Leia mais sobre o IVA: IVA na importação de carros ou motos.

Sergio em 11.06.2019. 19:05

Obrigado pela resposta. Tenho mais uma duvida. Se comprar na Alemanha carro a um comerciante sem IVA. Tenho de pagar IVA cá em Portugal? Obrigado!

FD em 11.06.2019. 18:20

@jose ferreira em 11.06.2019. 15:54

País da UE, até 6.000km ou 6 meses: paga IVA.
País da UE, mais de 6.000km e mais de 6 meses: não paga IVA.
País fora da UE: paga IVA.

Leia mais sobre o IVA: IVA na importação de carros ou motos.

jose ferreira em 11.06.2019. 15:54

Boa tarde, isto quer dizer que se um carro eletrico na alemanha custa €30000 são mais 23% em cima deste valor?
Obrigado pelo seu tempo.
Jose Ferreira

Só pagarão IVA e taxas aduaneiras se importados de países fora da UE.

FD em 11.06.2019. 11:38

@Luis De Campos em 11.06.2019. 10:37

Então é uma questão de reunir o máximo número de documentos comprovativos em como viveu nesse país durante o tempo necessário para poder usufruir da isenção.

Luis De Campos em 11.06.2019. 10:37

Obrigado pela resposta, mas eu não me posso inscrever no consulado, porque já saí do país.

Cumprimentos

FD em 11.06.2019. 09:42

@Sergio em 10.06.2019. 23:23

Desde que não tenha menos de 6 meses ou 6.000km, não terá que pagar o IVA em Portugal.

FD em 11.06.2019. 09:41

@Filipe André em 10.06.2019. 21:51

Deverá ser o último campo "CO2 Emissionen".

FD em 11.06.2019. 09:40

@Luis De Campos em 10.06.2019. 18:10

Quaisquer documentos são aceites desde que estejam em seu nome, sejam "oficiais" e datados.
Tem contrato de trabalho? Tem contrato de arrendamento?
Mesmo que não se tenha inscrito no consulado, ainda se pode inscrever e na posse desses documentos, pode tentar pedir na mesma a prova de residência.

Sergio em 10.06.2019. 23:23

Bom dia.
Queria comprar um carro na Alemanha a uma pessoa particular. Tenho de pagar IVA em Portugal?

Filipe André em 10.06.2019. 21:51

@FD Desde já o maior obrigado pela ajuda.

Aparece valores preenchidos no campo WHSC (Euro VI)
De seguida aparece o campo ETC sem estar preenchido
De seguida aparece o campo WHTC (Euro VI) sem estar preenchido
Depois aparecem novamente valores no CO2 Emissionen

Luis De Campos em 10.06.2019. 18:10

Boas,

Queria legalizar uma viatura como emigrante e sei que é preciso um comprovativo/certificado em como vivi no estrangeiro, mas como nunca me inscrevi no consulado, não o posso requerer a este, como tal por duas vezes contactei a câmera municipal da localidade onde vivia e por duas vezes o documento que me enviaram é o da prova que paguei imposto municipal.

Alguém sabe qual o nome exacto do documento em inglês?

Eu tenho pedido assim: Council Residence Certificate/Proof that I left the country

FD em 10.06.2019. 11:22

@David em 09.06.2019. 23:46

Precisa de saber o CO2 para fazer a simulação: como conhecer as emissões CO2 de um automóvel.

FD em 10.06.2019. 10:51

@Rui em 09.06.2019. 08:53

Depende do valor que colocar na cilindrada mas, sim, é mais ou menos isso.
Não há qualquer redução se não pretender se mudar para Portugal.

FD em 10.06.2019. 10:47

@Filipe André em 08.06.2019. 18:05

Em princípio será NEDC.
Não aparece mais nenhum valor?

David em 09.06.2019. 23:46

Quanto paga de isv um ford mustang V6 3.8 de 1995?

Rui em 09.06.2019. 08:53

Desde ja muito obrigado
A situacao e a sguinte moro na holanda ,tenho um BMW 2.0 gasolina ano 2006 C02 178g/KM tenho desde o inicio e gostaria de o por em portugal com matricula portuguesa.Eu usei o vosso simulador para calcular o ISV que me deu este valor 4863,28 sera este o valor total a pagar ou havera reducao .
Desde ja muito obrigado.

Filipe André em 08.06.2019. 18:05

Olá. Desde já muito obrigado por toda a informação e ajuda aqui disponível no site.

Tenho uma dúvida a qual se possível, gostaria de ser ajudado.

No COC de um carro de 03/2017 aparece nos testes WHSC (Euro VI).
Isto para calculo de ISV é ciclo WLTP ou ciclo NEDC?

FD em 08.06.2019. 17:16

@Rui em 08.06.2019. 10:00

Depende, se explicar melhor o contexto posso dizer se existe alguma redução ou não.

FD em 08.06.2019. 17:10

@Armando C em 07.06.2019. 15:58

Pode importar com isenção de impostos por mudança de residência.
Contudo, o imposto anual será significativo e quando (ou se) decidir vender irá ter muitas dificuldades.

Leia mais sobre isto:
Isenção por mudança de residência - condições e procedimentos
Importação de automóveis - homologação
Simulador IUC

FD em 08.06.2019. 17:07

@Rui Cardoso em 07.06.2019. 15:32

Automóveis anteriores a 1970 pagam ISV de acordo com outro cálculo - não é este o simulador correcto.

Leia mais sobre isto: impostos (ISV/IUC) na importação para Portugal de um carro antigo (clássico).

Rui em 08.06.2019. 10:00

Bom dia
Eu gostaria de mudar a matricula para portugues, como tal usei a vosso simulador para calcular o ISV que e de 4863,28 este valor e total a pagar ou ha ainda alguma reducao.
Desde la muito obrigado

Armando C em 07.06.2019. 15:58

Eu vivo no Canadá há 25 anos. Estou agora na etapa final do planeamento de me reformar e viver em Portugal. Desejo levar comigo um carro Volkswagen Jetta (modelo de 2014) que tem sómente 26.000 kms. Este carro a gasolina, tem uma cilindrada de 2.500 c.c. (4 cilindros). O preço que paguei em 2014 foi C$21.000 ou aproximadamente menos de 13.000 Euros. Gostaria de saber se posso importar este carro para Portugal, que preciso de fazer para o legalizar e mais importante, quanto me irá custar em taxas, etc.
Agradeceria imensamente a ajuda de alguém que esteja bem informado sobre este assunto.
A. C.

Rui Cardoso em 07.06.2019. 15:32

Boa tarde,
Estava a efetuar a simulação de um clássico de 1965, para saber quanto teria de pagar para o legalizar.
A situação de "isenção" de pagamento de taxa de CO2 mantém-se?
Muito grato,
Rui Cardoso

FD em 07.06.2019. 12:45

@Pedro em 06.06.2019. 19:09

Não paga mais.
Pode é pagar menos se tiver um peso bruto superior a 2.500kg e não tiver tracção às quatro rodas.
Se for esse o caso, paga 50% do valor de ISV da simulação.

Pedro em 06.06.2019. 19:09

Boa tarde

Pretendia adquirir uma renault espace de 2015 em frança.
O facto de ser de 7 lugares paga mais pela legalização?

obrigado

FD em 06.06.2019. 10:50

@fernando em 05.06.2019. 23:40

Qual é o furgão? Número de lugares, dimensões da caixa de carga e peso bruto?

FD em 06.06.2019. 10:07

@filipe em 05.06.2019. 10:07

Não.
Na documentação alemã (Zulassungsbesheinigung Teil II) deverá vir inscrita a data do primeiro registo (matrícula) do carro, independentemente do país.

fernando em 05.06.2019. 23:40

Onde posso fazer a simulaçao para um FURGAO usado

filipe em 05.06.2019. 10:07

Uma dúvida de interesse comum (julgo eu) que não encontrei resposta. É comum na Alemanha importarem carros, e haver stands alemães com carros ainda de matricula da Belgica, etc...
Ao importar umcarro (matricula Belgica) mas no stand Alemanha, ser-me-á entregue uma matricula e seguro de exportação e nesse acto irei receber documentação da Alemanha.

Dúvida: Isto significa que o carro na realidade passa a ter um registo/matricula novo na Alemanha? logo a documentação que tenho para importar é como se tivesse um carro novo certo (devido ao registo recente) irei pagar ISV/IVA de carro novo?

FD em 04.06.2019. 10:33

@Damien em 03.06.2019. 17:07

Oui, l'ISV est presque toujours le même quel que soit celui qui le paie ou ce pour quoi il est payé - il y a quelques exceptions mais elles sont très spécifiques (taxis, location de voiture, institutions sociales, pompiers, etc.).

Damien em 03.06.2019. 17:07

Bonjour et merci pour votre rapidité de la réponse d'hier par contre j'aurai une autre question je m'installe au Portugal en tant que professionnel dans l'automobile ce qui est mon métier déjà en France et je voulais savoir si la taxe ISV sera la même en tant que professionnel pour les véhicules particuliers ou les véhicules de société

FD em 02.06.2019. 11:40

@Damien em 02.06.2019. 11:02

Dans ces cas, le calcul est quelque peu problématique car le résultat dépend directement de la classification fiscale du véhicule.
Et la classification fiscale du véhicule n'est pas tout à fait simple à comprendre.
Quoi qu'il en soit, les tables avec les tarifs sont là: tables Imposto Sobre Veículos (ISV) 2019.
Le tableau à appliquer est le tableau B, dont le calcul dépend exclusivement de la cylindrée. Ci-dessous, vous trouverez les différentes classifications fiscales - voyez laquelle correspond à votre véhicule.

FD em 02.06.2019. 11:33

@Júlio em 02.06.2019. 10:20

Penso que deve estar a preencher incorrectamente algum campo.
A única situação em que não há desconto da idade é quando o veículo vem de fora da UE, tem esse campo bem preenchido?

Damien em 02.06.2019. 11:02

Bonjour, dans le simulateur je ne trouve pas la précision pour les véhicules camionnette ou dérive VP 2 places , comment puis-je faire pour connaître la taxe.
Cordialement Damien

Júlio em 02.06.2019. 10:20

Agradeço a resposta.
A alfândega também me disse a mesma coisa.
Já agora porque é que fazendo a simulação no fim do preenchimento da dav os valores aparecem sem o desconto dos anos do carro?
Será que só aparecem quando submeter?
Para este carro (1560cm passageiros partículas --de 0,02 . CO2 96 e data 22/6/2015)
Os valor na simulação na d.a v. É 2288.22
Este é o valor que me aparece na simulação no site das finanças em bruto não tendo o desconto dos 4 anos
O resultado final é: 1678€.
Obrigado

Pedro Costa em 31.05.2019. 11:30

Obrigado meu caro, mais uma vez!

FD em 30.05.2019. 10:36

@Pedro Costa em 29.05.2019. 14:33

França: https://www.leboncoin.fr/voitures/offres/
Bélgica: https://www.autoscout24.be/fr/

FD em 31.05.2019. 10:29

@ribeiro em 31.05.2019. 09:38

Como é que recebe valores diferentes para a mesma simulação? Isso não é possível.

De qualquer forma:
1995cm3
125g/km CO2
3.647,59€

ribeiro em 31.05.2019. 09:38

Eu quero mudar o meu carro de matricula holandesa para portuguesa,mas quando faco as simulacoes recebo diferentes valores , e nao consigo saber ao certo o quanto pagar de imposto.
BMW 320 diesel
ano -20-12-2008
C02 125g/K

FD em 30.05.2019. 10:36

@Pedro Costa em 29.05.2019. 14:33

França: https://www.leboncoin.fr/voitures/offres/
Bélgica: https://www.autoscout24.be/fr/

Pedro Costa em 29.05.2019. 14:33

Meus caros, peço desculpa de eventualmente estar a repetir pergunta antiga mas não encontrei resposta ao que procuro.
Qual é o melhor site/aplicação para pesquisar na França e na Bélgica?

Abraço e obrigado

FD em 28.05.2019. 19:46

@Julio em 28.05.2019. 19:13

A idade do carro é calculada entre a data da primeira matrícula e o fim do prazo para apresentação da DAV.
Tem 20 dias úteis para apresentar a DAV após entrar em Portugal.
O prazo para entregar a DAV é então 25 de Junho de 2019.
De qualquer forma, confirme estes prazos junto da alfândega - não me responsabilizo por qualquer informação que possa estar incorrecta.

Apenas tem que se preocupar em fazer a inspecção para atribuição da matrícula antes do dia 30 de Maio de 2019.

Julio em 28.05.2019. 19:13

Os seguros e matrícula terminam em 30/5/2019 e não 30/4/2019 como disse

Julio em 28.05.2019. 19:09

Importei um carro da Alemanha. Fui buscá-lo.
O stand tratou do seguro matrículas etc.
O primeiro registo é de 22/6/2015, entrei em Portugal sábado dia 26/5/2019.
A matrícula e seguros provisórios terminam dia 30/4/2019.
Pergunta: como posso fazer para que o carro fique registado depois do dia 22?
É que se for antes fica com 3 anos 364 dias, equivale a pagar mais198€ de isv porque não tem os 4 anos.
Agradecia uma resposta concreta rápida , pois só tenho matrícula e seguro até quinta feira 30/5/2019
Obrigado
plajul99@gmail.com

FD em 28.05.2019. 15:27

@Slavic em 28.05.2019. 14:32

Convém cruzar sempre a documentação da carrinha com o que está na lei: Artigo 7.º a Artigo 9.º do Código do ISV.

Se a VW Crafter tiver essas características, sim.
Mas, se estou a ver bem, se essa carrinha é daquelas com acesso a cadeira de rodas pelo portão traseiro, não cumpre esses requisitos (porque não existe a antepara inamovível entre carga e passageiros).

O ideal seria encontrar uma versão com 10 lugares - estaria totalmente isenta de ISV.

Se me explicar melhor qual o propósito do veículo eu posso ajudar a encontrar a melhor configuração para pagar o menor imposto possível.

De qualquer forma, no caso que indica, não tem um desconto de 15%, paga é 15% do valor 11.423€.
Ou seja, pagaria 1.713,45€ de ISV.
Mas, na prática, isso só é possível nas versões mais longas e com menos lugares.

Slavic em 28.05.2019. 14:32

Boa tarde, sera que me podia exclarecer mais uma duvida sff.
Ao importar uma VW Crafter com 9 Lugares e acesso para deficientes, vou pagar se fosse um furgão misto?

Furgões mistos 15% da tabela B (comerciais) Peso bruto >2.300kg
Caixa carga mínimo 145cm x 130cm (CxA)
Antepara carga/passageiros
4x4 excluídos

E os 15% da tabela são de desconto final sobre o valor do ISV? por exemplo
11.38*1968=22.395,84-10.972,84=11.423
Esses 15 % e sobre os 11.423?
Ou seja sobre os 11.423 ainda vou beneficiar de um desconto de 1713.45?
Desculpe o Incomodo, se me poder ajudar.
Com os Melhores Cumprimentos

Pedro Costa em 26.05.2019. 22:42

Muito obrigado FD!!


FD em 24.05.2019. 12:57

@Pedro Costa em 24.05.2019. 10:50

Leia por favor: devolução de parte do valor de ISV cobrado.

FD em 24.05.2019. 14:50

@Luis santos em 24.05.2019. 14:10

Os 6.000km têm que estar feitos aquando da compra, ou seja, na factura ou declaração de venda devem estar indicados os quilómetros à data da transacção.

Pode tentar negociar com o vendedor esta condição, por exemplo, se for um carro de serviço, concretizar a venda apenas depois de alcançar os 6.000km. É uma questão de tentar ver junto do vendedor como podem conseguir chegar a esse resultado.

Luis santos em 24.05.2019. 14:10

Boas
Se for buscar um carro com 4 mil e poucos km e vier com ele a rolar e/ou andar com ele até ter 6 mil km e só depois tratar da legalização, acha que é possivel evitar assim pagar o iva?
Obrigado por toda a ajuda que disponibiliza

FD em 24.05.2019. 12:57

@Pedro Costa em 24.05.2019. 10:50

Leia por favor: devolução de parte do valor de ISV cobrado.

Pedro Costa em 24.05.2019. 10:50

Meus caros, gostaria de vos perguntar se algum de vós já ponderou avançar contra o estado para reaver parte do isv e como se faz.

Muito obrigado

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/detalhe/porque-e-que-o-imposto-sobre-veiculos-viola-a-lei-comunitaria

FD em 22.05.2019. 19:41

@Rocha Pinto em 22.05.2019. 19:03

Basta ver na documentação do carro (livrete ou certificado de matrícula) qual a cilindrada e as emissões de CO2.
Com esses dois valores, preencha os respectivos campos no simulador.
O resultado é mostrado à direita, instantaneamente.

Rocha Pinto em 22.05.2019. 19:03

Boa tarde,
Tenho um Mercedes ML300 a diesel de 150kw de 2011 mas não consigo perceber quanto é que tenho que pagar no total para legalizar o carro.
Será possível ajudar-me?
Muito obrigado

FD em 22.05.2019. 09:58

@Nuno Pereira em 22.05.2019. 08:35

A Audi não tem nenhum motor desse ano com 1995cm3.
Se é o diesel (TDI) tem 1968cm3, se é o gasolina (TFSI) tem 1984cm3.
É importante saber se é diesel ou gasolina porque as taxas são diferentes.

Gasolina paga 5191.42€, gasóleo paga 14797.96€.

Mais informações: porque é que é tão caro importar um carro usado?

Nuno Pereira em 22.05.2019. 08:35

Olá
Fiz a simulação mas estou a achar valores muito altos será que pode me esclarecer?
Tenho um Q5 de 2009, 1995cc 182g/co2 fez agora dez anos.
Quanto vou pagar para o legalizar em Portugal?
Contando que não vai ficar em meu nome é para oferecer ao meu sogro. Os valores que me deu dá para comprar outro carro igual aqui na Bélgica.
Obrigado

FD em 21.05.2019. 10:54

@Bento em 20.05.2019. 22:40

Não acabou mas, desde 2016 que esse desconto apenas é aplicado à componente cilindrada - a componente CO2 não tem qualquer desconto.

Bento em 20.05.2019. 22:40

Boas os preços dantes tinham uma redução dos anos isso já acabou? Obrigada

FD em 18.05.2019. 13:22

@Antonio Gouveia em 18.05.2019. 11:48

Se nada mudar entretanto, sim, continua a ter isenção de ISV se utilizar o benefício de mudança de residência, mesmo que o Reino Unido saia da União Europeia.
Este benefício é aplicável a todos os países do mundo.

FD em 18.05.2019. 13:20

@João Dinis em 18.05.2019. 01:05

Ainda não se sabe com certeza como é que vai ser... talvez se saiba mais para Junho ou Julho deste ano.
A ser como está actualmente na proposta de lei, passará a pagar como se fosse de 2003.

Mais informações: mudança no IUC dos importados usados.

FD em 18.05.2019. 13:18

@Jose Guimarães em 17.05.2019. 21:34

Qual foi a dificuldade em usar o simulador?

Antonio Gouveia em 18.05.2019. 11:48

Boa tarde

Desde ja agradeco a vossa ajuda.
EU vivo em Londres a 12 anos e em Dezembro de 2020 vou regressar a Portugal e pretendia levar o meu carro a minha duvida é mesmo acontecendo o Brexit continuo a ter isençao de isv? Obrigados

João Dinis em 18.05.2019. 01:05

boa noite como estava dizendo, comprei viatura na qual estava legalizada e com matricula portuguesa de maio de 2003 .
Quando fui pagar selo pensando que ia ser mais barato paguei 130 € pois devia ser mais barato.
Fui as finanças, no qual viram a viatura tinha sido importada em Dezembro de 2007 dai a duvida ficou esclarecida.
Agora com a nova lei será? que vou pagar ainda os 130€ pois a data de pagamento è em Dezembro deste ano , mas a data da matricula portuguesa e de 2003 de maio . abraç
obrig dinis

Jose Guimarães em 17.05.2019. 21:34

Boa tarde
Eu queria saber quanto fica a legalização de um megane coupe, 1197 cilindrada, 119 g/km CO2, da belgica, primeira matrícula em 5/2014.

FD em 17.05.2019. 19:34

@João Dinis em 17.05.2019. 19:10

Pode explicar melhor, não está muito clara a pergunta.

João Dinis em 17.05.2019. 19:10

boa tarde tendo carro importado de espanha em 2007-12-26 para portugal quanto devo pagar este ano 2019 sendo a matricula de fabrico 2003-05-16 obrig
cumpriments

FD em 16.05.2019. 17:22

@Luiz Carlos Paredes em 16.05.2019. 17:09

Leia por favor: importar um veículo da Suíça (automóvel, mota, etc.).

Luiz Carlos Paredes em 16.05.2019. 17:09

Posso importar moto BMW da Suíça? Ou só de países que usam o Euro? Obrigado.

FD em 16.05.2019. 11:23

@Slavic em 16.05.2019. 09:37

Depende do número de lugares, do peso bruto e da classificação fiscal (passageiros, mercadorias, misto).
Cada caso é um caso.

Dito isto:
- até 9 lugares são considerados ligeiros e pagam ISV (mais de 9 lugares não pagam ISV)
- até 3.500kg de peso bruto são considerados ligeiros e pagam ISV (mais de 3.500kg não pagam ISV)

Depois, existem algumas categorias com taxas diferentes consoante as características do veículo.

Por exemplo, a Vito/Viano pode ser considerada de passageiros ou mista.
Não é bem assim que a legislação distingue mas, é de passageiros quando os lugares "traseiros" são inamovíveis (as de "turismo").
É mista quando pode tirar os bancos traseiros e passar a transportar carga. Também pode ser mista se tiver um determinado espaço disponível para carga.

Como vê, depende muito das características da viatura.

Respondendo directamente à sua pergunta: a Vito/Viano raramente se inclui na mesma categoria dos ligeiros de passageiros, pelo que paga sempre ISV inferior.

Se quiser fazer as contas, veja as tabelas e tente indentificar em que classificação se insere o modelo que quer: tabelas ISV.
Se quiser explorar todas as variações, leia os artigos 7.º, 8.º e 9.º do Código do ISV.

Slavic em 16.05.2019. 09:37

Bom dia, tenho a seguinte duvida se me poder esclarecer sff.
Uma carrinha de 9 Lugares como por exemplo Mercedes Vito/Viano paga o mesmo imposto que um carro ligeiro?
Obrigado

FD em 14.05.2019. 18:16

@Diogo Santos em 14.05.2019. 15:40

Com que peso bruto?

FD em 14.05.2019. 18:15

@Carlos em 14.05.2019. 14:29

Passageiros, mercadorias ou misto? Com peso bruto inferior a 2.500kg?

Diogo Santos em 14.05.2019. 15:40

Boas estou a pensar importar uma MB v250 de 8 lugares o simulador faz contas para esta?

Carlos em 14.05.2019. 14:29

Pretendo importar uma carrinha Renault Master 2.5 dci. Como eu calculo o imposto de i.portacao deste carro? Preciso saber o co2 também? Como calculo o imposto dessas carrinhas comerciais grandes?

Muito obrigado e parabéns pelo site

FD em 10.05.2019. 10:53

@Gustavo Costa em 09.05.2019. 21:35

É natural e permitido.
A medida entrou em vigor em Janeiro de 2019 mas, como seria de esperar, existiam muitos veículos em stock que não tinham sido homologados pela norma WLTP.
Por causa disto existe uma excepção que permite vender carros novos NEDC até Setembro de 2019, para que se possa escoar todo o stock pré-existente à entrada da norma WLTP.

Pode avançar com a compra descansadamente.

Gustavo Costa em 09.05.2019. 21:35

Tenho em vista um veículo Mercedes CLA da Alemanha para compra em junho próximo. Acontece que o mesmo é de Janeiro de 2019 (data do "livrete") mas só tem o CO2 na versão NEDC. Não consta o valor WLTP nem no COC nem no "livrete" alemão. Há algum problema nisso? Não deveria ser já obrigatório o CO2 vir em WLTP a partir de Janeiro de 2019? Obrigado, G.C.

FD em 09.05.2019. 18:29

@arlindo costa em 09.05.2019. 15:46

Leia por favor: importar um automóvel eléctrico para Portugal.

FD em 09.05.2019. 18:27

@Luis em 09.05.2019. 15:33

Leia por favor: importar um veículo da Suíça (automóvel, mota, etc.).

arlindo costa em 09.05.2019. 15:46

BOA TARDE PRETENDO COMPRAR UM CARRO ELETRICO EM FRANÇA QUANDO PAGO DE IMPOSTO

arlindo costa em 09.05.2019. 15:41

BOA TARDE QUANTO PAGA UM CARRO ELETRICO IMPORTADO

Luis em 09.05.2019. 15:33

Boa tarde. Tenho um carro que o meu pai me ofereceu. E este carro encontra se actualmente na Suíça. Qual o valor que eu terei que pagar no total para o legalizar cá em Portugal?

FD em 08.05.2019. 15:28

@JOSE ROCHA em 08.05.2019. 11:58

Faça as contas aqui: simulador isenção ISV automóveis novos.

<< Primeira < Anterior [1 / 8] Seguinte > Última >>
Escrever um comentário

:

:

:


Em que ano é que estamos?