Impostos (ISV/IUC) na importação para Portugal de um carro antigo (clássico)

Nesta página: encontra informações sobre os impostos a pagar (ISV e IUC) na importação de carros "clássicos".
Resumo: clássicos anteriores a 1970 têm alguns benefícios fiscais, carros a partir de 1970 não têm qualquer benefício fiscal.

Clássicos a partir de 1970

Carros com data de fabrico a partir de 1970, mesmo que sejam considerados clássicos pelas regras do sector, não têm qualquer benefício fiscal, pagam como qualquer importado usado.

Isto quer dizer que têm um desconto de 80% (por terem mais de 10 anos) sobre o cálculo da componente cilindrada do ISV e não têm qualquer desconto sobre a componente ambiental - as emissões de CO2.

Esta forma de calcular os impostos é especialmente penalizadora no caso dos clássicos porque, por serem "velhos", são do tempo em que as emissões de CO2, seja porque a tecnologia existente não o permitia, seja porque não havia pressão fiscal, ambiental ou política, eram elevadas.
O resultado em 2019? Emissões de CO2 elevadas, com o respectivo ISV elevado - porque, relembro, não há desconto da idade sobre esta componente, pagam como se fossem novos.

Além disto, não havia emissões de CO2 homologadas, isto é, oficiais.
Mas, para calcular os impostos - ISV e IUC - é preciso saber as emissões de CO2.
Então, na falta de informação oficial sobre as emissões de CO2, o valor é medido directamente na inspecção para atribuição de matrícula. É este valor medido que irá ser considerado para calcular todos os impostos.
Os carros em estado novo até podiam emitir pouco CO2, relativamente falando, mas, passados 20 ou 30 anos, são motores com tecnologia pouco eficiente, "cansados" (com folgas e fugas) que, por isso mesmo, irão acusar o peso dos anos numa medição directa e emitir demasiado CO2, aumentando significativamente o ISV a pagar para serem legalizados.

Em 2020 as regras de cálculo em relação ao IUC irão mudar, leia por favor: os importados usados e o IUC em 2020.
O parágrafo abaixo irá ser actualizado em 2020, apesar de ainda estar em vigor em 2019, daí surgir riscado.

Falei quase exclusivamente do custo do ISV mas, e o IUC?
Estes carros irão pagar IUC como se fossem novos.
O IUC é calculado com base em duas componentes - cilindrada e emissões de CO2. Pode optar por um carro com baixa cilindrada mas, nas emissões não tem qualquer hipótese de escolha, emite o que tiver que emitir.
A questão agrava-se porque os escalões das emissões de CO2 que servem para calcular o IUC a pagar não são progressivos. Ou seja, paga IUC por escalões de intervalo e não por g/km de CO2 (como no ISV).
Exemplo: um carro que emita 120g/km paga 60,10€, o que dá 0,50€ por g/km de CO2. Mas, um carro que emita 250g/km, paga 335,06€, o que dá 1,34€ por g/km de CO2.

Quer isto dizer que, mesmo em carros antigos simples e de baixa cilindrada, é possível pagar a componente ambiental (emissões de CO2) pelo escalão mais alto. Está-se a ver a pagar 520.54€ por ano de IUC num simples Volkswagen Golf GTI de 1982?

Estes 520,54€/ano também têm muito peso quando tem o mesmo modelo mas, matriculado em Portugal em 1982, a pagar 16,14€ de IUC. Se algum dia o quiser vender, o que acha que vai acontecer?

Se estes dois factos ainda não o convenceram a esquecer a importação de um clássico pós 1970, posso lhe dar algumas dicas que poderão ajudar a satisfazer essa necessidade, digamos, o "bichinho" dos carros antigos.

As emissões de CO2 estão directamente relacionadas com o consumo de combustível.
Isto é, por cada litro de combustível consumido emite-se uma determinada quantidade de CO2. Conseguimos então perceber, pelo consumo oficial divulgado pelo fabricante de um carro, quanto é que emite de CO2, eliminando assim alguma da incerteza da medição na inspecção, mesmo que o método para medir seja diferente.
A relação para a gasolina é de 23,92g/km de CO2 por cada litro de gasolina consumido. Exemplo: um carro que consuma 10 litros de gasolina aos 100km/h irá emitir 10 * 23,92 = 239,20g/km de CO2.
A relação para o gasóleo é de 26,40g/km de CO2 por litro de gasóleo consumido. Exemplo: um carro que consuma 8 litros de gasóleo aos 100km/h irá emitir 8 * 26,40 = 211,20g/km de CO2.

Com estes dados já consegue perceber mais ou menos quanto iria pagar usando o simulador de ISV e o simulador do IUC.

Dito isto, só tem que fazer com que o carro a importar esteja no melhor estado mecânico possível, de forma a que o consumo de combustível seja o menor possível. Faça uma revisão profunda ao motor antes de o levar à inspecção para atribuição da matrícula, onde será medido o CO2 emitido. Se conseguir fazer modificações ao motor que permitam reduzir o consumo, tanto melhor.

Por outro lado, é importante referir que esta forma de calcular os impostos através das emissões de CO2 apenas se aplica a ligeiros de passageiros.
Todos os outros veículos pagam conforme outros critérios que não levam em consideração as emissões de CO2. Por exemplo, os comerciais ou as autocaravanas pagam ISV apenas conforme a cilindrada e, melhor, pagam IUC apenas conforme o peso bruto.

Clássicos anteriores 1970

Os carros antigos com data de fabrico anterior a 1970 têm algumas benesses na importação para Portugal.

No que respeita ao ISV, os carros anteriores a 1970 pagam 95% do valor resultante da aplicação da tabela B, apresentada abaixo. A tabela aplica-se a qualquer combustível, gasóleo ou gasolina.

Componente Cilindrada (Tabela B) sem descontos

Cilindrada (cm3) Taxa por cm3 Parcela a abater (subtrair ao resultado da multiplicação)
Até 1.250 4,80€ (4,74€ em 2017) 3011,74€ (2.970,16€ em 2017)
Mais de 1.250 11,38€ (11,22€ em 2017) 10972,84€ (10.821,34€ em 2017)

Sobre o resultado, é aplicado um desconto de 80%, independentemente do país de origem.

Não existe qualquer cálculo no que respeita às emissões de CO2 e ao ISV. Ou seja, automóveis anteriores a 1970 pagam ISV apenas com base na cilindrada.

Pode usar a seguinte tabela para calcular o ISV a pagar - já inclui todos os descontos.
Multiplique a cilindrada pelos valores indicados e subtraia a parcela a abater.

Componente Cilindrada (Tabela B) com todos os descontos

Cilindrada (cm3) Taxa por cm3 Parcela a abater (subtrair ao resultado da multiplicação)
Até 1.250 0,912€ 572,23€
Mais de 1.250 2,1622€ 2084,8396€
Fórmula para cálculo: Cilindrada * Taxa - Parcela a abater = Total ISV
Exemplo para um carro de 1.000cm3: 1000cm3 * 0,91€ - 572,23€ = 339,77€
Exemplo para um carro de 2500cm3: 2.500cm3 * 2,1622€ - 2084,8396€ = 3.320,66€

Importações a partir de um país da UE não pagam mais nenhum imposto.

Para importações de outros países fora da UE, deve-se adicionar mais dois valores: as taxas aduaneiras e o IVA a 23%.
As taxas aduaneiras dependem muito do país de proveniência, tanto pode pagar 10% (a taxa geral), como 6,5% (países com acordos económicos), como 0% (Noruega ou Suíça por exemplo).

Se o automóvel ou veículo tiver mais de 30 anos, pode ser considerado um bem coleccionável de interesse histórico e pode nem pagar taxas aduaneiras.

O IVA, por sua vez, é aplicado no final do cálculo. Se for no Continente são 23% sobre o valor total: valor compra + transporte e outros custos + taxas + ISV.

Em alguns países da UE, os carros clássicos podem ser considerados antiguidades e como tal, na importação de fora da UE, não pagam IVA ou pagam IVA de um escalão mais baixo.
Por exemplo, na Holanda, o IVA aplicado às importações de antiguidades é de 9%, na Bélgica é 6%. Em comparação com Portugal, na Bélgica são menos 17% de IVA. Num carro de 50.000€, estamos a falar de 8.500€.
Assim, pode ser mais interessante em alguns casos importar para um desses países e só depois, trazer o carro para Portugal.

Em 2020 as regras de cálculo em relação ao IUC irão mudar, leia por favor: os importados usados e o IUC em 2020.
O parágrafo abaixo irá ser actualizado em 2020, apesar de ainda estar em vigor em 2019, daí surgir riscado.
Quanto ao IUC, o regime fiscal não é tão interessante. Pagam IUC como se fossem carros novos, com a excepção da componente ambiental, as emissões de CO2, na qual é aplicado sempre o escalão mais baixo, o das emissões até 120g/km.

Exemplo para um Porsche 911 de 1964, com motor 1.991cm3, importado de um país da UE, usando a primeira tabela:
ISV = 1991cm3 * 11,38€ = 22657,58€ - 10972,84€ = 11684,74€ * 0.95 = 11100,50€ - (11100,50€ * 0.80) = 2220,10€
IUC = 115,96€ + 59,33€ = 175,29€

Se usar a segunda tabela, já com todos os descontos, o cálculo do ISV é mais simples:
ISV = 1991cm3 * 2,1622€ = 4300,56€ - 2084,8396€ = 2220,10€

Se o carro acima fosse importado de um país fora da UE, por exemplo, dos EUA:
Preço compra = 20.000€
Despesas de transporte e seguro = 1.500€
Direitos Aduaneiros (Alfândega) se se aplicarem = 20000 + 1500 * 0.10 = 2150€
ISV = 2220,10€
IVA = (20000€ + 1500 + 2150 + 2220,10) * 0.23 = 5950,12€
Custo total importação = 1500 + 2150 + 2220,10 + 5950,12 = 11820,22€

Dúvidas ou questões? Use a secção de comentários mais abaixo.

04.02.2018. 14:42

FD em 13.08.2020. 13:17

@Ricardo Botelho em 13.08.2020. 05:02

Deve confirmar sempre estas questões mais específicas junto da alfândega antes de importar qualquer veículo.

Dito isto, em princípio, se conseguir uma declaração idónea e credível do interesse histórico do veículo por parte de um organismo reputado do sector (FIVA e seus afiliados por exemplo), poderá declarar na alfândega um código TARIC diferente que lhe dará isenção das taxas aduaneiras.
Atenção que a alfândega poderá ou não aceitar esta declaração e em consequência disso, a taxa poderá ser isenta ou de 10%, tudo depende da declaração e dos documentos apresentados que comprovem o interesse histórico, de forma a que o veículo seja considerado uma "antiguidade" ou "peça de museu".

Sendo mais concreto, um Renault 5 GTL dificilmente será uma antiguidade a não ser que seja mais raro como por exemplo, uma unidade especial (primeiro/ultimo da série, participou num filme, correu numa corrida famosa, etc.) ou uma versão especial, como por exemplo o Turbo de motor central.

Na prática, antes da importação, faça uma consulta vinculativa junto da alfândega, anexando a documentação e perguntando directamente se o veículo pode ser classificado pelo código TARIC 9705000090.

FD em 13.08.2020. 12:45

@Diogo Bispo em 12.08.2020. 16:00

Está explicado no texto, as emissões são medidas no centro de inspecções.

Ricardo Botelho em 13.08.2020. 05:02

Em relação á importação de clássicos com +30 anos de fora da UE, como posso verificar a isenção ou não de taxas aduaneiras por ser veículo com interesse museológico?

Diogo Bispo em 12.08.2020. 16:00

Boas
Gostaria de saber os procedimentos a se tomar quando um carro é de 1970 ou após e no entanto não possui níveis oficiais de emissões. Obrigado

FD em 01.08.2020. 16:31

@Vasco em 31.07.2020. 11:53

Não.
Tanto quanto sei (convém confirmar), se importar da Ilha de Jersey pagará ISV e IVA como se fosse fora da UE.
Apenas não pagará taxas aduaneiras.

Vasco em 31.07.2020. 11:53

Boa tarde. Sabe me dizer se importar um carro de Jersey UK, é o mesmo que importar um carro de outro país da comunidade europeia?

FD em 11.07.2020. 19:18

@Manuel Domingues em 11.07.2020. 01:25

Tinha 20 dias úteis para declarar a entrada do carro em Portugal.

Como não o fez, pode ter que pagar uma coima (mínimo 250€) e 4% de juros contados a partir do final do prazo até ao momento da entrega da declaração.

O ISV a pagar é o que está indicado no texto.

Em despesas burocráticas deverá gastar cerca de 200€ a 400€, dependendo da situação em concreto (pode ser necessária uma homologação individual).

Manuel Domingues em 11.07.2020. 01:25

Importei um clássico de Inglaterra ( MG J2 ) de 1933 matrícula YD - 8332 que chegou a Portugal no dia 06/08/2019.

Como até à data, não tive qualquer informação ? Pergunto
Quais vão ser as despesas em Portugal ?
A cilindrada do carro são 732 cm3
Antecipadamente agradeço
Melhores Cumpts
Manuel Domingues

FD em 03.07.2020. 15:05

@Victor Pinto em 03.07.2020. 10:34

Para efeitos de IUC, leia por favor: isenção de IUC em carros clássicos com mais de 30 anos.

Victor Pinto em 03.07.2020. 10:34

Boa tarde! Tenho uma Kawasaki EL 250 de 1991 totalmente restaurada, gostaria de saber apartir de que idade começam as motas a ser consideradas clássicas. Muito obrigado.

FD em 29.05.2020. 16:04

@Demis em 29.05.2020. 14:38

I would suggest you bring the car with its original motor if it's pre-1970, because it won't pay taxes accordingly to its CO2 figures.
If it's from 1970 or after, I strongly advise you to don't bring it at all.
Its CO2 figures (that influence the amount of tax to pay) should be astronomical. You can easily pay, just for the CO2 component, something like 25.000€.

Being pre-1970, with its 2.300cm3 original engine you should pay something like 2888,22€ ISV (+ VAT + duty tax if outside UE).

You must be aware that engine swaps in Portugal are complicated and difficult to approve.
The bureaucracy is intricate and cumbersome.
You have to go through an homologation process, submit an alteration project, subject the car to a thorough technical test and then get the necessary approval.
I don't recommend it at all, unless you're someone that can't be stressed by these type of obstacles.

When in other countries the transformation of a car from an internal combustion engine to an electric one is a rather simple process, in Portugal it's something that isn't neither easy nor simple - that gives you an insight of how troublesome something like you want to do is.

Demis em 29.05.2020. 14:38

Hello,i have some doubts,i would like to bring a car in Portugal from Moldova,Ukraine,Russia...etc.The car is Gaz 21 Volga,it's from 1966-1970 with the cylinder 2300m^3.But the problem is that it doesnt have her original engine and i would like to bring it here to restore and install a modern engine from 2014-2016 that its more eco.How much will it cost me to do that?TY

FD em 28.05.2020. 10:17

@dave em 27.05.2020. 18:43

You'll be paying 7.861,28€.
This value is valid if imported from the UK until the 31st December 2020.

After that date (if that date becomes definitive) you have to pay customs duty (10%) and VAT (23%).

dave em 27.05.2020. 18:43

hi i am restoring a 1965 mustang 4600cc on uk number plates i have tried to use the diogram but its not very clear
(to me ) i am sure i am doing something incorrect any idea more or less what it would cost to import to portugal thanks for your help

Emanuel de Castro em 08.05.2020. 11:00

Your a star! - many thanks again FD. I'll get in touch with that Dutch company. All the best.

FD em 07.05.2020. 12:31

@Emanuel de Castro em 06.05.2020. 17:46

You'll have to find a company to assist you regarding the import through Holland.

There's one that you can find online that looks legit and trustworthy to me: try searching online for "SCL Rotterdam".
Please be aware that I'm not recommending this company, it's one that I've seem to bump to every now and then.

If you want to compare costs to a import through Portugal, you'll need to contact a "transitário" (shipping/freight expert) or "despachante oficial" (customs broker) and get a quote. It'll be your de facto expert to assist you in Portugal on the import.
You can also search for a "do-it-all" specialist known as "agência de documentação automóvel", that'll be your liasion whenever needed between the "transitário", the "despachante oficial", tax authorities (Autoridade Tributária) and portuguese road and vehicle authority (Instituto da Mobilidade e dos Transportes).

Emanuel de Castro em 06.05.2020. 17:46

Hi FD

Many thanks for the timely and wonderful response. I do understand some Portuguese but the technical terminology is sometimes a challenge.

May i ask a follow up question? Is there an organization in Holland that could help facilitate the import via them (for a fee I'm sure) - or would I have to develop a contact there? I am not married so will have to take 3 cars via Holland.

I am still early in the process of emigrating - need to sell some property locally and wind things up but your kind information is another step on the journey. Thanks for the welcome:-)

FD em 06.05.2020. 13:46

@Emanuel de Castro em 05.05.2020. 20:45

Do you speak and fully understand portuguese? Do you understand all that is said in this page?

Value determination: qual o valor para calcular o IVA e as taxas aduaneiras?

My personal advice to you:
- you're fully tax exempt (no tax at all) for ONE vehicle when moving to Portugal, as long as you meet some criteria
- choose the most valuable vehicle and import it using this exemption
- if you're not single (married, whatever), or and if you have children (+18) who will come with you, maybe it's time to put the second/third/etc. most valuable vehicle in your other half's name or children so that she/he/they can benefit from the same exemption
- regarding the other two, I'm not aware of their market value but, if it's a considerable one, consider importing them through Holland/Netherlands, as the VAT (9% vs Portugal's 23%) and duty tax (0% because it's considered an antique) is substantially smaller there than in Portugal
- then, when those taxes are paid, bring the cars to Portugal and pay the ISV tax here

After you have all the cars here, apply for a "vehicle of historic importance" certificate so that you don't have to pay the annual tax (IUC).

More information about the exemption: isenção por mudança de residência - condições e procedimentos.
More information about the "classic vehicle" IUC exemption: isenção de IUC em carros clássicos com mais de 30 anos.

Welcome back. :)

Emanuel de Castro em 05.05.2020. 20:45

I previously posted in a different section before seeing the category regarding classic cars.

I am South African but born of Portuguese parents here. So I have dual nationality (both SA and Portuguese passports and ID's). I intend to permanently emigrate to Portugal. My challenge is that I have small classic car collection consisting of:

1. 1958 Autobianchi Bianchina (479cc)
2. 1958 MGA (1600cc)
3. 1966 Jaguar E-type (4200cc)
4. 1968 MGC (3000cc)

My concern is that taking these with me to Portugal could not be economically viable from a Portugal registration and import duties perspective. It would be sad to sell these in South Africa as I have lovingly restored each of these to concourse standard over the years.

Something I did not see is the value determination of the cars on which certain duties and taxes are charged. In my case my hobby is the restoration of the cars so I buy them at low costs before restoration. I then restore them to the highest standards so the value is well above original purchase price. As example I bought my Jaguar E-type 6 years ago for the equivalent of Eur 12,500. After restoration it is now worth Eur 60,000 - what value would be used by the Portuguese authorities for example in determining the import duties - the original 12,500 or a "deemed market value"?

Could you advise what sort of costs I'm looking at if I decided to import all of them? I'm hoping there are sufficient concessions for classic cars that may make this viable. It would be fantastic to drive them on the beautiful scenic roads there and to join the local classic car clubs.

Many thanks for your help

Emanuel de Castro

FD em 17.04.2020. 12:00

@Ricardo Silvestre em 16.04.2020. 21:16

Se já está na Holanda, com as taxas pagas (IVA e tarifas aduaneiras), ou seja, se já está desalfandegado (encontra-se fisicamente fora da alfândega), só terá que pagar o ISV.
É importante que receba o original ou cópia do documento de liquidação do IVA e tarifas aduaneiras (a existirem).

Se é anterior a 1970 o método de cálculo do ISV é igual independentemente da proveniência.

Ricardo Silvestre em 16.04.2020. 21:16

Boa noite,
Estou a ponderar a compra de um carro anterior à 1970, em que tem proveniência de USA, estando neste momento o carro na Holanda com as taxas UE pagas, mas não matriculado.
A minha questão é se se aplica as condições fora UE, ou como já tem as taxas pagas é considerado apenas o pagamento ISV.
Desde já agradeço a resposta.
Melhores cumprimentos.

FD em 25.03.2020. 10:20

@Max Girard em 24.03.2020. 20:32

Se se vai mudar para Portugal e apenas traz esse carro pode ficar totalmente isento de impostos.
Para saber mais: isenção por mudança de residência - condições e procedimentos.

Se não cumprir as condições ou quiser trazer mais do que um carro, basta fazer as contas aos impostos a pagar conforme indicado no texto.

Sem contar com os impostos, deve gastar cerca de 300€ a 400€ para o processo burocrático.

Para entregar todo o processo a uma empresa, poderá gastar mais cerca de 500€.
Para uma encontrar uma empresa deste tipo: o que é uma Agência de Documentação Automóvel e o que é um Despachante Oficial.

Max Girard em 24.03.2020. 20:32

Tenho um jeep willys 1959, como estou indo morrar em Portugal gostaria de levar o carro!!

Gostaria de contar com a gentileza em se possivel me informa quanto aproximadamente eu gataria para nessa operação e se tiver o contato de uma empresa que faça esse tranalho gostria da daber o contato??

Grato!!

FD em 20.02.2020. 09:31

@Braz em 19.02.2020. 16:55

Tem que procurar no Orçamento do Estado para 1993.
Encontra todos os orçamentos do estado em www.dgo.pt

Braz em 19.02.2020. 16:55

Boa tarde.
Alguém me sabe dizer quanto custava a legalização de um carro alemão para PT no ano de 1993?
Golf TDI 1900ccm Gasoleo.
Ou onde poderei ir buscar essa informação ?

Obrigado!

FD em 14.02.2020. 10:07

@carlos em 13.02.2020. 21:06

Leia por favor: importar um veículo da Suíça (automóvel, mota, etc.). Se a primeira matrícula do carro foi suíça, irá pagar IUC como novo e não tem forma de o evitar.

carlos em 13.02.2020. 21:06

Boa noite, estava a pensar levar da Suissa para Portugal o meu Golf Gl 1.6 de 1986 a gasolina e que jà não tém valor comercial aqui.
Gostaria de saber os valores para legalizar e o IUC, ou se posso evitar o IUC.

Obrigado

FD em 01.02.2020. 16:01

@C1 1962 em 01.02.2020. 10:01

Qual foi a parte do texto que não percebeu?

C1 1962 em 01.02.2020. 10:01

Estou interessado em comprar um clássico com 5.4L no valor de 40.000eur do ano de 1962 em França. Qual o valor afinal que terei que pagar? Terei isenção de IVA? Como poderei proceder ao pedido? Obrigado pela ajuda

FD em 16.01.2020. 13:35

@Ricardo em 16.01.2020. 13:29

O ISV mínimo a cobrar nos automóveis é sempre 100€, mesmo que o cálculo dê valores inferiores.
Ou seja, no seu caso, pagará 100€ de ISV.

Ricardo em 16.01.2020. 13:29

Boa tarde,

Antes de mais obrigado por esta página!
No meu caso, queria importar um carro anterior a 1969, de cilindrada baixa (500cc). Fazendo as contas (multiplicação e subtracção da parcela a abater) dá um valor negativo (aprox -116€). O que isto significa?

Cumprimentos

FD em 06.01.2020. 13:53

@João em 06.01.2020. 13:50

Carro de Novembro de 1970 = ISV calculado a partir da cilindrada e do CO2 (tabela A).

Carro de Dezembro de 1969 = ISV calculado a partir da cilindrada (tabela B).
Carro de Janeiro de 1970 = ISV calculado a partir da cilindrada e do CO2 (tabela A).

João em 06.01.2020. 13:50

Boa tarde. Tenho uma dúvida que é a seguinte, um carro de Novembro de 1970 é contabilizado como clássico de antes de 1970 e tem os tais benefícios que vemos na tabela do ISV ou já é neste caso visto como um carro de após 1970?

Obrigado pelo seu tempo.
Cumprimentos,
Joao

FD em 06.01.2020. 10:31

@Luís Costa em 06.01.2020. 03:55

O que interessa sempre é o que consta da documentação do carro.

Mesmo que o carro tenha vindo originalmente de um país extra-europeu, desde que a documentação do mesmo indique que a "primeira matrícula" é de um país europeu, em Portugal é essa a data considerada da primeira matrícula.

Especialmente em carros anteriores a 1970, altura em que os registos podiam ser significativamente diferentes dos actuais (até a questão da primeira matrícula devia ser inexistente), é possível que se possa legalizar um carro de, digamos, 1950 sem se saber o país dessa primeira matrícula.
Se importado de um país da UE, apenas com referência à data da primeira matrícula e não ao país dessa matrícula, em princípio, pode usufruir da isenção do IUC.

Luís Costa em 06.01.2020. 03:55

Boa noite, há um detalhe que ainda não consegui perceber, isto em relação a um clássico anterior à 1970.
Para que venha a ser considerada a primeira matricula do veiculo para efeitos de pagamento de iuc este tem obrigatoriamente que ter a primeira matricula Europeia ou poderá ter sido importado para um Pais Europeu e depois ser matrículado em Portugal?

Cumprimentos,
Luis Costa

FD em 05.10.2019. 16:24

@Victor Martins de Oliveira em 05.10.2019. 13:44

Se compra a um particular não existe factura, apenas a declaração de venda - onde deve estar inscrito o preço de venda.

Sim, é legal ter pago o IVA suíço em 1990 e pagar agora o IVA português em 2019.

O IVA em Portugal é calculado pelo maior de dois valores: o valor comercial do veículo ou, pelo valor da compra.
Se comprou por 1€, em princípio, o valor do IVA vai ser calculado pelo valor comercial.

Para descobrir o valor comercial, procure nos anúncios classificados do país em questão qual o preço médio desse carro ou de outros o mais similares possível (marca, modelo, tipo, cilindrada, ano, etc.).
Pode também pedir uma avaliação escrita a um comerciante, como se fosse fazer uma venda ao mesmo.

Também pode recorrer às ferramentas de avaliação do mercado de usados (Eurotax por exemplo) ou às revistas da especialidade.

Deve depois, se solicitado, apresentar esse "estudo de mercado" à alfândega para comprovar o valor comercial do carro.

Victor Martins de Oliveira em 05.10.2019. 13:44

Boa tarde. Vou comprar um veículo clássico de 1990 na suiça. Vou comprar a um particular e vou pagar 1€. Quem emite a fatura para eu poder pagar o Iva em Portugal? A alfândega suiça? É legal o carro ter pago iva em novo em 1990 e voltar a pagar iva como usado em 2019? O Estado português vai calcular o iva sobre o valor da minha compra (1€)? Ou é aleatório? Desde já obrigado.

FD em 01.10.2019. 11:37

@Leonardo Serra em 30.09.2019. 21:09

Sim, esse valor está correcto.
Mais informações sobre o porquê de assim ser: porque é que é tão caro importar um carro usado?

Leonardo Serra em 30.09.2019. 21:09

Olá boa noite!

Estou a tentar importar um z3 2.8 de 1997

A questão é que depois de inserir os valores nas tabelas o custo de isv é qualquer coisa de assustador!

O carro tem 2793cm3 e 231 co2

O total só de isv dá 14467.99!! Estarei a calcular bem?! Meu Deus...

So de IUC são 720.51 euros anuais mas pelo que entendi a partir de janeiro 2020 isto será resolvido...

Obrigado pela ajuda deade já

FD em 09.08.2019. 13:12

@triumph spit em 08.08.2019. 20:35

A única coisa que muda em relação ao texto é a questão do IUC, que em princípio, apenas pagará em 2019, deixando de pagar de 2020 em diante.

triumph spit em 08.08.2019. 20:35

Boa noite, estou a equacionar levar de França para Portugal um triumph spitfire 4 de 1966, 1147cm a gasolina.
Gostaria de saber os valores para legalizar e o IUC, ou se posso evitar o IUC.

Obrigado

FD em 15.06.2019. 17:59

@Norberto Joaquim Gouveia Ildefonso em 15.06.2019. 00:39

Faça o cálculo aqui: simulador ISV.

Norberto Joaquim Gouveia Ildefonso em 15.06.2019. 00:39

Boas , tou a pensar importar um Mercedes e220 cdi do mês 9 de 2000 tem imisções co2 177 g qual o valor que teria de pagar para legalizar o carro e o valor do selo . Obrigado.

FD em 22.05.2019. 09:44

@Monteiro em 21.05.2019. 20:50

Quanto à homologação, leia por favor: Importação de automóveis - homologação.
O que deverá fazer, se o IMT não o isentar do processo (por ser de 1965), é uma homologação individual - custo 160€.

Quanto ao IUC, como "veículo histórico": como não pagar IUC.

Monteiro em 21.05.2019. 20:50

Desde já obrigado pela resposta.

Ok, não existe qualquer sobretaxa sobre os impostos.
E o veículo tem de passar por algum processo de homologação visto não ter sido comercializado no nosso país?
Se existe esse processo, tem custos?

Estive a verificar o artigo/texto que mencionou (importar apartir 2020), obrigado pela informação.

Neste caso se veículo for considerado como "veículo com interesse histórico" este não pode ficar isento de IUC?

Quanto ao facto de o veículo ser RHD neste caso não será um problema por dois motivos. O veículo não será para venda e o mesmo teve produção limitada e numerada ("o que lhe oferece algum valor").

Aguardo resposta

Cumprimentos

FD em 21.05.2019. 10:48

@Monteiro em 20.05.2019. 20:12

Não existe qualquer agravamento no ISV/IUC ou dificuldade em importar um veículo de 1965 que não tenha sido vendido em Portugal.

No entanto sugeria que fizesse a importação em 2020, por causa disto: mudança no IUC dos importados usados.
Ainda não é totalmente claro como é que os veículos importados antes de 2020 serão tratados.

Não é também de descurar a dificuldade em revender um veículo com volante à direita.

Monteiro em 20.05.2019. 20:12

Boa tarde,

Pretendo importar um veículo clássico mais propriamente de 1965.
O veículo provém do UK (Inglaterra) mas a minha dúvida está no seguinte:
O modelo/marca não foi comercializado em Portugal.
No entanto tem os documentos todos legais do país de origem.

Existe qualquer restrição ou sobretaxa aplicada ao mesmo?

Aguardo resposta.

Cumprimentos

cporsche em 08.05.2019. 15:35

Li ultimo paragrafo so dps de escrever XD n vai ficar mto longe obrigad na mesma

FD em 08.05.2019. 15:30

@cporsche em 08.05.2019. 15:28

Leu o texto?

cporsche em 08.05.2019. 15:28

em espanha*

cporsche em 08.05.2019. 15:28

um porsche 911-s modelo de 1976 de esanha pr portugal qto ficaria em imposto alguem sabe dizer mais ou menos certo?

FD em 17.04.2019. 13:40

@Ronaldo em 16.04.2019. 19:34

Pode ser possível mas, não sei se compensa o trabalho e a burocracia envolvida, depende do seu perfil - é alguém que não stressa, que está disposto a percorrer quilómetros e não se importa em perder tempo e dinheiro?

Para perceber melhor, leia por favor: importação de automóveis de países fora da UE - homologação.

Dica, em Portugal não se diz uma Porsche, uma Ferrari, uma Lamborghini, é sempre um Porsche, um Ferrari, um Lamborghini. ;)
O único caso em que se usa o feminino é quando é uma "carrinha" (picapé, peruas, vans, etc.).

Ronaldo em 16.04.2019. 19:34

Tenho uma Porsche Spyder 550 com motor Ford Duratec 2.0L 16V , no Brasil e gostaria de trazer para Portugal. O veículo está matriculado , documento em meu nome , tudo certo.
Ano do carro no documento 1973.
Descrição do carro como " Protótipo VW"

Este carro é possível ter matricula Portuguesa ou Européia ??

Agradecido.

FD em 09.04.2019. 15:02

@Manuel Oliveira em 09.04.2019. 10:59

Sim, pagará ISV e IUC como se fosse uma legalização normal.

O facto de ser uma troca não tem qualquer influência ou relevância.

Manuel Oliveira em 09.04.2019. 10:59

Bom dia.

Tenho um mercedes SL de 1996, com matricula Portuguesa desde 2001, e pretendo trocar na Alemanha por outro de 2007, pagando apenas a diferença de 5.000€.
Os custos de legalização (ISV, em cilindrada e componente ambiental) do novo carro serão iguais à sua compra simples sem a troca?

Obrigado.

FD em 06.03.2019. 10:49

@Hevany Mota em 05.03.2019. 18:01

Faça a simulação aqui: simulador importação.

Hevany Mota em 05.03.2019. 18:01

Ola ,
Tenho intersso em transportar um carro da maraca Dodge do ano de 2009 dos EUA para Portugal , qual seria as minhas despesas de transporte e qual seria o imposto pago pela pessoa que vai receber esse carro ? Obrigado!

FD em 05.03.2019. 12:37

@Antonio Codipietro em 04.03.2019. 14:14

Existem duas classificações pautais (que definem as taxas/tarifas a aplicar) onde se podem inserir os automóveis.
Uma, respeitante a automóveis, com uma taxa geral de 10% (classificação 8703).
Outra, respeitante a objectos "antigos" coleccionáveis de reconhecido interesse histórico, com uma taxa de 0% (classificação 9705).

Mediante declaração à Autoridade Tributária e Aduaneira, alguns automóveis poderão ser reconhecidos como objectos coleccionáveis de interesse histórico e beneficiar da tarifa 0%.

Para saber se um determinado veículo pertence a uma classificação ou a outra, deve fazer um pedido de informação pautal vinculativa à alfândega.
Qualquer pedido efectuado num país da UE é válido em qualquer outro país da UE por um determinado prazo.
Do que vejo, existem pelo menos 3 pedidos parecidos para a VW Type 2 (que na prática, deverão ser compatíveis com a Type 1) com classificação de tarifa de 0% ainda válidos.
Isto quer dizer que, se usar um desses pedidos, deverá pagar 0% de direitos aduaneiros (taxa/tarifa).

Para pagar a taxa reduzida de IVA deve contratar o transporte para a Holanda e fazer aí o desalfandegamento.

Todos estes processos podem ser complexos para uma pessoa comum.
Na minha opinião, se está a pensar fazer disto um negócio (fala no plural), deve contratar um despachante oficial ou um transitário para o assistir em todos os passos necessários.

Antonio Codipietro em 04.03.2019. 14:14

Bom dia,
Tenho interesse em trazer para Portugal, VW T1 samba( kombi) de 1961 ate 1975 do Brasil, estes veiculos pagarão taxas aduaneiras, ou serão classicos? E ficarao isentos, pagando somente IVA?
São de 1500cc e totalmente reformadas.
Você tbm diz nos comentarios, a melhor possibilidade, seria importar pela Holanda, minha empresa é em Aveiro, neste caso, como devo fazer a alfândega na Holanda?
Obrigado

FD em 22.02.2019. 10:28

@Tierri em 22.02.2019. 05:11

Pagará de ISV 9591,04€.
Taxas aduaneiras 10% 4500€.
IVA 23% 13590,94€.
Total de impostos: 27681,98€.
Não estou a contar com o IVA e as taxas sobre o transporte + seguro. Pode ficar isento das taxas aduaneiras se o veículo for considerado um bem coleccionável de interesse histórico.

Tierri em 22.02.2019. 05:11

quero comprar um carro antigo de 1964, 5,4L a gasolina dos EUA para Portugal no valor de 45000euros.
Quanto é que seria a legalizacao do mesmo?Fiz mais ou menos os calculos no simulador e deu me cerca 20000euros,estara correcto?

FD em 20.02.2019. 10:59

@joao em 20.02.2019. 10:55

Leu o texto?

joao em 20.02.2019. 10:55

ola quero informacao tenho un carro na venezuela y quero nacionalisarlo en portugal me pode dar mas o menos un orcamento y o que presiso u carro de du ano 1969 esta a u meu nome a 20 anos ten un motor de 5.700 cc a gasolina u valor de carro e de 25.000 euros no sei cuales son as emissoes para este carro obrigado

FD em 15.02.2019. 19:27

@LGA em 15.02.2019. 19:25

Use por favor o simulador de ISV.

LGA em 15.02.2019. 19:25

Gostaria de saber os custos para importar a Portugal um Maserati Quatroporte GTS 2011 da Suiça. Desde já agradeço a atenção e ajuda

FD em 12.02.2019. 11:57

@Marcos em 12.02.2019. 01:32

A resposta não é tão simples quanto se possa pensar.
O IVA a pagar em Portugal depende do seu enquadramento fiscal e de como ocorre a transacção (houve dedução na origem, etc.).
Tem que colocar a questão ao seu contabilista, é o único que lhe pode dar uma resposta informada pois dispõe de todos os dados necessários.

Marcos em 12.02.2019. 01:32

Quero comprar uma viatura usada (1 anos e 40000kms) na alemanha e coloca-la em nome da minha empresa portugues (CAE de prestacao de serviços). O vendedor (concessionario) da me a possibilidade de faturar sem iva (intracomunitaria). DEpois de o legalizar em portugal, pagando IA/ISV tenho ou nao que proceder ao pagamento de IVA? Este IVA de compra de usado, deve ou nao incidir sobre todos os custos da legalização? É que se pagar o IVA la na alemanha so pago IVA sobre o valor da compra.,,, ca o iva sera sobre este valor ou o total com a IA/ISV?
Obrigado e cumptos,

FD em 07.02.2019. 11:30

@Paulo em 06.02.2019. 20:15

O local a dirigir-se em matéria fiscal é sempre à Alfândega.

Não sei se existiu algum regime de excepção para os então territórios ultramarinos.

Os profissionais que estão mais habituados a lidar com estas situações peculiares são as agências de documentação automóvel, experimente contactar algumas (autodoc.pt por exemplo) e veja o que lhe dizem.
Podem também experimentar contactar o ACP ou o Clube Português de Automóveis Antigos.

Paulo em 06.02.2019. 20:15

Boa tarde
Necessito de ajuda na seguinte questão:
Gostaria de comprar em território nacional uma viatura com matricula de Moçambique. O carro em questão é de 1959, considerado um clássico, e que na data de registo Moçambique era território nacional apesar de saber que as matriculas eram ligeiramente diferentes (neste caso tinha um M antes da sequência normal).
Tenho de ir à alfandega e pagar isv tal como se tivesse sido importado?
Já tentei contactar o IMTT mas não me souberam responder à questão, despachando-me para a alfandega.
Qual a entidade que me poderá esclarecer sobre este assunto?
Desde já agradeço a disponibilidade.

FD em 20.12.2018. 12:48

@Joao costa em 20.12.2018. 10:30

Pagará:
Direitos aduaneiros - 4,5% sobre soma valor moto + transporte + seguro
ISV - 67,57€
IVA - 23% sobre soma valor moto + transporte + seguro + direitos aduaneiros + ISV

Imaginando que cada moto custa 500€ na origem e que paga 100€ de transporte e seguro:
Direitos aduaneiros = (500 + 100) * 0,045 = 27€
ISV = 67,57€
IVA = (500 + 100 + 27 + 67,57€) * 0,23 = 159,75€
Total impostos = 27 + 67,57 + 159,75 = 254,32€

Joao costa em 20.12.2018. 10:30

Pretendo importar umas motas 150cc (vespas do ano de 1967) de um país fora da UE (mais propriamente do Vietnam)
Será possível me informar os encargos neste caso específico!?
Obrigado

FD em 17.12.2018. 17:33

@alfredo rodrigues em 17.12.2018. 17:26

Lamento mas, não posso ajudar mais além do que já fiz.

alfredo rodrigues em 17.12.2018. 17:26

Agradeço a resposta ao meu comentario sobre a importaçao de um classico da suiça que fiz no dia 16/12,.
Falei com um despachante porteriormente, ele diz-me que devia pedir na fronteira o modelo Euro 1, mas agora estou confuso, sera que poderiamos falar directamente sobre este assunto? por email
rodrigues.alf@gmail.com ou tel 919280925 . obrigado

FD em 16.12.2018. 12:11

@alfredo rodrigues em 16.12.2018. 10:30

Se não vai circular em Portugal e não vai ser introduzido no consumo - isto é, não vai ser vendido/comprado/alugado/etc. - não deverá precisar de efectuar qualquer tipo de legalização.

No entanto, para ficar completamente legal, explicando os motivos, deverão passar-lhe uma autorização de admissão temporária - a justificação será por ser uma missão.
Deve contactar a alfândega e obter um parecer escrito para que possa ser vinculativo.

alfredo rodrigues em 16.12.2018. 10:30

Bom dia.
Tenho interesse em comprar um carro na Suiça classico p restaurar e depois enviar novamente para lá, vem e vai num atrelado.
Sera que tem que passar p esses tramabites todos?
E de baixo valor cerca de 3000 euros e baixa cilindrada 800 cc
obrigado

Fernando em 08.12.2018. 20:19

CONTINUA TUDO IGUAL CARROS CLASSICOS SO NOS MOSEUS

FD em 07.12.2018. 10:36

@Rui Santos em 06.12.2018. 23:30

Segundo a primeira versão do Orçamento do Estado para 2019, este método de cálculo seria revogado, isto é, deixaria de existir.
Felizmente, alguém com bom senso fez com que se revertesse essa decisão, pelo que, a acreditar na última versão conhecida do OE2019, o que está nesta página continua a aplicar-se em 2019.
Mas, só quando for promulgado pelo PR é que se terá certeza (no final do ano).

Rui Santos em 06.12.2018. 23:30

Boa noite,
Pode informar se o cálculo/tabela em vigor para o custo de ISV na importação dos clássicos antes de 1970 será a mesma para 2019?
Obrigado,
Rui

FD em 08.11.2018. 16:16

@cristina em 08.11.2018. 12:39

Tanto quanto sei, sim, pode.
Quando há isenção de impostos por mudança de residência, não há restrições quanto às pessoas que podem conduzir o carro.

cristina em 08.11.2018. 12:39

Bom dia

Penso levar em meu nome para o ano um carro da Suiça. A minha filha tem residència na Suiça, quando for fe f'erias pode conduzir o meu carro ja matriculado com placa Portuguesa , mas que foi isento do IVA.

Obrigado

FD em 30.10.2018. 19:44

@João Madeira em 30.10.2018. 19:12

Faça as contas aqui: Simulador IUC 2018.

João Madeira em 30.10.2018. 19:12

Boa noite ,Agradecia se me pudesse ajudar. tenho em vista Mercedes Benz Matricula 41-MS-51 Ano 01/2004 E W 211 E 320 CDI Avantgard---------- o carro é importado ,quanto pagara de selo circulação .Obrigado

FD em 29.10.2018. 18:08

@Augusto em 28.10.2018. 19:36

É só esse carro que vai trazer?
Se sim, pode estar totalmente isento.
Leia por favor: Testemunho - trazer consigo um carro para Portugal sem pagar ISV.

Augusto em 28.10.2018. 19:36

Vivo e pussuo um classico de 64 no Libano onde sou residente.
Pretendo voltar a protugal no próximo ano e queria levar o carro.
Que impostos tenho de pagar. ISV e IVA?
Grato pelo esclarecimento

FD em 09.10.2018. 11:57

@Rita em 09.10.2018. 08:57

Não tem direito à isenção, porque tem que ter o carro em seu nome no mínimo 6 meses.
Leia mais sobre o assunto: Testemunho - trazer consigo um carro para Portugal sem pagar ISV.

Rita em 09.10.2018. 08:57

Bom dia. Eu e o meu marido vamos deixar a Suíça definitivamente e vamos para Portugal. Queremos levar os carros, mas os carros eatavam em nome do marido e eu passei um para meu nome há 2 semanas. Gostaria de saber se mesmo assim podemos legalizar os dois carros sem pagar a legalização daquele que passei para meu nome, dada a situação de que vou em Dezembro. Obrigada

FD em 19.09.2018. 11:39

@IVAN Botelho em 19.09.2018. 02:17

Se não mudou de residência para Portugal, sim, qualquer veículo importado de um país fora da UE para Portugal terá que pagar IVA (e respectivas taxas aduaneiras).

Se mudou de residência para Portugal, pode estar isento de qualquer imposto. Mais informações: Testemunho - trazer consigo um carro para Portugal sem pagar ISV.

IVAN Botelho em 19.09.2018. 02:17

Um automóvel importado de USA ,ano 2017 deve pagar IVA ao entrar em Portugal? Possuo o carro a mais de um ano, mas tem apenas 2.000 Km!
Obrigado

FD em 12.09.2018. 15:41

@Alberto Rola em 12.09.2018. 13:34

Às vezes as pessoas colocam as perguntas em páginas que nada têm a ver. Respondi-lhe com o aviso sobre a homologação porque não estava a assumir que seria um carro clássico.

Carros "antigos" ou "clássicos" têm regras diferentes. Ora, uma vez que o carro é anterior a estas regulações, deverá estar isento das mesmas.

Alberto Rola em 12.09.2018. 13:34

Obrigado pela resposta neste caso é um carro de 1955. Deverá estar homologado mas nao terá o certificado de conformidade. Será preciso neste caso?

FD em 12.09.2018. 12:02

@Alberto Rola em 11.09.2018. 11:35

Como escrevi no comentário abaixo, uma vez os impostos pagos numa qualquer fronteira da união aduaneira, o bem pode circular livremente dentro da UE, sem ter que pagar mais impostos de "entrada".

A excepção no seu caso será o ISV, que continuará a ter que pagar em Portugal caso queira uma matrícula portuguesa.

Mais uma vez, chamo à atenção a questão da homologação, leia por favor: Importação de automóveis de países fora da UE - homologação.

Alberto Rola em 11.09.2018. 11:35

Bom dia
Eu tenho uma dúvida, Um carro que seja importado da Austrália e que venha por transporte marítimo e descarregado na Holanda , se pagar o Iva e o imposto a os direitos aduaneiros na Holanda também precisa de pagar cá?

Obrigado
Cumprimentos

FD em 04.09.2018. 17:47

@Miguel Santos em 04.09.2018. 16:17

Deixe-me corrigir a informação que dei.
Se vai ser descarregado num porto português, pagará taxas aduaneiras no valor de 10% do custo total de importação (carro + seguros + frete + outros possíveis custos).

Por outro lado, do que vi, importações de alguns países vizinhos da Venezuela, como a Colômbia ou Trinidade e Tobago, não pagam taxas aduaneiras neste caso. Confirme com um transitário se não é preferível fazer o embarque num porto colombiano ou noutro porto vizinho da Venezuela que não pague taxas.

Estas taxas são comuns a toda a UE, pelo que é indiferente fazer o desalfandegamento em Portugal ou, por exemplo, na Bélgica/Holanda - cujos portos ficarão mais próximos da Áustria que Portugal.
Não esquecer que acresce sempre o IVA, esse sim, que varia consoante o país de desembarque.

Como é um tema relativamente complexo, sugiro que confirme sempre estas informações junto da alfândega ou de um transitário especializado.

Miguel Santos em 04.09.2018. 16:17

Muito obrigado
So vai passar por Portugal legalizado vai ser na Áustria.

FD em 04.09.2018. 11:39

@Miguel Santos em 03.09.2018. 22:02

Mas, o carro vai ficar em Portugal ou vai apenas passar por Portugal?

Se vai ficar, vai ser matriculado ou manterá a matrícula venezuelana?

Miguel Santos em 03.09.2018. 22:02

Boas
Tenho uma pergunta sobre valores a pagar na alfandega. Vivo na Áustria e tenho um carro na Venezuela para importar. O carro é para legalizar na Áustria mas talvez vá chegar a Portugal e de Portugal virá para aqui. O carro é de 1968 valor la 4000 euros transporte cerca de 1000. Quais os valores que tenho que contar na alfandega. Agradecido.

FD em 24.04.2018. 09:29

@Tiago em 24.04.2018. 08:48

A partir do Código do ISV, Lei n.º 22-A de 2007, com as alterações feitas pelo Orçamento de Estado para 2018, Lei n.º 114/2017.

Tiago em 24.04.2018. 08:48

Qual é o decreto lei a partir do qual este calculo é preparado?

FD em 05.04.2018. 09:15

@Tiago Correia em 04.04.2018. 22:58

Qual é a dificuldade?

Tiago Correia em 04.04.2018. 22:58

Boa noite. Estou com dificuldades no calculo do iuc para um ds5 hybrid de 2012.
Cumprimentos

<< Primeira < Anterior [1 / 2] Seguinte > Última >>

Escrever um comentário ou colocar uma dúvida

POR FAVOR leia a página toda antes de fazer perguntas que já estão respondidas no texto principal! Obrigado.

:

:

:


Em que ano é que estamos?

Por uma questão de rapidez na resposta e de poupança de espaço, considere que as minhas respostas incluem sempre os normais cumprimentos. :)

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.

Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais