Como pagar o IUC nos Correios (CTT)

Nesta página encontra instruções sobre como pagar o IUC nos Correios (CTT).

Índice desta página

O que precisa

Para pagar o IUC (antigo selo automóvel) nos CTT/Correios apenas precisa de já ter consigo o DUC - Documento Único de Cobrança.
O DUC é como se fosse uma guia de pagamento, contém todos os dados necessários para pagar.
No DUC encontra-se a referência para pagamento que é um número único, exclusivo para cada pagamento, relativamente longo, composto por 5 grupos de 3 algarismos. É qualquer coisa como isto: 111 222 333 444 555 (com números diferentes destes, este é só um exemplo).
Sem o DUC não deverá ser possível efectuar o pagamento do IUC nos CTT.

O DUC é obtido através do Portal das Finanças. As instruções para obter este documento estão na página Como pagar o IUC pela internet passo a passo.
É um documento digital que pode ser impresso em qualquer impressora caseira. Em princípio e dependendo da boa vontade do funcionário dos Correios, se guardar o documento PDF no seu telemóvel ou tablet, basta mostrar o telemóvel/tablet com o ficheiro aberto para fazer o pagamento.

Se não sabe ou não consegue emitir o DUC pelo Portal das Finanças, apenas poderá efectuar o pagamento do IUC num serviço das Finanças - moradas.

Na imagem abaixo pode ver um DUC.

Leve o DUC consigo e apresente-o ao funcionário para efectuar o pagamento.

Guarde sempre o papel do recibo comprovativo do pagamento. Se houver algum problema, é o comprovativo necessário para confirmar o pagamento do IUC.

Ligação directa para emitir o DUC no Portal das Finanças.

Outras informações que poderão ser do seu interesse

17.01.2018. 13:16

Este artigo ainda não foi comentado.

Escrever um comentário

:

:

:


Em que ano é que estamos?