Leitor de Cartão do Cidadão - o que é e onde comprar

Nesta página: o que é e onde comprar um leitor de Cartão de Cidadão.

Um leitor de Cartão de Cidadão permite-lhe aceder a inúmeros serviços públicos e não públicos sem necessidade de registo. No que diz respeito aos assuntos do impostosobreveiculos.info, permite-lhe aceder ao Portal das Finanças (pagar IUC, pagar ISV, emitir DAV, etc.), ao IMT Online (renovar carta de condução, pedir certificados de matrícula, etc.), ao AutomóvelOnline (fazer o registo inicial de propriedade, registar a transmissão de propriedade, etc.) e ao Portal das Contraordenações.

Para ler um Cartão do Cidadão não é necessário um leitor especial, de uma marca específica ou de um tipo específico. Qualquer leitor de cartões do tipo "smartcard" funciona.

No entanto, é necessário que tenha um computador e uma porta USB para o poder ligar. Tanto quanto sei, a ligação a telemóveis não é suportada de forma tão simples quanto a de um computador "normal".

Um leitor de cartões "inteligentes" (smartcard) pode ser comprado por valores a partir dos 10€.

Pode por exemplo, encomendar pelo eBay Espanha ou pela Amazon Espanha.

Para utilizar o leitor basta ligar a uma porta USB do computador, instalar a aplicação do Cartão do Cidadão, inserir o cartão e ter os códigos que recebeu por carta ou quando levantou o Cartão do Cidadão.

23.03.2020. 11:39

Este artigo ainda não foi comentado.

Escrever um comentário ou colocar uma dúvida

POR FAVOR leia a página toda antes de fazer perguntas que já estão respondidas no texto principal! Obrigado.

:

:

:


Em que ano é que estamos?

Por uma questão de rapidez na resposta e de poupança de espaço, considere que as minhas respostas incluem sempre os normais cumprimentos. :)

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.

Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais