Simulador ISV 2025

Nesta página: simulador PROVISÓRIO do ISV para 2025.

Cilindrada em cm3
cm³/cc
Excepções e notas
Resultados da simulação
impostosobreveiculos.info
Os resultados da simulação aparecerão aqui.
Porém, ainda não preencheu todos os dados necessários para que a simulação possa ser feita.
Complete pelo menos os campos Cilindrada e Emissões CO2.

Veículos não abrangidos

Para que o simulador seja rápido e simples, optei por incluir apenas os casos mais comuns pelo que não simula:

Voltar ao simulador

Emissão de partículas

No valor indicado assume-se que o carro a gasóleo emite menos de 0,001g/km de partículas. Normalmente, os carros que têm filtro de partículas (todos os carros recentes têm) cumprem este requisito.
Se o valor for superior ou se não for possível conhecer o valor das emissões de partículas, há uma taxa adicional de 500€ que não aparece na simulação.
Esta taxa não se aplica a carros a gasolina.

Voltar ao simulador

IVA

Carros com menos de 6 meses de matrícula ou menos de 6.000 km são considerados novos e pagam sempre 23% de IVA em Portugal, independentemente de o terem pago no país de origem.
Se na simulação não colocou o preço do carro, apenas será acrescentado IVA ao valor do ISV. Deverá indicar o preço do carro para uma simulação correcta.
Mais informações: IVA na importação de carros ou motos.

Voltar ao simulador

Híbridos

Para efeitos de benefício fiscal no ISV apenas são considerados híbridos ou híbridos plug-in, os automóveis que tenham uma autonomia eléctrica mínima de 50km e que emitam menos de 50g/km de CO2. Todos os outros híbridos (full-hybrid, mild-hybrid, etc.) que não cumpram estas condições não têm direito ao desconto "híbrido".

Voltar ao simulador

Eléctricos

Carros exclusivamente eléctricos não pagam ISV (ou IUC). Só pagarão IVA e taxas aduaneiras se importados de países fora da UE.
Mais informações: importar um automóvel eléctrico para Portugal.

Voltar ao simulador

Combustíveis alternativos

Carros bi-fuel ou dual-fuel, que funcionem a GPL, GN ou GNC (ou qualquer outro combustível) e a gasolina pagam ISV como carros a gasolina - não são considerados híbridos, nem têm qualquer benefício ou tratamento fiscal diferenciado.
A excepção são os carros que funcionem exclusivamente a GN/GNC/GNL, ou seja, que não podem consumir gasolina - que eu saiba, são um caso raríssimo e não estão aqui considerados.

Voltar ao simulador

WLTP

Coloque o visto na caixa WLTP apenas e só se as emissões de CO2 do carro tiverem sido homologadas pela norma WLTP.
Para saber se um carro foi homologado usando a norma WLTP deverá consultar a documentação do carro - o DUA, o Certificado de Conformidade ou equivalente. O valor tido em conta para o cálculo é sempre o "combinado".
Normalmente, nenhum carro comercializado antes de 2018 foi homologado usando a norma WLTP. Na dúvida, não coloque o visto na caixa WLTP.

Se na documentação aparecerem ambos os valores NEDC ou NEDC2 e WLTP, os valores a serem considerados para pagamento do ISV e IUC serão sempre os WLTP.
Se na documentação não aparecer qualquer referência ao protocolo WLTP, isso quererá dizer que a medição utilizou o protocolo NEDC.
Nunca use os valores do protocolo NEDC2 - não são aceites.

De forma geral, podendo haver excepções:

Voltar ao simulador

Declinação de responsabilidade

Este simulador, como o próprio nome diz, simula o cálculo de impostos (ISV, IUC, IVA e taxas aduaneiras) a pagar por um automóvel ligeiro de passageiros, novo ou importado usado.
O cálculo está de acordo com a legislação em vigor, é verificado constantemente, que eu tenha conhecimento tem uma exactidão de 100%, no entanto, é feito com a introdução de dados pelo utilizador, que poderão estar incorrectos ou mal introduzidos, poderá não calcular correctamente situações não previstas e poderá ter erros, pelo que aconselho sempre a confirmar, apenas numa última instância imediatamente antes de comprar ou importar qualquer veículo, junto da Autoridade Tributária e Aduaneira, os valores aqui dados. Nessa altura poderá também efectuar a simulação através do simulador da AT que encontra aqui - note no entanto que o simulador da AT recusa qualquer vínculo da mesma ao resultado da simulação, os cuidados que tem aqui também os deve ter com o simulador da AT.
Se encontrar alguma disparidade entre o simulador da AT e este simulador, agradeço que me avise, usando para tal o formulário para comentários que encontra mais abaixo.

Dúvidas, problemas ou sugestões

Se tiver uma dúvida, um problema ou quiser fazer uma sugestão, use por favor a caixa de comentários mais abaixo.
Estou sempre a melhorar esta página e gostava de contar com a sua ajuda. Obrigado.

Voltar ao simulador

10.10.2024. 22:40

SAMPAIO OLIVEIRA em 06.12.2024. 14:12

RAV 4 GASOLINA E HIBRIDO

Prendas em 27.11.2024. 14:56

Boa tarde,

A isenção dos monovolumes também se aplicaria a algo como uma Citroën spacetourer 9 lugares? Somos uma família numerosa de 6 (que pelos vistos também da direito a isenção) e estamos a considerar opções para uma viatura para longas viagens com espaço suficiente para bagagens.

Obrigado!

Carlos em 05.11.2024. 14:00

Fiz simulação de carro 1598 cm3 e co2 196 mas tem 22 anos
O valor é exatamente o mesmo tal como a fórmula de cálculo
Deve haver um erro!!!

RM em 04.11.2024. 11:00

Simulei o valor para um carro importado com mais de 15 anos e 1586 cilindrada e 206 CO2 e e dá o mesmo valor de IS para 2024 e 2025. Terá o simulador algum erro?

Nuno em 03.11.2024. 07:54

Em 2025 será alterado o ano de 1970 como referência para automóveis clássicos?
Este ano está inalterado há muito tempo e deveria acompanhar a idade dos automóveis e não um ano fixo.

Filipe Fraga em 02.11.2024. 10:00

Bom dia.

Para confirmar.

Cenário de importação de um veículo a gasolina com mais de 15 anos, pagando o ISV exigido pela AT.

Aprovado o orçamento, é plausivel que liquidar o ISV apenas em 2025 possa vir a ser mais vantajoso que concluir a importação em 2024?

Obrigado e cumprimentos.

André em 31.10.2024. 11:18

Basicamente para 2025 um carro Hibrido Plug In terá 75% desconto no valor de ISV se:

- Ano compreendido entre 01/01/2015 e 31/12/2020
- Pelo menos 25 km elétrico

Sem a necessidade de ter as emissões CO2 inferiores a 50g como era no ano de 2024.
Correto?

Para os restantes carros a combustão que tenham valores de CO2 mais elevados terão igualmente um maior desconto no ISV, uma vez que, para 2025 existe apenas uma tabela de desconto que se aplicará tanto à componente cm3 como ao co2.

Nuno Miguel em 11.10.2024. 23:03

O simulador isv 2025 está com o
um erro, apartir dos 10 anos os valores apresentados não fazem muito sentido.

tuga em 11.10.2024. 22:37

Notícia de hoje (11 out 2024): Carros usados importados: Governo acaba com discriminações no ISV

Os veículos usados importados vão passar a ter um tratamento em sede de ISV idêntico ao aplicado às viaturas matriculadas pela primeira vez no país. A alteração decorre da proposta de Orçamento para 2025 e, sendo aprovada, vai pôr fim a uma legislação que tem provocado forte litigância nos tribunais.

O que significa isto na prática? No simulador atual de 2025 não parece ter havido grandes alterações. Pode ser algo muito significativo, acabando de vez com o mercado de usados ridiculamente sobrevalorizado que temos no país.

Escrever um comentário ou colocar uma dúvida

POR FAVOR leia a página toda antes de fazer perguntas que já estão respondidas no texto principal! Obrigado.

:

:

:


Estamos em 2024, para o ano vamos estar em que ano?

Por uma questão de rapidez na resposta e de poupança de espaço, considere que as minhas respostas incluem sempre os normais cumprimentos. :)

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.

Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais