Simulador online ISV 2008/2009

AVISO IMPORTANTE: os valores que este simulador utilizava foram actualizados no dia 28 de Novembro de 2008 por causa das alterações introduzidas no Orçamento do Estado. Todos os cálculos efectuados antes dessa data não são válidos!


No dia 15 de Outubro de 2008 foi apresentada a proposta do Orçamento do Estado para 2009. O Orçamento do Estado estipula, entre diversas outras coisas, as novas taxas de imposto aplicadas aos veículos automóveis, a vigorar a partir de 2009. Como o próprio nome indica, é uma proposta, pelo que está sujeita a alterações.

Aqui encontra os novos valores, conforme indicados nessa mesma proposta.

Com este simulador pode saber quanto é que o seu carro novo vai pagar de impostos a menos ou a mais em 2009 em comparação com 2008. Carros mais poluentes vão pagar significativamente mais impostos. Introduza os dados pedidos e faça as contas, pois os resultados variam bastante caso a caso.

Poderá demorar algum tempo a carregar (mais de 30s no caso do IE). Se não conseguir visualizar ou tiver problemas, experimente utilizar um browser alternativo ao Internet Explorer, como por exemplo o Firefox ou o Google Chrome (gratuitos) que são geralmente mais fiáveis, menos problemáticos, além de terem menos erros de apresentação (como algumas células cortadas que poderá ver em baixo).

Creative Commons License
Simulador ISV/IUC 2009 by FD is licensed under a Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Portugal License.
Based on a work at impostosobreveiculos.info.

16.10.2008. 22:11

Luis Oliveira em 01.02.2011. 23:51

Estou a viver no estrangeiro, tenho um carro antigo(1992)cá, raridade Nissan Skyline R32 GTR, e nao o vou poder legalizar por causa dessas ilegalidades cometidas pelo nosso governo, na alemanha quanto mais velho é o carro mais paga, por ser poluente e assim, mas em portugal é ao contrário com essa lei nova, só estam a promover para que se vejam cada vez mais nas nossas estradas carros velhos, se assim continua vai parecer que vivemos na romenia ou assim, nao é perciso ser bruxo para ver esse futuro pela frente.
Agora há que ver que nós temos culpa do que está a acontecer, infelizmente o portugues reclama mas nunca faz nada, vejam os outros paises, assim que sai uma lei que nao agrada ao povo, há logo motins, greves, e o povo mostra que está revoltado; já a gente(portugueses), o governo vem e diz, caga e amassa, e o pessoal nada.
Depois temos a nossa policia, que sao uma cambada de incompetentes, primeiro 99.9% deles nem é capaz de entender um turista para lhe dar uma pequena informacao, segundo eu cada vez que vou ai a portugal farto-me de ver carros com matriculas alemas que só devem ser usadas dentro da alemanha, chamadas matriculas de 5 dias, nem o pais se deve deixar com essas matriculas, treceiro já aconteceu ser parado porque tinha um farol de nevoeiro ligado a dar uma curva num SEAT ibiza que eu aluguem ai, eles nem sabem que os farois fazem isso automaticamente, etc, etc,etc....
Pessoal do IMTT, outra cambada de incompetentes, eu há um ano que estou a voar para portugal para tentar acabar a minha carta de pesados, sempre complicacoes com papelada da parte deles, atrasam os papeis, depois deixam perder a validade e lá tenho eu de ir tirar outros, agora criaram o CAM que é mais uma coisa para roubar o pobre do camionista. Tambem sao estes incompetentes que dizem que aplicar uma pelicula num vidro de trás de um carro, tem que ir a uma inspecao B para o efeito de homologacao, quando muito de material que o pessoal jovem ai em portugal gosta de por nos carros diz TÜV Geprüft, ao seja foi submetido a testes e passou nesses testes para aplicacao.

É pá é mt triste o facto de termos um pais destes, eu acho que devia-mos utilizar a net a nosso favor e fazer rodar uma peticao online, onde cada um dava o seu numero de B.I. e a sua opiniao sobre isto, somar umas milhares de assinaturas e pedir alteracao das leis a nosso favor, tanto ao mais as leis sao para nós, e só deviam ser apresentadas leis para o interesse do povo e nao contra ele como está o governo a fazer, incluindo os partidos todos, que se mostram muito amigos para estas cenas e causas quando essas causas servem para afectar o governo mandante, mas que na realidade estam-se bem a lixar para o zé povinho.

Peticao online é comecar a copiar, e a enviar para tudo o que seja interessado.
Lpo1983@hotmail.de

pedro em 08.12.2009. 19:43

COMPREI O CARRU Á UMA SEMANA.
QUANDO TENHO QUE CONPRAR O SELO ???

Bôda em 05.10.2009. 03:02

se eu comprar um carro novo num país da UE e o legalizar cá, pago ISV e IVA sobre o preço base ou final? Isto é, tenho isençao ou reembolso de IVA no país de origem?

amelia em 09.09.2009. 18:00

queria saber quanto me vai custar legalisar uma autocaravana não sei aimda o ano mas é ama ford jamboree 450 estou a tentar comprala mas não sei quanto me vai custar ao todo sera que alguem me pode esclareçer.E a gasoleo

União Europeia em 28.06.2009. 11:28

Estao todos a ser enganados e ainda continuao nessa de quererem ser roubados pelo estado que continua a aplicar uma lei ilegal que nao faz parte das regulamentaçoes (LEIS) da União Europeia!


Imposto automóvel motiva queixa europeia
No próximo sábado comerciantes importadores de automóveis e todos os trabalhadores relacionados com o sector estarão reunidos para a criação de uma associação que tem como primeiro objectivo apresentar no Tribunal Europeu uma queixa contra o Estado Português pela imposição, desde 1 de Janeiro deste ano, do Imposto Sobre Veículos Importados Usados.

"É o único país da Europa que aplica este imposto, que penaliza brutalmente os importadores", referiu Paulo Costa, um dos organizadores da reunião.

Dá como exemplo um carro que até ao ano passado pagava de legalização 3500 euros e agora paga 9500. "Se custou 12 500, mais vale dar o automóvel a quem entrar no stand", ironizou.

"De acordo com o Governo, o imposto serve para taxar os carros mais poluentes, mas esquecem que os carros importados pelos portugueses são os mais novos e os menos poluentes", sublinhou.

Por outro lado, frisou Paulo Costa, "o argumento cai por terra quando o imposto sobre uma autocaravana, que polui tanto como um carro, é de 50 euros, o mesmo para uma mota" e, acrescentou, "quando em Portugal um veículo usado não paga nenhum tipo de imposto como este".

No entender de Paulo Costa, o imposto em causa "prejudica não só os comerciantes, mas também as oficinas, os transportadores, os serviços aduaneiros, milhares de pessoas".

E, revelou "já se estão a sentir os efeitos. Desde Janeiro que estão parados 123 rebocadores em todo o país e, até 16 de Janeiro, só entraram na alfândega sete processos para legalização, sendo que três foram apreensões, quando o normal seriam mil viaturas".

Em média, em Portugal, legalizam-se 50 mil automóveis por ano.

Fonte: Jornal de Notícias

João Correia em 20.05.2009. 12:35

Portugal está realmente mal, embora algumas pessoas não queriam ver!!! Simplesmente porque ainda não lhes tocou a crise, mas em breve vão sofrer as consequências de 35 anos de mentira chamada Democracia.
Quanto ao Imposto sobre Veiculos, realmente, para uma pessoa que não tem conhecimento algum sobre isto, a grande maioria dos portuguese incluido eu, é complicado ou mesmo impossivel entender esta tabela. Normal em Portugal, quando alguém escreve uma informação dirigida a todas as pessoas, esquecem-se que nem todas as pessoas são letradas no tema, assim, esta informação gera mais confusão do que realmente ajuda ou informa.
Realmente os politicos sõ complicam as coisas, impostos e mais impostos, depois impostos dos impostos, e como as pessoas não entendem o que se passa, simplesmente calam-se e pagam.

Uma pequena sujestão, porque é que não se acaba com o Imposto sobre Veiculos? Compra-se um carro como se compra um computador ou outro qualquer instrumento, ou seja, paga-se o IVA e já está.
O governo diz que o carro é um instrumento de luxo! Mas cada vez mais é um instrumento de necessidade, porque as casas no interior das cidades são muito caras, as pessoas tem de ir viver mais longe das cidades, e neste locais os transportes são pouco ou inexistentes. Quem não tem carro não vai a lado nenhum, não tem acesso à alimentação nem ao trabalho.
E se não houvesse este imposto sobre veiculos, também era possivel vender mais carros e renovar a frota automovel em portugal, reciclar os carros velhos, isto daria trabalho a milhares de pessoas, e daria muito dinheiro ao estado atraves de IVA e imposto às empresas e trabalhadores.
Diminuia também a poluição e o consumo de combustivel, visto que os carros novos são mais economicos. E aumentava também a segurança, porque os carros novos tem melhores sistemas de travagem e de protecção (airbags, etc).
Mas claro, com a Democracia isto não é possivel, porque eles (politicos) tem uma visão muito limitada da vida.
Mais informação: www.humanocracia.blogspot.com

União Europeia em 15.05.2009. 13:08

A minha opinao sobre este assunto revelame o descontentamento geral de todo cidadão nacional Portugues.

È verdade que ninguem nunca quis estar a viver nesta situaçao em que o pais se encontra mas a realidade nos faz perceber que estamos a ser enganados pelos próprios que governam esse país.

Temos que ter em conta que nos o cidadão nacional Portugues, podemos mudar e tambem podemos mudar os outros que estao à nossa volta criando uma harmonia positiva e não negativa.

Nao existem problemas eles são criados pelos proprios humanos normalmente quando se sentem cunfusos.

Os maiores problemas dos cidadãos nacionais de Portugal forão causados pela termenda confusão que è gerada pela maioria dos partidos na altura das eleições quais ela seja, a confusao foi vem da origem das promessas as propostas a diminuiçao de impostos etc.... tudo isto entra no consciente do Portugues neste momento em que crise económica se acentua em queda de dia para dia.

Se estivermos atentos a tudo o que nos vemos e ouvimos neste momento precebemos mais uma vez que è só miseria que nos è transmitido e na realidade è só lixo que entra na nossa cabeça, este lixo è negativo e só cria pensamentos negativos.

Uma visão mais ampla a nivel Europeu è negado constantemente ao cidadão nacional Portugues pois è muinto poco fallado e divulgado a Comunicação sobre a União Europeia e como os portugueses sao e devem ter consciencia de se sentir e ser Europeu isto è muinto importante! Querer ser europeu.

Um dos temas mais problematicos è o facto que Governo de Portugal continua a cometer ilegalidades contra as leis destipuladas pela União Europeia e o sistema burocrático Portugues reforça esta impessoalidade sem moralidade nenhuma criando mais confusão para que os processos contra Portugal sejao lentos e vagarosos, isto transmite insuficiencia aos Estados Membros da União Europeia.

Conclusao, as práticas ilegais cometidas por Portugal, exemplo no que diz respeito ao Imposto Sobre Veiculos è uma forma de enriquecer o pais espremendo os bolsos do cidadão nacional Portugues para depois «embelezar» o territorio Portugues com as estradas pontes e TGV's inuteis neste momento em que Portugal.

Portugal precisa de criar mao de obra em sectores mais nessecitados por exemplo a permanente remodelaçao actualização e reestruturação das cidades e localidades mais fragilizadas para que o cidadão nacional se senta mais confortável o o eventual e gradual aumento do salario minimo para 850€ dentro de um periudo minimo de dois anos tambem o sector do turismo porque Portugal è bonito e è um pais agradavel para passar ferias e para viver, isto sim seria agradavel de ver e ouvir ser conretizados como objectivos nos próximos anos em Portugal.

A vida è curta dizem todos mas eles nao se apercebem atè chegar au dia delles.

luis em 29.04.2009. 21:43

Boa o meu interesse nao s reserve bem ao objectivo deste site...

eu sou estudante de engenharia e precisava de criar uma pagina da web com esse estilo de tabela tipo excel, nao m pode dar umas noções por alto de como fazer?

obrigado

Rui Fernandes em 06.04.2009. 16:28

Pretendo adquirir um VW Passat do ano de 2006 em França. A sua cilindrada é de 1968 e o seu CO2: 170 g/k. para a sua legalização, terei que pagar quanto?

ricardo em 10.02.2009. 18:00

estou a pensar adquirir um nissan patrol 2.8 dt htp van na uniao europeia (holanda) gostaria de saber quanto é que eu vou ter de pagar em portugal para fazer a legalização é de 1995 e está pelo preço de 2950Euros 85kw 116pk agradecia desde já a resposta.

ANJO em 26.01.2009. 17:08

PORTUGAL E UM PAIS ONDE SE GANHA POUCO MAS ONDE TUDO E MAIS CARO POR ISSO SOMOS UN DOS PAISES MAIS MISERAVEIS DA EUROPA A ECONOMIA ESTA ASFIXIADA COM OS IMPOSTOS.

Rui Almeida em 03.01.2009. 16:28

Por favor leiam a petição e assinem se concordam.

http://www.petitiononline.com/isv2009/petition.html

FD em 04.12.2008. 11:15

Não. Os comerciais ligeiros não deverão ver qualquer agravamento de imposto em 2009.

João Filipe em 04.12.2008. 02:35

Desculpe, este cálculo apenas não é válido para os comerciais ligeiros, pois não?

Paulo em 03.12.2008. 19:51

Penso em adequirir um Audi Q7 3.0.
Gostaria de saber quanto vou pagar de selo, pois não percebo bem esta tabela.
Obrigado

R. Porto em 21.11.2008. 15:41

No C24 está a aplicar na sua fórmula IVA a 21% e não a 20% como deve ser.

M.Ramos em 18.11.2008. 14:47

Quando é que o governo se convence de que nem sempre recebe mais de impostos, quando os mesmos já estão em limites insustentáveis A tendência é para se reduzirem o número de vendas e há outros impostos indirectos que deixam de ser recebidos pelo Estado, daí que nem sempre 8+6 são 14 somente são se tivermos os 8 e houver condições para se juntarem mais 6. Esta é a operação natural do fisco que somente resultaria se as pessoas tivessem areia no cérebro

FD em 23.10.2008. 21:16

Corrigido. Obrigado. :)

pedro em 23.10.2008. 18:53

no C17, o calculo do desconto por ser monovolume ta a ir buscar à coluna D...deve alterar para C

Escrever um comentário


Por manifesta falta de tempo, não me é mais possível responder às questões colocadas, como acontecia até agora. Tenha isso em consideração quando colocar o seu comentário, obrigado.
COMENTÁRIOS COM LINGUAGEM IMPRÓPRIA SERÃO APAGADOS!

:

:

:


Em que ano é que estamos?