Prazos e pagamento do Imposto Municipal sobre Veículos (IMV) em 2007

Aviso: a informação nesta página está desactualizada, apenas existe para fins históricos.
Página actualizada: Como pagar o IUC pela internet passo a passo
Se chegou aqui através de uma pesquisa, talvez encontre a informação que procura nos comentários (mais abaixo).

Veja também: Pagamento do IMV via internet passo a passo.

Todos os automóveis matriculados até 31 de Junho de 2007 inclusive têm que pagar em 2007 o Imposto Municipal sobre Veículos exactamente como aconteceu no ano passado. Estão excluídos veículos matriculados antes de 1977.

Relembro que veículos matriculados a partir de 1 de Julho de 2007 não pagam o IMV (de que trata este artigo) mas sim o Imposto Único de Circulação. Veja na coluna à direita o link para a tabela do IUC.
O pagamento do IUC deve ser feito no máximo 90 dias após a data da matrícula do automóvel.

O pagamento do IMV deve-se efectuar:

A tabela com os valores a pagar está neste link.

Na página das Declarações Electrónicas deverá seguir o seguinte percurso: Contribuintes (coluna esquerda) -> Entregar -> I.M. Veículos.
Aí deverá encontrar todos os automóveis registados em seu nome. Seleccione os carros cujo imposto quer pagar e carregue no botão emitir. Siga as instruções do documento para efectuar o pagamento.
Se estiver representado algum veículo que foi seu mas já não é, dirija-se a uma repartição de finanças, leve a declaração de venda (ou outro documento que comprove que já não é proprietário do veículo) e exponha a situação.

Depois de efectuar o pagamento, guarde junto dos documentos do carro o comprovativo impresso a partir do sítio das Declarações Electrónicas, o documento que recebeu nas finanças quando pagou ou o impresso que recebeu caso tenha pago através de um dos revendedores autorizados.
Não se esqueça que se fizer o pagamento nas finanças ou num revendedor deverá levar o livrete e título de registo de propriedade ou o Documento Único Automóvel.
Recebe posteriormente por correio o dístico que este ano ainda deverá colocar no pára brisas do seu carro. Não estranhe atrasos na recepção do dístico e não se preocupe, desde que tenha o comprovativo de pagamento no carro não terá qualquer problema com as autoridades.
Tenha no entanto a certeza que tem o seu domicílio fiscal actualizado (a sua morada nas finanças).

Pessoalmente, pedi e paguei o distíco no dia 1 de Junho e recebi-o no dia 15 de Junho.

Encontra a portaria publicada em Diário da República com os prazos aqui.

Este é o último dístico de uma era. Guarde-o como recordação. :)

30.05.2007. 12:38

Rg em 10.11.2016. 01:57

Boa noite. Gostaria de saber o significado de co en prcc co - ot e a at. Poderiam me ajudar? Obrigada

JOEL em 25.01.2011. 21:03

Boa noite gostaria de saber qual a multa a aplicar sobre o atraso no pagamento do IUC, ja passou o prazo era ate 31 de dezembro de 2010, sei que ja foi anteriormente sobre os limites de pagamento, mas gostaria de saber qual a multa que me aplicam por incomprimento do prazo ou se ainda tenho margem para pagar sem multa. obrigado

carlos alexandre em 15.12.2010. 22:51

Falem menos e actuem mais!Declarem guerra ao estado(em caixa baixa)português!não tenham medo pois o estado é gerido por um bando de cobardolas atrasados mentais.Não paguem impostos ou multas,não vão a votos,não renovem o b.i.e não alimentem mais a corja de sanguessugas incompetentes que fingem governar o feudo.

Silvia Moreira em 19.11.2010. 15:06

Louis, no meu comentário anterior já ficou respondida a sua questão em relação ao prazo para liquidar o IUC.
Em relação ao valor, não lhe sei dizer porque o seu carro irá pagar pela cilindrada e pela emissão de CO2 cujo valor não informou. Se tiver essa informação, pode ver na página inicial deste site a ligação para a tabela de IUC e poderá ver quanto irá pagar.

Silvia Moreira em 19.11.2010. 15:03

Tony, o IUC (imposto único de circulação) é da responsabilidade do proprietário da viatura, o que significa que tendo sido você o 1º proprietário da viatura (os carros novos dificilmente estão averbados em nome do concessionário) é você o responsável pela liquidação do IUC, e o prazo para liquidar é de 90 dias seguidos a contar da data de emissão da DAV (declaração aduaneira de viatura, onde consta a matrícula da viatura). Este prazo é válido apenas para a compra de viaturas que tenham tido matrícula portuguesa atribuída pela 1ª vez, pois o IUC só pode ser liquidado depois de o carro estar registado em nome do proprietário, daí o prazo ser alongado para 90 dias, uma vez que legalmente e contando a partir da data de emissão da DAV, o prazo para registar a viatura é de 60 dias, e as finanças concedem mais 30 dias para a liquidação do IUC. Se comprasse um carro usado e já com matrícula portuguesa, a sua responsabilidade de liquidar o IUC seria apenas no mês em que teria sido atribuída a matrícula, por exemplo, se você comprasse em Fevereiro de 2010 um carro que tivesse matrícula portuguesa atribuída em Janeiro de 2008 (exemplo), você só seria responsável pela liquidação do IUC em Janeiro de 2011, pois em Janeiro de 2010 o carro ainda não era seu. Mesmo que o IUC de 2010 não estivesse pago, você só teria de comprovar nas finanças que tinha comprado a viatura já depois do prazo de pagamento do IUC em 2010, e as finanças iriam encarregar-se de cobrar o IUC a quem era o proprietário na altura em que o imposto era devido. Entendeu?

Silvia Moreira em 19.11.2010. 14:54

J.Dias, é de facto muito fácil acusar erros nos outros, difícil é louvar o responsável deste portal pela informação que nos é DADA!!
Se você também estivesse atento, iria ver que o facto do mês de Junho em 2007 ter tido ou não 31 dias como tão desagradavelmente fez questão de apontar, para o assunto em questão isso não importa nada, o que importa é o facto de a nova legislação ter entrado em vigor no dia 1 de Julho de 2007!
Bem haja FD pela criação deste portal e pela excelente informação actualizada que nos transmite :)

Louis em 19.11.2010. 09:21

Eu tenho um caro a 10 anos com matricula Françes. Eu more agore em portugal, vem de fazer a sua legalisaçao. A novo matricula Portuguesa e deste mes de setembre 2010. Aminha pergunta è quando devo comprar o selo ? e quanto vou pagar : tipo passageiros ligeiro - cilindrade 1896 cc - gasoleo - date primeira matricula 1998.09.22 -
Obrigado

tony em 01.10.2010. 16:25

comprei um carro novo em março deste ano e gostaria de ser imformado se ao sair do stande o imposto de circulaçao nao teria que ser da responsabilidade do mesmo que o teria que pagar obrigado...

J. Dias em 25.09.2010. 14:36

Não sei quem é o responsável por esta página, mas lamento que ninguém tenho lido o primeiro texto da mesma com atenção e, aceite que em 2007 tenha havido o mês de Junho com 31 dias. Lamento!!!!

GMR em 25.02.2010. 17:51

Boas tardes,
pelo presente demonstro o meu desagrado com o nosso estado, pois e passo a explicar o porque da minha revolta contra o mesmo.
Herdei uma viatura classica de 1982 que a mesma era necessario legalizar, visto tratar-se de uma herança de um familiar optei por o fazer mas qual a supresa do nosso estado.... 384€ de IUC por ano, sendo que o mesmo é utilizado para fazer 700km ano ou nem isso, mas como polui o ambiente em que nem chega a circular pago por isso.
Sim tenho mais viaturas em meu nome, logo esse nao é o carro principal como o nosso maravilho estado considera.

nero em 19.12.2009. 08:56

lamento saber que ainda há portugueses que gostam de ser roubados todos os dias pelo governo,enquanto alguns,bastantes passam fome para pagar impostos os nossos desgovernantes, vão gosando e desgovernando ,NUNCA VI UM ANIMAL GOSTAR MAIS DOS OUTROS QUE DE SI PRÓPIO

vmsm em 08.12.2009. 12:40

bom dia eu cai aqui poR um acaso e quero diser o seguinte.tenho carro com 18 anos e quando fui por ele ja tinha caducado o selo fui de imediato pagar e fiquei sem palavras quando me foi apresentada conta,40€selo pagava 28€mais 15€de multa por atraso total 55€ que tinha que pagar.pedi esplicaçao e o que me foi dito.a lei mudou,so tem que pagar.pois muito bem como vivo de ordenado minimo nao posso(bem queria)comprar carro novo e vejo-me grego para governar a minha vida honestamente so tenho algo a dizer a senhores que vem para aqui dizer para pagar impostoss,sera que eles os pagam?pois em ja os pago ha muito tempo tenho 52 anos e nunca me governei com vigariçes.resumindo;Cambada de GATUNOS .

Maria em 19.11.2009. 11:23

O pagamento que me queria referir anteriormente é obviamente o imposto monicipal sobre veiculos.
Obrigada

Maria em 19.11.2009. 11:20

Ola! O prazo de pagamento do meu carro terminou em abril! Alguem me saba dizer como é calculada a coima que vou ter que pagar? Se é alguma taxa sobre o valor do selo ou se é uma taxa fixa!
Obrigada

Daniel em 05.11.2009. 18:58

Tenho um carro que está na garagem e não pago selo à 3 anos o que é que me pode acontecer?

mayuia em 01.10.2009. 01:30

O problema reside mesmo no pagar porque a soluçao somos nos que a temos basta nao pagarmos
nao se esquecam que todos os impostos que hoje pagamos fomos nós que o consentimos
porque simplesmente nao contestamos os mesmos. Eles impoêm e nós pagamos e nao piamos
Nao se esqueçam que somos a maioria absuluta o povo esta sempre acima do gorverno.
Mas porque nos haviamos de chatiar nao e verdade.
Nao se esqueçam nunca ninguem nos obrigou a nada nós e que simplesmente aceitamos as condiçoes porque
os outros tambem.

ps: desculpem a falta de acentuaçao.

Sebastião em 20.07.2009. 22:01

Ó pessoal mas o que é que querem? Até estou admirado de não serem mais roubados!
Então se nas eleições 40% votam sempre nos mesmos ladrões. Ou são ladrões como eles ou são estúpidos. Os outros 60% são uma cambada de cobardes que se queixam mas não fazem nada para mudar o sistema. Todos sabem quem são os culpados mas quando podem até lhes lambem o cú. Cambada de tristes...

União Europeia em 28.06.2009. 11:22

Estao todos a ser enganados e ainda continuao nessa de quererem ser roubados pelo estado que continua a aplicar uma lei ilegal que nao faz parte das regulamentaçoes (LEIS) da União Europeia!


Imposto automóvel motiva queixa europeia
No próximo sábado comerciantes importadores de automóveis e todos os trabalhadores relacionados com o sector estarão reunidos para a criação de uma associação que tem como primeiro objectivo apresentar no Tribunal Europeu uma queixa contra o Estado Português pela imposição, desde 1 de Janeiro deste ano, do Imposto Sobre Veículos Importados Usados.

"É o único país da Europa que aplica este imposto, que penaliza brutalmente os importadores", referiu Paulo Costa, um dos organizadores da reunião.

Dá como exemplo um carro que até ao ano passado pagava de legalização 3500 euros e agora paga 9500. "Se custou 12 500, mais vale dar o automóvel a quem entrar no stand", ironizou.

"De acordo com o Governo, o imposto serve para taxar os carros mais poluentes, mas esquecem que os carros importados pelos portugueses são os mais novos e os menos poluentes", sublinhou.

Por outro lado, frisou Paulo Costa, "o argumento cai por terra quando o imposto sobre uma autocaravana, que polui tanto como um carro, é de 50 euros, o mesmo para uma mota" e, acrescentou, "quando em Portugal um veículo usado não paga nenhum tipo de imposto como este".

No entender de Paulo Costa, o imposto em causa "prejudica não só os comerciantes, mas também as oficinas, os transportadores, os serviços aduaneiros, milhares de pessoas".

E, revelou "já se estão a sentir os efeitos. Desde Janeiro que estão parados 123 rebocadores em todo o país e, até 16 de Janeiro, só entraram na alfândega sete processos para legalização, sendo que três foram apreensões, quando o normal seriam mil viaturas".

Em média, em Portugal, legalizam-se 50 mil automóveis por ano.

Fonte: Jornal de Notícias

União Europeia em 28.06.2009. 11:05

Estao todos a ser enganados e ainda continuao nessa de quererem ser roubados pelo estado que continua a aplicar uma lei ilegal que nao faz parte das regulamentaçoes (LEIS) da União Europeia!


Imposto automóvel motiva queixa europeia
No próximo sábado comerciantes importadores de automóveis e todos os trabalhadores relacionados com o sector estarão reunidos para a criação de uma associação que tem como primeiro objectivo apresentar no Tribunal Europeu uma queixa contra o Estado Português pela imposição, desde 1 de Janeiro deste ano, do Imposto Sobre Veículos Importados Usados.

"É o único país da Europa que aplica este imposto, que penaliza brutalmente os importadores", referiu Paulo Costa, um dos organizadores da reunião.

Dá como exemplo um carro que até ao ano passado pagava de legalização 3500 euros e agora paga 9500. "Se custou 12 500, mais vale dar o automóvel a quem entrar no stand", ironizou.

"De acordo com o Governo, o imposto serve para taxar os carros mais poluentes, mas esquecem que os carros importados pelos portugueses são os mais novos e os menos poluentes", sublinhou.

Por outro lado, frisou Paulo Costa, "o argumento cai por terra quando o imposto sobre uma autocaravana, que polui tanto como um carro, é de 50 euros, o mesmo para uma mota" e, acrescentou, "quando em Portugal um veículo usado não paga nenhum tipo de imposto como este".

No entender de Paulo Costa, o imposto em causa "prejudica não só os comerciantes, mas também as oficinas, os transportadores, os serviços aduaneiros, milhares de pessoas".

E, revelou "já se estão a sentir os efeitos. Desde Janeiro que estão parados 123 rebocadores em todo o país e, até 16 de Janeiro, só entraram na alfândega sete processos para legalização, sendo que três foram apreensões, quando o normal seriam mil viaturas".

Em média, em Portugal, legalizam-se 50 mil automóveis por ano.

Fonte: Jornal de Notícias

Ribeiro Guimarães em 09.04.2009. 14:24

A razão, independentemente dos motivos, não se exprime com o vocabulário impróprio dos incompetentes.
Exprime-se com argumentos !

carlos em 26.03.2009. 02:41

pagarei multa se comprar o selo do carro no mes seguinte

Vanessa em 02.03.2009. 20:26

Boa noite.

Comprei um carro novo a 30 de janeiro de 2009, qual a data limite de pagamento para o IMV?

josé lima pereira em 21.02.2009. 19:34

qual a data para de pagamento do imposto municipal sobre veículos

João Paulo em 19.02.2009. 22:29

Boas!
Em 2001 comprei uma mota em segunda mão, mas só agora é que acabei
de a restaurar. Gostaria de saber como é a minha situação em relação
ao IMV?

Rui em 12.01.2009. 21:33

Olá
Comprei um carro e dei outro á troca,assinei a declarão de compra e venda..
a perguta que faço é.tenho que participar a alguma entidade a venda desse veiculo..

joao costa em 18.12.2008. 19:50

boas passa-se o seguinte gostava de que me explica-sem como funciona a compra do selo pro carro. tenho um carro que teve matricula suica a primeira matricula do caro em 11-12-1992 e foi matriclado em portugal em 15-11-1995 gotava de saber qual o mes em que se paga o imposto se é em novembro ou em dezembro?? no mes da primeira matricula do carro ou no mes da matricula em portugal??? obrigado pla atenção.

art em 10.12.2008. 16:32

Existe algum site em que possa verificar a propriedade de um veiculo atravez da matricula?

rodolfo em 23.10.2008. 20:57

para completar , o comentario que deixei anteriormente , a data de matricula do carro de de janeiro de 97

rodolfo em 23.10.2008. 20:52

Boas , tenhu uma questao a fazer , comprei um carro em segunda mao a pouco tempo mas hoje um visinho alertoume para o imposto municipal sobre veiculos , fui ver o papel que tinha e nele consta a data de pagamento feita em junho de 2007. alguem me pode dizer s este documento ainda está em ordem?

Hacker jr. em 17.10.2008. 16:11

É isso mesmo NM...
Infelizmente tens toda a razão...

António em 11.10.2008. 20:48

Ao vosso dispor para qualquer informação online
http://agenciamoutela.no.sapo.pt/

Nuno em 19.09.2008. 14:57

Comprei carro em Fevereiro, pensando eu que seria o banco a pagar o selo! Não foi efectuado o pagamento do imposto o que me vai acontecer? Sendo uma obrigação minha!
A multa é elevada?
Obrigado

Antonio em 12.09.2008. 10:03

Meus senhores fiquem entao a saber a melhor!!!!!!!!
Sabiam que os politicos, entre ele os presidentes de camara e por ai fora nao pagam imposto unico de circulação? Pois Pois, eles andam com altos carros e nao pagam nada.

Sofia em 02.09.2008. 10:15

Estou a pensar comprar um automóvel usado de Maio de 2003 num stand. O dono do stand disse-me que o proprietário anterior do automóvel comprou o mesmo estando insento de selo uma vez que possuia deficiencia. A minha pergunta é: o automóvel ainda estará isento até maio de 2009? ou vou ter que começar a pagar o IUC a partir da data da compra? ou terei que pagar as penalizações desde maio até setembro? obrigada

Oscar em 25.08.2008. 05:00

Eu estou imigrado na Inglaterra. O meu carro esta em Portugal na garagem de um vizinho, ja nao o uso ha 2 anos. Eu nao vou pagar selo nenhum!!! Vao roubar po caracas!!! Chulos! Era o que faltava, o governo portugues vir comer do meu salario ganho na Inglaterra!!!!

João Basso em 22.07.2008. 18:32

Paguei os selos de 2 dos meus carros dentro do prazo, Março e Abril, mas os disticos nunca chegaram a casa.

A minha morada fiscal está correcta. O que devo fazer para que me entreguem os discticos?

Obrigado

João Basso

bruno branco em 21.07.2008. 09:02

tenho um veiculo de 2005/06 e esquecime de comprar o selo,so me lembrei em conserva com a familia,gostaria de saber se tenho que pagar multa e quanto e essa multa.

guga em 16.07.2008. 11:44

Comentários fáceis e mal educados para demonstrar o que grande parte dos Portugueses é, e quer.

Ganhar muito, e pagar nada.

Primeiro, paguem TODOS, TODOS os impostos que devem, mesmo os atrasados. Depois veremos se a situação melhora.

Henriqe Sá em 08.07.2008. 12:38

Boa tarde,
Seria possivel obter resposta às minhas questõs colocadas na sua pag 12?
Desde já o meu muito obrigado.

Vasco Santos em 08.07.2008. 09:51

Olá

A minha pergunta é a seguinte: comprei uma mota usada em setembro do ano de 2007, mas ñ tenho o selo dela. A data da matricula é de 9/2004, posso circular c ela sem selo e quando chegar a data pagar o respectivo imposto iuc. ou seria preciso comprar selo e depois voltar a pagar o imposto?

Carlos Dias em 02.07.2008. 17:40

Olá,

Tenho um jipe para vender e apareceu-me um comprador da Irlanda do Norte que quer comprar o Jipe.

Pretende que seja eu a tratar do assunto, para o efeito envia-me 4.500 euros só para as despesas de envio do jipe para a Irlanda do Norte. O que eu pedia era uma espécie de roadbook dos procedimentos administrativos que terei de fazer para que tudo seja 100% legal. Será que alguém me pode ajudar?


Muito obrigado,

CD (carlosmanuelcostadias@gmail.com)

Heitor Gonçalves em 02.07.2008. 11:17

Apenas para chamar a atenção que Junho é de 30 dias:"Todos os automóveis matriculados até 31 de Junho de 2007 inclusive têm que pagar em 2007 o Imposto Municipal sobre Veículos exactamente como aconteceu no ano passado. Estão excluídos veículos matriculados antes de 1977."
Cumprimentos

Manuel em 19.06.2008. 18:21

Será necessário manter afixado o dístico no carro durante o ano de 2008 até ao pagamento do IUC no mês de matrícula? De acordo com o IUC - Circular nº7/2008 do Ministério das Finanças será necessário ter o comprovativo de pagamento do IUC no veículo para apresentar às autoridades de trânsito?

FD em 27.05.2008. 10:38

Em Setembro, no mês da matrícula portuguesa.

joao santos em 27.05.2008. 08:30

tenho um carro importado diesel a inpecção do automovel è este mes (maio),mas o carro foi matriculado em setembro.
Aminha pergunta è quando devo comprar o selo este mes ou em setembro.
obrigado
jsantos

Fartinho em 20.05.2008. 17:11

Alguem por acaso sabe por onde andam algumas das muitas G3 que se falava terem sido "distribuidas" após o 25/Abril.
Começam a fazer muita falta!!!

FD em 16.05.2008. 09:38

A decisão de aplicar multa ou não depende em última instância das finanças.
Se a decisão for de aplicar a multa, esta pode ir até ao dobro do valor do imposto em falta.

Gonçalo em 10.05.2008. 16:47

Boa tarde
tenho um carro comprado em fevereiro de 1995 que nao utilizo. Sabendo que o selo do carro tem de ser pago no mes em que o carro foi comprado, e uma vez que ainda nao o fiz, gostaria de saber quanto terei de pagar de multa, quando for comprar o selo?
Cumprimentos

FD em 30.04.2008. 09:13

Tem 90 dias a contar a partir da data da matrícula para pagar o IUC.

José Gomes em 29.04.2008. 17:20

Comprei em meados de Abril um carro novo - quanto tempo tenho para liquidar IUC relativo a 2008

FD em 01.04.2008. 09:48

Pode circular sem selo em 2008, tendo apenas que pagar o IUC respeitante a 2008.

MARCO em 14.03.2008. 01:58

COMPREI UMA MOTA USADA MAS NAO TENHO O RESPECTIVO SELO DE 2007... COMO FAÇO PRA TRATAR DISSO E SE POSSO COMPRAR O SELO DESTE ANO. A MOTA E DE 1997-06-.... E SE POSSO CIRCULAR SEM O SELO.. OBRIGADA

FD em 25.02.2008. 12:41

É exactamente igual.

joao silva em 23.02.2008. 14:41

boas eu gostaria de saber se para comprar o selo para a mota eé da mesma maneira de como se compra para o carro (mes da matricula) gostaria se fosse possivel me enviar a resposta pra o email carinajoaosilva@hotmail.com obrigado e um resto de um bom dia.

n.........l em 12.02.2008. 22:47

sao todos uma cambada de ******.
se olha sem mais por quem presisa
so pagar so pagar ****** de *****

m........c...... em 12.02.2008. 22:43

tenho vergonha de ser portugues.quem esta no governo so olha pelo seus interesses sao todos uns cobardolas que venhao pra rua

FD em 08.02.2008. 12:51

Conforme já viu, pode pagar por Multibanco, por homebanking, nos Correios, num balcão de um banco ou nas finanças.

rina em 07.02.2008. 22:35

Desde ja peço desculpas por ter sido impaçiente ,e obrigado por me ter esclarecido e basta eu com os dados que tenho no comprovativo das finanças pagar por multibanco nao preciso me deslocar a um balcao das finanças

obrigado!!!

FD em 07.02.2008. 12:09

Resposta a Pedro Delgado em 06.02.2008. 12:10:

Tem a certeza que o carro existe? Esse modus operandi é conhecido por ser uma burla. Tenha muito cuidado e nunca entregue qualquer quantia sem ter o carro à sua frente.

Veja aqui mais informações aqui:
http://conselhosuteis.com/2007/12/17/burlas-na-internet-automoveis/

Se lhe colocam o carro em Portugal, com matrículas portuguesas e documentação, não terá que se preocupar com mais nada. Mas mais uma vez o aviso que poderá estar perante uma tentativa de burla.

FD em 07.02.2008. 11:52

Resposta a rina em 05.02.2008. 18:16:

Isto é um serviço voluntário prestado a título gratuito, pedia alguma consideração e respeito por esse facto.

Qual é a data da matrícula portuguesa? O IUC deve ser pago pela primeira vez até 90 dias depois da data da matrícula portuguesa.
No caso dos importados usados essa data é normalmente a mesma da do pagamento do ISV na alfândega. A data de compra é irrelevante.

A partir daí, o IUC deve ser pago todos os anos durante o mês da matrícula portuguesa (no caso dos importados usados).

rina em 06.02.2008. 21:10

terei que esperar muito tempo pela resposta o prazo ja passou nao tenho tempo pra ir as finanças sejam breves

Pedro Delgado em 06.02.2008. 12:10

Vou comprar um carro que foi adquirido cá em portugal, mas foi levado para o Reino Unido para circular lá.. entretanto agora quero compra-lo à pessoa q levo-o para lá..! o carro virá por uma companhia d transportes maritima e eles tratarao de tudo e ate das novas matriculas.. a minha questao é : dps terei de pagar alguma coisa a nao ser seguro e imposto de circulaçao? ate poq o carro foi comprado em portugal e qd foi po Reino Unido o dono cancelou as matriculas... agora é so pedir umas novas?

rina em 05.02.2008. 18:16

comprei um carro importado em 23/11/2007 no comprovativo das finanças tenho como data limite de pagamento 04/02/2008 terei que pagar novamente 175.00

FD em 30.01.2008. 10:17

Resposta a Nuno Almeida em 28.01.2008. 14:03:

Sim, é obrigado a pagar, mesmo que esteja ausente. Se não pagar será notificado a efectuar o pagamento e a pagar uma multa no dobro do valor do imposto.

Qualquer pessoa poderá fazê-lo por si. Basta que se dirija a um serviço das finanças e na posse do seu número de contribuinte efectue o pagamento. Se quiser, pode aceder ao sítio das declarações electrónicas, imprimir o DUC e efectuar o pagamento por homebanking por exemplo.

Se for fora da data, paga a respectiva multa.

FD em 30.01.2008. 10:04

Resposta a xanito em 27.01.2008. 23:06:

Sim, deverá fazer o pagamento do IUC no mês da matrícula portuguesa.

Nuno Almeida em 28.01.2008. 14:03

Boa tarde,
No caso de ter o veículo parado, por estar ausente do país, gostáva de saber:
1º Sou obrigado a pagar? Se não conseguir fazê-lo pode acontecer o quê?
2º Alguém pode tratar disso por mim? Se sim, o que é necessário? E se for fora da data, acresce alguma penalização?
Obrigado.

xanito em 27.01.2008. 23:06

a data de matricula do meu carro é de Janeiro.então devo efectuar o pagamento do selo ja neste mês(Janeiro), certo?

FD em 17.01.2008. 09:58

O "selo" deixou de existir, foi substituído pelo IUC.

Veja mais informações aqui:
http://impostosobreveiculos.info/inicio/comprou-carro-a-partir-de-julho-de-2007-e-agora/

Luis Sousa em 16.01.2008. 11:03

Bom Dia:

Gostaria que me esclarecesse sobre o seguinte, comprei no mes de dezembro 2007 carro novo, aproveitando o programa do estado veiculos fim de vida (VFV, mas com os atrasos dos correios o carro so me chegou este mes de janeiro e com a matricula deste mes/ano (01/08). A minha duvida é de saber se ñ estou isento de selo pq acho k ouvi falar k contratos celebrados em dezembro ficavam isentos de selo, se n estou isento ate qd tenho de comprar?

Grato pela resposta: Luis Sousa.

FD em 15.01.2008. 12:20

Resposta a Clara em 14.01.2008. 10:25:

Tem que pagar o IUC no mês da matrícula portuguesa e não no mês da matrícula original.
Este ano já não deve comprar o IMV (selo), mas deve pagar o IUC. Na página das declarações electrónicas veja em I.U. Circulação em vez de I.M. Veículos.

FD em 15.01.2008. 12:12

Resposta a Sergio em 14.01.2008. 10:20:

Exacto.

Clara em 14.01.2008. 10:25

Comprei carro importado, depois de 1 Julho de 2007, como tive problemas com a carta, nao usufrui dele em 2007. Como matricula é de 2003/01 tenho de comprar o selo agora, mas na página das declarações eletronicas, ainda so faz menção ao do ano 2007. ou será que tenho mesmo de pagar o 2007 para tirar o 2008.

Sergio em 14.01.2008. 10:20

Tenho uma duvida, eu tenho um carro de dezembro de 2004 e em julho de 2007 comprei o selo do carro,e agora so vou comprar/pagar o iuc em dezembro de 2008 ou nao???
Se assim for vou andar com o selo no vidro ate dezemvro de 2008, certo???

FD em 28.12.2007. 22:12

Lamento mas a sua pergunta sai do âmbito deste sítio, pelo que não o posso ajudar.

heroidomar em 27.12.2007. 23:00

Tenho colocado pneus equivalentes no meu carro de acordo com a legislação portuguesa em vigor.
Estes pneus são aprovados na inspecção e o documento indica que o carro pode circular, com a ressalva que devem ser inscritos no livrete do veículo.
Durante uma operação stop a semana passada o agente referiu-me que me podia multar porque o pneu que eu tinha colocado não estava registado no livrete, apesar de ser equivalente.
Pergunta: como é que um carro segundo legislação da direcção geral de viação pode circular depois de inspeccionado, e ao mesmo tempo se o fizer pode ser multado na primeira esquina, mesmo ali à saída da inspecção?

manuel em 20.12.2007. 02:14

Prezados visitantes...


é lamentável, sim...!! o governo português, atribuir um imposto automovel (IA),na aquisição de uma viatura nova. Mais ainda, 21% Imposto (IVA), e para não variar, + 21% (IVA) sobre o mesmo Imposto (IA)..........verdade, mto triste...

nuno pim em 15.12.2007. 10:56

é pena é não haver atentados ão governo para ver se eles abriam os olhos. chulos que nem teen onde morrer

FD em 13.12.2007. 11:25

Agradeço o seu feedback e fico contente por ter ajudado. :)

Ana Santos em 12.12.2007. 20:19

Agradeço a sua rápida resposta (04/12/07).
Já fui às Finanças e, embora o funcionário tivesse dúvidas quanto ao facto de poder ser eu a pagar o IMV, lá consegui pagar (graças à informação que me prestou) e o carro ficou logo associado ao meu n.º de contribuinte.
Mais uma vez, muito obrigada!

FD em 11.12.2007. 18:07

Este site apenas trata de questões portuguesas pelo que não o posso ajudar.

thiago douglas em 07.12.2007. 16:28

se nao for pedir muito, quem souber me responder a pergunta pode mandar para o email onde eu posso encontrar a legislação que verse sobre tal assunto??

thiago.douglasca@gmail.com

thiago douglas em 07.12.2007. 16:25

ficaria muito agradecido se alguém pudesse me esclarecer uma coisa...

anteontem eu estava andando no meu carro 0 km, aida sem as placas, que só tinham sido liberadas na manha de ontem, só que eu fui parado numa blitz e meu carro foi apreendido por estar sem as placas...

afinal... um carro zero só pode circular se ele estiver com as placas colocadas?? se pode circular sem as placas, qual o prazo permitido?

muito grato

FD em 06.12.2007. 10:11

Obrigado mas já sabíamos. :)

TERESA MENDES em 05.12.2007. 16:08

ATENÇÃO


A PARTIR DE JANEIRO DE 2008 O PAGAMENTO DO SELO DO CARRO É FEITO NO MESMO MÊS DA MATRICULA, ISTO É, SE A DATA DE MATRICULA FOR FEVEREIRO, O SELO SERÁ PAGO EM FEVEREIRO.

FD em 04.12.2007. 15:35

Obrigado. :)

Quais foram as condições do contrato de ALD? Normalmente, são as financiadoras que compram o selo e depois cobram o valor na mensalidade.

O melhor a fazer será informar-se junto da financiadora.

No entanto, e uma vez que em 2008 terá que ser a senhora a pagar o IUC, o ideal será dirigir-se às finanças e, na posse do DUA, do contrato de ALD e do seu cartão de contribuinte efectuar a compra do selo (para este ano).

Nessa altura, talvez actualizem o seu cadastro para que o carro fique associado ao seu número de contribuinte, e possa em 2008 pagar o IUC através da internet sem problemas.

Para circular com o carro precisa do DUA, do contrato ou da declaração de ALD e do recibo de pagamento do IMV/IUC.

Ana Santos em 03.12.2007. 22:48

Parabéns pelo site, é muito útil.
Gostaria de colocar a seguinte questão:
Comprei carro há pouco tempo, com matrícula de 2004, em regime de ALD e já estou na posse do Documento Único Automóvel.
Contudo, não tenho ainda o selo do carro, pelo que não posso circular com o veículo.
Como o ALD, ao contrário da locação, não tem que ser registado, do DUA consta apenas o nome da instituição bancária que, na realidade, é o único titular do veículo.
Assim, como poderei adquirir o selo da viatura caso o Banco insista em não o comprar?
E, após adquirir o selo, poderei circular com o veículo sem ter um documento que comprove que o titular inscrito no DUA me autoriza a utilizá-lo?
Obrigada!

FD em 22.11.2007. 20:39

Não pode circular com o carro sem ter comprado o selo. Terá que primeiro comprar o selo e só depois poderá circular com o carro.

Só pode, na falta do selo, circular com o comprovativo do pagamento referente ao ano de 2007.

miguel correia em 20.11.2007. 23:28

comprei carro hoje. matricula de 2006. é um semi-novo. no stand deram-me os pateis provisórios, mas quanto ao selo, enganaram-se e só o vou ter daqui a dias. posso cirsular? o carro tem selo de 2006

ZENDO_55 em 20.11.2007. 20:59

não percebo a raiva e descontrole emocional na escrita dos comentários anteriores.

eu ando e bem de a4, já com 3 anos, e não pago nada. quem paga e pagará é a empresa. como vêem não tenho que chamar palavrão grosso a ningém.

taxa a posse, não o usufruto, então só quem é burro, quadrado é que se habilita a, como é que eles dizem ?, baixar o défice não é ? por mim quero que se f... o défice ! aguém mais burro que trate disso ...

FD em 19.11.2007. 21:50

Muito cuidado com as fraudes e as burlas:

Para exportar um carro deverá apresentar o pedido numa alfândega entregando o certificado de matrícula (ou livrete e título de registo de propriedade), de forma a que lhe seja atribuída uma matrícula de exportação.

Sónia em 18.11.2007. 14:05

Pretendo vender um veiculo particular para Inglaterra tambem um particular que devo fazer em termos documentais.De forma a posteriormente ter a certeza que o carro não me pertece mais.

FD em 05.11.2007. 21:40

A partir de Julho de 2007 deixou de existir isenção. Ou seja, terá que pagar o IUC até 90 dias depois da data da matrícula.

João Paulo em 04.11.2007. 19:54

Adquiri um veículo importado Belga com a 1ª matricula de Novembro 2003.
Ao mesmo foi atribuida matrícula portuguesa no mês de Outubro de 2007.
A minha dúvida prende-se com o facto de ter de adquirir o selo de isento ou o veículo ser considerado "novo" e como tal abrangido pela nova legislação?
Obrigado pela ajuda

FD em 28.10.2007. 12:57

Vai circular com os carros ou estão parados?

Se estão parados, só deverá comprar o IUC respeitante a 2008. Dirija-se a um serviço da finanças e pergunte se é possível pagar antecipadamente o IUC (tudo indica que sim na legislação, mas poderão existir outras condicionantes).

garcia jose em 26.10.2007. 13:44

Estou fora do pais tenho dois carros en portugal que estão sen selo ,como vou dois mezes a portugal o mez de dezembro e janeiro qual dos selos devo comprar o unico ou o antigo?

positivanarkist em 24.09.2007. 14:44

Pago la letra del coche, pago la cuota de comunidad
Pago la **** hipoteca, pago la cuenta que debo en el bar
Pago la letra del video, pago la letra del televisor
Pago el seguro del coche, pago la letra del ordenador
Pagar, el colegio del chaval
Pagar, la **** luz, el agua y el gas
Pagar, la residencia de mama
Pagar, mi vida consiste en pagar.

em espanhol.. pois em português nada de novo.

FD em 24.08.2007. 10:02

Mas para veículos novos? Ou para todas as outras situações?

Veículos novos já não estão abrangidos pelo IMV desde Julho de 2007, quando a nova legislação entrou em vigor que, entre outras coisas, eliminou a necessidade do dístico "Isento".

Pelo que vejo da actual portaria, não existe nenhuma data específica para aquisição dos dísticos "Isento" que não a dos dísticos "normais". Ou seja, se ainda não adquiriu o dístico de "Isento" deverá fazê-lo quanto antes.

Estrela em 23.08.2007. 21:38

Haverá este ano, tal como nos anteriores uma data em que apartir da mesma apenas se irá adquirir um selo de isenção. Se sim apartir de que data e qual o valor.

FD em 08.08.2007. 19:58

No caso de exportação de veículos deverá apresentar numa Alfândega o título de registo de propriedade (ou DUA) e a factura (no caso de se tratar de uma transacção comercial) por forma a que lhe seja atribuída uma matrícula de exportação.

Posteriormente, a matrícula deverá ser cancelada de forma a que não tenha de pagar o IUC. Neste momento não tenho a certeza se é a Alfândega que se encarrega do processo, se terá que se dirigir posteriormente à DGV. Se por acaso vier a saber, agradecia que colocasse aqui como se deverá proceder.

susana cortinhas em 08.08.2007. 11:29

Bom Dia .
como Agente transitário todos os dias faço despachos de viaturas para exportar e, em grande parte para luanda .
mas , tal foi a surpresa quando a partir de dia 1 de julho de 2007 fomos surpreendidos com a nova lei de que é obrigatorio o pagamento de imposto de cir5culação ... eu pergun to e não é por mim é pelos meus clientes .
Afinal Que logica tem fazer o pagamento do imposto Municipal de uma viatura quer nem vai circular no nosso Pís?
isto não é justo pois quando se trata de camiões pagamos altenticas fortunas... dinheiro esse que o estado recebe, nós não podemos reclamar e a viatura nem circula no país .... é este o nosso Governo ... que vergonha .
é por estas e outras que cada vez mais o fluxo de exportação nos outros paises é muito superior ao do nosso pais ....somos uma vergonha .

<< Primeira < Anterior [1 / 2] Seguinte > Última >>
Escrever um comentário

:

:

:


Em que ano é que estamos?