Mudança no IUC dos importados usados

Nesta página: escrevo sobre a mudança na cobrança do IUC dos automóveis importados usados em 2020.

Resumo: o IUC dos importados usados vai baixar em 2020, vão passar a pagar pela data da primeira matrícula, desde que esta seja de um país da UE ou do Espaço Económico Europeu.

Escrevi um artigo mais acessível e prático onde pretendo esclarecer todas as dúvidas relacionadas com este tema: a descida do IUC nos importados usados em 2020.

Actualização a 18 de Setembro de 2019: a Lei n.º 119/2019 foi publicada, confirma-se tudo o que foi escrito abaixo, é aplicada a partir de 1 de Janeiro de 2020.

Actualização a 5 de Agosto de 2019: o texto final está quase pronto, não há alterações de relevo. Nova data para a lei entrar em vigor: 1 de Outubro de 2019, mantendo-se a aplicação da mesma a partir de 1 de Janeiro de 2020.

Actualização a 19 de Julho de 2019: a lei foi aprovada no Parlamento, todos os partidos votaram a favor, a probabilidade de não ser promulgada pelo Presidente da República é quase nula. Ou seja, pode contar com as mudanças em 2020 - o IUC vai efectivamente baixar para todos os carros com a primeira matrícula (da UE) anterior a Julho de 2007 e importados para Portugal a partir dessa data, com matrícula portuguesa a partir de Julho de 2007. Carros anteriores a 1981 deixarão de pagar IUC.

Actualização a 14 de Julho de 2019: o texto final foi apresentado a votação pela Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa - não existem alterações ao texto inicial, pelo que se mantém tudo o escrito abaixo.
A lei, depois de aprovada no parlamento no dia 19 de Julho, deverá seguir para promulgação (aprovação) pelo Presidente da República e depois para publicação no Diário da República, coisa para demorar talvez um mês ou menos.


Graças à participação do/a leitor/a IM - a qual agradeço aqui publicamente mais uma vez, fiquei a saber que está em processo de discussão no Parlamento uma iniciativa (proposta de lei) para eliminar a descriminação que existe entre automóveis nacionais e automóveis importados (usados) no que ao IUC diz respeito.

Se esta iniciativa for aprovada, todos os automóveis importados usados passarão a pagar IUC de acordo com a primeira matrícula, desde que essa matrícula seja de um país da UE ou do Espaço Económico Europeu (UE + Noruega, Islândia, Liechtenstein) - a Suíça não está incluída nesta medida.

Quer isto dizer que qualquer automóvel importado usado com data da primeira matrícula anterior a Julho de 2007 passará a pagar IUC de acordo com as "antigas" regras, ou seja, pagará um IUC muito mais baixo.

Na interpretação que faço da redacção da proposta de lei, esta alteração será também aplicável aos veículos existentes importados a partir de Julho de 2007, mas com a primeira matrícula anterior a Julho de 2007, que pagavam IUC como se fossem "novos".
Porém, só quando a lei for aprovada e publicada é que será possível afirmar isto com certeza, por enquanto ainda não é perfeitamente claro.

É também uma boa notícia para todos os automóveis "clássicos" anteriores a 1981 que, se se verificar a alteração, mesmo que importados, passarão a ficar isentos do pagamento de IUC. Da mesma forma, qualquer clássico posterior a 1980, mesmo que não esteja isento de IUC, também verá o IUC baixar significativamente.
Relembro que um carro importado depois de Junho de 2007, fosse de que ano fosse, paga actualmente IUC como se fosse um veículo novo do ano em que se deu a importação.

Segundo a proposta, estas alterações deverão entrar em vigor a 1 de Janeiro de 2020.

A página da iniciativa no sítio do Parlamento: Proposta de Lei 180/XIII.

O texto da proposta não é definitivo e ainda pode sofrer alterações. Vou acompanhar esta situação e vou actualizando esta página sempre que se justifique.

A redacção da proposta:

Artigo 11.º
Alteração ao Código do Imposto Único de Circulação

Os artigos 2.º, 10.º, 18.º e 18.º-A do Código do IUC, passam a ter a seguinte redação:

«Artigo 2.º
[…]
1 -[…]:
a) Categoria A: Automóveis ligeiros de passageiros e automóveis ligeiros de utilização mista com peso bruto não superior a 2 500 kg que tenham sido matriculados, pela primeira vez, no território nacional ou num Estado membro da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu, desde 1981 até à data da entrada em vigor do presente código;
b) Categoria B: Automóveis de passageiros referidos nas alíneas a) e d) do n.º 1 do artigo 2.º do Código do Imposto sobre Veículos e automóveis ligeiros de utilização mista com peso bruto não superior a 2 500 kg, cuja data da primeira matrícula, no território nacional ou num Estado membro da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu, seja posterior à da entrada em vigor do presente código;

Artigo 10.º
[…]
1 -[…].
2 -Aos veículos da categoria B cuja data da primeira matrícula no território nacional ou num Estado membro da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu seja posterior a 1 de janeiro de 2017, aplicam-se as seguintes taxas adicionais:
[…]
3 -Na determinação do valor total do IUC, devem multiplicar-se à coleta obtida a partir das tabelas previstas nos números anteriores os seguintes coeficientes, em função do ano da primeira matrícula do veículo em território nacional ou num Estado membro da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu:
[…]

Artigo 21.º
Entrada em vigor e produção de efeitos
1 - A presente lei entra em vigor em 1 de julho de 2019.
2 - Produzem efeitos a 1 de janeiro de 2020:
a) [...]
b) As alterações aos artigos 2.º e 10.º do Código do IUC, efetuadas pelo artigo 11.º da presente lei;

Relembrando o que aconteceu até aqui:

Em 2008 houve uma petição à Comissão Europeia sobre esta situação. A Comissão Europeia comunicou em 2011:

Mesmo que, em termos formais, pareça haver argumentos que apontem no sentido de uma discriminação tendo em conta o artigo 110.º CE, a Comissão considera que seria desproporcionado levar o caso ao Tribunal de Justiça.

Em primeiro lugar, importa sublinhar que parece ser mínima a importância da diferença total entre os montantes que resultam da soma do imposto de matrícula e do imposto anual de circulação pagos ao abrigo do antigo e do novo sistema. Em qualquer dos casos, o problema é transitório e só existirá durante a vida útil dos veículos registados antes de 1 de Julho de 2007.

Além disso, o sistema novo está mais próximo da proposta da Comissão supracitada do que o anterior, na medida em que visa uma transferência gradual da carga fiscal do imposto de matrícula para o imposto anual de circulação, o que é positivo para os problemas do mercado interno criados pelos impostos de matrícula, e, em segundo lugar, tem uma forte componente determinada pelos níveis de emissões de CO2. Instaurar um processo por infracção solicitando que o novo sistema fosse aplicado apenas aos automóveis registados pela primeira vez em qualquer país da União Europeia a partir de 1 de Julho de 2007 seria paradoxal; nesse caso, os níveis de emissões apenas seriam tidos em conta para o imposto anual de circulação dos automóveis mais modernos, que, normalmente, são os menos poluentes. O novo sistema deverá, portanto, melhorar consideravelmente a situação no futuro. Por conseguinte, a Comissão tenciona encerrar este processo.

Fonte: Petição 1243/2008.

Desde 2011 até 2018 foram muitas as reclamações nos tribunais administrativos e fiscais e no centro de arbitragem administrativo.
A decisão foi sempre desfavorável aos queixosos, por exemplo, aqui no CAAD, aqui no Tribunal Central Administrativo Norte.

Até que em 2017, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra, enviou a questão ao Tribunal de Justiça da União Europeia, que tomou uma decisão em 2018: processo C‑640/17.

Ainda em 2018, o CAAD mudou o curso das decisões com base na decisão do Tribunal de Justiça da UE, e deu razão a um queixoso: Processo nº 507/2017-T.

A partir daqui, estando criada nova jurisprudência, o desfecho seria expectável em todos os processos, pelo que chegamos ao ponto em que estou a escrever este artigo.

Se leu até aqui: pode ser interessante ponderar a compra de carros importados actualmente desvalorizados no mercado dos usados por causa do IUC que pagam. ;)

Se tiver uma dúvida, um problema ou quiser fazer uma sugestão, use por favor a caixa de comentários mais abaixo.
Estou sempre a melhorar o impostosobreveiculos.info e gostava de contar com a sua ajuda. Obrigado.

23.04.2019. 18:46

FD em 29.09.2021. 15:09

@marta barros em 28.09.2021. 18:33

Não, a Suíça não está abrangida por esta medida.

marta barros em 28.09.2021. 18:33

ola boa tarde,quando regressei definitivamente da suiça trouxe o carro que tem primeira matricula dee 3/7/2007,regressei em 2017 e tenho pago sempre 238 ou 242, também posso pedir reembolso?obrigada

FD em 12.09.2020. 12:39

@Marisol Delgado em 11.09.2020. 22:37

Leia por favor: como pedir devolução do IUC pago em excesso pelos carros importados usados.

Marisol Delgado em 11.09.2020. 22:37

Boa noite FD. Tenho um Smart Fortwo de 2001 importado do Reino Unido no ano 2011/2012. O IUC é pago em Outubro, consultei o IUC deste ano e continua nos 108,00€, ou seja, não houve rectificação automática e não vejo nenhuma opção para pedir a rectificação. Entretanto vendi o carro e vêm busca-lo na 2ª feira dia 14 de Setembro 2020. Uma vez que vou deixar de ser a proprietária, como posso pedir o reembolso dos iuc anteriores? Não encontro o DAV nem DUA do veiculo e não encontro o 1 dono em Portugal para saber qual a alfandega que legalizou o carro... O que posso fazer?
Obrigada por qualquer ajuda que possa dispensar.

Att, Marisol Delgado.

FD em 27.04.2020. 10:57

@Emídio Matos em 26.04.2020. 19:10

Se essas primeiras datas de matrícula são nacionais ou da UE+EEE, sim, continua isento, não muda nada no seu caso.

Emídio Matos em 26.04.2020. 19:10

Exmo Senhor:

Tenho dois veículos ligeiros, um carocha de 1974 e um mercedes benz de 1972; ambos estão certificados pelo Museu do Caramulo. Não tenho pago IUC. Continuarei a não pagar?

FD em 18.04.2020. 16:04

@SILVIA em 17.04.2020. 23:19

Tanto quanto sei, pode cancelar as matrículas definitivamente, o problema será se depois quiser voltar a ter matrículas.

A sua única hipótese é, efectivamente e se quiser circular com o carro, pedir o estatuto de clássico, isto é homologar o carro como de interesse histórico - dessa forma, o veículo ficaria isento.
Tenha no entanto em atenção que o carro tem que estar em bom estado.

Não pode, por ter mais de 30 anos, pedir qualquer redução do IUC.

SILVIA em 17.04.2020. 23:19

Boa noite.
O meu pai legalizou em 01/2008 um Isuzu Trooper de 03/1990, 2.8TD. Primeira matricula foi na suiça. E durante anos pagou um IUC exorbitante. Tive que pedir cancelamento temporario de matriculas no imtt, para não pagar iuc e para não me desfazer do carro. É carro de familia á quase 30 anos.
Agora será activado automaticamente as matrículas em agosto deste ano (pois o imtt so deixa cancelar as matriculas por 5 anos, e nao posso renovar).
Queria saber se posso pedir rectificação de iuc, por ter mais de 30 anos?
Ou será melhor pedir a uma entidade competente o reconhecimento de veiculo com interesse histórico(classico)?
Qual a melhor opção? Não queria enviar o carro para abate.
Obrigada

vitor em 01.03.2020. 21:07

FD em 01.03.2020. 15:54


já me chegou pagamento pelo site das finanças montante: Valor 238€

Marca AUDI
Combustível Gasóleo
Data de 1ª Matrícula 2005-12-08
Data de Matrícula em Portugal 2008-03-05

Vou passar nas finanças se já existe essa lei porque não actualizaram já o valor só mesmo em portugal contribuintes a pagar valores exorbitantes obrigado FD por responder a questão boa noite.

FD em 01.03.2020. 15:54

@vitor em 01.03.2020. 14:37

Penso que está correcto, se é tudo como diz.

vitor em 01.03.2020. 14:37

ola boa tarde
Então com a lei aprovada,tenho uma audi 2.0 a gasóleo,ano de 2005 registo de primeira matrícula alemã, matriculada em Portugal em 2008,sendo assim paga o imposto antigo,passa dos 240€ para 60€+/-,certo?
Obrigada

Aguardo que me informem se estou certo.

FD em 04.01.2020. 20:06

@Jorge em 04.01.2020. 19:35

Em princípio, sim.
Estou a tentar reunir mais dados sobre esta questão - deverei escrever um texto nos próximos dias.

Jorge em 04.01.2020. 19:35

Vivi em França de 2010 a 2015 , comprei carro la com matricula de 2003 .
Regressei de vez a Portugal e legalizei o carro em 2016.
Desde entao tenho pago sensivelmente 260€ de IUC .
Li uma noticia https://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/detalhe/fisco-aceita-devolver-quatro-anos-de-iuc-pago-a-mais-por-carros-usados-importados
Sera que tambem poderei requerer devoluçao dos valores em excesso que paguei nestes 4 anos ?
Cumprimentos
Jorge

FD em 07.12.2019. 18:38

@nelson franco em 06.12.2019. 19:18

Depende se essa informação "transitou" na documentação ou não.
No seu DUA qual é a data da primeira matrícula, do Canadá ou de França? No campo das notas especiais (Z.3) diz alguma coisa sobre o Canadá?

nelson franco em 06.12.2019. 19:18

boa noite, tenho um wrangler de 1987, que foi importado do canada para a franca pelo o antigo dono e depois de franca para Portugal por mim, sera que o meu imposto também pode baixar?

jose afonso em 06.12.2019. 15:56

Muito simples tenho um carro com 1ª matricula do ano 2005 importada da Alemanha e pago algo fora do normal , diria que é um roubo aos bolsos das pessoas, vamos ver no que vai dar e se é verdade do que por ai falam

FD em 15.11.2019. 10:46

@Silva em 14.11.2019. 21:35

Faça as contas consultando as tabelas do ISV.

Silva em 14.11.2019. 21:35

Boa noite,
Alguém sabe quanto fica legalizar um carro comercial 2 lugares recente 1 ou 2 anos (tipo clio) em Portugal se for comprado em França?

FD em 13.11.2019. 09:38

@Joao em 12.11.2019. 19:58

Não.
Mais explicações: descida do IUC nos importados usados em 2020.

Joao em 12.11.2019. 19:58

Boas! vou importar um carro da Suiça para portugal (enquanto emigrante que regressa definitivamente), carro que foi registado em 2014. Pelo que tinha simulado anteriormente ia pagar cerca de 800€. isto muda alguma coisa na minha situaçao?
Obrigado pelo seu trabalho neste website!

FD em 04.11.2019. 12:46

@Diogo em 04.11.2019. 10:31

Em princípio não mas, não tenho certeza.

Diogo em 04.11.2019. 10:31

O meu carro foi comprado em Portugal em 2006 mas teve matricula diplomática até 2019.nestes casos o iuc irá alterar em 2020??

FD em 28.10.2019. 16:21

@Nuno em 28.10.2019. 15:38

Leia por favor: o que vai acontecer em 2020 aos importados usados em relação ao IUC.

Nuno em 28.10.2019. 15:38

Boa tarde

Gostaria de legalizar um carro em Portugal vindo do Reino Unido no próximo ano (depois do brexit).
A minha dúvida é se vou pagar IUC igual a um veículo português, uma vez que o Reino Unido já não pertencera á união europeia.
Desde já um muito obrigado

FD em 22.10.2019. 11:11

@Krasimir em 21.10.2019. 20:04

Sugiro que antes de legalizar mostre na alfândega a documentação e pergunte como será classificado em termos fiscais.

Krasimir em 21.10.2019. 20:04

Boas, sim e autovivenda M1 SA, logo M1 è veiculo ligeiro max 9 lugares,
más no meu documento esta peso total 6600 kg, más eu conduzo com permisso B
Obrigada

FD em 21.10.2019. 11:18

@Krasimir em 20.10.2019. 18:34

Esta mudança na lei apenas afecta ligeiros de passageiros.
Se tem 7.500kg de peso bruto é um pesado e não um ligeiro.
Por outro lado, se é autocaravana, é considerado para o IUC como sendo de mercadorias.

Krasimir em 20.10.2019. 18:34

Boas, Obrigada e so mais uma coisa à nova lei que vai entrar em Janeiro nao muda nada em relaçao a isso?

FD em 20.10.2019. 11:54

@Krasimir em 20.10.2019. 00:32

Se estiver registado como autocaravana, veja aqui: simulador ISV Autocaravanas.

Krasimir em 20.10.2019. 00:32

Boas, estive umas boas horas pesquisando e nao encontrei nada sobre os veiculos homologados, se alguem me pudesse ajudar agredecia.
Um pesado de 7.5 toneladas (Mercedes 709)
Esta homologado como autovivenda M1 vehículo especial , Quanto fica +/- a registrar em Janeiro
Obrigado

FD em 17.10.2019. 11:53

@Tiago em 17.10.2019. 11:11

Em princípio, reportará à data em que foi importado.

Tiago em 17.10.2019. 11:11

Viva,
Tenho um Mitsubishi Pajero de 05/2007, importado em 2008 do Reino Unido. O Brexit influenciará de alguma forma neste caso ou a alteração à Lei reporta à altura em que foi importado?
Obrigado
Tiago

FD em 15.10.2019. 10:48

@Tiago em 14.10.2019. 22:20

Certo.

Tiago em 14.10.2019. 22:20

Boa noite.
Então com a lei aprovada,tenho uma audi 2.0 a gasóleo,ano de 2005 registo de primeira matrícula alemã, matrículada em Portugal em 2008,sendo assim paga o imposto antigo,passa dos 240€ para 60€+/-,certo?
Obrigada

FD em 14.10.2019. 16:48

@Marlene da Silva Correia em 14.10.2019. 16:43

Pode tentar.
No entanto, o IUC que vai pagar este mês, diz respeito ao ano de 2019 completo, apesar do prazo de pagamento ser 31 de Outubro de 2019.
Desconheço qualquer tentativa de "antecipar" as novas regras.

Marlene da Silva Correia em 14.10.2019. 16:43

Boas. Tenho que pagar o meu selo este mês, supostamente em vez de 98 euros, pagaria 21.. dá para impugnar isto? Visto que este selo já é referente ao próximo ano também.. sabe se há alguma situação em que tenham pedido impugnação e tenha resultado? Cumprimentos

FD em 03.10.2019. 10:49

@Candido em 03.10.2019. 09:43

No seu caso a lei não ajuda - só se aplica a carros importados de países da UE e do Espaço Económico Europeu (Noruega, Islândia e Liechtenstein).
Continuará a pagar o valor de IUC que tem pago.

FD em 03.10.2019. 10:46

@António Pereira em 03.10.2019. 05:59

A resposta está na primeira linha do texto do artigo. :)

Quanto aos clássicos, não lhe sei dizer, depende da pressão que se faça junto do governo, seja lá ele qual for.

Candido em 03.10.2019. 09:43

eu regressei dos estados unidos em 2014 e com os meus bens o meu carro, sera que esta lei me vai ajudar ?
mercedes classe c 320 de 2002 por favor informem -me
muito obrigado
c machado

António Pereira em 03.10.2019. 05:59

Como estamos já em outubro de 2019 ,será q a lei da igualdade de iuc s já foi aprovada ?
Gostava de saber se vão alterar a lei da importação de clássicos pois estávamos limitados até carros do ano 1969 para trás inc , isto tem se mantido ao longo de vários anos , não será peremptório que se vá alterando todos os anos q passam ? Pois todos vamos ficando mais velhos .
Obrigado pela ajuda e esclarecimentos.
Cumprimentos

FD em 22.09.2019. 12:05

@José Domingues em 22.09.2019. 10:25

É uma questão difícil de responder.
Quanto aos anos mais distantes, deve ser difícil por ter passado o prazo para reclamação.
Quanto aos mais recentes, pode ter alguma possibilidade mas, na minha opinião, só recorrendo aos tribunais.

José Domingues em 22.09.2019. 10:25

Rixt Berber Sierksma é proprietária de um veiculo Fiat Punto de 1998 o qual lhe pertence desde 2004, comprado no seu pais de origem, Paises Baixos.
Em 2009 resolveu vir viver para Portugal e trouxe consigo os seus bens incluindo o automóvel. Desde essa altura a Autoridade Tributária começou a cobrar-lhe um IUC 6 vezes superior ao das viaturas semelhantes matriculadas em Portugal:
2010 - 87,01€
2011 - 207,49€
2012 - 207,49€
2013 - 235,37€
2014 - 237,72€
2015 - 237,72€
2016 - 238,91€
2017 - 241,45€
2018 - 245,24€
2019 - 247,38€
Deverá portanto ser recerssida destes montantes indevidamente arrecadados pela AT durante estes anos?
Quanto pagará este veículo em 2020?
Obrigado.

FD em 19.09.2019. 17:37

@CMOTA em 19.09.2019. 12:37

Como diz no texto, estas regras "novas" apenas começam a ser aplicadas a 1 de Janeiro de 2020.
Em Outubro de 2019 ainda vai pagar conforme as "antigas" regras.

CMOTA em 19.09.2019. 12:37

Bom dia,

Tenho a pagar o iuc correspondente a este ano até 31-10-2019, já pagarei o iuc pela nova lei ou ainda pagarei o iuc novo pela lei antiga?

Obrigado

FD em 10.09.2019. 15:43

@Rui Almeida em 09.09.2019. 19:54

Utilize o simulador de IUC e no campo da data da matrícula coloque o ano da primeira matrícula em vez da matrícula portuguesa.

Rui Almeida em 09.09.2019. 19:54

Boa tarde.
Existem ainda muitas duvidas quanto ao valor correto a pagar de IUC relativamente ao usados importados com primeira matricula em território europeu anterior a 07-2007.
Neste sentido questiono quais os efeitos práticos (valor a pagar), isto se possível fazer desde já os calculos de forma a esclarecer melhor o que realmente se vai passar.
A questão que coloco é a seguinte tendo como exemplo uma Audi A4 1.9Tdi com primeira matricula em 10.2001 e matricula em portual a 08.2007 estando neste momento a pagar 240 € de imposto.

Qual o valor aproximado do referido imposto em 2020?

jose afonso em 02.09.2019. 15:35

Será verdade? meu carro tem a primeira matricula Alemanha do ano 2005/07/25 pago um balurdio , estou a ser sacaneado , roubado assim como muitos

Meu carro tem a primeira matricula Alemanha, do ano 2005/07/25, pago um balurdio como se tivesse comprado carro novo , estou a ser sacaneado, melhor roubado , como tantos mais , vamos ver se vai dar certo

Fernando Dias em 01.09.2019. 13:32

E em relação às emissoes de CO2 isso também influencia muito no valor a pagar pela legalização, acho que se deveria pagar também o valor referente ao ano da 1ª matricula.

FD em 31.08.2019. 15:26

@Nuno Oliveira em 31.08.2019. 00:03

Não estou a ver isso acontecer. :)
Por outro lado, pode recorrer a um tribunal administrativo.

Nuno Oliveira em 31.08.2019. 00:03

Quem pagou iuc nos moldes anteriores tem direito a ser recarcido do que pagou a mais indevidamente nesses anos?

Se a lei muda por algo estava mal, e foi cobrado indevidamente, não teria todo o sentido ser devolvido todo o montante pago a mais???

FD em 19.08.2019. 16:16

@Vera em 19.08.2019. 15:11

Leia por favor: importar um veículo da Suíça (automóvel, mota, etc.).

Vera em 19.08.2019. 15:11

Boa tarde . Eu resido em portugal e o meu pai na Suiça . Ele quer me enviar um carro peugeot 206 a gasolina com 12 anos que esta la e em nome dele. So que a questao é como faco para legalizar ca e quanto vou pagar para legalizar? Uma vez que ele esta na suica como posso fazer para mudar para meu nome?

FD em 15.08.2019. 12:55

@João em 15.08.2019. 08:40

Está escrito no texto: a Suíça não está incluída nesta medida porque não faz parte do Espaço Económico Europeu.
Vai pagar como se fosse de 2020 mas, como é de 2012 não deve existir diferença, a não ser em alguns casos (use o simulador de IUC para ver).

João em 15.08.2019. 08:40

@FD

boas, tenho uma viatura na suiça, comprada em 2012. se quiser voltar para portugal em 2020 pago o IUC como se tivesse um carro com matricula de 2020, ou de 2012?

obrigado

FD em 04.08.2019. 14:07

@Tiago em 04.08.2019. 03:19

Em princípio, sim.

Tiago em 04.08.2019. 03:19

Boa noite.
Tenho uma Audi A4 2000 TDI 140cv,de 2005 do 05,primeira matrícula alemã,legalizada em Portugal em 2008 do 08,paga 240€ de selo.
Está abrangida pela nova lei do imposto?
Obrigado

Hugo Graça em 21.07.2019. 22:33

Preferi mandar o meu carro para a sucata do que andar a pagar 218€ por ano por uma coisa que era minha.

FD em 21.07.2019. 13:07

@Brás em 20.07.2019. 07:29

Diria que não.

Brás em 20.07.2019. 07:29

Quem pagou iuc nos moldes anteriores tem direito a ser recarcido do que pagou a mais nesses respetivos anos

FD em 19.07.2019. 18:46

@Antonio Manuel Paiva Furtado em 19.07.2019. 18:09

Este ano ainda deve pagar o mesmo valor.
Só em 2020 é que poderá diminuir.

Antonio Manuel Paiva Furtado em 19.07.2019. 18:09

Tenho um Mercedes E 270 CDi com a mtricula de Novembro 2004 pago 500 € de imposte , sera possivel me imformar quanto vou pagar este ano 2019

Ribeiro em 19.07.2019. 14:45

O Estado em que vivemos, (Portugal), é useiro e vezeiro em pulhices! Vivi no Reino Unido, doze anos, e ao mudar a residência para Portugal, fui informado no Consulado, de que durante um ano, não podia vender, entre outras coisas, para beneficiar da isenção do Imposto Automovel! Aquando da legalização, por debaixo da mesa, deram-me para eu assinar, uma declaração, onde me obrigava a aceitar a dilacão do prazo de um ano, para cinco anos! Rasteiro e Sujo! Isto é como o Estado se comporta com os cidadãos!

FD em 17.07.2019. 11:13

@Andre lopes em 17.07.2019. 00:21

Veja o que está no início do texto.

Andre lopes em 17.07.2019. 00:21

Boa noite...

Ficamos sem saber como ficou a situação do IUC para os
importados usados anteriores a 2007 ??? Sempre ficou aprovada a lei ou
infelizmente ainda andamos ao jogo do empurra ?

Lucas Faria em 03.07.2019. 11:15

Estamos todos ansiosamente à espera da confirmação !!

FD em 01.07.2019. 14:59

@IM em 01.07.2019. 13:02

Tenho acompanhado o processo na página do Parlamento. :)

IM em 01.07.2019. 13:02

Boa tarde,

Sobre esta matéria, embora ainda não se possa considerar nada como definitivo, as reuniões recentes da “Comissão de orçamento, finanças e modernização administrativa” tem tido na ordem do dia o ponto: Discussão e votação na especialidade da Proposta de Lei n.º 180/XIII/4.ª (GOV) - "Alteração de diversos códigos fiscais". Nomeadamente para a reunião do dia 03 de julho de 2019 esse ponto está contemplado na ordem do dia.
Também é interessante referir que na audição da Diretora Geral da AT, sobre este tema do IUC dos carros importados, na comissão competente, a AT não apresentou nenhuma reserva quanto à proposta de alteração de lei, referindo inclusivamente que poderia ser vantajoso que essa lei fosse estendida também a veículos importados fora da União Europeia ou Espaço Económico Europeu, dado que poderia causar constrangimentos e dificuldades à AT no processo de referenciação dos veículos que foram importados da União Europeia ou fora da União Europeia. Também nessa audição foi referido pela AT que essa alteração de lei poderia libertar recursos à AT, no sentido em que muitos contribuintes têm avançado com processos contra a AT, o que tem resultado numa maior necessidade de alocar recursos para responder a esses processos.
Em suma, embora ainda não haja noticias definitivas, as coisas parecem bem encaminhadas.

FD em 29.06.2019. 19:34

@Andre Leite em 28.06.2019. 00:19

Ainda não há novidades.

Andre Leite em 28.06.2019. 00:19

Boas,

Qual o ponto de situação relativo ao IUC?
Já existe alguma certeza? A lei já se encontra aprovada?

FD em 17.06.2019. 12:23

@Gonçalo Salgueiro em 17.06.2019. 12:21

Tudo indica que sim mas, não posso dar quaisquer certezas.

Gonçalo Salgueiro em 17.06.2019. 12:21

Estou a ponderar comprar uma Bmw 530dA de primeira matrícula de 2005 na Alemanha e importada para Portugal em 2008 e está a pagar cerca de 690e de selo. Tenho a dúvida se compro muito por esta notícia ter surgido. Está previsto que isso sempre vai para a frente? O meu interesse na carrinha é só mesmo caso assim seja mas como não há certezas estou na retranca

FD em 06.06.2019. 10:13

@Manuel em 05.06.2019. 15:50

Ainda não há novidades.
Quanto a prognósticos, não deverá mudar muito em relação ao exposto no texto.

Manuel em 05.06.2019. 15:50

Boas, já há alguma novidade extra sobre o IUC relativo aos automóveis usados, importados após 7/2007?
Quais são os prognósticos?
Obrigado
Manuel

FD em 02.06.2019. 14:59

@Bruno Pereira em 02.06.2019. 13:45

Talvez durante este mês de Junho.

Bruno Pereira em 02.06.2019. 13:45

Para quando é que se sabe se está lei foi aprovada ou não ?
Obgd

Frederico em 31.05.2019. 13:28

Comprei uma viatura fabricada em 1996 e primeira matrícula em Portugal foi 2009, para meu espanto estão a me cobrar 490€ anuais de IUC!

FD em 27.05.2019. 18:20

@fernando em 27.05.2019. 16:45

Pode explicar melhor a pergunta?

fernando em 27.05.2019. 16:45

agradecia o esclarecimento pois tenho um passat de 1998 da belgica passando para a matricula portuguesa em 2010 me foi contado como carro novo o imposto e 255.00 euros por ano agradecia o favor de ser esclarecido paga se portagens por e que não conta o ano da matricula isto e uma desonestidade para quem circula

FD em 19.05.2019. 11:36

@Rui em 18.05.2019. 17:56

É um mito muito difundido mas, tanto quanto sei, o estado nunca pagou nenhuma multa por causa da tributação automóvel.

Rui em 18.05.2019. 17:56

O estado português prefere pagar a multa do que mudar a lei...ganham milhões com este imposto.... acreditem que não vai mudar...

FD em 06.05.2019. 19:09

@José Rodrigues em 06.05.2019. 19:05

Em princípio, sim mas, só quando a lei for publicada é que saberemos com certeza.

José Rodrigues em 06.05.2019. 19:05

Boa tarde,

Como funciona com os veículos que são legalizados em Portugal por transferência de residência para Portugal (com direito a isenção do isv) por um emigrante?

O iuc a pagar também será de acordo com esta nova proposta de lei?

Obrigado

FD em 06.05.2019. 09:46

@Armelim Costa em 04.05.2019. 20:35

Sendo de 1974, se a proposta de lei avançar nos termos em que está e confirmando-se a aplicabilidade aos veículos já matriculados, o seu Citröen DS irá ficar isento, como todos os automóveis "nacionais" com matrícula anterior a 1981.

Armelim Costa em 04.05.2019. 20:35

Comprei um carro clássico (citroen DS) em junho de 2007. Este carro teve a 1ª matricula na UE em 1974 (França). Submeti o processo de legalização à Alfandega nos finais de Junho de 2007, mas como pedi a matrícula da época, a mesma só foi atribuída em Setembro de 2007, portanto já na vigência da nova legislação. Pese embora todas as reclamações que dirigi à AT, aquela viatura foi considerada da classe B, pelo que sempre paguei IUC na casa dos 450€.
Na nova redação da Lei que estará para entrar em vigor diz - "Que são considerados da classe A ... os veículos matriculados num estado membro ou em Portugal desde 1981 até 30Jun2007.
Assim, gostaria que me explicassem em que classe vai ser enquadrada uma viatura nestas circunstâncias, ou seja com menos de 2500 kg e com a 1ª matrícula num país comunitário (França) anterior a 1981?
Desde já os meus agradecimentos.

FD em 03.05.2019. 09:51

@Pedro em 02.05.2019. 23:44

Quanto ao ISV, escrevi aqui o que acho: Comissão Europeia pede a Portugal que mude o ISV.

Pessoalmente, acho que vai ser mudado. Quando e em que moldes é que é difícil responder.
O que sei e tenho quase certeza é que o estado não vai querer perder receita.

Dito isto, o governo, por questões relacionadas com o funcionamento dos impostos, apenas faz alterações como estas duas vezes por ano: a meio do ano e no fim do ano (Orçamento do Estado).

Ora, o meio do ano está a chegar e deverá ser difícil implementar uma mudança como esta com um prazo tão curto para entrar em vigor em Julho de 2019.

As eleições legislativas são em Outubro deste ano, dependendo dos resultados das mesmas, não sei se haverá Orçamento do Estado para 2020 até pelo menos Março ou Abril do ano que vem (como aconteceu em 2015).

Porém, pode ser que as sondagens desçam e haja um "brinde" entretanto, para entrar em vigor em Janeiro de 2020.

Por estas razões, a não ser que algo faça o governo mexer-se (uma perspectiva de maus resultados nas eleições), penso que não haverá alterações até, no mínimo, Julho do próximo ano.

E, como digo no texto que indiquei antes, o governo não quer perder receita - qualquer alteração ao ISV é capaz de ser compensada com outra mudança qualquer que reponha receita, pelo que não sei se irá perder assim tanto quanto pensa.

FD em 03.05.2019. 09:35

@Gilberto Martins em 02.05.2019. 22:13

Ainda não se sabe, só quando a lei for publicada no Diário da República é que podemos ter certeza.

FD em 03.05.2019. 09:33

@T. Ferreira em 02.05.2019. 18:53

Quase de certeza que qualquer veículo registado inicialmente no Reino Unido será tido em conta, pelo menos até à saída definitiva da UE - que ainda ninguém sabe quando será ou se chegará a acontecer.

Pedro em 02.05.2019. 23:44

Acham que o mesmo acontecerá com o ISV?

Comprei recentemente um carro que paga bastante de ISV e tenho receio que de um dia para o outro mudem a lei e perca a fortuna que paguei pela matrícula. Fará com que o meu carro fique bastante mais barato no mercado português, pois ficará mais barato importar e de um dia para o outro perca o valor excedente que dei de ISV no mercado usado em Portugal.

Gilberto Martins em 02.05.2019. 22:13

Boa tarde. Comprei um carro novo em 2002 em Espanha e foi legalizado em Portugal em Julho de 2007 o qual ficou a pagar muito de Ouvir. Será que com a nova lei o valor vai diminuir?
Obrigado

T. Ferreira em 02.05.2019. 18:53

E se o carro tiver sido importado do Reino Unido?
Será considerado Membro da Uniao Europeia?
À data da primeira matricula esse estado era membro da UE e, se a entrada em vigor desta lei for em finais de julho de 2019 (apesar de ter efeitos práticos em 2020) penso que também se deve considerar a redução do IUC.
Qual a vosso opinião?

Nuno Barros em 02.05.2019. 09:50

Agora só temos de arranjar maneira de reaver o dinheiro que foi pago a mais durante todos estes anos, já que foi provado que esta cobrança foi ilegal.

l. martins em 30.04.2019. 22:13

boa noite,
tenho um carro americano que foi importado em 2009 da alemanha onde teve a primeira matricula em 2/2006 foi importado para Portugal em 2009 e depois do adquirir ao dono anterior em 2015 só em IUC paguei ao estado 789,33+779,16+800,38+810,79 isto por cada ano e sempre a aumentar o que totaliza € 3179,66 o carro tem 4000 cc a gasolina mas também gpl o que ando quase sempre apesar disso não há descontos para bifuel apesar de não poluir
se o carro fosse considerado a primeira matricula pagaria por volta dos € 400,00 o que apesar de ser aberrante sempre é 50% do que pago atualmente por isso acho que de facto vem tarde esta disposição e oestado deveria ser obrigado a repor o valor que cobrou a mais nestes anos aos contribuintes...aaahhh desculpen estava a sonhar

António em 29.04.2019. 00:15

Boa noite
O meu caso é aberração comprei uma viatura do Corpo diplomático em Portugal em 2014 sendo a primeira matrícula em Portugal em abril de 2007 , ao solicitar a alteração da matrícula estou a pagar 10 vezes mais , além da viatura estar a ser muito desvalorizada com este brutal aumento . Espero que a CE consiga parar com este atropelo nas regras da comunidade europeia.

Jorge Fernandes em 27.04.2019. 14:32

Sem dúvida que se isto avançar nos moldes que estamos a pensar só peca por ser tardia.

Contudo a meu ver nem tudo fica bem, pois um aumento de perto de mil porcento no imposto (IUC) de um carro do 06/2007 para um de 07/2007 é injustificável.

A regra passou a ser essa (valor a pagar de IUC) mas continua a ser completamente descabida.

Escrever um comentário ou colocar uma dúvida

POR FAVOR leia a página toda antes de fazer perguntas que já estão respondidas no texto principal! Obrigado.

:

:

:


Estamos em 2024, para o ano vamos estar em que ano?

Por uma questão de rapidez na resposta e de poupança de espaço, considere que as minhas respostas incluem sempre os normais cumprimentos. :)

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.

Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais