Prazos e pagamento do Imposto Municipal sobre Veículos (IMV) em 2007

Veja também: Pagamento do IMV via internet passo a passo.

Todos os automóveis matriculados até 31 de Junho de 2007 inclusive têm que pagar em 2007 o Imposto Municipal sobre Veículos exactamente como aconteceu no ano passado. Estão excluídos veículos matriculados antes de 1977.

Relembro que veículos matriculados a partir de 1 de Julho de 2007 não pagam o IMV (de que trata este artigo) mas sim o Imposto Único de Circulação. Veja na coluna à direita o link para a tabela do IUC.
O pagamento do IUC deve ser feito no máximo 90 dias após a data da matrícula do automóvel.

O pagamento do IMV deve-se efectuar:

A tabela com os valores a pagar está neste link.

Na página das Declarações Electrónicas deverá seguir o seguinte percurso: Contribuintes (coluna esquerda) -> Entregar -> I.M. Veículos.
Aí deverá encontrar todos os automóveis registados em seu nome. Seleccione os carros cujo imposto quer pagar e carregue no botão emitir. Siga as instruções do documento para efectuar o pagamento.
Se estiver representado algum veículo que foi seu mas já não é, dirija-se a uma repartição de finanças, leve a declaração de venda (ou outro documento que comprove que já não é proprietário do veículo) e exponha a situação.

Depois de efectuar o pagamento, guarde junto dos documentos do carro o comprovativo impresso a partir do sítio das Declarações Electrónicas, o documento que recebeu nas finanças quando pagou ou o impresso que recebeu caso tenha pago através de um dos revendedores autorizados.
Não se esqueça que se fizer o pagamento nas finanças ou num revendedor deverá levar o livrete e título de registo de propriedade ou o Documento Único Automóvel.
Recebe posteriormente por correio o dístico que este ano ainda deverá colocar no pára brisas do seu carro. Não estranhe atrasos na recepção do dístico e não se preocupe, desde que tenha o comprovativo de pagamento no carro não terá qualquer problema com as autoridades.
Tenha no entanto a certeza que tem o seu domicílio fiscal actualizado (a sua morada nas finanças).

Pessoalmente, pedi e paguei o distíco no dia 1 de Junho e recebi-o no dia 15 de Junho.

Encontra a portaria publicada em Diário da República com os prazos aqui.

Este é o último dístico de uma era. Guarde-o como recordação. :)

Comentários (143) 30.05.2007. 12:38

<< Primeira < Anterior [1 / 2] Seguinte > Última >>