Como fazer se no site das Finanças ainda tem um carro em seu nome que já não é seu

Nesta página: o que fazer se no Portal das Finanças tem um carro em seu nome que já não é seu.
Resumo: se mandou um carro para a sucata, faça o cancelamento da matrícula, se vendeu um carro e o mesmo ainda não foi registado em nome do comprador, peça a apreensão do veículo.

Tem sido uma relativa surpresa para muitas pessoas o facto de encontrarem no Portal das Finanças automóveis que já foram seus, mas que neste momento por diversas razões já não são sua propriedade.

Isto acontece porque as Finanças recebem as bases de dados das Conservatórias do Registo de Veículos (antigas Conservatórias do Registo Automóvel) e associam os sujeitos passivos aos números de contribuinte constantes nos registos.

A entidade pública responsável pelo registo dos automóveis é o Instituto dos Registos e do Notariado através das Conservatórias do Registo de Veículos, sendo que a entidade emissora das matrículas é o IMT.

O problema nunca deverá ser resolvido através das Finanças, a não ser em casos de erro, mas sempre através do IMT ou da Conservatória do Registo de Veículos.

De forma simples, o que precisa de fazer caso esteja nesta situação é uma de três coisas:

Fazer o registo e pedir a apreensão só é possível através da Conservatória.
Cancelar a matrícula (dar baixa) só é possível através do IMT e deve ser sempre a última opção.
O que é que deve fazer entre estas opções depende muito do que aconteceu.

Pelo que tenho constatado, existem os seguintes casos:

A primeira coisa que deverá saber é que a não comunicação da transferência de propriedade nos 60 dias seguintes à ocorrência do acto implica o pagamento de uma multa.
Ou seja, se vender um carro e não fizer o registo dessa venda na conservatória no prazo de 60 dias após a venda, está sujeito a multa.

Vendeu o carro a um comerciante de automóveis

Se vendeu o carro a um comerciante e ainda tem o carro em seu nome, fique sabendo que, na maior parte dos casos, os comerciantes não fazem o registo dos carros em seu nome.
Até que o comerciante venda o carro, este ficará em seu nome. Não é a forma mais correcta de fazer as coisas mas, é a prática comum no mercado. Isto porque, registar os carros assim que os compram acrescenta custos e trabalho que, muitas vezes não se justifica pelo pouco tempo que os carros ficam com os comerciantes. Outras vezes haverá em que o comerciante apenas é um intermediário, que retoma o seu carro e o revende a outro comerciante. As razões são diversas e variadas, o importante a reter é que é relativamente habitual e que, desde que tenha consigo uma declaração de venda assinada pelo comerciante, não deverá ter problemas, porque a responsabilidade pelo registo é sempre do comprador.

Mas, se está a ler isto, é porque já passou algum tempo, e o carro ainda está em seu nome. Nesses casos o que tem que fazer é, na minha opinião, contactar o comerciante e dizer que pretende que ele faça o registo e que, se não o fizer, mandará apreender o carro. O comerciante terá todo o interesse em resolver a situação.
Se tal não acontecer, o que tem que fazer é: pedir a apreensão ou fazer o registo em nome do comprador.

Vendeu o carro a um particular

Se já passaram alguns dias, pelo menos 30, desde que vendeu o carro e este ainda aparece em seu nome no Portal das Finanças, pode fazer uma de duas coisas: pedir a apreensão ou fazer o registo em nome do comprador.

O carro foi para a sucata ou foi entregue para abate

Este processo deverá ser automatizado desde que tenha feito a entrega num centro de abate autorizado. Nesse caso, deverá ter consigo um certificado de destruição. Na posse desse certificado, deverá dirigir-se ao IMT e pedir o cancelamento da matrícula.
Se entregou o carro numa sucata não autorizada e não tem certificado de destruição, deverá assumir a transacção como se fosse um venda a particular e pedir a apreensão e se for caso disso, o cancelamento da matrícula.

Teve um acidente e entregou o carro à companhia de seguros

É como se fosse uma venda normal a particular, pode fazer uma de duas coisas: pedir a apreensão ou fazer o registo em nome do comprador. Na minha opinião, deve contactar a seguradora antes, de forma a esclarecer se existe algum procedimento administrativo já pré-estabelecido para estes casos, pode ser que seja mais simples de resolver do que pensa.

Está abandonado ou inutilizado

Deve pedir o cancelamento da matrícula no IMT se pretende ficar com o veículo. Se não pretende ficar com o veículo, deve entregá-lo num centro de abate autorizado.

Foi roubado e nunca apareceu

Deve pedir o cancelamento da matrícula no IMT por desaparecimento.

O que é que deve fazer para não se ver nesta situação no futuro?

Imprima em casa o Requerimento de Registo Automóvel (use a mesma folha para frente e verso - imprima mais de uma cópia para o caso de se enganar), preencha e desloque-se com o comprador do automóvel a uma Conservatória do Registo de Veículos ou a uma Loja do Cidadão. Aí, presencialmente, tenha a certeza de que o registo é efectuado.

Se vai entregar o automóvel numa sucata, vai para abate, é salvado ou está/será inutilizado ou guardado sem intenções de circular futuramente, deverá cancelar a matrícula (dar baixa).
Para saber como o fazer consulte esta página.

Como mandar apreender um automóvel

Para apreender o automóvel deverá dirigir-se a uma Conservatória do Registo de Veículos, confirmar que ainda está em seu nome, pedir um documento em como o veículo ainda está em seu nome e solicitar a apreensão por não regularização do registo.

A partir daí é aguardar notícias. No entanto, isso não o inibe de continuar a pagar o IUC. Por isso, quanto mais cedo fizer tudo isto, menos chatices e menos imposto pagará. É lógico que as autoridades deverão demorar algum tempo a encontrar o seu carro, e enquanto isso não acontecer é a si que as Finanças irão pedir o pagamento do imposto.

Já agora, aqui fica como saber que carros estão em nosso nome no sítio das Finanças: Como consultar os veículos em meu nome.

09.07.2007. 12:53

FD em 08.04.2020. 15:49

@Isaura Monteiro em 08.04.2020. 15:43

Quando é que teria que pagar o IUC?

Isaura Monteiro em 08.04.2020. 15:43

Boa tarde,

Vendi o meu carro em janeiro deste ano a um particular, tendo ido com ele à conservatória fazer a mudança de proprietário. No entanto o carro continua como sendo meu no portal das finanças. Alguém me poderá ajudar relativamente a esta situação? Será normal demorar assim tanto tempo até as finanças atualizarem a situação de mudança de proprietário? Obrigada!

FD em 28.03.2020. 14:58

@edvaldo em 27.03.2020. 17:34

Como diz no texto, deve mandar apreender ou fazer o registo em nome do comprador.

edvaldo em 27.03.2020. 17:34

Boa Tarde,

Vendi um carro há quase 3 anos à um particular, na altura assinei a declaração de compra e venda, no entanto não me lembro de ter ficado com um comprovativo ou se fiquei deve ter-se extraviado. Acontece que ainda o veiculo encontra-se em meu nome no site das finanças com todos os IUC's (últimos 3 anos) regularizados. Contactei a pessoa a quem vendi o carro e este disse-me ter-se esquecido e que o carro não transita. disse-me que iria regularizar a situação, no entanto já passou um mês e ainda nada. Contacto a pessoa e é sempre a mesma conversa. Agora estou prestes a emigrar e queria resolver a situação antes. Como devo fazer neste caso? Obrigado

FD em 12.02.2020. 10:11

@Carla em 11.02.2020. 23:24

Esse requerimento está assinado ou carimbado pelo funcionário do IRN/IMT? Ou seja, tem a certeza que foi entregue?

Carla em 11.02.2020. 23:24

Vendi um veículo em janeiro, na qual foi- me entregue uma cópia da mudança do registo de propriedade para o novo proprietário, em fevereiro é o mês do pagamento do iuc e o veículo continua a aparecer no site das finanças como sendo eu a proprietaria, com proceder?

FD em 09.01.2020. 10:02

@José em 08.01.2020. 21:51

Contacte um advogado ou solicitador.

José em 08.01.2020. 21:51

Boa noite!
meu sogro tem um automóvel com reserva de propriedade ( stand já não existe) á muitos anos e sem se aperceber de tal coisa, agora quer abater o automóvel e não consegue, que deve fazer?

FD em 19.12.2019. 13:49

@Bruno em 19.12.2019. 13:17

Normalmente precisa de uma prova para fazer a mudança do registo de propriedade.
Se não tem a cópia do impresso, deveria ter a cópia da declaração de venda. Tem?

Bruno em 19.12.2019. 13:17

Boa tarde eu a 3 dias vendi um carro a um outro senhor mas no notário não me deram nenhum comprovativo mas eu tenho em minha posse o nif do novo proprietário assim como o numero da carta de condução e o seu nome todo. Eu posso alterar o nome do proprietário por ele?

FD em 17.12.2019. 15:32

@Tiago Santos em 17.12.2019. 00:53

Após participação à polícia tem que se esperar 6 meses para que possa ser considerado desaparecido.
Se tem que pagar o IUC e ainda não passaram os 6 meses, dirija-se ao seu serviço de finanças e esclareça a situação.

Tanto quanto sei, tem que pagar o IUC e depois pedir a devolução.

Tiago Santos em 17.12.2019. 00:53

Boa noite,

O que aconteceu vai de encontro ao:
"Foi roubado e nunca apareceu
Deve pedir o cancelamento da matrícula no IMT por desaparecimento."

Já fiz o cancelamento há 4 meses e continua aparecer como proprietário do mesmo. Como é que devo proceder? É que assim vou voltar a pagar selo ou fico isento com o documento de cancelamento?

Obrigado

FD em 15.11.2019. 12:49

@Tiago em 15.11.2019. 11:42

Não sei como fiz mas a sua pergunta passou-me completamente despercebida.

Agradeço-lhe no entanto que tenha cá voltado para dar conta de como se resolveu a situação. :)

Tiago em 15.11.2019. 11:42

Bom dia,
Em resposta à minha pergunta que entretanto ficou resolvida:
Telefonei para o IRN e confirmaram que o carro estava em nome do novo proprietário e que teria que enviar um email à repartição de finanças da minha área explicando a situação. Pelo que percebi ambos (IRN e finanças) ambos têm acesso à mesma base de dados e após confirmação por parte das finanças ficou imediatamente resolvido.

Obrigado pelo site e por toda a informação.

Tiago em 12.11.2019. 16:19

Boa tarde
O meu caso é um pouco diferente. Vendi um carro e o atual proprietário passou para nome dele e tem o DUA que o comprova. Entretanto já se passaram cerca de 4 meses e nas finanças o carro continua a ser meu... neste caso o que posso fazer? Já liguei para as finanças e quem me atendeu não estava certa do que seria necessário fazer.

Obrigado
Tiago

FD em 07.11.2019. 11:56

@Marcial Lopes em 06.11.2019. 19:31

Está indicado no texto o que deve fazer.

Marcial Lopes em 06.11.2019. 19:31

Bom dia,

Vendi um carro em 2003 e o comprador, um negociante de automoveis privado, deu-me um termo de responsabilidade assinado e com o numero de BI dele. Entretanto estive fora do pais por 13 anos e agora as Financas estao a cobrar-me o IUC da viatura. O que me aconselha fazer? Muito obrigado!

Marcial Lopes

FD em 30.09.2019. 20:11

@Gonçalo Rodrigues em 30.09.2019. 18:38

Se nessa declaração está inscrita retoma, é uma questão de ir a uma conservatória do registo automóvel e pedir tanto o registo do seu antigo carro como do "novo".

Gonçalo Rodrigues em 30.09.2019. 18:38

Sim tenho a declaração de circulação carimbada e assinada por eles bem como um termo a dizer que a partir daquela data o carro estava ao meu encargo.

FD em 30.09.2019. 13:25

@Gonçalo Rodrigues em 29.09.2019. 20:42

Tem alguma declaração de venda ou termo de responsabilidade assinado pelo comerciante em como lhe fez a retoma do carro?
Se sim, pode fazer o registo como vendedor, sem ter que dar qualquer explicação ao comerciante - terá é que pagar os 65€ do novo registo.

Gonçalo Rodrigues em 29.09.2019. 20:42

Boa noite. Eu comprei um carro num stand através de retoma. Entreguei o meu antigo e adquiri o novo. Acontece que agora o proprietário do Stand diz que quer voltar atrás com o negócio porque já não se encontra interessado no meu carro antigo. Acontece que eu agora tenho receio que o proprietário do Stand não vá fazer a transferência de propriedade deste novo carro para meu nome. Na altura eu pedi para irmos fazer o registo no dia da aquisição da viatura mas o senhor recusou e disse que tratava de tudo. Eu tenho em minha posse uma declaração de circulação do carro em meu nome, bem como o seguro do mesmo e o comprovativo das transferências que foram feitas para a conta do dono do Stand. O que devo fazer agora?
O senhor diz que quer cancelar o negócio e eu não quero porque já está tudo pago e não quero voltar atrás.
O que aconselha? Ele está obrigado a fazer o registo do automóvel em meu nome?

FD em 19.07.2019. 18:45

@Telma Mendonça em 19.07.2019. 15:36

Se percebi bem a questão, não há qualquer penalização por ter 2 ou mais carros.

Telma Mendonça em 19.07.2019. 15:36

Quero manter o meu velho carro (com IUC e seguros atualizados) apesar de ter um novo. A minha questão é: serei penalizada nas finanças por essa situação? Obrigada.

FD em 16.07.2019. 09:59

@Edgar Nunes em 15.07.2019. 17:44

Não pode mesmo fazer nada, tem que aguardar.
A sincronização das bases de dados da conservatória do registo automóvel e das finanças pode demorar algum tempo.
Não lhe sei dizer quanto tempo porque, que eu saiba, esses dados não são públicos.

Edgar Nunes em 15.07.2019. 17:44

Boa tarde, tenho duas questões; vendi um carro a 04/05/2019 foi feito o registo no mesmo dia para o comprador e o carro ainda me aparece no site das finanças e comprei outro a 15-05-2019 no qual também fiz o registo no mesmo dia em meu nome e recebi o documento único ao fim de 2 semanas e também não me aparece no site das finanças, fui as finanças e dizem que não podem fazer nada.
Podem-me indicar o que posso fazer para regularizar a situação?
Obrigado,
Edgar Nunes

FD em 01.07.2019. 14:55

@André Matos em 01.07.2019. 12:47

Leia por favor: carros novos e o IUC.

André Matos em 01.07.2019. 12:47

Boa tarde,

Comprei um carro no stand há 4 meses e ainda não foi dado alta no meu portal de finanças.

Como posso fazê-lo e que implicações tem esta situação?

Obrigado!

FD em 28.04.2019. 14:54

@Adriana Correia em 28.04.2019. 12:51

Leu o texto?

Adriana Correia em 28.04.2019. 12:51

Boa tarde.

Comprei um carro num stand e dei o meu a tudo à troca.... Mas já passou mais de 1 ano e o carro está nas mãos de outra pessoa mas continua registado em meu nome.
Inclusive já paguei multas por atraso de pagamento de IUC.
Liguei o stand e dizem que não é nada com eles... Nas o novo dono não me responde às mensagens e nem me atende o telefone.

O que é que posso fazer?

FD em 31.03.2019. 13:19

@Isabel em 30.03.2019. 13:52

Pode:
- não fazer nada e esperar que apareça, se lhe tentarem cobrar o IUC, terá que se dirigir a um serviço das finanças para resolver a situação
ou
- pode dirigir-se já a um serviço das finanças para corrigir o problema

Isabel em 30.03.2019. 13:52

Boa tarde
Vendi um carro em janeiro e na mesmo hora foi efetuado o registo no nome do novo dono. Do IRN dizem que já enviaram a informação para as Finanças, mas ele ainda aparece em meu nome. O que devo fazer?

FD em 25.02.2019. 17:49

@José em 25.02.2019. 16:09

Tem que mandar apreender o carro.

José em 25.02.2019. 16:09

Descobri, que um carro que vendi há mais de 25 anos, ainda aparece no site das Finanças como sendo meu apesar de não ter IUC para pagar.
Consultei online e verifico que a matrícula não foi cancelada.
O stand a quem vendi o carro já não existe e também já não tenho qualquer documentação da venda.
A matrícula é de 01-01-1973.
O que devo fazer para que não conste eternamente em meu nome.

FD em 11.02.2019. 11:24

@HSantos em 11.02.2019. 09:34

Na prática, vendeu o carro a um comerciante que nunca efectuou o devido registo.
Deve seguir essas instruções, como estão no texto: pedir a apreensão ou fazer o registo em nome do comprador.

HSantos em 11.02.2019. 09:34

Bom dia,

Como não sei como está a situação neste momento, venho expor o meu caso,
O meu pai teve um acidente com o meu carro à uns 12 anos tlvz, o carro ficou destruido, foi para abate mas não lhe deram o tal certificado de destruição, eu ainda tenho os documentos cmg e tenho paga tds os anos o maldito IUC, mas gostaria de resolver esta questão.
Como devo fazer?

Obrigado

FD em 26.11.2018. 15:56

@Eduardo Nunes em 26.11.2018. 12:15

Sendo a reserva de propriedade associada a um crédito, estando o crédito vencido, há a possibilidade de extinguir a reserva de propriedade.
Por outro lado, do que sei, é possível cancelar o registo de um veículo para abate, mesmo tendo este uma reserva de propriedade.

Como vê, é um processo que deve ser analisado em detalhe, pelo que não lhe consigo adiantar muito mais por este meio.
O ideal é consultar uma agência de documentação automóvel ou um solicitador.

Eduardo Nunes em 26.11.2018. 12:15

Boa tarde,

Comprei um Fiat a prestaçoes em 2001 na Manus - Grupo Mundauto. Paguei-o ao fim de poucos anos, não tendo no entanto mudado o registo de propriedade para meu nome, pelo que o carro ainda se encontra com reserva de propriedade. A empresa entretanto faliu, quero mandar abater o carro e não posso porque ainda está com reserva de propriedade. o que posso fazer? Obrigado

FD em 10.09.2018. 12:16

@Felipe Coimbra de Sousa em 09.09.2018. 18:13

Leia: Como fazer se no site das Finanças ainda tem um carro em seu nome que já não é seu.

Felipe Coimbra de Sousa em 09.09.2018. 18:13

Boa tarde,

Vendi um carro a alguns anos atrás e fui para outro país. Agora ao retornar descubro que tenho uma dívida referente ao mesmo veiculo, se não me engano sobre o imposto de circulação.
Não tenho nada que comprove a venda, não sei onde está o veículo nem a pessoa a quem vendi o carro. Sou obrigado a pagar esta tal dívida de impostos? E como desvinculo esse veículo de meu nome?

Help!!!!

Felipe Coimbra

FD em 30.03.2018. 12:02

@jose em 29.03.2018. 16:55

O valor de IUC a pagar é muito elevado?

jose em 29.03.2018. 16:55

Comprei um carro a um concessionário de marca e na troca dei o meu carro antigo. Ao fim de 18 anos vieram as finanças reclamar o IUC, dizendo que a matrícula está em meu nome.
Primeiro: como podem as Finanças estar 18 anos sem avisar nada e agora dizerem que o carro ainda está em meu nome?
Será justo pagar 10 euros ao IMT para cancelar a matrícula por uma situação em que a marca concessionária tem claras responsabilidades?
Enfim, se tiver de pagar o imposto poderei mandar apreender a viatura. Mas e se não a encontro, como posso responsabilizar a concessionária?
É uma marca de renome e certamente não vai querer o seu nome enlameado na praça pública.Tudo isso é muito cruel---tanto mais que nunca apareceu em 18 anos nenhum aviso para pagar o respetivo IUC.

fernando santos em 19.10.2017. 10:32

GOSTAVA DE SABER QUANTOS AUTOMÓVEIS TENHO NO MEU NOME T M 938212784

victor guerra em 03.09.2016. 05:21

ha meses perdi documento do carro O LIVRETE fui pedir uma 2 via mas tenho carro penhorado mas tenho selo de circulacao e seguro e dia tenho pago desde entao o que posso fazer

ana cristina crispim em 08.08.2016. 13:50

Precizo urgente que me ajudem; para poder sair deste pezadelo.Vendi a minha viatura Rover a 09/09/2011 em portugal e sai do pais a 5 anos entrtanto foi retirado da conta Bancaria de minha mae.ao qual eu sou uma das titulares;pois que meu pai faleceu ha 2 anos e minha mâe se encontra num làr acamada com a doenca de Alz. Ha 2anos .Tenho em meu poder Contracto de venda da viatura; Anulacâo do seguro a viatura.;E tenho 800€ a pagar de selos, porque a viatura esta em meu nome .Por favor que devo fazer pecoajuda.Obrigado

JOSE DOS SANTOS RIBEIRO em 20.12.2015. 20:26

TENHO UM CARRO MAZDA MODELO 2200 ANO 1981 TEREI QUE O VENDER PARA ABATE QUERIA SABER QUAIS SAO OS DUCOMENTOS QUE TEREI DE APRESENTAR AS FINANÇAS PARA DAR BAIXA DO MESMO

jose santos ribeiro em 20.12.2015. 17:37

tenho uma carrinha mazda de 1981 tenho de avender para abater qual os ducomentos que me sao isigidos PARA DR BAIXA DO MESMO NA REPARTIÇAO DE FINANÇAS DESEJAVA ESSA INFORMAÇAO OBRIGADO

carlos miguel ribeiro dias em 30.11.2015. 18:58

ola sou o carlos tenho 25 anos e com 19 anos depois dos meus documentos terem sido furtados compraram um veiculo em meu nome ilegalmente apos descobrir mandei apreender o veiculo apresentei queixa o liguei para o banco a informar do sucedido mas este acabou por colocar uma a açao contra mim em tribunal por nao pagar esse veiculo \ acabei por ganhar essa açao em 2013 o carro foi levantado da gnr pelo banco este ano 2015 no entanto continua em meu nome estou penhorado pelas finanças por nao pagar o iuc mas este ano acabei por pagar para nao me prejudicar ainda mais pois esta ditadura fiscal em que estamos nao me apresenta soluçoes sou operario fabril e nao tenho recurssos para andar sempre em advogados o veiculo paga 230 euros de iuc o que posso fazer para obrigar o banco a retirar o veiculo de meu nome visto ter uma sentença que diz que o contrato he fraudelento e o banco tendo levantado o veiculo porque insiste em o manter em meu nome sera para me castigar ainda mais???????

Eliseu em 13.05.2015. 20:07

Estou a viver no Mônaco , tive um caso de estar a pagar Iuc de carro que já não me pretendia .
Descobri uma página excelente, trataram me dê tudo em 8 dias.
Recomendo !!!
" não vá para as filas nós vamos por si "

eva silva em 13.04.2015. 10:45

Eu vendi um carro particular mas recebo cartas das finanças isso significa que o carro ainda esta em meu nome¿

eva silva em 13.04.2015. 10:44

Eu vendi um carro particular mas recebo cartas das finanças isso significa que o carro ainda esta em meu nome¿

joaquim em 25.11.2014. 13:08

Estou em franca tinha um carro portugues que mandei abater como faço para deitar abaixo paranao pagar selo sera que posso fazer pela net ou outras passoas da minha confiança podem fazer ai em portugal

alves da cunha joaquim em 25.11.2014. 12:13

Estou em franca e tinha um carro portugues mas agora mandei abater como faco para o deitar abaixo mas finanças
Posso fazer isso pela net
Ou outras pessoas da minha confiança podem fazer la em portugal



Regionais


E

alves da cunha joaquim em 25.11.2014. 12:08

Estou em franca e tinha um carro portugues mas agora mandei abater como faco para o deitar abaixo mas finanças





Regionais


E

Manuel Pinto em 14.07.2014. 00:14

Boa noite: Entreguei o meu carro para abate, perdi o documento e não tenho a certeza se foi em 2010 ou 2011
Como posso saber a data em que foi abatido.
Cumprimentos.

PAULO JORGE SANTOS em 16.06.2014. 06:05

Olá venho por este meio informar de minha decisão de, Pedido de Apreensão Automóvel deste veiculo,continuar em meu registo nas finanças pois vendi mas o novo proprietário não colocou este mesmo em seu nome.
Disponibilizo também o nº de pedido via online ... (Automóvel Online Nº-497768/2014--Data Pedido--16-06-2014
Encontra-se possivelmente em dois lugares ou no freixieiro junto as bombas da Galpe estrada nacional direcção aeroporto. Ou em rio tinto passando o Parque Nascente na estrada circunvalação na saída de rio tinto bombas Repsol existe um Stand passando as bombas. Em caso de ai não estar o proprietário tem conhecimento deste veiculo e a pessoa que o tem.
Tendo este pedido feito que possibilidades tenho de conseguir que este veiculo seja legalizado no NOME DO NOVO PROPRIETÁRIO,e deixe de me pertencer nas finanças como sendo meu ?
COLOCO TODA ESTA INFORMAÇÃO POIS NO PEDIDO DE APREENSÃO NÃO TEM NADA PARA COLOCAR TAL INFORMAÇÃO PARA SER MAIS RÁPIDO SUA LOCALIZAÇÃO.
80-82-LZ
Data de Matrícula 1998-10-20
Marca ----VOLVO
Modelo----V S40
Número de Quadro.....YV1VS1123WF304220
Cor...AZU
Atenciosamente. Paulo Santos----- Paulosantos92.cno@gmail.com

Da silva Manuel em 02.01.2014. 16:05

boa tarde tenho o meu carro com matricula portuguesa e vim trabalhar aqui em frança, tenho uma pessoa intresado em comprar o meu carro como faço, para vender o meu carro aqui em frança obrigado.

marcos castro san em 01.08.2013. 02:53

ola boas,queria por este meio a vossa ajuda para o meu casso desde ja oubrigado,tenho um clio do ano 2000 em este caso parado na garagem uma vez que estou vivendo em ESPANHA VIGO meia hora da fronteira
com VALENÇA DO MINHO .a pergunta e como poso fazer para regularisar o imposto veiculo automovel ja levo seis anos sem .e por outro lado gostaria de saber em quanto me poderia custar trocar a matricula legalizaruma vez que nao poso circular com ele em ESPANHA de outra maneira terei que vender em Portugal claro.. OUBRIGADO

Rodrigo Aires em 26.07.2013. 15:35

Tenho um problema que não sei como resoslver.
1- entregeui um carro a um Stand em 2006 por troca.
O Stand neste momento já encerrou portas.
Um dos sócios desse stand ainda está localizável e até diz que quer resolver o preblema
2~Vendeu o carro não sei a quem e diz-me que foi a uma empresa que em principio deveria abater o veiculo
3 Não consegue localizar a empresa ñem o carro, nem temos nenhum documento de venda
4 tenho o imposto de circulação para pagar desde 2010.Que fazer??? Se alguem me puder ajudar ficarei muito grato

paulo em 26.07.2013. 02:18

boa noite
vendi um carro em maio e o stand disse que fazia a alteração de propriedade, mas passado 2 meses o carro continua em meu nome. Ao fim de quanto tempo é que posso mandar apreender a viatura? visto que a minha mãe já tem problemas com um carro que vendeu á 5 anos e eu não quero passar por o mesmo.

manuel em 30.06.2013. 13:52

ola a todos
a quem tiver os carros ainda em seu nome e que estao a receber e a ter que pagar impostos antigos e recentes façam o seguinte:

1-pedir senha para o registo automovel e sennha para atendimento geral do imtt.

2- ir ao imtt ir primeiro ao registo automovel e pedir um comprovativo como o carro esta ainda em seu nome, tem registo automovel dentro do imtt.

3- pedir no atendimento geral que apreendam a/as viatura/as, terão que pagar 10€ por viatura.

esperam 6 meses apos o pedido de apreensão.

4- ao fim de 6 meses levam o papel comprovativo como mandaram apreender a/as vossa/as viatura/as a PSP Policia de Segurança Publica, parte dos gabinetes de documentação, e tem que ser a esquadra central da vossa area.
pedem que vos passem um comprovativo como a PSP nao encontrou a/s vossa/s viatura/s e terão que esperar mais ao menos um mes para is buscar o comprovativo.

5- depois de terem o comprovativo, terao que se derigir ao imtt novamente com esse comprovatido e preencher um papel em que autorizam o cnacelamento das matriculas da/s vossa/s viatura/s.
estando as viaturas canceladas deixam de receber ordens de pagamento de imposto automovel por parte das finanças.

PS: mesmo que tenham documentos a comprovar que venderam a/s viatura/s a determinada pessoa com id e assinaturas não adianta de nada ir para as finanças reclamar se a/s viaturas estiverem em vosso nome voces é que terão de pagar, quanto mais se atrasam mais pagam de juros, depois cai as penhoras.
a unica forma de poderem a vir a recuperar esse dinheiro, é só por meios legais e levar os documentos a comprovar a venda da/s viatura/s e esperar ter sorte mesmo assim.

espero ter ajudado tudo de bom para todos

Vera maia em 25.06.2013. 22:47

Vendi a minha viatura já faz uns 8 anos só assinei o recibo e datei e entreguei para o comprador ele ficou de transferir achei que o comprador tinha transferido fiquei tranqüila pois não veio mais nada até agora 2012 chegou uma notificação eu não sei mais da existência desse veiculo e não tenho nem se quer um comprovante o que devo fazer. Já não resido em Portugal desde Dezembro de 2007 isso posso comprovar.
Gostava que me podesse ajudar neste caso que me puder aconselhar para poder resolver este caso da melhor forma para ambos os lados agradeço.Pois estou muito preocupada

Antonio em 19.06.2013. 21:50

Olá.
Tive um carro com matricula de 1974 e mandei para abate á 22 anos. Agora com esta nova questão das finanças estarem a enviar notas de cobrança sobre valores em atraso, fiquei curioso e fui ver se o carro ainda estava em meu nome. E não é que está????
No entanto, não fiquei com documento nenhum de entrega do carro ao socateiro... Nem tão pouco tenho os documentos do carro.
Como é que posso pedir o cancelamento da matricula deste carro?

Iveta Silva em 13.06.2013. 05:46

Boa noite,gostaria que me ajudassem nesta situação. O meu pai deu para abate um carro em Maio de 2009 e comprou um novo. Ontem recebeu uma carta para ir pagar o imposto de circulação correspondente ao ano de 2009, que deveria ter sido pago ate Agosto de 2009, data posterior á do abate e compra do novo carro. Deslocou-se ás finanças que o informaram que tem que pagar o respetivo imposto, pode apresentar um requerimento a explicar a situação mas que de nada vai valer, pois outras pessoas passaram por essa situação e todas pagaram. Li comentários aqui na net que dizem que o imposto é pago até á data do abate e que tem que ser dada a baixa da viatura nas finanças. Mas o meu pai ao dar o carro para abate usufruiu daquele valor que o estado dava para incentivo ao abate, isto não se devia verificar. O que terei que fazer para evitar o pagamento do imposto de circulação?

luis gonçalves em 30.05.2013. 02:43

ola tenho um grande problema que é: em primeiro comprei um carro de 1997 em 2006/2007 a pagar em 5 anos e conseguindo ter tudo regularisado ate finais de 2009 onde tive um grave acidente e o carro ficou desfeito e eu uns tempos no hospital. por passar ai um mes no hospital e ai uns tres meses em casa tambem fiquei sem emprego ou seja deixei de pagar as pestaçoes ao banco por nao ter dinheiro durante dois anos e pouco depois no inicio de 2012 arranjei trabalho e o banco começou logo a penhorar-me parte do salario para pagar o dobro do credito inicial de 6.500 euros para 13000 euros sem contar com o que paguei durante dois anos e quatro meses com prestaçao de 207 euros mes.
a minha duvida é se isto aumenta assim tanto?

outra pergunta em 2009 quando tive o acidente os documentos do carro foram apreendidos pelas autoridades ate o carro estar pronto a circular na via publica mas como o carro estava muito partido foi para a sucata sem decomentos e agora nem sei o que foi feito dele mas os decomentos ainda estao apreendidos e agora tenho as finanças a pedir-me o imposto selo desde 2010.
há aguma maneira para eu nao precisar de pagar as finanças? ja que o carro nao circula desde 2009 e os documentos estao apreendidos e o documento unico esta em meu nome e do banco.

por ultimo será que eu posso dar baixa da matriula desde 2009 quado tive o acidente mas com o documento unico em meu nome e do banco por ainda estar a pagar o carro ao banco?

desde ja agradeço imenso a quem me poder tirar estas duvidas e ajudar em aguma soluçao.
muito obrigado

Maria Antónia Cupido em 20.04.2013. 18:51

Gostaria que me informassem o que fazer, tive um carro que foi roubado e quando a policia o encontrou estava todo destruído e entreguei a uma pessoa entretanto essa pessoa entregou a outra para abate estou farta de contactar com a segunda pessoa e não consigo que me dê o papel do abate arranja sempre desculpas isto já acontece desde Novembro de 2012 e continua esse carro ainda estar nas finanças em meu nome, já fui ao IMT às finanças e nunca mais tenho uma resposta já não sei o que faxer, alguém me pode ajudar?

lucia maria da silva rocha em 18.04.2013. 17:57

boa tarde;
deparei quando fui ao meu portal das finanças,que o meu primeiro carro, que tive, ainda se encontra em meu nome.
queria saber se me pode ajudar a esclarecer uma questão. tenho pago o imposto do meu actual veiculo directamente nas finanças,e não me falam deste veiculo que é do ano 1979.

antonio amorim em 18.10.2012. 07:34

Boa tarde. sou isento do pagamento do selo automovel, contudo tenho de o tirar. Posso faze-lo pela internet? tenho comigo o documento da isenção, que se for ás finanças, já não preciso apresentar, pois já lá ficou uma copia. É tudo, obrigado

manuel soares da rocha em 29.09.2012. 09:52

queria pedir selo de circulacao

Ana C em 25.07.2012. 00:54

Boa noite, não sei se este sítio ainda está ativo mas vou tentar a minha sorte... Há cerca de 6 anos adquirir uma moto em segunda mão e registei-a convenientemente. Passados uns meses vendi-a num stand q já não existe e que me passou um documento q entretanto perdi. Neste momento tenho pela primeira vez uma dívida nas finanças referente ao IUC deste ano. Eu não sei nada da moto nem de quem a possa ter comprado... Há alguma coisa que possa fazer para não ficar com este registo para o resto da vida e a pagar para sempre o IUC?

Muito obrigada pela possível ajuda...

Ana C em 25.07.2012. 00:49

Boa noite, não sei se este sítio ainda está ativo mas vou tentar a minha sorte... Há cerca de 6 anos adquirir uma moto em segunda mão e registei-a convenientemente. Passados uns meses vendi-a num stand q já não existe e que me passou um documento q entretanto perdi. Neste momento tenho pela primeira vez uma dívida nas finanças referente ao IUC deste ano. Eu não sei nada da moto nem de quem a possa ter comprado... Há alguma coisa que possa fazer para não ficar com este registo para o resto da vida e a pagar para sempre o IUC?

Muito obrigada pela possível ajuda...

Teresa Machado em 29.06.2012. 13:39

Boa tarde

Vendi a minha viatura já faz uns 6 ou 7 anos só assinei o recibo e datei e entreguei para o comprador ele ficou de transferir achei que o comprador tinha transferido fiquei tranqüila pois não veio mais nada até agora 2012 chegou uma notificação eu não sei mais da existência desse veiculo e não tenho nem se quer um comprovante o que devo fazer. Já não resido em Portugal desde Janeiro de 2008 isso posso comprovar.
Gostava que me podesse ajudar neste caso que me deixou bastante preocupada pois nao dou dinheiro a ganhar ao estado Portugues mas tambem não quero que ele (Estado) me venha tirar assim sem mais nem menos.Se puder aconselhar para poder resolver este caso da melhor forma para ambos os lados agradeço.Pois estou muito preocupada
obrigado

AG em 28.06.2012. 20:10

Tinha um carro que estava em meu nome, mas quando me divorciei esse carro ficou com o meu ex. Neste momento estão a exigir o pagamento do IUC. O que fazer?

Alfredo Alves em 02.06.2012. 02:21

Vendi um carro em 19 de Outubro e o novo dono ainda não o legalizou, que poderei fazer? A única coisa que tenho é uma fotocópia do B.I, o nº de contribuinte, assim como um termo de responsabilidade que redigi e ele assinou comprometendo-se. Só agora vi ao abrir o site do portal das finanças e que tinha um incumprimento.
Sem outro assunto, subscrevo me muito atenciosamente.

Alfredo Alves

fernando em 19.05.2012. 15:46

comprei uma motrizada para retauracao iagora queria saberpara pasarpar meu mome apresiso de fotocopias do bilhete intidade

fernando em 19.05.2012. 15:42

comprei uma motrizada para retauracao iagora queria saberpara pasarpar meu mome apresiso de fotocopias do bilhete intidade

davide em 02.05.2012. 16:24

boa tarde eu tinha un carro portugues que legalizei frances mas ainda continuo a receber o imposto automovel. Que devo fazer? Obrigado.

Emanuelle em 02.05.2012. 12:31

Oi, preciso pagar o IPVA de um ford ka ano 2006/2007 só que está atrasado os anos de 2010, 2011 e 2012, queria saber quanto devo pagar por cada ano, alguem pode me ajudar?

Emídio em 14.03.2012. 11:31

O meu filho comprou um veículo usado em portugal em Dezembro 2011 e passado uma semana foi trabalhar para o Luxemburgo onde arranjou emprego. Acabou por fazer a transferência do nome e legalização do referido veículo naquele país. O anterior proprietário telefonou a dizer que o mesmo veículo passados quase 3 meses após a venda ainda consta nas finanças como sendo seu e com o respectivo IUC para pagar.
Pergunto se não seria próprio ter havido comunicação da legalização entre a Instituição ligada aos veículos do Luxemburgo e a IMTT em Prtugal? A não ser assim como será por favor, o procedimento correcto?

Muito obrigado.

Emídio

Tomás em 04.03.2012. 17:05

O meu pai adquiriu em 91 um fiat 600. Na altura o negócio foi feito verbalmente. Nunca chegou a ter nenhum registo de propriedade. Pela lei de usocapião ele é proprietário do carro. Qual a melhor maneira de ter documentos de propriedade do veículo?
Obrigado

dalia fernandes em 04.03.2012. 00:08

boa noite eu vendi o meu opel a 2 anos e detetei que a pessoa que ficou com ele nao o pos em nome dela pois o meu nome continua nas finanças
gostaria de saber como mandar apreender esse mesmo veiculo, para nao vir a ter problemas no futuro obrigada

António Tavares em 20.02.2012. 21:09

CASO INSÓLITO -
- Tendo sido assaltado e por consequência roubado o Veiculo (NOVO), em 2007, e tendo sido julgado as pessoas que posteriormente foram feitas arguidos no processo deste e mais veículos, nunca fui informado do teor final do julgamento (apesar de ter sido testemunha no mesmo).
- Agora, recebo para pagamento o imposto do referido veículo, apesar de ter sido dado como desaparecido, e por nunca terem referido que deveria ter dado baixa da matricula (A seguradora, na altura, entregou um veiculo novo).
- Em carta registada, pedi ao tribunal competente a decisão do processo, para dar baixa da matricula.
- A resposta do escrivão Adjunto do tribunal, enviou uma carta indicando que o processo deste veiculo, foi apenso ao acordão e que o mesmo tem 1011 páginas...
- Fiquei exactamente na mesma.
- Como obter uma simples declaração de que o veículo já não existe?

desde já o meu Obrigado.

Abilio Brandão em 27.01.2012. 11:48

Bom dia!
Resposta a Rogerio Santos:
O seu caso pode ter solução!

O meu email: fimdevidaauto@hotmail.com

sem mais,
Abilio Brandão.

Rogerio em 25.01.2012. 03:02

boa noite:

preciso da vossa ajuda para um caso dificil e que nao sei como resolver.

Em 2004 decidi entregar um veiculo a uma sucata. Como nao sabia o destino que iam dar ao carro, vendi-o a essa sucata por 100€. Preenchi a papelada, entreguei os documentos do veiculo e não fiz mais nada, pois foi-me garantido que não teria de me preocupar com mais nada.


Passados todos estes anos, verifiquei que o veiculo ainda se encontra em meu nome.

Ja não tenho documentaçao nenhuma em minha posse, pois guardei-a apenas durante 5 anos.
Além disso, nas instalaçoes da antiga sucata, funciona agora outra empresa.


Gostaria de saber o que fazer para cancelar a matricula desse carro ou entao, se estamos perante um caso sem solução.

Aguardo resposta o mais breve possivel,
muito obrigado

Rogerio Santos

João em 08.01.2012. 19:06

Olá, entreguei uma viatura e declaração de venda , na compra de uma carrinha nova na Peugeot Portugal, todos os anos envio o formulário de pagamento e a peugeot paga e informa que o assunto está quase resolvido, neste 5º ano eu enviei o email e a peogeot simplesmente ignora, nas finanças dizem que irei ter problemas para receber o irs.
que faço??
alguém me ajuda .

Marco ferreira em 03.01.2012. 19:54

Boa noite

eu tenho uma empresa , e tenho registado na minha empresa nas finanças uma carrinha comercial

Neste momento já não tenho a carrinha e a pessoa que ficou com ela desapareceu .

Eu gostaria de saber o que tenho de fazer para anular a carrinha na firma e nas finanças visto

que já não tenho a carrinha nem nenhum documento

Marco ferreira em 03.01.2012. 19:54

Boa noite

eu tenho uma empresa , e tenho registado na minha empresa nas finanças uma carrinha comercial

Neste momento já não tenho a carrinha e a pessoa que ficou com ela desapareceu .

Eu gostaria de saber o que tenho de fazer para anular a carrinha na firma e nas finanças visto

que já não tenho a carrinha nem nenhum documento

Fernando em 14.12.2011. 12:01

tenho um carro na garagem parado á 10 anos, devido a falta de inspecções os documentos caducaram, agora pretendo vende-lo, será que é necessário activar de novo com inspecção especial ou posso fazer a venda com o livrete desactivado pela falta da inspecção.

Ana Sofia Coelho em 10.12.2011. 19:26

Bom dia, troquei o meu carro antigo por um novo. O concessionário do carro novo serviu de intermediário. Acontece que o comerciante que ficou com o meu carro antigo não o registou em seu nome senão, quando o vendeu a outra pessoa, o que só aconteceu passados 6 meses. Neste periodo andou a passar em portagens sem pagar, pelo que, tenho andado a receber multas da Ascendi e Via Verde que envio para ele pagar e, ele diz que paga mas, não paga.
Como posso fazer para o responsabilizar e deixar de receber eu as multas?
Agradeço a ajuda.
Ana Sofia Coelho.

Regina Maria em 07.12.2011. 00:34

Boa noite,antes de mais, parabéns pelos seus esclarecimentos. A minha questão é a seguinte: tenho o meu carro registado em meu nome no documento único, na conservatória está tudo bem, não há menção a nenhuma reserva de propriedade nem a nenhuma locação financeira, no entanto qual é o meu espanto quando vou às finanças para pagar o meu imposto de circulação e já está pago por uma empresa. É que nas finanças o meu carro está como propriedade minha e tem como locatário essa empresa, o que não corresponde à verdade. Os dados da conservatória não deveriam bater com os das finanças???? Será que basta pedir uma certidão ou declaração do meu registo automóvel na conservatória e mostrar nas finanças para que procedam à correcção do erro???

diamantino em 22.11.2011. 01:04

hola !! gostaria de saber se e obrigatorio as fotocopias do bilhetes de entidade junto a declaraçao de compra i venda do automovel para tratar dos docomentos ??? obrigado

Carlos Manuel em 21.11.2011. 17:33

Na sequência do acidente em Maio 2010 o meu veículo foi considerado na situação Perda Total Definitiva, e a aceitei da companhia de seguros o Valor Venal + Salvado, entregando a documentação à companhia seguros e colaboração na transação do salvado.

Em Abril de 2011 mandei apreender a viatura no IMTT, até à data de hoje a viatura continua em nome nas finanças e no registo automóvel, contactei a companhia de seguros a mesma tem adiado uma resposta, dizem estão tratar do assunto, mas nada resolvem.

O que poderei fazer mais para regularizar esta situação?

sergio belchior em 21.11.2011. 13:31

vendi uma moto há 10 anos e na altura o comprador não fez o registo entretanto a moto foi vendida a uma segunda pessoa que a vendeu a uma terceira sem nunca fazerem o registo, há cinco anos atrás apareceu me uma multa e 2 meses sem carta recorri e tive que ir a tribunal, na altura mandei apreender os documentos da moto que já se encontravam apreendidos na dgv Setúbal, em tribunal foi identificado o novo proprietário da mota e todos os outros, foi absolvido e já não tive que ir a segunda audiência, agora há dois anos que recebo o iuc para pagar já fui a conservatória as finanças, contactei o imtt que me enviou um email a dizer que me devia dirigir lá com o novo proprietário afim de proceder a mudança de nome quando eu nao sei quem é nem onde vive, apenas sei o nome através da sentença do tribunal...o que devo fazer

Paula Moreira em 17.11.2011. 00:09

Boa noite
A minha situação é a seguinte...
Vendi um carro (Renault 5 de 1989) há 7 anos a um stand que já não existe.
Na altura dos acontecimentos fui sozinha sem o meu pai e dei o carro em troca por outro.
O dono do stand não me passou nenhum recibo de venda e compra.
Passado 3 ou 4 anos começo a receber um mail do IMTT a solicitar o pagamento do imposto selo.
Dirigi-me ao IMMT em 2009 e solicitei a apreensão do veículo.
Da GNR recebi uma carta em como tinha chegado o pedido.
Mas nas finanças o carro continua em meu nome.
Em outubro de 2010 voltei a pedir a apreensão do veiculo através da net... e nada
o carro continua em meu nome e eu continuo a pagar o selo de um carro que não é meu.
Voltei ao IMTT que me mandaram às finanças para expor a situação.
Fui às finanças lá disseram-me que não podem fazer nada... que teria que mandar apreender o veiculo
Como não me devo fazer entender disse que estava disposta a fazer uma exposição por escrito
O funcionário disse que não era preciso que esperasse mais algum tempo...
Ora já passaram 3 anos depois de mandar apreender o veiculo e continua em meu nome.
QUESTÃO: o que posso fazer para que o dito veículo deixe de figurar em meu nome e deixe de pagar selo por um carro que não me pertence e que possivelmente estará numa sucata ou sabe-se-lá onde???
AGRADECIA: que me ajudassem com uma dica sobre este assunto.
OBRIGADA
Paula Moreira

ANTUNES em 15.11.2011. 00:24

BOA NOITE GOSTARIA SE POSSIVEL ME INFORMA-SE SE POR MAIL POSSO MANDAR APREENDER DOIS VEICULOS QUE VENDI Á MAIS DE 3 ANOS E QUE AINDA ESTAO EM MEU NOME NAS FINANÇAS PARA QUE ENDEREÇO DEVO MANDAR UMA CARTA A EXPLICAR A SITUAÇAO POIS TAMBÉM NAO TENHO QUALQUER DOCUMENTO OBRIGADO.

Gilberto Ferreira em 14.11.2011. 23:45

Boa noite, vendi o meu carro antigo a um Stand e ainda me aparece no site das finanças como sendo proprietário, o IUC era pago no mês de Janeiro. É normal?

Rui Pita em 30.10.2011. 23:05

Ola Boa noite.
Gostaria de saber se é possivel a tranferência de registo de propriedade duma moto sem que possua documentos da mesma?
Obrigado

tiago inocencio em 24.10.2011. 22:57

comprei um carro o qual o dono abateu o carro como posso rever os documentos do carro que foi abatido e o carro esta inpecavel alguem me da uma ajuda nisso

elisa em 17.10.2011. 12:59

Olá , gostaria de esclarecer uma duvida , tenho um carro que deu perca total ,so que meu esposo mandou arrumar sem dar vistoria , e agora o carro esta em perfeito estado , mais com os documentos de PT , qual o procedimento pra que eu regularize este veiculo?

Damas em 13.10.2011. 21:34

Gostava que me informassem como pedir segunda copia do livrete do meu carro

Damas em 13.10.2011. 21:34

Gostava que me informassem como pedir segunda copia do livrete do meu carro

Escrever um comentário ou colocar uma dúvida

POR FAVOR leia a página toda antes de fazer perguntas que já estão respondidas no texto principal! Obrigado.

:

:

:


Estamos em 2024, para o ano vamos estar em que ano?

Por uma questão de rapidez na resposta e de poupança de espaço, considere que as minhas respostas incluem sempre os normais cumprimentos. :)

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.

Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais