Como fazer se no site das Finanças ainda tem um carro em seu nome que já não é seu

Nesta página: o que fazer se no Portal das Finanças tem um carro em seu nome que já não é seu.
Resumo: se mandou um carro para a sucata, faça o cancelamento da matrícula, se vendeu um carro e o mesmo ainda não foi registado em nome do comprador, peça a apreensão do veículo.

Tem sido uma relativa surpresa para muitas pessoas o facto de encontrarem no Portal das Finanças automóveis que já foram seus, mas que neste momento por diversas razões já não são sua propriedade.

Isto acontece porque as Finanças recebem as bases de dados das Conservatórias do Registo de Veículos (antigas Conservatórias do Registo Automóvel) e associam os sujeitos passivos aos números de contribuinte constantes nos registos.

A entidade pública responsável pelo registo dos automóveis é o Instituto dos Registos e do Notariado através das Conservatórias do Registo de Veículos, sendo que a entidade emissora das matrículas é o IMT.

O problema nunca deverá ser resolvido através das Finanças, a não ser em casos de erro, mas sempre através do IMT ou da Conservatória do Registo de Veículos.

De forma simples, o que precisa de fazer caso esteja nesta situação é uma de três coisas:

Fazer o registo e pedir a apreensão só é possível através da Conservatória.
Cancelar a matrícula (dar baixa) só é possível através do IMT e deve ser sempre a última opção.
O que é que deve fazer entre estas opções depende muito do que aconteceu.

Pelo que tenho constatado, existem os seguintes casos:

A primeira coisa que deverá saber é que a não comunicação da transferência de propriedade nos 60 dias seguintes à ocorrência do acto implica o pagamento de uma multa.
Ou seja, se vender um carro e não fizer o registo dessa venda na conservatória no prazo de 60 dias após a venda, está sujeito a multa.

Vendeu o carro a um comerciante de automóveis

Se vendeu o carro a um comerciante e ainda tem o carro em seu nome, fique sabendo que, na maior parte dos casos, os comerciantes não fazem o registo dos carros em seu nome.
Até que o comerciante venda o carro, este ficará em seu nome. Não é a forma mais correcta de fazer as coisas mas, é a prática comum no mercado. Isto porque, registar os carros assim que os compram acrescenta custos e trabalho que, muitas vezes não se justifica pelo pouco tempo que os carros ficam com os comerciantes. Outras vezes haverá em que o comerciante apenas é um intermediário, que retoma o seu carro e o revende a outro comerciante. As razões são diversas e variadas, o importante a reter é que é relativamente habitual e que, desde que tenha consigo uma declaração de venda assinada pelo comerciante, não deverá ter problemas, porque a responsabilidade pelo registo é sempre do comprador.

Mas, se está a ler isto, é porque já passou algum tempo, e o carro ainda está em seu nome. Nesses casos o que tem que fazer é, na minha opinião, contactar o comerciante e dizer que pretende que ele faça o registo e que, se não o fizer, mandará apreender o carro. O comerciante terá todo o interesse em resolver a situação.
Se tal não acontecer, o que tem que fazer é: pedir a apreensão ou fazer o registo em nome do comprador.

Vendeu o carro a um particular

Se já passaram alguns dias, pelo menos 30, desde que vendeu o carro e este ainda aparece em seu nome no Portal das Finanças, pode fazer uma de duas coisas: pedir a apreensão ou fazer o registo em nome do comprador.

O carro foi para a sucata ou foi entregue para abate

Este processo deverá ser automatizado desde que tenha feito a entrega num centro de abate autorizado. Nesse caso, deverá ter consigo um certificado de destruição. Na posse desse certificado, deverá dirigir-se ao IMT e pedir o cancelamento da matrícula.
Se entregou o carro numa sucata não autorizada e não tem certificado de destruição, deverá assumir a transacção como se fosse um venda a particular e pedir a apreensão e se for caso disso, o cancelamento da matrícula.

Teve um acidente e entregou o carro à companhia de seguros

É como se fosse uma venda normal a particular, pode fazer uma de duas coisas: pedir a apreensão ou fazer o registo em nome do comprador. Na minha opinião, deve contactar a seguradora antes, de forma a esclarecer se existe algum procedimento administrativo já pré-estabelecido para estes casos, pode ser que seja mais simples de resolver do que pensa.

Está abandonado ou inutilizado

Deve pedir o cancelamento da matrícula no IMT se pretende ficar com o veículo. Se não pretende ficar com o veículo, deve entregá-lo num centro de abate autorizado.

Foi roubado e nunca apareceu

Deve pedir o cancelamento da matrícula no IMT por desaparecimento.

O que é que deve fazer para não se ver nesta situação no futuro?

Imprima em casa o Requerimento de Registo Automóvel (use a mesma folha para frente e verso - imprima mais de uma cópia para o caso de se enganar), preencha e desloque-se com o comprador do automóvel a uma Conservatória do Registo de Veículos ou a uma Loja do Cidadão. Aí, presencialmente, tenha a certeza de que o registo é efectuado.

Se vai entregar o automóvel numa sucata, vai para abate, é salvado ou está/será inutilizado ou guardado sem intenções de circular futuramente, deverá cancelar a matrícula (dar baixa).
Para saber como o fazer consulte esta página.

Como mandar apreender um automóvel

Para apreender o automóvel deverá dirigir-se a uma Conservatória do Registo de Veículos, confirmar que ainda está em seu nome, pedir um documento em como o veículo ainda está em seu nome e solicitar a apreensão por não regularização do registo.

A partir daí é aguardar notícias. No entanto, isso não o inibe de continuar a pagar o IUC. Por isso, quanto mais cedo fizer tudo isto, menos chatices e menos imposto pagará. É lógico que as autoridades deverão demorar algum tempo a encontrar o seu carro, e enquanto isso não acontecer é a si que as Finanças irão pedir o pagamento do imposto.

Já agora, aqui fica como saber que carros estão em nosso nome no sítio das Finanças: Como consultar os veículos em meu nome.

09.07.2007. 12:53

sousa em 01.04.2022. 11:06

muito obrigada

FD em 01.04.2022. 11:02

@sousa em 31.03.2022. 16:11

Então pode avançar com o cancelamento da matrícula ou o abate.

sousa em 31.03.2022. 16:11

não, não aparece nenhum imcumprimento,
obrigada

FD em 31.03.2022. 15:49

@sousa em 31.03.2022. 10:34

No Portal das Finanças, na secção de "situação fiscal", aparece-lhe algum incumprimento?

sousa em 31.03.2022. 10:34

Gostaria de saber se terei de pagar o IUC dos anos anteriores (desde do ultimo pagamento até este data)

Obrigada,

FD em 31.03.2022. 10:17

@sousa em 30.03.2022. 12:04

Sim, as bases de dados são sincronizadas frequentemente, ou seja, a AT irá receber a informação de que a matrícula foi cancelada e irá reflectir isso nos seus registos, o que significa que o carro irá deixar de aparecer no seu cadastro fiscal.

sousa em 30.03.2022. 12:04

Pensava que para fazer o abate da viatura teria de ter o imposto de circulação em dia. O centro de abate ou o IMT informam as finanças para extinção da matricula na minha página?

Obrigada

FD em 30.03.2022. 10:56

@sousa em 30.03.2022. 09:33

Então, se quiser ficar com o carro, deve pedir o cancelamento da matrícula junto do IMT.
Se não quiser ficar com o carro, basta levá-lo a um centro de recolha de veículos em fim de vida - se está avariado, telefone para o centro de recolha mais próximo e pergunte se o podem ir buscar.

sousa em 30.03.2022. 09:33

@FD
Fui verificar, a matricula não foi cancelada.
Agradeço a sua ajuda,

FD em 28.03.2022. 21:46

@sousa em 28.03.2022. 12:02

Veja aqui se a matrícula foi cancelada: https://www.imt-ip.pt/MatriculasCanceladas/matriculas.asp

sousa em 28.03.2022. 12:02

Bom dia,
Tenho um carro que não está em condições de circular e por isso está parado desde 2007. Não tem o Imposto de circulação desde essa data mas está nas Finanças em meu nome. No entanto o Imposto de circulação não aparece a pagamento. Como posso fazer o abate da viatura, por.favor. Obrigada.

FD em 27.02.2022. 11:49

@Rogério Teixeira em 26.02.2022. 17:56

Não pode.
O que pode fazer é vender o carro e liquidar o crédito, terá custos mas é melhor do que pagar os juros.

Rogério Teixeira em 26.02.2022. 17:56

Boa tarde ,fiz um crédito automóvel para um carro importado,no dia em era para fazer a inspeção,foi negado por o carro não ter o dua...a minha dúvida e o seguinte,posso cancelar o crédito automóvel depois dos 14 dias...

FD em 04.01.2022. 17:08

@Jaime em 04.01.2022. 16:39

Então tem de fazer o pedido de apreensão junto do IMT.
Se o carro não for apreendido passados 6 meses, a matrícula é automaticamente cancelada.

Jaime em 04.01.2022. 16:39

A matricula ainda nã foi cancelada.
Obrigado

FD em 30.12.2021. 16:47

@Jaime em 30.12.2021. 16:07

Pode ver aqui se a matrícula foi cancelada?

Jaime em 30.12.2021. 16:07

Há mais de 30 anos que vendi um carro, matricula de 1976, a um stand que já não existe, passados uns 3 anos da venda fui contactado pela Policia que o carro estava abandonado numa rua de Coimbra, expliquei a situação e o agente informou que não me preocupasse e se dava autorização para retirarem o carro da via públice o que acedi de imediato, no entanto verifico que a matricula ainda está resgiatada nas finanças em meu nome.
Devo fazer algo?
Obrigado

FD em 30.12.2021. 15:28

@Piedade em 30.12.2021. 11:57

E conseguiu resolver o problema?

Piedade em 30.12.2021. 11:57

Comigo passa-se uma situação ainda mais curiosa: o meu pai morreu em 2013 e passou-se o carro, que ainda foi declarado nas finanças e ficou na lista de bens do cabeça-de-casal - herdeiros de... para o nome de 3 pessoas, todas co-proprietárias, em que eu sou uma delas. Eu preenchi os formulários, entreguei no IMT (na altura, DGV) e, qual o meu espanto, quando recebemos livrete, só vinha o nome de um dos co-proprietários, embora houvesse espaço para todos os nomes; Por ser por ordem alfabética, o meu nome vinha em último; quando pedi uma certidão, nem está lá o meu nif. Quando quis pagar o IUC, ainda estava registado nas finanças como em nome de "pai" - herdeiros de.... Fui à DGV, disseram que eu é que tinha que ter dado - eu - conhecimento às finanças. Um dia, não há muito tempo, em conversa sobre o assunto num registo civil, onde fui tratar de registos de carros da empresa, fui informada de que era o IMT que tinha que fazer essa informação.

FD em 28.11.2021. 12:23

@Afonso em 23.11.2021. 17:18
@Carla em 27.11.2021. 19:56

Não se preocupe, se regularizar agora a situação, o pedido de apreensão deixa de fazer qualquer sentido - se o objectivo da apreensão era regularizar a propriedade, vai corrigir isso mesmo ao mudar o carro para o seu nome.

De qualquer forma, acho estranha essa resposta uma vez que o pedido de apreensão é efectuado no balcão da conservatória...?! Não ponho em questão que seja assim mas, parece-me "absurdo".
Se se quiser emaranharar mais na burocracia portuguesa, tente contactar o IMT ou as autoridades policiais responsáveis pelo acto de apreender o carro (PSP, GNR, Polícia Municipal, etc.).

Carla em 27.11.2021. 19:56

Boa noite, estou numa situação parecida á do @Afonso, também gostaria de saber se os pedidos de apreensão constam na certidão

Afonso em 25.11.2021. 17:35

Boa tarde
Consegue-me confirmar qual das informações está correta? A que me deu ou a que me deram no iRN
Obrigado

Afonso em 23.11.2021. 17:18

Boa tarde, liguei para o iRN e disseram-me que não têm acesso a essa informação (pedidos de apreensão por falta de registo) e que na Certidão de registos que paguei também não vem essa informação

FD em 17.11.2021. 15:36

@Afonso em 17.11.2021. 13:41

Certo.

Afonso em 17.11.2021. 13:41

Boa tarde
Obrigado
Já coloquei a matrícula no site que me deu, diz "Não foi encontrada informação de valores em dívida para as matrículas introduzidas"
Quanto ao pedido de apreensão posso então estar descansado porque se o antigo proprietário tivesse feito o pedido apareceria na certidão de registo, certo?
Obrigado mais uma vez

FD em 17.11.2021. 11:53

@Afonso em 16.11.2021. 18:14

Se já pediu a certidão e tem essas descrições, em princípio está tudo bem.
Pelo sim, pelo não, sugeria que visse se a matrícula tem dívidas de portagens (https://www.ctt.pt/forms/portagens-em-divida).

Afonso em 16.11.2021. 18:14

Boa tarde
Muito obrigado pela resposta!
Penso que na terra do rapaz nem tem conservatória...
Quanto á certidão de registo automóvel do site automóvel online eu já pedi, fiz um pagamento de 10euros e recebi um código, já coloquei o código no site para consultar a certidão e aparece o nome do proprietário, a morada do mesmo, a data em que ele fez o registo em nome dele e depois por baixo de tudo isso diz "Não se encontram registados e em vigor quaisquer ónus ou encargos e não existem apresentações pendentes" e um pouco mais abaixo diz novamente "Não existem apresentações pendentes"

FD em 16.11.2021. 15:55

@Afonso em 15.11.2021. 19:27

Leve o vendedor a uma conservatória (que tenha registo automóvel) - se aceitarem o registo de mudança de propriedade na hora é porque não existe nada que impeça a transmissão de propriedade (incluindo um pedido de apreensão).
Outra forma de saber se há alguma irregularidade é pedindo uma certidão de registo de propriedade - pode fazer online (https://www.automovelonline.mj.pt/).

Afonso em 15.11.2021. 19:27

Boa noite
Pretendo comprar um carro mas o atual proprietário comprou o carro há cerca de 2 ou 3 meses atrás e nunca fez o registo em seu nome. Apenas tem a declaração de venda assinada pelo antigo proprietário e uma cópia do cartão de cidadão do mesmo. Portanto caso eu fique com o carro irei passar diretamente para meu nome. O que eu pretendia saber era se existe forma de eu saber se por acaso o antigo proprietário não pediu a apreensão do carro devido a ainda constar em seu nome. Obrigado

FD em 06.11.2021. 13:27

@vid em 04.11.2021. 06:43

Deve contactar o IMT ou uma conservatória do registo automóvel para ver se há algo no processo que impeça a emissão do DUA, ou se é simplesmente um "atraso" normal.

vid em 04.11.2021. 06:43

Bom dia,

Comprei um carro no mês de Maio num Stand e ainda não recebi a meu documento do automóvel.

O que devo fazer sff ?

Obrigada

FD em 28.10.2021. 20:47

@Gregório Ferreira em 27.10.2021. 19:56

Faça como está indicado no texto - é uma situação relativamente comum, não se preocupe desde que tenha documentação em como vendeu o carro.

FD em 28.10.2021. 20:41

@Dilara em 27.10.2021. 16:41

O centro de inspecções tem uma base de dados diferente da AT/IMT.
Ou seja, deve ter recebido essa carta porque em alguma altura foi a esse centro de inspecções.

A carta não costuma demorar mais de 1 semana a chegar.

Gregório Ferreira em 27.10.2021. 19:56

Boa noite…
Tenho uma dúvida que me está a preocupar, vai fazer 3 meses que vendi um carro a um senhor, preenchi uma “folha” do imt com o nome e a morada dele, inclusive tenho os dados do cartão de cidadão do sujeito, o problema é que ele no início disse que passou o carro para o nome dele mas a realidade é que ainda está o meu nome como proprietário nas finanças e nunca mais me respondeu o que me leva a crer que por ser honesto de mais confiei na pessoa errada, e agora não sei o que fazer, já pensei em ir á tal morada que nem sei se é real mas temo que se for e me deparar com o indivíduo e ainda me ignorar no que lhe poderei fazer por ser desonesto, há a possibilidade de cancelar a matrícula nas finanças e colocá-lo como proprietário através dos dados que disponho do cartão de cidadão dele?
Não me importo de pagar o valor necessário mesmo sendo injusto para mim, só não quero é ter problemas pois não sei onde o sujeito anda com o carro reviro-me a portagens,multas e outras situações desonestas…alguém me ajude por favor.
Agradecido.

Dilara em 27.10.2021. 16:41

Boa tarde, quanto tempo demora a recepção da carta com a senha de acesso? Precisava consultar se tenho um veiculo em meu nome no portal das finanças, mas ainda não recebi nada. Supostamente não deveria ter carro nenhum em meu nome desde 2019 mas recebi uma carta há dias do centro de inspecção para levar o carro à inspecção!!??!!..isto é possível ser engano?

FD em 16.10.2021. 18:06

@Teresa em 16.10.2021. 15:12

É "extinção de reserva".
O Banco Mais era do Banif, que o renomeou para Banif Mais e que em 2015 o vendeu à Cofidis.
Logo, deve contactar a Cofidis para que lhe possam emitir o documento de extinção de reserva de propriedade.

Teresa em 16.10.2021. 15:12

Ao entregar um carro num centro de abate foi-me dito que faltava a "extensão de reserva" que é passada pelo banco através do qual foi feita a compra do mesmo.
O problema é que esse banco (Banco Mais) já não existe. O que devo fazer?
Muito obrigada.

FD em 12.10.2021. 00:20

@Christopher ROULY em 08.10.2021. 19:27

Essa pessoa (o vendedor) deve pedir uma segunda via do DUA para o entregar com o carro.

Desaconselho fortemente a compra de qualquer carro sem documentos (a não ser para peças e desde que se saiba o porquê de não ter documentos, etc.).
O carro pode estar penhorado, pode ter os documentos apreendidos, pode fazer parte de um crime ou de uma fraude fiscal, etc.

Christopher ROULY em 08.10.2021. 19:27

Boa tarde, tem um veiculo que quero comprar a uma empresa frances em frança com chapa portuguesa. So que a Pessoa que deixo o carro em frança, vendi isso sem fazer nehum papel. Como pode transferir o DUA Na meu nome ?

FD em 20.08.2021. 11:09

@João em 19.08.2021. 01:28

Mesmo que não tenha nenhum documento, deve fazer como está no texto: pede apreensão, passados 6 meses, cancela a matrícula.

João em 19.08.2021. 01:28

Ajuda PF

O meu pai deu o carro para uma sucata e não tem nenhum documento.. Que devo fazer?

FD em 16.07.2021. 16:58

@jose santos em 14.07.2021. 18:43

Deve apresentar reclamação pelo eBalcão do Portal das Finanças.

jose santos em 14.07.2021. 18:43

Vendi um carro em em julho do ano passado.
O comprador, tem os documentos em ordem, incluindo a Certidão Permanente, passada em seu nome, mas a viatura continua em meu nome, nas finanças.
Expliquei a situação (nas finanças) e disseram para não me preocupar com o assunto, porque o comprador iria pagar o respectivo IUC. Passado mais um ano, a viatura continua em meu nome nas finanças. O que devo fazer nesta situação?

FD em 03.06.2021. 12:18

@Dora em 01.06.2021. 16:56

Tem de pedir o cancelamento da matrícula por desaparecimento do veículo - quanto mais cedo o fizer, melhor.

Dora em 01.06.2021. 16:56

Boa tarde
Eu estou a pagar iuc de um veículo que não sei se existe.
O meu pai morreu há 2 anos e eu não tinha contato com ele há 25 anos. Fiquei como cabeça de casal da herança mas a única coisa que sabia era a casa da minha mãe que supostamente era metade dele. No final do ano passado recebi uma carta que tinha o iuc em atraso desde maio de 2020. Paguei e este mês voltei a pagar. Nem sequer tenho documento nenhum e a pessoa que morava com ele diz que não sabe o que ele fez ao carro mas já não o tinha quando morreu. O que faço?

FD em 01.06.2021. 14:11

@Carlos em 01.06.2021. 12:22

E porque é que quer que o carro conste nas Finanças? Está isento de IUC, não precisa de "lá" estar.

Carlos em 01.06.2021. 12:22

Tenho um carro de 1974, que comprei em 1978. Registo de propriedade e documento do veículo está no meu nome mas não consta nas finanças. O que devo fazer?

FD em 12.05.2021. 11:55

@Miguel Ferreira em 12.05.2021. 11:45

O ideal é informar o IMT.

Miguel Ferreira em 12.05.2021. 11:45

Boa tarde, matriculei o meu carro no estrangeiro. Será necessário dar baixa do mesmo no IMT de forma a não pagar mais IUC, ou isso será feito automaticamente a partir do momento que entreguei o Documento Único automóvel ?

Cumprimentos,
Miguel Ferreira

FD em 03.05.2021. 15:13

@Ricardo Reis em 03.05.2021. 14:27

Nesses casos (insolvência) já não consigo ajudar, não tenho conhecimentos.

Ricardo Reis em 03.05.2021. 14:27

Mesmo tendo sido declarado insolvente? Terei que esperar os 5 anos do período de cessão ou posso requerer já o cancelamento da matrícula?

Grato pela elucidação

FD em 02.05.2021. 12:52

@Ricardo Reis em 01.05.2021. 09:15

Tem de pagar a dívida associada.

Ricardo Reis em 01.05.2021. 09:15

Bom dia!
Agradecia me esclarecesse neste meu problema:

O meu carro está desaparecido há mais de 6 meses (tenho o relatório da policia). Fui ao IMT para cancelar a matricula porque ainda pago IUC, mas no IMT disseram-me que não é possível enquanto o carro estiver com dívidas (tenho ainda de pagá-lo até 2023.
Como posso fazer para deixar de pagar IMT?
Muito obrigado

FD em 12.03.2021. 15:32

@Helder em 11.03.2021. 18:05

Neste período de pandemia tudo é possível.
Eu telefonaria para uma conservatória do registo automóvel para saber se o pedido já deu entrada.

Helder em 11.03.2021. 18:05

Muito obrigado pela resposta.
Já falei com ele, o que ele me disse é que o advogado é que trata do registos. E que o que aconteceu foi que houve um erro numa digitação no registo online e o IRN não deu resposta negativa ficando o processo sem efeito o qual pensavam que estivesse já concluído.
E que agora já tratariam de tudo, mas disse-me hoje que já foi feito o pedido mas que ainda não tinham o código de acesso para me enviarem o comprovativo, é possível?
Muito Obrigado

FD em 11.03.2021. 11:13

@Helder em 10.03.2021. 19:18

Já perguntou ao comerciante o que se passa?
Os registos têm estado atrasados mas 6 meses parece-me excessivo.

Helder em 10.03.2021. 19:18

Boa Tarde
Adquiri uma viatura a cerca de 6 meses na qual o stand ficou com o encargo de passar o veiculo para meu nome, no ato passou-me um termo de responsabilidade e uma fotocopia do DUA.
Visto que o mesmo não está no meu nome a data de hoje o que devo fazer?
Devo considerar burla?
Muito Obrigado

FD em 15.07.2020. 11:49

@André Silva em 15.07.2020. 11:15

Quem é "segundo dizem"?
Dirija-se a uma conservatória do registo automóvel.

André Silva em 15.07.2020. 11:15

Boa Tarde, tenho um veiculo com documentos antigos (livrete e titulo de propriedade) que vendi mas nao posso alterar o nome porque os dados do carro não estão digitalizados segundo dizem.
O que posso fazer e onde para resolver esta situaçao.

Obrigado

FD em 26.06.2020. 17:25

@Miguel em 26.06.2020. 15:57

O que está escrito no texto.
Ou entra em contacto e resolve as coisas a bem ou pede a apreensão ou faz o registo em nome do comprador.

Miguel em 26.06.2020. 15:57

Boa tarde, vendi uma viatura em Janeiro de 2020, não me encontrava na cidade onde vivo, então deixei os documentos já assinados da minha parte com um familiar, o comprador vinha comprar o carro, assinar a parte dele nos documentos e prometeu-me que iria trocar a viatura de nome.

hoje (Junho) recebo um email com o Imposto Único de Circulação para pagar, fui as finanças e o carro continua no meu nome.

O que posso fazer ?

Obrigado

FD em 21.05.2020. 16:40

@PAULA LIMA em 21.05.2020. 15:08

Não especifica a que dívidas é que se refere pelo que é difícil ajudar.

O abate pode até ter sido possível por o carro estar num parque municipal da polícia à espera de ser reclamado.

PAULA LIMA em 21.05.2020. 15:08

OLA boa tarde tenho um dilema nao sei como resolver ninguem me informa de nada vou resumir,tive um veiculo que vendi ha 5 anos atraz nunca o passaram de nome,os selos e multas do iuc estao no meu nome,o mes passado enviei todos os doc pra pedir a apreensao do veiculo qual nao é o meu espanto o veiculo por fim ja nao aparece em meu nome e informam me no imtt que o veiculo foi abatido por fim de vida dia 6de maio de 2020 coincidencia ao fim de tantos anos precisamente quando resolvo resolver isto ele foi abatido mas a questao é...como foi abatido se estava no meu nome,quem assinou,no imtt so me dizem que foi em lisboa nao dizem qual foi o centro,e as dividas pago eu...nunca vi isto nao sei como resolver ninguem me informa de nada so das dividas do carro essas eles notificam me cada mes...ajudem pff

FD em 25.04.2020. 15:51

@Rui em 25.04.2020. 11:51

Faça o que está indicado no texto, através da embaixada ou do consulado português ou através do correio (registado).

Rui em 25.04.2020. 11:51

Ola a todos , preciso mesmo de conselhos que resultem pois continuo a receber cartas das financas mesmo estando no estrangeiro ha mais de 12 anos .
Vendi uma moto em 2004 a um amigo confiando nele, assinei na Altura a declaracao de venda que ficou na posse dele pois disse que iria para outra pessoa, ele tinha uma empresa de estafetas que trabalhavam para a Olivedesportos e confiei nele. hoje tenho mais de 10 cartas das financas por imposto unico por pagar, entrei em contacto com ele e ele limpou.se daquilo com muita ligeireza, dizendo que eu devia ter dado baixa da mota? O tipo nunca mudou o nome do proprietario e pelo que percebi vendeu a outro ao fim de 6 ou 7 anos sem declaracao mais uma vez e eu e que fico lixado? Alem do excelente negocio que fez pois basicamente eu dei quase a moto e este amigo affinal era de pouca confianca…Que posso fazer ?Algum conselho que eu possa fazer a partir do estrangeiro?Obrigado a todos.

FD em 08.04.2020. 19:37

@Isaura Monteiro em 08.04.2020. 18:13

Ficou com uma cópia autenticada ou com o recibo de entrada do impresso que entregou para transferir a propriedade?
Se sim, deve aguardar mais algum tempo, pelo menos até ao final de Abril.
Nessa altura, se ainda se mantiver a situação, deverá expor o caso através do e-Balcão, anexando a digitalização da prova em como o carro já não é seu.

Isaura Monteiro em 08.04.2020. 18:13

@FD será até 31 de maio. Ainda tenho algum tempo, mas de qualquer das formas, acho estranho a demora e tenho receio que até lá esta situação não esteja regularizada.

FD em 08.04.2020. 15:49

@Isaura Monteiro em 08.04.2020. 15:43

Quando é que teria que pagar o IUC?

Isaura Monteiro em 08.04.2020. 15:43

Boa tarde,

Vendi o meu carro em janeiro deste ano a um particular, tendo ido com ele à conservatória fazer a mudança de proprietário. No entanto o carro continua como sendo meu no portal das finanças. Alguém me poderá ajudar relativamente a esta situação? Será normal demorar assim tanto tempo até as finanças atualizarem a situação de mudança de proprietário? Obrigada!

FD em 28.03.2020. 14:58

@edvaldo em 27.03.2020. 17:34

Como diz no texto, deve mandar apreender ou fazer o registo em nome do comprador.

edvaldo em 27.03.2020. 17:34

Boa Tarde,

Vendi um carro há quase 3 anos à um particular, na altura assinei a declaração de compra e venda, no entanto não me lembro de ter ficado com um comprovativo ou se fiquei deve ter-se extraviado. Acontece que ainda o veiculo encontra-se em meu nome no site das finanças com todos os IUC's (últimos 3 anos) regularizados. Contactei a pessoa a quem vendi o carro e este disse-me ter-se esquecido e que o carro não transita. disse-me que iria regularizar a situação, no entanto já passou um mês e ainda nada. Contacto a pessoa e é sempre a mesma conversa. Agora estou prestes a emigrar e queria resolver a situação antes. Como devo fazer neste caso? Obrigado

FD em 12.02.2020. 10:11

@Carla em 11.02.2020. 23:24

Esse requerimento está assinado ou carimbado pelo funcionário do IRN/IMT? Ou seja, tem a certeza que foi entregue?

Carla em 11.02.2020. 23:24

Vendi um veículo em janeiro, na qual foi- me entregue uma cópia da mudança do registo de propriedade para o novo proprietário, em fevereiro é o mês do pagamento do iuc e o veículo continua a aparecer no site das finanças como sendo eu a proprietaria, com proceder?

FD em 09.01.2020. 10:02

@José em 08.01.2020. 21:51

Contacte um advogado ou solicitador.

José em 08.01.2020. 21:51

Boa noite!
meu sogro tem um automóvel com reserva de propriedade ( stand já não existe) á muitos anos e sem se aperceber de tal coisa, agora quer abater o automóvel e não consegue, que deve fazer?

FD em 19.12.2019. 13:49

@Bruno em 19.12.2019. 13:17

Normalmente precisa de uma prova para fazer a mudança do registo de propriedade.
Se não tem a cópia do impresso, deveria ter a cópia da declaração de venda. Tem?

Bruno em 19.12.2019. 13:17

Boa tarde eu a 3 dias vendi um carro a um outro senhor mas no notário não me deram nenhum comprovativo mas eu tenho em minha posse o nif do novo proprietário assim como o numero da carta de condução e o seu nome todo. Eu posso alterar o nome do proprietário por ele?

FD em 17.12.2019. 15:32

@Tiago Santos em 17.12.2019. 00:53

Após participação à polícia tem que se esperar 6 meses para que possa ser considerado desaparecido.
Se tem que pagar o IUC e ainda não passaram os 6 meses, dirija-se ao seu serviço de finanças e esclareça a situação.

Tanto quanto sei, tem que pagar o IUC e depois pedir a devolução.

Tiago Santos em 17.12.2019. 00:53

Boa noite,

O que aconteceu vai de encontro ao:
"Foi roubado e nunca apareceu
Deve pedir o cancelamento da matrícula no IMT por desaparecimento."

Já fiz o cancelamento há 4 meses e continua aparecer como proprietário do mesmo. Como é que devo proceder? É que assim vou voltar a pagar selo ou fico isento com o documento de cancelamento?

Obrigado

FD em 15.11.2019. 12:49

@Tiago em 15.11.2019. 11:42

Não sei como fiz mas a sua pergunta passou-me completamente despercebida.

Agradeço-lhe no entanto que tenha cá voltado para dar conta de como se resolveu a situação. :)

Tiago em 15.11.2019. 11:42

Bom dia,
Em resposta à minha pergunta que entretanto ficou resolvida:
Telefonei para o IRN e confirmaram que o carro estava em nome do novo proprietário e que teria que enviar um email à repartição de finanças da minha área explicando a situação. Pelo que percebi ambos (IRN e finanças) ambos têm acesso à mesma base de dados e após confirmação por parte das finanças ficou imediatamente resolvido.

Obrigado pelo site e por toda a informação.

Tiago em 12.11.2019. 16:19

Boa tarde
O meu caso é um pouco diferente. Vendi um carro e o atual proprietário passou para nome dele e tem o DUA que o comprova. Entretanto já se passaram cerca de 4 meses e nas finanças o carro continua a ser meu... neste caso o que posso fazer? Já liguei para as finanças e quem me atendeu não estava certa do que seria necessário fazer.

Obrigado
Tiago

FD em 07.11.2019. 11:56

@Marcial Lopes em 06.11.2019. 19:31

Está indicado no texto o que deve fazer.

Marcial Lopes em 06.11.2019. 19:31

Bom dia,

Vendi um carro em 2003 e o comprador, um negociante de automoveis privado, deu-me um termo de responsabilidade assinado e com o numero de BI dele. Entretanto estive fora do pais por 13 anos e agora as Financas estao a cobrar-me o IUC da viatura. O que me aconselha fazer? Muito obrigado!

Marcial Lopes

FD em 30.09.2019. 20:11

@Gonçalo Rodrigues em 30.09.2019. 18:38

Se nessa declaração está inscrita retoma, é uma questão de ir a uma conservatória do registo automóvel e pedir tanto o registo do seu antigo carro como do "novo".

Gonçalo Rodrigues em 30.09.2019. 18:38

Sim tenho a declaração de circulação carimbada e assinada por eles bem como um termo a dizer que a partir daquela data o carro estava ao meu encargo.

FD em 30.09.2019. 13:25

@Gonçalo Rodrigues em 29.09.2019. 20:42

Tem alguma declaração de venda ou termo de responsabilidade assinado pelo comerciante em como lhe fez a retoma do carro?
Se sim, pode fazer o registo como vendedor, sem ter que dar qualquer explicação ao comerciante - terá é que pagar os 65€ do novo registo.

Gonçalo Rodrigues em 29.09.2019. 20:42

Boa noite. Eu comprei um carro num stand através de retoma. Entreguei o meu antigo e adquiri o novo. Acontece que agora o proprietário do Stand diz que quer voltar atrás com o negócio porque já não se encontra interessado no meu carro antigo. Acontece que eu agora tenho receio que o proprietário do Stand não vá fazer a transferência de propriedade deste novo carro para meu nome. Na altura eu pedi para irmos fazer o registo no dia da aquisição da viatura mas o senhor recusou e disse que tratava de tudo. Eu tenho em minha posse uma declaração de circulação do carro em meu nome, bem como o seguro do mesmo e o comprovativo das transferências que foram feitas para a conta do dono do Stand. O que devo fazer agora?
O senhor diz que quer cancelar o negócio e eu não quero porque já está tudo pago e não quero voltar atrás.
O que aconselha? Ele está obrigado a fazer o registo do automóvel em meu nome?

FD em 19.07.2019. 18:45

@Telma Mendonça em 19.07.2019. 15:36

Se percebi bem a questão, não há qualquer penalização por ter 2 ou mais carros.

Telma Mendonça em 19.07.2019. 15:36

Quero manter o meu velho carro (com IUC e seguros atualizados) apesar de ter um novo. A minha questão é: serei penalizada nas finanças por essa situação? Obrigada.

FD em 16.07.2019. 09:59

@Edgar Nunes em 15.07.2019. 17:44

Não pode mesmo fazer nada, tem que aguardar.
A sincronização das bases de dados da conservatória do registo automóvel e das finanças pode demorar algum tempo.
Não lhe sei dizer quanto tempo porque, que eu saiba, esses dados não são públicos.

Edgar Nunes em 15.07.2019. 17:44

Boa tarde, tenho duas questões; vendi um carro a 04/05/2019 foi feito o registo no mesmo dia para o comprador e o carro ainda me aparece no site das finanças e comprei outro a 15-05-2019 no qual também fiz o registo no mesmo dia em meu nome e recebi o documento único ao fim de 2 semanas e também não me aparece no site das finanças, fui as finanças e dizem que não podem fazer nada.
Podem-me indicar o que posso fazer para regularizar a situação?
Obrigado,
Edgar Nunes

FD em 01.07.2019. 14:55

@André Matos em 01.07.2019. 12:47

Leia por favor: carros novos e o IUC.

André Matos em 01.07.2019. 12:47

Boa tarde,

Comprei um carro no stand há 4 meses e ainda não foi dado alta no meu portal de finanças.

Como posso fazê-lo e que implicações tem esta situação?

Obrigado!

FD em 28.04.2019. 14:54

@Adriana Correia em 28.04.2019. 12:51

Leu o texto?

Adriana Correia em 28.04.2019. 12:51

Boa tarde.

Comprei um carro num stand e dei o meu a tudo à troca.... Mas já passou mais de 1 ano e o carro está nas mãos de outra pessoa mas continua registado em meu nome.
Inclusive já paguei multas por atraso de pagamento de IUC.
Liguei o stand e dizem que não é nada com eles... Nas o novo dono não me responde às mensagens e nem me atende o telefone.

O que é que posso fazer?

FD em 31.03.2019. 13:19

@Isabel em 30.03.2019. 13:52

Pode:
- não fazer nada e esperar que apareça, se lhe tentarem cobrar o IUC, terá que se dirigir a um serviço das finanças para resolver a situação
ou
- pode dirigir-se já a um serviço das finanças para corrigir o problema

Isabel em 30.03.2019. 13:52

Boa tarde
Vendi um carro em janeiro e na mesmo hora foi efetuado o registo no nome do novo dono. Do IRN dizem que já enviaram a informação para as Finanças, mas ele ainda aparece em meu nome. O que devo fazer?

FD em 25.02.2019. 17:49

@José em 25.02.2019. 16:09

Tem que mandar apreender o carro.

José em 25.02.2019. 16:09

Descobri, que um carro que vendi há mais de 25 anos, ainda aparece no site das Finanças como sendo meu apesar de não ter IUC para pagar.
Consultei online e verifico que a matrícula não foi cancelada.
O stand a quem vendi o carro já não existe e também já não tenho qualquer documentação da venda.
A matrícula é de 01-01-1973.
O que devo fazer para que não conste eternamente em meu nome.

<< Primeira < Anterior [1 / 18] Seguinte > Última >>

Escrever um comentário ou colocar uma dúvida

POR FAVOR leia a página toda antes de fazer perguntas que já estão respondidas no texto principal! Obrigado.

:

:

:


Estamos em 2022, para o ano vamos estar em que ano?

Por uma questão de rapidez na resposta e de poupança de espaço, considere que as minhas respostas incluem sempre os normais cumprimentos. :)

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.

Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais