Simulador IUC 2024

Nesta página: simulador que calcula o IUC a pagar às Finanças (Autoridade Tributária) em 2024 por ligeiros de passageiros.
Qual o país da primeira matrícula?

Lista países da UE/EEE
Data da primeira matrícula?
Resultado da simulação IUC
impostosobreveiculos.info
Os resultados da simulação aparecerão aqui.
Porém, ainda não preencheu todos os dados necessários para que a simulação possa ser feita.
Dúvidas ou perguntas?

IUC comerciais, IUC motos

Ajuda para fazer a simulação

Este simulador é para carros ligeiros de passageiros. IUC a pagar por outros veículos: comerciais, motos.
Com a reforma da tributação do imposto automóvel, o cálculo foi mudado em Julho de 2007. Todos os carros matrículados antes de Julho de 2007 pagam IUC de acordo com critérios diferentes dos que foram matriculados a partir de Julho de 2007.

Passo 1 - apenas deve mudar este campo se o carro foi importado usado de um país que não pertence à UE ou ao EEE. Se não sabe se foi ou não, pode consultar no livrete ou no Documento Único Automóvel (DUA ou certificado de matrícula) o país da primeira matrícula do carro - procure pelo que está inscrito no campo Z.3 (Anotações especiais).
Relembro que a partir de 2020 o ano que conta para o IUC é o da primeira matrícula, caso o carro tenha sido matriculado pela primeira vez num país da UE ou do EEE. Quando o automóvel é importado de outro país qualquer, a data que conta é sempre a da matrícula portuguesa.

Ficou com dúvidas? Consulte a seguinte página: respostas às dúvidas mais comuns sobre a mudança na cobrança dos carros importados usados anteriores a Julho de 2007.

Passo 2 - se não sabe qual o ano da matrícula do carro, deve consultar o livrete ou o Documento Único Automóvel, é aí que encontra essa informação: procure pelo campo I.
Se conhece a matrícula mas, não sabe ou não tem a certeza de qual é o ano da matrícula portuguesa, veja aqui.

A opção WLTP apenas deve ser escolhida quando a homologação do carro tenha sido feita pela norma WLTP. Para os restantes casos, deve escolher a opção NEDC.

Passo 3 - se não sabe qual a cilindrada do carro, deve consultar o Documento Único Automóvel, é aí que encontra essa informação: procure pelo campo P.1.
Normalmente, nas designações dos carros, a cilindrada é representada por litros em vez de centímetros cúbicos, para saber quais os cm3 de um litro basta multiplicar os litros por 1000. Assim, 1 litro serão 1.000cm3, 1,5L serão 1.500cm3, 2L serão 2.000cm3, etc.

Passo 4 - se não sabe quais são as emissões de CO2 do carro, deve consultar o Documento Único Automóvel, é aí que encontra essa informação: procure pelo campo V.7.
Se não tem acesso ao DUA, considere a seguinte tabela indicativa, apenas para ter uma ideia (não são valores exactos!), se for WLTP acrescente ~20% aos valores indicados:

Tabela indicativa de emissões de CO2 consoante o tipo de carro
Tipo de carro CO2 Gasóleo CO2 Gasolina
Pequenos (ex. Clio) 90 a 110 100 a 130
Médios (ex. Golf) 90 a 110 110 a 140
Grandes (ex. Mercedes E) 110 a 130 140 a 180
SUV (ex. Qashqai) 100 a 120 120 a 140
SUV grande (ex. BMW X5) 140 a 160 200 a 250
As emissões de CO2 são proporcionais à quantidade de combustível que um carro consome: mais consumo, mais emissões de CO2. Assim, modelos menos eficientes, mais antigos ou, mais pesados ou, com mais potência, serão aqueles com mais emissões de CO2. Os exemplos acima indicados são os mais favoráveis dentro de cada segmento.

Pode também consultar uma lista de emissões de CO2 dos motores mais comuns ou, a base de dados de emissões de CO2 de todos os modelos.

Passo 4 - Se tiver problemas ou dificuldades, pode descreve-los usando a caixa de comentários mais abaixo.

Saber se é NEDC ou WLTP

De forma muito simples, para não complicar, NEDC e WLTP são métodos de medir as emissões de CO2.
Como saber se um carro é NEDC ou WLTP? Vendo a documentação do carro - DUA, COC, manual, sítio do fabricante, etc.
Se a documentação não estiver disponível, em geral é assim (pode haver excepções):

O mesmo carro (modelo/versão) pode ter sido medido pelos dois métodos mas, só pagará consoante aquele com que foi matriculado - acontece especialmente nos carros vendidos em novo nos anos 2018 e 2019 (não se aplica a carros vendidos novos noutros anos).
Na dúvida, simule pelos dois métodos para ficar com uma ideia de ambos os valores.
Tenha em atenção que as emissões pelo método WLTP são sempre mais elevadas, cuidado para não cometer o erro de simular pelo método WLTP com os valores de CO2 do método NEDC - os valores e os escalões são sempre diferentes pelo que se cometer este erro o resultado da simulação poderá estar incorrecto.

Outras informações que poderão ser do seu interesse

Declinação de responsabilidade

Este simulador, como o próprio nome diz, simula o cálculo de IUC a pagar por um automóvel ligeiro de passageiros, novo ou importado usado.
O cálculo está de acordo com a legislação em vigor, é verificado constantemente, que eu tenha conhecimento tem uma exactidão de 100%, no entanto, é feito com a introdução de dados pelo utilizador, que poderão estar incorrectos ou mal introduzidos, poderá não calcular correctamente situações não previstas e poderá ter erros não intencionais, pelo que aconselho sempre a confirmar, apenas numa última instância imediatamente antes de comprar ou importar qualquer veículo, junto da Autoridade Tributária e Aduaneira, os valores aqui dados.
Se encontrar alguma disparidade, agradeço que me avise, usando para tal o formulário para comentários que encontra mais abaixo.

Dúvidas, problemas ou sugestões

Se tiver uma dúvida, um problema ou quiser fazer uma sugestão, use por favor a caixa de comentários mais abaixo.
Estou sempre a melhorar esta página e gostava de contar com a sua ajuda. Obrigado.

10.10.2023. 15:16

Daniel em 18.10.2023. 10:04

O problema é que desde sempre só tivemos governos que nos f***ram, seja PS, seja PSD, CDS ou a geringonça, nenhum que se diga verdadeiramente a favor do povo, ja que somos nós que andamos com esta m***a para a frente.
Só para relembrar que "JUNTOS SOMOS FORTES, MUITO FORTES" demasiado fortes para ELES...ELES TEM MEDO QUE TODOS NÓS NOS POSSAMOS APERCEBER DISSO. quando isso acontecer deixaram de brincar com quem os alimenta.

Daniel em 18.10.2023. 10:04

O problema é que desde sempre só tivemos governos que nos f***ram, seja PS, seja PSD, CDS ou a geringonça, nenhum que se diga verdadeiramente a favor do povo, ja que somos nós que andamos com esta m***a para a frente.
Só para relembrar que "JUNTOS SOMOS FORTES, MUITO FORTES" demasiado fortes para ELES...ELES TEM MEDO QUE TODOS NÓS NOS POSSAMOS APERCEBER DISSO. quando isso acontecer deixaram de brincar com quem os alimenta.

Ricardo em 18.10.2023. 09:22

Agora é que vai

Pedro Manuel da Eira Pereira em 18.10.2023. 02:35

Valor iuc

AP em 18.10.2023. 02:27

Malta, está na hora de ganharmos coragem, sair do sofá, e fazermos o que fizemos com o Pinóquio: sair tudo à rua em peso em todas as capitais de distrito e bloquear a rua!
Tudo à rua! A rua é nossa!

Olá a todos em 18.10.2023. 00:43

Petição contra novo IUC = https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT117993


Leis feitas por ricos, para ricos… Ricos estes que fazem/fizeram riqueza somente a tirar ao pobres, pobres estes que são os que realmente criam a riqueza no pais/mundo.

Simplificando em linguagem calão para todos perceberem, segue em baixo a minha visão:

##################
CARROS
##################
a) Quem faz as leis são os ricos, os caros que não sofrem/pagam IUC são os eléctricos. Quem pode comprar os carros eléctricos? Os ricos.
b) Quem tem garagem para deixar o caro a carregar durante a noite? Os ricos.
c) As oficinas dos pobres sabem arranjar carros eléctricos? Não. Então onde se arramam os carros eléctricos? Na marca, a oficina dos ricos.
d) Comprei um carro eléctrico em segunda mão mas precisa de uma bateria nova. Quanto vai custar a bateria? Vai custar o preço de um carro eléctrico novo.
e) Eu sou rico, onde posso fazer ainda mais dinheiro? No sector imobiliário a.k.a. " Real-Estate" a.k.a. "TRUMP-e-Companhias.


##################
CASAS:
##################
Como os ricos-ricos fazem fortuna? Bom, é conhecimento comum entre economistas, gestores e “homens-de-negocio” (charlatões), que o melhor instrumento/esquema legal de negócio da história humana é a compra e venda/arrendamento de casas, mas só funciona se já fores rico.
Mas porquê? Bom, é o instrumento perfeito pois é simultaneamente o bem mais essencial para as pessoas e um bem onde é fácil criar escassez, impecável para especular ("inventar") preços com valores absurdos, pois haverá sempre alguém disposto a se "enforcar" no banco ("banca gang") e trocar metade da sua vida inteira para pagar quatro paredes feitas com meia-dúzia de tijolos.

PERGUNTA: Então mas como paramos isto?
RESPOSTA: Passar lei que proíba que as casas sejam utilizadas como instrumento de negócio, ou então lei que proíba uma pessoa de ser proprietária de mais que uma casa... Os economistas/market-traders sabem à séculos a estratégia para acabar com isto, mas quem é que esta disposto a acabar com o melhor instrumento de negocio da história humana? Os ricos não certamente.

Este é o manual “escolar” dos TRUMP-e-companhias (Real Estate Developers);
1) Primeiro, compram um terreno a 3centavos manipulando o antigo proprietário que e' pobre.
2) Segundo, exploram as pessoas pobres para construírem as casas/prédios, pagando-lhes o mínimo possível.
3) Terceiro, encher os bolsos a vender/arrendar as quatro-paredes de tijolos por um valor exorbitante, a um pobre que não tem outra alternativa se não pagar literalmente com metade da sua vida para tentar não ficar "sem-abrigo".
PERGUNTA: Então, mas os materiais de construção de casas não são caros? Não, são muito baratos comparados com o preço à qual a casa é vendida no final.
ANALOGIA: Imagina comprares os ingredientes para fazeres um pão de 1kg (farinha/sal/água/electricidade). Vai custar uns 2€ a 3€ euros, agora imagina uma ilha de pessoas cheias de fome sem nada para comer. O gang dos imóveis chega lá e diz ("Tenho aqui um pão de 0.5Kg a 100€, não a 1000€, não quem dá mais? Ok vendido por 9999€"). Até os 10 000 são mascarados de 9999€ para parecer menos.

##################
RECURSOS NATURAIS:
##################
As cotas hídricas geológicas de Portugal são um recurso vitalício de energia para os portugueses, com um valor incalculável, não é algo que seja para venda. Pertence a todos os portugueses e às possíveis milhares de gerações futuras. É nas cotas hídricas geológicas que são implementadas as barragens, que simplificando funcionam como uma bateria de energia, uma bateria natural, sem químicos e de grande capacidade energética. Fornecendo energia de noite e quando não à vento. De dia o excedente energético das centrais energéticas solares (Plantas Solares) juntamente com o excedente energético das Turbinas eólicas (Parques eólicas) podem ser utilizados para bombear água da coda inferior da barragem para a cota superior, “carregando” assim a barragem “bateria”, para usar de novo durante a noite.
Pois bem, o mesmo "gang" dos ricos assaltou as nossas barragens diversas vezes. Seis são agora propriedade da ENGIE (empresa francesa monopolista no sector da energia em franca). O que outrora era um recurso natural para os portugueses, é agora uma vaca leiteira para esta empresa francesa.
A ENGIE nem sequer pagou nenhum imposto ao estado Português pelas 6 barragens que comprou ao antigo proprietário (EDP-china), pois os ricos mais uma vez assaltaram certos órgãos do estado e manipularam/alterarem a lei para que tal proeza pudesse ser feita.

##################
MENSAO HONROSA:
##################
PERGUNTA: Para ajudando na transição verde, será que posso forrar o meu telhado com painéis fotovoltaicos, e injectar controladamente a energia excedente na rede publica e consumir posteriormente o excedente ou parte do excedente durante a noite, como vários países/estados fazes, o chamado "net-metering-24h"?
RESPOSTA: Não, aqui em Portugal só fazemos o inútil net-metering de 15 minutos, para desincentivar a compra de painéis solares para que os pobres não possam controlo do sector energético em Portugal, que actualmente pertence aos ricos.

##################
Notas finais
##################
Bom, os meus conhecimentos podem ser fracos e limitados. Já projetei e construi um carro eléctrico de raiz. Já projetei equipamentos de produção de energia verde. Já trabalhei a projectar muita coisa para os ricos venderem posteriormente e encherem os bolsos sem terem contribuído em nada.

O que escrevi em cima é uma síntese da minha experiencia no terreno, tanto na área da engenharia relevante para o assunto como a lidar com "ricos".
Já agora, o IUC a mim não me atinge. Escrevo isto como apoio aos que serão afetados. Nasci pobre, tempos difíceis…

Podem Copy/Past a vontade até chegar ao polígrafo sic. A informação em cima é de conhecimento comum na área mencionada.

Nota: Este mini TED-talk e gratuito, mas incorre de uma taxa de valor "2 caldos" para a charlatãça que infiltrou- assaltou os órgãos do estado português, e que está a causar toda esta brincadeira de mau gosto, e a tornar a sociedade numa selva, e uma selva cheia de hienas-malhadas.


Forca pessoal. Não desistam. Eles podem ser hienas-malhadas mas nesse contexto não somos todos os outros animais: Elefantes, Leões, Águias, Rinocerontes, Tigres, Bisontes, Crocodilos até Dragões temos. Ou seja, se nos unirmos com organização as hienas-malhadas vão passar a ser uma mera peça de museu.

Marco Lopes em 17.10.2023. 23:01

GOVERNO PALHAÇO!!!

E os acéfalos que o elegeram palhaços são...

Telmo Oliveira em 17.10.2023. 22:20

Ladrões!! Tinha um corsa d 1.2 Novembro 2007 a ultima vez paguei foi quase 130€ descarte me do carro para comprar uma audi a4 1.9 b6 de 2004 ou seja mais velho para fugir do valor iuc. Conclusão este ano paguei 44€ e depois desta simulação irei ficar a pagar 219€?! Palhaços!! Não basta as putas das rendas estarem a preço de ouro e a alimentação agora mais esta do iuc, hoje em dia um salário só dá para sobreviver. Infelizmente como hoje em dia não dá para juntar dinheiro se soubesse que seria assim não teria posto num crédito para comprar um carro

Telmo Oliveira em 17.10.2023. 22:19

Ladrões!! Tinha um corsa d 1.2 Novembro 2007 a ultima vez paguei foi quase 130€ descarte me do carro para comprar uma audi a4 1.9 b6 de 2004 ou seja mais velho para fugir do valor iuc. Conclusão este ano paguei 44€ e depois desta simulação irei ficar a pagar 219€?! Palhaços!! Não basta as putas das rendas estarem a preço de ouro e a alimentação agora mais esta do iuc, hoje em dia um salário só dá para sobreviver. Infelizmente como hoje em dia não dá para juntar dinheiro se soubesse que seria assim não teria posto num crédito para comprar um carro

André Luís Batista em 17.10.2023. 20:54

Obrigado

Marta em 17.10.2023. 20:16

XULOS

José Oliveira em 17.10.2023. 19:57

Boa tarde.
Paguei 60,64 € de IUC em 2023. O Vosso simulador prevê 268,01 € para 2024, mas indica também "Para carros com matrícula de 1981 a Junho de 2007 o aumento máximo face a 2023 é 25€."
O que significa essa informação? Que para 2024 irei pagar 60,64 € + 25,00 €? ou seja, irei pagar de IUC em 2024 85,64 €?
Obrigado!

Diana em 17.10.2023. 19:35

Hdhdh

ALEXANDRE em 17.10.2023. 17:32

Selo caro

Esbulho em 17.10.2023. 16:30

Está gente "politiqueiros" vivem numa bolha!
Cortem na despesa, subvenções vitalícias, serviços inúteis do estado, número de deputados, financiamento de lobbies, rendas de edifícios, PPPs, etc.

Georgina Moreira em 17.10.2023. 16:07

Os valores do IUC são, já por si, uma exploração. Os valores pretendidos para 2024, mais que exploração, são um roubo aos Portugueses! Esses senhores que dizem governar-nos, estão é a governar os seus bolsos. Cobram mais ao Zé Povinho pobretanas para compensarem o que tiram dos cofres do Estado para os seus sacos azuis. Obrigam os Portugueses a ficar sem carro, porque não se consegue comportar com as despesas, querem obrigar-nos a ficar dependentes de transportes públicos que funcionam mal e viciados em greves, mas eles continuam a adquirir e a andar em frotas de BMWs e Mercedes e afins, tudo pago por nós! Tenham vergonha!!! Em nenhum país Europeu se vê isto!

José em 17.10.2023. 10:29

Valor do iuc de 2024

Vitor ARSENIO em 17.10.2023. 10:06

É um roubo descarado !
Tenho um carro do ano, 2000 que só utilizo ocasionalmente, quando é necessário rebocar alguma coisa, que atualmente paga cerca de 180€ de IUC, o que já acho muito, com a nova lei vai passar a pagar cerca de 780€ !!!! Este carro faz cerca de 1000km/ano. É um absurdo ! Um carro parado paga por poluir ? A componente de CO2 deveria ser paga exclusivamente em função da utilização da viatura, e isso já pagamos nos combustíveis.
Obviamente que não vou ter condições para manter este carro que, embora em perfeito estado de conservação e segurança, vai ter que ser abatido, porque ninguém o vai querer comprar pelo motivo do IUC.
Não sou caso único, dos cerca de 3 milhões de carros abrangidos por esta alteração, muitos irão para abate por este motivo.
É mau para o Planeta (reutilizar é fundamental). É mau para a economia (manter um carro velho requer uma atenção mais assídua, gera despesa e cria emprego). É mau para os proprietários que subitamente são onerados por uma lei criada por uma tipo engravatado que só pensa na maneira mais eficaz de ir buscar mais uns milhões sem ter a mínima consideração pelo impacto social implícito e que até comprou um carro elétrico com 500cv de potência que não paga qualquer IUC.
Subscrevo integralmente o post do Marco em 11.10.2023. 15:54
Vamos esperar que o governo tenho o bom senso de reconsiderar esta alteração à lei depois de olhar bem para a mer... que fez. Mas para que isso seja uma possibilidade, temos que nos manifestar.

João Silva em 17.10.2023. 00:15

Isto é um ataque ao direitos adquiridos, sim, senão cortem as reformas acumuladas e milionárias dos deputados, para além do facto que ataca diretamente uma classe de Portugueses como tal é inconstitucional...
Para além do mais É um incentivo ao aumento da dívida ao exterior (crédito de compra automóvel), e ainda gostava que me explicasse o que vão fazer com as milhares de baterias dos VFV, altamente poluentes, vai-se pagar a países externos para o fazer?
Proponho a redução para 1/3 dos deputados na Assembleia da República, que só em salários, benefícios, e, Reformas em poucos anos liquidavam a dívida pública de Portugal....

Luís Carlos G.C.Oliveira em 16.10.2023. 21:30

O meu carro um fiesta de 1996 consome gasolina e gaz, círculo sempre a gaz, qual é emissão de CO2? Porque vão considerar que tenho uma viatura passível de sofrer o aumento? Pagava 21€ e pelo simulador parece que vou pagar 61€, acho injusto porque em função das emissões estou mais próximo dos eléctricos que não pagam nada e os a gasolina mais recentes com emissões de veículos novos. Que posso fazer para reverter esta injustiça?????

António em 16.10.2023. 21:00

Vergonhoso isto é roubar

Zé em 16.10.2023. 18:21

Continuem a votar na esquerdalhada, só descansam quando formos um país de mendigos.

Bruno em 16.10.2023. 18:20

Não sei os valores de emissão

David em 16.10.2023. 18:01

O transporte aéreo e o marítimo (navios de cruzeiro) são os que mais poluem.
Estes últimos, levaram a um aumento exponencial da incidência do cancro na população que vive perto do porto de Marselha (comprovado por um estudo clínico que teve a duração de um período de tempo de 10 anos)
Atirar a culpa da poluição, ou por os pobres a financiar autoestradas......

Eurico em 16.10.2023. 15:30

Isto só tem um nome é Chular o que tem menos dinheiro e ainda não passou para carros com menos emissões.
Vamos ter que começar a vender os carros e andar a pé, mas aí vem outro imposto qualquer por uso de via pública.
Votem neles.

Porreiro pá em 16.10.2023. 14:29

Parabéns a todos aqueles que deram maioria absoluta a este governo/desgoverno, chamem lhe o que quiserem, elegeram um comunista transvestido de socialista para 1 ministro.
Discordam?
Ataques frequentes á propriedade privada dos outros;
Só um comunista, consegue fazer uma coligação com outro comunista, pois pensam os 2 da mesma forma (lembrem se da fantochada que durou anos CDU)

Alexandre em 16.10.2023. 13:29

Palhaçada

Henrique em 16.10.2023. 11:49

Adeus PS.

Micael em 16.10.2023. 11:45

Para quem fala em não votar, a solução não é essa.
A solução é votar, pois ainda é dos poucos direitos que temos!
Até o direito de ter carro nos querem tirar!
Vamos chegar ao momento em que quem é rico anda de carro e quem é pobre anda a pé, um digno retrocesso ao passado!

José Silva em 16.10.2023. 10:16

UM MINUTO DE SILÊNCIO POR TODO E QUALQUER IDIOTA QUE ESTEJA EM PULGAS PARA VOLTAR A VOTAR NO PARTIDO SOCIALISTA À PRIMEIRA OPORTUNIDADE!!!!

PORTUGAL É UM TRAGÉDIA REPLETA DE IDIOTAS!!!!

DEPOIS DE 3 BANCA ROTAS E DE UM RESGATE DE 78 000 MILHÕES DE EUROS SEMPRE FEITOS PELOS MESMOS, CONTINUAM A ELEGER ESTA GRANDE MERDA PARA GOVERNAR PORTUAL!!!

NÃO HÁ SOLUÇÃO QUANDO O POVO É IDIOTA!!!!

Vasco Ferreira em 16.10.2023. 08:46

Bom dia,

Tenho um citroen c1 2005 a gasolina. 980 cilindrada .

A minha dúvida é? Quanto é que eu vou pagar . Muito honestamente ainda não percebi .

Obrigado e uma ótima semana a todos

Isabel Oliveira em 15.10.2023. 22:22

Grata pela vossa atenção.

João Matos em 15.10.2023. 22:16

Boas.
As carrinhas mistas,tipo Hiace,Transit,Transporter tambem vão sofrer,agravamento?
Obrigado.

António Costa em 15.10.2023. 20:27

HABITUEM-SE!

Silvio em 15.10.2023. 19:48

Muito caro

Silvio em 15.10.2023. 19:48

Muito caro

Zé povinho em 15.10.2023. 16:55

O Indiano que acabou com Portugal é a vergonha de socialistas que se arrastam aos seus pés para não perder os tachos e panelas já andam de carros a pilhas e não pagsm este roubo! O português empobrecido pelo roubo de quase 50 anos é sempre o fdd! O país caiu no caos propositadamente para ninguém que venha depois conseguir remediar o problema causado!
A realidade de gente que só olha o seu umbigo e vota para não perder o subsídio porque trabalhar faz calos!
Votem nos mesmos!

Tute em 15.10.2023. 15:31

Se não tens dinheiro p/pagar o novo iuc, compra um elétrico, o estado dá uma ajudinha, poucochinha!

Cesar em 15.10.2023. 14:59

Absurdo este iuc

Felismina Azevedo em 15.10.2023. 12:14

Tenho um MG de 2003 descapotável de 2 lugares que percorre pouco mais de mil kms por ano. Se este aumento se concretizar irei cancelar a matrícula pois não é razoável o que irei pagar para tão pouco uso!
Exorto quem tenha carros antigos como 2º veículo, porque gosta de dar umas voltinhas de vez em quando, a fazer o mesmo. Assim com as nossas atitudes damos um sinal claro do nosso descontentamento...

Jorge Nogueira em 15.10.2023. 11:59

Um roubo descarado com a justificação do ambiente!!!
A taxa de CO2 já se paga nos combustíveis, além do mais em 2007 quando se alterou o IUC a justificação que foi apresentada dizia que era para uniformizar as receitas fiscais do IA. Ou seja: reduziu-se ao IA e aumentou o IUC para que a receita fiscal não oscilasse demasiado em anos de fracas ventas de automóveis. Logo quem em comprou carro antes de 2007 pagou mais IA do que quem os adquiriu após essa data!!!!

Tute em 15.10.2023. 11:40

Mais um ataque à propriedade privada!

Esbulho em 15.10.2023. 08:18

Para os políticos uma petição com 100 ou 200 mil assinaturas, equivale a 100 ou 200 mil votantes é vista de outro modo pelos políticos
Petição c/ 10 mil assinaturas, vai a discussão na AR e na maioria dos casos sem nenhum resultado prático.

Paulo em 15.10.2023. 08:17

Pretendo saber quanto vou pagar com as novas tabelas.

PaísTrágico em 15.10.2023. 03:17

Alguém pode esclarecer a anotação que diz que para carros até 2007 a diferença máxima face a 2023 será de 25 Euros? O simulador não está a ter isto em consideração… No meu caso será a diferença de pagar 300 ou então 625…
O valor deste ano já é ridículo, imagine-se pagar mais do dobro!

Medina em 15.10.2023. 01:36

Assinar aqui a petição https://peticaopublica.com/?pi=PT117993 se faz favor.
Obrigado.

Alexandre em 14.10.2023. 21:22

Tenho um carro anterior a 2007, 1.2 CC a gasolina c/catalisador, pago anualmente IUC de 38,76€, com a nova lei irei pagar 125,75€ levo com um aumento de cerca 325% o qual irei pagar em suaves prestações anuais!
Ontem, dia 13/10/23 partilhei nas redes sociais o link com o simulador + o link da petição, das 1200 visualizações, só tive 1 partilha, quer isto dizer, que muita gente ou está anestesiada, ou concorda com a nova lei.
Dados fornecidos pelo ministério das finanças, existem cerca de 3 milhões de viaturas abrangidas pelo novo IUC, a petição tinha cerca de 55 mil assinaturas, tirem as vossas conclusões!
Não tenho por hábito fazer futurologia, mas uma coisa digo:
Continuem com esta mentalidade de subserviência, sem exercer o vosso direito/dever de cidadania, e num futuro não muito distante, as tendas de campismo da Decathlon (passo a publicidade) vão esgotar.

Fabio p em 14.10.2023. 21:13

Boa noite isto claramente é um assalto aos portugueses , agora pergunto quem disse aos senhores governantes fazerem autoestradas que não se precisa , scutes sao a causa destes aumentos, não as fizessem nao gastassem milhões, a saber que quem vai pagar , os mesmos os contribuintes , este pais esta a afundar com esta politica de exploração do pequeno , por isso volto a referir , como estou farto de dizer a montes de gente , bem vindo a Furtogal aonde roubar é absolutamente normal ....

Fabio p em 14.10.2023. 21:12

Boa noite isto claramente é um assalto aos portugueses , agora pergunto quem disse aos senhores governantes fazerem autoestradas que não se precisa , scutes sao a causa destes aumentos, não as fizessem nao gastassem milhões, a saber que quem vai pagar , os mesmos os contribuintes , este pais esta a afundar com esta politica de exploração do pequeno , por isso volto a referir , como estou farto de dizer a montes de gente , bem vindo a Furtogal aonde roubar é absolutamente normal ....

Tiago Pedroso em 14.10.2023. 19:27

Nao acham que ja chega de roubar sempre o mesmo?

Lino em 14.10.2023. 16:08

Qual o valor que tenho a pagar

PAULO em 14.10.2023. 15:52

Reparem e o estado esta a ajudar os mais desfavorecidos !!!!!!! e o burro sou eu? isto e Portugal no seu melhor.

João em 14.10.2023. 14:42

Um autêntico assalto. Completamente inadmissível!

Silvio em 14.10.2023. 14:04

Absurdo o valor

Silvio em 14.10.2023. 13:58

Absurdo o preço

Ezequiel em 14.10.2023. 09:39

Queria ver quanto será o aumento

Zé povinho em 13.10.2023. 22:51

Eu tenho uma dúvida.

Posso ir meter o carro no cu do Costa?

Gonçalo Salvador em 13.10.2023. 22:47

Este está só sabe roubar

Daaasse em 13.10.2023. 21:58

Nota retificativa: troco por veiculo com data de matrícula até 31 de dezembro de 1980

Daaasse em 13.10.2023. 21:55

Troco SLK 200 (R170) do Ano 2000 por carro inspecionado e em condições de circulação matriculado até 31 de Dezembro de 1981. Dou ou recebo a diferença.

vitor em 13.10.2023. 19:51

É uma enorme vergonha aplicar este aumento brutal ,uma cambada de chulos

Paiesse em 13.10.2023. 19:06

É bem feita.
Paiesse com maioria absoluta

Hugo Marado em 13.10.2023. 18:00

Quero saber qt vou pagar...

Mário em 13.10.2023. 17:35

E que tal os elétricos começaram a pagar IUC?

madeira em 13.10.2023. 17:08

receber muito e já pagar que seja depois do ano que vem somos Portugueses está tudo dito

Alexandre em 13.10.2023. 16:04

Maiorias absolutas, são ditaduras!
Sou defensor do utilizador/pagador, não tenho de andar a subsidiar autoestradas ou seja qual for a negociata com o dinheiro dos meus impostos.
Portugal tem uma carga fiscal equivalente aos países do norte da Europa e serviços iguais a Marrocos.

Ricardo em 13.10.2023. 12:18

E mais um bela burla aos portugueses adormecidos... o que esperar do povo das aparências sem vós nem vontade para lutar pelos seu direitos. Este é o resultado do povo da era 25 de abril, talvez explique porque somos piores que a Roménia e com este andar ate a Moldávia nos vai ultrapassar em colidade de vida. Culpa não é dos políticos mas do nosso povo anestesiado desde sempre.

José Alves em 13.10.2023. 11:27

É isso mesmo: um carro pré 07-2007 importado em 2024 passará a pagar IUC pela tabela nova.
O que está limitado é o aumento entre o ano 2023 e 2024 dos carros que já cá estão...

Francisco em 13.10.2023. 11:10

Com esta nova medida fiquei com uma dúvida para os carros importados no próximo ano.
Se importar uma viatura no próximo ano, já será aplicada a tabela final de 2024?
Ou seja, imaginando um BMW 330i de 2006, que pagaria neste momento cerca de 270€ de IUC.
Se for importado para o ano, irá pagar automaticamente a nova tabela (os cerca de 630€) ou será os 270€ + 25€ que determinaram de limite para 2024?
Obrigado.

Carlos em 13.10.2023. 11:05

Já não há socialistas grátis. Parabéns ao povo corrupto que vota nestes canalhas.

Joao Carvalho em 13.10.2023. 07:12

Bem, está na hora de sair do país, já chega

Joao Carvalho em 13.10.2023. 06:54

Bem, está na hora de sair do país, já chega

François Nunes Pires em 13.10.2023. 03:45

Uma vergonha este governo só há uma solução faze lo caur

Silvio em 13.10.2023. 00:21

Iuc relativamente depois de 2007

Zé Rambo em 12.10.2023. 23:42

O PS faz destas asneiras ao povo, o PSD encolhe os braços. São os 2 a mesma coisa, mas que absurdo eu que pagava 153€ agora vou ter que pagar 330 mais que o dobro. Que atentado. Andamos a pagar isto para que? Nem médicos temos, nem porcaria de dignidade. Para quê tanto imposto se o país está na ruína? Para estes impostos devíamos ter um país de luxo. Mas o tuga gosta não é? Ora 330 euros só porque sim. Não não.

Pedrost1100 em 12.10.2023. 23:41

Para quem interessar já existem locais para reclamar e fazer petição:
Eu já assinei

Contra o aumento previsto do IUC para automóveis anteriores a 07-2007 https://peticaopublica.com/?pi=PT117993

Helder em 12.10.2023. 22:31

Porque não aumentam o imposto aos super carros? com mais de 500cv (poluem muito mais) que andam isentos de imposto por ter uma componente elétrica? não podem mexer no mercado de quem tem dinheiro se não toca nos vossos próprios bolsos, só fazem todos os tipos de acordos para o tal dito "incentivo ao investimento" António Costa vi-te a correr ao lado do teu amigo Sócrates na maratona da ponte há uns anos. vocês são os 2 farinha do mesmo saco (só não vê quem não quer) deviam os 2 ir parar a uma prisão na china era o mínimo que mereciam.

LeonardoCoelho em 12.10.2023. 22:26

É possível isto acontecer conforme a simulação que fiz tenho um punto de 00
Que pode vir a pagar130 euros anual?

Pedro Fernandes em 12.10.2023. 21:50

Isto é o saque completo. Querem dar um rebuçado ao reverem a tabela do IRS. Mas ficamos sem o saco dos rebuçados com esta medida. Que me adianta receber 20 ou 30 € de IRS se me vão ROUBAR 220€ no IUC? Eu não os coloquei lá, quem os colocou que pense um bocadinho.

RL em 12.10.2023. 20:58

A culpa é destes palhaços, bandalhos e afins do ambiente, no tempo dos dinossauros não havia carros e a mãe terra auto-reciclou-se.

Arsenio em 12.10.2023. 19:56

Sei bem onde e que havia de cair umas bombas da ucrania e da russia e do israel. Ao menos matavam alguns que nao fazem falta nenhuma pelo menos aos portuguses

Pedro carvalho em 12.10.2023. 18:53

Boas, penso que aumento vai ser gradual.

Ou seja, de carro paga 38.84 pagará 38.84 + a inflação 2023 + 25 euros será próximo dos 67 euros.
E vai aumentando gradualmente todos os anos até chegar ao valor do iuc de um carro novo da mesma cilindrada e CO2.

No entanto está medida será implementada para evitar o aumento das portagens para o ano 2024. Situação essa que duvido.

No entanto julgo ser inconstitucional pois o carro a quando novo já pagou o CO2 devido na época.

Agora a questão está é que os carros duram cada vez mais, ou melhor, as pessoas fazem com que dure, baixando assim a receita fiscal na venda de carros novos.

Mas é o socialismo, funciona assim, tira de lado para subsidiar o outro e sempre mas sempre com o dinheiro os outros.

Se o socialismo fosse realmente bom até o capitalismo o comprava.

Enfim...é votar para alterar e ver se outro alguém fará melhor ou diferente.

Podemos ser usar o portal do governo para escrever sobre o assunto e indignarmos sobr a medida.

Escrevam no Google : portal do governo António Costa, que logo aparece o link . E é no ministério da infraestruturas e ambiente que devemos escrever e reclamar.

Jose Alves em 12.10.2023. 18:44

No carros pré 07-2007 havia dois escalões de cilindrada,
para gasolina e diesel.
Com esta alteração juntam tudo num único grupo,
penalizando fortemente em particular os diesel,
que foi precisamente o que a legislação favoreceu ao longo de muitos anos.

estão também a penalizar os que têm menos posses, e que por isso têm carros mais antigos.
Com este governo os pobres pagam mais impostos para que os ricos possam pagar menos e andar com BMW i7 e semelhantes a deduzir o IVA e a pagar 0€ de IUC.
E isto é que é próprio de um governo que se diz socialista?

Cristiano em 12.10.2023. 18:30

Boa tarde. Tenho um land Cruiser de 97, que paga cerca de 65€. Circula menos de 1000km por ano. Vai passar a pagar 776€, pelo que o vou desmontar e vender às peças. O que é caricato é que o meu carro por circular poucos km, produz muito menos CO2 que qualquer pequeno carro que circule diariamente mesmo hibrido, mas que vai pagar paga muito menos de IUC que o meu.
Para ser correto deveria ser o princípio do poluidor pagador, assim é terrorismo, de mercenários sem vergonha.
Vão acabar definitivamente com os carros após 81, não percebem que estes clássicos e futuros clássicos fazem parte do património do país.
Um grande negócio para sucateiros, concessionários, associação automóveis, importadores e para o próprio estado.

Bruno Pacheco em 12.10.2023. 17:39

LADROES DO CRL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! VOTA PS PARA CONTINUAREM A CHULAR O POVO!!!!!!!!!!

Tiago Gomes em 12.10.2023. 17:00

VERGONHA!!! Roubo às claras!!
Temos de fazer algo contra isto!!

Tiago Queirós em 12.10.2023. 16:44

Vamos fazer como em frança! vamos sair meter os coletes e parar tudo!

Pedro em 12.10.2023. 16:12

Tenho dois carros que pagaram este ano 45 e 70 euros de iuc... se eu os manter nos próximos anos até atinigirem os escalões máximos vou ter que pagar 218 e 629 euros de iuc, ambos carros com mais de 20 anos mas em bom estado de conservação e utilizados para o dia a dia no geral. Carros esses que hoje em dia não se encontram de forma alguma nos novos mercados automoveis, carros esses que com esta medida em vigor vão desvalorizar bastante caso eu os queira vender... segundo o goverrno este imposto serve para compensar os custos ambientais e rodoviários, tudo treta, temos as estradas horriveis que temos, a nivel ambiental a cada dia que passa esta cada vez mais degradado, imposto que para nós contribuintes só serve para não sermos multados... se os portugueses fossem todos bilionários e andassem todos de bugatti com emissões CO² superiores a 500 g/km não havia qualquer problema a nivel ambiental desde que paguem os devidos impostos... é mais uma receita de milhões e milhões de euros que o estado nos vai sacar ano após ano, encher mais os bolsos á nossa pála sem qualquer retribuição ou iniciativa de ajuda para com os contribuintes... mais uma vez a levar o pouco que o povo português tem, se temos carros antigos por alguma razão é, se querem renovar a frota automóvel dos contribuintes para viaturas mais recentes não é desta forma, em vez de estarem a ajudar só nos estão a prejudicar, carros eléctricos não são opção para muitos de nós, seja por dinheiro ou por opção. Só estão a incentivar na compra de carros elétricos. Carros esses que estão completamente fora do orçamento e opção de muitos portugueses. Estão nos literalmente a encostar à parede... ou pagamos ou temos problemas. Politicos desta ditadura eu não me importava nada de andar de bugatti mas infelizmente não tenho dinheiro nem para as pastilhas de travão... e por este andar nem vou conseguir suportar os carros que tenho, carros esses que são velhos, tem emissões sim senhor como qualquer veiculo a combustão, mas estão pagos, e com tudo em vigor para poder circular conforme as regras estabelecidas pelo estado português.

Tiago em 12.10.2023. 16:00

Uma autentica vergonha. Quem tem carros mais antigos por norma é porque não tem posses para mais. Mesmo que tenha, opta por não gastar milhares de euros e arranjar por não sentir que precisa de trocar. Isto é literalmente um roubo.

Daniel Duarte em 12.10.2023. 15:14

acho que detetei um erro no simulador do meu caso a comparar com as tabelas.
Carro 2009 gasóleo 2200cm3 185g/co2 nedc
o simulador não está a ter em conta a taxa adicional de co2.
dá o valor de 382.93€ quando será supostamente 428.40€

José Silva em 12.10.2023. 15:09

O Partido Socialista é maior agremiação de Filhos da Puta Ladrões em Portugal

Justiceiro em 12.10.2023. 14:46

Morte a estes ladrões legais. Vamos criar uma milícia contra estes larápios!!!

Liberator em 12.10.2023. 14:30

O Pedrosa é gay

Kim Jong Un em 12.10.2023. 14:28

Como entusiasta de ultraleves, não se compreende que os mesmos tenham que pagar IUC, nunca vi um a cair por não o fazer.

Nuno costa em 12.10.2023. 14:15

Havia uma tabela para autocaravanas ? Deixou de existir ?????

Simão SILVA em 12.10.2023. 13:40

Bom dia.

Ângelo Baptista em 12.10.2023. 12:44

No coment

RuiP em 12.10.2023. 12:01

@Filipe, do que se entende é que vai aumentar 25€ por ano até atingir o valor da simulação.

Filipe miranda em 12.10.2023. 11:58

Depois de ler muita coisa, a verdade é que continuo na duvida, que é a seguinte: se dizem que:

"para carros com matrícula de 1981 a Junho de 2007 o aumento máximo face a 2023 é 25€."
Como é que na simulação que eu fiz irei pagar da do triplo que paguei este ano? ou seja, paguei 68 e carceja, e na simulação o valor vai pro 218.

gostaria realmente de saber quanto é que vou pagar, se os 68+25 = 93 ou os 218

Hitler em 12.10.2023. 11:50

Sugestao!
Vamos parar Portugal e enfiar um pau no cu daqueles que nos querem meter os dedos no cu!
Republica das bananas puta que pariu ESTES LADROES AUTORIZADOS
PASSAR LHES COMOS CARROSPOR CIMA AINDA ERA POUCO

Escrever um comentário ou colocar uma dúvida

POR FAVOR leia a página toda antes de fazer perguntas que já estão respondidas no texto principal! Obrigado.

:

:

:


Estamos em 2024, para o ano vamos estar em que ano?

Por uma questão de rapidez na resposta e de poupança de espaço, considere que as minhas respostas incluem sempre os normais cumprimentos. :)

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.

Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais