Simulador IUC 2024

Nesta página: simulador que calcula o IUC a pagar às Finanças (Autoridade Tributária) em 2024 por ligeiros de passageiros.
Qual o país da primeira matrícula?

Lista países da UE/EEE
Data da primeira matrícula?
Resultado da simulação IUC
impostosobreveiculos.info
Os resultados da simulação aparecerão aqui.
Porém, ainda não preencheu todos os dados necessários para que a simulação possa ser feita.
Dúvidas ou perguntas?

IUC comerciais, IUC motos

Ajuda para fazer a simulação

Este simulador é para carros ligeiros de passageiros. IUC a pagar por outros veículos: comerciais, motos.
Com a reforma da tributação do imposto automóvel, o cálculo foi mudado em Julho de 2007. Todos os carros matrículados antes de Julho de 2007 pagam IUC de acordo com critérios diferentes dos que foram matriculados a partir de Julho de 2007.

Passo 1 - apenas deve mudar este campo se o carro foi importado usado de um país que não pertence à UE ou ao EEE. Se não sabe se foi ou não, pode consultar no livrete ou no Documento Único Automóvel (DUA ou certificado de matrícula) o país da primeira matrícula do carro - procure pelo que está inscrito no campo Z.3 (Anotações especiais).
Relembro que a partir de 2020 o ano que conta para o IUC é o da primeira matrícula, caso o carro tenha sido matriculado pela primeira vez num país da UE ou do EEE. Quando o automóvel é importado de outro país qualquer, a data que conta é sempre a da matrícula portuguesa.

Ficou com dúvidas? Consulte a seguinte página: respostas às dúvidas mais comuns sobre a mudança na cobrança dos carros importados usados anteriores a Julho de 2007.

Passo 2 - se não sabe qual o ano da matrícula do carro, deve consultar o livrete ou o Documento Único Automóvel, é aí que encontra essa informação: procure pelo campo I.
Se conhece a matrícula mas, não sabe ou não tem a certeza de qual é o ano da matrícula portuguesa, veja aqui.

A opção WLTP apenas deve ser escolhida quando a homologação do carro tenha sido feita pela norma WLTP. Para os restantes casos, deve escolher a opção NEDC.

Passo 3 - se não sabe qual a cilindrada do carro, deve consultar o Documento Único Automóvel, é aí que encontra essa informação: procure pelo campo P.1.
Normalmente, nas designações dos carros, a cilindrada é representada por litros em vez de centímetros cúbicos, para saber quais os cm3 de um litro basta multiplicar os litros por 1000. Assim, 1 litro serão 1.000cm3, 1,5L serão 1.500cm3, 2L serão 2.000cm3, etc.

Passo 4 - se não sabe quais são as emissões de CO2 do carro, deve consultar o Documento Único Automóvel, é aí que encontra essa informação: procure pelo campo V.7.
Se não tem acesso ao DUA, considere a seguinte tabela indicativa, apenas para ter uma ideia (não são valores exactos!), se for WLTP acrescente ~20% aos valores indicados:

Tabela indicativa de emissões de CO2 consoante o tipo de carro
Tipo de carro CO2 Gasóleo CO2 Gasolina
Pequenos (ex. Clio) 90 a 110 100 a 130
Médios (ex. Golf) 90 a 110 110 a 140
Grandes (ex. Mercedes E) 110 a 130 140 a 180
SUV (ex. Qashqai) 100 a 120 120 a 140
SUV grande (ex. BMW X5) 140 a 160 200 a 250
As emissões de CO2 são proporcionais à quantidade de combustível que um carro consome: mais consumo, mais emissões de CO2. Assim, modelos menos eficientes, mais antigos ou, mais pesados ou, com mais potência, serão aqueles com mais emissões de CO2. Os exemplos acima indicados são os mais favoráveis dentro de cada segmento.

Pode também consultar uma lista de emissões de CO2 dos motores mais comuns ou, a base de dados de emissões de CO2 de todos os modelos.

Passo 4 - Se tiver problemas ou dificuldades, pode descreve-los usando a caixa de comentários mais abaixo.

Saber se é NEDC ou WLTP

De forma muito simples, para não complicar, NEDC e WLTP são métodos de medir as emissões de CO2.
Como saber se um carro é NEDC ou WLTP? Vendo a documentação do carro - DUA, COC, manual, sítio do fabricante, etc.
Se a documentação não estiver disponível, em geral é assim (pode haver excepções):

O mesmo carro (modelo/versão) pode ter sido medido pelos dois métodos mas, só pagará consoante aquele com que foi matriculado - acontece especialmente nos carros vendidos em novo nos anos 2018 e 2019 (não se aplica a carros vendidos novos noutros anos).
Na dúvida, simule pelos dois métodos para ficar com uma ideia de ambos os valores.
Tenha em atenção que as emissões pelo método WLTP são sempre mais elevadas, cuidado para não cometer o erro de simular pelo método WLTP com os valores de CO2 do método NEDC - os valores e os escalões são sempre diferentes pelo que se cometer este erro o resultado da simulação poderá estar incorrecto.

Outras informações que poderão ser do seu interesse

Declinação de responsabilidade

Este simulador, como o próprio nome diz, simula o cálculo de IUC a pagar por um automóvel ligeiro de passageiros, novo ou importado usado.
O cálculo está de acordo com a legislação em vigor, é verificado constantemente, que eu tenha conhecimento tem uma exactidão de 100%, no entanto, é feito com a introdução de dados pelo utilizador, que poderão estar incorrectos ou mal introduzidos, poderá não calcular correctamente situações não previstas e poderá ter erros não intencionais, pelo que aconselho sempre a confirmar, apenas numa última instância imediatamente antes de comprar ou importar qualquer veículo, junto da Autoridade Tributária e Aduaneira, os valores aqui dados.
Se encontrar alguma disparidade, agradeço que me avise, usando para tal o formulário para comentários que encontra mais abaixo.

Dúvidas, problemas ou sugestões

Se tiver uma dúvida, um problema ou quiser fazer uma sugestão, use por favor a caixa de comentários mais abaixo.
Estou sempre a melhorar esta página e gostava de contar com a sua ajuda. Obrigado.

10.10.2023. 15:16

Diogo Vale em 23.10.2023. 23:44

Já não existem transportes privados baratos em Portugal?
Completamente ridículo impor este tipo de aumento a quem não tem alternativa, aos pobres, aos jovens e idosos. Se alguém tivesse dinheiro para comprar o novo topo de gama com todo o tipo de filtros ou um carro elétrico que ainda custa os olhos da cara, não andava com o carro velho por que quer, É POR NECESSIDADE. Cortar as pernas a quem as precisa para viver não é nenhum tipo de solução! E mascarar este tipo de impostos por atos a favor do clima é fazer o povo passar por parvo, se realmente essa fosse essa a intenção não eram os transportes mas sim as grandes industrias que deviam ser taxadas ou incentivadas a mudar dada a sua pegada ecológica bastante superior. Mas se se importam tanto pelos transportes deviam criar INCENTIVOS ou AJUDAS e não o contrário, de forma a transacionarmos para veículos menos poluentes.

João em 23.10.2023. 21:14

Qual o calor que vou pagar

Patricia Alexandra Rodrigues da Costa em 23.10.2023. 13:01

Simulação de imposto

Zé Manel em 23.10.2023. 10:45

Slava ucraína, slava nazis, slava gatunos, slava o que quiserem!

Porreiro pá em 22.10.2023. 23:48

O relatório do Parque de Veículos do Estado de 2022 permite fazer o retrato robô do automóvel típico usado pelo Estado português: é a gasóleo, tem 218 mil quilómetros, 16,27 anos de idade, marca Renault e emite entre 111 a 150 g/KM de CO2. Na frota dos carros públicos existem apenas 451 elétricos e 215 híbridos.

A Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública (eSPap) publicou o relatório do Parque de Veículos do Estado que faz um retrato da frota de carros públicos em 2022. A conclusão é que a esmagadora maioria dos automóveis do Estado continua a ser muito pouco amiga do ambiente. Das 25.283 viaturas públicas existentes, 73% são movidas a gasóleo e 23% usam gasolina. Automóveis a eletricidade são apenas 451 e os híbridos somente 215, ou seja, 1,8% e 0,9% do total da frota, respetivamente.

Fonte: Expresso

lol em 22.10.2023. 18:42

Toca a pagar seus trafulhas

Luis em 22.10.2023. 17:32

Ok tudo

CARLOS TAVARES em 22.10.2023. 17:10

e SE TODOS VIESSEM PARA A RUA COM OS DITOS CHAÇOS.
ISTO JÁ É DEMAIS, TODA A MINHA VIDA ENGOLI SAPOS PARA NÃO POR EM CAUSA A INSTITUIÇÃO A QUE PERTENCI OU AINDA PERTENÇO NÃO SEI BEM E ACIMA DE TUDO NÃO METER EM CAUSA O ESTADO PORTUGUÊS, ESTA GENTE QUE VEIO APÓS O 25 DE ABRIL, SÓ FODEM O POVO.
VIVA AQUELES QUE GRITAM VITÓRIA QUANDO O PS GANHA AGUENTEM-SE COM ESTA TRAMPA E ABRAM OS OLHOS E SE PUDEREM IMAGINEM OS BOLSOS DESSES PALERMAS QUE PENSAM QUE NOS DÃO A VOLTA O GRANDE PROBLEMA É QUE O PORTUGUÊS É COBARDE POR NATUREZA, SE TIVEREM 50 EUROS NO BOLSO SÃO RICOS.
ABRAM OS OLHOS CAMBADA DE OTÁRIOS, COMO DIZIA A OUTRA QUANDO ALGUÉM DO ps DISCURSAVA E ELA GRITAVA "APALPA-ME AS MAMAS", ALGUEM PER GUNTOU PORQUE DIZIA AQUILO E ELA RESPONDEU "É QUE QUANDO ME VÃO AO CU, GOSTO QUE ME APALPEM AS MAMAS".

P O L I C I A em 22.10.2023. 13:36

Para informar que o comentário escrito em baixo (22.10.2023. 12:36) foi escrito pelo Fernando Medina. Que actualmente está a ser alvo de buscas domiciliárias por posse de 3 armas de caca ilegais, armas esta usadas para subornar os poucos políticos não corruptos restantes em Portugal, com o intuito de conspirar planos para exercer manipulação sobre o povo português de forma a comprar uma nova mansão de 12 quadros e 3 piscinas, pois a mansão que comprou no ano anterior só tinha 2 piscinas e meio. O arguido (Fernando Medina) sente-se indignado, dai ter escrito o comentário em baixo.
--------//--------//--------
Petição contra novo IUC = https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT117993

P O L I C I A em 22.10.2023. 13:32

Para informar que o comentário escrito em baixo (22.10.2023. 12:36) foi escrito pelo Fernando Medina. Que actualmente está a ser alvo de buscas domiciliárias por posse de 3 armas de caca ilegais, armas esta usadas para subornar os poucos funcionarizo públicos não corruptos, e com o intuito de conspirar planos para exercer manipulação sobre o povo português de forma a comprar uma nova mansão de 12 quadros e 3 piscinas, pois a mansão que comprou no ano anterior só tinha 2 piscinas e meio. O arguido (Fernando Medina) sente-se indignado, dai ter escrito o comentário em baixo.
--------//--------//--------
Petição contra novo IUC = https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT117993

Tuga coitadinho em 22.10.2023. 12:36

Tenho um jipe para ir a caça com 3200 de cilindrada e vou pagar 700€ não tenho dinheiro para pagar o imposto porque já o gastei em 3 espingardas que custaram 8 mil euros! A minha esposa tem um bm descapotável de 2004 que compramos para não estar a gastar muito dinheiro porque somos pobres. É de 2004 e só custou 15 mil euros. Se fosse novo custava muito mais e não temos como pagar. O ano que vem o bm vai pagar uns 500€ é um roubo porque o carro faz falta nas férias e para sair ao domingo no verão de vez em quando e assim vamos ter que o vender porque não temos como pagar. Além disso tive que comprar dois carros para os meus filhos que pagam cada um 200 e tal € porque são carros novos porque eles não queriam carros velhos e tivemos que fazer o jeito a eles porque estão habituados a ter tudo e pronto não podemos fazer nada e tivemos que comprar. O meu carro do dia a dia para ir para o trabalho é um bm 530 com motor 3000 de cilindrada. Só uso para ir trabalhar e não tenho como pagar o iuc o ano que vem porque são uns 700€. E para ir trabalhar não posso ir num carro pequeno tipo Fiat punto ou clio porque não dá estilo e são carros de gente pobre e eu quero chegar ao trabalho em condições. Eu não sei como vai ser. Ou vendo os carros todos e compro carros menos poluentes e deixo de chular o estado e as pessoas que compram carros recentes e menos poluentes ou pago o que tenho a pagar e deixo de fazer figura de urso e de coitadinho. O meu vizinho tem um Ford fiesta de 1999 para ir para o trabalho e não quer saber do aumento! Diz que vai pagar mais 60€ mas o aumento do salário mínimo foi mais que isso por isso diz que acha bem e não quer saber porque vai pagar o mesmo faz de conta. Ainda me disse para deixar de fumar que no final do ano tinha dinheiro para pagar os iuc dos carros. Eu realmente fumo um maço por dia que dá uns 150€ por mês mas quer dizer.. Um gajo sem fumar também não tem estilo. Eu quero deixar umas perguntas aos governantes: vou ter que vender as espingardas para pagar o iuc? O meu vizinho vai à caça numa Renault 4L com atrelado, acham bem eu vender o jipe pagero 3.200 did e ter que comprar uma Renault 4L para levar os cães à caça? Os cães até vão estranhar e não vou caçar nada!! Quem é que se responsabiliza por isso?? E o descapotável? O que faço com ele? Não me digam agora que vou ter que o vender e comprar uma bicicleta para a minha esposa ir ao café e andar na pulharia a gastar dinheiro o dia todo?! Ela não trabalha mas faz falta o carro e para ter estilo tem que ser um descapotável. Fiesta clio corsa são carros sem estilo! Para terminar e para ser sensato esta medida só tem uma coisa de positivo! Pessoas que vão vender os carros e comprar carros mais pequenos mesmo que tenham a mesma idade já podem ir receber o cabaz e as ajudas do estado sem dar nas vistas. Porque eu cheguei a ouvir bocas porque a minha esposa ía buscar os alimentos e o cabaz de ajuda no natal e ela ía no descapotável e as pessoas falavam que não era justo. Mas é justo porque ela nem sabe cozinhar. Se eu vender o bm descapotável e comprar um Renault clio já não vão falar tanto. Não basta já falarem porque os meus filhos tiveram as ajudas todas e subsídios porque pronto não temos dinheiro para tanta coisa. Eu não sei onde isto vai parar sinceramente não sei. E. Estou mesmo preocupado com os cães da caça porque viajar num atrelado num jipe 3200 poluente não tem comparação com viajar num atrelado agarrado a uma 4L.

Mário Neves em 22.10.2023. 11:34

será que o povo ainda não aprendeu 50 ANOS a votar sempre nos mesmos ladrões, e ainda temos aquele povo que não vota porque aceita ser roubado, com os novos partidos eu mudei já CHEGA.

Mário Neves em 22.10.2023. 11:31

será que o povo ainda não aprendeu 50 ANOS a votar sempre nos mesmos ladrões, e ainda temos aquele povo que não vota porque aceita ser roubado, com os novos partidos eu mudei já CHEGA.

Paulo em 22.10.2023. 10:23

Wthhrtg dtjhfrthh fjjotedgh bhfdjohf

Filipe em 22.10.2023. 10:12

Gostava de saber quanto vou pagar

José Assunção em 22.10.2023. 01:15

Eu gostava de ver a reacção dos governantes se o IUC fosse ao bolso deles, isto é todos tem carros novos ou semi novos, o zé povinho como ganha muito como o Sr. Governador do Banco de Portugal e o Ministro da Finanças. Gostava de aprender na escola onde eles andaram, a da vigarice claro.

José Assunção em 22.10.2023. 01:10

Eu gostava de ver a reacção dos governantes se o IUC fosse ao bolso deles, isto é todos tem carros novos ou semi novos, o zé povinho como ganha muito como o Sr. Governador do Banco de Portugal e o Ministro da Finanças. Gostava de aprender na escola onde eles andaram, a da vigarice claro.

Carlos em 21.10.2023. 23:20

A maioria dos que estão aqui a chorar, votou no Costa e no Xoxialismo! Ai aguenta, aguenta!! CARREGA COSTA! Mais do que merecido para estes pacóvios!,,

Domingos Branco em 21.10.2023. 23:20

Em. Novembro 2023, terei de pagar o IUC. Será o mesmo que paguei em Novembro 2022?

David Silva em 21.10.2023. 22:22

nova ideia:
os carros pré-2007 mantêm o IUC antigo enquanto mantiverem o mesmo proprietário. Quando o dono mudar, isto é o carro for vendido/comprado, o IUC muda para o regime novo.
Não parece razoável?
Protegem-se deste modo os donos atuais, e todos saberiam que, a comprar um carro, fosse novo ou usado, passaria a pagar o IUC pelo regime atual, isto é, pós 2007.

Nina2024 em 21.10.2023. 20:36

Não tenho dúvidas

Ze domingos em 21.10.2023. 20:18

Aí Lelo seu desgraçado com a compra do Audi, mania que tens de ir a segurança social receber o dinheiro do rendimento mínimo bem montado agora já mal tens dinheiro para o gasóleo como e que vais pagar o IUC ou lá o que é.

Juka em 21.10.2023. 18:43

Caso isso vá para a frente o Sr. Presidente da Republica tem o dever de obrigar o Sr. P. Ministro a devolver o brutal imposto que os carros matriculados anterior a Julho de 2007 pagaram e que na altura foi abolido pelo então Primeiro Ministro José Sócrates para facilitar a venda de carros novos que estava em crise, com a contrapartida de em vez de pagar esse imposto na hora da matricula seria então agravado o IUC para compensar o ISV ou IA que foi retirado.

Agora o Sr.Dr. António Costa está-se a esquecer e/ou quer fazer das pessoas estúpidas e quer cobrar o imposto em duplicado porque esses carros anteriores a Julho de 2007 já pagaram e bem quando foram matriculados.

Ou seja os políticos são todos uns vigaristas, fingem que querem baixar impostos mas é só malabarismo, baixam 5 aqui sobem 10 ali e quando chegamos ao meio do Mês já não há dinheiro sequer para alimentação.

Anti gatunos em 21.10.2023. 18:35

Só há um caminho a seguir, um novo 25 de Abril! Quando os fanáticos dos 2 maiores partidos políticos, que dividem entre eles os tachos, perceberem que é preciso varrer isto tudo, então as coisas podem mudar.. Até lá é pagar impostos e os serviços que deveriam funcionar com essas receitas como escolas e hospitais, continuam a fechar urgências, escolas sem professores.. Basta!

O C das caldas em 21.10.2023. 15:44

Votaram neles em força, agora paguem! Aliás, paguemos... Chupistas...

AMERICO FERREIRA PINTO em 21.10.2023. 15:33

Olà pessoal temos que defender os nossos intresse por isso iremos todos manifestar IUC para a porto do maior ladão do mondo(ANTONIO COSTA) porque sô em portugal é que se paga este imposto por isso vamos lutar para que esta palhassada acabe de um vez por todas.

Manuel em 21.10.2023. 13:50

IUC?? Imposto Único de Circulação!! Desde 2007 que é uma mentira, uma aldrabice. O imposto não é sobre a circulação dos veículos, é sobre a propriedade! Este estado socialista que não respeita a propriedade privada.

Maria Marques em 21.10.2023. 13:24

Calculariuc

Maria Marques em 21.10.2023. 13:13

Valor iuc

Agostinho em 21.10.2023. 13:11

Saber valor iuc

Nelson Faísca em 21.10.2023. 12:56

Muito boa tarde gostaria de saber quanto vou pagar de imposto sobre um Range Rover de 1990 pois até agora estou a pagar à volta de 53€ ? Obrigado

Afonso Magalhães em 21.10.2023. 12:46

Por vezes penso que estou a viver num país de sádicos ou masoquistas, ou a incidência de alzheimer/demência, na saúde mental de uma parte da população é assustadora!
O antecessor da mesma genealogia c/maioria absoluta, deixou o país na BANCARROTA, foi viver à grande e à francesa.
Admirados com o quero, posso e mando?

Luís Ventura em 21.10.2023. 11:38

Nos próximos atos eleitorais ou peditório, quando os "politicos" pedirem maioria absoluta, lembrem se do figurado das Caldas.
Subsídios SÃO IMPOSTOS, alguém vai pagar mais tarde!

Américo Oliveira em 21.10.2023. 11:20

Não vou poder pagar o aumento pretendido

Esbullho em 21.10.2023. 08:27

O paliativo, anestesia, norma travão, o que lhe queiram chamar, para o novo IUC 2024 não poder aumentar mais de 25€ por ano, não é bem assim.
Esse aumento máximo anual, é válido para o orçamento vigente (2024) para 2025 se nada for alterado ou plasmado em dec. Lei, poderão vir a pagar em 2025 o valor total que vos aparece no simulador.

João em 21.10.2023. 07:31

Vejo aqui comentários que medida é justa para os carros antigos. Só os ricos é que falam assim, a medida justa. Se essas pessoas estão de acordo que paguem eles esse montante. Agora a maioria do povo não tem condições de sustentar esse Grande Énorme aumento, não é lógico. Isso vai deixar muitas famílias mais em dificuldades, já não basta o aumento dos créditos habitação. Este Desgoverno não pode mais governar Portugal. CHEGA

Jose Fernando em 21.10.2023. 05:11

A alteração no valor do IUC só vem agravar mais as dificuldades financeiras de quem já sobreviver com o mínimo de condições, somando o valor dos combustíveis constantemente a subir, uma carga fiscal vergonhosa, um o custo de vida insuportável. Quem nos governa vem com teorias dos idosos, melhoria das reformas, ambiente, saúde, etc. tudo conversa da treta, quem pouco recebe sabe que é viver na corda bamba, tudo serve para sacar dinheiro a quem desconta e trabalha, assim torna-se difícil sobreviver. Merecíamos mais respeito e consideração por parte de quem nos governa. Se ter um carro elétrico é ecológico os senhores estão enganados, quando os "carrinhos" necessitarem de mudar as "pilhas", são carros duma sociedade de consumo, unidades com tempo de vida relativamente curto não foram feitos para durar, quando chegarem ao fim de vida lá se vai o ecológico é mais um conjunto de aterros e unidades de tratamento a perder de vista . Sendo o valor dos "carritos" supostamente ecológicos uma ofensa para a carteira de quem trabalha, a continuar por este caminho e com estas politicas da desgraça e de regressão em poucos anos a pobreza voltará a ser uma realidade ao nível dum pais de terceiro mundo.

Bruno em 21.10.2023. 01:45

Gostaria de saber qual o valor a pagar com a atualização dos preços do iuc

Antonio em 21.10.2023. 00:08

Quero saber o dia do carro

Ana Fernandes em 20.10.2023. 23:44

É um absurdo.

Filipe Manuel Lopes Mota em 20.10.2023. 22:07

Quero saber quanto vou pagar de iuc do meu carro, e quero dizer que é um abuso aumentar o iuc

Informático em 20.10.2023. 20:51

Somos uns emigrantes no próprio país, que desilusão e vergonha de ser português …..

XuXA em 20.10.2023. 19:31

Para próxima... Todos a votar no CCM. (C*na C* & Mamas).

Ana Garcia em 20.10.2023. 19:31

Quero ver o valor do meu iuc, por favor

Amilcar em 20.10.2023. 16:48

Têm o que merecem. Foi o que escolheram. Habituem se. Carrega costa.

Amilcar em 20.10.2023. 16:41

Dhdhsueeuhdbxx dhsyh

Jose António Morais Teixeira Borges em 20.10.2023. 13:42

Outubro de 2001

Emanuel oliveira em 20.10.2023. 11:35

Valor iuc

Carlos em 20.10.2023. 11:02

Isto é mais uma roubalheira do socialismo, que só serve para destruir ainda mais a pouca classe média baixa que ainda existe.
Por mim, este desgoverno já tinha ido para a rua nas últimas eleições, mas a maioria do povinho ainda acredita no socialismo que já foi varrido da maioria dos países da europa, e feito burro foi dar-lhe a maioria absoluta.
Guterres deixou Portugal num pântano, Sócrates deu-nos mais uma bancarrota e Costa a destruição da pouca economia.
O socialismo só sabe aumentar impostos, destruir a sociedade e criar miséria.

Fabio em 20.10.2023. 07:54

Analise

Leonardo em 20.10.2023. 06:54

Saber valor de iuc 2024

Helder Costa em 20.10.2023. 03:56

Era ir toda a gente pôr as suas viaturas para abate em frente á assembleia,no dia que o orçamento fosse para aprovação,grandes filhos da pu...tá.

Nuno Leitão em 20.10.2023. 00:47

Quando pago de IUC?

luis santos em 20.10.2023. 00:27

A politica do Costa e do seu governo de tecnocratas e falsos socialistas, está oportunisticamente a aproveitar-se da sua maioria para praticar uma politica de direita de ataque aos trabalhadores.
A proposta que pretende votar no Orçamento de Estado, para um aumento brutal do Imposto Único de Circulação, dos carros com data inferior a 2007 é ir aos bolsos dos portugueses, com aumentos brutais que irão dificultar a vida a milhares de portugueses que contam tostões Para chegar ao fim do mês.
Estes aumento do imposto é um roubo de quem precisa de carro

L.S.

Martins em 20.10.2023. 00:02

É uma pequena grande loucura... De um jeep que tenho sendo do ano 2000, um 3.2 did, um carro que raramente passa os 90km h, que uso meriotarimante para puxar um reboque, dos 170eur que ja pago anualmente, ir a uns loucos 776eur.. total absurdo de um carro velho. Se podesse, obviamente comprava um de 2023 que fizesse a mesma função. Mas infelizmente não tenho 50mil eur para tal medida.

Martins em 20.10.2023. 00:01

É uma pequena grande loucura... De um jeep que tenho sendo do ano 2000, um 3.2 did, um carro que raramente passa os 90km h, que uso meriotarimante para puxar um reboque, dos 170eur que ja pago anualmente, ir a uns loucos 776eur.. total absurdo de um carro velho. Se podesse, obviamente comprava um de 2023 que fizesse a mesma função. Mas infelizmente não tenho 50mil eur para tal medida.

Luis Costa em 19.10.2023. 19:55

Nunca existiu um pais com governos tão ladrões e corruptos como em Portugal.

Nuno em 19.10.2023. 19:41

Vamos agradecer ao estado...

Paulo jorge em 19.10.2023. 19:22

É muiyobcaro pagar esse valor todo

Afr em 19.10.2023. 19:02

Dddjkk hjj

Bravo em 19.10.2023. 18:59

Está medida tem um defeito: já devia ter vindo cá para fora à mais tempo. Grande injustiça era existir diferenças de IUC entre carros de anos diferentes a beneficiar o mais poluidor por ser mais antigo e pagar uma ninharia. Medida justa. Bravo

Oscar em 19.10.2023. 17:56

Não tenho dinheiro para trocar de carro mas vou ter de ter 450€ para pagar o IUC.... Viva o xuxalimo sempre a roubar o povo para os bens maiores! Continumem a votar nestes mentirosos .

Almeida em 19.10.2023. 17:21

Parece bem evidente que o IUC não é um imposto sobre a circulação mas sim sobre quem tem carro. Com efeito, a ser um imposto sobre a circulação, deveria ser calculado tendo em conta a EFECTIVA CIRCULAÇÃO do veículo, o que não acontece. Ora, a EFECTIVA CIRCULAÇÃO do veículo é, nos casos aplicáveis, necessária e facilmente medida e registada aquando da realização de uma operação dita IPO (se o legislador não conhece do que se trata eu informo: trata-se da inspecção periódica obrigatória. Creio ser necessário informar o legislador, porque se tem verificado da sua parte um reiterado desconhecimento da realidade fora dos gabinetes, ignorância esta que, resultando em incompetência, tem dado origem à feitura de normas que, elas próprias, na prática, inviabilizam a obtenção dos resultados que pretenderiam atingir-exemplos poderiam ser dados, mas não agora).
Assim, não sendo um imposto sobre a circulação mas sim sobre quem tem carro, os presentes aumentos previstos castigam sobretudo quem tem carros mais antigos, a saber, pessoas com menos rendimentos, a maioria das quais reformados, que estimam as suas viaturas que, embora mais antigas vão sendo conservadas e, last but not least, fazem anualmente muito menos kms do que a média normal, sendo quase exclusivamente utilizadas para pequenas deslocações estritamente necessárias, ou seja, muito pouco CIRCULAM e, consequentemente, muito pouco POLUEM, muito pouco utilizam e DESGASTAM as vias públicas, de muito poucos recursos necessitam e muito pouco consomem para continuar a sua vida de utilidade.
Já aqui, em múltiplos comentários, o legislador foi acusado de estar "feito" com certos interesses que não os que DEVERIA acautelar....será que, muito lamentavelmente, teremos de nos inclinar nesse sentido???

IUC EVS em 19.10.2023. 17:11

Porquê aumentar o IUC a viaturas que em grande maioria são propriedade de pessoas que não têm capacidade financeira para investir numa viatura mais recente?
Porque é que os EV continuam isentos de IUC?? Viaturas estas que são bem mais pesadas que o seu equivalente a combustão?
Criem IUCs para os EV e deixem os carros antigos em paz!

Esbulho em 19.10.2023. 15:28

Cortar a sério na despesa do estado é que eles não cortam, os lobbies e a clientela não permite, onde é que os Boys e as Girls são colocados....

Antonio em 19.10.2023. 15:24

CHEGA!!!!!!!

Valter em 19.10.2023. 15:07

Nada a dizer

Joaquim em 19.10.2023. 13:31

Obrigado

João em 19.10.2023. 12:53

Bom dia como funciona a nova tabela?

Descontentamento postado em 19.10.2023. 12:01

Infelizmente esta alteração no valor do IUC só vem agravar ainda mais a situação daqueles que neste momento estão a atravessar grandes dificuldades financeiras para conseguirem sobreviver com o mínimo de condições e cuja viatura "antiga" e menos taxada de impostos se torna indispensável para se poderem deslocar para o trabalho para obterem o seu ganha pão.

Se a situação já era complicada com o valor dos combustíveis constantemente a subir, a partir de 2024 vai-se tornar ainda pior com este agravamento do IUC para as viaturas daqueles que atualmente tentam sobreviver com alguma dignidade.

Sinto-me verdadeiramente desanimado quando olho para o país vizinho e me apercebo que no geral, têm vencimentos mais elevados que os nossos e têm um custo de vida mais baixo que o nosso, onde podemos incluir os combustíveis mais baratos e as viaturas novas a serem vendidas por valores bastante inferiores devido à menor carga fiscal a que estão sujeitos.

Muito honestamente, nós Portugueses, por todas as dificuldades e sacrifícios que fizemos nos últimos anos para tentar endireitar este país, merecíamos ter muito mais consideração por parte do governo, que neste momento só pensa em arrecadar o máximo de impostos possível, para conseguirem tapar buracos financeiros originados por uma má governação.

A continuarmos por este caminho, em poucos anos, Portugal irá tornar-se num país ao nível do 3º mundo, onde a pobreza voltará a ser uma realidade em larga escala.

Quando olho para este governo, vejo um governo "medíocre", composto por um conjunto de ministros que no geral não reúnem as competências necessárias para fazerem um bom trabalho em prol dos Portugueses, faltando-lhes a capacidade de gestão e raciocínio necessárias para conseguirem gerar riqueza sem ser à custa de impostos e mais impostos e duplas taxações de impostos sobre tudo e mais alguma coisa, de uma forma indiscriminada e sem ter em consideração o período de grandes dificuldades que este povo de grandes tradições está a atravessar neste momento.

Espero muito sinceramente que os Portugueses nas próximas eleições ponderem bastante no seu sentido de voto antes de decidirem atribuir uma nova maioria absoluta, porque numa maioria absoluta, o governo pode aprovar sozinho qualquer tipo de legislação sem que a oposição possa fazer nada em contrário.

Nesta situação resta-nos esperar que o Presidente da Republica ponha um travão nesta injustiça social para com aqueles que por razões económicas vão ficar com o seu orçamento familiar ainda mais debilitado.

enrabapoliticos em 19.10.2023. 11:53

esses fdpta vão levar uma banhada nas próximas eleições....são os melhores votantes do chega....

Nuno Miguel em 19.10.2023. 10:51

Hello

Postado em 19.10.2023. 05:03

Em 2023 o meu IUC foi = 70.50€

O simulador de IUC para 2024 deu = 776,56€

Mas em baixo do resultado diz ("Para carros com matrícula de 1981 a Junho de 2007 o aumento máximo face a 2023 é 25€").
O que isto quer dizer? Será que em 2024 o IUC é de (70.50€ + 25€) e só em 2025 é que passa para os absurdos 776,56€?

Obrigado


Espero que a petição do link em baixo nos ajude, e espero que o Marcelo Rebelo faca algo acerca disto, e que também destitua estes gatunos que estão actualmente no governo.

Estes gatunos do governo querem é que nos abatamos os carros e peçamos um empréstimo grande aos bancos para comprar um carro eléctrico, para encher os bolsos os gatunos dos bancos que são amigos dos gatunos do governo. Já as casas e o mesmo filme.

Pessoal, a quem tem um carros Clássicos ou de ValorSentimental podem sempre cancelar a matrícula sem terem que abater o carro. A matrícula só é necessária para andar na via pública. Podem cancelar a matrícula no IMT, e assim não pagam IUC. E depois mais tarde se quiserem podem voltar a matricular o carro com uma matrícula nova. Para re-matrícular o carro vão é ter de fazer é uma inspecção do tipo B que custa um pouco mais que a inspecção normal (150€ se não estou em erro).

Petição contra novo IUC em 19.10.2023. 04:06

Petição contra novo IUC = https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT117993

em 18.10.2023. 22:16

Isso é verdade
Em 2024 vai virar um centro de abate automóvel

Angela em 18.10.2023. 22:13

Pagamento iuc Nissan almera 2021

Chega de ipocrisia em 18.10.2023. 22:12

Existe uma instituição em Portugal que todos deveriam respeitar
Mas eles não
Descutem que nem cães raivosos pelo melhor tacho

Farto deste país em 18.10.2023. 21:58

Todos a votar no CHEGA
O VENTURA É O ÚNICO HOMEM COM TOMATES NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
NÃO LEMBE CUS NEM OS PÉ DE NINGUÉM
COM MAIS VOTOS MAIOR É O PODER QUE ELE TEM PARA ENCOSTAR ESSES TRISTES CONTRA A PAREDE

Farto deste pais em 18.10.2023. 21:37

Porque no lugar de destruí a vida financeira do pobre que votou em PS
Os meninos não obrigão os eleectricos a pagar imposto sobre os kw e imposto automóvel
Sim porque os pilhas Duracell são Automoveis
Quero ver se os ricaços andao por aí
De viaturas de 1000cv
Vão todos andar de mata velhos a pilhas para não pagar muito

Bruno em 18.10.2023. 19:09

Todos dia 5 de novembro buzinar os carros de antes de 2007 em frente as Câmaras Municipais.......temos que acabar com esta xulagem temos que sair a rua ......

Jose faria em 18.10.2023. 18:57

Tenho mercedes de 2003 um clk 270 que ando a pagar vou ter que madar o carro para o lixo cabada des clulos

Nuno Soares em 18.10.2023. 16:18

VERGONHA!!! Roubo às claras!!
Temos de fazer algo contra isto!!

Nuno Soares em 18.10.2023. 16:11

Djfjfjdksjsksnsnndnejjdndjdndndn

Alexandre em 18.10.2023. 14:31

Portugal é muito, mas muito mais, que o sr. Marcelo Rebelo de Sousa e o sr. António Costa ou qualquer outro político.
ACORDEM!

David Silva em 18.10.2023. 14:04

nova ideia: os carros pré-2007 mantêm o IUC antigo enquanto mantiverem a propriedade. Quando o dono mudar o IUC muda para o regime novo.
Não parece razoável?
protegem-se os donos atuais e todos saberiam que, a comprar um carro, fosse qual fosse a data, passaria a pagar o IUC pelo regime atual.

António Costa em 18.10.2023. 13:43

Tenho tanta pena...
POLUAM MENOS PLEBEUS E PAGUEM MAIS DINHEIRO PARA MIM E PROS MEUS BOYS!!!!
VA LA VOCÊS GOSTAM EU BEM SEI!!!
COMPREM CARROS MAIS RECENTES E QUE POLUAM MENOS!!!!
NAO TEEM DINHEIRO? NÃO TENHO NADA HAVER COM ISSO!!!
VAO MASÉ VER O BENFICA PA QUE É A UNICA COISA EM QUE VOCÊS SÃO BONS

Pedro de Figueiredo em 18.10.2023. 12:23

Embora seja de 1983, o meu carro anda sempre movido a GPL, logo dentro das normas exigidas para uma muito menor poluição.
Assim sendo, qual será o iuc a pagar? Não está ele incluído nos veículos pouco ou nada poluentes?
Obrigado

Fernando Jesus em 18.10.2023. 12:15

SOU POBRE TENHO UM CARRO ANTIGO PAGO SELO 30€, NAO TENHO POSSIBILIDADES DE TER UM CARRO ELETRICO. COMO VOU FAZER?

FERNANDO MEDINA ES UM BURRO, DEVES TER COMPRADO O CURSO SÓ PODE!!!!!!!! DE ECONOMIA PERCEBES ZERO, DEVIAS DE PAGAR UM IMPOSTO DE CEREBRO SÓ PARA O PODERES USAR!!!!!!!!!

FORÇA ANDRE VENTURA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Diogo em 18.10.2023. 11:03

Vergonha

Patrícia em 18.10.2023. 10:41

Curiosamente

David sousa em 18.10.2023. 10:37

Um roubo. Andamos a trabalhar para quem nao faz nada.

Daniel em 18.10.2023. 10:04

O problema é que desde sempre só tivemos governos que nos f***ram, seja PS, seja PSD, CDS ou a geringonça, nenhum que se diga verdadeiramente a favor do povo, ja que somos nós que andamos com esta m***a para a frente.
Só para relembrar que "JUNTOS SOMOS FORTES, MUITO FORTES" demasiado fortes para ELES...ELES TEM MEDO QUE TODOS NÓS NOS POSSAMOS APERCEBER DISSO. quando isso acontecer deixaram de brincar com quem os alimenta.

Daniel em 18.10.2023. 10:04

O problema é que desde sempre só tivemos governos que nos f***ram, seja PS, seja PSD, CDS ou a geringonça, nenhum que se diga verdadeiramente a favor do povo, ja que somos nós que andamos com esta m***a para a frente.
Só para relembrar que "JUNTOS SOMOS FORTES, MUITO FORTES" demasiado fortes para ELES...ELES TEM MEDO QUE TODOS NÓS NOS POSSAMOS APERCEBER DISSO. quando isso acontecer deixaram de brincar com quem os alimenta.

Ricardo em 18.10.2023. 09:22

Agora é que vai

Pedro Manuel da Eira Pereira em 18.10.2023. 02:35

Valor iuc

AP em 18.10.2023. 02:27

Malta, está na hora de ganharmos coragem, sair do sofá, e fazermos o que fizemos com o Pinóquio: sair tudo à rua em peso em todas as capitais de distrito e bloquear a rua!
Tudo à rua! A rua é nossa!

Olá a todos em 18.10.2023. 00:43

Petição contra novo IUC = https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT117993


Leis feitas por ricos, para ricos… Ricos estes que fazem/fizeram riqueza somente a tirar ao pobres, pobres estes que são os que realmente criam a riqueza no pais/mundo.

Simplificando em linguagem calão para todos perceberem, segue em baixo a minha visão:

##################
CARROS
##################
a) Quem faz as leis são os ricos, os caros que não sofrem/pagam IUC são os eléctricos. Quem pode comprar os carros eléctricos? Os ricos.
b) Quem tem garagem para deixar o caro a carregar durante a noite? Os ricos.
c) As oficinas dos pobres sabem arranjar carros eléctricos? Não. Então onde se arramam os carros eléctricos? Na marca, a oficina dos ricos.
d) Comprei um carro eléctrico em segunda mão mas precisa de uma bateria nova. Quanto vai custar a bateria? Vai custar o preço de um carro eléctrico novo.
e) Eu sou rico, onde posso fazer ainda mais dinheiro? No sector imobiliário a.k.a. " Real-Estate" a.k.a. "TRUMP-e-Companhias.


##################
CASAS:
##################
Como os ricos-ricos fazem fortuna? Bom, é conhecimento comum entre economistas, gestores e “homens-de-negocio” (charlatões), que o melhor instrumento/esquema legal de negócio da história humana é a compra e venda/arrendamento de casas, mas só funciona se já fores rico.
Mas porquê? Bom, é o instrumento perfeito pois é simultaneamente o bem mais essencial para as pessoas e um bem onde é fácil criar escassez, impecável para especular ("inventar") preços com valores absurdos, pois haverá sempre alguém disposto a se "enforcar" no banco ("banca gang") e trocar metade da sua vida inteira para pagar quatro paredes feitas com meia-dúzia de tijolos.

PERGUNTA: Então mas como paramos isto?
RESPOSTA: Passar lei que proíba que as casas sejam utilizadas como instrumento de negócio, ou então lei que proíba uma pessoa de ser proprietária de mais que uma casa... Os economistas/market-traders sabem à séculos a estratégia para acabar com isto, mas quem é que esta disposto a acabar com o melhor instrumento de negocio da história humana? Os ricos não certamente.

Este é o manual “escolar” dos TRUMP-e-companhias (Real Estate Developers);
1) Primeiro, compram um terreno a 3centavos manipulando o antigo proprietário que e' pobre.
2) Segundo, exploram as pessoas pobres para construírem as casas/prédios, pagando-lhes o mínimo possível.
3) Terceiro, encher os bolsos a vender/arrendar as quatro-paredes de tijolos por um valor exorbitante, a um pobre que não tem outra alternativa se não pagar literalmente com metade da sua vida para tentar não ficar "sem-abrigo".
PERGUNTA: Então, mas os materiais de construção de casas não são caros? Não, são muito baratos comparados com o preço à qual a casa é vendida no final.
ANALOGIA: Imagina comprares os ingredientes para fazeres um pão de 1kg (farinha/sal/água/electricidade). Vai custar uns 2€ a 3€ euros, agora imagina uma ilha de pessoas cheias de fome sem nada para comer. O gang dos imóveis chega lá e diz ("Tenho aqui um pão de 0.5Kg a 100€, não a 1000€, não quem dá mais? Ok vendido por 9999€"). Até os 10 000 são mascarados de 9999€ para parecer menos.

##################
RECURSOS NATURAIS:
##################
As cotas hídricas geológicas de Portugal são um recurso vitalício de energia para os portugueses, com um valor incalculável, não é algo que seja para venda. Pertence a todos os portugueses e às possíveis milhares de gerações futuras. É nas cotas hídricas geológicas que são implementadas as barragens, que simplificando funcionam como uma bateria de energia, uma bateria natural, sem químicos e de grande capacidade energética. Fornecendo energia de noite e quando não à vento. De dia o excedente energético das centrais energéticas solares (Plantas Solares) juntamente com o excedente energético das Turbinas eólicas (Parques eólicas) podem ser utilizados para bombear água da coda inferior da barragem para a cota superior, “carregando” assim a barragem “bateria”, para usar de novo durante a noite.
Pois bem, o mesmo "gang" dos ricos assaltou as nossas barragens diversas vezes. Seis são agora propriedade da ENGIE (empresa francesa monopolista no sector da energia em franca). O que outrora era um recurso natural para os portugueses, é agora uma vaca leiteira para esta empresa francesa.
A ENGIE nem sequer pagou nenhum imposto ao estado Português pelas 6 barragens que comprou ao antigo proprietário (EDP-china), pois os ricos mais uma vez assaltaram certos órgãos do estado e manipularam/alterarem a lei para que tal proeza pudesse ser feita.

##################
MENSAO HONROSA:
##################
PERGUNTA: Para ajudando na transição verde, será que posso forrar o meu telhado com painéis fotovoltaicos, e injectar controladamente a energia excedente na rede publica e consumir posteriormente o excedente ou parte do excedente durante a noite, como vários países/estados fazes, o chamado "net-metering-24h"?
RESPOSTA: Não, aqui em Portugal só fazemos o inútil net-metering de 15 minutos, para desincentivar a compra de painéis solares para que os pobres não possam controlo do sector energético em Portugal, que actualmente pertence aos ricos.

##################
Notas finais
##################
Bom, os meus conhecimentos podem ser fracos e limitados. Já projetei e construi um carro eléctrico de raiz. Já projetei equipamentos de produção de energia verde. Já trabalhei a projectar muita coisa para os ricos venderem posteriormente e encherem os bolsos sem terem contribuído em nada.

O que escrevi em cima é uma síntese da minha experiencia no terreno, tanto na área da engenharia relevante para o assunto como a lidar com "ricos".
Já agora, o IUC a mim não me atinge. Escrevo isto como apoio aos que serão afetados. Nasci pobre, tempos difíceis…

Podem Copy/Past a vontade até chegar ao polígrafo sic. A informação em cima é de conhecimento comum na área mencionada.

Nota: Este mini TED-talk e gratuito, mas incorre de uma taxa de valor "2 caldos" para a charlatãça que infiltrou- assaltou os órgãos do estado português, e que está a causar toda esta brincadeira de mau gosto, e a tornar a sociedade numa selva, e uma selva cheia de hienas-malhadas.


Forca pessoal. Não desistam. Eles podem ser hienas-malhadas mas nesse contexto não somos todos os outros animais: Elefantes, Leões, Águias, Rinocerontes, Tigres, Bisontes, Crocodilos até Dragões temos. Ou seja, se nos unirmos com organização as hienas-malhadas vão passar a ser uma mera peça de museu.

Marco Lopes em 17.10.2023. 23:01

GOVERNO PALHAÇO!!!

E os acéfalos que o elegeram palhaços são...

Telmo Oliveira em 17.10.2023. 22:20

Ladrões!! Tinha um corsa d 1.2 Novembro 2007 a ultima vez paguei foi quase 130€ descarte me do carro para comprar uma audi a4 1.9 b6 de 2004 ou seja mais velho para fugir do valor iuc. Conclusão este ano paguei 44€ e depois desta simulação irei ficar a pagar 219€?! Palhaços!! Não basta as putas das rendas estarem a preço de ouro e a alimentação agora mais esta do iuc, hoje em dia um salário só dá para sobreviver. Infelizmente como hoje em dia não dá para juntar dinheiro se soubesse que seria assim não teria posto num crédito para comprar um carro

Telmo Oliveira em 17.10.2023. 22:19

Ladrões!! Tinha um corsa d 1.2 Novembro 2007 a ultima vez paguei foi quase 130€ descarte me do carro para comprar uma audi a4 1.9 b6 de 2004 ou seja mais velho para fugir do valor iuc. Conclusão este ano paguei 44€ e depois desta simulação irei ficar a pagar 219€?! Palhaços!! Não basta as putas das rendas estarem a preço de ouro e a alimentação agora mais esta do iuc, hoje em dia um salário só dá para sobreviver. Infelizmente como hoje em dia não dá para juntar dinheiro se soubesse que seria assim não teria posto num crédito para comprar um carro

Escrever um comentário ou colocar uma dúvida

POR FAVOR leia a página toda antes de fazer perguntas que já estão respondidas no texto principal! Obrigado.

:

:

:


Estamos em 2024, para o ano vamos estar em que ano?

Por uma questão de rapidez na resposta e de poupança de espaço, considere que as minhas respostas incluem sempre os normais cumprimentos. :)

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.

Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais