Sobre o impostosobreveiculos.info

Nesta página: o que é o impostosobreveiculos.info, autoria, objectivos e ressalvas.

Este sítio, impostosobreveiculos.info, pretende ajudar e informar de uma forma simples e acessível quem procura informação sobre os impostos automóveis e sobre veículos em vigor em Portugal, nomeadamente o ISV e o IUC.
De forma a complementar a informação, sempre que possível, o impostosobreveiculos.info abrange também outros temas que tenham relação com estes impostos ou com processos relacionados.

Mantenho este sítio desde 2006, aquando da reforma da tributação automóvel, com a introdução do ISV e do IUC, e ao longo destes anos desenvolvi o conhecimento e prática necessária para poder transmitir com confiança informação válida e exacta.
Procuro todos os dias notícias, legislação, casos práticos e testemunhos que me ajudam a completar e aumentar cada vez mais a informação disponível.
Assim, o impostosobreveiculos.info é actualizado regularmente, quase numa base diária. É também quase diariamente que respondo a todas as perguntas ou questões colocadas nas caixas de comentários presentes em todas as páginas.

O impostosobreveiculos.info pretende desde o início ser uma fonte fidedigna, completa e actual sobre os impostos IUC e ISV.

Apesar deste objectivo, poderá conter erros e informação incompleta ou inexacta.
Para que seja acessível ao máximo número de pessoas, nem sempre o que aqui é escrito é 100% correcto tecnicamente. Exemplo: se trouxer um carro da Alemanha para Portugal, não é um carro importado porque a importação apenas ocorre quando acontece de um país terceiro da UE para a UE. O termo correcto para descrever este processo é "admissão". Como deverá ser compreensível, se eu usar o termo "admissão", o leitor habitual não vai compreender o que quero dizer, daí que utilize o termo "importado".
Por outro lado, devido às constantes alterações na legislação, é possível que em determinadas alturas exista informação desactualizada e que esteja em processo de actualização, em especial na transição entre anos, no último e no primeiro trimestre.

Toda a informação veiculada é isenta de qualquer tipo de responsabilidade e, em todas as situações em que se mostre necessário, deverá ser validada por escrito junto da Autoridade Tributária e Aduaneira no caso de impostos, e da entidade pública correspondente, em todos os outros casos.

Sempre que encontre um erro, informação incompleta ou inexacta, convido e agradeço que me informe disso mesmo, através da caixa de comentários que encontra em todas as páginas. Farei por corrigir qualquer erro ou inexactidão no mínimo tempo possível.

É importante sublinhar que o impostosobreveiculos.info é totalmente independente e não está de qualquer forma afiliado ou ligado directa ou indirectamente à Autoridade Tributária e Aduaneira ou a qualquer outro organismo estatal ou não estatal.

Contacto

Por favor, não coloque dúvidas por email - não responderei.
Se tem dúvidas, utilize o formulário para comentários que encontra aqui em todas as páginas.

Contacto: mobilista@gmail.com

08.08.2018. 17:13

Tiago Martins em 26.04.2019. 16:39

Este site é maravilhoso. Muitos parabéns pela dedicação.

Pedro Elias em 16.02.2019. 11:23

Muito agradeço toda a sua dedicação em prol do esclarecimento da comunidade acerca dos impostos automóveis.

<< Primeira < Anterior [2 / 2] Seguinte > Última >>

Escrever um comentário ou colocar uma dúvida

POR FAVOR leia a página toda antes de fazer perguntas que já estão respondidas no texto principal! Obrigado.

:

:

:


Em que ano é que estamos?

Por uma questão de rapidez na resposta e de poupança de espaço, considere que as minhas respostas incluem sempre os normais cumprimentos. :)

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.

Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais