Testemunho - dificuldades em importar um veículo sem homologação ou COC

Nesta página: testemunho em primeira mão de uma pessoa que importou um veículo sem homologação ou COC para Portugal.

A ler também: importação de automóveis de países fora da UE - homologação.

O leitor Vasco Mitev de Viseu escreveu um comentário onde se pode ver a dificuldade em importar para Portugal veículos sem homologação ou COC, sejam eles importados da UE ou não.

Transcrevo o texto escrito pelo Vasco Mitev na secção de comentários noutra página:

Boa tarde, tenho problemas na homologação de uma auto-caravana que comprei em Julho do ano passado na Bélgica.
Como já sabia o caminho, comecei por representante da marca. Apesar de que a viatura como auto-caravana é Mobilvetta, no DU está marcada como Iveco, pq está feita em base de Iveco Daily.
A Iveco Portugal não fazem confirmações do Modelo 9 IMT e tem passado esta função a TDS de Lisboa. A TDS devolveu o Modelo 9 com anotação que este modelo "não está homologado" em Portugal.
Então, para pedir COC procurei o representante do fabricante italiano - a empresa JS Mesquitas e começou uma espera sem fim. Até o momento o fabricante italiano não respondeu nada. Afinal, com ajuda de uma outra empresa no estrangeiro recebi informação que este modelo não tem COC, mas que posso pedir homologação em base da Ficha técnica da viatura.
Voltei a pedir da TDS tal ficha técnica e eles me enviaram muito rápido.
Fiz a Inspecção, tenho Modelo 112 e me dirigi a IMT de Viseu a pedir a homologação e tudo preciso para acabar o processo. Tudo correu bem até o momento quando a funcionaria da IMT chegou a lotação da viatura.
A Ficha técnica de Iveco diz que tem lotação máxima: 2 lugares e em anotação - que pode ter 3!
Todos os meus argumentos que esta lotação é válida quando o chassi sai da fabrica e se for posteriormente feito em carrinha de mercadorias qual é o destino habitual, mas em caso como o meu, a lotação final depende do tipo do veiculo em qual será transformado este chassi, foram recebidas "com compreensão", mas sem efeito.
A Sra diz que pode aceitar somente documento oficial da marca e se o fabricante de Iveco diz que são 2 ou 3, ela não pode aceitar que a viatura tem 4+1, como está devidamente marcado nos documentos da legalização na Bélgica!?
Qual a vossa opinião e como posso sair deste circulo fechado?

Pouco tempo depois, chegou a actualização:

Boa tarde, Hoje é um dia inacreditável! De manha o milagre afinal aconteceu! :)) Recebi o Certificado da Mobilvetta!
Infelizmente, não pela empresa portuguesa de qual estou tratar o assunto desde o Agosto do ano passado e com qual perdi tanto tempo, mas por uma empresa no estrangeiro.
A mesma fonte já me tinha avisado que realmente este modelo não possui de COC e que existe certificado, mas é válido somente para registos dentro da Itália.
Mesmo assim, enviaram me este certificado e ele foi aceite pelo IMT.
Já entreguei toda a papelada na IMT, paguei a taxa de 165 euros e agora fico a espera de saída da homologação sonhada.
Vi que mais acima estão comentar o tempo de espera desse documento. Pressuponho que cada caso é individual, mas a mim disseram-me que deve ir a volta de 10-15 dias, se não for preciso de fazer nova inspecção nas instalações deles.
O certificado da Mobilvetta diz que a lotação é de 4 lugares, o que é um pouco estranho, devido a existência de espaço e lugares sentados e para dormir, mas a minha experiência é que realmente mais de 4 pessoas é difícil de fazer viagens de recreio. Afinal, a auto-caravana mesmo se for bem grande, não é autocarro de transporte publico. :)

Este caso foi de um veículo importado da UE, se for importado fora da UE ainda pode ser mais complicado.
Espero que este testemunho sirva para que se possa perceber as dificuldades que por vezes existem quando um determinado veículo não está homologado em Portugal.

Dúvidas, questões ou comentários? Use por favor a caixa de comentários abaixo, agradeço qualquer participação de forma a tornar toda a informação o mais útil possível para todos.

19.04.2019. 14:26

FD em 27.07.2019. 12:10

@Eurico em 27.07.2019. 10:41

Leia por favor: o que é e onde conseguir um Certificado de Conformidade (COC).

Eurico em 27.07.2019. 10:41

Comprei uma Peugeot 308 na Holanda sem COC. Como faço para obter o COC da carrinha? Tenho de pagar? Na Holanda disseram que não precisava do COC. Além do mais, os documentos da carrinha são alemães.
Obrigado , desde já, pela vossa ajuda.
Cumprimentos,
Eurico Ribeiro
Julho de 2019

Escrever um comentário

:

:

:


Em que ano é que estamos?