Comprar ou importar carro em 2020

Nesta página: comprar ou importar um carro em 2020, sim ou não?

O Diogo Vasconcelos colocou um comentário que julgo ser oportuno dada a corrente situação, e cujo desenvolvimento pode ser útil a mais pessoas.

Assim, decidi criar esta página para que esta questão não passe despercebida.

O comentário do Diogo:

Bom dia,

Em primeiro lugar, obrigado por todo o trabalho fantástico deste site. Está mesmo fantástico!

Estou a pensar nos próximos meses (tinha previsto até final de 2020) em importar um automóvel, em princípio da Alemanha (mas não obrigatoriamente deste país).

Dada a "crise" económica que pode seguir depois deste problema epidemiológico, acha que poderão ocorrer oscilações nos preços de mercado relativos a Portugal e Alemanha que torne menos interessante importar (face a comprar em Portugal)?

A ideia é ser um carro com 4-5 anos, na casa dos 100.000 Kms, ainda não decidi se 1.6 ou 2.0 (diesel), ou Audi, ou BMW ou Mercedes.

Muito Obrigado desde já,
Diogo Vasconcelos.

A minha resposta:

É muito difícil fazer qualquer tipo de previsões, especialmente porque ainda estamos na "tempestade".

O que posso supor é que vai haver muita despesa do estado que terá que ser paga.

O estado vive de impostos, os impostos são cobrados maioritariamente quando há actividade económica.
Quando a actividade económica desce, a receita dos impostos desce mas, se as despesas se mantêm, temos um défice complicado de gerir.

Quero com isto dizer que é de esperar que os impostos aumentem a curto ou médio prazo.

Como é que o governo vai aumentar os impostos é que não se sabe.
Na minha opinião, o governo prefere cobrar impostos "invisíveis" (indirectos), como o ISV.
Dito isto, penso que o ISV, ao contrário do IUC, será um dos impostos que poderá ser agravado.

Quanto ao mercado nacional, é uma questão de confiança.
Irão as pessoas, passado o período crítico, vender ou comprar? Na minha opinião, é possível que a oferta suplante a procura, levando a uma baixa de preços. Aliás, eu já começava a ver isso antes desta situação, apesar de ainda haver muita gente sem noção do preço certo para o carro que vendem.

Já há notícias de que é de esperar um novo surto para o próximo inverno. Com esta experiência, duvido que haja muitas pessoas a querer investir dinheiro de que poderão precisar mais para a frente...

Também há a questão do turismo, sendo as empresas rent-a-car uma grande fonte de usados, não os comprando novos (porque não há turismo), não os haverá usados. Ao mesmo tempo, a frota TVDE poderá diminuir significativamente, levando à inundação do mercado com unidades que de outra forma estariam em uso.

O que se irá também perceber é que o IUC é uma despesa que não é "perdoada" e que, quanto menor for, numa altura difícil, melhor. Carros que não são essenciais (segundos e terceiros carros) e carros com IUC elevado deverão ser colocados no mercado para tentar resolver qualquer problema de liquidez actual (pessoas desempregadas, pessoas com quebra nos rendimentos, etc.) e para evitar despesas futuras.

Por outro lado, os fabricantes, por causa das metas de CO2 para o presente ano e por causa da previsível crise tanto na facturação quanto nas unidades fabricadas/vendidas, poderão começar a vender carros novos com prejuízo, de forma a perder menos dinheiro. Estes carros irão, naturalmente, desvalorizar os usados. Mas também há que cruzar este facto com o possível aumento do ISV, equilibrando o preço do "novo".

Conforme vê, há muitos factores envolvidos, é difícil dizer seja o que fôr.

Mas, posso dar a minha opinião.
Se eu tivesse uma boa almofada financeira, esperava por desenvolvimentos.
Se eu não tivesse uma boa almofada financeira, evitaria ao máximo fazer qualquer tipo de investimento significativo nos próximos tempos, a não ser que precise mesmo do carro (para trabalhar, etc.).
Claro que neste caso, pode ser pior a cura que a doença, e aí é que está o busílis da questão - haverá mais pessoas preocupadas ou mais pessoas despreocupadas ou com boas almofadas financeiras?

Se quiser contribuir com outras visões, perspectivas ou opiniões, é bem vindo - use o formulário para comentários mais abaixo. :)

25.03.2020. 15:28

Rui Peralta em 28.03.2020. 23:13

A minha questão é simples. Alguem já consguiu reaver o IUC pago a mais doa ultimos 4 anos em carros importados ?

Obrigado

Rui

Escrever um comentário ou colocar uma dúvida

POR FAVOR leia a página toda antes de fazer perguntas que já estão respondidas no texto principal! Obrigado.

:

:

:


Em que ano é que estamos?

Por uma questão de rapidez na resposta e de poupança de espaço, considere que as minhas respostas incluem sempre os normais cumprimentos. :)

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.

Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais