Quando devo pagar o IUC?

Nesta página: quando é que se paga o IUC.

O IUC paga-se todos os anos até ao último dia do mês da matrícula portuguesa.

Quando o último dia do mês calha num dia em que os serviços da AT estão encerrados - sábados, domingos, feriados e outros dias excepcionais (greves, pontes, etc.) - o prazo do pagamento é adiado até ao dia útil seguinte.

Se não pagar dentro deste prazo, está sujeito a coima.

O primeiro IUC, aquele que é devido pela primeira vez imediatamente a seguir à matriculação do veículo (novo ou importado usado), deve ser feito até 90 dias após a data da matrícula portuguesa.
Por exemplo, se a data da matrícula portuguesa é 15 de Junho, adicione mais ou menos 3 meses para saber o prazo de pagamento do primeiro IUC, que neste caso seria 15 de Setembro.
Este prazo de 90 dias apenas se aplica ao primeiro pagamento, os seguintes são sempre feitos até ao último dia do mês da matrícula portuguesa.

Este prazo também se aplica aos chamados "carros importados", ou seja, para pagamento do IUC, ao contrário do prazo da inspecção, a data da matrícula que interessa é a da matrícula portuguesa (e não da primeira matrícula como acontece na inspecção).

Pode saber qual a data da matrícula portuguesa consultando o DUA: procure pela data que está inscrita no campo I (i) - está no topo do DUA em formato cartão, e mais ou menos a meio do lado esquerdo da segunda página do DUA em formato folheto.

15.06.2020. 11:12

Este artigo ainda não foi comentado.

Escrever um comentário ou colocar uma dúvida

POR FAVOR leia a página toda antes de fazer perguntas que já estão respondidas no texto principal! Obrigado.

:

:

:


Em que ano é que estamos?

Por uma questão de rapidez na resposta e de poupança de espaço, considere que as minhas respostas incluem sempre os normais cumprimentos. :)

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.

Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais