Quando é que se paga o IUC dos carros importados usados?

Nesta página: explico em que mês é que se paga o IUC (Imposto Único Circulação) dos importados usados.

Resumo: o IUC dos importados paga-se todos os anos até ao final do mês da matrícula portuguesa.

O primeiro pagamento de IUC em Portugal de um carro importado usado deve ser feito até 90 dias após a data da matrícula portuguesa. Este prazo apenas se aplica no primeiro ano e deve ser feito por quem importou o carro.

Nos anos seguintes, o IUC dos carros importados usados deve-se pagar até ao último dia do mês da matrícula portuguesa.

Relembro que a data da matrícula portuguesa não é a que está na faixa amarela da placa da matrícula, não é por essa data que paga o IUC. Essa data da faixa amarela é a da primeira matrícula do carro.
A data da matrícula portuguesa apenas é conhecida no DUA.
A data que consta da faixa amarela da placa da matrícula é apenas usada para saber qual o mês da inspecção periódica obrigatória (a IPO deve ser feita até ao dia exacto da primeira matrícula, não é até ao final do mês).

Para saber qual o mês da matrícula portuguesa deve consultar o livrete ou o Documento Único Automóvel (DUA ou Certificado de Matrícula).
A data da matrícula portuguesa está no campo (I) no DUA em formato folha (Data da matrícula a que se refere o certificado) e no campo I no DUA em formato cartão (é o campo à direita do campo B), com a configuração Ano-Mês-Dia.

Normalmente, o pagamento fica disponível no Portal das Finanças a partir do dia 1 do mês anterior ao mês da matrícula Portuguesa - se a matrícula portuguesa é de Fevereiro, poderá pagar a partir de 1 de Janeiro.

Sempre que o último dia do mês calhe num feriado, num fim de semana ou num dia em que os serviços das Finanças estejam encerrados, a data limite para o pagamento do IUC passa para o dia útil seguinte.

Se se atrasar no pagamento poderá pagar uma coima.

15.01.2020. 15:50

FD em 29.06.2020. 18:37

@Ana em 29.06.2020. 18:21

Depende do que negociou com o comerciante - estava o IUC incluído ou não no preço de venda?

É exactamente o mesmo que acontece num carro novo - o pagamento do "primeiro" IUC tem que ser acordado entre as partes para que depois não haja essa confusões.

Por lei, se o processo de legalização foi feito em nome do vendedor, é o vendedor que tem que pagar o IUC.
Se foi feito em nome do comprador, é o comprador que tem que pagar o IUC.

Isto não invalida no entanto que o processo de legalização tenha sido feito em nome do vendedor e lhe cobrem o IUC.
Afinal, quem é que vai usufruir do carro? Não será essa pessoa que deve pagar o IUC? ;)

Ana em 29.06.2020. 18:21

Boa tarde, recentemente comprei um carro importado o mesmo ainda não tinha matrícula, mas fui tudo tratado pelo stand, agora os mesmos pedem-me o valor do iuc, e normal? Terei de pagar?

FD em 01.05.2020. 13:28

@FC em 30.04.2020. 22:59

Sim, devia.
O IUC é pago anualmente durante o mês da matrícula portuguesa.
Se a matrícula portuguesa é de Dezembro o IUC devia ter sido pago em Dezembro.
A única excepção é o primeiro pagamento, com os 90 dias.

FC em 30.04.2020. 22:59

Boa noite,

Comprei, recentemente, um carro importado cuja matricula portuguesa é de 12/2018. O primeiro IUC foi pago em 03/2019, ou seja, 90 dias após a data da matrícula portuguesa. A minha questão é: em 2019 não deveria ter sido feito o pagamento novamente em dezembro? Visto que o último pagamento que me foi apresentado pelo vendedor foi o de 03/2019 fiquei com a dúvida.

Obrigada

FD em 09.04.2020. 10:35

@SOFIA SEIÇA em 09.04.2020. 10:31

Leia por favor: a descida do IUC nos carros importados usados em 2020.

SOFIA SEIÇA em 09.04.2020. 10:31

Bom dia. Tenho um carro que trouxe do Luxemburgo por mudança de residência definitiva, cuja ano matricula inicial é de 08/2008. Foi matriculado em Portugal em 05/2012 desde essa altura ja tive acrescimo de IUC na ordem dos 10 eur.
Como poderei eu reclamar?

Escrever um comentário ou colocar uma dúvida

POR FAVOR leia a página toda antes de fazer perguntas que já estão respondidas no texto principal! Obrigado.

:

:

:


Em que ano é que estamos?

Por uma questão de rapidez na resposta e de poupança de espaço, considere que as minhas respostas incluem sempre os normais cumprimentos. :)

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.

Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais