NEDC ou WLTP?

Nesta página: como saber se um carro foi homologado pela norma NEDC ou pela norma WLTP.

De forma muito simples, para não complicar, NEDC e WLTP são métodos diferentes de medir as emissões de CO2 (e outros poluentes).
O método ou protocolo NEDC foi substituído pelo protocolo WLTP.

Como saber se um carro é NEDC ou WLTP? Vendo a documentação do carro - DUA, COC, manual de instruções, através do VIN (número de quadro), etc.
Em algum desses documentos deverá estar indicado o protocolo de medição das emissões com que o carro foi homologado (introduzido no mercado).

A medição de CO2 que conta para o cálculo dos impostos (IUC e ISV) é sempre o valor designado por "combinado", em qualquer um dos protocolos.

Se a documentação não estiver disponível ou não tiver qualquer menção, em geral é assim (pode haver excepções):

Outra forma de supor (deve-se sempre confirmar) o protocolo de medição é através da norma anti-poluição que o carro cumpre. A norma costuma designar-se por "Euro" + "algarismo", quando há pequenas variações na norma, o algarismo é seguido de uma letra por ordem alfabética. Por exemplo: "Euro 6c" será a norma seguinte (mais exigente) à "Euro 6b".
Assim, mais uma vez, por princípio (pode haver excepções):

É importante ressalvar que um carro pode ter sido fabricado em 2017 mas pode só ter sido matriculado em 2019. O protocolo de medição é estabelecido em fábrica, não no momento da matriculação. Desta forma, é possível comprar um carro em 2019 que foi homologado pelo protocolo NEDC.
O mesmo modelo pode ter sido homologado pelos dois protocolos, sempre que exista homologação WLTP é esta que deve ser considerada para o cálculo dos impostos. Assim que um carro é homologado pelo protocolo WLTP, não é possível trocar pelo protocolo NEDC.

Na dúvida, simule sempre o IUC ou ISV pelos dois métodos para ficar com uma ideia de ambos os valores.
As emissões pelo método WLTP são sempre mais elevadas, em média entre 10% a 30%.
Isto não quer necessariamente dizer que um carro WLTP paga mais impostos - as taxas são diferentes para os dois protocolos e tentam ser equivalentes.
No entanto, pode-se dar o caso de no processo de transição NEDC-WLTP, alguns modelos tenham ficados mais caros ou mais baratos porque nem sempre o procedimento de equivalência do método do cálculo ou da medição foi bem sucedida - numa situação generalista há sempre algumas excepções.

Quanto ao IUC, carros vendidos em 2018, 2019 e 2020 podem ter uma série de situações estranhas em que em 2019 pagaram um valor e em 2020 pagam outro valor de IUC. Isto porque o cálculo mudou de 2019 para 2020: em 2019 usava-se a tabela NEDC e aplicava-se uma redução percentual, em 2020 existe uma tabela própria para WLTP. Ora, se as emissões do carro estivessem na fronteira entre dois escalões (por exemplo, 120-121), com a mudança do cálculo, em 2020 pode ter mudado para o escalão superior, pagando assim mais IUC sem haver qualquer razão para isso. Infelizmente, não há forma de corrigir isto, o que paga em 2020, pagará sempre.

A única forma exacta e inequívoca de saber o protocolo utilizado na homologação em Portugal é através da ficha de características técnicas ou de homologação que pode ser pedida no IMT (o pedido também está disponível online) - custa 5,4€ se pedido online, 6€ se pedido no IMT.
No caso dos importados usados, regra geral, essa informação consta do Certificado de Conformidade (COC).

Poderá também contactar, se for um modelo nacional (matriculado pela primeira vez em Portugal), o importador nacional para saber qual o valor de emissões de CO2 com que o carro foi homologado - terá que fornecer a matrícula ou o VIN (número de quadro) para obter esta informação.

Se pretende saber se em termos de impostos compensa mais comprar um carro NEDC ou WLTP, faça as simulações com ambos os (diferentes) valores.

Para mais informações: o ISV, o IUC e a norma WLTP.

09.04.2020. 12:18

Este artigo ainda não foi comentado.

Escrever um comentário ou colocar uma dúvida

POR FAVOR leia a página toda antes de fazer perguntas que já estão respondidas no texto principal! Obrigado.

:

:

:


Em que ano é que estamos?

Por uma questão de rapidez na resposta e de poupança de espaço, considere que as minhas respostas incluem sempre os normais cumprimentos. :)

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.

Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais