Participe, dê o seu testemunho

Nesta página: tento encorajar todos os leitores do impostosobreveiculos.info a darem os seus testemunhos.

Ao longo dos anos tenho mantido o impostosobreveiculos.info com a informação que recolho pessoalmente, pela internet, através dos comentários e de muitas outras formas.

Neste tema, o dos impostos automóveis e relacionados, por mais do que uma vez, a participação dos leitores, com as suas dúvidas ou os seus comentários, levou-me a nova informação, a novas pesquisas, a novas questões que procurei sempre aprofundar, o que faz com que todos os dias tenha matéria nova para escrever, o que faz com que todos os dias ajude mais alguém a encontrar a informação que procura.

Por reconhecer que a participação dos leitores é muito importante, gostaria de lhe pedir que participe e que nos dê o seu testemunho, seja ele qual for, dentro do tema dos impostos automóveis e relacionados.

Ao mesmo tempo, se falta algo ao impostosobreveiculos.info, diga-me o quê, estou sempre à procura de melhorar e sem um retorno franco dos utilizadores, sinto que podia ser sempre melhor.
Desde que esteja ao meu alcance, ponderarei todas as sugestões e, dentro das minhas possibilidades, farei o necessário para que todas sejam satisfeitas.

Por tudo isto, sempre que lhe seja possível, use a caixa de comentários nesta página ou em qualquer outra e ajude-me a ajudar. :)

Alguns exemplos de participação dos leitores:

25.04.2019. 15:37

Rocha em 16.05.2019. 12:28

Obrigado pela atenção!

FD em 15.05.2019. 19:30

@Rocha em 15.05.2019. 17:27

Dirija-se a um serviço das finanças e explique a situação.
Se quiser também pode expor a situação através do e-balcão do Portal das Finanças.

Rocha em 15.05.2019. 17:27

Obrigado desde já pela pronta resposta!
A data do certificado de destruição é anterior à data da matrícula constante do DUA. O carro foi destruído em abril e a sua data de matrícula é de maio.
Pode-me esclarecer o que tenho que fazer nesta situação pois as finanças emitiram o documento para pagamento?
Mais uma vez obrigado pela atenção.

FD em 15.05.2019. 14:53

@Rocha em 15.05.2019. 14:45

Certificado de destruição com data exacta anterior à data da matrícula constante do DUA - não paga IUC.
Certificado de destruição com data exacta igual ou posterior à data da matrícula constante do DUA - paga IUC.

O que estipula se paga IUC é a data da matrícula e não o prazo para pagamento.

Rocha em 15.05.2019. 14:45

Boa tarde,
Tenho uma dúvida, mandei abater o meu carro o mês passado (emitindo a empresa de imediato o certificado de abate) ficando convencido que já não ia pagar o IUC este ano (a matrícula do carro era do mês de maio). No entanto constatei que as finanças emitiram este mês documento para pagamento do IUC.. Não devia ficar sem efeito o pagamento do IUC pois o veículo já foi desmantelado? Obrigado

FD em 13.05.2019. 21:46

@Jose em 13.05.2019. 20:26

O que é que quer dizer com ter residência em Portugal e na Alemanha?

Jose em 13.05.2019. 20:26

Eu tenho residencia em Portugal e na Alemanha.Posso legalizar um carro alemão em Portugal sem pagar ISV?

FD em 28.04.2019. 12:08

@Paulo em 27.04.2019. 21:23

Leia os seguintes artigos por favor: registo de veículos e registo automóvel.

Paulo em 27.04.2019. 21:23

Ola tenho um problema muito grave fiz um negócio com um amigo meu do carro mas ele vendeu a uma pessoa amigo dele e dai a pessoa ainda não fez a passagem de nome já tenho o selo para pagar e uma muita de passagens de portagens como já não tenho documentos do carro apenas tenho cópia do livrente do carro mas como não percebo la muito bem deste tipo de coisas e gostaria de cancelar a matrícula apreender o carro sem la como fica um pouco longe da minha zona para ir ao MT não conheço nada alguém me pode dar uma ajuda o que posso e deve fazer ate já pedi o contacto da pessoa e nada e dai não sem o que deve fazer será se eu for a GNR pra ver se pode fazer alguma coisa obrigada

FD em 26.04.2019. 13:09

@cristina em 26.04.2019. 12:22

Depende.
Se comprou a um particular, é sua responsabilidade fazer o registo de transferência de propriedade.
Se comprou a um comerciante/profissional, normalmente, é este que faz o registo de transferência de propriedade, mas também pode ser a cristina a fazer.

A transferência de propriedade não é feita nas finanças.
A transferência de propriedade de um automóvel é feita numa conservatória do registo automóvel, cuja base de dados actualiza depois a base de dados das finanças, ou seja, nada é feito nas finanças.

Ainda demora algum tempo a actualizar a base de dados das finanças - espere pelo menos 15 a 30 dias.

cristina em 26.04.2019. 12:22

Comprei um carro em 2ª mão dia 17 do corrente mês. Disseram que demoraria 8 dias a receber o DUA. A minha questão é a seguinte: Quem deve fazer a alteração nas finanças para pagamento do IUC? O carro é de Abril e já foi pago o IUC mas continua em nome do vendedor...

Escrever um comentário

:

:

:


Em que ano é que estamos?

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.

Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais