Como fazer se no site das Finanças ainda tem um carro em seu nome que já não é seu

Nesta página: o que fazer se no Portal das Finanças tem um carro em seu nome que já não é seu.
Resumo: se mandou um carro para a sucata, faça o cancelamento da matrícula, se vendeu um carro e o mesmo ainda não foi registado em nome do comprador, peça a apreensão do veículo.

Tem sido uma relativa surpresa para muitas pessoas o facto de encontrarem no Portal das Finanças automóveis que já foram seus, mas que neste momento por diversas razões já não são sua propriedade.

Isto acontece porque as Finanças recebem as bases de dados das Conservatórias do Registo de Veículos (antigas Conservatórias do Registo Automóvel) e associam os sujeitos passivos aos números de contribuinte constantes nos registos.

A entidade pública responsável pelo registo dos automóveis é o Instituto dos Registos e do Notariado através das Conservatórias do Registo de Veículos, sendo que a entidade emissora das matrículas é o IMT.

O problema nunca deverá ser resolvido através das Finanças, a não ser em casos de erro, mas sempre através do IMT ou da Conservatória do Registo de Veículos.

De forma simples, o que precisa de fazer caso esteja nesta situação é uma de três coisas:

Fazer o registo e pedir a apreensão só é possível através da Conservatória.
Cancelar a matrícula (dar baixa) só é possível através do IMT e deve ser sempre a última opção.
O que é que deve fazer entre estas opções depende muito do que aconteceu.

Pelo que tenho constatado, existem os seguintes casos:

A primeira coisa que deverá saber é que a não comunicação da transferência de propriedade nos 60 dias seguintes à ocorrência do acto implica o pagamento de uma multa.
Ou seja, se vender um carro e não fizer o registo dessa venda na conservatória no prazo de 60 dias após a venda, está sujeito a multa.

Vendeu o carro a um comerciante de automóveis

Se vendeu o carro a um comerciante e ainda tem o carro em seu nome, fique sabendo que, na maior parte dos casos, os comerciantes não fazem o registo dos carros em seu nome.
Até que o comerciante venda o carro, este ficará em seu nome. Não é a forma mais correcta de fazer as coisas mas, é a prática comum no mercado. Isto porque, registar os carros assim que os compram acrescenta custos e trabalho que, muitas vezes não se justifica pelo pouco tempo que os carros ficam com os comerciantes. Outras vezes haverá em que o comerciante apenas é um intermediário, que retoma o seu carro e o revende a outro comerciante. As razões são diversas e variadas, o importante a reter é que é relativamente habitual e que, desde que tenha consigo uma declaração de venda assinada pelo comerciante, não deverá ter problemas, porque a responsabilidade pelo registo é sempre do comprador.

Mas, se está a ler isto, é porque já passou algum tempo, e o carro ainda está em seu nome. Nesses casos o que tem que fazer é, na minha opinião, contactar o comerciante e dizer que pretende que ele faça o registo e que, se não o fizer, mandará apreender o carro. O comerciante terá todo o interesse em resolver a situação.
Se tal não acontecer, o que tem que fazer é: pedir a apreensão ou fazer o registo em nome do comprador.

Vendeu o carro a um particular

Se já passaram alguns dias, pelo menos 30, desde que vendeu o carro e este ainda aparece em seu nome no Portal das Finanças, pode fazer uma de duas coisas: pedir a apreensão ou fazer o registo em nome do comprador.

O carro foi para a sucata ou foi entregue para abate

Este processo deverá ser automatizado desde que tenha feito a entrega num centro de abate autorizado. Nesse caso, deverá ter consigo um certificado de destruição. Na posse desse certificado, deverá dirigir-se ao IMT e pedir o cancelamento da matrícula.
Se entregou o carro numa sucata não autorizada e não tem certificado de destruição, deverá assumir a transacção como se fosse um venda a particular e pedir a apreensão e se for caso disso, o cancelamento da matrícula.

Teve um acidente e entregou o carro à companhia de seguros

É como se fosse uma venda normal a particular, pode fazer uma de duas coisas: pedir a apreensão ou fazer o registo em nome do comprador. Na minha opinião, deve contactar a seguradora antes, de forma a esclarecer se existe algum procedimento administrativo já pré-estabelecido para estes casos, pode ser que seja mais simples de resolver do que pensa.

Está abandonado ou inutilizado

Deve pedir o cancelamento da matrícula no IMT se pretende ficar com o veículo. Se não pretende ficar com o veículo, deve entregá-lo num centro de abate autorizado.

Foi roubado e nunca apareceu

Deve pedir o cancelamento da matrícula no IMT por desaparecimento.

O que é que deve fazer para não se ver nesta situação no futuro?

Imprima em casa o Requerimento de Registo Automóvel (use a mesma folha para frente e verso - imprima mais de uma cópia para o caso de se enganar), preencha e desloque-se com o comprador do automóvel a uma Conservatória do Registo de Veículos ou a uma Loja do Cidadão. Aí, presencialmente, tenha a certeza de que o registo é efectuado.

Se vai entregar o automóvel numa sucata, vai para abate, é salvado ou está/será inutilizado ou guardado sem intenções de circular futuramente, deverá cancelar a matrícula (dar baixa).
Para saber como o fazer consulte esta página.

Como mandar apreender um automóvel

Para apreender o automóvel deverá dirigir-se a uma Conservatória do Registo de Veículos, confirmar que ainda está em seu nome, pedir um documento em como o veículo ainda está em seu nome e solicitar a apreensão por não regularização do registo.

A partir daí é aguardar notícias. No entanto, isso não o inibe de continuar a pagar o IUC. Por isso, quanto mais cedo fizer tudo isto, menos chatices e menos imposto pagará. É lógico que as autoridades deverão demorar algum tempo a encontrar o seu carro, e enquanto isso não acontecer é a si que as Finanças irão pedir o pagamento do imposto.

Já agora, aqui fica como saber que carros estão em nosso nome no sítio das Finanças: Como consultar os veículos em meu nome.

09.07.2007. 12:53

Damas em 13.10.2011. 21:33

Gostava que me informassem como pedir segunda copia do livrete do meu carro

cidalia fragata em 11.10.2011. 16:37

boa tarde . gostaria que me informassem desta situação; comprei um carro a cinco anos e fiquei a pagar ao banco ,acabei de pagar agora , e recebi uma carta do banco para me dirigir a conservatória do registo automovel para mudar o nome do registo , podem me informar se paga se alguma coisa e o que é preciso levar de papelada ? ! obrigada

Manuel pereira em 10.10.2011. 15:53

COMPREI UM CARRO EM 1998, POR A +B E PELO FACTO DE SER MEU PARENTE NAO REGISTEI O CARRO EM MEU NOME, CONTUDO ESSE MEU PARENTE MORREU, QUE POSSO FAZER AGORA, AH TENHO UM PAPEL ONDE ELE PASSA O CARRO PARA MIM.

José Carlos Sanches em 30.09.2011. 14:07

Luisa, o problema tem de ser resolvido na IMTT pedindo o respectivo cancelamento, mas como não tem provas de entrega a um centro de desmantelamento terá de fazer o processo tendo em conta determinados prazos e para tal aconselho a contactar uma agência de documentação automóvel especializada no assunto

Cumprimentos
José Carlos Sanches
www.autodoc.pt
Documentação Automóvel desde 1994
Lisboa/Setúbal

luisa em 29.09.2011. 22:28

boa noit
o meu pai a dez anos teve um acidente e ele ficou completamente destruido e deu o carro a uns "senhores" q passam nas casas pa sucata e temos em nossa posse os documentos o problema e que com a lei que saiu o meu pai tem pago os impostos de circulação, ja fomos as finanças ao imtt e nada nao dao respostas concretas em relaçao a soluçao ao caso, so com o papel de abate ms nao o temos como podemos resolver?? por favor
obrigada

carlos em 15.09.2011. 00:24

Bom dia,

Vendi a minha empresa em Janeiro deste ano, só que esqueçi me informar que tinha um veiculo ao nome da empresa. Mas agora queria passar o carro para o meu nome. Ainda posso fazer? e como? diseram me que era preciso de passar no notario?? e as finanças, não vão criar problemas?

Obrigado

cristina lara em 09.09.2011. 02:12

preciso de alguma orientação pois adquiri uma moto ano 1988 em 1990 , em 1993 já tinhamos vendido e pela minha surpresa recebo uma notificação de falta de pagamento de ipva 2006 2007 2008 e também dpvat 2010 2011 oque faço ? não sei nem qual a cor da moto que dira com quem está .

Paulo J. Teixeira em 26.08.2011. 18:22

A todos os que tenham duvidas relacionadas com Registo Automovel, podem enviar as vossas questões para o seguinte endereço de email. paulojoaquimteixeira@gmail.com.
Ao dispor!

hernany em 26.08.2011. 14:13

alguem pode por favor enviar me um modelo de carta para abate do meu carro

luis em 24.08.2011. 06:43

vejo tanta injustiça pessoas
a pagar multas que nem as cometerao,
selos em atrasso
pois a gente que compra os carros e
nao os legalizam para se nome para poder brincar com o dinheiro dos outros...e ninguem faz nada

CASIMIRO em 24.07.2011. 18:31

COMPREI UMA MOTO QUE TEM RESERVA DE PROPRIEDADE , O ANTIGO DONO AINDA NÃO TINHA PAGO A MOTO , COMO POSSO PASSAR A MOTO PARA MEU NOME

CASIMIRO em 24.07.2011. 18:29

COMPREI UMA MOTO QUE TEM RESERVA DE PROPRIEDADE , O ANTIGO DONO AINDA NÃO TINHA PAGO A MOTO , COMO POSSO PASSAR A MOTO PARA MEU NOME

artur em 23.07.2011. 20:56

ola vendi dois carros e gostaria de saber seja os poseran en seu nome a guardo a resposta o brigado

Jóni Gonçalves em 15.07.2011. 15:47

Compreendo, obrigado pela ajuda.

José Carlos Sanches em 15.07.2011. 14:33

Joni Gonçalves: agências de documentação automóvel, como por exemplo a Autodoc, Lda a que pertenço, no entanto não queria estar a fazer "publicidade à descarada" pois acho que haverá outras com possibilidade de o ajudar igualmente além do facto do Sr. poder estar em zonas do país distantes das nossas lojas.

Cumprimentos
José Carlos Sanches
www.autodoc.pt
Documentação Automóvel desde 1994
Lisboa/Setúbal

Jóni Gonçalves em 14.07.2011. 23:55

Que tipo de agência? nome?
Obrigado pela resposta.

José Carlos Sanches em 13.07.2011. 10:23

Joni Gonçalves,
esse assunto poderá ser resolvido mas terá de apresentar o assunto a uma agência de documentação para que lhe resolva o problema da transferência de propriedade.

Cumprimentos
José Carlos Sanches
www.autodoc.pt
Documentação Automóvel desde 1994
Lisboa/Setúbal

Ines Mendes em 11.07.2011. 22:24

Ola vou comprar um carro a um particular cm devo fazer que dados devo ter em atencao para n ser enganada e prejudicada no futuro?

Jóni Gonçalves em 11.07.2011. 11:55

Bom dia, tenho uma tia que comprou um carro mas o nome da antiga proprietária ainda está no registo de propriedade e quando vem o selo para pagar o nome que vem é na da outra proprietária. O meu pai já procurou por essa mulher mas não a encontra, parece mentira mas é bem verdade, e agora a minha tia deu-me o carro porque estava parado e como estou quase a tirar carta ela deu-me, mas agora o meu pai quer fazer o chamado "sê-lo" mas como antes virá no nome ainda dessa antiga proprietária. O que devemos fazer para eliminar o nome dela e da minha tia e ficar só no nome do meu pai no registo de propriedade?
Obrigado pela atenção...

José Carlos Sanches em 08.07.2011. 20:24

Paula, só obtém essa informação directamente na Conservatória ou pode tentar ligar para o 707201122 pertencente aos registos e notariados (https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/inicio)

Cumprimentos
José Carlos Sanches
www.autodoc.pt
Documentação Automóvel desde 1994
Lisboa/Setúbal

paula em 08.07.2011. 15:34

Boa tarde uma pergunta se eu precisar de ver se o carro tem alguma reserva há algum site especifico onde possa ver. obrigada e fico aguardar resposta

nelson em 02.07.2011. 20:55

Boa tarde
Vendi uma mobylet já faz 9 a 10 anos a traz só assinei o recibo e datei e entreguei para o comprador ele ficou de transferir pois não entendia direito achei que ele tinha transferido fiquei tranqüilo pois não veio mais IPVA agora em 2011 chegou uma notificação do cadin de contas ativa agora esse veiculo esta no meu nome e eu não sei mais da existência desse veiculo e não tenho nem se quer um comprovante o que devo fazer
Se puder me ajudar agradeço de coração pois estou muito preocupado
obrigado

antonio alves rocha em 28.06.2011. 20:48

gostava de saber o que fazer dois carros abatidos a anos e a camara naõ deu baixa da matricula pois os carros ainda estaõ nas financas um e de 1976 outro e de 1979 pois parece que perante a lei ja estaõ izentos obrigado .

Marinete em 13.06.2011. 18:12

Preciso regularizar um veículo nas seguintes condições:
1. o veículo está no nome de uma companhia (DCR);
2. a QUITAÇÃO do leasing está em nove de outra companhia (mesmo grupo)por que foi esta que pagou o leasing;
3. A placa atual é de São Paulo; e
4. as empresas acima são de Vitória ES;
5. o leasing da Honda foi com um endereço de São Paulo que hoje não é mais (mudamos).
O que preciso fazer ??

Marina em 04.06.2011. 02:59

Olá Boa Noite!
Á 3 anos atras em 2008 vendi um veiculo a um particular, prestei-lhe a declaração de venda e também fiz uma declaração no notario em como tinha efectuado a venda á dita pessoa e quanto recebi etc, com assinaturas reconhecidas e tudo. O carro tinha uma reserva do banco a quem eu efectuei a compra e pedi a exdtinção e entreguei toda a documentação ao novo proprietário para que ele podesse então fazer mudança de nome, coisa que até hoje não foi concretizada, eu não tinha ainda dado por nada pois sempre pensei que a dita pessoa o teria feito, mas no portal on-line das finanças vi que não e comtactei o novo proprietario onde ele se recusou a faze-lo, soube também que o carro tem uma multa para pagar e o IUC também, gostaria então de saber o que posso fazer em relação a isso tudo, visto que em meu poder só tenho a declaração que eu fiz no notario e não a declaração de venda. gostaria também que me informa-se de todos os custos que poderei a vir a ter!!!
Atentamente

Ana Isabel dos Santos Rodrigues Nunes em 29.05.2011. 23:23

Boa noite,gostaria se possível que me esclarecessem algumas dúvidas que tenho em relação á venda de um carro que continua em meu nome e que foi feita em 2009.
Na altura da venda entreguei ao novo proprietário uma declaração de compra e venda com os meus dados preenchidos e aguardei que o mesmo fizesse a alteração do registo e me entregasse uma cópia, o que nunca veio a acontecer.
Ao fim de 1 ano fui contactada pela policia e dirigi-me á IMTT com o objectivo de mandar apreender o carro para que o registo de propriedade fosse regularizado. A pessoa a quem o vendi já o tinha vendido a outro e recusou-se a dar-me os dados do mesmo e deste modo requerimento ficou sem essa informação.
A PSP e a GNR foram informadas de que o carro deveria ser apreendido, mas o inquérito acabou por ser arquivado por falta de dados e provas.
A conselho da policia dirigi-me ás finanças e efectuei muito contra a minha vontade o pagamento dos selos e respectivas multas referentes ao ano de 2009 e 2010.
Consegui a direcção da pessoa a quem o vendi, devo participar á policia e/ou IMTT este novo dado? Que mais posso fazer para evitar problemas futuros? Será que vou ter de pagar todos os anos o selo de um carro que já não se encontra em meu poder? Parece-me bastante injusto, não?

joel em 25.05.2011. 23:59

boa noite eu gostava de saber quando me fica legalizar um mini ?

Nelson Cunha em 11.05.2011. 18:54

Olá pessoal estou com um problema. Hoje foi ao site das finanças e por acaso, consultei os meus bens patrimoniais quando para meu espanto aparece-me lá um veícluo que utilizei há uns 6 anos atrás e que nunca esteve no meu nome, a não ser o seguro, isto porque a pessoa que me vendeu tinha comprado o carro ao irmão e o irmão dessa pessoa nuca actualizou os dados do liverte do veículo, ou seja, sempre tentei corrigir essa situação, mas não consegui, andei cerca de ano e meio com o veículo até que avariou e dei para a sucata, agora para meu espanto, aparece nas finanças o imposto de circulação para pagar, isto quando o veículo nunca esteve em meu nome. Como vou resolver isto?

Hugo em 30.04.2011. 14:26

Boa Tarde,

comprei 1 carro a 1 stand e o carro ainda não foi passado pra meu nome. Entretanto o stand informou-me que existe 1 penhora ao antigo dono e respectivamente ao meu carro.
Há algum sitio aonde possa ver se essa penhora existe na realidade?

Obrigado

Hugo Silva

Susana em 29.04.2011. 11:10

O meu pai tem um carro com reserva de propriedade em nome de uma empresa que já não existe... o que é necessário para retirar a reserva no livrete? há alguma lei que ao final de determinados anos se possa retirar essa reserva?
Obrigado

david em 16.04.2011. 00:49

Boa noite.

Comprei um carro a credito em 2007, entretanto no ano seguinte fiquei sem emprego e nao o consegui pagar, o banco retirou me o carro e mais tarde foi a leilão, so que ate hoje a pessoa que o comprou nao o passou para o nome, o pagamento do IUC continua a vir. o que devo fazer?

Tiago em 06.04.2011. 20:42

comprei um carro passado 5 messes tive um grave acidente.os documentes foram apreendidos e agora encontram-se na IMTT.
e o seguinte eu vendi o carro a um sucateiro e quando fui para mandar abater pediram o carro ou pelo menos o quadro.
o que faço para mandar abater e deixar de pagar IUC?

Tiago em 06.04.2011. 20:21

comprei um carro passado 5 messes tive um grave acidente.os documentes foram apreendidos e agora encontram-se na IMTT.
e o seguinte eu vendi o carro a um sucateiro e quando fui para mandar abater pediram o carro ou pelo menos o quadro.
o que faço para mandar abater e deixar de pagar IUC?

Cruz em 04.04.2011. 17:31

Boa tarde, comprei uma viatura num stand no final de janeiro, e fiquei com uma copia da declaração de venda,porque o stand disse ter um solicitador que estaria resolver a situação de colocar o veiculo em meu nome. O veiculo foi importado 2 dias antes de eu o comprar, mas hoje dia 04-04-2011, ainda não me chegou a casa o Modelo unico, nem o carro esta em meu nome, o Sr do stand não me atende o Tlm, de maneira que não consigo comprar o selo(imposto de circulação), nem ter o veiculo em meu nome e ja esta todo pago. Existe alguma coisa dentro dos parâmetros legais que se possa fazer?

Mario ferreira em 30.03.2011. 21:06

Comprei um carro com impréstimo tive um acidente e o carro vai para a sucata ainda não está pago pff como o posso abater

Ana Fernandes em 29.03.2011. 16:14

Vendi um carro em Dezembro e o novo dono ainda não o legalizou nem comprou o selo, que poderei fazer?

Paulo Fernandes em 29.03.2011. 14:41

Eu, Paulo António Eugénio Fernandes, proprietário do veículo FIAT UNO 60 SL , matrícula LQ 54-92 de Novembro de 1986, venho por este informar que quero dar baixa a partir deste momento, em virtude do carro estar em fim de vida.

Obrigado

Paulo Fernandes
o meu contacto é este 927575185 e e mail paulo.e.fernandeas@inr.mtss.pt

Isabel em 26.03.2011. 21:27

Vendi um carro em 2008 o novo propriatario não poem em seu nome que devo fazer

Castro em 26.03.2011. 12:35

Estou prestes a adquirir uma viatura, no entanto, a tranferencia de registo cabe-me a mim faze-la. Fui a o site automovel online, realizei o pedido, mas não tenho qualquer certificado digital. Enviaram-me o email para proceder ao pagamento dos 10€, gostaria de saber se entretanto a situação mudou, caso eu posso proceda ao pagamento o registo será feito?

Carla Gomes em 21.03.2011. 10:40

Bom dia!
Gostaria de pôr aqui uma questão. O meu carro foi abatido em Dezembro de 2010. No entanto, o centro de abate enviou o requerimento de cancelamento de matrícula para o IMTT apenas em Fevereiro deste ano. Eu tenho o IUC para pagar até ao fim do mês de Março e a matrícula ainda não foi cancelada apesar de o requerimento já ter dado entrada no IMTT. Assim sendo, terei que pagar o IUC?
Obrigada

José Carlos Sanches em 18.03.2011. 19:59

Marina, o stand deve sempre emitir um documento de recebimento da viatura, declaração essa que justifica que a responsabilidade passa a ser do stand a partir desse momento.

Cumprimentos
José Carlos Sanches
www.autodoc.pt
Documentação Automóvel desde 1994
Lisboa/Setúbal

Marina em 17.03.2011. 19:40

Vendi um carro hoje a um stand. Eles só me deram um cheque. Não tenho prova nenhuma.
Como posso provar perante a lei, se alguém conduzir esse carro que ainda está em meu nome, e tiver algum problema para eu não ter qualquer responsabilidade ?

Angelina Cerqueira em 15.02.2011. 10:26

Bom dia
Venho solicitar-vos um esclarecimento relativo á seguinte situação: Em Novembro de 2010 comprei no stand M. Coutinho (Rio Tinto) um Seat Ibiza com matricula de Fevereiro de 2010 (49-IT-21).
Á presente data ainda não tenho os documentos do carro pelo que tenho vindo a dirigir-me todos os meses ao M. Coutinho a fim de renovar o documento de autorização de circulação.
Este mês deveria proceder ao pagamento do IUC, no entanto, conforme já confirmei no site das finanças, o carro ainda não está no meu nome.
A informação que me foi dada pelas finanças é que o veículo em causa se encontra em nome de Jorge Fernando Ribeiro Neves. Tenho, no entanto o IUC de 2010 pago em Maio de 2010 em nome da Seat (!).
Gostaria de saber como devo proceder neste caso visto este é o mês em que o imposto deveria ser pago. È da responsabilidade da Seat? É da minha responsabilidade e devo pagar o imposto na tesouraria das finanças mesmo estando o carro em nome de outra pessoa? A empresa M. Coutinho está em incumprimento pelo facto de não me ter enviado ainda o documento único de circulação e ainda não ter passado o carro para o meu nome?
Agradeço desde já.
Angelina Cerqueira



Melhores cumprimentos



Sérgio Lages

José Barbosa em 01.02.2011. 14:25

Boa tarde,

Comprei um motociclo em 2008 e não passei para meu nome.
Alguém me sabe dizer se vou pagar multa ou se tenho de falar novamente com quem me vendeu o motociclo?

Obrigado
www.jbb@gmail.com

Silvia Moreira em 20.11.2010. 16:28

Daniel, Para não pagar o IUC terá de fazer o cancelamento da matrícula (para isso terá de preencher e entregar o modelo 9 no IMTT - pode imprimir este modelo e ver como se preenche no portal do IMTT).
Penso que não seja necessário documento do ferro velho, mas terá de fornecer os documentos originais da viatura quando for cancelar a matrícula. Sobre o cancelamento do registo da viatura é que eu não tenho a certeza se necessita de certificado de destruição, mas poderá questionar no IMTT acerca deste assunto quando for solicitar o cancelamento da matrícula.

Silvia Moreira em 20.11.2010. 16:22

Georgina, o melhor a fazer é cancelar a matrícula para não ter problemas nem ter que pagar o IUC. Não entendo porque motivo a aconselharam a esperar mais algum tempo no IMTT?!

Daniel em 20.11.2010. 12:24

Boas! Eu estou num curso profissional de mecatrónica automóvel e gostaria de comprar um automóvel para poder aprender mais,este carro não iria circular. Gostaria de saber se, nestas condições terei de pagar imposto de circulação, ou então saber se existe uma maneira de ter o carro sem ter de pagar esse imposto. Também gostaria de saber se para dar baixa da matrícula é nesseçário algum documento do ferro-velho.

Obrigado pelo site está muito bom e dá muito jeito para tirar duvidas. =)

João Paulo Santos em 10.11.2010. 17:52

Qual o prazo para alteração de um registo de propriedade de um veiculo ligeiro?

Lino em 08.11.2010. 19:24

Boa tarde,

Gostaria de saber o que devo fazer para resolver esta situação:

Em 2008 troquei a minha mota por outra, e preenchi a declaração de compra e venda e deixei no stand.
Entretanto o Stand vendeu a mota a outra pessoa e esta não passou a mota para nome dela, tendo dado a mota(ainda em meu nome) a um outro stand como troca de outra mota.

Esse segundo stand, vendeu a "minha" mota a uma outra pessoa em junho de 2010 e ainda hoje não passou a mota para nome dela.

A declaração de compra e venda que eu assinei está na posse desse segundo stand, assim como os documentos.
Será melhor mandar apreender a mota?

Elisabete em 15.10.2010. 09:50

comprei um carro num stand , a propriataria disse que me passaria o carro para meu nome pois era mais barato e rapido, o certo é que ja comprei o carro a 2 meses e ate agora nada.
ja contactei o stand ainda sao arrugantes dizendo que o sistema esta a dar problemas...
o que posso fazer pois sempre que tento conctar com o stand me desliga-me o telefone.

georgina em 10.10.2010. 19:10

tenho um carro ainda em meu nome porque o meu ex namorado na altura meu namorado disse que levou o carro para a sucata e o sucateiro abatia o carro...
mas afinal não deu baixa do carro e o carro ainda esta em meu nome.
foi a sucata para saber do paradeiro do carro e ele respondeu-me que o carro nunca esteve lá.
o meu ex namorado desapareceu do mapa á algum tempo,
eu não faço ideia onde esta o carro, eu tenho os documentos e já foi á IMT mas dizem -me para esperar mais algum tempo...
o que é que eu faço pra dar baixa do carro?

Augusto B.Lourenço em 08.10.2010. 12:56

Desejo saber se tenho que pagar o IUC de uma viatura que vendi em 12/5/2004 e que em 17/8/2010 solicitei no IMTT a sua apreensão em
virtude de ainda continuar registada em meu nome.

Jorge Gonçalves em 25.08.2010. 16:17

Boa Tarde,

Pretendo adquirir uma viatura num determinado stand, pedi uma cópia dos documentos da referida viatura.
Desloquei-me ao Registo Automóvel onde solicitei informações sobre ónus e encargos que eventualmente pesassem sobre a viatura e seu anterior dono.
Fui informado que a viatura tinha sido registada a poucos dias em nome de uma outra entidade (também um stand).
Perante esta informação coloquei a questão ao stand onde pretendo comprar a viatura, onde me foi dito que o procedimento era normal, uma vez que não podiam ter a viatura no stand com o nome do antigo proprietário.
A minha questão é: - Se vou adquirir a viatura em causa, esta poderia passar do anterior dono para o meu nome?
Será normal este tipo de tramitação.
Agradeço comentário.
Obrigado

João Santos em 03.08.2010. 16:52

Boa tarde
Comprei um Fiat Punto no Stand Auto One, propriedade de Pedro Castro, em Odivelas.
Já Paguei o carro.
Peço ao senhor a declaração de venda e este complica, arranjando argumentos, sem jeito.
que devo fazer?

miguel em 26.07.2010. 03:09

tenho os meus documentos apreendidos para ipo B,o que devo fazer para cancelar as matriculas pois o carro foi vendido a peças e nao tenho interesse em continuar a pagar impostos e outros sobre esse veiculo matriculado de 2002?

João Jeronimo em 17.07.2010. 14:24

Boa tarde,

Brevemente vou comprar um veiculo a um particular, porém ele é de Lisboa e eu sou de Castelo Branco. O que deverei fazer para que tudo corra bem para as duas partes? Que documentos devemos de assinar, onde alterar o registo de propriedade (Lisboa ou Castelo Branco)?

Aguardo uma resposta :)

CARLOS LIMA em 10.07.2010. 12:06

quero saber quamtos carros há em meu nome ..........

marina de aguiar em 05.07.2010. 21:24

BOA NOITE, EM AGOSTO DE 2007 VENDI UM VEICULO, E O NOVO PROPRIETRIO NÃO FEZ A TRANSFERENCIA, EM JANEIRO DE 2008, PEDI PESSOALMENTE A APREENSÃO DO MESMO NA IMTT, NUNCA OBTIVE RESPOSTA ALGUMA, E NAS FINANÇAS CONTINUO SENDO A PROPRIETARIA DO VEICULO, RECEBI POR PARTE DAS FINANÇAS COBRANÇAS PARA PGTO DA IUC, AS FINANÇAS PEDIU QUE EU CANCELASSE A MATRICULA, NÃO SEI O QUE FAZER POIS NÃO SEI NADA A RESPEITO DA VIATURA, SE CIRCULA, SE FOI APREENDIDA, OU SE JA TEM A MATRICULA CANCELADA. O QUE DEVO FAZER???

OBRIGADO! MARINA DE AGUIAR

Dn em 24.06.2010. 15:38

Ana isso é perfeitamente possível. Em caso de sinistro é que podes ter problemas, porque nesse caso a seguradora vai alegar que o condutor habitual não é o tomador do seguro e tentar, dessa forma, declarar a nulidade do seguro com base em falsas declarações. Infelizmente é assim que funcionam as seguradoras, para pagarem alguma coisa só quando são obrigadas pelo tribunal, e todos os subterfúgios são válidos para fugirem às suas responsabilidades.

jorge fraga em 11.06.2010. 03:50

como faço para saber pela internet se o veiculo que vendi já está no nome do novo propietário?

Susy... em 11.06.2010. 01:47

LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…

Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)…

Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre (…) de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que (…) venha para MIM l, afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

Publique esta simpatia por três vezesSó mesmo esta simpatia, quero compartilhar com você a minha alegria e mostrar que se para mim deu certo para você também dará basta copiar e colar por três vezes em inforum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoará e a sua vida não será a mesma.

Susy... em 11.06.2010. 01:46

1. Coloque a mão em sua boca;
2- Faça um desejo em sua mão;
3- coloque sua mão em seu coração durante 5 segundos;
4- Coloque esse comentário em 3 espaços virtuais
Amanhã você terá o melhor dia de sua vida.

Natan Augusto santana em 04.06.2010. 03:33

tipo,comprei um carro a 1 ano, o vendedor
demorou entregar o recibo acinado
e quando entregou
demorou retirar a alienação do veiculo,q passou mais de 40 dias apos o recibo asinado,
e agora me obriga ligando para passar o carro pro meu nome falo até em processo, ele pode me processar?

miguel em 31.05.2010. 14:29

Bem, a minha dúvida, é um pouco identica a algumas que aqui estão.
Ou seja vendi o carro a um primo meu, que na altura, à cerca de 3 anos atrás assinei a folha de compra e venda e depois ele disse que metia a data e tirava a cópia, ou seja, não tenho cópia nenhuma, e a questão é que o carro continua em meu nome. Pelos vistos ele tinha vendido o carro a um colega que por sua vez ainda não o meteu em seu nome. Pergunto o que faço? Já falei com o meu primo , mas o seu tal colega não anda nem desanda. Ameaçei-o que se até ao final deste mês ele não passa-se o carro para seu nome ía fazer a apreensão do veículo. Como faço isso? https://www.automovelonline.mj.pt/AutoOnline/ aqui pede-me a senha do portal das finanças. É seguro? É aqui que devo fazer isso? Obrigado

Fernando Toledo em 21.05.2010. 22:13

Ola meu caso é o seguinte meu sogro esta internado e nao sabe se a filha mais velha esta comprando um carro no nome dele como eu consigo consultar se tem algum veiculo no nome dele?

Ana em 14.05.2010. 00:27

ola!!!
nao sei s m podem ajudar, mas gostaria de saber s é possivel comprar um carro em meu nome ( tenho 21 anos ) e colocar o seguro em nome do meu pai...isto porque sempre ouvi o contrario, sempre ouvi k o seguro tinha de estar no msm nome k o titular do veículo, a minha pergunta sussede pk perguntei a um sr. agente numa operação stop, e este disse k nao havia qualquer problema em ter o carro em meu nome e o seguro em nome do meu pai!!!!
fiquei sem saber exatamente o k pensar...
sera k m podem ajudar????

obrigada.

Odilia em 05.05.2010. 17:53

Goataria de saber o prazo de validade da declaração de compra/caracteristicas de uma viatura nova enquanto não está registada. Quanto tempo a viatura pode circilar somente com essa declaração enquato não recebe o DUA e se há algum artigo na lei que comprove isso (se há gostaria que me indicassem qual).

Obrigada

Manuel em 05.05.2010. 16:25

Comprei um carro num stand em finais de Abril e dei outro em troca, mas o que dei em troca ainda continua em meu nome. O que posso fazer?
Obrigado

Magali Pereira em 30.04.2010. 21:15

ola! Gostaria que me esclarecessem num assunto em que esou mesmo a 0. Comprei um carro a credito , o qual ficou com a reserva do mesmo ate pagamento total. Vou aabar de o pagar agora no mes de Junho. Que procedimentos se seguem? Onde me devo dirigir pra paasar o carro para meu nome? Que valor vou pagar? Espero uma resposta . Obrigada

Tina Bóia em 30.04.2010. 15:44

Olá! Gostaria que me ajuda-se, tive um carro á 6 anos que me foi dado. "Fiat Uno" , entretanto mandei um mecanico ver o carro, o carro não tava em condições de arranjar. Mandei abate-lo numa sucateira,aonde eu vi o seu abatamento e não me deram um comprovativo de abate. Entretanto tive de por o carro a meu nome á mesma! O meu problema é que estou a pagar o selo todos os anos e queria dar baixa dos documentos. Gostaria de saber o que é preciso para anular a documentação. Espero resposta, obrigado.

Diogo em 21.04.2010. 18:47

Ruben, julgo que será na DGV e o preço é de 75 euros se nao estou em erro.

Diogo em 21.04.2010. 18:43

Ruben, julgo que será na DGV e o preço é de 75 euros se nao estou em erro.

Paulo em 20.04.2010. 13:12

Gostava que informassem do seguinte:
Eu vou comprar uma viatura que tem reserva de propriedade, combinei com o vendedor que ambos se deslocariam ao banco credor, para passar um cheque do valor em divida e o excedente era passado ao próprio.
O vendedor encontra-se no estangeiro e o actual em substituição tem uma procuração para o efeito.
Foi-me referido que após pagar ao banco credor, o actual vendedor passa uma declaração ao banco para enviar os dados de fim de reserva de propriedade para a minha residência, gostava que me explicassem se falta mais algum procedimento a efectuar. Obrigado

jaime em 16.04.2010. 23:35

boa noite eu a coisa de um ano vendi um carro a um stand e a pouco tempo quando foi tirar o selo para outro carro que tenho ainda se encontra ma base de dados o reguisto do carro antigo em meu nome falei com o stand e eles me disseram que ja tinham vendido o carro a uma pessoa mas o que é certo é que o carro se encontra em meu nome o que devo fazer mandar aprender o carro ou dar baixa de matricula?

vox em 13.04.2010. 01:05

Em relação aos casos de transferência de propriedade que não avisaram com 60 dias o IMTT sei que se pode pagar 1 multa que varia entre os 120 e 600 euros, eu estou numa situação em que era o vendedor e já passou quase 1 ano e a pessoa não fez a transferência para nome dele.

Será que alguém me sabe dizer se essa multa tem a ver com o tempo que não se avisou o IMTT ou se tem a ver com o valor do veiculo, ou se alguém tiver conhecimento de alguma tabela relacionada com os valores da multa por favor que ma indique


obrigado

Luis Duarte em 05.04.2010. 11:53

Comprei um carro há um ano.
O vendedor desapareceu.

Tenho a declaração de circulação, documentos da financeira provando que o carro é meu,seguro e o selo do carro

Será que chega para efectuar o registo de propriedade em meu nome?

Obrigado

Paulo Santos em 01.04.2010. 18:38

Tenho uma situação do caraças .....


Em 2003 a minha esposa comprou um carro que foi pago atravez de um credito o que implicou uma reserva de propriedade por parte de entidade financiadora, em 2007 ( Agosto ) após terminar o pagamento do respectivo carro, fomos à Conservatoria do Registo Automóvel com toda a documentação necesaria e regularizamos a situação, temos todos os documentos em nossa posse ( Registo de Propriedade, Livrete, etc, etc )
Até hoje nunca houve problemas, o pagamento do IUC foi feito sempre a tempo e horas tal como as inspecções, sem problemas nenhuns.

No mês passado ( Março de 2010 ) fui feita a inspecção como é de lei e problemas nada, ontem dia 31/03/2010 fui ao Site das Finanças para sacar o papelinho para pagar o IUC e que espanto o meu o dito carro não está nos registos, hoje após deslocação às Finanças e à DGV - IMTT que espanto o meu quando a senhora que me atendeu me disse que a matricula deste carro tinha sido cancelado devido a um pedido feito em JUNHO DE 2007.

Sem mais justificações e explicações.

Vou fazer um requerimento à DGV - IMTT para ver se me solucionão o problema mas acreditem que isto não vai ficar assim, a reclamação para a DECO já seguiu e depois de ter o assunto resolvidinho o livro de reclamações vem para as minhas mão sem sombra de dúvida.

Paulo Santos

Gestão de Frotas em 01.04.2010. 12:49

Boa tarde,
Reconhecendo a importância da gestão de frotas no meio empresarial, o site Gestão de Frotas (www.gestao-frotas.com) surge para demonstrar as potencialidades deste sistema, abordando não só as mais recentes novidades tecnológicas desta área, como o seu meio envolvente.
O Gestão de Frotas.com pretende tornar-se um site de referência na área, cobrindo as temáticas mais importantes do mercado e acompanhando o percurso dos agentes principais.
Neste sentido, e reconhecendo a qualidade e importância social do vosso site, gostaríamos de solicitar uma troca de links, que irá beneficiar o vosso site com maior tráfego. Informamos que temos já um número considerável de visitas diárias.

Agradecemos desde já a vossa colaboração,
Os nossos melhores cumprimentos,
www.gestao-frotas.com

Ruben em 23.03.2010. 19:53

se eu quiser comprar uma mota a outra pessoa e tiver que a registar em meu nome onde tenho de ir e qual o preço?

Diogo em 23.03.2010. 12:01

Bom dia, gostaria de obter informação acerca da regularização de selo.
No mês passado comprei uma moto de 2008, no entanto informei-me do selo nas finanças e soube que nem o selo de 2008 ou 2009 estariam pagos pelo antigo dono. Gostaria de saber se após transferência de propriedade eu herdo essa responsabilidade ou se essa fica associada (como deveria) ao antigo dono. Mais ainda, se é possível regularizar o próximo selo dado que os anteriores estão por regularizar. O stand garante-me que assume qualquer responsabilidade pela falta de pagamento, e que não vou ter problema nenhum no pagamento do próximo selo, dado que existe cruzamento de dados. Agradeço imenso qualquer esclarecimento.

Jorge Matos em 20.03.2010. 17:18

Boa Tarde,

Tenho uma viatura em meu nome na DGV e Finanças, que resultou de um processo de falsificação do Bilhete de Identidade. Os autores do crime foram identificados e condenados, contudo as entidades acima referidas não conseguem resolver este imbróglio.
Agradecia uma opinião.
Obrigado

Cristina Moreira em 19.03.2010. 15:46

Vendi uma viatura em 2009, mas nas finanças ainda consta como meu.
Existe algum documento que eu possa pedir à conservatório, via net, para confirmar esta situação?
Obrigada

João Lobo em 19.03.2010. 01:38

Tenho um carro que acabei de pagar em 2008 (citroen C3 Ano de 2004)tenho em meu poder toda a documentação necessária para passa-lo para o meu nome só que tenho andado a adiar, e com isto tudo já passou cerca de 1 ano e tres meses aproximadamente, será que já vou pagar multa ou não? Obrigada Atentamente João Lobo

isabel.rodrigues@cm-lisboa.pt em 18.03.2010. 14:30

Gostaria que me informassem, p.f. tinha um veículo que emprestei e a pessoa teve um acidente, o carro foi para a sucata, os documentos foram apreendidos pela Policita e enviados à DGV. O carro foi entregue a um mecânico para abater. O Mecânico desapareceu, o carro também. Agora todos os anos tenho que pagar o imposto nas Finanças do dito carro, dizem que tenho que dar baixa, mas só com um documento da Policia como foi roubado. Será que há forma de abater este carro?

Gilberto Pé-Curto PLM em 16.03.2010. 10:36

Estou a tentar negociar com viatura Renault 4L cuja matricula VX-59-47 já cancelada,gostaria de ser informado sobre
custos e caminhos a seguir,obrigado.

sara neto em 12.03.2010. 09:29

tenho um contrato com a BPI leasing e este mês paguei a ultima mensalidade (48ª). Gostava de saber tenho de pagar algum valor residual e o que devo fazer para ter o registo de propriedade em meu nome.

Rute em 11.03.2010. 13:21

Sei que já estamos em 2010, mas só agora a minha mãe ficou a saber q tem em nome dela nas finanças um carro de 1979, que foi para a sucata em 1993, tendo ficado com os documentos em posse dela e por desconhecimento nao efectuou o cancelamento da matricula, nem em 1993, nem em 2008. Agora está sem saber o q fazer, pois entregou para o abate e nem sequer ficou com nenhum papel a comprovar tal. Como é q ela pode resolver este assunto.

CLAUDIA OLIVEIRA em 10.03.2010. 21:12

Nas finanças tenho ainda um carro em meu nome onde este ja foi vendido e por conseguinte foi para abate sem documentos pelo comprador e neste momento quero saber como posso fazer para anular esta matricula visto que agora tenho divida nas finanças á conta dos selos nao pagos pelo comprador.
o que aconselham......

Nuno Nogueira em 04.03.2010. 23:05

Boa noite, vendi um carro a uma pessoa que nao o pos em seu nome e nao tinha imposto de circulação.Numa operação stop apreenderam os documentos por falta do imposto, como é que faço para os voltar a ter?

Maria em 03.03.2010. 22:41

Boa Noite
Gostaria de saber quel é o CO2 cobrado pela a alfandega quando se legaliza o carro , é o combinado? ou é o urbano?

Carlos rosado em 03.03.2010. 17:59

Preciso de um esclarecimento. Estou de vlota a Portugal depois de ter vivido 16 anos na Belgica (estou ja quase na pre-reforma)e tenho um automovel com 10 anos. E gostaria de o legalizar cá em portugal. Que procedimentos devo tomar para tal e mais ou menos quanto me poderá custar. Veiculo é um Mitsubishi L200 Vagon com 1995 de cilindrada. se me puderem responder agradecia.

PAVICERCA em 22.02.2010. 12:23

Tenho um amigo que em Setembro de 2009 vendeu um veículo e que até à presente data ainda se encontra em seu nome!O que é que ele deve fazer?Penso que o imposto de circulação deveria ter sido pago em setembro, mas como o vendeu, já não pagou o dito imposto.Deverá pedir para que seja apreendido o veículo? Terá de pagar alguma coima?
Obrigado.

anabela reis em 21.02.2010. 01:30

olá boa noite eu vendi o carro 2008 e o individuo agora descobri q nao meteu o nome dele e sei q ja vendeu a outro e esse tb vendeu a um stand em lx mas continua com o meu nome e tb descobri q nao compraram o iuc...qual a melhor maneira de me livrar desta situaçao agradeço pela atençao e pela resposta.obrigado

José Manuel em 19.02.2010. 11:46

Boa Tarde,
Comprei recentemente uma viatura de 2007, a qual após 4 meses ainda não tenho os doc, visto que o antigo dono terá mandado cancelar a matricula, foi-me dito pelo stand que teria de fazer uma nova inspecção à viatura, para poder solicitar 2º via dos doc. Toda esta situação deixa-me preocupado, como é possivel a venda por parte do stand c/ conhecimento de uma instituição bancária de um bem sem doc. o que devo fazer.
agradeço desde já a atenção ao exposto.
Melhores Cumprimentos.

Sónia Santa Maria em 17.02.2010. 23:05

Boa noite,

Gostaria de um pequeno esclarecimento: Vendi o carro do meu pai (era eu quem costumava andar nele) a um Stand. Foi uma retoma. Por forma a evitar problemas no futuro, quero informar o Estado de que aquele veículo já não é do meu pai.
1) Sabe-me informar que documentação terei de apresentar no IRN?
2) E quanto ao IUC, a partir do momento em que o carro já não é meu/do meu pai e está no stand, quem é que paga o imposto? É que o stand não vai colocar o carro no nome dele...
Desde já muito obrigado.

Carlos em 12.02.2010. 19:29

Vendi um motociclo a uma pessoa,essa pessoa fez o respectivo pagamento, o veiculo foi deixado a guarda de outra pessoa com os documentos e declaraçao de venda sem os dados do comprador e data em branco, entretando a pessoa que estava a guardar o veiculo quer que o comprador lhe pague novamente o veiculo em questão, doutra maneira não o devolve ao comprador.Mando apreender o veiculo e passa novamente para o vendedor?

António Brito em 11.02.2010. 16:52

Boa tarde. Há cerca de 10 anos comprei um automóvel a um stand, sendo que, para pagamento parcial do preço, foi retomado pelo mesmo um veículo que tinha na altura. Qual não é o meu espanto quando, no ano passado, começo a ser notificado para pagar o Imposto de circulação automóvel relativo ao veículo retomado há 10 anos atrás(??!!). Contactei o stand que me disse que vendeu o sobreditoa um terceiro e que agora este caso não é da sua responsabilidade. Fiz uma exposição às finanças que me disse que nada poderiam fazer pois o carro continua averbado em meu nome. A minha questão é a seguinte: como tenho de proceder para forçar o stand ou o proprietário seguinte a passarem o cerro para nome deles para deixar de pagar Imposto sobre um carro que não me pertence há mais de 10 anos?

Obrigado.

marta rebelo em 06.02.2010. 11:56

eu queria importar um nissan micra1.2 de 1992. quanto vou pagar de imposto?
Obrigado

Ana Maria em 04.02.2010. 23:30

Tenho um carro com matricula francesa que era do meu irmão, necessito de dar baixa do mesmo mas não sei como o fazer. Tenho o registo de propriedade (CERTIFICAT D´IMMATRICULATION).Se porventura me puder ajudar agradeço desde já

Ana Maria em 04.02.2010. 23:23

Tenho um carro com matricula francesa que era do meu irmão, necessito de dar baixa do mesmo mas não sei como o fazer. Tenho o registo de propriedade (CERTIFICAT D´IMMATRICULATION).Se porventura me puder ajudar agradeço desde já

Escrever um comentário ou colocar uma dúvida

POR FAVOR leia a página toda antes de fazer perguntas que já estão respondidas no texto principal! Obrigado.

:

:

:


Estamos em 2024, para o ano vamos estar em que ano?

Por uma questão de rapidez na resposta e de poupança de espaço, considere que as minhas respostas incluem sempre os normais cumprimentos. :)

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.

Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais