Como fazer se no site das Finanças ainda tem um carro em seu nome que já não é seu

Nesta página: o que fazer se no Portal das Finanças tem um carro em seu nome que já não é seu.
Resumo: se mandou um carro para a sucata, faça o cancelamento da matrícula, se vendeu um carro e o mesmo ainda não foi registado em nome do comprador, peça a apreensão do veículo.

Tem sido uma relativa surpresa para muitas pessoas o facto de encontrarem no Portal das Finanças automóveis que já foram seus, mas que neste momento por diversas razões já não são sua propriedade.

Isto acontece porque as Finanças recebem as bases de dados das Conservatórias do Registo de Veículos (antigas Conservatórias do Registo Automóvel) e associam os sujeitos passivos aos números de contribuinte constantes nos registos.

A entidade pública responsável pelo registo dos automóveis é o Instituto dos Registos e do Notariado através das Conservatórias do Registo de Veículos, sendo que a entidade emissora das matrículas é o IMT.

O problema nunca deverá ser resolvido através das Finanças, a não ser em casos de erro, mas sempre através do IMT ou da Conservatória do Registo de Veículos.

De forma simples, o que precisa de fazer caso esteja nesta situação é uma de três coisas:

Fazer o registo e pedir a apreensão só é possível através da Conservatória.
Cancelar a matrícula (dar baixa) só é possível através do IMT e deve ser sempre a última opção.
O que é que deve fazer entre estas opções depende muito do que aconteceu.

Pelo que tenho constatado, existem os seguintes casos:

A primeira coisa que deverá saber é que a não comunicação da transferência de propriedade nos 60 dias seguintes à ocorrência do acto implica o pagamento de uma multa.
Ou seja, se vender um carro e não fizer o registo dessa venda na conservatória no prazo de 60 dias após a venda, está sujeito a multa.

Vendeu o carro a um comerciante de automóveis

Se vendeu o carro a um comerciante e ainda tem o carro em seu nome, fique sabendo que, na maior parte dos casos, os comerciantes não fazem o registo dos carros em seu nome.
Até que o comerciante venda o carro, este ficará em seu nome. Não é a forma mais correcta de fazer as coisas mas, é a prática comum no mercado. Isto porque, registar os carros assim que os compram acrescenta custos e trabalho que, muitas vezes não se justifica pelo pouco tempo que os carros ficam com os comerciantes. Outras vezes haverá em que o comerciante apenas é um intermediário, que retoma o seu carro e o revende a outro comerciante. As razões são diversas e variadas, o importante a reter é que é relativamente habitual e que, desde que tenha consigo uma declaração de venda assinada pelo comerciante, não deverá ter problemas, porque a responsabilidade pelo registo é sempre do comprador.

Mas, se está a ler isto, é porque já passou algum tempo, e o carro ainda está em seu nome. Nesses casos o que tem que fazer é, na minha opinião, contactar o comerciante e dizer que pretende que ele faça o registo e que, se não o fizer, mandará apreender o carro. O comerciante terá todo o interesse em resolver a situação.
Se tal não acontecer, o que tem que fazer é: pedir a apreensão ou fazer o registo em nome do comprador.

Vendeu o carro a um particular

Se já passaram alguns dias, pelo menos 30, desde que vendeu o carro e este ainda aparece em seu nome no Portal das Finanças, pode fazer uma de duas coisas: pedir a apreensão ou fazer o registo em nome do comprador.

O carro foi para a sucata ou foi entregue para abate

Este processo deverá ser automatizado desde que tenha feito a entrega num centro de abate autorizado. Nesse caso, deverá ter consigo um certificado de destruição. Na posse desse certificado, deverá dirigir-se ao IMT e pedir o cancelamento da matrícula.
Se entregou o carro numa sucata não autorizada e não tem certificado de destruição, deverá assumir a transacção como se fosse um venda a particular e pedir a apreensão e se for caso disso, o cancelamento da matrícula.

Teve um acidente e entregou o carro à companhia de seguros

É como se fosse uma venda normal a particular, pode fazer uma de duas coisas: pedir a apreensão ou fazer o registo em nome do comprador. Na minha opinião, deve contactar a seguradora antes, de forma a esclarecer se existe algum procedimento administrativo já pré-estabelecido para estes casos, pode ser que seja mais simples de resolver do que pensa.

Está abandonado ou inutilizado

Deve pedir o cancelamento da matrícula no IMT se pretende ficar com o veículo. Se não pretende ficar com o veículo, deve entregá-lo num centro de abate autorizado.

Foi roubado e nunca apareceu

Deve pedir o cancelamento da matrícula no IMT por desaparecimento.

O que é que deve fazer para não se ver nesta situação no futuro?

Imprima em casa o Requerimento de Registo Automóvel (use a mesma folha para frente e verso - imprima mais de uma cópia para o caso de se enganar), preencha e desloque-se com o comprador do automóvel a uma Conservatória do Registo de Veículos ou a uma Loja do Cidadão. Aí, presencialmente, tenha a certeza de que o registo é efectuado.

Se vai entregar o automóvel numa sucata, vai para abate, é salvado ou está/será inutilizado ou guardado sem intenções de circular futuramente, deverá cancelar a matrícula (dar baixa).
Para saber como o fazer consulte esta página.

Como mandar apreender um automóvel

Para apreender o automóvel deverá dirigir-se a uma Conservatória do Registo de Veículos, confirmar que ainda está em seu nome, pedir um documento em como o veículo ainda está em seu nome e solicitar a apreensão por não regularização do registo.

A partir daí é aguardar notícias. No entanto, isso não o inibe de continuar a pagar o IUC. Por isso, quanto mais cedo fizer tudo isto, menos chatices e menos imposto pagará. É lógico que as autoridades deverão demorar algum tempo a encontrar o seu carro, e enquanto isso não acontecer é a si que as Finanças irão pedir o pagamento do imposto.

Já agora, aqui fica como saber que carros estão em nosso nome no sítio das Finanças: Como consultar os veículos em meu nome.

09.07.2007. 12:53

Catarina em 04.06.2024. 12:08

Comprei um carro num stand e deixei o meu como retoma afora o stand contactou me e diz que o veículo que deixei la avariou o motor e que sou obrigada a pagar, quando deixei o carto la estava andando e em condições. Sou obrigada a pagar im motor novo?

Maria em 24.05.2024. 14:16

Boa tarde,

Tenho feito o cancelamento da matrícula no IMT há 15 dias, pois o carro foi para Espanha e já tem as placas de lá.

Mesmo tendo feito o cancelamento presencialmente, verifico no site que ainda não consta o cancelamento no sistemas.

Quanto tempo demoram em cancelar as matrículas após dar entrada do pedido no IMT?

Muito obrigada!

PAULO em 29.02.2024. 16:25

Boa tarde, gostaria de saber se eu comprar um carro com coimas, dividas fiscais ás finanças, se as divididas ficam no nome da outra pessoa (nas finanças) ou transitam para mim que vou adquirir o carro.

Gostaria que me enviasse a resposta para mendesp334@gmail.com

Obrigada.

JEAN em 28.12.2023. 04:24

Existe um veículo em meu nome que nunca foi , nem nunca vi , em meu nome não conheço o antigo dono nem de onde é , como proceder?

Sofia Costa em 14.12.2023. 18:19

Boa tarde,
vendi o meu carro a um particular e fizemos logo a transferência de propriedade no mesmo dia numa conservatória. Quanto tempo tenho de esperar para que nas finanças o carro deixe de aparecer como minha propriedade?

Obrigada,

Carlos Esteves em 10.11.2023. 00:36

Tenho um veículo automovél que está em meu nome, bem como o seguro do mesmo pois sou condutor com mais de 30 anos de carta. A minha esposa é que anda com ele, visto ser o carro que usa para ir para o trabalho.Como ela prefez mais de 10 anos de carta, pretendia transferir o veículo para o nome dela, bem como o seguro.
è permitida esta transferência de propriedade entre conjuges?

Grato pela ajuda.

Carlos Esteves

Tania em 04.11.2023. 02:24

Vendi o meu carro em 2007 e ainda tenho o IUC para pagar e uma multa enorme. Só me apercebi porque resolvi por curiosidade ir ao site das finanças, já que não vivo em Portugal desde 2015. O que fazer?

Simão Rodrigues em 22.10.2023. 11:06

Vendi um veiculo há cerca de 4 anos mas o comprador não o passou para o seu nome, não tenho a declaração de venda nem documentos, o que posso fazer para dar baixa do veiculo?

jose marques em 08.09.2023. 11:52

Vendi um carro a um particular há mais de 30 anos, carro é de 1970
O que devo fazer para que anule o registo deste mesmo carro no Portal das Finanças que continua em meu nome?
Claro que é óbvio que esta viatura já não existe,mas tenho um papel assinado pelo compradore
O que posso fazer para regularizar esta situação

António em 02.09.2023. 01:27

Boa tarde
O meu caso é um pouco diferente. Vendi um carro e o atual proprietário passou para nome dele e tem o DUA que o comprova. Entretanto já se passaram cerca de 4 meses e nas finanças o
Boa noite
Vendi um carro e o atual proprietário passou para nome dele como já comprovei através de certidão do registo automóvel. Entretanto já se passaram cerca de 3 meses e nas finanças o carro continua a constar em meu nome, neste caso o que posso fazer? Contactei as finanças e disseram que o comprador tem que ir lá alterar a propriedade, ora não tenho forma de contactar o comprador e não se percebe pois o erro foi da comunicação entre o Registo e as finanças. Obrigado

Obrigado

Hélder Fontinha em 28.08.2023. 11:07

Tenho um carro a 3 anos numa oficina com documentos apreendidos porque tive um acidente, essa oficina ficou com o carro para arranjar para eles mas até agora nada continua em meu nome, como posso acabar com isto? Obrigado

Paulo Jorge Dias Prazeres em 01.06.2023. 10:50

Vendi um carro a um particular há mais de 30 anos, carro é de 1975.
O que devo fazer para que anule o registo deste mesmo carro no Portal das Finanças que continua em meu nome?
Claro que é óbvio que esta viatura já não existe, e comprovativo de venda também já não o possuo.
O que posso fazer para regularizar esta situação

jonathan couto em 22.05.2023. 20:41

Ola, Recebi um SMS das finanças para eu pagar o IUC de um veiculo
entrei ao site das finanças e consta la um carro em meu nome que nao fui eu que comprei
oque posso fazer?
nao sei se vou ao imt se vou a policia
a compra deve ter cido recente

Tania Santos em 27.04.2023. 12:49

Boa tarde, há uns 2 anos comprei um carro o qual eu não tive a declaração de compra e venda porque a pessoa que me vendeu já tinha aquele veiculo havia alguns anos e quando o comprou a proprietária também não lhe entregou a declaração e por falta de informação não conseguiu transferir para o seu nome.
Entretanto a 1º proprietária que esteve fora do pais vários anos agora voltou e recebeu dividas do veiculo e mandou apreender o carro.
o carro foi me apreendido a mim e fiquei como fiel depositário, entretanto recebo uma carta do tribunal levantando a apreensão ,fui tratar do seguro e inspeção a qual não me foi permitida fazer porque ainda consta que esta apreendido.
resumindo o tribunal manda para a GNR, a GNR manda para o IMT e o IMT por sua vez diz que não pode tirar a apreensão porque primeiro tenho de passar o carro para o meu nome( só não sei como se nem conheço a 1º e o carro esta em registo de propriedade de uma financiadora) e ainda me disseram que se passar o carro para o meu nome fico com as dividas todas que o carro tiver para eu pagar.
Será que alguém me pode dar uma luz sobre o que posso fazer? Eu queria ficar com o carro mas não fico com as dividas.
Obrigado

Michael Costa Marques em 27.02.2023. 14:50

Boa tarde. Transferi a matricula da minha viatura para a Franca. Como faco para dar baixa em Portugal?

Luis Salvador em 25.01.2023. 07:16

Bom dia

tenho dois veiculos ainda em meu nome, que desapareceram há muitos anos , já não pagam selo, não disponho dos respectivos livretes, como poderei cancelar ?



obrigado

Julio Costa em 16.01.2023. 12:42

Tenho que necessariamente esperar ao menos 30 dias para fazer o pedido de apreensão ou com 16/17 dias já o posso fazer?

Priscila Seabra em 15.01.2023. 01:24

Que devo fazer...tanho um carro em meu nome onde nao sei do seu paradeiro "carro"...pois assim acumulou uma divida as finanças...dívida essa que nao tanho possiblidades de pagar... o que devo fazer??? Peço ajuda
Obrigado

Priscila Seabra em 15.01.2023. 01:23

Que devo fazer...tanho um carro em meu nome onde nao sei do seu paradeiro "carro"...pois assim acumulou uma divida as finanças...dívida essa que nao tanho possiblidades de pagar... o que devo fazer???

Cláudia Ferreira em 08.11.2022. 00:06

Boas
Vendi um carro faz 2 anos na qual não recebi o dinheiro na totalidade e até agora a pessoa não passou o carro para nome dela.
O que posso fazer?

Cláudia Ferreira em 07.11.2022. 22:18

Boas
Vendi um carro faz 2 anos na qual não recebi o dinheiro na totalidade e até agora a pessoa não passou o carro para nome dela.
O que posso fazer?

FD em 22.10.2022. 15:55

@Miguel em 20.10.2022. 19:43

Certo.

Miguel em 20.10.2022. 19:43

Boa tarde
A mais de 20 anos vendi uma mota 125 CC a um particular, para meu espanto ainda está no meu nomeno site das finanças.para dar baixa e tirar do meu nome tenho que ir ao imt certo?

FD em 30.09.2022. 10:51

@Maria jose catarino ramos em 29.09.2022. 23:43

Deve fazer como está descrito no texto.

Maria jose catarino ramos em 29.09.2022. 23:43

Boa noite mandei abater o meu carro vim a saber que ele continua a circular o que faço para resolver o assunto ou anular a matricula

FD em 25.08.2022. 19:45

@Gerson em 25.08.2022. 19:15

Tem de fazer como está descrito no texto.

Gerson em 25.08.2022. 19:15

Boa tarde,

tenho carros que já não estão em minha posse, foram para a a sucata no tempo que exigiam o abate dos veiculos, no entanto continuo a pagar esses mesmos. queria saber como posso fazer o cancelamento de matricula?
nos dois carros que tenho em minha posse um tenho os documentos todos e outro não tenho documento nenhum.

FD em 14.06.2022. 15:59

@Vitor em 13.06.2022. 19:53

Fale com o administrador da insolvência, é ele que tem de resolver isso.

FD em 14.06.2022. 13:31

@Antónia Santos em 03.06.2022. 21:14

Contacte a AT pelo e-Balcão e envie o certificado em anexo.

Vitor em 13.06.2022. 19:53

Boa tarde, fiquei sem duas viaturas numa insolvência ja finalizada, mas ainda vem o iuc para pagar, como posso resover. Muito obrigado

Antónia Santos em 03.06.2022. 21:14

mandei abater um veiculo no dia 25/06/2021 numa empresa certificada para esse fim três dias depois fui buscar o certificado de de abate alguns meses depois fui ao IMTT saber se estava tudo bem porque o carro continuava aparecer nas finanças
no IMTT disseram-me que estava tudo bem com os documentos que era apenas um atraso nos serviços do IMTT um ano depois tenho o icu para pagar
os serviços do IMTT funcionam mal as eu tenho que pagar o imposto na mesma

FD em 01.06.2022. 11:37

@Andreia em 31.05.2022. 19:05

Faz como está descrito no texto.

Andreia em 31.05.2022. 19:05

Boa tarde,

O meu pai mandou abater um carro já á alguns anos e não tem o comprovativo de abate, tendo andado a pagar o iuc. Como faz para retirar a matricula de nome dele?
Cumprimentos

sousa em 01.04.2022. 11:06

muito obrigada

FD em 01.04.2022. 11:02

@sousa em 31.03.2022. 16:11

Então pode avançar com o cancelamento da matrícula ou o abate.

sousa em 31.03.2022. 16:11

não, não aparece nenhum imcumprimento,
obrigada

FD em 31.03.2022. 15:49

@sousa em 31.03.2022. 10:34

No Portal das Finanças, na secção de "situação fiscal", aparece-lhe algum incumprimento?

sousa em 31.03.2022. 10:34

Gostaria de saber se terei de pagar o IUC dos anos anteriores (desde do ultimo pagamento até este data)

Obrigada,

FD em 31.03.2022. 10:17

@sousa em 30.03.2022. 12:04

Sim, as bases de dados são sincronizadas frequentemente, ou seja, a AT irá receber a informação de que a matrícula foi cancelada e irá reflectir isso nos seus registos, o que significa que o carro irá deixar de aparecer no seu cadastro fiscal.

sousa em 30.03.2022. 12:04

Pensava que para fazer o abate da viatura teria de ter o imposto de circulação em dia. O centro de abate ou o IMT informam as finanças para extinção da matricula na minha página?

Obrigada

FD em 30.03.2022. 10:56

@sousa em 30.03.2022. 09:33

Então, se quiser ficar com o carro, deve pedir o cancelamento da matrícula junto do IMT.
Se não quiser ficar com o carro, basta levá-lo a um centro de recolha de veículos em fim de vida - se está avariado, telefone para o centro de recolha mais próximo e pergunte se o podem ir buscar.

sousa em 30.03.2022. 09:33

@FD
Fui verificar, a matricula não foi cancelada.
Agradeço a sua ajuda,

FD em 28.03.2022. 21:46

@sousa em 28.03.2022. 12:02

Veja aqui se a matrícula foi cancelada: https://www.imt-ip.pt/MatriculasCanceladas/matriculas.asp

sousa em 28.03.2022. 12:02

Bom dia,
Tenho um carro que não está em condições de circular e por isso está parado desde 2007. Não tem o Imposto de circulação desde essa data mas está nas Finanças em meu nome. No entanto o Imposto de circulação não aparece a pagamento. Como posso fazer o abate da viatura, por.favor. Obrigada.

FD em 27.02.2022. 11:49

@Rogério Teixeira em 26.02.2022. 17:56

Não pode.
O que pode fazer é vender o carro e liquidar o crédito, terá custos mas é melhor do que pagar os juros.

Rogério Teixeira em 26.02.2022. 17:56

Boa tarde ,fiz um crédito automóvel para um carro importado,no dia em era para fazer a inspeção,foi negado por o carro não ter o dua...a minha dúvida e o seguinte,posso cancelar o crédito automóvel depois dos 14 dias...

FD em 04.01.2022. 17:08

@Jaime em 04.01.2022. 16:39

Então tem de fazer o pedido de apreensão junto do IMT.
Se o carro não for apreendido passados 6 meses, a matrícula é automaticamente cancelada.

Jaime em 04.01.2022. 16:39

A matricula ainda nã foi cancelada.
Obrigado

FD em 30.12.2021. 16:47

@Jaime em 30.12.2021. 16:07

Pode ver aqui se a matrícula foi cancelada?

Jaime em 30.12.2021. 16:07

Há mais de 30 anos que vendi um carro, matricula de 1976, a um stand que já não existe, passados uns 3 anos da venda fui contactado pela Policia que o carro estava abandonado numa rua de Coimbra, expliquei a situação e o agente informou que não me preocupasse e se dava autorização para retirarem o carro da via públice o que acedi de imediato, no entanto verifico que a matricula ainda está resgiatada nas finanças em meu nome.
Devo fazer algo?
Obrigado

FD em 30.12.2021. 15:28

@Piedade em 30.12.2021. 11:57

E conseguiu resolver o problema?

Piedade em 30.12.2021. 11:57

Comigo passa-se uma situação ainda mais curiosa: o meu pai morreu em 2013 e passou-se o carro, que ainda foi declarado nas finanças e ficou na lista de bens do cabeça-de-casal - herdeiros de... para o nome de 3 pessoas, todas co-proprietárias, em que eu sou uma delas. Eu preenchi os formulários, entreguei no IMT (na altura, DGV) e, qual o meu espanto, quando recebemos livrete, só vinha o nome de um dos co-proprietários, embora houvesse espaço para todos os nomes; Por ser por ordem alfabética, o meu nome vinha em último; quando pedi uma certidão, nem está lá o meu nif. Quando quis pagar o IUC, ainda estava registado nas finanças como em nome de "pai" - herdeiros de.... Fui à DGV, disseram que eu é que tinha que ter dado - eu - conhecimento às finanças. Um dia, não há muito tempo, em conversa sobre o assunto num registo civil, onde fui tratar de registos de carros da empresa, fui informada de que era o IMT que tinha que fazer essa informação.

FD em 28.11.2021. 12:23

@Afonso em 23.11.2021. 17:18
@Carla em 27.11.2021. 19:56

Não se preocupe, se regularizar agora a situação, o pedido de apreensão deixa de fazer qualquer sentido - se o objectivo da apreensão era regularizar a propriedade, vai corrigir isso mesmo ao mudar o carro para o seu nome.

De qualquer forma, acho estranha essa resposta uma vez que o pedido de apreensão é efectuado no balcão da conservatória...?! Não ponho em questão que seja assim mas, parece-me "absurdo".
Se se quiser emaranharar mais na burocracia portuguesa, tente contactar o IMT ou as autoridades policiais responsáveis pelo acto de apreender o carro (PSP, GNR, Polícia Municipal, etc.).

Carla em 27.11.2021. 19:56

Boa noite, estou numa situação parecida á do @Afonso, também gostaria de saber se os pedidos de apreensão constam na certidão

Afonso em 25.11.2021. 17:35

Boa tarde
Consegue-me confirmar qual das informações está correta? A que me deu ou a que me deram no iRN
Obrigado

Afonso em 23.11.2021. 17:18

Boa tarde, liguei para o iRN e disseram-me que não têm acesso a essa informação (pedidos de apreensão por falta de registo) e que na Certidão de registos que paguei também não vem essa informação

FD em 17.11.2021. 15:36

@Afonso em 17.11.2021. 13:41

Certo.

Afonso em 17.11.2021. 13:41

Boa tarde
Obrigado
Já coloquei a matrícula no site que me deu, diz "Não foi encontrada informação de valores em dívida para as matrículas introduzidas"
Quanto ao pedido de apreensão posso então estar descansado porque se o antigo proprietário tivesse feito o pedido apareceria na certidão de registo, certo?
Obrigado mais uma vez

FD em 17.11.2021. 11:53

@Afonso em 16.11.2021. 18:14

Se já pediu a certidão e tem essas descrições, em princípio está tudo bem.
Pelo sim, pelo não, sugeria que visse se a matrícula tem dívidas de portagens (https://www.ctt.pt/forms/portagens-em-divida).

Afonso em 16.11.2021. 18:14

Boa tarde
Muito obrigado pela resposta!
Penso que na terra do rapaz nem tem conservatória...
Quanto á certidão de registo automóvel do site automóvel online eu já pedi, fiz um pagamento de 10euros e recebi um código, já coloquei o código no site para consultar a certidão e aparece o nome do proprietário, a morada do mesmo, a data em que ele fez o registo em nome dele e depois por baixo de tudo isso diz "Não se encontram registados e em vigor quaisquer ónus ou encargos e não existem apresentações pendentes" e um pouco mais abaixo diz novamente "Não existem apresentações pendentes"

FD em 16.11.2021. 15:55

@Afonso em 15.11.2021. 19:27

Leve o vendedor a uma conservatória (que tenha registo automóvel) - se aceitarem o registo de mudança de propriedade na hora é porque não existe nada que impeça a transmissão de propriedade (incluindo um pedido de apreensão).
Outra forma de saber se há alguma irregularidade é pedindo uma certidão de registo de propriedade - pode fazer online (https://www.automovelonline.mj.pt/).

Afonso em 15.11.2021. 19:27

Boa noite
Pretendo comprar um carro mas o atual proprietário comprou o carro há cerca de 2 ou 3 meses atrás e nunca fez o registo em seu nome. Apenas tem a declaração de venda assinada pelo antigo proprietário e uma cópia do cartão de cidadão do mesmo. Portanto caso eu fique com o carro irei passar diretamente para meu nome. O que eu pretendia saber era se existe forma de eu saber se por acaso o antigo proprietário não pediu a apreensão do carro devido a ainda constar em seu nome. Obrigado

FD em 06.11.2021. 13:27

@vid em 04.11.2021. 06:43

Deve contactar o IMT ou uma conservatória do registo automóvel para ver se há algo no processo que impeça a emissão do DUA, ou se é simplesmente um "atraso" normal.

vid em 04.11.2021. 06:43

Bom dia,

Comprei um carro no mês de Maio num Stand e ainda não recebi a meu documento do automóvel.

O que devo fazer sff ?

Obrigada

FD em 28.10.2021. 20:47

@Gregório Ferreira em 27.10.2021. 19:56

Faça como está indicado no texto - é uma situação relativamente comum, não se preocupe desde que tenha documentação em como vendeu o carro.

FD em 28.10.2021. 20:41

@Dilara em 27.10.2021. 16:41

O centro de inspecções tem uma base de dados diferente da AT/IMT.
Ou seja, deve ter recebido essa carta porque em alguma altura foi a esse centro de inspecções.

A carta não costuma demorar mais de 1 semana a chegar.

Gregório Ferreira em 27.10.2021. 19:56

Boa noite…
Tenho uma dúvida que me está a preocupar, vai fazer 3 meses que vendi um carro a um senhor, preenchi uma “folha” do imt com o nome e a morada dele, inclusive tenho os dados do cartão de cidadão do sujeito, o problema é que ele no início disse que passou o carro para o nome dele mas a realidade é que ainda está o meu nome como proprietário nas finanças e nunca mais me respondeu o que me leva a crer que por ser honesto de mais confiei na pessoa errada, e agora não sei o que fazer, já pensei em ir á tal morada que nem sei se é real mas temo que se for e me deparar com o indivíduo e ainda me ignorar no que lhe poderei fazer por ser desonesto, há a possibilidade de cancelar a matrícula nas finanças e colocá-lo como proprietário através dos dados que disponho do cartão de cidadão dele?
Não me importo de pagar o valor necessário mesmo sendo injusto para mim, só não quero é ter problemas pois não sei onde o sujeito anda com o carro reviro-me a portagens,multas e outras situações desonestas…alguém me ajude por favor.
Agradecido.

Dilara em 27.10.2021. 16:41

Boa tarde, quanto tempo demora a recepção da carta com a senha de acesso? Precisava consultar se tenho um veiculo em meu nome no portal das finanças, mas ainda não recebi nada. Supostamente não deveria ter carro nenhum em meu nome desde 2019 mas recebi uma carta há dias do centro de inspecção para levar o carro à inspecção!!??!!..isto é possível ser engano?

FD em 16.10.2021. 18:06

@Teresa em 16.10.2021. 15:12

É "extinção de reserva".
O Banco Mais era do Banif, que o renomeou para Banif Mais e que em 2015 o vendeu à Cofidis.
Logo, deve contactar a Cofidis para que lhe possam emitir o documento de extinção de reserva de propriedade.

Teresa em 16.10.2021. 15:12

Ao entregar um carro num centro de abate foi-me dito que faltava a "extensão de reserva" que é passada pelo banco através do qual foi feita a compra do mesmo.
O problema é que esse banco (Banco Mais) já não existe. O que devo fazer?
Muito obrigada.

FD em 12.10.2021. 00:20

@Christopher ROULY em 08.10.2021. 19:27

Essa pessoa (o vendedor) deve pedir uma segunda via do DUA para o entregar com o carro.

Desaconselho fortemente a compra de qualquer carro sem documentos (a não ser para peças e desde que se saiba o porquê de não ter documentos, etc.).
O carro pode estar penhorado, pode ter os documentos apreendidos, pode fazer parte de um crime ou de uma fraude fiscal, etc.

Christopher ROULY em 08.10.2021. 19:27

Boa tarde, tem um veiculo que quero comprar a uma empresa frances em frança com chapa portuguesa. So que a Pessoa que deixo o carro em frança, vendi isso sem fazer nehum papel. Como pode transferir o DUA Na meu nome ?

FD em 20.08.2021. 11:09

@João em 19.08.2021. 01:28

Mesmo que não tenha nenhum documento, deve fazer como está no texto: pede apreensão, passados 6 meses, cancela a matrícula.

João em 19.08.2021. 01:28

Ajuda PF

O meu pai deu o carro para uma sucata e não tem nenhum documento.. Que devo fazer?

FD em 16.07.2021. 16:58

@jose santos em 14.07.2021. 18:43

Deve apresentar reclamação pelo eBalcão do Portal das Finanças.

jose santos em 14.07.2021. 18:43

Vendi um carro em em julho do ano passado.
O comprador, tem os documentos em ordem, incluindo a Certidão Permanente, passada em seu nome, mas a viatura continua em meu nome, nas finanças.
Expliquei a situação (nas finanças) e disseram para não me preocupar com o assunto, porque o comprador iria pagar o respectivo IUC. Passado mais um ano, a viatura continua em meu nome nas finanças. O que devo fazer nesta situação?

FD em 03.06.2021. 12:18

@Dora em 01.06.2021. 16:56

Tem de pedir o cancelamento da matrícula por desaparecimento do veículo - quanto mais cedo o fizer, melhor.

Dora em 01.06.2021. 16:56

Boa tarde
Eu estou a pagar iuc de um veículo que não sei se existe.
O meu pai morreu há 2 anos e eu não tinha contato com ele há 25 anos. Fiquei como cabeça de casal da herança mas a única coisa que sabia era a casa da minha mãe que supostamente era metade dele. No final do ano passado recebi uma carta que tinha o iuc em atraso desde maio de 2020. Paguei e este mês voltei a pagar. Nem sequer tenho documento nenhum e a pessoa que morava com ele diz que não sabe o que ele fez ao carro mas já não o tinha quando morreu. O que faço?

FD em 01.06.2021. 14:11

@Carlos em 01.06.2021. 12:22

E porque é que quer que o carro conste nas Finanças? Está isento de IUC, não precisa de "lá" estar.

Carlos em 01.06.2021. 12:22

Tenho um carro de 1974, que comprei em 1978. Registo de propriedade e documento do veículo está no meu nome mas não consta nas finanças. O que devo fazer?

FD em 12.05.2021. 11:55

@Miguel Ferreira em 12.05.2021. 11:45

O ideal é informar o IMT.

Miguel Ferreira em 12.05.2021. 11:45

Boa tarde, matriculei o meu carro no estrangeiro. Será necessário dar baixa do mesmo no IMT de forma a não pagar mais IUC, ou isso será feito automaticamente a partir do momento que entreguei o Documento Único automóvel ?

Cumprimentos,
Miguel Ferreira

FD em 03.05.2021. 15:13

@Ricardo Reis em 03.05.2021. 14:27

Nesses casos (insolvência) já não consigo ajudar, não tenho conhecimentos.

Ricardo Reis em 03.05.2021. 14:27

Mesmo tendo sido declarado insolvente? Terei que esperar os 5 anos do período de cessão ou posso requerer já o cancelamento da matrícula?

Grato pela elucidação

FD em 02.05.2021. 12:52

@Ricardo Reis em 01.05.2021. 09:15

Tem de pagar a dívida associada.

Ricardo Reis em 01.05.2021. 09:15

Bom dia!
Agradecia me esclarecesse neste meu problema:

O meu carro está desaparecido há mais de 6 meses (tenho o relatório da policia). Fui ao IMT para cancelar a matricula porque ainda pago IUC, mas no IMT disseram-me que não é possível enquanto o carro estiver com dívidas (tenho ainda de pagá-lo até 2023.
Como posso fazer para deixar de pagar IMT?
Muito obrigado

FD em 12.03.2021. 15:32

@Helder em 11.03.2021. 18:05

Neste período de pandemia tudo é possível.
Eu telefonaria para uma conservatória do registo automóvel para saber se o pedido já deu entrada.

Helder em 11.03.2021. 18:05

Muito obrigado pela resposta.
Já falei com ele, o que ele me disse é que o advogado é que trata do registos. E que o que aconteceu foi que houve um erro numa digitação no registo online e o IRN não deu resposta negativa ficando o processo sem efeito o qual pensavam que estivesse já concluído.
E que agora já tratariam de tudo, mas disse-me hoje que já foi feito o pedido mas que ainda não tinham o código de acesso para me enviarem o comprovativo, é possível?
Muito Obrigado

FD em 11.03.2021. 11:13

@Helder em 10.03.2021. 19:18

Já perguntou ao comerciante o que se passa?
Os registos têm estado atrasados mas 6 meses parece-me excessivo.

Helder em 10.03.2021. 19:18

Boa Tarde
Adquiri uma viatura a cerca de 6 meses na qual o stand ficou com o encargo de passar o veiculo para meu nome, no ato passou-me um termo de responsabilidade e uma fotocopia do DUA.
Visto que o mesmo não está no meu nome a data de hoje o que devo fazer?
Devo considerar burla?
Muito Obrigado

FD em 15.07.2020. 11:49

@André Silva em 15.07.2020. 11:15

Quem é "segundo dizem"?
Dirija-se a uma conservatória do registo automóvel.

André Silva em 15.07.2020. 11:15

Boa Tarde, tenho um veiculo com documentos antigos (livrete e titulo de propriedade) que vendi mas nao posso alterar o nome porque os dados do carro não estão digitalizados segundo dizem.
O que posso fazer e onde para resolver esta situaçao.

Obrigado

FD em 26.06.2020. 17:25

@Miguel em 26.06.2020. 15:57

O que está escrito no texto.
Ou entra em contacto e resolve as coisas a bem ou pede a apreensão ou faz o registo em nome do comprador.

Miguel em 26.06.2020. 15:57

Boa tarde, vendi uma viatura em Janeiro de 2020, não me encontrava na cidade onde vivo, então deixei os documentos já assinados da minha parte com um familiar, o comprador vinha comprar o carro, assinar a parte dele nos documentos e prometeu-me que iria trocar a viatura de nome.

hoje (Junho) recebo um email com o Imposto Único de Circulação para pagar, fui as finanças e o carro continua no meu nome.

O que posso fazer ?

Obrigado

FD em 21.05.2020. 16:40

@PAULA LIMA em 21.05.2020. 15:08

Não especifica a que dívidas é que se refere pelo que é difícil ajudar.

O abate pode até ter sido possível por o carro estar num parque municipal da polícia à espera de ser reclamado.

PAULA LIMA em 21.05.2020. 15:08

OLA boa tarde tenho um dilema nao sei como resolver ninguem me informa de nada vou resumir,tive um veiculo que vendi ha 5 anos atraz nunca o passaram de nome,os selos e multas do iuc estao no meu nome,o mes passado enviei todos os doc pra pedir a apreensao do veiculo qual nao é o meu espanto o veiculo por fim ja nao aparece em meu nome e informam me no imtt que o veiculo foi abatido por fim de vida dia 6de maio de 2020 coincidencia ao fim de tantos anos precisamente quando resolvo resolver isto ele foi abatido mas a questao é...como foi abatido se estava no meu nome,quem assinou,no imtt so me dizem que foi em lisboa nao dizem qual foi o centro,e as dividas pago eu...nunca vi isto nao sei como resolver ninguem me informa de nada so das dividas do carro essas eles notificam me cada mes...ajudem pff

FD em 25.04.2020. 15:51

@Rui em 25.04.2020. 11:51

Faça o que está indicado no texto, através da embaixada ou do consulado português ou através do correio (registado).

Rui em 25.04.2020. 11:51

Ola a todos , preciso mesmo de conselhos que resultem pois continuo a receber cartas das financas mesmo estando no estrangeiro ha mais de 12 anos .
Vendi uma moto em 2004 a um amigo confiando nele, assinei na Altura a declaracao de venda que ficou na posse dele pois disse que iria para outra pessoa, ele tinha uma empresa de estafetas que trabalhavam para a Olivedesportos e confiei nele. hoje tenho mais de 10 cartas das financas por imposto unico por pagar, entrei em contacto com ele e ele limpou.se daquilo com muita ligeireza, dizendo que eu devia ter dado baixa da mota? O tipo nunca mudou o nome do proprietario e pelo que percebi vendeu a outro ao fim de 6 ou 7 anos sem declaracao mais uma vez e eu e que fico lixado? Alem do excelente negocio que fez pois basicamente eu dei quase a moto e este amigo affinal era de pouca confianca…Que posso fazer ?Algum conselho que eu possa fazer a partir do estrangeiro?Obrigado a todos.

FD em 08.04.2020. 19:37

@Isaura Monteiro em 08.04.2020. 18:13

Ficou com uma cópia autenticada ou com o recibo de entrada do impresso que entregou para transferir a propriedade?
Se sim, deve aguardar mais algum tempo, pelo menos até ao final de Abril.
Nessa altura, se ainda se mantiver a situação, deverá expor o caso através do e-Balcão, anexando a digitalização da prova em como o carro já não é seu.

Isaura Monteiro em 08.04.2020. 18:13

@FD será até 31 de maio. Ainda tenho algum tempo, mas de qualquer das formas, acho estranho a demora e tenho receio que até lá esta situação não esteja regularizada.

<< Primeira < Anterior [1 / 18] Seguinte > Última >>

Escrever um comentário ou colocar uma dúvida

POR FAVOR leia a página toda antes de fazer perguntas que já estão respondidas no texto principal! Obrigado.

:

:

:


Estamos em 2024, para o ano vamos estar em que ano?

Por uma questão de rapidez na resposta e de poupança de espaço, considere que as minhas respostas incluem sempre os normais cumprimentos. :)

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.

Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais