Não encontra aqui a informação que procura? Pode estar na página Dúvidas comuns Imposto Único Circulação (IUC). Em alternativa, coloque a sua dúvida na secção dos comentários mais abaixo, ponderarei a sua inclusão caso ainda não tenha sido tratada.
O IUC deve ser actualizado todos os anos conforme o índice de preços ao consumidor. Ou seja, todos os anos o IUC aumenta consoante a inflação, independentemente da idade do carro ou veículo.
Não, são procedimentos independentes. Pode fazer a inspecção sem que o IUC esteja pago, assim como pode e deve pagar o IUC sem que o veículo tenha a inspecção feita ou aprovada.
Sim, têm. O IUC é sempre devido no mês da matrícula, o primeiro pagamento após atribuição da matrícula é que pode ser feito até 90 dias depois. Se um carro é matriculado em Dezembro, tem sempre que pagar o IUC respeitante a esse ano.
Não. O IUC é devido num ano, independentemente do mês da matrícula. O mês da matrícula apenas serve para prazo de pagamento. Ou seja, os carros pagam IUC todos os anos, o mês da matrícula apenas indica qual o mês em que deve ser pago, nada mais. Porque é que isto acontece? Para que todos os pagamentos sejam distribuídos pelo ano, se o prazo do pagamento fosse o dia 31 de Dezembro, já se está a ver o que ia acontecer, certo? :D
Depende. Se já tem matrícula portuguesa, em princípio, não. Se ainda não tem matrícula portuguesa, em princípio, sim. É tudo uma questão de negociar com o vendedor, tanto pode ser um como o outro a pagar, deverá esclarecer essa dúvida antes da compra. Se o vendedor disser que paga o IUC, exija sempre a Certidão de Pagamento antes de finalizar o negócio.
Depende. Tanto pode ser o vendedor como o comprador, deverá esclarecer essa dúvida antes da compra. Alguns vendedores incluem o primeiro pagamento do IUC nas despesas administrativas, outros não. Se o vendedor disser que paga o IUC, exija sempre a Certidão de Pagamento antes de finalizar o negócio.
Tem que ir a um serviço das finanças e explicar a situação. Em princípio terá que preencher um requerimento a solicitar a devolução do valor pago em excesso.
Pode pagar ou não, depende da tolerância das finanças. Legalmente, a multa/coima pode ser exigida mas, na prática, pode não ser exigida. O procedimento que desencadeia a multa/coima por atraso é, tanto quanto sabemos ou podemos especular à data, manual, se nunca ninguém o accionar, não há multa.
Além disto, explicado de forma simples, se nos 5 anos anteriores não tiver nenhuma incidência no seu "cadastro" fiscal (atrasos, não pagamentos, condenações, reduções de coima, etc.), as finanças podem não cobrar qualquer multa.
Por outro lado, sempre que o fim do mês calha num fim de semana ou num feriado, as finanças adiam o prazo de pagamento para o dia útil seguinte.
Tem que ir a um serviço das finanças e explicar a situação. Leve consigo a declaração de venda e quaisquer outras provas em como o carro já não está em seu nome.
Se continua a funcionar com o combustível original, continua a pagar o IUC como até aqui. Se a matrícula é anterior a Julho de 2007, era a gasolina e passou a funcionar exclusivamente a GPL ou GN, deverá pagar IUC como se fosse a gasóleo.
23.09.2018. 11:39
FD em 22.04.2018. 10:58
@Maria Paula em 21.04.2018. 20:49
Poder, pode.
A questão é que muitos dos carros novos já têm um registo antes de serem estreados. Muitos vendedores (ou importadores?) registam o carro primeiro em seu nome e só depois fazem o registo em nome do verdadeiro comprador.
Pessoalmente, ainda não percebi porquê mas, suspeito que seja por razões práticas (burocracia) ou contabilísticas.
Experimente contactar concessionários diferentes a ver o que lhe dizem.
De qualquer forma, se não houver flexibilidade, tente negociar esse valor do IUC como sendo um desconto.
Maria Paula em 21.04.2018. 20:49
Sou isenta de IUC por grau de incapacidade superior a 60%. Vou comprar um carro novo. O stand diz que paga e que depois eu pago no preço do carro. Posso ter isenção nesta primeira cobrança, se no carro que dou em troca fiquei isenta do pagamento no mês de Dez 2017?
FD em 22.03.2018. 09:38
@Paulo Ricardo em 22.03.2018. 09:06
Um carro só é considerado desaparecido após 6 meses da data do desaparecimento.
Por isso, a cobrança do IUC neste caso está correcta.
Se o veículo não aparecer daqui a 6 meses e se o dia/mês do furto for anterior ao dia/mês da matrícula - o imposto é devido no aniversário da matrícula - aí sim, na minha opinião, pode solicitar a devolução do valor pago.
Paulo Ricardo em 22.03.2018. 09:06
Minha colega de trabalho teve o carro furtado no dia 14/03 deste ano, ela deveria pagar o IUC no final deste mes, porém ela nao tem mais a viatura, a autoridade tributaria está a cobrar o imposto sobre um veiculo FURTADO, está correto isto?
Ela deveria pagar apenas 3/12 do valor, tendo em vista que só utilizou o veiculo ate a data do furto.
FD em 28.01.2018. 13:12
@Mara em 28.01.2018. 12:57
A resposta está aqui: Os automóveis eléctricos pagam que impostos?
Boa tarde vou comprar um carro electrico do ano de 2014 tenho que pagar IUC?
Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto
Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.
Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais
Escrever um comentário ou colocar uma dúvida
POR FAVOR leia a página toda antes de fazer perguntas que já estão respondidas no texto principal! Obrigado.