O IUC é pago até ao final do mês da matrícula portuguesa do veículo.
O processo de pagamento do IUC é feito em três fases:
Nesta página, indico passo a passo como fazer tudo isto.
Se não tem acesso ao Portal das Finanças, se está a pagar o IUC de outra pessoa, se o IUC ainda não está em seu nome ou por qualquer outra razão, é possível pagar de outra forma: pagar IUC pela matrícula.
Não é isto que está à procura? Veja as respostas às perguntas mais comuns ou, coloque a sua pergunta mais abaixo, na secção de comentários e dúvidas.
Neste guia irei mostrar como é que se paga o IUC através do Portal das Finanças. Para isso, colocarei imagens dos ecrãs que vai encontrar ao longo do processo e destacarei a área do ecrã a que deve prestar atenção usando um círculo amarelo. Se tiver dúvidas, use por favor a caixa de comentários que encontra no fim da página.
Neste momento já deve ter acesso ao Portal das Finanças (os dados de acesso são os mesmos do anterior sítio das Declarações Electrónicas). Se ainda não tem acesso, siga esta ligação para pedir. Deverá ver o seguinte ecrã:
Preencha os dados pedidos e não se engane. Receberá em casa uma carta parecida com as cartas que recebe das Finanças com o código de acesso no espaço de uma semana.
Não é possível pagar no Multibanco, no banco/homebanking, Correios/CTT sem o Documento Único de Cobrança (DUC) (que contem as referências). E não é possível obter o DUC sem fazer a emissão do mesmo.
Se não tem acesso ao Portal das Finanças e quer pagar já (sem esperar pela senha), a única forma de pagar o IUC é directamente num serviço das Finanças ou pedindo as referências por telefone ou e-Balcão. Leve ou tenha consigo o livrete ou o DUA.
A referência não é obtida nesta página, aqui encontra apenas as instruções. Se o que procura é a página para obter a referência: é aqui.
A primeira parte deste guia passo a passo mostra como proceder à emissão do Documento Único de Cobrança (DUC), onde está a referência necessária para fazer o pagamento.
Relembro: se não tem a senha de acesso ao Portal das Finanças, não irá conseguir emitir o Documento Único de Cobrança. Pedir senha acesso ao Portal das Finanças.
O Portal das Finanças tem estado a ser renovado. Algumas das imagens que aqui encontra poderão não ser exactamente as mesmas que estão no Portal das Finanças. O guia será actualizado assim que a renovação esteja concluída. Até lá, todas as ligações ou atalhos (links) estão a funcionar, pelo que os poderá usar se não encontrar directamente o que procura no Portal das Finanças.
Apaguei a informação pessoal das imagens (como a matrícula) por isso é natural que veja coisas que faltam nas imagens.
Aceda ao endereço indicado na imagem, ou através deste atalho.
Aceda à área "Cidadãos" (atalho).
Escolha a opção "Serviços", do lado esquerdo (atalho).
Na página seguinte, no meio da página, em "IUC" escolha a opção "Entregar Ano Corrente" debaixo de "IUC" (atalho).
Neste momento, se ainda não está autenticado, irão lhe ser pedidos os dados para autenticação, preencha o formulário e faça "Autenticar" (atalho).
Aparece um novo ecrã, escolha o tipo de veículo de que procura fazer o pagamento e carregue no botão "Pesquisar".
Aparece-lhe a lista de veículos em seu nome. Confirme tudo. Seleccione o veículo do qual quer efectuar o pagamento do IUC colocando um visto na caixa indicada a amarelo. Posteriormente carregue em "Emitir".
Se no seu caso não aparece nenhuma caixa disponível para colocar um visto é porque o pagamento ainda não está disponível, ou seja, está a tentar pagar o IUC no mês incorrecto. Antes era possível pagar a partir do mês anterior, neste momento, só é possível pagar no próprio mês.
Na próxima página, carregue no botão "Emitir para pagamento".
Aparece um pedido para confirmar se deseja continuar: faça "Emitir".
Assim que carrega em "OK" irá para uma página onde aparece a indicação Liquidação efectuada com sucesso.
Avance até ao final da página e carregue em Imprimir Documento. Ao fazê-lo irá receber o DUC, um ficheiro PDF com os dados para pagamento.
Se por acaso tiver algum problema e não conseguir descarregar o DUC à primeira, pode repetir o procedimento que fez até aqui mas, em vez de escolher Ano Corrente, escolha Consultar, conforme aparece no seguinte ecrã.
Nesta página, deve escolher o ano e clicar no botão "Documentos" para ir para a página onde pode obter o DUC novamente com a referência para pagar.
Nesta página encontra o DUC, se tiver mais do que um veículo, encontra todos os DUC. Deverá clicar no botão com a referência única começada pelo ano para obter o DUC novamente com a referência para pagar.
Cuidado se tiver mais do que um veículo! Obtenha o DUC correcto sob risco de pagar o IUC de outro veículo.
Avance até ao final da página e carregue no botão "Imprimir".
Confirme se os dados estão todos correctos. Como pode ver, pode pagar nas Finanças, no Multibanco, nos Correios ou através de qualquer banco. Deverá ter em atenção a referência para pagamento: é esta que precisa para efectuar o pagamento.
Agora vamos pagar. Eu vou utilizar o homebanking do Banco BPI.
Se quiser pagar no Multibanco, criei uma página com instruções detalhadas: como pagar o IUC pelo Multibanco.
Se quiser pagar o IUC nos CTT ou num balcão do banco, deve imprimir o DUC e levá-lo consigo - sem esse documento não conseguirá fazer o pagamento.
Aqui, o pagamento varia muito de banco para banco, todos terão uma forma diferente de aceder a este tipo de pagamento: Pagamentos Estado. No BPI, escolho o menu Pagar e o separador Estado.
No campo Referência deverá inserir o código que está no DUC (o PDF emitido alguns passos atrás). No BPI posso escolher agendar o pagamento para que o dinheiro só saia da minha conta mesmo no final do mês. Convém ter a certeza que escolhe um dia útil que não seja mesmo o último.
Confirme o valor duas vezes - este sistema de pagamento aceita qualquer valor, não há nenhuma verificação em como está a pagar o valor correcto. Se se enganar, seja a mais ou a menos, vai ter chatices - pode até pagar uma multa se pagar nem que seja 1 cêntimo a menos.
Recebo a confirmação do pagamento e utilizo o botão Imprimir. Ao contrário do que se pensava não é necessário juntar esta folha impressa ao DUC e transportar ambas no carro.
Relembro que não vai receber nem precisa de qualquer dístico (selo) ou comunicação de que o imposto foi pago. A única coisa que deverá guardar neste momento é o comprovativo do pagamento na eventualidade de haver algum problema.
Demora sempre alguns dias a ter a informação no Portal das Finanças em como o pagamento foi recebido.
Desde que guarde o comprovativo do pagamento, não há razão para se preocupar se demorar a aparecer a informação em como o IUC foi pago.
Uma semana depois de pagar volte ao Portal das Finanças para confirmar o pagamento. Depois de se autenticar, escolha "Serviços" na página principal (atalho).
Avance até ao final da lista e em "Veículos" escolha "Consultar" (atalho).
Na página seguinte escolha a opção "Consultar Situação Veículos".
Aqui já deverá ver qual o estado da liquidação, observe o campo "Situação da Nota".
Se estiver pago já pode imprimir a Certidão Comprovativa de Pagamento, como lhe chama as Finanças. Para isso clique na opção "Imprimir" por debaixo de "Certidão de Pagamento".
Se quiser pode imprimir a Certidão e guardar no carro, mas não é obrigatório. Abaixo pode ver um exemplo da certidão.
Está feito. :)
Ligação directa para fazer já o pagamento no Portal das Finanças.
08.01.2018. 10:07
Pedro Martins em 17.04.2008. 21:42
Parabens pelo site, muito bem explicado todo este processo de pagamento, bem como o acesso ao site das finanças e recorrendo não só ao texto como a fotos.
PARABÉNS
Jorge Fonseca em 17.04.2008. 15:16
Olá,
Eu para já não tenho nenhuma questão pendente (embora possa vir a ter em breve)mas escrevo aqui porque não posso deixar passar a oportunidade de dar os Parabéns por este Site e pelo tempo que gasta em prol dos outros... simplesmente de louvar! Parabéns, Coragem e continuem...
FD em 15.04.2008. 11:09
Resposta a Ricardo em 14.04.2008. 23:18:
Deverá ir a Contribuintes -> Consultar -> I.U.Circulação -> 2008 -> Documentos -> Demonstração de Liquidação -> Certidão -> Imprimir
FD em 15.04.2008. 10:50
Resposta a catherine Galindo em 11.04.2008. 14:03:
Obrigado. :)
Se a matrícula do carro é anterior a Julho de 2007, não se preocupe mais com o imposto de 2007 - não tem que o pagar. Preocupe-se apenas com o imposto de 2008.
catherine Galindo em 11.04.2008. 14:03
Boa tarde, esta pagina está mt bem feita, parabens!
A minha dúvida é a sgte: tenho o carro parado desde o ano pasado no mes de julho, não dei de baixa por falta de tempo e tb não lembrei de pagar o IUC de 27€ correspondente a 2007. Quis pagar no multibanco mas, indica um erro que a referencia (o Nº que vinha escrito na folha do pedido de pago) está incorrecto...que devo fazer?
Agradeço a ajuda!
FD em 08.04.2008. 11:46
Resposta a elisabete em 07.04.2008. 02:02:
Atenção que o pagamento não deve ser feito através da modalidade "Pagamento de Serviços" mas sim através da modalidade "Pagamentos ao Estado" - as referências são completamente diferentes, daí talvez a sua dúvida.
FD em 08.04.2008. 09:45
Resposta a João Carlos em 03.04.2008. 11:40:
O chassis ainda existe?
De qualquer forma, o melhor será aguardar pela nova lei que resolverá o seu problema. Assim que seja publicada poderá ir ao IMTT e pedir o cancelamento da matrícula, indicando que entregou o carro numa sucata. Desde que não tenha tido seguro, inspecção e selo desde a data em que diz que deixou de circular, o IMTT cancelará a matrícula sem qualquer problema.
Mas atenção que tem que tratar deste problema até ao final do ano, pois é um regime excepcional.
elisabete em 07.04.2008. 02:02
a referencia para pagamento por multibanco qual e?
aparece em referencia os nrs todos juntos...
Paula Araujo em 04.04.2008. 08:13
Muito obrigado pelo esclarecimento.
E mais uma vez muitos parabens por este espaço.
João Carlos em 03.04.2008. 11:40
O carro de lhe lhe falei foi dado para peças a um colega que depois se foi desfazendo do mesmo a pouco e pouco.Como é que faço para o abater?
FD em 03.04.2008. 10:42
Resposta a Paula Araujo em 03.04.2008. 10:33:
Não se preocupe com as autoridades na estrada, desde que esteja pago está tudo bem.
Quanto à coima, tudo depende das finanças, nada mais lhe posso dizer, tanto pode ter que pagar uma coima, como não...
No entanto, o prazo do IUC a pagamento em Janeiro de 2008 foi prorrogado para 25 de Fevereiro de 2008, pelo que não se atrasou tanto quanto pensa.
FD em 03.04.2008. 10:40
Resposta a Flavio Costa em 03.04.2008. 00:31:
Se não foi comprado através de Leasing/ALD/Renting/etc., poderá demorar entre 15 a 30 dias.
FD em 03.04.2008. 10:35
Resposta a João Carlos em 02.04.2008. 11:52:
O carro já não existe, mas o que é que lhe aconteceu?
Dependendo do que lhe aconteceu, pode ou não pedir a apreensão do mesmo e assim ficar "dispensado" do pagamento do IUC.
Sendo que o pagamento deveria ter sido feito em Março, já pode ter que pagar coima, mas essa decisão apenas depende das Finanças.
Paula Araujo em 03.04.2008. 10:33
Deveria ter pago o meu IUC no mês de Janeiro mas não me apercebi disso e só o paguei em 31 de Março de 2008. Já tenho o certificado de pagamento mas não me apareceu nenhuma referência a coima pela atraso no pagamento. Sera que me vão enviar a coima para casa? E se a policia por acaso me mandar para será que vou ter problemas por ter estado quase dois meses sem selo?
Obrigado
Este site esta muito bem feito. Parabens.
Flavio Costa em 03.04.2008. 00:31
Adquiri uma viatura nova em meados de Março de 2008, mas ainda não se encontra registada no site da DGCI. Alguém pode me informar qual o tempo que demora a poder estar disponível para proceder à liquidação de IUC?
Obrigado
João Carlos em 02.04.2008. 11:52
Tenho um registo de uma viatura do mês de Março que consta do meu registo de propriedade nas finanças, como o carro desde 1998 já não existe o que devo fazer? Esperar que saia o tal decreto lei que fala em cima em resposta a Rui Maneta? Ou tentar anular a registo através do abatimento mas levanta-se outro problema onde arranjar o documento em como o carro foi abatido se o mesmo não foi para nenhuma sucata?
E como não tirei o selo estou sujeito a alguma coima?
Obrigado
FD em 01.04.2008. 13:18
Resposta a Vera Gomes em 01.04.2008. 12:44:
A penalização que terá apenas depende da decisão das finanças. Ou seja, legalmente poderá terá que pagar uma coima, mas tudo depende se as finanças o querem ou não fazer. Sugiro que pague quanto antes.
FD em 01.04.2008. 13:16
Resposta a Rui Maneta em 01.04.2008. 12:35:
Se não fez nenhuma inspecção a partir de 2000 basta apresentar uma declaração em como o carro foi para uma sucata para que possa cancelar a matrícula.
Sim, é verdade, não bem como diz, mas veja mais informações aqui: https://www.imtt.pt/esclarecimento8.htm
Não receberá qualquer comprovativo do pagamento do IUC. Deverá imprimir a certidão a partir do site das finanças como é explicado nesta página.
Vera Gomes em 01.04.2008. 12:44
Boa tarde a todos,
eu deveria ter comprado o selo no mês de Março, mas já hoje me lembrei disso. Será que vou ter alguma penalização por isso?
Agradecia a V/ ajuda.
Vera Gomes
Rui Maneta em 01.04.2008. 12:35
Três perguntas? 1ª Em 1998 dei um carro a um amigo para peças, que depois foi deitado ao lixo. Nunca dei baixa dele agora como faço para o abater se na Direcção Geral de Viação me estão a pedir um documento em como o carro foi abatido e não tenho qualquer documento do mesmo?
2ª Tive conhecimento, não sei se será verdade ou não, de que os carros apartir de 2002 que não tivessem inspecção e não tivessem tirado selo seriam automáticamente abatidos, em decreto lei que sairia em principios de Abril, não sendo necessário por isso efectuar qualquer abate de veiculo?
3º Paguei em Março o IUC, gostava de saber se das finanças me enviarão algum documento a confirmar isso?
Sem Mais, Muito Obrigado
Miguel A Brito em 01.04.2008. 11:21
Caros amigos, já consegui imprimir. Provavelmente, no meu caso a razão da janela em branco deve ter a ver com os addons do Acrobat no Internet Explorer. Fui imprimir ao com****dor do meu filho, que tem apenas o Reader, e funcionou perfeitamente.
Mais uma vez muito obrigado.
FD em 01.04.2008. 11:09
Resposta a Miguel A Brito em 19.03.2008. 18:34:
O problema ainda se mantém?
FD em 01.04.2008. 09:55
Resposta a Ricardo em 14.03.2008. 15:28:
Obrigado. :)
Ainda bem que o problema ficou resolvido. Não é demais lembrar que alguns casos um bloqueador de abertura de novas janelas poderá estar activo a impedir que o documento apareça. Nesses casos o melhor será carregar na tecla SHIFT (a que faz as maiúsculas, por baixo do CAPS LOCK) e, ao mesmo tempo que mantém a tecla premida, clicar no botão para imprimir. Deixar de premir a tecla só quando aparecer o documento.
Mario Nunes em 01.04.2008. 04:07
Obrigadissimo caro amigo. Impecavel a explicação. ja paguei dos meus 2 automoveis.
Ainda há gente que perde tempo para ajudar os outros. Felicidades.
Miguel A Brito em 25.03.2008. 10:47
Ricardo: Muito obrigado pela atenção. No meu caso continua a não dar nada, mas sendo assim, se me lembrar, vou tentando. Entretanto, espero que a impressão que fiz da página, sirva.
Já agora, aproveito para dar os parabéns ao responsável por este sítio. É um serviço excelente!
Olá!
Amigo Miguel A Brito, já consegui imprimir o documento. O que penso que aconteceu foi a nível das finanças, qualquer problema com o sitio deles. Tentando diáriamente imprimir, depois de uma janela em branco, aparecia uma mensagem de erro a indicar que não conseguia encontrar o documento a ser impresso (deduzo que não linkava ao documento nas finanças ou este não estava disponível)Por fim´e dias depois lá apareceu o dito, dando-me a opção de escolher impressora, logo penso que consigo não haverá problemas. É só uma questão de aguardar, em minha opinião.
Cumprimentos
Miguel A Brito em 19.03.2008. 18:37
Esqueci-me de acrescentar que a impressora está em rede. Como nem sequer aparecia a opção de seleccionar a impressora pretendida, coloquei-a como "default" mas tambem não deu resultado.
Miguel A Brito em 19.03.2008. 18:34
Estou exactamente com o mesmo problema do Ricardo, mas em Março.
Tenho as janelas de pop-up activadas para o site das finanças e o acrobat (v. 8 professional) instalado. Quando mando impromir o certificado, aparece-me uma janela em branco.
Para já, à falta de melhor, cliquei no link "imprimir" do fundo da página. Pelo menos aparece a relação dos veículos em meu nome (é só um e a indicação de que está liquidado).
Espero que, à falta de melhor, sirva para mostrar a uma eventual fiscalização.
Boa tarde!
Em primeiro lugar, quero dar oe meus parabéns por este excelente sítio, com toda a informação aqui publicada e actualizada.
Em segundo, queria colocar a seguinte questão:
Paguei o IUC de um veículo matriculado em 02/98 via WEB no sítio das finanças. O pagamento foi efectuado por homebanking em 27/02 deste ano. Dias depois e não conseguindo imprimir o comprovativo, mesmo seguindo todos os passos conforme ilustrado acima, a única prova de que disponho em como efectuei o pagamento é o "print" que tenho da transacção. Lendo o "post" atrás escrito pela Lina, posso afirmar que tenho a última versão do Acrobat Reader, aparece opção imprimir, clico e abre uma nova janela em branco.
Como posso fazer para obter o comprovativo?
Agradecendo desde já a sua atenção e disponibilidade para responder,
Melhores Cumprimentos
Ricardo
FD em 11.03.2008. 13:16
Resposta a hélder alves em 10.03.2008. 21:13:
Sim, é normal.
FD em 11.03.2008. 11:04
Resposta a cristina marques em 06.03.2008. 12:47:
Obrigado. :)
Se tem a certeza do valor a pagar, tem que fazer uma reclamação junto das finanças.
hélder alves em 10.03.2008. 21:13
boa noite.
queria saber se é normal após uma semana de ter pago o iuc, no site das finanças ainda não estar disponivel a certidão de pagamento?
cristina marques em 06.03.2008. 12:47
Parabéns pelo site - o meu marido pagou de IUC de um veiculo de mais de 12 toneladas , de 2002, com outras características que agora não sei mas que segundo a vossa tabela deveria pagar 200 e muitos euros, pagou €329. A minha pergunta é - como pedir o dinheiro que deverá ser reembolsado - o que deverá fazer - parecendo que não são mais de €100 - a senhora das finanças na altura dizia que no sistem anão apareciam os veículos pesados transp. publico. Obrigado
Cristina Marques
FD em 05.03.2008. 10:25
Resposta a mario almeida em 04.03.2008. 16:37:
O ano da isenção, em princípio, nunca mais será actualizado. Ou seja, carros matriculados a partir de 1981 terão que pagar o IUC para sempre.
O melhor a fazer será entrar em contacto com o seu ex-patrão e pedir a extinção da reserva. Só a partir daí poderá resolver o seu caso.
FD em 05.03.2008. 09:55
Resposta a Susana em 04.03.2008. 12:31:
Para que o seu cadastro seja actualizado com um carro novo, pode demorar entre 15 dias a 30 dias. Se se der o caso de ser um carro comprado por ALD ou Leasing ainda pode demorar mais tempo, daí ter um total de 90 dias após a data da matrícula para fazer o pagamento.
Por outro lado, alguém disse há pouco tempo que o IMTT está a satisfazer os pedidos de cancelamento de matrículas feitos em Agosto do ano passado, pelo que o seu antigo carro ainda deverá ficar alguns meses na base de dados das finanças.
mario almeida em 04.03.2008. 16:37
pagam IUC os veiculos de 1981 para ca. tenho 1 veiculo de 1983 em meu nome com reserva de propriedade em nome de um ex. patrao que nao o vejo a mais de 16 anos . este veiculo sofreu acidente em cadeia na A1 PERTO DO PORTO acabei por entregar para peças o mesmo nao existe assim como os documentos , dar cancelamento da matricula fica muito caro. sera que daqui a 3 ou 5 anos este imposto fica insento para este veiculo?????
Comprei um carro novo em fevereiro e mandei a abater o meu antigo com 18 anos. Neste momento quando vou verificar a viatura , ainda lá está o velhinho e ainda não está o novo. Fico a aguardar que esteja o novo ?
FD em 03.03.2008. 18:42
Resposta a AMoreira em 03.03.2008. 00:40:
O IUC deve ser pago pela primeira vez até 90 dias depois da data da matrícula portuguesa. Pelo que diz a data da matrícula deve ser perto de 7 de Novembro, fazendo os ditos 90 dias em 7 de Fevereiro.
A partir do primeiro pagamento, o IUC deve ser pago todos os anos no mês da matrícula portuguesa e não no mês da matrícula original. Lembre-se que a data inscrita na matrícula física do carro é a do primeiro registo, que não conta para o pagamento do IUC. A data correcta é a constante no campo I do Documento Único Automóvel.
Efectue o pagamento quanto antes.
FD em 03.03.2008. 11:42
Resposta a carlos pereira em 28.02.2008. 09:49:
Conforme pode ver pelo exemplo dado acima, ainda decorreram alguns dias entre o pagamento e a data de emissão da certidão. No meu caso, penso que ultrapassou uma semana, por isso, arrisco dizer que é normal.
A impressão da certidão fica disponível assim que a informação do pagamento é confirmada na ficha do carro.
FD em 03.03.2008. 10:52
Resposta a João Maria Jorge em 27.02.2008. 13:26:
Pode demorar algum tempo, é verdade. Mas se o veículo é novo, tem 90 dias após a data da matrícula para fazer o pagamento. Se é usado fica mais complicado, se já está no período de pagamento.
FD em 03.03.2008. 09:39
Resposta a Rui em 26.02.2008. 16:52:
Se tem o DUA em nome dela e no sítio das finanças o veículo não aparece (tenha a certeza disto porque quando pesquisa existe a opção dos comerciais), deve ir a um serviço das finanças e, na posse do NIF e do DUA, efectuar o pagamento. Se o carro é de Janeiro poderá já ter que pagar multa.
FD em 03.03.2008. 09:11
Resposta a Joaquim Dias em 26.02.2008. 02:47:
Se vendeu o carro não pode anular a matrícula.
Deverá falar novamente com o comprador e dizer-lhe que tem que fazer o registo, não existe outra possibilidade. Diga-lhe que a lei possibilita-lhe im****r o custo desse registo ao novo comprador e que o número de registos não vem mencionado em nenhum local no Documento Único Automóvel (apesar de ele já o saber...).
Apesar de a sua relação com o mesmo ser boa, não deve facilitar. Se ler alguns dos comentários e dos testemunhos aqui colocados verá que se facilitou muito e hoje é o que se vê...
FD em 03.03.2008. 08:42
Resposta a Pedro em 25.02.2008. 19:19:
O IMV (selo) deixou de existir (foi revogado) em 1 de Janeiro de 2008. Como tal, pode circular com a moto à vontade até ao mês em que tem que fazer o pagamento sem qualquer problema - mesmo sem o selo de 2007.
Matriculei um carro importado em Novembro de 2007,sendo a matricula de junho. Qual a minha supresa quando ao consultar o site das finanças já deveria ter pago o IUA até ao passado dia 7 de fevereiro. Não deveria ser só em Junho. E vou pagar 200€, porque tanto, não consigo encontrar este valor nas tabelas.
carlos pereira em 28.02.2008. 09:49
Efectuei a liquidação do imposto referente a 3 viaturas do mes de Fevereiro numa unica guia, emiti a guia de pagamento por MB, (pagamento efectuado dia 26 de Fevereiro, e passados 2 dias, (hoje) ainda não está considerado o pagamento, nem está disponivel ainda a emissão de certidão.
Pergunto: é normal?..é assim tão demorado ou só podemos imprimir a certidão após cessar o prazo para a liquidação?
obrigado
PARA OS MOTOCICLISTAS QUE COMPRARAM MOTA EM 2007, DEPOIS DO DIA 30 DE SETEMBRO:
Vim agora das finanças e fui perguntar se tenho que pagar o selo ou IUC (comprei a mota em outubro de 2007).
Segundo eles, lei do IUC, no ano de 2007, não estava a abranger motociclos, de maneira que a lei anterior (a do Imposto Municipal Sobre Veiculos, o dito "selo") mantem-se. A lei anterior diz que os veiculos comprados após o dia 30 de setembro de um determinado ano ficam isentos de IMSV desse ano.
Segundo as finanças só pago o IUC no mês da matricula, no meu caso, Outubro.
ATENÇÃO: Isto que eu disse só se aplica aos MOTOCICLOS. É uma excepção da lei. Quem estiver na mesma situação do que eu em relação a automóveis, esta situação não se aplica.
João Maria Jorge em 27.02.2008. 13:26
Para tudo funcionar era necessário as finanças actualizarem os dados correctamente. Já tenho os documentos de um veiculo há cerca de 2 semanas, mas no site e-financas não aparece o carro, o que me vai obrigar a perder tempo numa repartição!!
Depois ainda dizem que é SIMPLEX!!
a minha namorada tem um comercial, e na net não aparece nenhum veiculo no nome dela embora o duc esteja em nome dela e o carro totalmente pago.
como isto se passava pensei que no caso dos comerciais ficava tudo como dantes(carta para casa), e como a matricula é de janeiro, como é que temos de fazer? e já estará a incorrer em coima?
Joaquim Dias em 26.02.2008. 02:47
Vendi o meu carro em Março de 2007 a um Stand e constato agora que ainda está em meu nome,já falei com o dono do stand mas ele disse-me que não havia problema nenhum
que tudo se iria resolver, que tinha muitos carros e que não teria que regista-los todos em seu nome, que o governo teria de arranjar uma solução para os stands, para eu não me preocupar... So que eu estou preocupado, o que devo fazer?A matricula do carro acho que era de Setembro, por isso em principio só em Setembro é que tem de ser pago o iuc?Segundo o que eu percebi o dono disse-me para lhe apresentar a conta do valor a pagar nessa altura que ele a pagaria. Acho isto tudo muito arriscado,ele foi um tipo porreiro na altura em que lhe vendi o carro sempre cumpriu com a palavra
pagou a tempo e horas e tudo mais ,tambem não quero agora eu proceder de forma desconfiada .
Tanto que ele já deveria estar bem informado sobre este problema e saber resolve-lo da melhor maneira para ele e para mim.
A minha vontade é de ir ás finanças e denunciar a situação e em principio é o que irei fazer.
Segundo o que li neste forum se tiver que pagar e não o fizer depois terei que pagar juros
Até quando poderei anular a matricula sem prejuizo para mim ?
Senhor FD por favor aconselhe-me como devo então resolver isto da melhor maneira
Boas,
Acabei de ver o programa na sic noticias sobre o IUC e há uma coisa que não compreendo.
Comprei a minha mota em Outubro e foi matriculada no dia 19-10-2007. No site das finanças não me deixa pagar pois não estou no mês da matricula.
Eu não tenho selo/IUC pago e só o posso pagar no mês antes do mês da matricula.
Até lá, se a policia me mandar parar e vir que não tenho o imposto, que digo? que estou isento por ser nova?
Até Outubro não posso andar na mota? Se estou a conduzir a mota ilegalmente, como resolvo o assunto?
Agradeço desde já a resposta.
FD em 25.02.2008. 13:42
Resposta a Cristina Cesar em 25.02.2008. 12:47:
O selo deixou de existir, totalmente. Apenas precisa do documento indicado no texto, nada mais.
FD em 25.02.2008. 13:26
Resposta a Rui em 25.02.2008. 07:36:
Se não o fizer pela internet apenas o pode fazer num serviço das Finanças (repartição).
Cristina Cesar em 25.02.2008. 12:47
Podem por favor esclarecer o seguinte:
pagei o selo do carro via internet, tirei print do documento comprovativo, o qual anda sempre comigo em caso de me ser requsitado pelas autoridades competentes.
A minha duvida é: irei receber pelo correio do antigo dito "selo" para colocar no vidro do carro, ou o mesmo deixa de existir ?
grata pela v/resposta/ajuda
Nem tinha conhecimento deste novo imposto, estava a vêr o jornal da manhã e apercebi-me disso. Pesquisei no google e cheguei a este site. Por isso peço desculpa se a pergunta for estupida, mas onde posso pagar este imposto se não o fizer na net?
FD em 22.02.2008. 22:09
Resposta a Lina em 21.02.2008. 19:46:
Tem o programa Acrobat Reader instalado? É com esse programa que o DUC é impresso.
Poderá o seu browser ou outro software similar ter bloqueado a abertura de uma nova janela?
O botão Emitir está visível?
FD em 22.02.2008. 20:40
Resposta a BRUNO em 20.02.2008. 21:28:
O prazo foi alargado até dia 25 de Fevereiro de 2008 por isso ainda está a tempo.
FD em 22.02.2008. 20:37
Resposta a Paulo em 20.02.2008. 19:57:
24 de Janeiro de 2008? Se sim, pode pagar assim que esteja associado ao seu cadastro nas finanças. Para que isso aconteça poderá demorar até 30 dias.
Se ainda não tem DUA ou ainda não registou o carro, pelos testemunhos mais recentes, não pode ainda fazer o pagamento.
FD em 22.02.2008. 16:08
Resposta a Marlene em 19.02.2008. 15:40:
Os DUA (Documento Único Automóvel) estão todos no mesmo nome? Existe algum carro em leasing/ALD/renting?
Tentei efectuar o pagamento do IUC pela net. Fiz todos os passos até ao passo 8. Neste foi-me dada a informação "já emitida", mas não me foi pedido mais nenhum passo. Será que a nota de pagamento vai-me ser enviada pelo correio? Devo aguardar quanto tempo?
Obrigada.
TENHO UM CARRO DE 01/2000, OU SEJA DEVIA TER PAGO O I.U.C O MES PASSADO, MAS COMO AINDA NAO TINHO CONHECIMENTO DA ALTERAÇAO, AINDA NAO PAGUEI.
PARA DEPOIS EFECTUAR O PAGAMENTO POR MULTIBANCO NAO VOU CONSEGUIR POR ESTAR FORA DA DATA LIMITE DE PAGAMENTO, CERTO?
Questão 1: Comprei carro importado com data de matricula Portuguesa de 24 de Janeiro, já posso pagar o IUC pela net ou tenho que me deslocar ás finanças?
Questão 2: posso pagar o imposto antes de ter pedido o Documento Unico? é que actualmente o unico doc. que tenho é o DAV.
Obrigado
Como pagar IUC de uma viatura que não aparece na listagem das Declarações Electrónicas. A minha empresa tem 3 e só aparece 1.
FD em 15.02.2008. 14:38
Resposta a fino em 15.02.2008. 11:01:
90 dias após a data da matrícula.
FD em 15.02.2008. 13:57
Resposta a Aguia em 14.02.2008. 13:21:
Se não efectuar o pagamento a tempo, a aplicação de uma coima depende da administração fiscal. Se tiver que pagar, paga o IUC e uma coima no valor do dobro do imposto em falta.
Se deixou passar o prazo, pague quanto antes. Por ter deixado passar o prazo não quer dizer que já não tem que efectuar o pagamento.
FD em 15.02.2008. 11:59
Resposta a Nuno em 13.02.2008. 15:09:
Penso que o pagamento fica disponível até 30 dias depois do prazo expirar mas não tenho a certeza.
Obrigado pela informação, já tinha sido tratada em local próprio:
https://impostosobreveiculos.info/inicio/regularizacao-de-registos-automoveis/
Bons dias,
Se não efectuar o pagamento a tempo, qual será a coima ?
ou será que terei de pagar para o ano?
abraço
Automóvel: Prazo de pagamento do IUC devido em Janeiro adiado até 25 de Fevereiro
Fonte: https://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=323608&visual=26&rss=0
Deveria ter feito o pagamento em Janeiro, pelo multibanco o pagamento será aceite na mesma?
Os passos indicados estão mt bem expostos.
Paulo Murteira em 12.02.2008. 12:12
Impecavel. Obrigado pela explicação.
Nuno Lopes em 11.02.2008. 21:56
Boa noite. acabei de fazer o pagamento do meu IUC e foi super facil. Espero que todos contriuintes contribuam, pois a simplicidade ajuda a melhorar a qualidade de vida...
FD em 08.02.2008. 12:59
Conforme digo no texto:
Recebo a confirmação do pagamento e utilizo o botão Imprimir. Deverei juntar esta folha impressa ao DUC e transportar ambas no carro. Desta forma, sempre que necessário posso confirmar o pagamento do IUC às autoridades.
Ou seja, a documentação a apresentar às autoridades é o DUC (a página 2) e o recibo de pagamento.
Vitor Madeira em 08.02.2008. 09:12
Uma questão: se não recebemos qualquer dístico, então como é que se prova o pagamento do imposto diante de uma brigada de transito, por exemplo?
Obrigado.
Acho lindamente que possa pagar o ivc sem sair de casa , nao preciso me deslocar as finanças pra efectuar o pagamento.
Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto
Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.
Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais
Escrever um comentário ou colocar uma dúvida
POR FAVOR leia a página toda antes de fazer perguntas que já estão respondidas no texto principal! Obrigado.