Como pagar o IUC passo a passo

Como é que se paga o IUC

O IUC é pago até ao final do mês da matrícula portuguesa do veículo.
O processo de pagamento do IUC é feito em três fases:

Nesta página, indico passo a passo como fazer tudo isto.

Se não tem acesso ao Portal das Finanças, se está a pagar o IUC de outra pessoa, se o IUC ainda não está em seu nome ou por qualquer outra razão, é possível pagar de outra forma: pagar IUC pela matrícula.

Não é isto que está à procura? Veja as respostas às perguntas mais comuns ou, coloque a sua pergunta mais abaixo, na secção de comentários e dúvidas.

O que precisa antes de começar

Neste guia irei mostrar como é que se paga o IUC através do Portal das Finanças. Para isso, colocarei imagens dos ecrãs que vai encontrar ao longo do processo e destacarei a área do ecrã a que deve prestar atenção usando um círculo amarelo. Se tiver dúvidas, use por favor a caixa de comentários que encontra no fim da página.

Neste momento já deve ter acesso ao Portal das Finanças (os dados de acesso são os mesmos do anterior sítio das Declarações Electrónicas). Se ainda não tem acesso, siga esta ligação para pedir. Deverá ver o seguinte ecrã:

Pedir a senha do Portal das Finanças

Preencha os dados pedidos e não se engane. Receberá em casa uma carta parecida com as cartas que recebe das Finanças com o código de acesso no espaço de uma semana.

Não é possível pagar no Multibanco, no banco/homebanking, Correios/CTT sem o Documento Único de Cobrança (DUC) (que contem as referências). E não é possível obter o DUC sem fazer a emissão do mesmo.

Se não tem acesso ao Portal das Finanças e quer pagar já (sem esperar pela senha), a única forma de pagar o IUC é directamente num serviço das Finanças ou pedindo as referências por telefone ou e-Balcão. Leve ou tenha consigo o livrete ou o DUA.

Obter a referência para pagamento

A referência não é obtida nesta página, aqui encontra apenas as instruções. Se o que procura é a página para obter a referência: é aqui.

A primeira parte deste guia passo a passo mostra como proceder à emissão do Documento Único de Cobrança (DUC), onde está a referência necessária para fazer o pagamento.

Relembro: se não tem a senha de acesso ao Portal das Finanças, não irá conseguir emitir o Documento Único de Cobrança. Pedir senha acesso ao Portal das Finanças.

O Portal das Finanças tem estado a ser renovado. Algumas das imagens que aqui encontra poderão não ser exactamente as mesmas que estão no Portal das Finanças. O guia será actualizado assim que a renovação esteja concluída. Até lá, todas as ligações ou atalhos (links) estão a funcionar, pelo que os poderá usar se não encontrar directamente o que procura no Portal das Finanças.

Apaguei a informação pessoal das imagens (como a matrícula) por isso é natural que veja coisas que faltam nas imagens.

Aceda ao endereço indicado na imagem, ou através deste atalho.

Página inicial do Portal das Finanças

Aceda à área "Cidadãos" (atalho).

Área Cidadãos

Escolha a opção "Serviços", do lado esquerdo (atalho).

Menu Pagar

Na página seguinte, no meio da página, em "IUC" escolha a opção "Entregar Ano Corrente" debaixo de "IUC" (atalho).

Ano Corrente

Neste momento, se ainda não está autenticado, irão lhe ser pedidos os dados para autenticação, preencha o formulário e faça "Autenticar" (atalho).

Autenticação

Aparece um novo ecrã, escolha o tipo de veículo de que procura fazer o pagamento e carregue no botão "Pesquisar".

Pesquisar veículo

Aparece-lhe a lista de veículos em seu nome. Confirme tudo. Seleccione o veículo do qual quer efectuar o pagamento do IUC colocando um visto na caixa indicada a amarelo. Posteriormente carregue em "Emitir".
Se no seu caso não aparece nenhuma caixa disponível para colocar um visto é porque o pagamento ainda não está disponível, ou seja, está a tentar pagar o IUC no mês incorrecto. Antes era possível pagar a partir do mês anterior, neste momento, só é possível pagar no próprio mês.

Lista de veículos

Na próxima página, carregue no botão "Emitir para pagamento".

Emitir para pagamento

Aparece um pedido para confirmar se deseja continuar: faça "Emitir".

Caixa de diálogo a pedir confirmação

Assim que carrega em "OK" irá para uma página onde aparece a indicação Liquidação efectuada com sucesso.

Liquidação efectuada com sucesso

Avance até ao final da página e carregue em Imprimir Documento. Ao fazê-lo irá receber o DUC, um ficheiro PDF com os dados para pagamento.

Liquidação efectuada com sucesso

Imprimir novamente o Documento Único de Cobrança

Se por acaso tiver algum problema e não conseguir descarregar o DUC à primeira, pode repetir o procedimento que fez até aqui mas, em vez de escolher Ano Corrente, escolha Consultar, conforme aparece no seguinte ecrã.

Consultar IUC

Nesta página, deve escolher o ano e clicar no botão "Documentos" para ir para a página onde pode obter o DUC novamente com a referência para pagar.

Consultar IUC

Nesta página encontra o DUC, se tiver mais do que um veículo, encontra todos os DUC. Deverá clicar no botão com a referência única começada pelo ano para obter o DUC novamente com a referência para pagar.
Cuidado se tiver mais do que um veículo! Obtenha o DUC correcto sob risco de pagar o IUC de outro veículo.

Consultar IUC

Avance até ao final da página e carregue no botão "Imprimir".

Consultar IUC

Confirme se os dados estão todos correctos. Como pode ver, pode pagar nas Finanças, no Multibanco, nos Correios ou através de qualquer banco. Deverá ter em atenção a referência para pagamento: é esta que precisa para efectuar o pagamento.

Documento Único de Cobrança

Fazer o pagamento (Homebanking e Multibanco)

Agora vamos pagar. Eu vou utilizar o homebanking do Banco BPI.

Se quiser pagar no Multibanco, criei uma página com instruções detalhadas: como pagar o IUC pelo Multibanco.

Se quiser pagar o IUC nos CTT ou num balcão do banco, deve imprimir o DUC e levá-lo consigo - sem esse documento não conseguirá fazer o pagamento.

Homebanking do BPI

Aqui, o pagamento varia muito de banco para banco, todos terão uma forma diferente de aceder a este tipo de pagamento: Pagamentos Estado. No BPI, escolho o menu Pagar e o separador Estado.

Pagamentos

Estado

No campo Referência deverá inserir o código que está no DUC (o PDF emitido alguns passos atrás). No BPI posso escolher agendar o pagamento para que o dinheiro só saia da minha conta mesmo no final do mês. Convém ter a certeza que escolhe um dia útil que não seja mesmo o último.

Confirme o valor duas vezes - este sistema de pagamento aceita qualquer valor, não há nenhuma verificação em como está a pagar o valor correcto. Se se enganar, seja a mais ou a menos, vai ter chatices - pode até pagar uma multa se pagar nem que seja 1 cêntimo a menos.

Introduzir a referência

Recebo a confirmação do pagamento e utilizo o botão Imprimir. Ao contrário do que se pensava não é necessário juntar esta folha impressa ao DUC e transportar ambas no carro.

Comprovativo do pagamento

Relembro que não vai receber nem precisa de qualquer dístico (selo) ou comunicação de que o imposto foi pago. A única coisa que deverá guardar neste momento é o comprovativo do pagamento na eventualidade de haver algum problema.

Como saber se o IUC está pago

Demora sempre alguns dias a ter a informação no Portal das Finanças em como o pagamento foi recebido.
Desde que guarde o comprovativo do pagamento, não há razão para se preocupar se demorar a aparecer a informação em como o IUC foi pago.

Uma semana depois de pagar volte ao Portal das Finanças para confirmar o pagamento. Depois de se autenticar, escolha "Serviços" na página principal (atalho).
Avance até ao final da lista e em "Veículos" escolha "Consultar" (atalho).

Menu Consultar

Na página seguinte escolha a opção "Consultar Situação Veículos".

Menu Documentos do ano

Aqui já deverá ver qual o estado da liquidação, observe o campo "Situação da Nota".

Estado da liquidação

Se estiver pago já pode imprimir a Certidão Comprovativa de Pagamento, como lhe chama as Finanças. Para isso clique na opção "Imprimir" por debaixo de "Certidão de Pagamento".

Imprimir Certidão

Se quiser pode imprimir a Certidão e guardar no carro, mas não é obrigatório. Abaixo pode ver um exemplo da certidão.

Certidão Comprovativa de Pagamento

Está feito. :)

Ligação directa para fazer já o pagamento no Portal das Finanças.

08.01.2018. 10:07

slash em 29.06.2009. 14:33

Muito obrigado pela explicação está simples e prático agora vou esperar os 2 dias para confirmar se a situaçpão esta regularizada ou seja pago.

União Europeia em 28.06.2009. 11:44

Estao todos a ser enganados e ainda continuao nessa de quererem ser roubados pelo estado que continua a aplicar uma lei ilegal que nao faz parte das regulamentaçoes (LEIS) da União Europeia!


Imposto automóvel motiva queixa europeia
No próximo sábado comerciantes importadores de automóveis e todos os trabalhadores relacionados com o sector estarão reunidos para a criação de uma associação que tem como primeiro objectivo apresentar no Tribunal Europeu uma queixa contra o Estado Português pela imposição, desde 1 de Janeiro deste ano, do Imposto Sobre Veículos Importados Usados.

"É o único país da Europa que aplica este imposto, que penaliza brutalmente os importadores", referiu Paulo Costa, um dos organizadores da reunião.

Dá como exemplo um carro que até ao ano passado pagava de legalização 3500 euros e agora paga 9500. "Se custou 12 500, mais vale dar o automóvel a quem entrar no stand", ironizou.

"De acordo com o Governo, o imposto serve para taxar os carros mais poluentes, mas esquecem que os carros importados pelos portugueses são os mais novos e os menos poluentes", sublinhou.

Por outro lado, frisou Paulo Costa, "o argumento cai por terra quando o imposto sobre uma autocaravana, que polui tanto como um carro, é de 50 euros, o mesmo para uma mota" e, acrescentou, "quando em Portugal um veículo usado não paga nenhum tipo de imposto como este".

No entender de Paulo Costa, o imposto em causa "prejudica não só os comerciantes, mas também as oficinas, os transportadores, os serviços aduaneiros, milhares de pessoas".

E, revelou "já se estão a sentir os efeitos. Desde Janeiro que estão parados 123 rebocadores em todo o país e, até 16 de Janeiro, só entraram na alfândega sete processos para legalização, sendo que três foram apreensões, quando o normal seriam mil viaturas".

Em média, em Portugal, legalizam-se 50 mil automóveis por ano.

Fonte: Jornal de Notícias

Manuel em 19.06.2009. 11:02

Belo trabalho!
Se o Fisco fornecesse 'mimos' como este, a vida dos contribuintes seria bem melhor.
Parabéns e um abraço.

Carlos em 05.06.2009. 23:11

Muito util e impecavel. Parabens

Fabio em 20.05.2009. 19:42

Estou com o selo jah em 8 meses de atrazo, o carro n tinha nenhum documento a dizer nada sobre o iuc e acabei por n ligar.
A dias falei com um amigo que me chamou a atençao para isso, entretanto paguei no site mas obviamente jah para la dos 30 dias..

Receberei a multa em casa?

E podera chegar a quanto?

União Europeia em 15.05.2009. 13:21

A minha opinao sobre este assunto revelame o descontentamento geral de todo cidadão nacional Portugues.

È verdade que ninguem nunca quis estar a viver nesta situaçao em que o pais se encontra mas a realidade nos faz perceber que estamos a ser enganados pelos próprios que governam esse país.

Temos que ter em conta que nos o cidadão nacional Portugues, podemos mudar e tambem podemos mudar os outros que estao à nossa volta criando uma harmonia positiva e não negativa.

Nao existem problemas eles são criados pelos proprios humanos normalmente quando se sentem cunfusos.

Os maiores problemas dos cidadãos nacionais de Portugal forão causados pela termenda confusão que è gerada pela maioria dos partidos na altura das eleições quais ela seja, a confusao foi vem da origem das promessas as propostas a diminuiçao de impostos etc.... tudo isto entra no consciente do Portugues neste momento em que crise económica se acentua em queda de dia para dia.

Se estivermos atentos a tudo o que nos vemos e ouvimos neste momento precebemos mais uma vez que è só miseria que nos è transmitido e na realidade è só lixo que entra na nossa cabeça, este lixo è negativo e só cria pensamentos negativos.

Uma visão mais ampla a nivel Europeu è negado constantemente ao cidadão nacional Portugues pois è muinto poco fallado e divulgado a Comunicação sobre a União Europeia e como os portugueses sao e devem ter consciencia de se sentir e ser Europeu isto è muinto importante! Querer ser europeu.

Um dos temas mais problematicos è o facto que Governo de Portugal continua a cometer ilegalidades contra as leis destipuladas pela União Europeia e o sistema burocrático Portugues reforça esta impessoalidade sem moralidade nenhuma criando mais confusão para que os processos contra Portugal sejao lentos e vagarosos, isto transmite insuficiencia aos Estados Membros da União Europeia.

Conclusao, as práticas ilegais cometidas por Portugal, exemplo no que diz respeito ao Imposto Sobre Veiculos è uma forma de enriquecer o pais espremendo os bolsos do cidadão nacional Portugues para depois «embelezar» o territorio Portugues com as estradas pontes e TGV's inuteis neste momento em que Portugal.

Portugal precisa de criar mao de obra em sectores mais nessecitados por exemplo a permanente remodelaçao actualização e reestruturação das cidades e localidades mais fragilizadas para que o cidadão nacional se senta mais confortável o o eventual e gradual aumento do salario minimo para 850€ dentro de um periudo minimo de dois anos tambem o sector do turismo porque Portugal è bonito e è um pais agradavel para passar ferias e para viver, isto sim seria agradavel de ver e ouvir ser conretizados como objectivos nos próximos anos em Portugal.

A vida è curta dizem todos mas eles nao se apercebem atè chegar au dia delles.

Ernesto Aguiar em 14.05.2009. 18:58

Poderei liquidar o imposto "IUC" pela internet de uma viatura que não está em meu nome? mesmo que tenha passado 2 meses? como o poderei fazer? não existe nenhuma forma de pagamento pela matricula ou por nº de contribuinte do proprietário da viatura?, obrigado, quem sabe dar uma dica

Alfredo Faria em 05.05.2009. 16:34

Este site é muito útil.
Infelizmente, hoje, o sistema de pagamento do IUC e o site onde se trabalha passou a ser diferente e mais confuso (com indicações que não correspondem aos links.
Era necessário e urgente fazer uma actualização dos procedimentos.
Obrigado pelo esforço.

Antonio em 30.04.2009. 03:47

Sr Nuno,escreva um mail para aqui
senhas@dgci.min-financas.pt
e diga que perdeu a senha e nao se lembra da resposta secreta,peca para anularem
a sua senha e emitirem uma nova que recebe passado uns 5 dias

Nuno Magalhães em 24.04.2009. 13:54

Quero pagar o IUR via Net como já fiz uma vez, mas como não sei a senha e não consigo obter uma nova por não saber 'a pergunta',por isso pedia que me dessem a solução. Obrigado

Bruno Batista em 08.04.2009. 19:34

Comprei uma carrinha importada em fevereiro de 2009 e agora quando foi fazer o IRS constato q tenho o selo referente a 2008 para pagar, agora tenho 2 duvidas q sao as seguintes

A carrinha foi matriculada em Dezembro de 2008, porque se tem de pagar o selo de um ano em q a carrinha nao circulou? a lei nao diz q todos os carros matriculados no ultimo trimestre de cada ano nao pagam o selo referente a esse ano?

A outra duvida é se a se eu so comprei a carrinha só esta no meu nome a partir de 02\09 porque me impotada a mim a responsablida do pagamento de imposto de um ano em carro nao era meu?

joao reis em 12.03.2009. 19:39

ola a todos!
comprei um carro ha mais de um mes e o mesmo ainda nao me aparece no site das finanças para pagar o iuc.
mas, para o pagar, tinha que ser ate este mes.
o que é que tenho de fazer?
comprei o carro num stand. eles ja enviaram a documentação para alterar o proprietario.
mas, e se quando vier o du novo, ja for abril?? tenho que pagar multa? ou a multa vai para o stand?

cumprimentos
joao reis

Tiago Oliveira em 01.03.2009. 22:06

Viva, comprei um carro este mes, o carro é do ano de 2006 do mes de dezembro. Ele não vem com o IUC em dia, terei que regularizar já a situação ou o pagamento é só efectuado no mes do carro?

Miguel em 20.02.2009. 22:24

Alguém sabe dizer como é que não se paga este imposto?

Maria Helena da Conceição André Godinho em 10.02.2009. 21:57

Desejo para o IUC como fazêlo pela internete, já tentei mas não consigo

Carlos Sampaio em 05.02.2009. 14:32

Há pouco tempo reparei que o dístico que tinha "colado" no vidro era de 2007. Não me lembro de ter pago via internet em 2008... logo, agora vou ter que pagar o de 2008 para pagar o de 2009? Vai haver lugar a multa?
Obrigado desde já por qq ajuda.

António em 04.02.2009. 21:21

Ana Filipa...pode ir ás finanças com o numero de contribuinte do seu pai e
pagar o iuc.Se por acaso ja tiver passado o mes de pagamento,e o seu pai
tiver a senha das declaraçoes
electronicas,págue pela net que não "sai" a multa de 15€ :))))

Ana Filipa Meireles Lourenço em 03.02.2009. 23:05

Boa noite. Graças a este site entendi perfeitamente o processo de aquisição do IUC. Só não entendi ainda um ponto: o meu carro está no nome do meu pai, ou seja, o carro é dele. Posso ser eu a adquirir o IUC nas finanças ou terá de ser ele a fazer isso?
Muito obrigado,
ANA

Teófilo Cunha em 02.02.2009. 23:26

Simulador para cálculo do ISV método alternativo em 2009?
Alguém pode ajudar!!!!

Agencia Moutela em 02.02.2009. 20:24

Sr Carlos Pereira...é estranho pk só pode seleccionar uma viatura de cada vez
.Mas de qualquer maneira quando se selecciona para pagamento pode de imediato
imprimir a folha que aparece com o código multibanco!E mais nada...agrafa a
prova de pagamento ao documento que imprimiu e tem o IUC págo
Cumprimentos

Rita Beleza em 28.01.2009. 22:59

Quero apenas agradeder a ajuda para este pagamento. Foi bastante útil.
O facto de ser cliente BPI também ajudou porque também tenho conta neste
banco e desta forma, consegui efectuar o pagamento correctamente :)
Rita Beleza

Marco em 19.01.2009. 15:46

Tenho uma viatura comercial, antes mandavam-me para casa um doc. com o valor a pagar, este ano que passou não mandaram... assim o carro fez anos em 24/11/2008, estou a tentar pagar on line e não me aparece nenhum quadro para liquidação... pergunto terei de ir pagar a uma repartição e possivelmente com multa???
obrigado

Ricardo A. em 10.01.2009. 14:19

Em resposta a "FD em 02.05.2008. 08:54" Muito obrigado! A minha situação foi ainda mais estranha, é que em Novembro (aniversário da matricula) segui todos os passos até carregar em emitir, depois disso nada mais aconteceu e eu fiquei a pensar que me enviariam para casa ou por email um documento de cobrança! O sítio das finanças é mesmo muito pouco intuitivo e com muito poucas instruções... Se não fosse o vosso Sítio, ainda ficava a acreditar que o estado estava atrasado com a dita emissão. Viva a 2ª via!

Reinaldo Amarante em 29.12.2008. 18:01

A data de matrícula do meu carro é de 30 de Novembro. Só hoje, 29 de Dezembro, é que me apercebi que não tinha pago o IUC. Segui os passos todos e consegui pagar pela net.

Carlos Carvalho em 27.12.2008. 15:00

Boas Tarde,
Comprei esta semana um motociclo num stand. Fui informado que o selo de
2008 já estava pago, contudo assim que o veiculo passou para meu nome
surge no site das finanças que devo o selo de 2008 (102€) que devia ter
sido pago até fim do mês 4 (Abril). Tenho de ser eu a pagar este selo?
Ou pago só o de 2009?

Obrigado

Rui Martins em 18.12.2008. 16:42

Boa tarde,

Gostaria de saber o seguinte: uma viatura que está a ser paga a uma financeira,
logo em nome da mesma, quem tem a responsabilidade de solicitar o pagamento do
IUC? A financeira ou o utilizador da viatura?
Mtº Obrigado

Bruno em 16.12.2008. 21:14

Sou obrigado a circular com comprovativo de pagamento de IUC?

As autoridades podem pedir?

Lara Mariana em 21.11.2008. 09:13

Olá!
Devia ter pago o I.U. em Abril, mas só agora me apercebi que é para pagar no mês da matrícula do carro. Já imprimi o documento com a referência para pagar por multibanco, mas não sei se terei que pagar alguma coima ou se poderei efectuar o pagamento uma vez que já se passaram quase 7 meses. :(
obrigada.

Agencia Automobilistica em 10.10.2008. 22:12

Ao vosso dispor para qualquer informação online
https://agenciamoutela.no.sapo.pt/

Miguel Cabral em 11.09.2008. 19:19

Olá,

Adquiri um carro em ALD à mercedes benz finantial service, o carro encontra-se como é obvio em nome da mercedes. A minha questão é a seguinte, é a mercedes que paga o IUC e depois me vem cobrar a mim?

Obrigado e bem haja.

Maria M em 01.09.2008. 15:20

Obrigada pela ajuda. Tudo o que tenho lido por aqui me tem facilitado a vida.

luis moreira em 31.08.2008. 22:21

muito bom

Rui Magalhães em 31.08.2008. 21:43

Fiz tudo como ai diz, mas os meus veiculos sao categoria C e apenas diz que esta emitido mas nao deixa fazer o pagamento. poeque sera?

Cumprimentos

Élio Franco em 18.08.2008. 21:22

Comprei carro em Junho de 2007. Agora não encontro nas Declatações Electrónicas do Min. das Finanças maneira de pagar o selo (Imp. Munic. sobre Veículos ?). Qual a alternativa?.
Obrigado pelos conselhos.

David ferreira em 11.08.2008. 19:29

muito obrigado pela ajuda!!!

D. Gomes em 31.07.2008. 16:00

Só quero dar-lhe os parabéns por este site com explicações tão claras! Bem haja!

ARTUR FERNANDES em 26.07.2008. 16:58

Gostava de saber se posso ser multado pelas autoridades se não possuir o certificado de pagamento embora já estando pago?

Isabel em 25.07.2008. 21:25

Fiz tudo como explicou, mas depois de pedir emissão deu um erro e não abriu o emitir pagamento, o maior problema é que agora já se encontra emitido, mas não tenho referencias para efectuar o pagamento.
Nunca me aconteceu isto nos anos anteriores...como é que eu agora efectuo o pagamento??
Agradeço a ajuda.

Isabel Luis
iola.maurice@gmail.com

Tiago Brito em 15.07.2008. 21:30

Muito obrigado pela explicação. Está excelente e muito boa.
No meio de tanta confusão é bom encontrar a luz ao fundo do tunel.

Muito Obrigado

Tiago em 14.07.2008. 04:09

Segundo me informaram, a polícia já não tem competência para fiscalizar o pagamento do novo IUC. Apenas as finanças o podem fazer.

Em caso afirmativo, não será necessário andar com o comprovativo do pagamento no automóvel, pois nenhum polícia o pode exigir.

Será assim?

Henrique Gomes em 11.07.2008. 13:24

Boa Tarde;

Paguei o meu IUC à dois dias numa caixa multibanco e até agora na apresentação do documento ainda não me aparece
" paga " mas sim emitida apenas, será que fiz algo mal ou terei que aguardar mais tempo.

Obrigado.

Cila em 07.07.2008. 17:58

Olá!
quero deixar aqui um nota de tristeza perante os governantes que temos. Comprei carro novo em abril, contribui para que o nosso parque automóvel fique menos envelhecido e que o ambiente fique menos poluido, por um lado porque o meu novo carro é de cilindrada inferior ao que tinha e por outro porque as emissões de co2 são menores. Sabem o que é que ganhei com isso? Passei de um imposto de 32€ para 102€.Dá-me vontade de vender este carro e comprar uma "charronca velha" já que esses pagam o imposto antigo.

Paulo Nunes em 07.07.2008. 17:18

Obrigado pelas informações deste site que me foram muito úteis.

Tiago em 02.07.2008. 14:12

Ola! Não sei se esta questão já foi levantada mas não tive tempo de ler todos os comentários, por isso peço desculpa se estiver a ser repetitivo.

Até aqui as finanças enviavam para casa a notificação para o pagamento do "selo" dos veiculos comerciais e depois depois de pago enviavam o respectivo selo. Isto continua a acontecer? Ou houve mudanças a este respeito também?

Obrigado

Fernando em 02.07.2008. 00:23

Sou doente oncológico. Em Junta médica foi-me atribuída incapacidade permanente de 80%.Por essa condição estou isento de imposto relativamente a um veículo registado em meu nome?

Fernando em 02.07.2008. 00:16

Sou doente oncológico. Em Junta médica foi-me atribuída incapacidade permanente de 80%.Por essa condição estou isento de imposto relativamente a um veículo registado em meu nome?

Eu em 01.07.2008. 20:18

Obrigada, já estava a desistir de encontrar o pagamento pela net quando vi o seu site !!

Pipo em 01.07.2008. 13:24

Ai, com esta confusão de mudança de imposto, deixei passar o prazo em 2 meses :( mas nas declarações electrónicas quando é emitido o documento, lá diz que só tenho que pagar 18€, que me parece ser o valor normal se não me tivesse atrasado... que quer dizer? que a multa vem à parte? ou que por algum milagre nao vou pagar multa?
Obrigado

Miguel em 27.06.2008. 09:44

Bom dia,
Sob o ponto de vista de um stand, o que poderá fazer em relação ao IUC de um carro que receba? Fazer um registo provisório (+ -) 10€ e se não for vendido num espaço de 180 terá obrigatóriamente de fazer um registo defenitivo (60€)?
Obrigado

Toni em 26.06.2008. 21:08

Nuno,
É normal demorar uma semana, já que os serviços têm de confirmar o pagamento, emitir o PDF de compravativo, etc.
Para quem se preocupa tanto com o ambiente (como eu), ou simplesmente com os seus gastos de impressão, saibam que podem pagar o imposto a partir do início do mês anterior ao devido... ou seja... façam como eu, paguem no mês anterior, e já só será preciso imprimir o PDF passado uns dias (vá lá, uma semaninha)! ;)

Nuno em 24.06.2008. 11:34

Penso que o site das declarações electrónicas deveria ser actualizado com maior celeridade. Isto porque em vez de imprimirmos só a declaração final para andar no veiculo, devido a demora deste site, temos de imprimir o primeiro comprovativo para evitar que sejamos confrontados com os senhores agentes policiais à procura de mais uma multinha... Isto tudo para dizer que se poderia imprimir apenas 2 folhinhas em vez de 4... E depois vem a tal conversa do ambiente e tra la la que é preciso cuidar dele... pois é mas se este processo fosse célere, poderiamos gastar apenas metade do papel...

António Lopes em 22.06.2008. 15:56

Olá,

Apenas quero agradecer as informações disponibilizadas (nunca é de mais, um agradecimento ;-). Ajudou-me a efectuar o pagamento sem dificuldades.

:-)

Ana Costa em 17.06.2008. 08:14

Bom dia!
Antes de mais, muito obrigada pela excelente explicação que acabei de ler. No entanto, quando tento fazer o referido pagamento, o meu carro não aparece na lista "a pagar". Apenas quando faço a "consulta de documentos" é que a matrícula aparece, mas não permite efectuar o pagamento através das "consultas" (apenas permite nas "entregas", onde o meu carro não aparece). Faz ideia como devo proceder?
Obrigada

Joana em 10.06.2008. 18:18

Se não temos selo, podemos retirar o autocolante do vidro do carro?
Obrigada.

Miguel Santos em 02.06.2008. 21:33

Muito obrigado pela explicação e pelo trabalho.

FD em 02.06.2008. 10:16

Resposta a Leopoldina Coelho em 29.05.2008. 13:37:

O DUA ou título de registo de propriedade está em seu nome? Se sim, deverá dirigir-se às finanças e pedir a correcção do seu cadastro. Se não (comprou o carro através de leasing, ALD, etc.) deverá falar com a entidade financiadora.

FD em 02.06.2008. 09:45

Resposta a Jose Carlos em 28.05.2008. 12:29:

Deverá existir um erro na base de dados. O DUA não é obrigatório para que possa fazer o pagamento do IUC, seja pela internet ou por qualquer outra forma.
Deverá ir às finanças e pedir a correcção do seu cadastro apresentando o livrete e o título de registo de propriedade.

Leopoldina Coelho em 29.05.2008. 13:37

Ora boas,

O meu veículo não aparece nos registos, o que devo fazer?

Jose Carlos em 28.05.2008. 12:29

Olá,

não tenho DUA, apenas o livrete e registo de propriedade. No site das finanças não aparece carro nenhum em meu nome. É obrigatório pedir o DUA? Se não for, como faço o pagamento do IUC? E se for, onde se faz?
Obrigado.

FD em 27.05.2008. 10:13

Não há qualquer distinção entre o tipo de veículos no que diz respeito ao pagamento do IUC, pelo que o procedimento é exactamente o mesmo para veículos comerciais.

Jorge Almeida em 26.05.2008. 04:27

Agradeço desde já o trabalho com as explicaçoes claras e objectivas que me forneceu pois foram uteis para o pagamento do imposto que decorreu sem maiores precalços, pedia-lhe apenas que me esclarecesse qual o funcionamento para veiculos conmerciais.
Os melhores cumprimentos Jorge Almeida

FD em 23.05.2008. 10:45

Terá que ir às finanças para se informar do estado do pagamento do IUC. A multa pode ir até ao dobro do valor do imposto em falta, excluindo outros custos, como de abertura de processo de contra ordenação, juros de mora, etc.

Exponha o seu problema e poderá até nem pagar muito (25% do valor da multa).

Fátima Dias em 21.05.2008. 16:03

Olá
Gostava que me informassem o que devo fazer porque comprei agora um carro,tem matricula de fevereiro de 1999. mas nao trazia o comprovativo em como foi pago o selo. nao sei como fazer para saber se ja foi pago e como ter o comprovativo? terei de me dirigir às finanças para me informarem? se tiver que o pagar, será que é muito a multa?

FD em 16.05.2008. 11:52

Resposta a Filomena em 14.05.2008. 19:35:

Se o sistema aceitou o pagamento é porque o deve ter efectuado correctamente. No sítio das declarações electrónicas a actualização ainda demora alguns dias, no meu caso demorou mais de uma semana.

FD em 16.05.2008. 10:44

Resposta a Carina Correia em 14.05.2008. 11:35:

Pode circular à vontade com o carro, devendo apenas pagar o IUC em Novembro.

FD em 16.05.2008. 09:44

Resposta a amachado em 12.05.2008. 11:21:

Deverá mandar apreender, conforme é explicado aqui: https://impostosobreveiculos.info/inicio/pedido-de-apreensao-de-veiculos-online/

Filomena em 14.05.2008. 19:35

Fiz o pagamento do IUC via net, sendo o meu banco a C.G.D., em vez de Pagamento ao Estado estava Impostos e foi por essa via que efectuei o pagamento. A minha dúvida é : Será que não fiz bem, uma vez que já passaram 2 dias e o pagamento ainda não aparece efectuado?

Carina Correia em 14.05.2008. 11:35

Comprei um automovel do ano 1995 do mês novembro, o automovel nao tem selo(IUC),o que devo fazer para este ter o selo?ja que este só é do mês de novembro...Obrigado.

amachado em 12.05.2008. 11:21

ola

tinha uma viatura que foi roubada como tinha seguro danos proprios fui indemenizado e enviei o declaração compra e venda para a seguradora entretanto a viatura apareceu e foi vendidapela seguradora mas ainda consta como eu sendo o proprietário devo pagar o imposto ou deixo passar o tempo.

FD em 09.05.2008. 10:25

Resposta a tiago em 08.05.2008. 19:16:

Comprou em ALD/Leasing ou outro sistema em que o carro não tenha ficado em seu nome? Se assim foi, o problema poderá estar na entidade financiadora que poderá não ter informado as finanças de quem é o locatário.

Sugiro que, na posse de toda a documentação possível de justificar a propriedade, vá às finanças e efectue o pagamento do imposto.

FD em 09.05.2008. 10:19

Resposta a Manuela em 08.05.2008. 15:17:

Obrigado. :)

Deverá pagar o IUC sempre no mês da matrícula portuguesa.

MANUEL em 09.05.2008. 00:44

Está tudo muito bem. Mas podia estar melhor. Assim, por exemplo, eu não compreendo por que razão no site das Finanças não tem uma entrada directa pra o I.U.Ciculação, tal como possui para a entrega do IRS, do IRC, etc. etc.
Não! É preciso que eu descubra em "contribuintes", na secção "entregar", ou "consultar" descobriu a rubrica --que nada diz-- "I.U. Circulação" e por fim, com treino, lá chego!!!
Desculpem lá, então num pais, em que há milhões de automóveis, justifica-se esta tralha brucrático-net?
Pessoal, e chamam a isto simplificar? A quem? A você que tem com****dor ou até cursos de com****dor ou informática! E o resto não é gente?
Eu se mandasse poria assim no site das Finanças: "IMPOSTOS SOBRE AUTOMÓVEIS" , "PAGAMENTOS ON-LINE", a)"IUC (antigo selo)",O SEU NIF E A SUA SENHA, REFERÊNCIA PARA PAGAR; b)de importação, c) ....
VAMOS LUTAR POR ISSO, QUE HÁ MUITA GENTE ALÉM DE NÓS é muito mais apreensível. Eu sou Licenciado e pós graduado em Direito, estudei o direito fiscal e confesso que tive dificuldade em descobrir o caminho para este imposto no site. Nem sequer vi uma nota a dizer p. ex: «o Selo do carro agora chama-se IUC»! Mais: desconfio que isto é deliberado, sabem porquê? porque com esta net-burocracia, muitos vão receber uma notinha em casa a dizer para pagarem a coima X, pelo atraso! Que é mais uma receita... e o tolo sou eu... eu é que sou o tolo!!

tiago em 08.05.2008. 19:16

Boa tarde,
Comprei um veículo recentemente, sendo a data de matrícula 8/Fev/2008. Acontece que o veículo ainda não aparece no site das Finanças, fazendo hoje os 90 dias para regularizar o IUC. Poderei ter de pagar alguma coima caso seja parado pela Brigada de Trânsito? Posso pagar o IUC de alguma outra forma que não no site das Finanças?
Obrigado desde já pela ajuda.

Manuela em 08.05.2008. 15:17

Boa Tarde, gostaria que me tirassem uma dúvia.

No ano passado, em Novembro, comprei um carro importado já legalizado. Paguei o IUC em 19/12/2007. A data da 1.ª matrícula é 02/2007. A questão é a seguinte:

Este ano deverei efectuar o pagamento no mês da matrícula ou no mês em que o veículo foi registado?

Queria aproveitar para vos dar os Parabéns pelo site, é bastante informativo. É bom saber que temos ao nosso dispor pessoas que nos podem ajudar com este tipo de dúvidas. Obrigada*

FD em 06.05.2008. 10:38

Veja aqui: https://impostosobreveiculos.info/registos/cancelamento-de-matricula/

Paulo Madeira em 04.05.2008. 12:06

Boa tarde. Em Janeiro passado tive um acidente com o meu carro (Renault Clio de 1999), tendo do mesmo ficado num estado que não compensava a reparação. Como não tinhas seguro contra todos os riscos, decidi dá-lo ao mecânico para este ir tirando peças. Entretanto, o dito mecânico entregou-o a um sucateiro e a minha dúvida é se posso cancelar a matrícula, ao abrigo da recente legislação, pois perdi o rasto ao carro (já deve estar prensado…); parece que o sucateiro não me passa nenhum documento legal, que possa apresentar. Obrigado desde já e parabéns pelo site.

FD em 02.05.2008. 08:54

Resposta a Gustavo Pinho em 30.04.2008. 15:39:

Está a falar do documento necessário para efectuar o pagamento ou da declaração/certidão em como já está pago?

Em qualquer um dos casos, é possível imprimir uma segunda via, basta efectuar os mesmos passos mas em vez de escolher "Entregar" escolha "Consultar".

FD em 02.05.2008. 08:46

Resposta a Rui Maneta em 30.04.2008. 12:42:

Serve para pedir às autoridades que apreendam um veículo cujo registo de propriedade não foi actualizado pelo novo proprietário. As autoridades irão investigar o seu paradeiro e apreender o mesmo (ou os seus documentos) até que o registo seja regularizado.

Gustavo Pinho em 30.04.2008. 15:39

Boa tarde...
Tentei pedir a declaração de IUC e quando ja tinha feito todos os passos até ao Documento Único de Cobrança, houve uma falha no sistema dizendo "por motivos de ordem tecnica não é possivel satisfazer o seu pedido"...não me apareceu o doc para imprimir e quando vou ver novamente diz que a nota ja foi emitida. Não sei o que fazer...se puderem ajudar....

Rui Maneta em 30.04.2008. 12:42

Agradecia se possivel que me explicassem o que é a Apreensão Administrativa de Veículos e para que serve. Desde já muito obrigado e paraben´s pelo vosso site que é muito interessante.

FD em 29.04.2008. 13:42

Resposta a josé em 28.04.2008. 11:13:

Em princípio, dirigindo-se a um serviço das finanças pode obter na hora uma nova senha.

FD em 29.04.2008. 12:34

Resposta a Amaro em 24.04.2008. 21:16:

O seu browser deverá ter um bloqueador de pop-ups activo. Poderá ser a barra do Google por exemplo.

Para tirar a "segunda via", vá até Consultar, I.U.Circulação, 2008, Documentos e aí na lista do veículos deverá ver a opção "Imprimir" disponível. Antes de clicar nesse botão/link prima a tecla CTRL do seu teclado e, mantendo a tecla premida, clique no botão/link. Se mesmo assim não aparecer a guia de pagamento, experimente a tecla SHIFT (a que tem uma seta a apontar para cima utilizada para as maiúsculas) em vez da tecla CTRL.

Se mesmo assim não conseguir, existe algum software que está a bloquear o aparecimento do documento. Descubra qual é e desligue-o ou experimente o mesmo processo noutro com****dor.

josé em 28.04.2008. 11:13

olá,queria informar-me como posso pedir nova senha,depois de a ter mudado,de ter enserido a vova sem sucesso por 5 vezes e tendo eu me esquecido do, e neste caso o meu local de férias preferido,que na altura da inscricao coloquei sem anotar.já tentei inumeras vezes o servico telefónico, mas por tres vezes aguardei sensivelmente meia hora sem que alguem me atendesse.
Agradecia imenso por alguma informacao.

josé carlos

Amaro em 24.04.2008. 21:16

Boa noite!
Acabo de tentar efectuar o pagamento do IUC de uma das minhas viaturas. Acontece que tudo parece ter corrido "normalmente" até ao ponto em que me apareceu a "janela" "deseja continuar"! Não seria suposto aparecer o documento com a referência para pagamento? Sim, tenho o programa "AcrobatReader" instalado! Não tendo aparecido este documento para, no meu caso, pagamento através do Home Banking, o que posso fazer? Não há nenhuma forma de solicitar nova "via" do referido documento? Obrigado,

FD em 22.04.2008. 11:01

Resposta a Susana em 18.04.2008. 15:43:

Sim, tem 90 dias após a data da matrícula para pagar o IUC.

FD em 22.04.2008. 10:15

Resposta a Jorge Fonseca em 17.04.2008. 15:16 e a Pedro Martins em 17.04.2008. 21:42:

Obrigado. :)

Susana em 18.04.2008. 15:43

Comprei uma viatura nova ligeira comercial com matrícula de 29/02/2008. De acordo com o que li neste site, uma vez que comprei viatura após 1 de Julho de 2007, tenho 90 dias para regularizar o IUC. É mesmo assim?

Pedro Martins em 17.04.2008. 21:42

Parabens pelo site, muito bem explicado todo este processo de pagamento, bem como o acesso ao site das finanças e recorrendo não só ao texto como a fotos.
PARABÉNS

Jorge Fonseca em 17.04.2008. 15:16

Olá,

Eu para já não tenho nenhuma questão pendente (embora possa vir a ter em breve)mas escrevo aqui porque não posso deixar passar a oportunidade de dar os Parabéns por este Site e pelo tempo que gasta em prol dos outros... simplesmente de louvar! Parabéns, Coragem e continuem...

FD em 15.04.2008. 11:09

Resposta a Ricardo em 14.04.2008. 23:18:

Deverá ir a Contribuintes -> Consultar -> I.U.Circulação -> 2008 -> Documentos -> Demonstração de Liquidação -> Certidão -> Imprimir

FD em 15.04.2008. 10:50

Resposta a catherine Galindo em 11.04.2008. 14:03:

Obrigado. :)

Se a matrícula do carro é anterior a Julho de 2007, não se preocupe mais com o imposto de 2007 - não tem que o pagar. Preocupe-se apenas com o imposto de 2008.

Ricardo em 14.04.2008. 23:18

O meu browser bloquiou o Duc cumo é k puderei adequerilo novamente???

catherine Galindo em 11.04.2008. 14:03

Boa tarde, esta pagina está mt bem feita, parabens!
A minha dúvida é a sgte: tenho o carro parado desde o ano pasado no mes de julho, não dei de baixa por falta de tempo e tb não lembrei de pagar o IUC de 27€ correspondente a 2007. Quis pagar no multibanco mas, indica um erro que a referencia (o Nº que vinha escrito na folha do pedido de pago) está incorrecto...que devo fazer?
Agradeço a ajuda!

FD em 08.04.2008. 11:46

Resposta a elisabete em 07.04.2008. 02:02:

Atenção que o pagamento não deve ser feito através da modalidade "Pagamento de Serviços" mas sim através da modalidade "Pagamentos ao Estado" - as referências são completamente diferentes, daí talvez a sua dúvida.

FD em 08.04.2008. 09:45

Resposta a João Carlos em 03.04.2008. 11:40:

O chassis ainda existe?

De qualquer forma, o melhor será aguardar pela nova lei que resolverá o seu problema. Assim que seja publicada poderá ir ao IMTT e pedir o cancelamento da matrícula, indicando que entregou o carro numa sucata. Desde que não tenha tido seguro, inspecção e selo desde a data em que diz que deixou de circular, o IMTT cancelará a matrícula sem qualquer problema.
Mas atenção que tem que tratar deste problema até ao final do ano, pois é um regime excepcional.

elisabete em 07.04.2008. 02:02

a referencia para pagamento por multibanco qual e?
aparece em referencia os nrs todos juntos...

Paula Araujo em 04.04.2008. 08:13

Muito obrigado pelo esclarecimento.


E mais uma vez muitos parabens por este espaço.

João Carlos em 03.04.2008. 11:40

O carro de lhe lhe falei foi dado para peças a um colega que depois se foi desfazendo do mesmo a pouco e pouco.Como é que faço para o abater?

FD em 03.04.2008. 10:42

Resposta a Paula Araujo em 03.04.2008. 10:33:

Não se preocupe com as autoridades na estrada, desde que esteja pago está tudo bem.

Quanto à coima, tudo depende das finanças, nada mais lhe posso dizer, tanto pode ter que pagar uma coima, como não...
No entanto, o prazo do IUC a pagamento em Janeiro de 2008 foi prorrogado para 25 de Fevereiro de 2008, pelo que não se atrasou tanto quanto pensa.

FD em 03.04.2008. 10:40

Resposta a Flavio Costa em 03.04.2008. 00:31:

Se não foi comprado através de Leasing/ALD/Renting/etc., poderá demorar entre 15 a 30 dias.

Escrever um comentário ou colocar uma dúvida

POR FAVOR leia a página toda antes de fazer perguntas que já estão respondidas no texto principal! Obrigado.

:

:

:


Em que ano é que estamos?

Por uma questão de rapidez na resposta e de poupança de espaço, considere que as minhas respostas incluem sempre os normais cumprimentos. :)

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.

Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais