A DAV, Declaração Aduaneira de Veículo, é uma declaração que deve ser preenchida e entregue sempre que se pretende que um veículo seja introduzido em Portugal, isto é, que seja "importado" (o termo correcto é "importado" se oriundo de fora da UE, e "admitido" se oriundo da UE).
É preenchida online, na internet, a partir de um portal chamado SFA2 (Sistema de Fiscalidade Automóvel versão 2).
Qualquer veículo que seja introduzido em Portugal, destine-se ou não a matrícula, deverá ter uma DAV associada.
A entidade responsável pela recepção e pelo tratamento é a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), através dos Serviços Aduaneiros, o que antigamente se chamava de "Alfândega".
Na DAV aparece diversa informação que poderá ser importante, como por exemplo, o valor dos impostos pagos.
Regra geral, só pode ser obtida pela entidade que a submeteu, o importador. Pode também tentar obtê-la junto de um despachante oficial.
14.05.2020. 15:10
Valter Rodrigues em 12.12.2024. 13:28
Boa tarde,
Sou empresário em nome individual e comprei para a empresa um Tesla Model 3 Dual motor na Alemanha com o IVA dedutível (Apenas paguei o valor liquido). Veio a rolar com matriculas temporárias e estou a tratar do processo de legalização. Tenho algumas duvidas no preenchimento da DAV:
Campo:
02. Estatuto do Sujeito Passivo: Escolho opção 3 ou 4?
05. Regime de ISV: Escolho opção 1 ou 2?
06. Tipo de Identificação: Singular ou Coletivo? (Sou empresario em nome individual)
20. Regime Código: 114-Uso profissional?
De momento estou com duvidas em relação a estes campos, se me conseguissem ajudar ficava bastante grato
Cumprimentos
Boa noite, depois de submeter a DAV, quanto tempo demora a ser analisada e enviada pelo serviços Alfandegários?
João Lopes em 25.10.2024. 15:32
Boa tarde,
A minha DAV já se encontra como "DAV em condições de envio para o IMT."
A partir daqui onde posso verificar se a matrícula nacional já se encontra atribuida para então depois me desclocar ao IMT?
Obrigado!
Filipe Araujo em 05.08.2024. 12:41
Boa tarde, importei uma Autocaravana, já fiz o pagamento dos impostos e tenho a DAV que caduca no dia 12 /08/2024, tento fazer o registo no IMT mas a informação é de veículo inexistente, tenho que viajar na Autocaravana para o estrangeiro no dia 10/08/2024, o que osso fazer para poder viajar com o veículo?
Dora Cristina Batanete Raio em 23.07.2024. 23:47
Comprei um carro novo em fevereiro de 2024 que veio do reino unido ao abrigo da incapacidade com multiusos,ainda o estou a pagar apesar de ter pago 52 por cento do mesmo para evitar o pagamento de uma hipoteca.Tenho a DAV desde fevereiro que já caducou e tenho a COC desde abril. O stand, concessionário autorizado da marca tem um despachante que trabalha a partir do importador da marca. O despachante tratou junto da alfândega da reserva da matrícula e da emissão da DAV por procuração.Existiu um entrave desde a hora que a DAV ficou concluída e quiseram tratar junto do IMT.Disseram me que o IMT não aceitou aquela procuração pois não referia exactamente para tratar junto da instituição IMT mas na DAV consta no campo L modo de pagamento T fiança por conta do despachante oficial ,tem como fundamento legal globalização de pagamento,o serviço emissor é uma direção regional de mobilidade e transportes num local longe da minha residência,o isv está corretamente a zeros. Já fiz uma segunda procuração em junho que entreguei em mãos ao stand ,depois de insistência minha no stand soube passado um mês e uma semana que a mesma estava extraviada,agora fiz há uma semana outra procuração mas ainda contínua no IMT apenas referência á reserva da matrícula junto do IMT mas esta semana até referia carro inexistente.sinto me impotente e não sei o que está aqui a falhar.podia me ajudar?
Boa tarde,
Sendo uma empresa que fez a compra do veículo em país Europeu, e tendo a factura o seguinte texto:
"O imposto sobre vendas pago será reembolsado assim que a prova adequada de entrega intracomunitária (confirmação de entrada) estiver disponível"
O que escolher no campo DC12? Trnasmissão isenta nos termos do regime de IVA das transações intracomunitárias?
Obrigado
Miguel Mendes em 09.07.2024. 16:31
Boa tarde,
Antes da minha questão, meus parabens pelo site. É uma grande ajuda.
Acabei de comprar um E300 de Plug-in de 2020 e estou a fazer todo o proceso de legalização seguindo todos os passos que apresenta no site.
Já submeti a DAV e a AT alterou a mesma porque diz que a autonomia é inferior a 50km.
No COC apresenta como Autonomia Electrica 52 km mas no campo de WLTP apresenta 48 km de autonomia combinada.
A diferença de ISV é muito grande, algum conselho?
Boas,
Disseram-me agora que uma oficina portuguesa ao reparar um carro com matricula estrangeira tem de preencher um documento e enviar para a alfandega.
É assim?
Que documento?
Como funciona?
Tiago Freitas em 20.05.2024. 16:07
Boa tarde,
importei uma viatura de 1969 e preenchi a DAV. Agora a Alfandega diz que tenho de fazer uma verificação fisica. Alguém ja passou por isto? O que será?
Adriano Carvalho em 15.05.2024. 14:45
Boa Tarde, estou legalizando um carro da Holanda e a DAV encontra-se com a descricao: " DAV em condicoes de envio para o IMT " .
Nao encontrei o numero de matricula atribuido, poderia por gentileza confirmae em qual campo o numero de matricula sera informado ou se ja posso me dirigir ao IMT?
Grato pelo suporte e parebens pelo otimo conteudo.
Boa tarde,
Mudei-me recentemente do Reino Unido para Portugal e estou a tentar legalizar o meu veiculo do qual sou proprietário há quase 3 anos. Já fiz a inspeção e tenho o número de homologação, no entanto não consigo preencher a DAV porque não tenho nenhuma DAE. Tentei STADA Imp para obter uma mas o sistema diz que não tenho permissões. Alguém me pode dar alguma dica do que posso fazer?
Cumprimentos!
No preenchimento do DAV no campo J75 qual a dat que devo meter eu ja paguei o via no pais onde vivi e adquiri o veiculo
No preenchimento do DAV no campo J75 qual a dat que devo meter eu ja paguei o via no pais onde vivi e adquiri o veiculo
No preenchimento do DAV no campo J75 qual a dat que devo meter eu ja paguei o via no pais onde vivi e adquiri o veiculo
Sou espanhol, moro em Espanha e sou trabalhador transfronteiriço.
Viajo todos os dias de Espanha para Portugal para trabalhar.
Preciso registar o meu veículo para circular por Portugal sem problemas?
Ricardo Antunes em 23.01.2024. 18:23
Boa tarde, comprei um reboque suíço, também necessita preencher DUA?
Tentei preencher e não consigo inserir como reboque e não deixa validar sem dados do motor, combustível, etc.
Obrigado
Manuel Vieira em 09.12.2023. 06:26
Como ainda não recebi o DUA, posso circular com uma DAV em Espanha ?
Tenho uma questão.
Tendo um carro entrado em Portugal para utilização privada (DAV com "Não obtenção de matricula"), poderá ser transformado em electrico e isto ser reconhecido na DAV e o processo de pedido de matricula ser baseado neste novo estado de electrico?
Obrigado
Ao preencher o formulário DAV tive que fazer login novamente e agora não consigo encontrar o formulário, ele indicou que o caminho não era mais válido. Cliquei em "validar" várias vezes durante o preenchimento. O progresso será salvo? Posso continuar no formulário ou tenho de começar de novo?
Consultar DAV não me da resultados.
Susana Batata em 19.10.2023. 07:38
Existe algum video que me possa auxiliar no preenchimento do DUA , tenho algumas dúvidas no preenchimento... tenho um veiculo da Suíça e pretendo legalizar pela isenção .1 primeiro tenho de preencher o DUA -Stada Importação. Só é possivel preencher online? Se for a Alfandega pessoalmente dá para preencher em suporte papel? Quem é a entidade competente, numero de contacto para me ajudar a preencher este DUA? Outra questão aquando do preenchimento submissao do DUA, sairá algum valor a pagar? E em que altura poderei submeter a Dav ? Agradeço a vossa ajuda nesta matéria
Perdo Lince em 29.09.2023. 10:46
Bons dias, a minha esposa pretende comprar um veiculo no estrangeiro, ele tem o atestado multiusos com mais de 60% de incapacidade. Perguntas: Ela pode adquirir veículo usado no estrangeiro e beneficiar da isenção do iva e do isv? Ou ser-lhe-á restituído em Portugal? Ou só pode comprar em Portugal veiculo novo?
Obrigado
Ricardo Coimbra em 18.09.2023. 13:30
Bom dia,
Adquiri um veiculo novo em stand da marca. No momento da entrega, foi-me dito que já não poderiam entregar o veiculo pois a matricula estava associada a uma pessoa com mobilidade condicionada.
Teria que aguardar até resolverem a situação, pois não poderia conduzir aquele veiculo sem um atestado multiusos.
Fiquei com dúvidas e não consigo obter procedimentos para a resolução ou mesmo se é resolúvel.
Podem ajudar a esclarecer e sendo possível a resolução quanto tempo pode demorar?
Obrigado.
Orlando Magalhães em 01.09.2023. 10:04
Bom dia.
Para efeitos de legalização de um motociclo, usado, comprado em França, a declaração de entrada em Portugal é diriga a quem?
Os passos a seguir, são, pf. confirme (é a primeira vez que o vou fazer):
- com a delcaração de compra, declaração de entrada em PT, com o comrpovativo de nº de registo nacional emitido pelo IMT, preencher a DAV no portal AT e anexar os docs atras referidos;
- aguardar a emissão da nota de liquidação AT;
- apos liquidação AT ir ao IMT com o Mod 9 preenchido e requerer a emissão do certificado de matrícula
- ir a um Registo e Notariado para solicitar a emissão do Documento Único Automóvel (DUA);
Certo?
Obrigado.
Jorge Lopes em 16.05.2023. 14:11
Boa tarde
Estou a tratar da legalização de um automóvel, mas no preenchemento do DAV dá sempre errro no campo 15a Número de Identificação do Representante ...
como posso obter este número..
Olá,
submeti a declaração no 21/03 mas não ainda recebi uma reposta. Pedi uma isenção.
quanto tempo demora o processo?
Obrigado.
Do auto stands in Portugal not have to pay taxes or do DAV if it just sits on their lot? Understand that cars imported (Luxembourg) into Portugal need to be reported in 20 days typically. Not locating as ruler to exception. Feel dealer is trying to strong arm me.
Do auto stands in Portugal not have to pay taxes or do DAV if it just sits on their lot? Understand that cars imported (Luxembourg) into Portugal need to be reported in 20 days typically. Not locating as ruler to exception. Feel dealer is trying to strong arm me.
Fernandito em 17.04.2023. 13:17
Posso circular após dos 60 dias desde a atribuição de matrícula? Já pedi o certificado de matrícula da IMT mas ainda não chegou e por tanto ainda não tenho o veículo registado na conservatória e nem tenho o DUA.
Sim tenho a DAV, sim o tenho o certificado da inspeção técnica e sim tenho seguro. Mas os 60 dias desde a atribuição forma concluídas hoje mesmo e não se se posso conduzir o carro até receber os documentos que estão por chegar.
Obrigado.
Daniela coutinho em 06.03.2023. 15:02
Boa tarde
O meu marido trouxe uma carrinha da França. No dia 22/09/2022 recebeu o papel da aduaneira de veiculo da matriculaçao para matricula portuguesa e ate hoje nao recebeu o livrete verde é normal? Senao onde posso reclamar para me enviarem? Obrigado
Daniela coutinho em 06.03.2023. 14:59
Boa tarde
Trouxe uma carrinha da França a qual ja fiz o sistema para mudar de matriculaçao, foi bem feito no dia 27/09/2022 e ate agora nao chegou o livrete verde
Kevin em 07.02.2023. 10:56
Bom dia
Comprei um carro a um stand em Portugal no qual tinha matriculas francesas
Pelo que o dono do stand me disse é que nao terça-feira dia 31/2/2023 entregou os papeis para pedir a dav e a emissao de matriculas
Até agora nao obtive resposta nenhuma e mesmo ligando para o IMT não me podem dar essa informação
Sabem o que posso fazer?
Boa tarde,
Sou emigrante em França e pretendo fazer a legalização de uma mota 125cc que levei para Portugal em 2013 e que está parada desde então.
No entanto, e no que concerne à submissão da DAV, fiquei a saber que a mesma deve ser feita no prazo de até 29 dias após o veículo ter dado entrada em território nacional. Mais informo que já não detenha qualquer comprovativo/guia de transporte do mesmo.
O que devo fazer nesta situação?
Cumprimentos e um nom Ano Novo a todos
Boa tarde,
Sou emigrante em França e pretendo fazer a legalização de uma mota 125cc que levei para Portugal em 2013 e que está parada desde então.
No entanto, e no que concerne à submissão da DAV, fiquei a saber que a mesma deve ser feita no prazo de até 29 dias após o veículo ter dado entrada em território nacional. Mais informo que já não detenha qualquer comprovativo/guia de transporte do mesmo.
O que devo fazer nesta situação?
Cumprimentos e um nom Ano Novo a todos
Boa tarde,
Tenho uma declaração de venda do vendedor, mas ele não quiz fornecer o NIF, é valido para a DAV, se não, qual a solução?
Tenho uma segunda questão, eu tanto moro no estrangeiro como moro aqui em portugal, é possivel legalizar o carro em meu nome, ou é melhor mudar para o nome do meu pai?
Olá .
Importei eu mesmo uma mota da Holanda,
Já submetia dav.
Agora eles estão a pedir me o número HT enviado pelo imt.
Não faço ideia ao que se referem .
Sabem dizer me que número é este?
Maria Thirion em 04.11.2022. 22:16
Boa tarde,
Vivo no Luxemburgo e pretendo colocar um carro meu em Portugal.
Será possível legaliza-lo continuando a viver no Luxemburgo,?
Também tenho residencia em Portugal
Obrigada
Melhores cumprimentos
FD em 13.10.2022. 10:37
@Maria Camara em 12.10.2022. 22:57
Leia por favor: como legalizar carros importados.
FD em 13.10.2022. 10:35
@MP em 12.10.2022. 15:40
Coloque 0 (zero) no valor de aquisição e anexe a declaração de doação, é a única coisa que precisa de fazer.
Maria Camara em 12.10.2022. 22:57
Comprei um carro com 1 ano de uso e 11 mil km na espanha (fiat 500 hibrido).
Qual o primeiro passo para regularizar em Portugal? Inspençao, IMT e Conservatória? Teria algum passo a passo detalhado onde ir e que documentos levar? O processo é todo online?
Agradeço antecipadamente
Boa tarde,
estou a legalizar em nome da minha esposa que é estrangeira uma viatura doada ( tem declaração de doação) pelos pais no país de origem, sem fatura.
Como introduzo essa situação na Dav?
Obrigado
Cumprimentos
FD em 30.09.2022. 10:50
@FábioN em 29.09.2022. 23:18
Se já submeteu a DAV tem de preencher e enviar o Modelo 1460.1 a pedir a correcção.
FD em 30.09.2022. 10:42
@Rn em 29.09.2022. 19:50
Não, desde que no livrete venha mencionado que não existe nenhum co-proprietário (normalmente, o banco ou a entidade que financiou a compra do carro).
Ou seja, na prática, tem de liquidar o crédito antes de legalizar o carro em Portugal.
Boa noite
acabei de preencher o DAV e percebi que me enganei no código da cor
ainda vou a tempo de corrigir, ou é possivel?
obrigado
Pretendo trazer a minha viatura de um país aonde estive a residir e pertence a EU, para legalizar em Portugal. A viatura está ainda a ser paga ao banco. Existe algum entrave á legalização nestas condições?
FD em 21.09.2022. 15:12
@Pedro Vitorino em 20.09.2022. 21:19
Que eu tenha conhecimento não existe nenhuma "proibição" mas, não aconselho - as autoridades espanholas poderão não saber/entender o que é a DAV.
Pedro Vitorino em 20.09.2022. 21:19
Boa tarde, sabe me informar se depois de obter a dav, com matricula e devido seguro, posso circular so em portugal ou posso circular em espanha tambem com a dav? cumprimentos
FD em 17.09.2022. 17:54
@Inês em 14.09.2022. 11:27
O nome do ficheiro não pode caracteres acentuados.
Tem de renomear o ficheiro e tirar todos os espaços e caracteres á, é, ç, etc., do nome.
Por exemplo, se o ficheiro se chama "prova de residência.pdf" tem de passar a ser "prova_de_residencia.pdf".
Este erro aparece-me quando tento fazer o upload do ficheiro da mairie para provar a minha residência e fim de residência no estrangeiro. Não consigo fazer o upload... Como fazer? : O nome do ficheiro apenas pode conter caracteres ASCII ANSI!
Pedi isenção do imposto.
FD em 21.08.2022. 13:11
@Bruno F em 20.08.2022. 04:27
Correcto.
Não, escolha "Outros".
Caro FD,
Sou um particular que adquiri um veículo eléctrico usado noutro estado membro da UE, e estando a preencher a DAV foram-me surgindo algumas questões que, mesmo lendo as instruções de preenchimento da DAV assim como as suas respostas anteriores, não consegui esclarecer, pelo que peço a sua ajuda:
- nos campos 77 ("Valor de Aquisição") e DC13 ("Preço"), o valor a indicar será o que efectivamente paguei no concessionário estrangeiro (ou seja, com IVA, e não a base tributável apenas), certo?
- no campo DC12 ("Regime utilizado"), qual a opção a escolher tendo o concessionário detalhado o IVA na factura emitida...transacção isenta nos termos do RITI?
Obrigado desde já pela valiosa ajuda que vem dando aqui.
Com os melhores cumprimentos,
Bruno Fernandes
FD em 09.08.2022. 14:24
@SBC em 09.08.2022. 14:14
Pedindo isenção demora sempre algum tempo.
Se passarem mais de 2 semanas sem resposta, sugiro que ligue para a alfândega através do 217 206 707.
Sim pedi isenção.
Também tive alguns problemas em obter a homologação e tive de pedir uma homologação individual e deixei passar 30 dias até submeter a DAV. Não sei se tem interferência...
Obrigada
FD em 09.08.2022. 10:50
@SBC em 08.08.2022. 22:09
Pediu isenção?
Boa tarde, estou a tratar do processo de legalização da viatura do meu pai que regressou definitivamente para Portugal.
Já preenchi a DAV no dia 30/07 mas ainda não obtive nenhuma resposta.
Quanto tempo demora a atribuir a matrícula?
Obrigada
FD em 29.07.2022. 20:43
@Matias Cerqueira em 29.07.2022. 11:09
De que veículo é que estamos a falar? Não pode usar o carácter > aqui.
Matias Cerqueira em 29.07.2022. 11:09
Bom dia,
No que concerne ao "Tipo de Veículo Fiscal" qual opção selecionar?
" 077 - LIG. MERCADORIAS
FD em 14.07.2022. 15:44
@Jorge em 13.07.2022. 22:33
Certo, só vai ao IMT depois da DAV validada.
Um mês não é nada normal, confirme se não tem mais nenhuma mensagem que não tenha visto.
FD em 14.07.2022. 15:43
@BRUNA em 13.07.2022. 20:12
Tem de preencher uma declaração de importação através da plataforma STADA Importação.
Aqui: https://aduaneiro.portaldasfinancas.gov.pt/jsp/externalApp.jsp?body=/external/stadaimp/
Boas,
eu teria uma questão: eu preenchi a DAV no dia 12/6 e fez o calculo automático do ISV. No próprio dia eu paguei, e posteriormente no dia 14/6 apareceu a mensagem DAV cobrada/garantida pela AT. Desde dia 12/6 também apareceu a mensagem DAV aguarda análise do processo pela alfândega, e desde então não ocorreu mais nada.
Eu terei de aguardar até que a DAV seja validada e me seja atribuída uma matricula e só depois é que eu posso ir ao IMT, certo? É normal já ter passado um mês e não ter ocorrido mais desenvolvimentos?
Desde já agradeço!
Cumprimentos, Jorge
Boa tarde, vim de vez da suiça para portugal e estou abrangido pelo artigo 58 para nao pagar nada com a legalizaçao. mas no entanto quando tento simular a dav ao fim aparece- me uma mensagem.
Ano/Número da Declaração Aduaneira Eletrónica (DAE) de Importação têm que estar preenchidos.
alguem me sabe dizer o que devo preencher?
obrigado
FD em 22.06.2022. 16:20
@Pedro B em 21.06.2022. 18:24
Se tem certeza de que introduziu correctamente todos os dados relacionados com o cálculo do ISV pode fazer o pagamento imediatamente.
Se não, aguarde pela validação.
A validação pode demorar entre 1 a 3 dias úteis.
Boa tarde
Depois do preenchimento da DAV, é necessário o pagamento estipulado no DUC para iniciar o processo de avaliação/validação da DAV, ou esse processo iniciasse automaticamente após a submissão e posso efetuar o pagamento depois da validação?
E quanto tempo normalmente demora a analise da DAV por parte da AT?
Obrigado desde já!
FD em 20.06.2022. 14:57
@Ricardo branco em 20.06.2022. 13:39
Não lhe sei dizer - ligue para o IMT.
Ricardo branco em 20.06.2022. 13:39
Legalizei uma mota e já tenho matricula portuguesa. mas na dav enganei-me na cor .
Como faço para fazer a alteração da dav
FD em 14.06.2022. 14:54
@Pedro S em 07.06.2022. 03:51
Se é um pesado, não paga ISV.
Se é uma autocaravana, independentemente do peso bruto, paga ISV.
Como saber se é um pesado ou uma autocaravana? Ver o que está indicado no livrete, especialmente no campo J e nas anotações (como está homologado).
Bom dia,
Tenho uma questão relativa a uma transformação de um pesado de passageiros que foi transformado em autocaranava.
Visto que todos os pesados estão isentes de ISV, que no caso desta transformação o veículo não perde a categoria de pesado (tem peso bruto de 7060Kg) significa que continua isento de ISV, ou paga ISV como autocaravana?
Obrigado.
FD em 23.05.2022. 11:56
@João Mendes em 22.05.2022. 18:31
Que eu saiba, não.
João Mendes em 22.05.2022. 18:31
Eu queria fazer legalizações para um familiar que tem um stand e não sou despachante oficial, mas pelo que vejo estou limitado a 3 por ano civil? Há alguma maneira de contornar isso?
Muito obrigado
FD em 02.05.2022. 12:20
@JS em 01.05.2022. 22:40
Qualquer uma, convém que não seja muito longe.
Particular.
Regime geral.
Sim, são a mesma pessoa.
Não preenche, esses campos são preenchidos automaticamente quando insere o número de homologação.
Sou particular, importei um carro elétrico Renault ZOE usado de Espanha, estou com algumas dúvidas a preencher o DAV...Podem ajudar?
1º Alfandega, pode ser qualquer uma? Uma vez que não há na minha residência?
2º Estatuto do Sujeito Passivo:particular ou operador sem estatuto
3º Regime de ISV? Introdução no consumo, regime geral?
4º Adquirente/Proprietário e Declarante/Representante serão o mesmo no meu caso?
5º Nº do motor? Cilindrada? Num carro elétrico :(
FD em 28.04.2022. 12:16
@Rui MORAIS em 26.04.2022. 17:47
Quanto ao primeiro erro, o carro é de fora da UE?
Quanto ao segundo, escolha a opção "4 - Particular" (se é o que é, um particular).
Rui MORAIS em 26.04.2022. 17:47
Boa tarde,
Confesso que o preenchimento da DAV me supreendeu pela complexidade.
Inventei alguns itens e agora tenho estas mensagens de erro:
R6869001: Ano/Número da DAU têm que estar preenchidos. [ R6869001 ]
R020606a001: A opçáo de sujeito passivo escolhida '3 - Operador Sem Estatuto' só admite NIF de Proprietário com enquadramento em IVA.
Obrigado pela vossa ajuda
FD em 15.04.2022. 18:00
@Paulo Albuquerque em 14.04.2022. 15:58
No campo 40 da DAV coloca na primeira opção 07 e na segunda opção 17.
FD em 15.04.2022. 17:51
@João em 13.04.2022. 17:46
Já é o segundo caso que aparece.
Se for o que estou a pensar, precisa da declaração da marca em como o veículo está conforme determinadas características.
Poderá também precisar do modelo 9 carimbado pela marca.
Estes processos podem ser tratados directamente pelo importador ou por uma empresa subcontratada pelo importador. Deve entrar em contacto com o importador português e explicar a situação.
Paulo Albuquerque em 14.04.2022. 15:58
Boa tarde, o meu carro tem 2 cores, cor predominante vermelho e capot e tampa da mala preto, penso que no DUA será vermelho e outras, mas e no DAV, que codigo coloco ?
Muito obrigado,
Cmps.
Boa tarde, tenho um veículo importado da Suiça e entreguei a papelada a um segurador que se responsabilizou pela papelada. Neste momento tenho uma DAV (desde Fevereiro), fiz a primeira inspeção (a mais cara e necessária para legalizar) em Novembro e neste momento fui fazer a inspeção obrigatória. Ao chegar lá dizem-me que o IMT não informatizou os dados e que a matrícula não existe, quando contacto o IMT dizem-me que não deu entrada nenhum processo. O segurador diz que o processo veio recusado do IMT (ele terá enviado os documentos por correio) por causa de um documento que é exigido desde 01.01.2022 para veículos suiços, diz que se trata de uma certidão da marca (Mercedes) que tem de vir de Lisboa (não se trata do COC, esse já tinha sido entregue). Isto é verdade? Houve alguma alteração em Janeiro de 2022? Obrigado
FD em 09.04.2022. 11:38
@Jorge Pereira em 08.04.2022. 14:40
Carregue na lupa do lado direito do campo para ver os códigos das cores.
Jorge Pereira em 08.04.2022. 14:40
Boa tarde,
Que código corresponde à cor PRETO? Aparecem vários números mas não sei que numero colocar para cor preto.
FD em 08.04.2022. 11:42
@Vitor em 08.04.2022. 10:30
É sempre o valor combinado.
Já descobri! Faltava por o número de registo da homologação.
Já bate certo.
Aproveito para questionar, de todos os valores de C02 presentes no COC, na folha de inspeção, etc, qual é o elegível para a DAV e consequente fonte de calculo para o ISV?
Obrigado mais uma vez
Bom dia,
ao preencher a DAV e simular o valor a pagar é substancialmente superior ao resultado da simulação do próprio SFA2. Estou a colocar precisamente os mesmos dados.
O que poderei estar a fazer de errado?
Obrigado
FD em 07.04.2022. 13:00
@Gonçalo Veloso em 05.04.2022. 20:25
Sim, deve colocar as matrículas.
Gonçalo Veloso em 05.04.2022. 20:25
boa noite,
estou com dúvida no preenchimento da DAV, no separador veiculo, no campo das matriculas.
o meu veiculo veio da Suiça e não sei se tenho de por os numeros das matriculas suíças (pede o nº e data de validade)..
obrigado
FD em 01.04.2022. 11:04
@Joao Pedeo em 31.03.2022. 18:09
Carregue no ícone da lupa ao lado do campo para ver os códigos das cores.
Joao Pedeo em 31.03.2022. 18:09
Boa tarde,
Estou com uma dúvida no preenchimento da DAV no que diz respeito ao código da cor do carro. Onde estão os codigos legendados? No meu caso a cor é preta.
Cumprimentos
FD em 21.03.2022. 11:37
@Luis em 19.03.2022. 00:42
Pode vender a mota, transfere o processo todo para o comprador (coisa a que muita gente, naturalmente, torce o nariz).
Olá
Comprei uma mota importada da frança. Já tenho matricula portuguesa. E documento com número da DAV. Mas como aguardo inspecao da mota, ainda nao tenho o livrete.
Como quero vender a mota pergunto, é possível vender a mota? O registo automovel aceita?
FD em 13.03.2022. 12:16
@miguel em 12.03.2022. 21:05
O normal é ter de preencher o modelo 1460.1 para pedir a correcção mas, telefone para a alfândega e explique a situação.
FD em 13.03.2022. 12:11
@Diana em 11.03.2022. 17:00
Não sei se esse papel é suficiente mas, envie-o na mesma e veja se a AT o aceita.
Não há problema nenhum em fazer isto, se depois for preciso mais alguma coisa entram em contacto consigo.
boa tarde
Fiz uma dav para um carro que ja era meu vindo de franca ,sei que beneficiava da isençao do isv mas mal fiz a dav apareceu logo o duc para pagar sera que me sabem explicar o que devo fazer para ter a isençao
obrigado
Olá, boa tarde, precisava da vossa ajuda.
Fui emigrante em França e agora voltei de vez.
Comecei a tratar do processo de legalização do carro com o regime de isenção de ISV e já tenho a minha morada fiscal feita em Portugal.
Agora para o preenchimento da DAV pedem - me:
Data de Início
Residência no País
Indicar a data de início de residência constante do certificado de residência
oficial emitido pela entidade administrativa competente para o controlo de
habitantes do país de proveniência, ou, caso não exista, do certificado consular.
Casa B03
Data de Cancelamento
de Residência
Indicar a data de cessação de residência constante do documento mencionado
na casa anterior.
Tenho apenas um documento da câmara municipal da zona de onde vivia a comunicar que fui emigrante x anos em França mas nada do consulado ou outro.
O que devo indicar?Ou preciso de outro papel?
Obrigada pela vossa ajuda.
FD em 10.03.2022. 12:41
@vitor em 10.03.2022. 08:44
O vendedor está registado no Centro de Arbitragem do Sector Automóvel (CASA)?
Veja aqui: https://www.arbitragemauto.pt/empresas-aderentes
Bom dia
Agradeço sua atenção.
Estava com ideia que na declaração da DAV teria registo das batarias.
O vendedor causa Stande não quer fornecer declaração da DAV.
Rci diz que primeiro ano de contrato de aluguer de batarias deve passar por importador, mas Stand nem isso fez dizendo que Rci Portugal que não esta comprir com lei.
Eu nunca fui notificado Rci.
Ja fui advogados ficam perplexos com esta situação.
Poderia ajudar onde dirigir
FD em 09.03.2022. 19:59
@vitor em 09.03.2022. 17:50
A DAV não tem qualquer relação com o aluguer das baterias - esse não é um facto que interesse de todo a qualquer organismo do estado, incluindo a AT.
Além disso, se o carro foi legalizado pelo vendedor, só este pode fornecer a DAV.
Deve reclamar com o vendedor, a AT nada tem a ver com isso, nem faz qualquer registo desse facto.
Desde já agradeço sua atenção
Isso foi o que fiz ligar com RCI eles ja me disseram que esta sujeita aluguer.
Mas eu nao comprei viatura com esta modalidades nem assinei qualquer papel RCI.
Minha pregunta que lhe fiz foi como obter Declaração da DAV desta viatura .
FD em 09.03.2022. 14:09
@vitor em 09.03.2022. 12:27
É um Zoe?
Deve ligar para o RCI Bank (é quem aluga as baterias) e fornecer o VIN do carro para saber em que modalidade está.
Bom dia
Comprei carro elétrico importado stand Portugal
Com contrato promessa venda diz que viatura nao carece aluguer de baterias mas final uma identidade bancaria diz que tem aluguer de baterias que importador tem fazer contrato de aluguer de baterias no primeiro ano.
Como posso saber se esta situação verdadeira ou falsa
Pela declaração da DAV posso saber desta situação ou requerer
Aguardo sua resposta
FD em 08.03.2022. 12:35
@PGoncalves em 07.03.2022. 19:58
Não, não é possível obter matrícula sem o ISV estar pago.
No entanto, por terem passado os 60 dias, convém andar no carro com o comprovativo de registo inicial de propriedade.
PGoncalves em 07.03.2022. 19:58
Boa tarde .uma duvida visto que a pagina é bastante conpleta .eu neste momento circulo com Dav e sem conprovativo de pagamento ,pois conprei o carro a um stand .mas na Dav diz data de cobrança e refere uma Data e ja passaram os 60 dias .estou legal ?
É possivel atribuir uma matricula sem pagar o ISV ?
Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto
Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.
Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais
Escrever um comentário ou colocar uma dúvida
POR FAVOR leia a página toda antes de fazer perguntas que já estão respondidas no texto principal! Obrigado.