Melhor informação nas notícias sobre tributação automóvel

Nesta página: aviso sobre a leitura de notícias sobre a tributação automóvel.

O impostosobreveículos.info existe desde 2007 e desde essa altura que acompanho todos os assuntos relacionados com a tributação do automóvel e demais veículos, nomeadamente, o IUC e o ISV.

Ainda hoje, há coisas e aspectos relacionados com os impostos automóveis que me escapam, sobre os quais tenho que me informar melhor, sobre os quais investigo e tento formar mais conhecimento, de forma constante e permanente. Ao longo destes 12 anos cometi bastantes erros (de interpretação, por desconhecimento, etc.) pelo que tento evitá-los a todo o custo.

Esta matéria da tributação automóvel é e tem-se tornado cada vez mais complexa.

Infelizmente, por causa dessa complexidade e por causa do ritmo natural da vida contemporânea, no que diz respeito aos impostos automóveis, tenho visto cada vez mais erros, omissões e no geral, notícias pouco fiáveis, tanto no sentido como na substância.

A desinformação existe, acredito que de forma não intencional mas, existe, e leva à tomada de decisões e à formação de opiniões que não são as mais correctas factualmente.

Nestes últimos tempos tem sido demasiado frequente.

Por isso escrevo isto e faço um pedido: por favor, confirme tudo o que lê, seja nas notícias, seja nas redes sociais. Se tiver dúvidas, pergunte-me, tentarei, como faço desde 2007, responder da melhor forma possível - use a caixa de comentários que existe aqui em todas as páginas. Não propague notícias e informações sobre as quais não tem certezas.

Alguns exemplos de erros que tenho visto ao longo dos anos:

Alguns exemplos de notícias e de percepções que passam pelo público geral que falham na substância ou no sentido e que tenho visto ao longo deste ano:

Em consequência de muitas destas notícias e de muita informação passada em segunda mão, cada vez recebo mais perguntas de pessoas que estão mal informadas.
Mais uma vez: se tiver dúvidas, pergunte aqui, se eu não souber, investigo e tento saber.

Se vir mérito na informação que aqui encontra, partilhe-a para que chegue a mais pessoas e para que haja menos enganos.
Se, enquanto leitor, tiver experiência nalgum assunto menos comum que ainda não tenha sido aqui tratado e puder contribuir, faça-o também, eu e todos os que lêem agradecem - por favor use a caixa de comentários, está sempre ao seu dispôr. :)

19.12.2019. 14:37

FD em 20.12.2019. 11:12

@Fernando em 19.12.2019. 22:12

Continua a ser um tema em aberto - são questões diferentes: uma refere-se ao WLTP (que, até ver, não apresenta problemas) e a outra refere-se à desvalorização da componente ambiental nos importados usados.

Em Janeiro deve haver mais notícias sobre o tema dos importados usados e da componente ambiental.

Se quiser estar sempre a par pode acompanhar a seguinte página, é onde faço todas as actualizações sobre essa questão: ponto da situação do tema ISV, CO2 e importados usados.

Fernando em 19.12.2019. 22:12

A fixação no OE das novas tabelas encerra o tema do desconto sobre a componente ambiental nos importados usados para este ano, ou continua a ser um tema em aberto essa disputa com a UE?

Escrever um comentário ou colocar uma dúvida

POR FAVOR leia a página toda antes de fazer perguntas que já estão respondidas no texto principal! Obrigado.

:

:

:


Estamos em 2024, para o ano vamos estar em que ano?

Por uma questão de rapidez na resposta e de poupança de espaço, considere que as minhas respostas incluem sempre os normais cumprimentos. :)

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.

Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais