Actualizações aumento ISV/IUC em 2018

Porque vai o ISV e o IUC aumentar

A explicação completa está aqui: Em Setembro de 2018 todos os carros vão ficar mais caros?

As regras utilizadas para a medição das emissões de CO2 vão mudar em Setembro de 2018 para todos os carros.
No entanto, todos os novos modelos homologados (uma espécie de aprovação) a partir de Setembro de 2017 já são obrigados a usar as novas regras.
As novas regras são diferentes e em quase todos os casos, irão fazer com que as emissões de CO2 declaradas aumentem. É importante referir que as emissões são as mesmas, o que muda é a forma de as medir. E esta nova forma, faz com que as emissões declaradas aumentem.
Como o ISV e o IUC baseiam parte do seu cálculo nas emissões de CO2, o valor final destes impostos, a pagar pelo comprador/prprietário, irá aumentar, sem que a forma de cálculo do ISV/IUC mude. Ou seja, não é o imposto em si que aumenta mas sim, os dados que o imposto usa para se calcular a importância a pagar.
Ainda não se sabe se a fórmula de cálculo do ISV/IUC vai ou não mudar, a Comissão Europeia recomendou aos estados membros que o valor final de impostos a pagar não deveria aumentar por causa desta mudança, pelo que teremos que esperar por mais notícias.

O que é esta página

É uma forma de manter as actualizações sobre este tema numa só página para fácil consulta, por ordem cronológica.

É importante para quem vai comprar carro, para quem pode estar a pensar carro, ou até para quem ainda não tinha pensado nisso. Desta forma, ficará informado e tomará decisões informadas sem que depois fique surpreendido com a chegada destas alterações.

Última actualização: 12 Abril 2018.

Ponto da situação

Tabelas ou cálculo de ISV/IUC adaptado ao WLTP só em Janeiro de 2019.
Haverá um período de blackout (novas regras, cálculo ISV/IUC antigo) entre 1 de Setembro de 2018 e 1 de Janeiro de 2019, em que deve ter muita atenção às emissões do carro que comprar - evite ao máximo comprar carro com as novas emissões.
Não há ainda muita informação sobre os resultados dos novos testes WLTP
Algumas marcas estão a acumular stock com as regras antigas para vender no período de blackout. É possível que existam muitos carros matriculados nesses meses com zero quilómetros.
Opinião pessoal: irá sempre pagar mais a partir de Setembro de 2018.
O meu conselho actualmente: compre carro novo quanto antes, não deixe para a última.

Actualizações Janeiro 2018

21 - Há um relato de que todos os modelos fabricados pela BMW a partir de Março de 2018 já irão ser comercializados com as novas regras (fonte).

22 - Criei uma nova página onde vou procurar manter uma tabela representativa das mudanças nas emissões de CO2 nos modelos mais vendidos em Portugal: Lista com as alterações NEDC/WLTP em modelos de automóveis.

Actualizações Abril 2018

10 - O governo afirmou que qualquer alteração na lei só acontecerá em Janeiro de 2019:

À TVI fonte oficial do Ministério das Finanças disse que "a adaptação da legislação nacional aos novos critérios de medição está ainda em fase de preparação." Acrescentando que "a regra do Governo de que a legislação de natureza fiscal apenas entra em vigor a 1 de julho, ou 1 de janeiro, não sendo expectável que os trabalhos de adaptação da legislação estejam terminados a tempo da entrada em vigor no próximo dia 1 de julho."

Fonte.

12 - Algumas marcas já estão a criar stock para os últimos meses do ano, antes da legislação estar pronta, de forma a que os carros vendidos ainda o sejam com base nas regras NEDC.

Fonte.

Criei um simulador que calcula a diferença em impostos (ISV/IUC/IVA) a pagar nos carros novos, entre o período anterior a Setembro de 2018 e o período posterior, aquando da entrada em vigor do modelo WLTP: Simulador ISV novos NEDC/WLTP.

Actualizações Agosto 2018

Segundo um despacho do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, as tabelas do ISV e IUC serão actualizadas no Orçamento do Estado para 2019.
Segundo este despacho, entre Setembro e Dezembro de 2018, as emissões de CO2 consideradas para cálculo do ISV e IUC deverão ser as do ciclo NEDC2. O ciclo NEDC2 é correlacionado com o ciclo NEDC mas, ainda não há muitas informações sobre qual o valor exacto ou a fórmula de cálculo.

Dúvidas ou questões? Use a secção de comentários mais abaixo, se a resposta não estiver aqui, ponderarei a sua adição.

21.01.2018. 15:47

FD em 01.08.2018. 11:22

@Paulo em 31.07.2018. 17:35

Pelo menos até Janeiro de 2019 não vai haver aumentos nos usados importados, cuja matrícula do país de origem seja anterior a Setembro de 2018.
É igual importar antes ou depois de Setembro de 2018.

Em Janeiro de 2019 saberemos se assim vai continuar ou não.

Paulo em 31.07.2018. 17:35

É que estava a pensar importar um usado depois das ferias e sendo assim terei de fazer tudo á pressa, e como é a primeira vez que o farei é um pouco stressante ficar na duvida se haverá ou não aumento na hora de pagar cá os impostos.
Mais uma vez obrigado!

Paulo em 31.07.2018. 17:22

Boa tarde, ao importar um carro usado já em setembro tambem haverá aumento?

FD em 25.07.2018. 12:30

@Joana em 24.07.2018. 16:27

Apenas estarão sujeitos os veículos matriculados após Setembro de 2018.
A transferência de propriedade não tem nem terá, a não ser que o governo mude a legislação, qualquer influência nesta questão.

Joana em 24.07.2018. 16:27

Questão?
Qualquer veiculo comprado (sendo este novo, semi-novo, ou entre próprio -ou seja mudança de proprietário) estará sujeito aos novos calculos do IUC?

Carlos Magalhães em 20.07.2018. 03:37

Boa noite acho bem o aumento de impostos aos veículos mais poluentes.
Mas infelizmente esse aumento e só receita que o estado precisa, e não baixar o co2 .
Basta ver as ruas nos interiores das cidades maiores cheias de buracos onde os condutores tem que circular em condução prigosa a desviar dos buracos e tampas de saneamento isso implica mais co2
Na segunda cidade maior do Pais que se der um passeio pela Cidade onde tem imensos sinais luminosos,onde ninguém fiscaliza a coordenação dos sinais e então exemplo (Avenida da Boavista) mais de 15 sinais onde se circular a 30 KM parasse em todos, veículos quando poluem mais e no para e arranca segundo eu entendo,aqui o co2 já não é importante é só para os novos veículos ( o que se passa)

Obrigado

FD em 04.06.2018. 14:36

@Gonçalo em 03.06.2018. 18:19

Para os usados matriculados depois de Setembro de 2018, poderá haver aumento.
Para os usados matriculados antes de Setembro de 2018, o aumento será aquele que o mercado ditar.

É sempre preferível que compre antes de Setembro.

Gonçalo em 03.06.2018. 18:19

Boa tarde.

Nos carros usados aplicam-se as mesmas regras?

Estou a pensar comprar uma carrinha VW Transporter usada......sendo assim se comprar antes de Setembro 2018 não vou ter de pagar o aumento?

Obrigado

FD em 20.02.2018. 14:21

@Ricardo Pinto em 20.02.2018. 13:31

Se se considerar apenas esse facto, sim, não deverá haver aumentos.
Mas, na minha humilde opinião, o momento será visto pelos governantes como a oportunidade perfeita para que os eléctricos comecem a pagar impostos.

Há uns dias, o secretário de estado dos assuntos fiscais, em entrevista, disse algo como isto:

Temos uma despesa associada aos benefícios fiscais muito elevada e nem sempre conseguimos reflectir no relatório da despesa fiscal toda a [sua] magnitude. Faz sentido que se faça um estudo muito aprofundado relativamente a todos os benefícios, para que haja uma avaliação daquilo que deve ser a sua função dentro do sistema fiscal.

https://www.publico.pt/2018/02/05/economia/entrevista/temos-uma-despesa-com-beneficios-fiscais-muito-elevada-1801923

O secretário de Estado Adjunto e do Ambiente deu também esta entrevista:
https://www.rtp.pt/noticias/economia/governo-rejeita-isentar-veiculos-eletricos-de-portagens_v1057474

Um antigo membro de um governo do PS, escreveu este artigo de opinião:
https://www.publico.pt/2018/03/28/economia/opiniao/a-fiscalidade-automovel-na-encruzilhada-1808066

Associando estes sinais à oportunidade criada para alterar a legislação, ao aumento de vendas dos automóveis eléctricos, à futura e inevitável transição de parte do parque automóvel para esta fonte de energia, ao contexto de aumentos de impostos indirectos existentes, e ao que representa o preço mais elevado dos automóveis eléctricos no âmbito de uma política de justiça fiscal, permite-me especular que estarão para breve alterações na forma como os automóveis eléctricos são taxados. Para bom entendedor...

Ricardo Pinto em 20.02.2018. 13:31

Boa tarde.

No caso dos veículos elétricos, que não emitem CO2, podemos assumir que não haverá aumentos?
Obrigado.

Escrever um comentário ou colocar uma dúvida

POR FAVOR leia a página toda antes de fazer perguntas que já estão respondidas no texto principal! Obrigado.

:

:

:


Estamos em 2024, para o ano vamos estar em que ano?

Por uma questão de rapidez na resposta e de poupança de espaço, considere que as minhas respostas incluem sempre os normais cumprimentos. :)

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.

Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais