Tabela Imposto Único Circulação (IUC) 2012

AVISO

Página actualizada: Tabela Imposto Único Circulação (IUC) 2019.

Esta página está desactualizada, os dados aqui mostrados apenas se aplicaram em 2012 - permanece disponível apenas para referência.

Se chegou aqui através de uma pesquisa, a informação que procura deverá estar nos comentários.

Como aconteceu no ano anterior, apresento aqui os novos valores do IUC (Imposto Único de Circulação) para 2012 (a tabela de 2011 está aqui). Esta informação é definitiva.

O IUC é um imposto anual que incide sobre a propriedade (e não sobre a circulação), pago até o veículo ser abatido e actualizado todos os anos em Janeiro. É o imposto que substitui o antigo "selo do carro" e não deve ser confundido com o ISV, que é um imposto pago apenas quando o veículo é matriculado pela primeira vez (em novo ou como importado usado) e que já está incluído no preço de venda no caso dos novos.

Para saber como deve proceder para pagar o IUC, por favor consulte o guia passo a passo.
O pagamento é feito sempre no mês da matrícula do carro ou no mês anterior. O pagamento do IUC quando compra um carro novo ou importa um usado deve ser feito pela primeira vez até 90 dias depois da data da matrícula.

Relembro que o que conta para calcular o pagamento do IUC é sempre a data da matrícula portuguesa e não a data de fabrico do automóvel. Logo, os automóveis usados importados pagam consoante a data da matrícula portuguesa e não consoante a data de fabrico ou da matrícula do país de origem.

Ser tiver dúvidas, consulte as respostas para as dúvidas mais comuns sobre o IUC.

Nos veículos com matrícula a partir de 1 de Julho de 2007, deverá somar o valor obtido a partir da cilindrada com o valor obtido a partir das emissões de CO2. Pode obter esta informação no Documento Único Automóvel.

Veículos matriculados antes de 1 de Julho de 2007 (até 30 Junho de 2007)

Tabela aplicável só a 2012
Gasolina Cilindrada Outros (Gasóleo, etc.) Cilindrada Movidos a electricidade
Voltagem total
Posterior a 1995 De 1990 a 1995 De 1981 a 1989
Até 1.000 Até 1.500 Até 100 17,25 € 10,87 € 7,63 €
Entre 1.001 e 1.300 Entre 1.501 e 2.000 Mais de 100 34,61 € 19,45 € 10,87 €
Entre 1.301 e 1.750 Entre 2.001 e 3.000 54,06 € 30,22 € 15,16 €
Entre 1.751 e 2.600 Mais de 3.000 137,17 € 72,35 € 31,26 €
Entre 2.601 e 3.500 229,39 € 124,92 € 63,61 €
Mais de 3.500 408,69 € 209,94 € 96,46 €

Veículos matriculados a partir de 1 de Julho de 2007 (inclusive)

Tabela aplicável só a 2012
Cilindrada Taxa Emissões CO2 Taxa
Até 1.250cm3 27,51€ Até 120g/km 56,46€
Mais de 1.250cm3 até 1.750cm3 55,22€ Mais de 120g/km até 180g/km 84,59€
Mais de 1.750cm3 até 2.500cm3 110,34€ Mais de 180g/km até 250g/km 169,18€
Mais de 2.500cm3 347,74€ Mais de 250g/km 289,82€

Nesta categoria de veículos (B - ligeiros matriculados a partir de 1 de Julho de 2007) de forma a não prejudicar veículos mais antigos, existe uma forma de diferenciar os veículos consoante o ano.
Isto é conseguido através da aplicação de um coeficiente, obtido através do ano de aquisição e de acordo com a seguinte tabela.

Tabela aplicável só a 2012
Ano de aquisição Coeficiente
2007 1,00
2008 1,05
2009 1,10
2010 1,15
2011 1,15
2012 1,15

Para calcular o valor a pagar terá que: somar a parcela da cilindrada à parcela das emissões e depois multiplicar esse resultado pelo número da tabela acima de acordo com o ano do carro.
Exemplo: um carro de 2008, a gasolina com 1.300 de cilindrada e 150g/km de emissões de CO2 pagará (53,98 + 80,87) * 1,05 = 141,59€.

Veículos comerciais de transporte particular com peso bruto inferior a 12t

Tabela aplicável só a 2012
Peso Bruto Taxa
Até 2.500kg 31,00€
De 2.501kg a 3.500kg 50,00€
De 3.501kg a 7.500kg 120,00€
De 7.501kg a 11.999kg 195,00€

Motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos

Tabela aplicável só a 2012
Cilindrada Posterior a 1996 Entre 1992 e 1996
De 120 até 250 5,37€ 0
Mais de 250 até 350 7,59€ 5,37€
Mais de 350 até 500 18,34€ 10,85€
Mais de 500 até 750 55,12€ 32,46€
Mais de 750 110,24€ 54,07€

17.10.2011. 19:44

ricardo em 17.01.2012. 23:30

ola
existe algum tipo de isenção deste imposto
por deficiência por exemplo?
obrigado a todos

Duarte Mel em 17.01.2012. 19:16

Já tenho o alarme no télélé, que toca todos os anos... para não me esquecer desta porra... paguei alguns anos atrasado, e já me chegaram os "selos" ...de 2 veículos em 3 anos a 15 euros, deu 90eur só de multas às finanças... e como diz o outro sem comer nem beber!
E por causa de uns dias... é imposto a mais... !!!

Parabéns pelo site! Venho cá todos os anos ;o)

Rafaela Pereira em 14.01.2012. 21:00

boa noite josé
o valor da multa é de 15 euros.

rui em 13.01.2012. 02:17

O pais só vai para a FRENTE quando começar-mos a produzir para nosso consumo e se sobrar para exportar-mos e não como fazemos importar tudo e mais alguma coisa.Temos um pais tão bom para produzir e tanta gente boa desempregada a querer trabalhar logo ai deixava-mos de pagar MILHÕES e começávamos era a receber porque havia mais gente a descontar. E BAIXAR os impostos para haver mais poder de compra e não subi-los como estão a fazer, assim compramos menos logo o estado recebe menos impostos, mas eles coitados só devem ter andado na 1 classe por isso ainda não sabem fazer contas, enfim pensão que recebem logo tudo duma vez, mas se as pessoas não podem comprar como eles querem receber impostos ???? vai ser cada vez mais difícil acho eu, esta é a minha opinião

Paulo Machado-Cantanhede em 12.01.2012. 17:51

Não paguei o imposto de circulação de veiculos 2 anos pois tinha o carro parado e agora vou voltar a andar com ele, tenho que pagar o atrazado e mais de uma multa ou só os atrazados e uma unica multa ?

Paulo Ferreira em 11.01.2012. 20:17

Boa noite
Alguém me sabe dizer em que classe se inserem as auto caravanas, é que estou a pensar comprar uma.
Muito obrigado

Rui Monteiro em 11.01.2012. 17:52

Nós não somos bananas, mas sim covardes... SIM SOMOS COVARDES??? Eu tenho vergonha de ser português. País de 5 MUNDO EM QUE VIVEMOS.Tenham vergonha.

Tiago Mendes em 11.01.2012. 14:01

Boa tarde a todos... Tenho uma questão e gostaria de saber se alguém me pode ajudar...
Vou adquirir um BMW X5 3.0 diesel de 2002, importado e legalizado em 2006 a matricula e 12-BC-90 e gostaria de saber o valor do imposto de circulação.. obrigado a todos

mgr em 10.01.2012. 17:13

O governo deveria começar a retirar as viaturas de serviço aos politicos, deveriam ter um ordenado mais baixo.
ir para o trabalho com a sua propria viatura e gasolina do seu bolso como a maioria do povo ou de camioneta.Estamos a voltar tempo de Salazar. Para que foi o 25 de Abril foi para dar as Africas etc... e fazer so consumismo, foi gastar, gastar e poupar Zero.
Agora os politicos deveriam trabalhar para o povo e nao o povo para eles.

Luis Joaquim em 10.01.2012. 16:09

Veiculos matriculados antes de 1980 pagam IUC?

jose em 10.01.2012. 15:58

ok.
obrigado pela informação, mas pensei que fosse mais.
abraço

CC em 10.01.2012. 13:32

A multa são de 15 euros e pode ser paga nas finanças. basta saber a matrícula.

CC em 10.01.2012. 13:29

A multa são de 15 euros e pode ser paga nas finanças. basta saber a matrícula.

josé em 10.01.2012. 10:17

ola.
sabem-me dizer quanto é a multa por esquecimento.
O meu irmão esta no estrangeiro tem carro cá português e esqueceu de pagar o imposto, eu paguei o valor do imposto pela Internet, mas disseram que vou receber uma multa para pagar para alem do valor do imposto.
passaram 3 meses da data obrigatória.
será assim uma multa muito pesada?
obrigado e já agora parabéns pelo site ta muito bem elaborado
abraços

Paulo em 10.01.2012. 01:11

Vou adquirir um automóvel ligeiro do ano 1980 (com cilindrada 1.3).
Gostaria de saber quanto vou pagar de iuc? Obrigado

Alexandra em 09.01.2012. 10:32

E o imposto dos bolides do governo são os senhores ministros, secretários de estado, chefes de gabinete, diretores e toda essa gentalha que deles usufrui (eles e a famelga)a toda a hora que os paga!?!? NÃO, somos todos nós pois eles foram "votados" para nos gamar.

graça em 09.01.2012. 09:54

Se todos os Portugueses dexassem de pagar impostos o que é que o Governo faria?

Bruno Pereira em 08.01.2012. 19:10

Boas, gostaria de saber quanto pagaria por uma volvo v50 de 2007, legalizada em 2011.
Cumprimentos

Fabs em 05.01.2012. 17:31

"Luis em 25.11.2011. 19:00

Meus amigos, compreendo a vossa indignação, mas se agora deixar-mos de pagar os impostos e novas medidas o pais tambem nao avança.
Como é que querem que o país ande para a frente se deixar-mos de pagar o que nos é imposto?
Eu estou desempregado, a minha companheira tambem, mas se virmos bem, e se nao olhar-mos apenas para os politicos, mas sim para o que nos espera pela frente, vale mais pagar-mos para melhorar isto tudo, fugir nao adianta.
Esta é minha opiniao e vale o que vale, apesar de eu tambem me sentir revoltado com o estado actual do nosso país e com quem o governa, mas nao podemos descarregar em todas as medidas de austuridade que nos sao impostas, senão nao saimos do mesmo."


Não pode deixar de comentar este comentário aqui deixado!!! Aqui esta retratado o típico português que gosta de baixar as calças cada vez que o lhe pedem!é o tipico deixa andar, que so vai abrir os olhos o dia que não tiver o que comer... ! é por causa de pessoas assim é que estamos a ser governados por corruptos , ladroes etc etc ! nao devo nada a ninguém muito menos ao governo, por carga de agua hei de eu estar a pagar mais impostos para pagar uma divida que eu não fiz???
Gostei(ironicamente) destas duas frases :
- "Como é que querem que o país ande para a frente se deixar-mos de pagar o que nos é imposto?"
Com esta frase penso duas coisas, ou és politico e comes no tacho , ou então não bates bem !!! Para o pais andar para a frente bastava o governo (actual e anteriores) não roubarem o dinheiro dos impostos que pagamos, para o bolso deles e dos boys ...

- "mas nao podemos descarregar em todas as medidas de austuridade que nos sao impostas, senão nao saimos do mesmo."
Pois não, na tua ideia sempre que nos (povo) quiserem meter mais austeridade devemos ficar contentes por nos pedirem para apertar mais o cinto para pagar as dividas que eles fazem e o dinheiro que roubam para o próprio bolso! Acreditem, nunca iremos sair do mesmo até ao dia que deixar-mos de ser enganados e roubados , até la vai ser sempre a pedir mais e mais sacrifícios (mas sempre aos mesmo) ! só la pa 2015 , o ano de eleições, é que eles devem-nos baixar qualquer coisita, assim que caírem la outravez toca a subir tudo e mais do que ja estava! caso o PSD/CDS nao ganhar (espero bem que não ja que sao do mais fascistas que ha) os outros que la caírem no poleiro vao fazer tal e qual o mesmo...

Só digo isto, o povo Português tem de deixar de ser conformista com tudo o que lhes é imposto... ABRIR OS OLHOS ANTES QUE SEJA TARDE

manuel em 05.01.2012. 15:05

isto é um absurdo pagar iuc de uma 125cm3.todos os motards devias fazer um abaixo assinado para isto nao ir avante. tenho um amigo meu que tem uma suzuki gsxr 1000 do ano 2009 e vai pagar mais de 200 euros, se isto se admite.

Veloso em 04.01.2012. 22:56

Isto é uma robalheira ainda vimos aos tempos de salazar para acender o cigarro ainda vai ser preciso tirare uma licença de esqueiro regressei de França trouxe um carro a gasolina com 1800 cilindradas pois para eu poder andar com ele na estrada tenho que pagar 512€ e tal de imposto de selo foi como quase uma facada que levei nas costas se eu tivesse adevinhado tenho-la vendido e compra cà um com o dinheiro que pago por ano

jose goncalves em 02.01.2012. 15:58

caro amigo tenho uma carrinha bmw 320 sport resido no reino unido a 11 anos sou portugues gostaria de legalizar em portugal quanto teria de pagar?muito obrigado

antonio rodrigues em 02.01.2012. 12:06

comprei veiculo alemanha de 2010. legalizei-o com matricula portuguesa em 12.12.2011 paguei o imposto circulaçao-selo e tenho de pagar novamente em março 2012.Sera possivel.

Tim em 02.01.2012. 00:17

Boas ruben!

Esqueceste de multiplicar pelo coeficiente que será 1.05 que dará os 293.

Rui em 02.01.2012. 00:09

Caro Ruben: atenção ás tabelas do IUC onde diz o seguinte: "Nesta categoria de veículos (B - ligeiros matriculados a partir de 1 de Julho de 2007) de forma a não prejudicar veículos mais antigos, existe uma forma de diferenciar os veículos consoante o ano.
Isto é conseguido através da aplicação de um coeficiente, obtido através do ano de aquisição e de acordo com a seguinte tabela"
No seu caso como o carro é de 2008 : 279,52 x 1.05 = 293,50

Rui em 02.01.2012. 00:06

Cara Lucília Graça: um veículo com 38 anos apenas pagaria IUC se fosse importado e ficasse com matrícula portuguesa posterior a 1/07/2007. No seu caso não está sujeito a IUC. A AT(Autoridade Tributária ex.DGCI)a partir de hoje 1/1/2012 apenas pode cobrar o IUC de 2008 e seguintes(últimos 4 anos)

ruben em 01.01.2012. 22:52

eu tenho uma questao.
tenho uma carrinha mercedes c220 cdi elegance de janeiro de 2003 importada em janeiro de 2008.
logo paga o IUC pelos carros a partir de 1 de julho de 2007.
nesta tabela supostamente como tem cilindrada 2148 paga 110,34 euros e CO2 189 paga 169,18 euros sendo o total de 279,52 euros
a minha questao é esta: hoje fui ao site das finanças e pedi para emitir a folha para pagar o IUC e o valor que aparece é de 293,50 euros.
Que se passa aqui que eu nao percebo?

Pedro em 01.01.2012. 11:39

Anda tudo maluco... realmente, penalizar as motas assim... mais vale ter um carro e congestionar as estradas, se é isso que eles querem! Fomentam precisamente o inverso com esta política errónea...

antonio rodrigues em 30.12.2011. 18:04

Comprei veiculo na alemanha. Legalizei-o dia 12dez 2011.paguei o IUC 180 euros e no documento dis que tenho de voltar a pagar ate 13mar2012.Nao seria so novamente em dezembro 2012?

Hugo santos em 22.12.2011. 14:58

Cara lucilia graça , já vi que foi atendida pelo mesmo funcionário que eu. Enfim, funcionários da função publica que não da informações correctas. Eu tive um caso semelhante. Viatura acidentada, o mecânico ficou com ela para tirar pecas e quando ia mandar para abate, o salvado foi roubado. Também me disseram que só podia cancelar com o certificado do centro de abate. Mas essa informação esta incorrecta. Tem de ir a PSP e apresentar queixa por roubo da viatura , com o auto da PSP apresenta no IMTT e já pode cancelar a matricula. Se não estou em erro tem de aguardar 6 meses após o auto para apresentar no IMTT. De resto não fazia muito barulho antes que se lembrem de lues apresentar o iuc dos últimos 23 anos e a respectiva multa por cada ano.

Lucília Graça em 21.12.2011. 11:21

Eu, este ano, ao tentar emitir a guia para o pagamento do IUC do meu carro descobri que voltei a ser proprietária de uma viatura "morris mini" com 38 anos. Acontece que eu vendi essa viatura há 23 anos a um mecânico para utilização das peças.
Telefonei para saber como poderia regularizar esta situação e a resposta foi incrivel. A única solução é pagar e continuar a pagar, pois como não tenho documento de abate, e o mêcanico já não existe e a viatura também não,não tenho como provar que não sou proprietária da viatura.
Agora pergunto... onde andou o registo desta viatura durante 23 anos, uma vez que só este ano (2011) foi resuscitado?
Como é possivel que a legislação não preveja situações destas?
Ainda mais que há 23 anos atrás não havia declarações de abate de viaturas.
Parece que vou ter que pagar este imposto até morrer mesmo que a viatura não exista, simplesmente porque o periodo para regularizção destas viaturas terminou a 31/12/2008. Ora acontece que em 2008 não havia registo desta viatura.
As nossas finanças andam a resuscitar viaturas para que as pessoas pagem impostos fantasmas.

D.mota em 18.12.2011. 08:56

Caros leitores acho que o melhor que fazemos é, mais uma vez na historia dos portugueses, é emigrar. custa me muito dizer isto mais este país não merece pessoas trabalhadores porque eles comem tudo. estou farto de passar "fome" nesta porcaria de país governada por corruptos. A minha perspectiva para daqui a dez anos vivem em portugsl apenas as pessoas do RSI e os governantes corruptos do costume. Estou farto disso vão acabar com as empresas deste país, onde vao trabalhar as pessoas? a carga de impostos é tão elevada que será impossível sobreviver. Adeus Portugal até nunca mais.

Nuno em 15.12.2011. 01:12

Caríssimos,

E que tal se fizéssemos algo de activo e nos juntássemos para uma manifestação! CHEGA DE ROUBO! Falam aqui de poluição! Neste momento já são fabricados veículos que não são poluentes, como por exemplo a ar, que consomem hidrogénio e libertam o2 para a atmosfera, ou seja, ainda ajudam o ambiente! Mas claro, o governo francês (o carro é produzido em França) proíbe o fabrico de mais de 2000 unidades por ano.
Continuamos a poluir o nosso planeta para que algumas centenas de pessoas ricas armazenem ainda mais riqueza. O pior, é que os nossos governantes, pagos com os nossos impostos, pactuam com isto e tentam ganhar alguma coisa pela meio.

No fim, todos perdemos. Até mesmo os ricos...

Por último, gostava apenas de saber se no dia em que o Planeta Terra não tiver recursos para manter a espécie humana viva, ou que os restantes seres humanos acordem e se recusem a trabalhar mais para uma economia falida, de que lhes vai valer a riqueza acumulada.

Que economia é esta em que o dinheiro já não equivale aos recursos físicos e que estimula os seres humanos a extraírem recursos do planeta como se não houvesse amanhã só para acumularem futilidade e porem a humanidade em risco!?

É isto que fazem da nossa espécie?

Acordem!

Natália Vaz em 13.12.2011. 11:53

Quero apenas demonstrar a minha idignação.
Tenho um automóvel ligeiro de 995cm3 de cilindrada, ano de 2010, e por ser um veículo novo tenho de pagar quase 91 euros de imposto, quer dizer tem cilindrada baixa, baixa emissão de CO2 e pago como se tivesse quase um carro topo de gama....realmente isto é demais.

Pedro em 13.12.2011. 11:34

Rafael, aconselho sériamente a rever ambas as tabelas porque de certeza há engano.
Se a sua moto é de 98 e com 800 cc deverá pagar 110,24 enquanto se o seu carro tb de 98 e não mencionou combustivel nem cilindrada pode pagar mais ou menos.
È de notar que carros acima de 1750 cc a gasolina sofrem um aumento de mais de 100%. Agora se o seu carro é a diesel ou a gasolina entre os 1300 e 1750 cc apenas pagará metade do da moto é verdade !
Não se esqueça que os carros posteriores a 96 com esta gama de cilindradas tem de fábrica consumos que a sua própria moto pode igualar e a mesma não tendo catalizador permite uma maior saída de gases nocivos para a atmosfera.
Aqui a regra é do maior poluidor, maior pagador !!

rafael faria em 12.12.2011. 02:00

Vamos a um exemplo de justiça: eu tenho um automovel 1.700 D registado em 1 de julho 2007, pago de IUC 139,81€.
o meu vizinho tem um automovel igualzinho ao meu, registado um dia antes do meu (30 de junho 2007), mesmo motor, mesma marca, mesma poluição, (até é da mesma côr !). quando passa por mim ainda goza, dizendo que só paga de IUC 34,61€. TABELAS PARA NOS TAPAR OS OLHOS COM A POLUIÇÃO, PELO MENOS DEVERIAM SER MAIS ESPERTOS E MUDAREM O NOME DA TABELA DE EMISSÕES DE CO2 PARA, POR EXEMPLO, TABELA PARA OS OTÁRIOS, SEMPRE PASSAVA MAIS DESPRECEBIDO. Apartir de julho de 2007 o automovel tem de pagar mais porque é aplicada uma tabela de emissoes de CO2, os automoveis mais antigos, por exemplo,de 1990, poluem muito mais e pagam muito menos. ATIREM MAIS AREIA PARA OS NOSSOS OLHOS QUE NÓS CALAMO-NOS, POR ISSO É QUE OS POLITICOS FAZEM O QUE QUEREM PORQUE NÓS SOMOS UNS BANANAS!

Daniel Carvalho em 11.12.2011. 08:49

Isto é um ultraje...falam em proteger o ambiente, mas com estes valores apresentados so levam o Povo a querer comprar carros mais antigos de modo a pagarem menos IUC, logo mais poluentes.
Esta situação demonstra uma vez mais que a dita preocupaçao ambiental não passa de mais uma manobra estrategica para ganhar dinheiro...
Á maneira que isto está a rolar vamos andar todos e pé que poupasse em todos os sentidos..

Rafael em 10.12.2011. 14:20

Tenho uma mota de 1998 cuja cilindrada é de 800 cm3 com uma potência de 80 cv e um carro, também de 1998, que consome 10 vezes mais que a mota. Normalmente, desloco-me para o trabalho de mota (nos dias sem chuva e de pouco frio) para economizar algum dinheiro (não existem transportes públicos para o meu local de trabalho). Não entendo porque é que o IUC da mota é mais caro. Nestes anos todos em que uso a mota já privei o ambiente de muitas toneladas de dióxido de carbono! Pensem nisso!...

Emanuel em 08.12.2011. 14:46

Mais valia aumentarem violentamente o imposto único de circulação, e retirarem as portagens de todas as auto-estradas, apenas seria taxada as entradas nas cidades.

Vitor em 08.12.2011. 04:55

Se esta medida de aumentarem o IUC realmente for avante, sou apologista de que TODOS os motociclistas se devem manifestar em conjunto... mas numa manifestação a sério!
Caso não reconsiderem, eu por mim já tá decidido. Cancelo a matricula, deito o seguro abaixo e retiro a matricula da moto. Assim não pago nem uma (IUC) coisa nem outra (seguro) e circulo com a moto na mesma... e se vir o srs.agentes da autoridade a mandar parar, só rezo para que saiam da frente porque não perdoo. Eles (Governo) ao quererem tudo, acabarão por não receber nada (isto se toda a gente seguir a ideia)

Grecia em 08.12.2011. 00:36

Pessoal vamos a menos comentarios e mais ações,o melhore é começar como a GRECIA assim como assim já estamos mal, ou eles deixam de ganhar mais e passam a ganhar menos ou começamos a partir, é que em janeiro do proximo ano os meninos da asembleia da republica vão ter um aumento de 1500€ que sai do nosso bolso, vamos fazer frente a esta gendalha que só olham os bolsos deles, é que só falam uns mal dos outros mas está tudo dentro do mesmo saco, é como as rifas, (agora é a tua vez) de (ganhar), já que não temos homens no governo vamos mostrar a onde estão, pessoal vamos á luta porque as greves não levão a nada, greve era trabalhar e não cobrar, assim sim. O velho ditado diz (perdido por 100 perdido por 1000).

Alexandre SS em 07.12.2011. 20:41

No caso do imposto sobre motos é um abuso....A partir dos 750cc é tudo 110 euros porque? a minha é 900cc de 1998 e tem 80cv e paga o mesmo que uma moto de2011 com 200cv...façam mais escaloes e diferençiem melhor as coisas..

Ricardo em 07.12.2011. 02:02

Uma informação se alguém souber, isto de pagar multas por atraso no pagamento do IUC entrou em vigor quando? E pode ser aplicado até 5 anos atrás? Nunca ouvi tal coisa!!
E se não pagar o IUC porque o veículo não circula? Também vou pagar multa por não pagar o IUC?!!!
É q tenho um veículo q não circula já há vários anos (para aí há uns 5) e tou a ver q não tarda vão-me multar 5 anos pelo não pagamento!!

Zé Pagante em 06.12.2011. 23:30

Eu também fui contemplado.Isto é Portugal no seu pior.Gostava de os ver era controlar os redimentos mínimos fraudulentos que proliferam na nossa sociedade.Mas para isso não há coragem porque já não existem homens com H grande.

TROIKA em 02.12.2011. 18:55

POVO PORTUGUES VAMOS NOS JUNTAR NUMA GUERRA CONTRA ESTES VIGARISTAS POLITICOS POIS ELES SO QUANDO NOS VIREM A PASSAR FOME E QUE NOS DEIXAM EM PAZ-NAO VAMOS DEIXAR VAMOS LUTAR OU SOMOS BURROS E ELES SAO OS UNICOS ESPERTOS A MELHOR ARMA E A UNIAO--NACIONALISMO PORTUGUES VAMOS ATACAR E NINGUEM VAI ESCAPAR

João Nostradamus em 30.11.2011. 12:25

A indignação deveria ter sido feita quando os políticos estavam a gastar o nosso dinheiro desregradamente. Por aqui se vê a iliteracia dos portugueses no que toca à economia e política. Reclamar era antes do leite derramado. Não me toca, não me importa - este é o lema dos portugueses. Monarquia - políticos - tecnocrata Salazar- políticos - tecnocrata Passos Coelho. Tanto os políticos como os votantes são iliterados política e economicamente: São os tecnocratas que salvam o país, a custo pesado. Poupem com as vacas gordas, para terem nas vacas magras, senão esta não será a última vez. Se não fosse pela idade e pelo sol, faria como os jovens e emigraria para um país ordeiro do centro ou norte da Europa.

Luis em 25.11.2011. 19:00

Meus amigos, compreendo a vossa indignação, mas se agora deixar-mos de pagar os impostos e novas medidas o pais tambem nao avança.

Como é que querem que o país ande para a frente se deixar-mos de pagar o que nos é imposto?

Eu estou desempregado, a minha companheira tambem, mas se virmos bem, e se nao olhar-mos apenas para os politicos, mas sim para o que nos espera pela frente, vale mais pagar-mos para melhorar isto tudo, fugir nao adianta.

Esta é minha opiniao e vale o que vale, apesar de eu tambem me sentir revoltado com o estado actual do nosso país e com quem o governa, mas nao podemos descarregar em todas as medidas de austuridade que nos sao impostas, senão nao saimos do mesmo.

Abracos

revoltado em 25.11.2011. 12:22

isto é um nazismo, o hitler matava porque queria uma só raça, estes roubam para eles enriquecerem.
Para mim actualmente era como o hitler na guerra, era encostalos a parede e fuzilalos a todos.
Para quem não se apercebeu, isto já não vai haver melhoras, ainda ontem vi nas noticias que o dinheiro da troika não chega, afinal quem faz as contas disto todo, coitados não andaram na escola.
Estou desempregado e a minha mulher também o pouco que tenho é para a minha sobrevivéncia, quando acabar como é vou comer pedras! não a 1ª casa a assaltar será dos politicos é a que encontrar 1º.

Rui Ferreira em 23.11.2011. 10:26

Acho que vou vender o triciclo do meu filho pois não quero traumatizá-lo se começar a pagar imposto de circulação em jardins.
Possivelmente vão por portagens nos jardins públicos.
Agora pergunto eu então estão a esquecer as biclas a pedais e as cinquentinhas???? e as trotinetes e também os skates.

invento em 21.11.2011. 19:06

para esse tipo de pessoas que falam que a moto e um luxo se calhar teem uma bicicleta a custar 10mil euros andam a estorvar na estrada e nao pagao qualquer imposto

MIGUEL em 21.11.2011. 14:38

TEMOS QUE NOS CONVENCER QUE OS NOSSOS DOCUMENTOS TÊM DE SER SUBSTITUIDOS POR 1 SHOTGUN, VAI SAIR MAIS BARATO.........
PORQUE ANDA TANTA GENTE A CHULAR-NOS E A VIVER DO NOSSO GANHA PÃO.
ISTO SÓ PODE REBENTAR, OS PORTUGUESES VÃO PRO CÉU. DIZEM SEMPRE AMÉN A TUDO, MESMO A LEVAR NO FOCINHO, QUANDO JÁ NÃO SABEM DE QUE LADO ESTÃO A LEVAR DIZEM AMÉN.....AMÉN.....AMÉN.......AMÉN.......

Richard em 20.11.2011. 21:17

Estou completamente de acordo com um protesto violento. Vou me mantendo actualizado e se juntarem se malucos suficientes podem contar com mais um. Este novo IU é ridiculo e este imposto novo do CO2 é uma estupidez que não contribui nada para baixar a poluição. So o CO2 libertado diariamente pelo sector industrial é muito, mas muito mais elevado do que o que os carros e motas libertam. Isto é mais uma maneira deles meterem dinheiro ao bolso!!

nel em 18.11.2011. 12:09

esta e po pedro:fala de ti e deixa o pessoal das motas.gente como tu devia era pagar o ordenado minimo so de imposto de circulação.o que es a mais ke os outros tu.

Rui Silva em 18.11.2011. 10:47

Pagamos Imposto automóvel, pagamos imposto de circulação, pagamos IVA sobre Imposto automóvel, Pagamos portagens (por estradas que a UE financiou)...e no final das contas temos de pagar a dobrar, por má gestão dos nossos políticos!
É o país que temos...o nosso problema não é o povo, mas sim os políticos. Sempre foi e sempre será!

Pedro em 16.11.2011. 12:22

O pessoal das motos devia era pagar mais, andam a apagar os tracejados entre as faixas de rodagem, Por enquanto o mais economico e enquanto há poucos a andar é a Bicicleta, mas para breve irá sair um imposto por uso das ciclovias ... o que é que julgam nem esses vão escapar!!!!

Wanderley em 14.11.2011. 22:57

A Praga do mundo são os Politicos ,Fome ,Miseria, Desegualdade social, desemprego, tudo quem gera são os politicos,mas a culpa e de nos que votamos nesses cachorros

Alberto em 13.11.2011. 14:01

Tenho 36 anos e trabalho desde os 16 sempre na mesma empresa.
Tenho mesmo pena mas vou ter que abandonar o país por chulices como estas....
Fiquem todos bem!
cumps.

Juvenal em 12.11.2011. 10:48

Pois é! A malta das motas é rica em especial as baixas cilindradas? será que não se lembram que éramos considerados pobres á 30 anos por andar de motorizada! muda-se os tempos muda-se os estatutos? À pouco tempo incentiva-se á aquisição de 125, aparentemente porque já se previa o empobrecimento, agora da-se a volta ao taxo e em 2012 passa a ser considerado um luxo? Honestamente, gostaria de ver esgrimidos os argumentos! sim porque não convencem ninguém a não ser que seja mais que verdade de que eles são todos iguais! sem argumentos validos e cheios de ganancia!
Aceito que se mexa na tabela, uma vez que está muito desfasada da realidade! criem escalões de equiparação dos dias actuais, um utilitário não é o mesmo que um desportivo de 2 lugares ou uma mota que dá 299kh não é o mesmo que uma trail de cilindrada equivalente?
Os CV´s são um luxo mas as motas não!
Concorde que os veículos sejam taxados pela potencia "fiscal" uma relação entre potencia, cilindrada, poluição, peso, idade, tudo em comparação ao automóvel.
Quanto ao pagar UIC para uma mota 15cv / 120cc aceito que deve pagar 10€/15€ será justo!
Um abraço

ana bastos em 10.11.2011. 22:54

Boa noite,
Agradeço que me informem se é possível aparecer uma coima de 15€ por atrazo de pagamento, quando o meu carro tem matrícula do dia 26-11-2008, e o meu certificado de matrícula tem data de emissão de 23-02-2009. Quando comprei o carro fui informada de que tinha 1 mês para fazer o pagamento do 1º selo após receber a documentação(certificado de matrícula). Efectuei esse pagamento a 07-03-2009.
Agora pela net leio que "Deve pagar o IUC pela primeira vez até 90 dias depois da data da matrícula".
Se a data de emissão do certificado de matrícula é de 23-02-2009 e se esse documento me foi enviado pelo correio, pergunto: Como é que seria possível eu ter ou saber os elementos do carro tais como a data da matrícula se não tinha documentação comprovativa de tal?

Frederico em 10.11.2011. 08:58

pois é meus amigos...o estado cada vez quer chupar mais e o portuga continua a mamar disto..e continuamos a ser mansinhos...só quando isto rebentar a sério e eles começarem a tombar mesmo é que poderá chegar a algum lado..é uma tristeza este país..continuamos a ganhar pouco e pagar cada vez mais..onde é que isto vai parar digam-me...

Rui Gomes em 10.11.2011. 08:43

Meu caro amigos, depois de ler este comentarios td só surge um comentario:

A CULPA É NOSSA SÂO TD IGUAIS... (ladrões, aldrabões etc. etc.)
VOTE EM BRANCO

Maria do Céu em 09.11.2011. 11:51

Relativamente ao IUC das motos, as Finanças informam que é só a partir de 180cm3 que pagam este imposto. Portanto as que têm 125 cm3 ainda estão isentas.

Nuno em 07.11.2011. 22:24

"vamos explicar que para muitos é mbem mais barato andar de Mota, Poluir menos, ocupar menos espaço, provocar menos TRANSITO.."

O que em geral é uma grande falácia. Se for uma mota 4 tempos, cilindrada baixinha e a quem ainda não retiraram o catalizador, então sim. Caso contrário, não.

Mario Carvalho em 07.11.2011. 05:05

Li os comentarios aqui escritos e lembro ás pessoas que o que querem aumentar é o isv, ou seja o imposto de matricula aquando a compra de um motociclo novo. Quem sai mais prejudicado é as 125cc que deixaram de ser isentas pra passar a pagarem. Isto nao engloba motos usadas.

De resto o aumento de imposto de circulacao é cerca de 2 ou 3€ comparativamente á tabela do ano passado. A diferenca maior está em que agora abrange a partir das 120cc apanhando tudo o que é 125cc. Ou seja, fizeram um show do catano em favorecer a utilizacao de 125cc com carta B e agora tudo o que tem essas motas deixou de tar isentos para pagarem imposto circulacao.
Apesar disso continuo a achar desproporciado a pouca diferenca de imposto circulacao entre um carro e uma moto...isso sim...

jorge machado em 06.11.2011. 14:30

Ola caros amigos,em relação ao dito aumento de IUC nos motociclos eu vou pura e simplesmente CANCELAR PROVISORIAMENTE A MATRICULA da minha SUZUKI KING QUAD 7OO,que ao que parece vai passar de 53 euros para 150 euros de IUC para andar nos becos nacionais e no monte,assim sendo o estado chupista em vez de me roubar como até agora 53 euros não leva nada,se o estado precisa de dinheiro que corte nos salarios e nas mordomias desses lateiros comedores de impostos do povo que estão na politica só para desgovernar e encherem os bolsos,------daaaaa-se.
Haja coragem e gente para correr com esses comedores á biqueirada daqui para fora e fazer guerra a esses sanguessugas,será que o povo aguentará muito mais com tanto sacrificio para isto no final ir ao fundo na mesma.
Qualquer iniciativa para parar com este roubo descarado contem comigo-----obrigado a todos

zeca em 06.11.2011. 00:30

sim a mota é um veículo de luxo... para quem tem duas ou três, agora uma não concordo, quanto aos automóveis, qualquer dia é mais caro pagar para andar com eles na via pública que o próprio seguro... mas o que vale é que o português é de brandos costumes, e quanto a uma manif, não vale a pena, pois só lá iam 2 ou 3 e os restantes que escrevem e mandam bocas normalmente nunca lá põem os pés!

ABM em 04.11.2011. 16:08

Meus Caros MOTOCICLISTAS.
Preciso da noticia sobre a nova tabela proposta do IUC para as Motas.
Vamos paraa rua, vamos explicar que para muitos é mbem mais barato andar de Mota, Poluir menos, ocupar menos espaço, provocar menos TRANSITO..
Mas Vamos de forma ORGANIZADA!!
Eu proponho-me a construir e passar a palavra através de Grupos nas redes Sociais, para que se possa montar a Situação Pretendida.
Está na Hora de alguém fazer algo, e Eu vou dar um PASSO, espero que venham muitos Comigo, porque Sou da Geração dos 500, à rasca e etc..mas já estou cansado de ser Roubado, quando trabalho apenas para viver e pagar impostos.

As motas são a minha paixºao, tenho duas, e só ando há 8 anos na estrada..mas estes valores a serem praticados é de quem não sabe muita COISA, é de quem não conheçe as vantagens de andar de mota, é de quem não sabe andar de mota, é de quem tem inveja de nos ver passar por entre o transito..daí ser considerado um Luxo..(risos)..e mais importante..o Estado PSP e GNR paga impostos sobre as Motas?? e Seguros?

NORMAL!!

Vamos!!
Junto e Organizados, Civilizamente vamos dar um PASSO.

Abraços e boas Curvas,
MAMBAS

HUGO em 04.11.2011. 14:32

Tenho um Vw Golf Cabrio 1.8cc de 1991 - foi matriculado em Portugal em 2003!! Este carro paga 137,17€ de Imposto de Circulação!!?? o ano passado pagou 134,..€!! Este carro é um carro de fim-de-semana e é considerado um pré-clássico - paga 69,..€ de Seguro!!há alguma forma de pedir uma isenção por este ser um pré-classico e não andar diáriamente!!???

Cump.

patricia mota em 03.11.2011. 17:46

boa tarde, a minha duvida e a seguinte : ou comprar um carro ussado e o vendedor nao tem o carro em nome dele,tem no antigo proprietario,mesmo assim posso alterar para o meu nome mesmoele tendo os documentos todos do antigo?mais uma questao que riscos posso correr alterando o nome do carro para o meu,so daqui a 1 mes??obrigado

observador em 03.11.2011. 17:15

Boa tarde, comprei um carro usado, o mesmo é de Janeiro de 89 o qual o IUC já devia ter sido pago e não foi.

Ou seja, deveria ter sido comprado o selo em janeiro de 2010 e não foi, alguem sabe quanto é que vou pagar de juros desse selo referente a 2010?
Obrigado

Otário em 02.11.2011. 19:32

Tenho uma mota 125cc que até 2011, não pagava IUC, e ao que parece, vou pagar ( € 5.37 ) em 2012. Eu acho BEM, pois a quantidade de 125 que já há, deve dar para pagar os carros de alta cilindrada e as mordomias dos politicos,gestores públicos, chefes militares, antigos chefes de estado..... etc. SEMPRE ALIVIA O IVA,IMI,TAXAS MODERADORAS...
Agora o que tenho medo é que a bicicleta velhinha que tenho venha para 2013 a ser taxada, isso sim ficava CHATEADO....

pobre em 02.11.2011. 18:47

mas que miseria é esta já não há dinheiro para nada a culpa é dos pobres tem que fazer o que está certo

Rui Duarte em 01.11.2011. 19:53

O roubo que se faz no IUC a partir de 01/07/2011 é da inteira responsabilidade de um desgoverno da autoria de um senhorinho que dá pelo apelido pinto de sousa. ESte, como é evidente e falta de recursos financeiros do país, vai à boleia. Essa da componente ambiental e mais um coeficiuente inventados pelos l... anteriores é de bradar aos céus. Então, os carros qumais modernos não poluem menos. Tecnologia mais evoluída, menor peso, etc.são penalizados. Só com a justificação de se roubar o contribuinte de qualquer forma e feitio!!

neko em 01.11.2011. 16:08

ola..nao sei se me podem esclarecer mas e o seguinte, um amigo meu comprou num stand um carro importado e deu a troca o dele, a matricula e de 2008 e o carro foi legalizado em portugal este ano, como fica o IUC deste que tem agr e do outro que entregou?

Rui Miguel Oliveira em 01.11.2011. 11:18

Temos de nos manifestar! por mim vamos a Lisboa... sou a favor de uma manifestação como nunca antes aconteceu, começo a penssar que já não è so com conversa que vamos mudar as coisas!

Three Of Five em 01.11.2011. 11:03

Será que os corta relvas a gasolina também vão ter de pagar imposto?

Jorge Serrano em 31.10.2011. 16:05

Eu também concordo, fui na conversa do alargamento de se poder conduzir 125cc sem carta e fui logo adquirir uma moto 125 menos poluição etc..., e agora o governo vem com esta conversa, temos que partir para a luta eles que parem os carros do governo e circulem nos seus próprios já ajudam a reduzir bastante despesa...

daniel em 31.10.2011. 14:28

Concordo... isto já não vai lá com falinhas mansas... protestos pacíficos... por isso é que nos comem à força toda.


Cambada de corruptos...

anonymous em 31.10.2011. 14:23

Não vou para a rua protestar, pois não vai dar em nada... só serve para o governo rir na nossa cara.
Os protestos dos profs deu em alguma coisa?
Os protestos dos trabalhadores deu em alguma coisa?

Só se for para a estatistica.

Quando for para invadir e destruir com a vida desses senhores. Aí sim podem me ver na rua. Agora para contribuir para a estastística. Não obrigado.

Desta vez o 25 de Abril tem de ser feito com SANGUE!!!!!!!!

Daniel em 31.10.2011. 14:23

Isto é mais um roubo de igreja... a minha moto podia valer muito é se atropelasse alguns políticos aí não me importava nada de pagar mais IUC. Que a partir 250cm3, pague imposto ainda se percebe, mas não nos valores absurdos que propõe... Ridiculo, vamos pagar mais de mota que carro, quando é um veículo, menos poluente, menos congestionante para o trânsito, menor desgaste de vias, etc... Os motociclos de 50cm3 e 125 cm3, são essencialmente de cidade, devem ser penalizados, enfim...

Já estamos fartos de baixar as calças... Acho que basta. Será pior sermos assaltados por alguém que precise ou sempre pelo mesmo, ESTADO???

Fazem o que querem e ninguém os para... impressionante

rui em 31.10.2011. 13:48

socorro vou ser assaltado.senho guarda fui assaltado pelo estado como posso processalo

Sergio Caetano em 31.10.2011. 13:04

IMAGINEM O SEGUINTE:

Imaginem que eu comprava hoje uma mota Yamaha R1 de 1998, 1000 de cilindrada, custa cerca de 3 mil euros usada: Paga 110€ de IUC
Imaginem que comprava tambem um BMW 740 diesel novinho em folha, 4000 de cilidrada a gasóleo, custa cerca de 140 mil euros: Paga 137€ de IUC

Ora uma mota de 3 mil euros paga quase o mesmo de selo que um carro de 140 mil euros? Expliquem-me como é que isto é possível?

Jonatão Sardinha em 31.10.2011. 12:39

As motas deviam pagar menos que os carros, acabam por ocupar menos espaço e desgastar menos as vias.

CARLOS em 31.10.2011. 12:29

pessoal das motas deve organizar entupimentos nas nacionais já, de norte a sul, nao é só falar nos foruns é ir para a estrada JÀ.

Castro em 31.10.2011. 10:22

Aguem sabe onde posso consultar a tabela para 2012? E já agora sabem se esta medida abrange só as novas ou todas?

Paulo Pinho em 31.10.2011. 06:21

Esta de uma mota ser considerado luxo, está boa! Não sei o que será de um carro que tem GPS, Ar condicionado, bancos aquecidos pro inverno, vidros e espelhos eléctricos, computador de bordo, não apanhas frio, nem calor, nem te molhas, entre muitas e outras coisas... Contra a mota que apanhas frio, chuva, perigo de cair e ficar bastante aleixado, entre outras coisas tb.
Meus caros companheiros, ao menos tds nós que andamos de motas chegou a hora de nos mover e fazer algo que o povo Português ainda não fez e continua a baixar as calças. Não podemos ser nós a baixar as calças, temos que lutar para podermos continuar a rolar com paixão. Ou será que tb vamos ficar no sofá a espera que o Pai Natal venha???

Bruno em 31.10.2011. 02:20

As motos que são exemplo no campo da mobilidade, poluição, estacionamento e vão pagar mais que certos automóveis??? vá-se lá entender certas mentes superiores de quem governa...

António em 31.10.2011. 01:30

Um motociclo com mais de 750 cc é equiparado a un ferrari quanto ao iuc, vamos para a luta

RUI OLIVEIRA em 30.10.2011. 22:52

ja agora amigo Luis as baixas cilindradas tambem vão pagar

RUI OLIVEIRA em 30.10.2011. 22:42

Infelizmente vi agora na SIC NOTICIAS. motos acima de 750cc 200€ ate 750cc 150e os outros nem consegui ver. Pra ja é proposta de alteração mas com a maioria no governo vai ser dificil não conseguirem passar.
Por favor não levem isto de animo leve. vamos dar luta. POR AMOR AS MOTOS E A LIBERDADE QUE NOS PROPORCIONAM.
VAMOS MOSTRAR QUE O ESPIRITO MOTARD NÃO ESTA MORTO

RUI OLIVEIRA em 30.10.2011. 22:26

pelo que me foi dito por um amigo da GRN-transito é para todas. Amigos se isto for para a frente PASSEM PALAVRA E VAMOS ENTUPIR LISBOAA NEM QUE CHOVA

Ricardo em 30.10.2011. 21:33

Boas mas o aumento é para todas ou só para motas novas apartir de Janeiro??
Brigado e abraço

Igor Santos em 30.10.2011. 21:05

Por favor espalhem a notícia. Isto é um roubo descarado deste ladrões que estão no governo. Vamos para o país com as nossas motas. É uma vergonha o que estão a fazer.

RUI OLIVEIRA em 30.10.2011. 20:30

Tenho carro ( FIAT PUNTO) e moto ( KAWA ZZR 1400). pago mais iuv sobre a moto que sobre o carro o que por si so ja e um absurdo. Mas o mais incrivel é o nosso governo querer aumentar 100% o imposto sobre motos de alta cilindrada. será que pode ser considerado sinal exterior de riqueza um veiculo que custa tanto como um fiat punto.será que já chegamos ao ponto de um FIAT PUNTO SER SINAL EXTERIOR DE RIQUEZA ?. É que a moto é praticamente do mesmo preço do carro.
Espero que mais uma vez os motards se juntem e invadam e paralizem lisboa para mostrar o seu descontentamento.
Ja agora foi anunciado pelo governo o alargamento do imposto a motos de baixa cilindrada

David em 30.10.2011. 20:08

Vergonhoso. A moto um veículo de luxo ????????

Diogo em 30.10.2011. 19:25

Sou possuidor de um grau de incapacidade que me deu isenção no pagamento, e agora?

Luis em 27.10.2011. 12:12

Mais uma afronta às motos. Tenho uma moto de 900cc de 1998 que vale cerca de 1500 Euros.
Vale mais em impostos do que em valor comercial. Os saqueadores, mesmo assim, estão
distraidos, pois a Honda com a nova Vision 110 a preço de combate e sem impostos, vai
vender bem. Não vai tardar muito estão a alterar a tabel para 100 cc a 250 cc.

Lelo em 26.10.2011. 10:56

A injustiça a que chegamos!

O governo incentivou a compras das motas até 125 cc e agora obriga as mesmas a pagar IUC??? Mais uma vez os proprietarios das 125 foram enganados! Agora é pagar e mais nada!

Tb tenho mota com 1000cc de cilindrada, não tenho carro, a mota é o meu unico veiculo mas pelo q pago de IUC ( 110€) devem pensar q é feita de ouro!

É o estado em q vivemos...

tvale em 25.10.2011. 23:55

parece impossivel , porque é que quem faz/gere estas leis não comprrende que uma mota polui ~~metade de um carro e ocupa ~~1/3 do seu espaço.

não persebo porque continuam a penalizar os motociclos quando estes deviam ser um dos prinçipais incentivos não só para se reduzir os engarrafamentos, mas tambem para se ter muitos mais lugares de estaçionamento livres, muito menos emissões poluentes, etc.
é uma lista quase infindavel de vantagens dos motociclos sobre os automoveis.
desde que me recençiei que vou sempre votar. acho que deviam respeitar mais o povo e analizar alguns cumentarios mais realistas que se vão postando por ai.!
P.S: desculpem os meus erros na escrita, mas ainda não me abituei ao novo acordo ortugrafico!

Miguel em 25.10.2011. 20:23

EU TENHO UMA MOTO COM 998cc, QUERO PAGAR O MESMO QUE PAGA UM CARRO COM A MESMA CILINDRADA!!!
E MAIS NADA!

(As maiúsculas são propositadas.)

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.

Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais