Tabela Imposto Único Circulação 2009

AVISO

Página actualizada: Tabela Imposto Único Circulação (IUC) 2019.

Esta página está desactualizada, os dados aqui mostrados apenas se aplicaram em 2009 - permanece disponível apenas para referência.

Se chegou aqui através de uma pesquisa, a informação que procura deverá estar nos comentários.

No dia 15 de Outubro de 2008 foi apresentada a proposta do Orçamento do Estado para 2009. Conforme no ano anterior, apresento os novos valores do IUC. Esta informação é provisória e sujeita a alterações.

O Orçamento do Estado estipula, entre diversas outras coisas, as novas taxas de imposto aplicadas aos veículos automóveis, a vigorar a partir de 2009. Como o próprio nome indica, é uma proposta, pelo que está sujeita a alterações.

Aqui encontra os novos valores, conforme indicados nessa mesma proposta.

O pagamento é feito sempre no mês da matrícula do carro ou no mês anterior. O pagamento do IUC deve ser feito pela primeira vez até 90 dias depois da data da matrícula. Esta tabela apenas é válida para 2009, os valores para 2008 estão nesta página.

Nos veículos com matrícula a partir de 1 de Julho de 2007, deverá somar o valor obtido a partir da cilindrada com o valor obtido a partir das emissões de CO2. Pode obter esta informação no Documento Único Automóvel.

Para saber mais informações sobre como deve proceder ao pagamento do IUC, por favor consulte o guia passo a passo.

Se quiser, tem ao seu dispor um simulador (folha de cálculo) disponível online: simulador ISV/IUC para automóveis novos e simulador ISV/IUC para automóveis importados usados.

Veículos matriculados antes de 1 de Julho de 2007 (até 30 Junho de 2007)

Tabela aplicável só a 2009
Gasolina Cilindrada Outros (Gasóleo, etc.) Cilindrada Movidos a electricidade
Voltagem total
Posterior a 1995 De 1990 a 1995 De 1981 a 1989
Até 1.000 Até 1.500 Até 100 16,40 € 10,30 € 7,20 €
Entre 1.001 e 1.300 Entre 1.501 e 2.000 Mais de 100 32,80 € 18,50 € 10,30 €
Entre 1.301 e 1.750 Entre 2.001 e 3.000 51,30 € 28,70 € 14,40 €
Entre 1.751 e 2.600 Mais de 3.000 130,20 € 69,70 € 29,70 €
Entre 2.601 e 3.500 207,10 € 112,80 € 57,40 €
Mais de 3.500 369,00 € 189,60 € 87,10 €

Veículos matriculados a partir de 1 de Julho de 2007 (inclusive)

Tabela aplicável só a 2009
Cilindrada Taxa Emissões CO2 Taxa
Até 1.250cm3 26,10€ Até 120g/km 52,40€
Mais de 1.250cm3 até 1.750cm3 52,40€ Mais de 120g/km até 180g/km 78,50€
Mais de 1.750cm3 até 2.500cm3 104,70€ Mais de 180g/km até 250g/km 157,00€
Mais de 2.500cm3 314,00€ Mais de 250g/km 261,70€

Nesta categoria de veículos (B - ligeiros matriculados a partir de 1 de Julho de 2007) existe uma alteração muito importante em 2009. De forma a não prejudicar veículos mais antigos, e ao contrário do que anteriormente se supunha, existe uma forma de diferenciar os veículos consoante o ano. O texto do orçamento do estado fala em ano de aquisição. Fica a dúvida se se refere ao ano de aquisição em novo, ano da última aquisição (no caso dos usados) ou ano da matrícula. Porque acho que seria tremendamente injusto tomarei em conta que se referem ao ano de aquisição em novo.
Isto é conseguido através da aplicação de um coeficiente, obtido através do ano de aquisição e de acordo com a seguinte tabela.

Tabela aplicável só a 2009
Ano de aquisição Coeficiente
2007 1,00
2008 1,05
2009 1,10

Para calcular o valor a pagar terá que: somar a parcela da cilindrada à parcela das emissões e depois multiplicar esse resultado pelo número da tabela acima de acordo com o ano do carro.
Exemplo: um carro de 2008, a gasolina com 1.300 de cilindrada e 150g/km de emissões de CO2 pagará 52,40 + 78,50 * 1,05 = 137,445€.

Veículos comerciais de transporte particular com peso bruto inferior a 12t

Tabela aplicável só a 2009
Peso Bruto Taxa
Até 2.500kg 29,00€
De 2.501kg a 3.500kg 48,00€
De 3.501kg a 7.500kg 113,00€
De 7.501kg a 11.999kg 186,00€

Motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos

Tabela aplicável só a 2009
Cilindrada Posterior a 1996 Entre 1992 e 1996
De 180 até 250 5,10€ 0
Mais de 250 até 350 7,20€ 5,10€
Mais de 350 até 500 17,40€ 10,30€
Mais de 500 até 750 52,30€ 30,80€
Mais de 750 104,60€ 51,30€

16.10.2008. 10:51

hugo em 17.06.2013. 22:07

viva.continuamos num pais onde os politicos continuam a chular o povo portugues.imposto a trás de imposto e como se não chega-se agora arranjaram a maneira de chular mais com a historia do iuc k não foi pago...fazem de nós portugueses uns analfabetos pois como eu muitos portugueses k temos o iuc em dia mas não temos o papel das finanças pois já passaram 3 ou 4 anos mas todos os anos o pagamos agora veem roubar-nos o dinheiro pok isso é roubar só por não ter-mos um papel a justificar o pagamento de 3 ou 4 anos at´ras,vamos ter k pagar pois são finanças e para não piorar a nossa situação temos k pagar.acho k deveria-mos começar a deichar de ter as coisas legais pois sendo assim não nos chateavam com estas historias,ou então não descriminando ninguem e peço desculpas por tal deveriamos ser todos «ciganos» pois esses senhores chulos ainda não viram vem a situação em k estão milhares de portugueses,e agora com 1,2 ou até 3 anos de iuc k eles dizes falta de pagamento pensem voces a situação destas pessoas. deveriam viver com 500 ou 600 euros de ordenado e deslocarem-se nos proprios carros ou transportes publicos como a maioria da populacão e assim cairem na real realidade dos portugueses.obrigado senhores chulos por me roubarem o pouco k tenho para comer e dar de comer á familia

antonio em 31.12.2011. 09:15

estes meninos do estado nao deviam de andar nos carros que tem ,eles deviam era de andar nos mercedes de corda atras das orelhas (as caroças).
eles chulam nos o dinheiro todo pa nos estarmos no bem mal e eles no bem bom.
um dia destes temos um primeiro ministro e um presidente da republica chines

sonia joaquim em 27.01.2011. 09:56

boas

venho por este meio pedir uma informação

ninguem me disse que teria de ter um imposto automovel , por eu ser surda.
tenho o carro com a matricula de 2009.
pensei que os 2 anos mais tarde teria pagar o imposto.

por favor me passem a informação.

com os melhores cumprimentos

sonia cristina

Ricardo em 14.09.2010. 18:52

Boas!

Em primeiro lugar, quero dizer que concordo com quase todos vocês, se bem que a linguagem usada mostre o descontentamento do povo, não seja propriamente bonita.

Há três anos, voltei para Portugal e trouxe comigo a minha moto (ano 1997, 599cm3). A legalização da mesma ficou à volta de 260 euros, contanto com a matrícula. Não é muito, relativamente aos automóveis, mas se formos a ver as coisas, é igualmente uma chulice (creio que é o termo técnico corrente). Na legalização está incluído o teste do ruído (135euros), a matrícula (33euros), e a homologação (100euros). Este último é que é o mais interessante: 100euros para o representante oficial, neste caso Veículos Casal (Suzuki), confirmar numa folha A4 que a moto é comercializada em Portugal. Ah, a mesma folha também levou um carimbo. Será um papel e tinta de muito boa qualidade, presumo eu.

No caso do imposto de circulação, bem, fosse a moto um ano mais velha, pagaria quase metade do que pago. Qual o fundamento? Quem sabe... Duvido que haja diferenças suficientes nos modelos de 96 e 97 para justificar tal diferença no montante a pagar.
A minha opinião é que, dadas as características de veículos de duas rodas e as implicações de seu uso, justificava uma taxa mais sensata.

Se já no caso das motos acho que estamos a presenciar um verdadeiro roubo, no caso dos automóveis, é simplesmente incrível! Os montantes dos vários impostos a pagar, especialmente por veículos importados, são ridículos!!!

Tudo isto se torna ainda mais ridículo quando pomos tudo em contexto (nível de vida, salários, etc...). Eu até nem me importava de para 100/200 euros de imposto de circulação se PT tivesse o nível de vida que muitos outros países têm.

Enfim, acho que isto é só mesmo bom para o turismo...

Daniel Nobre em 07.02.2010. 22:55

Boas,

apenas tenho a dizer, qe foi pena teram apanhado os 1500Kg deixados para tras, pelos ''camaradas'' da ETA, pois eles deviam tar prontos a dar bom uzo aqele material....nos tempos qe correm, realmente nao compensa ser honesto, trabalhar para comer, e etc etc

deviam existir mais pessoas como o Sr, '' Raul Vaz '' qe nao só mostra o seu total descontentamento em viver em portugal, quando este pais esta na mer*a, e os politicos ainda nos gozam, criando impostos, quando devia era reduzir os salarios deles, como fizeram na Grecia ( qe acreditem ou nao, vamos parar no mesmo ) admite-se estes gajos, ganharem 4000€, e 5000€ PARA CIMA ! e nem iva pagam nem imposto nenhum pagam ?

e no final...andam de Audi 3500cc Biturbos, e V6 e V8, e nos de fiat's e temos qe pagar a roupa e a gasolina para eles ?

nao....este portugal nao vai aguentar muito tempo assim....nao vai nao.


Votem ! EM BRANCO, se tomos meter-mos isto na consciencia do povo, vamos chegar a algum lado...ao fundo ! sim pqe pior qe isto nao acredito qe fiqemos....

é bater com muita força no fundo, e começar tudo de novo....

Votar em branco, e ai elas vao comerçar a doer...




é triste.....mas devia acontecer cá, o mesmo qe aconteceu no Haiti, pa meter isto tudo na mer*a e começar um portugal novo.

Cumprimentos a todos.

Esperança Cruz em 03.02.2010. 15:00

Acho muito interessante o incentivo que os nossos governantes fazem à aquisição de carro novo, para melhorar o parque automóvel. Como tinha um carro já muito degradado, segui o conselho e adquiri em Novembro de 2009 um carro novo, dos mais económicos, pois o vencimento não dá para mais. Hoje fui pagar o imposto de circulação e por pouco não me deu uma coisa má ao balcão da Fazenda Pública, 86.35€. Acham isto normal? Grande "País" o nosso.

pedro viegas em 29.01.2010. 20:14

tamos num pais de ladroes tenho pena
por isso e que os estrangeiros vivem bem e trocam de carro quando querem
mas a culpa e dos portugueses que vao comprar carros novos
se nao compra çem td modava
governo de merd.................
uma bomba era pouco......

João Vitor Dias em 26.01.2010. 23:35

Tenho de pagar neste mês de Janeiro o IUC relativo á embarcação que possuo. Esta, possui um motor de 115HP que é a potencia de propulsão da embarcação. Por motivos de segurança possuo um motor auxiliar de 15HP. Não é concebível nem normal uma embarção navegar como neste caso, com estes dois motores com potências diferentes, passes de helices diferentes, rotações diferentes etc. Por tais factos, é muito estranho e incompreensível que, para o calculo da IUC a pagar, a Administração Fiscal considere para o calculo do referido imposto o somatório das potências dos motores!!! Com a agravante do motor de 15HP estar isento!!! Gostaria que me explicassem esta situção uma vez que me parece existir uma má interpretação da Lei, ou então, esta carece de objectividade!!! Obrigado.

TMX em 23.01.2010. 00:05

Em resposta ao Sr. Raul Vaz que é burro que doi!! Para tua informação animal não faz parte das competências da policia ou da GNR fiscalizar o IUC..é unica e exclusivamente com o ministério das finanças e atraves do sistema informatico deles..por isso em vez de andares a cagar basofias que matas policias pode ser que fiques sem os grandes tomates que dizes ter para o fazer...és so mais um ótario que fala sem saber!!

Bruno Tiago em 12.01.2010. 23:43

Boas,

Gostaria de saber quanto vou pagar este ano pelo Imposto De Circulaçao visto eu ter um veiculo com 1984 cm3 de 1996 Gasolina/GPL. Visto ser um veiculo AMIGO DO AMBIENTE deduzo eu que este ano nao vou pagar o mesmo valor escandaloso que o ano passado .

Atentamente

Bruno Tiago

Edmundo em 12.01.2010. 12:05

Meu caro administrador, mande aí mas é a tabela deste ano, q'uisto é só falar, falar, mas foram lá todos outra vez meter o papelinho nos mesmos, e como tal temos que pagar e não bufar, e antes que tenhamos que pagar multas e juros sobre multas, convém saber a quantas andamos.
Já agora, sabendo q não tem tempo para responder, ( mas se houver alguém que o possa e saiba fazer agradece-se ), explique-me se os veículos mistos ( gasolina/gas ) são incluidos nos "outros", já que para efeitos de troca de propriedade eles pagam menos, p.e.
Cumprimentos

fox em 07.01.2010. 20:04

é inadmissível os preços que pagamos em portugal pelos veiculos que no fim de 8 anos nao valem nada...o mesmo carro ( novo ) aqui e na alemanha tem uma diferença de kuase 8mil€ como é possivel? quando o ordenado minimo aqui ainda é 475€????

sonia fernandes em 26.12.2009. 15:12

Acho inadmisivel nos trocamos de um carro poluente para um carro novo com menos enissoes de co2.Comprei um clio breack cilindrada 01461
do ano 12/2008 e este anos quando fui pagar o imposto quase que desmaiei quando me dizeram que tinha que paguar 110,04 centimos
no ano passado paguei 102 este ano sao 110 pro ano quer dizer que ja sao 120?estou cada vez mais revoltada EM FRANÇA ESTE IMPOSTO JA NAO EXISTE DESDE 2002 SO EM PORTUGAL MESMO.DASSE!!!!

Carlos em 15.12.2009. 12:41

tenho vergonha de ter regressado ao meu pais, depois de 30 anos em frança isto é uma imença roubalhisse um carro que eu comprei em 2005 de 2.2 cm3 querem +de 200€ de imposto e um carro nacional só paga apenas 50€ e mais a porcaria do estado português so a cravar aos pabre que fizerem tanto e enviavam as migalhas de francos ganhos com imenso sacrificio e este f da p nao têm respeito pelos nosso portuguese que tamto trabalhemos la fora sou sincero é o que me esta acontecer a mim.

Andre santos em 14.12.2009. 19:01

VIVA!

Começo agora a andar nestas andanças de querer comprar um carro no estrangeiro...Para lem das muitas dúvidas relativamente aos impostos a pagar, quando da pesquisa que fis, surigia o valor, por exemplo, de 15500€ com IVA COMPROVAVEL ... mas para que me serve isto do IVA COMPROVAVEL?

Se alguem me ajudar a " fazer as contas".. agradecia...

Abraço e parabens peo este espaço

Lopes SiIva em 04.12.2009. 23:47

De facto vou pensar em vender os carros e passar andar de taxi...este ano senti uma roubalheira um carro novo 175€ passado um ano 192€....quer dizer que fica mais caro do que o seguro,tenho que começar a fazer como os tipos do subsidio...isto é incrível...pudera para manter todos trabalhadores da AR,escutas etc é necessário muito guito,mas vão deixar de me fo*** !

SILVA em 03.12.2009. 16:18

ESTADO SAO UMA CAMBADA DE CORRUPTOS E LADROES OFICIAIS DE COLARINHO BRANCO,REVOLUÇAO JÁ

SkymaX em 02.12.2009. 19:24

No meu ponto de vista tinha k se fazer uma revolução, tenho uma mota uma XT600 k no maximo tem 45cv. e pago o mesmo de uma 600cc com 125cv.
Tenho um cilindro apenas a keimar gasolina e não um motor com 4 cilindros a keimar... contudo, O CO2 n pode ser o mesmo...
já para não falar do seguro k tb pago o mesmo 450€ por ano...
a minha moto gasta 4L/100km e é uma moto utlitaria k uso para o trabalho...
meus caros amigos, desculpem mas não é justo.
Axo k se deve fazer uma Manifestação apelo a todos os motards e amigos de automoveis....

NÃO PAGUEM MAIS NADA Á GOVERNO...


NÃO É JUSTO!!!!

Renato em 30.11.2009. 15:15

Boa tardea a todos,
Eu sei que isto nao vai ajudar niguem, mas é sò para confirmar que isto é uma roubalheira danada !!!
Eu sempre vivi em França e transferi a minha residência para o pais que sempre esteve no meu coração (agora està mais perto da minha carteira do que do meu coração).
Portanto, nao 'paguei nada' para importar o meu velho Rover 25 2.0D. Bem, nada? IPO typo B, IMMT, DUA, IUC... Isto é de uma simplicidade assustadora.
Mas este IUC é uma roubalheira!!!!
'CAPÍTULO I

Princípios e Regras Gerais

Artigo 1.º
Princípio da equivalência
O imposto único de circulação obedece ao princípio da equivalência, procurando onerar os contribuintes na medida do custo ambiental e viário que estes provocam, em concretização de uma regra geral de igualdade tributária. '

Que lindo principio de equivalência, o meu carro de 2001 paga tanto como um carro novinho em folha. Isto serà aquivalencia? baseada no custo ambiental?
Em vez de pagar 32,80€, pago 201,52€.
So apetece queimar o meu carro e voltar para França. Se eu fosse solteiro, podem ter a certeza que nao ficaria muito tempo aqui.

Estou tao triste e desiludido.
Nao é pelos dinheiro.
"Ah pois, marca ano de aquisiçao DO VEICULO, mas Não", disse a senhora", é a data de aquisição da matricula pelo automovel."
Eu pensava que sabia ler, mas afinal sou um burrrrrrro !?

Paulo em 27.10.2009. 22:42

Como funciona isso do desconto?
Na tabela só tem 2007, 2008 e 2009.
E se for por exemplo um carro importado e 1998, tem algum desconto?
Acho estranho pois tenho um e 1998 importado em 2008 e paga mais e 250 euros de selo, ou seja não tem desconto nenhum.
Este mesmo carro nacional paga apenas 50 euros!!

Jorge em 27.10.2009. 12:34

Para que todos os Portuguses tenham cnciência de viver em portugal os Gatu.... que temos no Governo, importei em veículo em 2008, nesse ano paguei de imposto de circulação 178,78 Euros, motivo de ter 153 Co(gKM, oveículo foi registado na DGV em Março de 2008, e o ano de matricula é de 10 de 2005, este ano ao efectuar o pagamento do referido imposto, foi-me dito que estava fora do prazo e que teria de pagar a multa, o que eu estava covencido que o imposto seria pago no mês da primeira matricula o que me disseram que não, o pagamento é efectuado no mês de registo na DGV, foi-me aplicado no imposto o valor de 192,36 € com um aumento de 13,66€, mais 15 € de multa mais uma taxa diaria o que prevaz 13,47€, no total que que pagar 220,83€ para os gatunos do governo andarem a gozar com os nossos parcos vencimentos nensais e mudarem de carros quase todos os anos vejam na tomada de posse do novo governo os maquinões que fez transportar o senhores feudais, isto revolta qualquer cidadão que se preze pagar os seus impostos. Assim se vive num pais socialista, da para pensar se demos ir viver para Espanha, o que julgo que os impostos não são para gatunos.

JOSE CORREIA em 21.10.2009. 11:24

ENGRAÇADO QUE ENQUANTO O IMPOSTO NAO VIROU ESTE ROUBO, NAO FALTAVAM DEFENSORES DO FIM DO ANTIGO IMPOSTO, AGORA QUE É O QUE SE Vê NINGUEM FAZ BARULHO, SO ME LEVA A PENSAR QUE AQUELES QUE TANTO BARULHO FIZERAM AFINAL NAO PASSAM DE MAIS ESCOMALHA JUNTA COM O LIXO QUE GOVERNA!!!

Zé Manel em 20.10.2009. 17:02

Ainda há nesta terra quem diga mal do Salazar! O pior erro que o homem fez foi não ter pegado nos pais e nestes bandalhos e tê-los assados todos no Tarrafal.Ó corja vil. Em 35 anos de democracia nunca a porca da politica tinha parido semelhante ninhada. Puder-se-ia estar aqui um dia a escrever asneirolas para os elogiar a eles e às progenitoras e não estariamos satisfeitos. Ainda assim estes panascas voltaram a ganhar as eleições! Corja de xulos! Vão é por as vossas na recta para pagar as dividas que fazrem em nome do Zé.

valter em 17.10.2009. 11:00

Caros amigos,

tenho um mercedes de 98, era a gasolina e o motor foi a vida, pus um motor de 2500 cm
e agora finanças que que paque 11500 euros de imposto??????

por favor mandem sugestoes

obrigada

carina em 16.10.2009. 11:54

Gostavam que alguém me ajudasse! Comprei um Toyota Yaris a 09/2009 e gostaria de saber quanto vou pagar de selo!É um 1.0 a gasolina...Porque tenho 2 conhecidos que pagaram 115 euros por um auris gasoleo 1.4 e um corola gasolio 1.4 de 07/2009 e dizem me que também vou pagar isso!Acho um absurdo ter de pagar tanto por um carro 1.0 a gasolina!Quem me souber informar agradecia...

Marco Moreira em 26.09.2009. 09:24

Practicamente tudo já foi dito, mas realmente não queria deixar de adicionar que esta situação do IUC não pode ser legal!
Devemos expor esta situação ao mais altos níveis (Comissão Europeia) pois penso que o governo português está realmente a pisar o risco...
Vamos todos lutar para ver se 2009 é o último ano em que nos roubam mais uma vez com esta treta do IUC !!!
Juntos poderemos fazer a diferença.

Ruy em 15.09.2009. 14:47

boas... então e o valor do selo das motas??? como é possivel pagarem mais que os automoveis??? veiculos de luxo dizem eles... então e os carrões nos quais os politicos se deslocam sao o que?
isto precisava era de uma nova Dinastia Filipina...

eu em 30.08.2009. 23:14

e precizo ser ladroes para robarem os comsomidores assim...... espliquem como e que se pode ter carro quando os selo sao ao preço de um carro,...... pagas o carro quando o compras , mas voltas a pagalo ao lomgo da vida ,.... o caro e nosso mas o dinheiro e sempre do estado...........olhem os otros paizes da europa , so em portugal e que se rob assim..........

Eu mesmo em 27.08.2009. 12:04

socrates és um garnde cão

JC em 18.08.2009. 23:53

Peço desculpa não reparei que o nome (nick) «jc» já tinha sido usado no post anterior.

JC em 18.08.2009. 23:47

Informação / simuladores excelentes ... apenas uma pequena correcção:

No simulador o cálculo do IUC de 2009 está a ser efectuado com o factor de 1,05 quando devia ser de 1,10. O factor 1,05 é de 2008.

jc em 11.08.2009. 13:19

tou tão fulo com esta porcaria!
vou mudar a residencia para o país de onde vim e ando cá com carro de lá! lá os carros muito melhores são a metade do preço!
Aqui a pior lata querem um balurdio por ele! isto é mesmo sem jeito! nem se admite andar a pagar as férias dos governos! Este mundo é tão injusto!
Estas atitudes só promovem um povo revolto! È uma pouca vergonha!!!

jc em 11.08.2009. 12:24

estou sem palavras prok a mim aconteceu exatamente a mesma coisa que acima mencionada, vim de vez da Alemanha para tentar promover a zona onde vivo, mas esta coisa de impostos aqui em portugal espanta as pessoas outra vez!Abri uma empresa, mas em breve fecharei, porque o estado pensa é no bolso dele, desta forma este país vai ser sempre um "Zé ninguem".
Sempre pensei que as havia cá pessoas mais inteligentes, afinal vim viver para um país de governos inconpetentes, que nem a habilidade têm de ver como os outros países fazem!
Eles só copiam tecnologia para a qual nem tem capacide, só para se armarem em grandes! Tristeza!O ano passado pago em 22.07.2008 a quantia de 32 euros, este ano pedem-me 188 euros mais multa. Afinal para que raio de país eu vim parar! que miseráveis! isto é assim: "O país cada vez mais pobre, e o bolso deles cada vez mais cheio! assim este pais vai andar sempre atrás dos outros! ainda se queixam que estamos com uma população envelhecida!!!! Os novos põem-se todos a andar, e fazem eles muito bem, para fugir destes chupões, e quanto a mim é o que eu vou fazer, voltar a ir embora pork a escravidão já passou!
Eu só tenho um vida tenho que a aproveitar, e isto assim não é vida! Gosto muito do meu país, mas assim é impossível cá residir!
Continuem a expressar-se, eu acho muito bem mas, falar simplesmente não chega, temos que passar da teoria á acção, como um todo!!!!!!!

pedro dias em 30.07.2009. 13:47

o que faz falta a este pais e a ETA mandar alguns politicos de ferias. enquantos os deixarem andar a roubar o povo , e a se servirem do povo, e nao servirem o povo para o qual foram eleitos, este pais vai ser sempre um atraso de vida. porque e que so copiam as coisas mas dos outros paises? copiem as boas, para termos um pais civilizado, como na suiça,um apartamento leva tantas pessoas , e so essas que podem la estar, nao e como no nosso pais que um apartamentos t2 com dez e mais brasileiros la dentro, metam nos num aviao e brasil com eles, miseria ja nos temos muita por ca e cada vez mais. quanto ao povo portugues, deixem de se calar, mas nao façam greve a uma sexta feira, façam sim, mas de uma semana ou duas,sofre por sofre, que seja so por uma vez e que algo mude, cumprimentos a todos

Miguel Silva em 23.07.2009. 19:41

Boa tarde, tendo em conta que estamos numa altura em que os veiculos eléctricos estão a começar a ter algum interesse em Portugal, gostaria de saber quais são os impostos para importação de carros eléctricos. Basicamente quero saber os procedimentos para importação de um VE.

Alguem me pode ajudar?

pataco em 22.07.2009. 10:46

volta salazar

jpimpao em 17.07.2009. 23:35

NOS PORTUGUESES SOMOS OS MELHORES QUANDO SE FALA NOS CAFES, TODOS CRITICAM, TODOS SE INCOMODAM, MAS ACCOES ESSAS FICAM EM CASA, SE ALGUMA COISA NAO ESTA BEM JUNTEM-SE E PROTESTEM, POIS OS NOSSOS SINDICATOS FAZEM ISTO TODOS OS DIAS, ORGANIZEM-SE E CRIEM UM SINDICATO DOS CONDUTORES EM PORTUGAL PARA PROTESTAREM QUANDO ESTAS NOVAS LEIS SAIREM E PREJUDICAREM AS PESSOAS QUE PRECISAM DOS SEUA CARROS PARA SE DESLOCAREM , E ACABEM COM DISCUSSOES DE CAFE , ISSO NAO DA EM NADA.

José Gouveia em 16.07.2009. 19:36

Carros mais baratos para se ir pagando aos poucos com o novo imposto? Baratos pois...
Continuamos a ser um dos países dentro da UE que mais imposto cobra na compra de carros novos.

encavado em 15.07.2009. 05:02

nos queremos é impostos com força,que estes nao chegam.
nao compreendo porque todos se queixam.
nós,portugueses,adoramos pagar impostos,é um hobbie.
qualquer dia teremos um feriado "dia nacional do aumento dos impostos".
viva mas é o futebol,que é o que interessa aos portugueses.
nós gostamos de ir ver jogos comprados e organizados no inicio das épocas para que os jogadores ganhem milhoes a nossa custa.eu estou contentissimo por o CRISTIANO RONALDO ganhar quase 1M€ por mês,mas mesmo assim acho injusto,acho que o salario dele é demasiado baixo.
e o sócrates deveria ser eleito outra vez,ainda nao senti bem a dor da enrabadela.até tava a gostar,mas vocês querem-no tirar de la.
por quem vou ser enrabado depois???
agora so falta ele colocar camaras de vigilancia no pais todo e estaremos na net a participar no "survivor"!!!

Maria em 14.07.2009. 19:03

Isto é mesmo uma pouca vergonha. Estes valores são absolutamente absurdos.
Como é que por um lado se incentiva o abate de viaturas quando as viaturas novas têm esta disparidade de valores de IUC.
Parece-me que quem teve esta brilhante ideia ou ganha muitoooooo ou não paga o seu IUC...

Mário Silva em 10.07.2009. 00:14

Boas venho só comentar sobre o Sr. Raul Vaz quando tens algum problema de maior gravidade a quem recorres a ti proprio, todos nós necessitamos da G.N.R. e da P.S.P. não esqueças que não és nenhum heroi e de certeza pela maneira que falas que precisas de pessoal para matar policias se és tão corajoso vai sozinho, não és o unico maluco a face da terra há sempre alguém bem mais homem que tu.

M JOSE em 02.07.2009. 22:55

É PENA QUE UM CARRO JÁ COM 13 ANOS TENHA QUE PAGAR UM IMPOSTO TÃO ALTO (130€.JÁ QUE NEM ELE VALE MAIS DE 500 EUROS.

União Europeia em 28.06.2009. 11:40

Estao todos a ser enganados e ainda continuao nessa de quererem ser roubados pelo estado que continua a aplicar uma lei ilegal que nao faz parte das regulamentaçoes (LEIS) da União Europeia!


Imposto automóvel motiva queixa europeia
No próximo sábado comerciantes importadores de automóveis e todos os trabalhadores relacionados com o sector estarão reunidos para a criação de uma associação que tem como primeiro objectivo apresentar no Tribunal Europeu uma queixa contra o Estado Português pela imposição, desde 1 de Janeiro deste ano, do Imposto Sobre Veículos Importados Usados.

"É o único país da Europa que aplica este imposto, que penaliza brutalmente os importadores", referiu Paulo Costa, um dos organizadores da reunião.

Dá como exemplo um carro que até ao ano passado pagava de legalização 3500 euros e agora paga 9500. "Se custou 12 500, mais vale dar o automóvel a quem entrar no stand", ironizou.

"De acordo com o Governo, o imposto serve para taxar os carros mais poluentes, mas esquecem que os carros importados pelos portugueses são os mais novos e os menos poluentes", sublinhou.

Por outro lado, frisou Paulo Costa, "o argumento cai por terra quando o imposto sobre uma autocaravana, que polui tanto como um carro, é de 50 euros, o mesmo para uma mota" e, acrescentou, "quando em Portugal um veículo usado não paga nenhum tipo de imposto como este".

No entender de Paulo Costa, o imposto em causa "prejudica não só os comerciantes, mas também as oficinas, os transportadores, os serviços aduaneiros, milhares de pessoas".

E, revelou "já se estão a sentir os efeitos. Desde Janeiro que estão parados 123 rebocadores em todo o país e, até 16 de Janeiro, só entraram na alfândega sete processos para legalização, sendo que três foram apreensões, quando o normal seriam mil viaturas".

Em média, em Portugal, legalizam-se 50 mil automóveis por ano.

Fonte: Jornal de Notícias

Paulo Louro em 26.06.2009. 12:08

104,60 euros é o imposto que pago pela minha moto, acho uma vergonha, um roubo, especialmente porque em Portugal, se andar em auto-estrada tenho de pagar portagem, se andar em estradas nacionais, tenho buracos, sinais mal colocados, curvas mal feitas, etc.
Gostaria de pagar e ter em contra-partida boas estradas.

joaquim neto em 21.06.2009. 13:22

olhem portugueses estao bem arranjados com o governo que tem eu por ter vergonha troquei de nacionalidade jurei por outra bandeira que portugal nao tem culpa a culpa tem quem esta na governo que sai o pai e entra o filho..

Manuel em 17.06.2009. 11:53

Meus amigos neste momento cada Portugues está dar por ano, salario de 7 meses para pagar cargas fiscais(iva,impostos casas, impostos veiculos, impostos produtos petroliferos, IRS etc) preparem-se porque situação ainda vai piorar. Proximas eleições vão todos votas, mas em branco, desta maneira eleições tem que ser repetidas, e nenhum politico pode voltar a recandidatar-se, reagir e passar a palavra, cumprimentos

Miguel em 16.06.2009. 23:09

Como é possivel pagar-se tanto dinheiro em Portugal para legalizar um carro???
Ex; BMW 330Ci em Portugal 13013.74euros
Em França 640 euros + 1600 euros de taxa CO2=2240 euros
Sinceramente!!!! E com salarios de miséria em Portugal

Luis em 08.06.2009. 23:26

O nosso governo reje o nosso pais consoante a a vontade dos governantes. Estamos em crise mas ha escandalos como bpn, ha carros novos de luxo para toda aquela gente, sim porque não se limpam o rabinho a qualquer coisa, so a carros de luxo... Se o país está em crise não ha dinheiro para isto, porque também ha coisas incompreensiveis, como é possivel o nosso governo não ter € quando literalmente nos metem a viver em dificuldades e pagamos impostos isurbitantes em tudo? pois... ha muito a ir para os bolsinhos deles! Depois ainda tem o descaramento de por pessoas da familia com altos cargos, a ganhar balurdios, quando ha gente com mais habilitações que sim essas poderiam fazer algo popr nos e que andam a ganhar 500euros por mes! Socrates... aquilo que tens construido é simplesmente a destruição do teu partido e todos os portugueses anseiam que saias dai para fora! Não fazes nada de jeito! Até o curso foi comprado, que raio de lider é este? Orgulhaste de criar 500 postos de trabalho e os milhoes que devido aos teus erros vao para o olho da rua??? também tens orgulho nisso?

Povo!!! Agiremos nas proximas eleiçoes! pelos nossos interesses e não por os interesses de alguem que nem honra tem de ser portugues, ladroes....

Luis em 31.05.2009. 21:47

Compei um seat 14 tdi este mês´então quere dizere que vou pagar de imposto 115.28 euros.

filipe azevedo em 29.05.2009. 11:36

isto nao tem mais palavras,tenho um carro 3000ja algum tempo em portugal, estava a pensar em matricula-lo em portugues mas o imposto de selo k vou pagar ja me da para comprar outro qual sera o proximo passo desses cobardes sera k nos vao cubrar imposto de irmos a casa de banho em nossa propria casa........desses ja se pode esperar de tudo,para termos a reforma temos k trabalhar avida inteira nao sao 3 anos como esses comiloes andam todos a comer as nossas custas so a uma cura................etc........

Ruben em 28.05.2009. 22:24

Há uma coisa que eu não percebo.. os políticos neste país são palermas ou brincam às palermises? E nós os potugueses ou somos tontos ou gostamos de passar por tontos.

quando argumento que os preços neste país são desorbitantemente superiores aos preços dos outros paises da europa, e ouço dizer um desgraciado qualquer que é compreensivel porque só somos 10 milhoes, gostava de viver na prehistória, sem leis nem nada para lhes partir a cara. A bélgica, a Holanda, a Suiza, etc, etc (não menciono o luxemburgo porque ali há menos de 1 milhão) só têm , também, 10 milhoes de habitantes, no entanto pagam menos IVA em geral em todos os produtos e os carros são inmensamente + baratos.

Mas o que faz mesmo mal ao coração em toda esta situação de abuso ao nosso povo, é que seja se vote pelo PS ou o PSD, todo vai continuar na mesma, porque os dois governam da mesma maneira. Por isso, eu, desta vez, e para contrariar a história de 35 anos de democracia, vou votar pelo Bloco de Esquerda ou pelo PCP. Eles também merecem uma oportunidade. Basta já de PSD e PS a governar este país.

Paulo Machado em 25.05.2009. 23:24

Como todos sabem, nós motociclistas estamos habituados à descriminação à intolerância, mas e ao roubo?
Eu não estou!
Isto é, estou!
Mas sinceramente, quando é que o imposto sobre motociclos deixa de ser cobrado desta forma desigual e injusta?
Acham normal um motociclo de 600cc de 2006 pagar um imposto de circulação no valor superior a 50 euros? Tem duas rodas, ocupa pouco espaço (Fácil de Estacionar), é menos poluente e melhoraria o transito nas cidades e seus acessos. Para quando uma iniciativa destes ineptos que ocupam posições de grande responsabilidade, para alterar este estado de coisas?
Pelo que me é dado a entender, acho que nunca o farão! E porquê? Não se incomodem a responder que eu responderei por vós! NUNCA!
Mas todos os anos nesta altura eu protestarei, porque considero um roubo e um desleixo por parte do ministério das finanças e do governo "não só deste" por não olharem para esta problemática com outros olhos, porque não há ninguém que não se sinta ultrajado por este estado de coisas.

P.S- o facto das palavras, ministério e governo estarem em letras minúsculas é de propósito!

André Heller em 24.05.2009. 14:42

O preço do imposto num quadricicllo quase triplicar de um 500cc para um 660cc é completamente ridiculo. É preciso ter em conta q estes veículos nem na autoestrada e vias rapidas podem andar. Envergonhem-se!

ze em 23.05.2009. 08:51

votar em branco?? para que?? depois fica tudo na mesma...
é só dar mais uma maioria ao PS e vao ver onde isto vai parar...
votem ditadura socrates...

jorgeabel em 22.05.2009. 17:58

defato e uma grande porcaria.este gov nao pode continuar

Pedro Ferreira em 16.05.2009. 19:10

Vamos todos votar em Branco para mostrar o nosso descontentamento com TODA A CLASSE POLITICA. Não ir votar não tem a mesma força (o presidente, para ser eleito tem que ter mais de 50% de todos os votos entrados, incluindo os em branco)

União Europeia em 15.05.2009. 12:46

A minha opinao sobre este assunto revelame o descontentamento geral de todo cidadão nacional Portugues.

È verdade que ninguem nunca quis estar a viver nesta situaçao em que o pais se encontra mas a realidade nos faz perceber que estamos a ser enganados pelos próprios que governam esse país.

Temos que ter em conta que nos o cidadão nacional Portugues, podemos mudar e tambem podemos mudar os outros que estao à nossa volta criando uma harmonia positiva e não negativa.

Nao existem problemas eles são criados pelos proprios humanos normalmente quando se sentem cunfusos.

Os maiores problemas dos cidadãos nacionais de Portugal forão causados pela termenda confusão que è gerada pela maioria dos partidos na altura das eleições quais ela seja, a confusao foi vem da origem das promessas as propostas a diminuiçao de impostos etc.... tudo isto entra no consciente do Portugues neste momento em que crise económica se acentua em queda de dia para dia.

Se estivermos atentos a tudo o que nos vemos e ouvimos neste momento precebemos mais uma vez que è só miseria que nos è transmitido e na realidade è só lixo que entra na nossa cabeça, este lixo è negativo e só cria pensamentos negativos.

Uma visão mais ampla a nivel Europeu è negado constantemente ao cidadão nacional Portugues pois è muinto poco fallado e divulgado a Comunicação sobre a União Europeia e como os portugueses sao e devem ter consciencia de se sentir e ser Europeu isto è muinto importante! Querer ser europeu.

Um dos temas mais problematicos è o facto que Governo de Portugal continua a cometer ilegalidades contra as leis destipuladas pela União Europeia e o sistema burocrático Portugues reforça esta impessoalidade sem moralidade nenhuma criando mais confusão para que os processos contra Portugal sejao lentos e vagarosos, isto transmite insuficiencia aos Estados Membros da União Europeia.

Conclusao, as práticas ilegais cometidas por Portugal, exemplo no que diz respeito ao Imposto Sobre Veiculos è uma forma de enriquecer o pais espremendo os bolsos do cidadão nacional Portugues para depois «embelezar» o territorio Portugues com as estradas pontes e TGV's inuteis neste momento em que Portugal.

Portugal precisa de criar mao de obra em sectores mais nessecitados por exemplo a permanente remodelaçao actualização e reestruturação das cidades e localidades mais fragilizadas para que o cidadão nacional se senta mais confortável o o eventual e gradual aumento do salario minimo para 850€ dentro de um periudo minimo de dois anos tambem o sector do turismo porque Portugal è bonito e è um pais agradavel para passar ferias e para viver, isto sim seria agradavel de ver e ouvir ser conretizados como objectivos nos próximos anos em Portugal.

A vida è curta dizem todos mas eles nao se apercebem atè chegar au dia delles.

Antonio Manuel Marques da Silva em 09.05.2009. 23:56

Boas soube k em julho vai haver alteração a legalização automovel ou seja ao ISV.
alguem me sabe dizer ao certo k alterações são e se importar fica mais barato.
Desde já o meu agradecimento.

alex em 07.05.2009. 20:47

uma questao... é possivel comprar o selo atraves do multibanco?

Rui em 05.05.2009. 11:50

Fico sempre na dúvida. Na tabela "Veículos comerciais de transporte particular com peso bruto inferior a 12t" o que é o Peso bruto ? no DUC refere apenas F.2 - Peso bruto em circulação nacional, sendo bastante superior à Tara em vazio.

Obrigado

Francisco em 04.05.2009. 23:52

Viva o povo Português, aquele que acredita nos 150.000 postos de trabalho e na redução da carga fiscal...
Aquele que acredita que José Sócrates é inocente e que o Freeport é uma cabala...
Aquele que acha normal enviarem-se Polícias por forma a identificarem promotores de manifestações legais...
Aquele que acha normal uma Ministra da Educação enviar Inspectores às escolas para interrogar alunos depois de alegadamente lhe atingirem a viatura com ovos...
Aquele que acha normal um Primeiro Ministro instaurar processos a Jornalistas/Comunicação Social por estes agirem de acordo com a liberdade de imprensa, 35 anos após o 25 de Abril de 1974...
Aqueles que confiam num governo que, apesar da União Europeia ter sancionado a dupla tributação (imposto sobre imposto) automóvel, o continua a fazer como se essa situação fosse legal?
Meus amigos, não sou propriamente velho, mas acreditem que já vi muitos governos, e nunca vi isto tão mal desde o governo de António Guterres. Ao menos esse governava mal por ignorância, e não havia destes problemas de condicionalismos à liberdade de expressão e de autoritarismo excessivo do estado. Se calhar com isto já me instauraram algum processo. Enfim...

Ainda existe uma arma, o vosso voto. E não é a votar em branco, como alguns disseram, que isto se resolve. Eles estão-se nas tintas para isso. É a votarem em qualquer um, menos neles... A meu ver, a solução a curto prazo está em por este governo de ladrões para o olho da rua. O vosso mal foi terem-lhes dado a maioria absoluta. Caso continuem o nosso país mergulhará ainda mais no caos, e, temo que não seja de todo descabido um golpe de estado... Votem antes que seja tarde...

Abraço

Tiago em 20.04.2009. 18:16

Boa tarde Senhores(as), sou um jovem estudante de Direito em Lisboa(felizmente não sou natural de Lisboa) e vos digo que este problema teve como origem 3 datas fundamentais, 25 Abril de 1974, 1986(adesão á UE) e 2002(adesão á moeda única, o Euro). Não me apetece explicar o porquê das duas primeiras mas a adesão ao Euro, á qual ainda tive a triste opurtunidade de sentir na pele, foi a mais discarada. Tinha eu 14 ou 15 anos e lembro-me que TUDO passou a custar o dobro, TODAS as empresas aproveitaram para subir, em alguns casos duplicar o preço de TODOS os produtos e serviços, e a minha semanada já não dava para aquilo que eu a tinha programada, porquê? A culpa é de TODOS, e não só dos políticos pois se eles fazem o que fazem é porque os deixámos chegar a tal! No Euro por exemplo, não vi muita oposição, e agora temos a maioria dos estádios a apodrecer. Pois, parece-me que ficaram esquecidos e estamos agora a sentir o resultado dessa mudança tal como a pagar as facturas de todas essas obras megalómanas para o Euro e tantas outras. Peço que por favor alguém impeça a construção da linha do TGV e do novo Aeroporto, NÓS NÃO PRECISAMOS!!!! Todos juntos temos que os impedir de gastar o NOSSO dinheiro, a época é de contenção do estado e investimento dos particulares, não o contrário! Acho a ideia de andar a matar GNR's desadequada, mata antes os políticos e deputados que andam a brincar com esta m*rda! Um assassinato ao nosso querido PM poderia trazer benefícios a longo prazo, e acreditem, não sou extremista. Sem dúvida que o próximo PM iria entender que os Portugueses não brincam, mas como não há nenhum corajoso vamos ter que continuar a mamar com estas políticas e investimentos.
Queixem-se menos e começem é a agir, ah, e o dono do café não leva as questões ao parlamento nem á Assembleia. Façam como eu, assinem petições, enviem emails para o governo, para o PM, para a Assembleia, para o Parlamento, mas FAÇAM alguma coisa!

O Portugês está muito mal habituado e infelizmente é na maioria inculto.

julieta pais em 17.04.2009. 23:43

este país é uma porcaria porque eu comprei um BMW na alemanha e paguei de isv ao nosso estado á volta de 4000 euros e agora querem q pague 180€ de iuc quando os de cá pagam 32€.quer dizer já nao chegou os 4000€ que pagei ao estado???????querem nos comer até aos ossos?depois o país tem que ir de mal a pior

julieta pais em 17.04.2009. 23:32

este país é uma porcaria porque eu comprei um BMW na alemanha e paguei de isv ao nosso estado á volta de 4000 euros e agora querem q pague 180€ de iuc quando os de cá pagam 32€.quer dizer já nao chegou os 4000€ que pagei ao estado???????querem nos comer até aos ossos?depois o país tem que ir de mal a pior

PauloCoelho em 16.04.2009. 15:57

Estes gajos que estão no poleiro são mesmo uns saca..., para eles é tudo do bom e do melhor sem pagarem nada e nos temos que apertar o cinto para tudo nao podemos ter nada nem um carro um pouco melhor já estamos a pagar mais! Deviamos mesmo era tirar esses gajos todos delá correr com esses que so fazem aldrabiçes e saiem impunes.
Ladrões!!!!!

CBR em 11.04.2009. 00:01

comrei uma moto em 2ª mao mas nao tem selo e o mes de matricula é so em dezembro a moto foi comprada agora terei de adquirir o selo ou existe alguma lei que me torne isento ate a devida altura de aquiseiçao de selo

406 em 08.04.2009. 17:48

Comprei um Peugeot 406 1.8 a gasolina, do ano 2000. Fui pagar pela primeira vez o imposto de circulação deste carro e qual não é o meu espanto que tinha de pagar 130 euros. Até pensei que o antigo proprietário não tinha pago o imposto, mas não, era mesmo isso este ano.
Não se pode ter um carro um bocadinho melhor neste país de m... com politicos de m... e leis de m...
Aqui só são permitidos carrinhos de linhas.
E ainda vêm eles para a tv vender a banha da cobra. Pu... que os pa...
Não se esqueçam. Votem neles outra vez que é para que nos enrab... novamente.

Helder Moreira em 31.03.2009. 13:43

Uma questão o meu automovel foi transformado de gasolina para gasolina/GPL, o imposto de selo, não deveria ser mais baixo, isto é, pago pelo valor de gasolina?
Ou o valor mais baixo é para automoveis exclusivo GPL?

Hugo em 17.03.2009. 09:29

Isto é uma vergonha!!!

Ninguem devia era de pagar esta treta. Queria ver como se era!!!

Estamos perto do fim!!

RICARDO em 27.02.2009. 22:55

Eu vou ás compras a espanha, a gpl, atesto o deposito de gasolina e levo dois jerricans, ao vir vendo ao preço que comprei aos meus velhotes os 2 jerricans ou seja menos 30 cts o litro, gasto metade do dinheiro por mes em compras, ex champo 1 lt 1,40 cts, e diversas coisas a metade do preço, tenho um carro desportivo de 1997 (honda prelude) porque sei que ele nao me dá problemas estupidos de computador de bordo e é só dar a chave, porem pago mais de 120 eur de imposto para andar em trincheiras todos os dias, se um dia passar em lisboa perto de uma rua que passe algum desses chulos fora da passadeira, vao ficar a saber o que faz uma tonelada e meia de chapa...

luis em 20.02.2009. 17:33

e ja agora caso esteja isento do iuc será preciso algum documento?

obrigado

Luis em 20.02.2009. 17:23

ola
gostava de saber se um veiculo de 1978 vai pagar alguma coisa

Helder Ventura em 19.02.2009. 01:24

Comprei a 18-02-09 uma moto4 yamaha 600 grizzly de 01-08-2000 ,tenho que pagar imposto de circulação ?
cpmtos

Augusto Lino em 18.02.2009. 15:36

Não dá para entender a gestão que os politicos deste País estão a fazer. Cada vez pagamos mais impostos considerando que estes valores (pelo menos os dos automoveis), no lugar de servirem para tapar os milhares de buracos existentes pelas nossa estradas e criarem condições de estacionamento e outros, servem é para tapar os buracos na politica.Descontamos para a SS, para o IRS, pagamos IVAem tudo, medicamentos não comparticipados agora são á duzia, se temos carro (o que não considero um luxo nos dias de hoje) pagamos seguro que curiosamente tb aumentou, imposto de selo, inspecções obrigatórias, pagamos o estacionamento enfim acho que nunca mais acabava de escrever por aqui fora, mas depois disto tudo, digam-me o que nos resta? Chego á triste conclusão que pagamos para trabalhar e só gostava de saber quem fica com o nosso dinheiro ou onde está ele.
Somos um País de brandos costumes mas por favor CHEGA...

GIL em 12.02.2009. 18:07

Qualquer roubalheira em portugal, recai sobre os automóveis.
Alguém tem de pagar os ordenados e benesses dos políticos!

Apolítico em 11.02.2009. 20:53

Ouseja se tenho um carro do ano 2000, quando chegar a 2020 como é posterior a 1995 continua sempre a pagar o mesmo?

Apolítico em 11.02.2009. 20:51

Porque o na tabela sempre aparece na coluna en todos os anos "Posterior a 1995". Acho que cada ano que se passa este posterior deveria incrementar ou não?

Miguel em 11.02.2009. 18:54

A minha é esta, estou a legalizar um renault com 2200 cm3 de 2003 e com 192 g/km CO2 = 13000 Eur (quase 11000 só de CO2), agora vejo isto (104 (cyl) + 157(Co2))* 1.1 = 287 Eur para o imposto de circulação!!!! Mas o que é isto??? como é que me podem tão descaradamente ROUBAR tanto. Vai haver danos colaterais, isto não duvido!!! Pois a Vaca de Leite vai mesmo dar o berro e vão começar este politicos a dar o Rabinho!!!

EDUARDO em 10.02.2009. 23:52

Boa noite. Estes governantes são mesmo uns ladrões. E burros. Estão muito enganados quanto à receita fiscal que julgam ir chular com as alterações aos impostos dos automóveis para 2009.Eles bem querem roubar só que já não sabem como, de maneira que todos os anos inventam. Parece-me que este ano lhes vai sair o tiro pela culatra. Outro aspecto que me parece que as pessoas nem se lembram: a outra roubalheira que é a aplicação do IVA sobre o preço do carro + ISV, de que já tanto se falou e nada aconteceu. Basta! Há que espalhar a palavra e fazer alguma coisa para pôr estes ladrões na ordem. Vão roubar outros. É escandaloso o que se tem com a carga fiscal dos automóveis e os portugas, bons papalvos, pagam e não bufam. Continuamos sem fazer nada ???

tobias em 03.02.2009. 00:57

por um lado está mal que sao todos a pagar mas assim tambem acabam muitos dos chulos que compram usados cheios de quilometros e vendem-os ao pobres como se fosse uma pera boa metem o dinheiro no bolso nao pagam um centimo de impostos enquanto se os portugueses se habituarem a comprar a quem dá empregos e paga impostos as coisas tambem podem mudar ,mas com outros tipo de cabecas no governo.

patriota em 31.01.2009. 17:16

VOTAR EM BRANCO é a melhor forma de demonstrar a nossa revolta contra a corrupção e o saque fiscal que todos os dias nos estrangulam

pedro em 28.01.2009. 02:36

só tenho uma coisa a dizer:
são todos uns ladrões, é so sacar dinheiro a nos para depois gastarem em jantares carros viagens e agora para o mundial de futebol. se querem dinheiro TRABALHEM E DEIXEM DE DORMIR NOS POSTOS, que nós portugueses lhe demos com os nossos votos. O melhor é nem ir votar ees que se desenrascem||||||||

Sequeira em 25.01.2009. 13:00

só para ficarem com a noção dos ladrões que existem, vejam o meu caso.pago 126€ por ano, de imposto de um carro de ,1756 cm3 de 1998 (11anos),que tem como os outros 4rodas ,luxo onde ??? de 98 só cinco bancos.
Como querem que as familias se desloquem trabalho com filhos?,pois querem que troque de carro.Não posso.
É uma vergonha!!!Ainda se este dinheiro fosse para melhor a Saude ou Educação,mas não, como todos sabemos.Basta...........

PAULO COSTA em 24.01.2009. 19:36

POIS é sr ANTONIO CANDOSO APESAR do palavreado concordo com todos os comentarios e votar até votava naõ no ps mas sim E.T.A que seria a unica soluçaõ para#### acabar com a chulice dos politicos,este imposto além de ilegal,vai colocar mais pessoas no desemprego,e votar PS?????? prefiro apontar uma arma a cabeça.

SA em 24.01.2009. 19:27

Parabéns pela página.
Fiquei muito triste por mais esta "boa" nova do nosso governo para este 2009. Um governinho visionário e competente que há bem poucos dias afirmava aos pequenos empresários portugueses que não estávamos nem estaríamos em recessão, encorajando-os assim a algum investimento e despesa em 2009. O mesmo governinho que com descaramento olímpico vem, afinal, dias volvidos, informar os portugueses e portuguesas (mas sem presença da cara que costuma inaugurar minas fechadas), que afinal entráramos em recessão já em Outubro de 2008! Para 2009? Não há problemas! Essa (a recessão), ainda só vai projectada em 1,6% com a música a tocar... Ah, os empresários que se sentiram encorajados? Confiando nos trilhos que poderia se poderiam antever mas palavras do seu primeiro numa estação de TV , em prime time? Esses, esses levam todos roda de otários, por ainda não terem aprendido! E agora? Que se salve quem puder (fugir). Como sempre foi apanágio dos punhos esquerdos erguidos, nestas situações. Um governinho eloquente e esticadinho que, afinal foi sempre muito cuidadoso com as emissões de CO2 (não obstante passear o seu rosto máximo num veículo cujas emissões devem rondar uns miseráveis 230 gr/km), defendendo e implementando a incineração de resíduos perigosos em áreas protegidas (sem emissões). Agora, vem agravar brutalmente o ISV do tipo de viaturas que o Português médio – que no seu legítimo sonho de vir a possuir algo diferente de uma latita com 1000 cc, caríssima por sobrecarregada de impostos, e de impostos sobre impostos, a que está condenado afinal num país em que os governantes e deputados desconhecem o valor do salário mínimo - tenta importar (ninguém importa TATA´s usados! sem emissões, pois não?). Pois bem, creio que a nossa única esperança neste momento, a curto prazo, é que o Sol continue a brilhar e que os bons fieis à Rainha apertem bem com o Sr. Smith para nos conte a todos, com quantas luvas se fez um Freeport. Saudações!

Antonio Candoso em 23.01.2009. 22:04

Pois é Srº Paulo Oliveira Já Pensamos nisso nos Espertinhos que tentam Fugir por isso entrou em 13 Agosto de 2008 a Revisão do Iva Decreto 44a/2008 em que não importa que tenha Firma no Estrangeiro agora pagam todos os Impostos do Trabalho Realizado em Portugal mesmo que tenha firma num Paraiso Fiscal, o mais engraçado é que nem os Serviços Centrais das Finanças Tinham conhecimento das Alterações, Isto quer Dizer que muita gente junto da Fronteira que tem Habitação em Espanha e Trabalham nos Serviços Publicos do Estado vão começar a Pagar.

As Melhores Saudações Srº Oliva espero que as Suas Ideias dêm Sumo e deixe de ***** que ninguem compreende essa Linguagem fala Portugues se é Tuga e deixe os Problemas para trás para os que sabem e Trabalhe e se possivel vote ou aproveite o Dia e não vote se votar vote PS.

Paulo Oliveira em 23.01.2009. 19:25

Para estes cab***** do estado a soluçao e esta:

Criar uma firma no estrangeiro, impostos anuais nao sao muitos, comprar um carro registado no nome da firma (o custo do mesmo inferior a metade do de ca). Passar uma autorizaçao que fulaninho utiliza o dito veiculo para fins profissdionais. Podem voltar ao pais...... os cab**** ja nao vos f******.
Esta soluçao ja foi aplicada por varios. Evitar criar residencia, pois o salario em Portugal vai obrigar a legalizar a viatura ao fim de uns meses.
A quem poder..... façam isto. Assim f****** estes cab******* do estado !!!!

António Candoso em 23.01.2009. 00:43

Meus Amigos a Conversa é sempre a mesma mas entendam o seguinte o Pais está muito pior do que julgam Portugal paga por dia Milhoes dos Empréstimos feitas para as Mega Obras e dos Luxos despreziveis dinheiro mal gasto a Corrupção é normal em qualquer serviço a troco de pouco dinheiro a Cunha é vitamina do Dia e Poder até cheira mal,Compreendam que alguem tem de Pagar visto que maior parte das Classes Medias e Ricas consegue fugir á carga Fiscal logo esta carga reflecte-se na Classe Trabalhadora Conta Doutrem Podem Votar ou não Votar logo o Voto será sempre dos Partidos das Cunhas Boys Gays(PS,PDS,CDS). Quanto ter ou não serviço Alfandegário se deixar de haver estes serviços são fechados e vão para os excedentes da Função Publica que é o mesmo que o Desemprego fiquei a saber que não há dinheiro para nada e o que há está a ser desviado para TGV,Aeroporto e Energias Renovaveis (Galp, Martifer entre outras) Nós vamos deixar legado para PSD,CDS BE uma grande divida publica 8,785 Mil Milhões.

FD em 22.01.2009. 11:57

A partir de agora as mensagens com linguagem imprópria não serão editadas, serão apagadas na totalidade. Por favor reflicta antes de escrever. Obrigado.

Raul Vaz em 22.01.2009. 11:20

Baixam o ISV/IA 25% depois em 2009 sobem 50% quanto ao IUC subiram 500%. Eu nao precebo porque nao fazem isso também aos comerciais, sim porque a legislação da EU nao e' so' para os ligueiros passageiros. Quanto as motas deixem nas em paz, pois nao tem nada que pagar IUC ou um IUC apenas simbolico. Quanto ao ISV ja devia ter acabado mas a aumentar 50% vai...

MC em 21.01.2009. 22:08

Meus caros amigos habituem-se......... estamos em Portugal..e neste país se so temos ladroes nakela casa chamada governo.so temos 2 chances:
1- Tornarmo-nos iguais a eles
2- Bazar daki e deixa-los a governarem-se uns aos outros e depois quero ver onde eles vão buscar aqueles ordenados churudos, quem vai descontar para essses VIGARISTAS (quando chegarem as eleiçoes ainda kero ver até onde esses bichos descem e o que nos vão prometer para irem para o poleiro )

Uma coisa vos digo por experiencia propria eles não vão parar de nos roubar cada centimo agora tudo depende de nos.............


DEIXAMOS OU NÃO

ze milho em 21.01.2009. 03:29

Faotir, Lda, enviei-lhe um email para o endereço da iol.
É lamentavel a situacao em que chegamos!!

Raul Vaz, força contigo, que se fossemos todos a ter as atitudes que "escreves", certamente este pais nao seria assim!!

Faotir,Lda.-Faro em 21.01.2009. 00:01

Se a situação actual, relativamente ao ISV nâo fõr rápidamente alterada, a partir de Fevereiro e porque até agora não entram processos novos, vai ser dramático para os nossos escritórios. No meu por exemplo este sector "Automóvel" tem 3 pessoas, não sei o que vâo fazer. Na Alfândega de Faro faz pena ver as pessoas envolvidas nesse sector, sem nada para fazer, só com uma diferença é que no dia 21 o ordenado está na conta.
Parabéns Sr. José Carlos Sanches, pelo trabalho que tem desenvolvido e a todas as pessoas, mais directamente ligadas ao movimento contra o ISV.

Paulo em 20.01.2009. 19:33

Normalmente leio estes comentários, e apesar de n concordar com estes aumentos acho que a linguagem utilizada em alguns dos comentários é ridícula e despropositada!!

Raul Vaz em 20.01.2009. 17:54

Bem este ano o aumento de 50% do ISV houve ladroes pois devia ter baixado 10%. Por isso anda ai maozinha CRIMINOZA....Quanto a redução do ISV e aumento de IUC acho bem mas esta a prejudicar carros com mais de 10 anos...Por exemplo os classicos tao ******* vao pagar de IUC uma pipa de massa....Quando o imposto deles ja esta pago...Estes gajos foram burros em vez de fazer esta ***** arrumavam logo duma vez o ISV e ficava so o IUC...e nao acontecia esta *****...

Raul Vaz em 20.01.2009. 17:53

Sejamos honestos O ISV tem vindo a baixar...e a ideia era diminuir ao ISV ate nao existir e aumentar o IUC ate pagarmos uma prestação mensal igual ao ISV ou IA, tal com acontece no resto da europa, ate porque bruxelas tinha pedido a portugal para o fazer ate 2009. Mas sinceramente nao esta a resultar.
Por exemplo: em 2006 um carro importado com 5 anos pagava 4300 euros de IA e 30 euros de imposto de circulação. Em 2008 o mesmo modelo importado pagava 3500 euros de ISV e 178 euros de IUC. No fundo pagamos a mesma coisa (mas eles ficam sempre a ganhar mais um bocadinho) mas nao sao ladroes mas sim ciganos...

Raul Vaz em 20.01.2009. 13:46

Vou mas é arrancar a matricula e que sa ****...se vierem ter comigo ja sabem com o q levam e' faca na garganta, faz-se como os coelhos...vai ser NAO GEME *******

Raul Vaz em 20.01.2009. 13:27

hhahahahaha querem q eu pague de IUC mais do q um camiao....haahaahaaah...e por um filha da **** dum carro usado com 5 anos.....eu pago e' o ******* isto resolve se seus filhos da ****....ao tiro seus ******* de *****....ca se fazem ca se pagam. e' policias em operacoes stop e politicos vao dar picanha, vai ser encher a barriga...

Raul Vaz em 17.01.2009. 22:43

Sr. Manuel Anzol deixe me dizer lhe que as suas conclusoes sao uma *****....Ouça um engenheiro a falar: O mercado de usados ira diminuir...o mercado dos novos ira aumentar...e os carros de alta gama em segunda mao irao desaparecer...devido a' limitaçao monetaria, as pessoas vao comprar carros novos e dos baratos...Latinhas de sardinha para brincar..."são os grandes negocios de portugal"...logicamente existe um cartel por detras disto tudo...os representantes das marcas em portugal vao encher os bolsos...os PEQUENOS importadores vao todos com o ******* e como sempre quem se **** E' A SARDINHA....Sim porque afinal de contas os carros sao todos importados pois em portugal so ficam os burros e os casmurros...Eu por mim começo uma guerra so' preciso de gente que queira matar agentes em operaçoes stop o meu msn: engraul@portugalmail.pt

Manuel Anzol em 17.01.2009. 19:54

Pois é meus caros, só hoje é que realmente "descobri" o real valor do novo ISV para 2009. Estava a pensar adquirir um Automóvel de topo na Alemanha (que até está com um preço irresistível...num Concessionário Oficial) e qual não é o meu espanto quando faço o cálculo do ISV no simulador, verifico que custa quase tanto esse Imposto como o próprio automóvel. Obviamente que sendo assim não vou comprar coisa alguma. A conclusão que eu tiro é a seguinte: dificilmente continuará a compensar trazer carros quer da Alemanha quer de outros país qualquer independente do número de Anos, pois o que conta é o valor das emissões de CO2 (obviamente que os carros topo-de-gama têm sempre valores altos que a própria indústria vai ter dificuldade em baixá-los...).
Penso que sendo assim o mercado de usados em Portugal vai melhorar significativamente, pois sem a "concorrência" dos particulares a importá-los directamente só nos resta adquiri-los entre portas (obviamente que quem tem carros de topo anteriores a 01 de Julho de 2007, deverá começar também a pensar se eles agora não valorizarão qualquer coisita...)

<< Primeira < Anterior [1 / 2] Seguinte > Última >>

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.

Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais