Imposto Único de Circulação (IUC) 2024

Novidades e actualizações do IUC para 2024

Não há alterações significativas no IUC de 2024, as tabelas com os valores subiram 4% (o valor da inflação), o método de cálculo permanece o mesmo e a legislação não mudou nada de significativo para a maioria das pessoas.
Em alguns casos, a subida em 4% representa um aumento relevante:

Estes valores entrarão em vigor a 1 de Janeiro de 2024.

Introdução ao IUC

A informação principal nesta página, para ser acessível e por ser o caso mais comum, centra-se essencialmente nos automóveis ligeiros e motociclos.
No final da página encontra mais informação sobre o IUC e outros tipos de veículos (pesados, aeronaves, embarcações).

O IUC é um imposto anual que incide sobre a propriedade de um veículo (e não sobre a circulação), pago até a matrícula ser cancelada, cujos valores são actualizados por norma todos os anos em Janeiro.
No caso dos automóveis, é o imposto que substitui o antigo "selo do carro" ou "selo automóvel" e não deve ser confundido com o ISV, que é um imposto pago apenas quando o veículo é matriculado pela primeira vez em Portugal.

São considerados veículos para pagamento do IUC: todos os veículos automóveis (ligeiros e pesados, de passageiros e mercadorias), motociclos e similares, embarcações de recreio e aeronaves.

O processo de pagamento do IUC é sempre iniciado no Portal das Finanças. Para saber como deve proceder para pagar o IUC, por favor consulte o guia passo a passo.
O pagamento deve ser feito entre o primeiro dia do mês anterior ao mês da matrícula até ao final do mês da matrícula portuguesa do carro. O pagamento do IUC quando compra um carro novo ou importa um usado deve ser feito pela primeira vez até 90 dias após a data da matrícula portuguesa.

As regras para calcular o valor do IUC a pagar pelos importados usados mudaram em 2020: desde que a primeira matrícula tenha sido num país da UE ou do Espaço Económico Europeu (Islândia, Liechtenstein, Noruega), é a data dessa matrícula que deve ser considerada para o cálculo do IUC.
Assim, os automóveis usados importados cuja primeira matrícula tenha sido num país da UE/EEE pagam IUC consoante a data dessa primeira matrícula e não consoante a data da matrícula portuguesa, como aconteceu até 2019.
Os usados importados cuja primeira matrícula não tenha sido num país da UE/EEE continuam a pagar pela data da matrícula portuguesa - o que inclui por exemplo a Suíça.
Para saber mais sobre isto: a descida do IUC nos importados usados em 2020.
As regras de cálculo para os veículos "nacionais" (aqueles cuja primeira matrícula foi em Portugal) mantêm-se como até aqui.

Ser tiver dúvidas sobre o IUC, consulte as respostas para as dúvidas mais comuns sobre o IUC.

Existem duas formas de cálculo do imposto para os veículos ligeiros de passageiros.

A primeira forma de cálculo, com base no combustível, cilindrada e ano da matrícula, por escalões, aplica-se aos veículos matriculados pela primeira vez em Portugal ou num país da UE/EEE até 30 de Junho de 2007. Tecnicamente, segundo o Código do IUC, estes veículos estão enquadrados na categoria A.

A segunda forma de cálculo, com base no combustível, ano da matrícula, cilindrada e emissões de CO2, por escalões, aplica-se aos veículos matriculados em Portugal, na UE ou no EEE a partir de 1 de Julho de 2007, e aos veículos cuja matrícula portuguesa seja a partir de 1 de Julho de 2007 mas cuja primeira matrícula foi num país fora da UE + EEE. Estes veículos pertencem à categoria B do Código do IUC.

Pode obter os dados necessários para o cálculo no livrete, Documento Único Automóvel ou na documentação oficial do carro (manual, COC, etc.).
Infelizmente, as emissões de CO2 deixaram de estar inscritas no DUA dos carros novos a partir de 2018/2019 - consulte o manual do carro ou outra documentação oficial para conhecer as emissões de CO2.

Tabelas

isenção quando o valor do IUC a cobrar é inferior a 10€.

Veículos com primeira matrícula em Portugal, UE ou EEE até 30 Junho de 2007 (inclusive)

Nos veículos importados a partir de Julho de 2007 de países de fora da UE/EEE (Suíça por exemplo) a data da matrícula para o cálculo do IUC é sempre a da matrícula portuguesa.

Estas são as tabelas de IUC para os veículos ligeiros de passageiros e de utilização mista com peso bruto não superior a 2.500kg (categoria A).

Em complemento a estas tabelas, também está disponível o simulador do IUC.

Veja no DUA (Documento Único Automóvel) ou no livrete qual o combustível (campo P.3 no DUA), a cilindrada (campo P.1 no DUA) e o ano da primeira matrícula (campo B no DUA), depois, na tabela do combustível correspondente cruze a linha da cilindrada (ou voltagem nos eléctricos) com a coluna do ano da matrícula para saber o valor a pagar.

Esta é a tabela de IUC para 2024 dos veículos ligeiros de passageiros a gasolina com primeira matrícula em Portugal ou num país da UE + EEE até Junho de 2007.
Carros com a primeira matrícula em Portugal + UE + EEE anterior a 1981 estão isentos.

Tabela IUC ligeiros passageiros aplicável no ano 2024
impostosobreveiculos.info
Gasolina
Primeira matrícula PT/UE/EEE de 1981 a Junho de 2007
Cilindrada (cm3) Matrícula de 1996 a Junho 2007 Matrícula de 1990 a 1995 Matrícula de 1981 a 1989
Até 1.000 19,90€ 12,20€ Isento 8,80€
1.001 a 1.300 39,95€ 22,45€ 12,55€
1.301 a 1.750 62,40€ 34,87€ 17,49€
1.751 a 2.600 158,31€ 83,49€ 36,09€
2.601 a 3.500 287,49€ 156,54 79,72€
Mais de 3.500 512,23€ 263,11€ 120,90€
Simulador do IUC

Esta é a tabela de IUC para 2024 dos veículos ligeiros de passageiros a gasóleo com primeira matrícula em Portugal ou num país da UE + EEE até Junho de 2007.
Os carros a gasóleo têm uma taxa adicional desde 2017 que já está incluída nos valores da seguinte tabela (entre parêntesis está a soma do valor de imposto normal e da taxa adicional - vísivel apenas em ecrãs grandes por uma questão de legibilidade).

Tabela IUC ligeiros passageiros aplicável no ano 2024
impostosobreveiculos.info
Gasóleo
Primeira matrícula PT/UE/EEE de 1981 a Junho de 2007
Cilindrada (cm3) Matrícula de 1996 a Junho 2007 Matrícula de 1990 a 1995 Matrícula de 1981 a 1989
Até 1.500 22,48€ (19,90€ + 3,14€) 14,18€ (12,55€ + 1,98€) 10,19€ (8,80€ + 1,39€)
1.501 a 2.000 45,13€ (39,95€ + 6,31€) 25,37€ (22,45€ + 3,55€) 14,18€ (12,55€ + 1,98€)
2.001 a 3.000 70,50€ (62,40€ + 9,86€) 39,40€ (34,87€ + 5,51€) 19,76€ (17,49€ + 2,76€)
Mais de 3.000 178,86€ (158,31€ + 25,01€) 94,33€ (83,49€ + 13,19€) 40,77€ (36,09€ + 5,70€)
Simulador do IUC

Esta é a tabela de IUC para 2024 dos veículos ligeiros de passageiros eléctricos com primeira matrícula em Portugal ou num país da UE/EEE até Junho de 2007.

Tabela IUC ligeiros passageiros aplicável no ano 2024
impostosobreveiculos.info
Eléctricos
Primeira matrícula PT/UE/EEE de 1981 a Junho de 2007
Voltagem total Matrícula de 1996 a Junho 2007 Matrícula de 1990 a 1995 Matrícula de 1981 a 1989
Até 100 19,90€ 12,55€ Isento 8,80€
Mais de 100 39,95€ 22,45€ 12,55€

Veículos com primeira matrícula a partir de 1 de Julho de 2007 (inclusive) e importados usados de fora da UE/EEE a partir de 1 de Julho de 2007

Nos veículos importados a partir de Julho de 2007 de países de fora da UE/EEE (Suíça por exemplo) a data da matrícula para o cálculo do IUC é sempre a da matrícula portuguesa.

Estas são as tabelas de IUC para os veículos ligeiros de passageiros e de utilização mista com peso bruto não superior a 2.500kg (categoria B).

Em complemento a estas tabelas, também está disponível o simulador do IUC para 2024.

Nos ligeiros de passageiros matriculados em Portugal ou num país da UE/EEE a partir de 1 de Julho de 2007, e nos importados usados de fora da UE/EEE a partir de 1 de Julho de 2007 (com matrícula portuguesa a partir de 1 de Julho de 2007), o IUC é calculado com base na cilindrada, nas emissões de CO2 e na data da matrícula.
Deve consultar no DUA (Documento Único Automóvel) qual a cilindrada (campo P.1 no DUA), as emissões de CO2 (campo V.7 no DUA) se estiverem inscritas, e a data da matrícula (campo I no DUA).
Existem taxas adicionais para veículos a gasóleo e para veículos com emissões de CO2 superiores a 180g/km e data da primeira matrícula PT/UE/EEE a partir de 2017.

O cálculo do valor de IUC a pagar é feito em 3 passos para automóveis a gasolina e em 4 passos para automóveis a gasóleo.

Automóveis ligeiros exclusivamente eléctricos estão isentos de IUC - esta isenção não abrange híbridos ou híbridos plug-in, que pagam o valor normal como qualquer outro automóvel.

Passo 1: a tabela da cilindrada é aplicada de forma igual a automóveis a gasolina e a gasóleo (ou qualquer outro combustível). Veja em qual dos quatro escalões se insere o veículo.

Tabela IUC cilindrada ligeiros passageiros aplicável no ano 2024
Primeira matrícula PT/UE/EEE a partir de Julho de 2007
e
Origem fora PT/UE/EEE com matrícula portuguesa a partir de Julho de 2007
impostosobreveiculos.info
Cilindrada (cm3) Taxa
Até 1.250 31,77€
1.251 a 1.750 63,74€
1.751 a 2.500 127,35€
Mais de 2.500 435,84€
Simulador do IUC para 2024

Resumo do cálculo até agora: taxa cilindrada
Falta: taxa emissões CO2, coeficiente idade, taxa adicional gasóleo

Passo 2: à taxa da cilindrada deve agora somar a taxa das emissões de CO2, mais uma vez, o valor é o mesmo para gasolina e gasóleo. Nos veículos com primeira matrícula PT/UE/EEE a partir de 2017 terá que somar o valor das duas colunas, da taxa e da taxa adicional. Em 2020 a tabela foi dividida em escalões diferentes consoante o método de homologação das emissões de CO2: NEDC ou WLTP.

Relembro: todos os automóveis novos vendidos entre 2018 e 2019 poderão ser NEDC ou WLTP, foi um período de transição onde as duas normas conviveram - para saber com certeza se um automóvel é NEDC ou WLTP tem que consultar a documentação do carro (DUA, COC, manual, etc.).

De forma geral, podendo haver excepções:

Tabela IUC CO2 ligeiros passageiros aplicável no ano 2024
Primeira matrícula PT/UE/EEE a partir de Julho de 2007
e
Origem fora PT/UE/EEE com matrícula portuguesa a partir de Julho de 2007
impostosobreveiculos.info
Emissões CO2 (g/km) NEDC Emissões CO2 (g/km) WLTP Taxa Taxa adicional
Até 120 Até 140 65,15€ 0€
121 a 180 141 a 205 97,63€ 0€
181 a 250 206 a 260 212,04€ 31,77€
Mais de 250 Mais de 260 363,25€ 63,74€
Simulador do IUC para 2024

Resumo do cálculo até agora: taxa cilindrada + taxa CO2
Falta: coeficiente idade, taxa adicional gasóleo

Passo 3: Deve agora multiplicar o resultado da soma da taxa da cilindrada com a das emissões de CO2 pelo número (coeficiente) que aparece na seguinte tabela.
Este coeficiente é um agravamento para veículos mais recentes, ou seja, carros mais recentes pagam mais IUC.

Tabela IUC coeficiente ano matrícula ligeiros passageiros aplicável no ano 2024
Primeira matrícula PT/UE/EEE a partir de Julho de 2007
e
Origem fora PT/UE/EEE com matrícula portuguesa a partir de Julho de 2007
impostosobreveiculos.info
Ano da primeira matrícula PT/UE/EEE Coeficiente
2007 1,00
2008 1,05
2009 1,10
2010 e seguintes 1,15
Simulador do IUC para 202

Resumo do cálculo: (taxa cilindrada + taxa CO2) * coeficiente data primeira matrícula PT/UE/EEE
Falta: taxa adicional só para veículos a gasóleo

Passo 4 (gasóleo apenas): criou-se uma taxa adicional aquando da intervenção da troika mas que ainda está em vigor, a cobrar em todos os veículos ligeiros de passageiros a gasóleo com primeira matrícula PT/UE/EEE a partir de 1 de Julho de 2007 (inclusive).
Supostamente, é uma taxa temporária, ou seja, deixará de existir no futuro porém, ainda existe em 2024.

Tabela IUC taxa gasóleo aplicável no ano 2024
Primeira matrícula PT/UE/EEE a partir de Julho de 2007
e
Origem fora PT/UE/EEE com matrícula portuguesa a partir de Julho de 2007
impostosobreveiculos.info
Gasóleo
Cilindrada (cm3) Taxa Adicional
Até 1.250 5,02€
1.251 a 1.750 10,07€
1.751 a 2.500 20,12€
Mais de 2.500 68,85€
Simulador do IUC para 2024

Resumo do cálculo até agora (apenas gasóleo): (taxa cilindrada + taxa CO2) * coeficiente data matrícula + taxa adicional gasóleo
Falta: nada, o cálculo está completo

Exemplos de cálculo:

Veículos comerciais de transporte particular com peso bruto inferior a 12t

Esta é a tabela de IUC para 2024 dos veículos de transporte particular com peso bruto inferior a 12t (categoria C). Esta tabela é independente do ano da matrícula.

Tabela IUC ligeiros mercadorias aplicável no ano 2024
impostosobreveiculos.info
Peso Bruto (kg) Taxa
Até 2.500 35,15€
2.501 a 3.500 58,21€
3.501 a 7.500 139,47€
7.501 a 11.999 226,24€

Motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos

Esta é a tabela de IUC para 2024 dos motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos (categoria E).

Tabela IUC motociclos e similares aplicável no ano 2024
impostosobreveiculos.info
Cilindrada (cm3) Matrícula de 1997 a 2024 Matrícula de 1992 a 1996
Até 119 Isento Isento
120 a 250 Isento 6,19€ Isento
251 a 350 Isento 8,76€ Isento 6,19€
351 a 500 21,18€ 12,53€
501 a 750 63,62€ 37,47€
Mais de 750 138,15€ 67,76€

Outros veículos

Consulte as tabelas de IUC de outros veículos:

Simuladores

Porque as tabelas podem ser confusas pela quantidade de critérios, criei um simulador para saber o valor de IUC a pagar em 2024:

Estes simuladores só calculam o valor para ligeiros de passageiros (categorias A e B).

Pagar o IUC

Para pagar o IUC:

10.10.2023. 15:16

Alkatrone em 23.04.2024. 00:28

Cambada de chulos!!!! só existem 2 tabelas e a primeira abrange logo 27 anos, para pagar um pouco menos temos de andar com veiculos classicos a cair aos bocados, que palhaçada é só chular o povo!!!!

Luis em 22.11.2023. 11:21

Eu compro uma mota 300 cc de proposito para nao pagar imposto e o governo aumenta-me não uma mas duas escalas , que merda é esta, decaminho tou a pagar 50 euros de imposto numa mota que foi insenta do mesmo, mais vale comprar uma 1000cc e ando sem matricula e documentos e meto gota á pala da galp aqueles chulos , e o governo ainda não deve intender o porque de tanta gente a fugir ao fisco

Marta em 16.11.2023. 14:39

É impressionante a forma como esta corja do PS procura insultar a inteligência dos Portugueses! Mas será que eles pensam que toda a gente “come gelados com a testa”? Isto a propósito do recuo no aumento do IUC, como se o facto de irmos para eleições se tratar apenas de uma mera coincidência. E o vir dizer, para salvar a face, que não foi o Governo que recuou mas sim os deputados do PS, que não poderiam ser “autistas” perante os protestos da população, é de um topete atroz. Como se houvesse distinção entre ambos. Já olharam bem para os “quadros” do PS que se perfilam à liderança do partido? É que apesar de alguns terem cabelo grisalho, não deixam de ser uns “garotos” provenientes das “jotas”, imberbes, incompetentes e corruptos que nunca trabalharam na vida. Trata-se de gente que nada sabe do mundo real.

Há que continuar a assinar a petição pois nunca se sabe quando é que eles voltarão à carga com esse grotesco aumento do IUC. Pois, por absurdo que pareça, eles poderão formar uma nova “geringonça” já nas próximas eleições. Mas se tal acontecer, das duas uma: ou o Povo Português é realmente muito estúpido ou sofre de uma espécie de Síndroma de Estocolmo. Então aí, só terá aquilo que merece.

David em 15.11.2023. 11:32

RIP aumento do IUC

Nuno em 14.11.2023. 23:02

Gostava de ver vocês todos, cambada de chulos que andam a roubar o malta que trabalha muitos dignamente, a trabalhar já nem digo a receber o ordenado mínimo mas a receber 1000€ por mês e terem que suportar toda esta inflação que veio no geral, e agora ainda querem roubar mais? Vão trabalhar seus chulos. Não fazem nada pela sociedade só roubam. E cada vez mais. Deixem-se andar seus chulos qualquer dia as pessoas vão-se revoltar e de que maneira.

Doutor Rodrigo em 14.11.2023. 21:55

link da petição = https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT117993

M. Ferreira, concordo plenamente com o seu comentário em baixo. Os indivíduos do PS estão a mostrar já a muito tempo serem literalmente um parasita a governar Portugal, só roubam e manipulam Portugal e os Portugueses para os seus próprios interesses. Pessoalmente, tenho receio que a grande maioria dos outros partidos “famosos” faram o mesmo se tiverem no poder. Qualquer partido que não esteja no poder (ou seja, na oposição), sabe e tem a motivação de defender o que é naturalmente mais ético, mas quando chegam ao poder onde têm a oportunidade de manipular para beneficiar financeiramente eles próprios ou os seus amiguinhos, já é outra história.

Os partidos ”famosos”, e como é norma, vão uma vez mais usar dinheiro para comprar a fama nas próximas eleições. E a conversa vai ser a mesma, promessas que soem bem só para aliciar as pessoas menos informadas. Promessas essas que nunca irão cumprir, como é a norma.

Tenho pena que não haja mais pessoas a votem em partidos menos “famosos” como o PAN, que defendem realmente valores éticos e que não deixam literalmente ninguém de fora (Pessoas, Animais, Natureza). Mas pronto, é apenas a minha opinião.

Forca pessoal, não estamos sozinhos, somos muitos. Dia 10 de Março vamos correr com estes parasitas todos.

José em 11.11.2023. 22:58

link da petição = https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT117993

M. Ferreira, concordo plenamente com o seu comentário em baixo. Os indivíduos do PS estão a mostrar já a muito tempo serem literalmente um parasita a governar Portugal, só roubam e manipulam Portugal e os Portugueses para os seus próprios interesses. Pessoalmente, tenho receio que a grande maioria dos outros partidos “famosos” faram o mesmo se tiverem no poder. Qualquer partido que não esteja no poder (ou seja, na oposição), sabe e tem a motivação de defender o que é naturalmente mais ético, mas quando chegam ao poder onde têm a oportunidade de manipular para beneficiar financeiramente eles próprios ou os seus amiguinhos, já é outra história.

Os partidos ”famosos”, e como é norma, vão uma vez mais usar dinheiro para comprar a fama nas próximas eleições. E a conversa vai ser a mesma, promessas que soem bem só para aliciar as pessoas menos informadas. Promessas essas que nunca irão cumprir, como é a norma.

Tenho pena que não haja mais pessoas a votem em partidos menos “famosos” como o PAN, que defendem realmente valores éticos e que não deixam literalmente ninguém de fora (Pessoas, Animais, Natureza). Mas pronto, é apenas a minha opinião.

Forca pessoal, não estamos sozinhos, somos muitos. Dia 10 de Março vamos correr com estes parasitas todos.

M. Ferreira em 10.11.2023. 15:16

As mais de 400 mil pessoas, entre as quais me incluo, que assinaram a petição contra o aumento do IUC, terão no próximo dia 10 de Março a oportunidade de manifestar toda a sua indignação e revolta contra aqueles que avançaram com essa medida escabrosa. É altura de castigar o PS não só pela ousadia de propor uma lei claramente inconstitucional, mas também por se tratar do partido mais corrupto de sempre. Portugal está a ser enxovalhado em termos internacionais. Está em causa a nossa democracia. Não podemos permitir que um “tumor” como o PS continue a ter expressão. Tal como sucedeu, pelas mesmas razões, com o PASOK na Grécia, também este partido em putrefacção merece ser irradiado do nosso espectro político. É que o fedor que emana dos seus poros já é de tal ordem que, se nada for feito, correremos o risco de nos tornarmos numa autêntica República das Bananas…

Info em 05.11.2023. 01:20

Petição = https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT117993

Os carros anteriores a Agosto de 2007 pagaram o ISV no momento da compra, os carros posteriores a Junho de 2007 pagam o ISV diluído no IUC, razão pela qual o IUC dos veículos após Junho de 2007 pagarem mais IUC. Veículos anteriores e posteriores a 2007 poluem aproximadamente o mesmo, ambos poluem significativamente. Então porque é que o aumentar de IUC e só para veículos anteriores a 2007? Porque assim os ricos não são afetados, só os pobres são afetados pois são quem têm carros anteriores a 2007.

Petição contra novo IUC em 28.10.2023. 06:58

Petição contra novo IUC = https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT117993

J. P. Barros em 27.10.2023. 21:19

Já Margaret Thatcher dizia: “O Socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros”. E o resultado é cada vez mais pobreza e miséria. Esta “fábrica de pobres” que dá pelo nome de PS, que graças à inflação, que também ajudou a criar, obteve um excedente orçamental à custa da perda de poder de compra da maioria dos portugueses, não perdeu a sua voracidade fiscal. E vai daí, a pretexto dos impostos “verdes”, toca a saquear ainda mais aqueles que já pouco têm. Por isso é que em 2024 teremos a maior carga fiscal de sempre em função do PIB. A seguir ao IUC virá também o aumento do IMI pela atualização do VPT dos imóveis. Vai uma aposta?

Maria Silva em 27.10.2023. 16:31

Infelizmente, esta história do IUC é o resultado da maior parte dos governantes, entre os quais o PM, provirem dessas escolinhas de corrupção que são as “jotas”. Como nunca trabalharam na vida nem se submeteram alguma vez a uma simples entrevista de emprego, é natural que se comportem como sociopatas. Vivem completamente alheados da realidade que os rodeia. Avançar com isto quando se sabe que a grande maioria das pessoas com carros anteriores a 2007, não tem recursos para trocar de carro, só revela uma extrema insensibilidade social. Ou será que pensam que essas pessoas mantêm os seus carros velhos apenas por capricho? Fazê-lo à custa dos mais pobres, tal como um Robin dos Bosques invertido, para permitir que os Teslas e afins continuem isentos, é de uma perversidade inimaginável. Enfim, não se poderia esperar outra coisa de um governo de pelintras, de pulhas e de muitos outros adjectivos.

Vitor Matias em 26.10.2023. 20:43

Isto do aumento do IUC para os carros anteriores a 2007, a meu ver, é um não-assunto. Passo a explicar: a medida em si é... INCONSTITUCIONAL. Se, por absurdo, isto passasse seria o fim do Estado de Direito e consequentemente da Democracia. Estar-se-ia a abrir um grave precedente. E a seguir, o que viria? O que está aqui em causa não é apenas a violação do princípio da proporcionalidade mas também e sobretudo o princípio da confiança. Aos impostos não se aplicam retroativos. Ponto final. Claro que o Pajem do Governo poderá continuar a ignorar o seu papel e não requerer a fiscalização preventiva ao TC, mas será de esperar que pelo menos 23 deputados o façam e suscitem a fiscalização sucessiva. É lamentável, e é para mim uma falha grave no nosso sistema, que o TC só intervenha a pedido, o que significa que caso este não surja, jamais haverá qualquer tipo de pronúncia. Claro que ainda poderíamos esperar esse pedido da PGR ou da Provedora de Justiça, mas com as atuais titulares desses cargos... mais vale esperarem sentados. Trata-se de gente que jamais morderá a mão que as alimenta.

Antonio em 25.10.2023. 10:05

ENQUANTO NÃO HOUVER REGIONALIZAÇÃO (aquilo que o PSD e PS não querem ouvir falar) ESTE POBRE PAIS NÃO VAI PARA A FRENTE.

Jorge Andrade em 24.10.2023. 19:07

Tenho 4 viaturas todas anteriores a 2007 , nunca circulam em simultaneo , logo o argumento da poluição não cola , são devidamente revisionadas , mesmo fazendo poucos Kms , uma até é de 1980 que não paga IUC , já estou seriamente a pensar começar a utilizá-la , se tivesse capacidade financeira até trocava os marimbondos por viatura nova. Talvez mude também o sentido de voto , uma vez que o PS já está a ficar farto de governar e tenta arranjar argumentos para sair.Os mais cordiais cumprimentos.

VITOR TRINDADE em 24.10.2023. 12:43

Isto é um assalto encapotado de legalidade, imposto por um desgoverno, que só se preocupa em ir ao bolso do zé povinho.
Carros mais ecológicos? Aceito sem problemas. Mas como o consigo comprar / pagar? Que "facilidades" dá a seita que nos suga?
Mas aguenta zé....... votaram na corja .........

Duarte em 24.10.2023. 04:44

É tiro nos cornos de cada vez que se lembrem destas leis… pensavam duas vezes antes de roubarem o povo é o país… quem vai pagar vão ser os nossos filhos e netos…

Petição contra novo IUC em 22.10.2023. 13:54

Petição contra novo IUC = https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT117993

Paulo Inácio em 21.10.2023. 09:25

Gostaria muito de comprar um automóvel novo! Pois com os horários que tenho no trabalho dependo do meu transporte! Mas com o meu ordenado não consigo nem pagar só as revisões de um veículo destes muito menos comprar e tenho a certeza que somos milhões na mesma situação!
Só mesmo quem não tem a noção do custo de vida é que pode criar uma situação destas! Pois tudo é fácil quando se tem um ordenado bom um motorista um carro pago comida da boa a custo de quase zero e para não falar das regalias para a família direta! Pois se eu tivesse tudo isso nem de um ordenado mínimo precisaria para viver!

Paulo em 20.10.2023. 22:44

Vamos todos nós unir !! Inadmissível estes roubos Vamos assinar a petição

João Santos em 20.10.2023. 15:53

A culpa não é do desgoverno mas sim de quem os meteu lá.... Cambada de burros... É que nem com os erros aprendem.

Anónimo em 19.10.2023. 23:31

Palavras não chegam, é preciso mostrar atitude, o povo português está tão mansinho que até dá dó.

vs em 19.10.2023. 08:50

Quem não estiver de acordo pode aderir à petição pública que está em curso aqui:

https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT117993

zeca diabo em 19.10.2023. 05:27

Costa e medina fdp : estão a entregar o pais aos burros do chega. quero ver quem vai votar nesse PS de merda nas proximas eleiçoes....

JD em 18.10.2023. 21:25

Tenho um jipe de 5 lugares com peso bruto no livrete de 2510kg (galloper curto) qual a tabela a usar? Tabela A diz que é para veículos até 2500kg de peso bruto (apesar de ser essa que tem sido cobrada)

ZE em 18.10.2023. 20:45

chulos do caralho.....partido de merda sempre a chular os pobres

Artur em 18.10.2023. 16:18

Carros anteriores a 1981 não pagam. Pois não poluem!!!!

John Aguilar em 18.10.2023. 10:49

Bom dia,

Gostaria de reportar um erro no vosso último exemplo de cálculo:

Carro gasolina PT/UE/EEE 2017 com 2997cm3 e 207g/km CO2: (435,84€ + 212,04€ + 31,77€) * 1,15 = 759,56€ (em 2023 730,34€)

Na realidade, serão 781,6€. No simulador, também está mal.

Cumprimentos.

Olá a todos em 18.10.2023. 00:26

Petição contra novo IUC = https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT117993


Leis feitas por ricos, para ricos… Ricos estes que fazem/fizeram riqueza somente a tirar ao pobres, pobres estes que são os que realmente criam a riqueza no pais/mundo.

Simplificando em linguagem calão para todos perceberem, segue em baixo a minha visão:

##################
CARROS
##################
a) Quem faz as leis são os ricos, os caros que não sofrem/pagam IUC são os eléctricos. Quem pode comprar os carros eléctricos? Os ricos.
b) Quem tem garagem para deixar o caro a carregar durante a noite? Os ricos.
c) As oficinas dos pobres sabem arranjar carros eléctricos? Não. Então onde se arramam os carros eléctricos? Na marca, a oficina dos ricos.
d) Comprei um carro eléctrico em segunda mão mas precisa de uma bateria nova. Quanto vai custar a bateria? Vai custar o preço de um carro eléctrico novo.
e) Eu sou rico, onde posso fazer ainda mais dinheiro? No sector imobiliário a.k.a. " Real-Estate" a.k.a. "TRUMP-e-Companhias.


##################
CASAS:
##################
Como os ricos-ricos fazem fortuna? Bom, é conhecimento comum entre economistas, gestores e “homens-de-negocio” (charlatões), que o melhor instrumento/esquema legal de negócio da história humana é a compra e venda/arrendamento de casas, mas só funciona se já fores rico.
Mas porquê? Bom, é o instrumento perfeito pois é simultaneamente o bem mais essencial para as pessoas e um bem onde é fácil criar escassez, impecável para especular ("inventar") preços com valores absurdos, pois haverá sempre alguém disposto a se "enforcar" no banco ("banca gang") e trocar metade da sua vida inteira para pagar quatro paredes feitas com meia-dúzia de tijolos.

PERGUNTA: Então mas como paramos isto?
RESPOSTA: Passar lei que proíba que as casas sejam utilizadas como instrumento de negócio, ou então lei que proíba uma pessoa de ser proprietária de mais que uma casa... Os economistas/market-traders sabem à séculos a estratégia para acabar com isto, mas quem é que esta disposto a acabar com o melhor instrumento de negocio da história humana? Os ricos não certamente.

Este é o manual “escolar” dos TRUMP-e-companhias (Real Estate Developers);
1) Primeiro, compram um terreno a 3centavos manipulando o antigo proprietário que e' pobre.
2) Segundo, exploram as pessoas pobres para construírem as casas/prédios, pagando-lhes o mínimo possível.
3) Terceiro, encher os bolsos a vender/arrendar as quatro-paredes de tijolos por um valor exorbitante, a um pobre que não tem outra alternativa se não pagar literalmente com metade da sua vida para tentar não ficar "sem-abrigo".
PERGUNTA: Então, mas os materiais de construção de casas não são caros? Não, são muito baratos comparados com o preço à qual a casa é vendida no final.
ANALOGIA: Imagina comprares os ingredientes para fazeres um pão de 1kg (farinha/sal/água/electricidade). Vai custar uns 2€ a 3€ euros, agora imagina uma ilha de pessoas cheias de fome sem nada para comer. O gang dos imóveis chega lá e diz ("Tenho aqui um pão de 0.5Kg a 100€, não a 1000€, não quem dá mais? Ok vendido por 9999€"). Até os 10 000 são mascarados de 9999€ para parecer menos.

##################
RECURSOS NATURAIS:
##################
As cotas hídricas geológicas de Portugal são um recurso vitalício de energia para os portugueses, com um valor incalculável, não é algo que seja para venda. Pertence a todos os portugueses e às possíveis milhares de gerações futuras. É nas cotas hídricas geológicas que são implementadas as barragens, que simplificando funcionam como uma bateria de energia, uma bateria natural, sem químicos e de grande capacidade energética. Fornecendo energia de noite e quando não à vento. De dia o excedente energético das centrais energéticas solares (Plantas Solares) juntamente com o excedente energético das Turbinas eólicas (Parques eólicas) podem ser utilizados para bombear água da coda inferior da barragem para a cota superior, “carregando” assim a barragem “bateria”, para usar de novo durante a noite.
Pois bem, o mesmo "gang" dos ricos assaltou as nossas barragens diversas vezes. Seis são agora propriedade da ENGIE (empresa francesa monopolista no sector da energia em franca). O que outrora era um recurso natural para os portugueses, é agora uma vaca leiteira para esta empresa francesa.
A ENGIE nem sequer pagou nenhum imposto ao estado Português pelas 6 barragens que comprou ao antigo proprietário (EDP-china), pois os ricos mais uma vez assaltaram certos órgãos do estado e manipularam/alterarem a lei para que tal proeza pudesse ser feita.

##################
MENSAO HONROSA:
##################
PERGUNTA: Para ajudando na transição verde, será que posso forrar o meu telhado com painéis fotovoltaicos, e injectar controladamente a energia excedente na rede publica e consumir posteriormente o excedente ou parte do excedente durante a noite, como vários países/estados fazes, o chamado "net-metering-24h"?
RESPOSTA: Não, aqui em Portugal só fazemos o inútil net-metering de 15 minutos, para desincentivar a compra de painéis solares para que os pobres não possam controlo do sector energético em Portugal, que actualmente pertence aos ricos.

##################
Notas finais
##################
Bom, os meus conhecimentos podem ser fracos e limitados. Já projetei e construi um carro eléctrico de raiz. Já projetei equipamentos de produção de energia verde. Já trabalhei a projectar muita coisa para os ricos venderem posteriormente e encherem os bolsos sem terem contribuído em nada.

O que escrevi em cima é uma síntese da minha experiencia no terreno, tanto na área da engenharia relevante para o assunto como a lidar com "ricos".
Já agora, o IUC a mim não me atinge. Escrevo isto como apoio aos que serão afetados. Nasci pobre, tempos difíceis…

Podem Copy/Past a vontade até chegar ao polígrafo sic. A informação em cima é de conhecimento comum na área mencionada.

Nota: Este mini TED-talk e gratuito, mas incorre de uma taxa de valor "2 caldos" para a charlatãça que infiltrou- assaltou os órgãos do estado português, e que está a causar toda esta brincadeira de mau gosto, e a tornar a sociedade numa selva, e uma selva cheia de hienas-malhadas.


Forca pessoal. Não desistam. Eles podem ser hienas-malhadas mas nesse contexto não somos todos os outros animais: Elefantes, Leões, Águias, Rinocerontes, Tigres, Bisontes, Crocodilos até Dragões temos. Ou seja, se nos unirmos com organização as hienas-malhadas vão passar a ser uma mera peça de museu.

Jorge Lopes em 17.10.2023. 21:29

Só posso dizer aos Portugueses:

Continuem a votar no PS, eles agradecem...

Joao Ferreira em 17.10.2023. 19:33

Vamos colocar estes ladrões para fora do pais isto nao pode continuar assim o ladrões do rico mais rico e o povo mais pobres o povo tem de acordar e colocar estes gatunos para fora

Baby em 17.10.2023. 18:49

A maioria dos portugueses #dita classe média # anda á mais de 25 anos a perder poder de compra, a maioria ganha o mesmo que o salário mínimo na Europa, como se não bastasse os estrangeiros continuam a Não pagar impostos, os poucos aumentos que houve vão todos para impostos, continuamos a caminhar para a pobreza com estes governos, o IUC é um exemplo disso, roubavam só a classe média, agora qualquer um que tenha um veículo. Não se preocupem daqui por uns meses vai haver mais uns bônus para os mesmos de sempre.

Esbulho em 17.10.2023. 17:03

Como terá sido feito o negócio da aquisição de uma penthouse nas avenidas novas em Lx.
Segredo de justiça, investigação parada desde 20xx, pelo motivo de... ?
O que mais dói nos políticos é a perda de TACHOS no estrangeiro, há informação que tem de chegar aos meios de comunicação da UE, principalmente, sobre políticos que estão a ser investigados...

Edgar em 17.10.2023. 14:10

Assinem já a petição contra este assalto à carteira dos portugueses trabalhadores! Deixo o link aqui e não se esqueçam de confirmar a vossa assinatura depois no vosso e-mail.
https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT117993&fbclid=IwAR3BUldBJow76wDDhQBWz6XTLH37t1pKDNROJBQ5NpQ2antbGw3Jrvw5VoI

Edgar em 17.10.2023. 13:42

Segundo o desgoverno, esta medida de assalto aos portugueses que não podem comprar um carro novo, deve-se a factores ambientais. Pergunto eu, onde é que aumentar brutalmente um imposto (que já foi pago pelo comprador inicial desse carro) irá ajudar o ambiente? Ajuda e muito os cofres deste gangue que nos governa. Os carros anteriores a 07/2007 pagavam o IVA e o IA (imposto automóvel) aquando da sua aquisição incial, o que era um valor superior ao que é pago pelos carros posteriores a 06/2007. A ideia era de os carros a partir de 07/2007 pagarem o novo imposto ISV (imposto sobre veículos) durante o seu tempo de vida/utilização, pagando assim menos na data da aquisição, e promovendo dessa forma a aquisição de veículos novos. E isto tudo surgiu porque os governos portugueses cobravam dupla tributação aos carros importados em 2.ª mão da Europa, o que implicava multas anuais, da Europa ao estado português, num valor médio de 38 milhões de euros. Mas ainda dava lucro, uma vez que o estado embolsava cerca de 258 milhões de euros anuais. A dada altura, a UE farta de multar Portugal, pela dupla tributação, deu um ultimato, ou Portugal mudava as regras ou deixaria de receber os subsídios vindos de lá. O governo da altura (Sócrates) criou o sistema que temos desde 07/2007, e seria aplicável aos carros novos registados a partir dessa data, uma vez que os anteriores, abrangidos pelo sistema anterior, já tinham pago o IA e IVA, ou seja estava extinta qualquer dívida do novo ISV. Agora, este governo quer fazer uma dupla tributação sobre algo que já foi pago no passado... Mas que roubo é este? Famílias com baixos rendimentos (que são a maioria em Portugal), micro, pequenas e médias empresas que são quase 80% da totalidade das empresas portuguesas, que têm carros a diesel económicos e com boas autonomias, terem de abater esses carros e comprar eléctricos, com pouca autonomia, com horas infindáveis para carregar as baterias, e muito caros, com as baterias mortas ao fim de 5 a 8 anos, estamos a observar o fim de muitas dessas empresas (falência) e da morte dos cidadãos idosos do interior do país. Interior onde há pouco e mau transporte público e onde as distâncias para obter cuidados médicos, alimentos, medicamentos, etc, cada vez é maior. Estamos a caminhar a largos passos para a venezuelização de Portugal, promovida por políticos do calibre de um qualquer ditador da Coreia do Norte.

Edgar em 17.10.2023. 13:35

Segundo o desgoverno, esta medida de assalto aos portugueses que não podem comprar um carro novo, deve-se a factores ambientais. Pergunto eu, onde é que aumentar brutalmente um imposto (que já foi pago pelo comprador inicial desse carro) irá ajudar o ambiente? Ajuda e muito os cofres deste gangue que nos governa. Os carros anteriores a 07/2007 pagavam o IVA e o IA (imposto automóvel) aquando da sua aquisição incial, o que era um valor superior ao que é pago pelos carros posteriores a 06/2007. A ideia era de os carros a partir de 07/2007 pagarem o novo imposto ISV (imposto sobre veículos) durante o seu tempo de vida/utilização, pagando assim menos na data da aquisição, e promovendod essa forma a aquisição de veículos novos. E isto tudo surgiu porque os governos portugueses cobravam dupla tributação aos carros importados em 2.ª mão da Europa, o que implicava multas anuais, da Europa ao estado português, num valor médio de 38 milhões de euros. Mas ainda dava lucro, uma vez que o estado embolsava cerca de 258 milhões de euros anuais. A dada altura, a UE farta de multar Portugal, pela dupla tributação, deu um ultimato, ou Portugal mudava as regras ou deixaria de receber os subsídios vindos de lá. O governo da altura (Sócrates) criou o sistema que temos desde 07/2007, e seria aplicável aos carros novos registados apartir dessa data, uma vez que os anteriores, abrangidos pelo sistema anteiror, já tinham pago o IA e IVA, ou seja estava extinta qualquer dívida do novo ISV. Agora, este governo quer fazer uma dupla tributação sobre algo que já foi pago no passado... Mas que roubo é este? Famílias com baixos rendimentos (que são a maioria em Portugal), micro, pequenas e médias empresas que são quase 80% da totalidade das empresas portuguesas, que têm carros a diesel económicos e com boas autonomias, terem de abater esses carros e comprar eléctricos, com pouca autonomia, com horas infindáveis para carregar as baterias, e muito caros, com as baterias mortas ao fim de 5 a 8 anos, estamos a observar o fim de muitas dessas empresas e da morte dos cidadãos idosos do interior do país. Interior onde há pouco e mau transporte público e onde as distâncias para obter cuidados médicos, alimentos, medicamentos, etc, cada vez é maior. Estamos a caminhar a largos passos para a venezuelização de Portugal, promovida por políticos do calibre de um qualquer ditador da Coreia do Norte.

RN em 16.10.2023. 23:18

Quem não estiver de acordo pode aderir à petição pública que está em curso aqui:

https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT117993

farto dos podres em 16.10.2023. 23:17

Ladrões sem escrupulos

farto dos podres em 16.10.2023. 23:13

Ladrões sem escrupulos

António Santos em 16.10.2023. 21:19

Parasitas não tenham vergonha de roubar aos pobres .
Rejeitai as vossas regalias em vez de tirar aos pobres

André em 16.10.2023. 19:29

Não votaram no ps, agora aguentem ou então fazem como em França lutem pelos direitos e deixem de sair de casa quando o Benfica campeão

viva ao futebol que e mais importante .. viva aos estádios, concertos etc cheios

Helio Santos em 16.10.2023. 12:06

Continuem a votar no PS que estamos em bom caminho acreditem nas promessas de campanha e agora recebam o presente envenenado, procurem votar no PSD que nem oposição faz está mais virado ao centro do a própria direita, VOTEM CHEGAAA!!! e deixem a fama do Ventura acabar e vão ver mudanças em vez de falarem e difamarem o CHEGA assistam no parlamento o que lá se passa em vez que ouvirem politica nos cafés, mas por um lado é bom isto acontecer para o povo começar abrir o olhos e fazer algumas manifestações de jeito, porque vejo muita gente a perceber mais de futebol do que politica, vejo mais gente em estádios do que em manifestações.
ACORDEM, estávamos melhor se o povo estivesse unido, lembram-se da greve dos combustíveis? teve de haver união e força, se nos unirmos contra a alta carga fiscal conseguimos vencer porque o país não é do estado mas sim do povo...

Escolham quem escolher não se deixem levar por conversas de café ou famas que são criadas pelo povo com receio a mudança, procurem a certeza de algumas coisas que se dizem por ai que depois de alguma pesquisa descobrimos que não são verdades ou que não são bem assim como dizem, vejam por vocês próprios e votem.

José Angoche em 16.10.2023. 10:52

É manter os carrinhos velhinhos e estimados. POIS VOU-ME RIR COM A SUCATADA ELÉCTRICA AOS MONTES.
Exerço o meu direito de voto e voto é sempre voto mesmo sendo nulo ou em branco.
Sou patriota. Amo o meu país. Não contem comigo para vos darem o poder de me desgovernarem a vida e de muitos mais patriotas.

Luis em 15.10.2023. 23:57

Está roubalheira só acaba quando ninguém for às urnas votar, 100% de abstenção, o que vai ser muito difícil pois eles também votam, mais aos que dão de mamar, os ricos e os dos subsídios e ainda toda a velharia, são quase 50% da população, infelizmente quem trabalha está em minoria, isto só toma caminho com uma guerra civil e fazer desaparecer essa escumalha de ladrões

Luis em 15.10.2023. 23:56

Está roubalheira só acaba quando ninguém for às urnas votar, 100% de abstenção, o que vai ser muito difícil pois eles também votam, mais aos que dão de mamar, os ricos e os dos subsídios e ainda toda a velharia, são quase 50% da população, infelizmente quem trabalha está em minoria, isto só toma caminho com uma guerra civil e fazer desaparecer essa escumalha de ladrões

Filomeno Moiron em 15.10.2023. 22:40

Tudo isto é o resultado dos maus governos que temos tido. Somos vítimas de uma grande falta de imaginação e justiça.

LBR em 15.10.2023. 20:09

HAHAHAHA... O Passos Coelho é que é mau... HAHAHAHA
Pensavam que estes iam baixar o IRS em troca de nada?
Agora aguentem que isto não fica por aqui... eles aínda têm muitos anos para afundar mais isto...

Vasco em 15.10.2023. 17:14

Porque motivo os "jornalistas" já não fazem perguntas incomodas, a alguns indivíduos que andam na política.
Que tal perguntarem em que estado está a investigação do ministério público à cerca de uma negociata de uma penthouse nas avenidas novas, a qual foi comprada a uma pessoa da família Teixeira Duarte, com um bom desconto....!

Miguel Ortega em 15.10.2023. 17:08

Votem nos mesmos!
Povo otário!

Costa em 15.10.2023. 12:59

Eu vou enfardar as carrinhas e os meus funcionários que usem os tratores com as galeras quem vier atrás tem esperar
Queixe se ao governo……..
Como disse o senhor……landia
Ninguém a votar ganhar coragem

Costa em 15.10.2023. 12:59

Eu vou enfardar as carrinhas e os meus funcionários que usem os tratores com as galeras quem vier atrás tem esperar
Queixe se ao governo……..
Como disse o senhor……landia
Ninguém a votar ganhar coragem

Monhelandia em 15.10.2023. 12:49

O que eles mereciam era abatermos todos os carros e ninguém comprar carros novos
Aí sim transportes públicos entulhados de pessoas e as estradas cheias de scooter elétricas e trotinetes bicicletas
E os ricaços que se aguentem a 30 kms/h
Atrás de nós
Nas eleições ninguém votar

Duvido em 15.10.2023. 11:47

É assim que vão salvar o ambiente? Sacar mais dinheiro ao povo? O ambiente é global, governantes estúpidos, têm de parar tudo principalmente de deixar de tanto turismo, com cada avião a poluir tanto ou mais que todas as motos que existem em Portugal! País vendido e mais, já se dá!...

Duvido em 15.10.2023. 11:42

É assim que vão salvar o ambiente? Sacar mais dinheiro ao povo? O ambiente é global, governantes estúpidos, têm de parar tudo principalmente de deixar de tanto turismo, com cada avião a poluir tanto ou mais que todas as motos que existem em Portugal! País vendido e mais, já se dá!...

CHULOS em 15.10.2023. 10:56

ESTADO DE CHULOS

Pedro em 15.10.2023. 10:55

Enquanto noutros países os veículos clássicos são considerados património histórico, aqui seremos obrigados a enfardá-los. Como é que se considera aceitável com um veículo como o meu com 40 anos e que circula 1000km por ano, passe de 19,60€ anuais para 629,62€ ?
Abram os olhos, isto não é um incentivo à modernização mas sim censura digna de um regime ditatorial!! Andar de carro passa a ser um luxo apenas acessível aos mais abonados, os outros que andem de transportes. A esquerda caviar é isto, continuem a votar PS...
Medina és um palhaço!

Roleplayer em 15.10.2023. 01:56

Ladroes vou imigrar para africa que la nao cobram tantas kwanzas para o IUC do meu golf 4

Sem comentários em 15.10.2023. 00:33

Deveriam também aumentar o salário mínimo nacional paraos 1400 euros já como tudo está aumentar achava que era digno já que vão arrecadar uns bons milhões o quê dizer sem comentários uma vergonha estes governantes

MARLON em 14.10.2023. 22:53

O ideal não será ninguém pagar iuc no ano que vem?
sei que aplicariam as multas os juros e outras taxas inventadas na hora mas era um manifesto, tínhamos de ir todos presos.
será que eles os comedores também pagam IUC, tenho duvidas

Suares em 14.10.2023. 22:12

Ladrões
Só sabem roubar parazitas chulos de merda ladrões

Suares em 14.10.2023. 21:59

Ladrões

Filipe em 14.10.2023. 21:40

O IUC dos comerciais mantém-se???

Carlos em 14.10.2023. 19:00

O que está gente não entende ou finge que não entender, e porque não lhes causa grande diferença, pois recebem bem e de vários lados, é que o Português comum, aquele que trabalha todos os dias para pagar a casa, as contas da Luz, da água e do gás, o IMI, a quota do condomínio e outras tantas taxas e impostos, e que no fim do mês mal tem para comer, não tem um carro velho porque gosta! Apenas tem um carro velho porque não tem dinheiro para pagar um novo! Já agora os carros novos estão a um preço que só alguns podem chegar. E também dizer que os carros elétricos, são ótimos, mas são só para ricos ou para as empresas, que trocam de frota após 3 ou 4 anos. Vão lá vender um carro elétrico com mais de 4 anos para ver quem o compra!? E mesmo que tenham a teoria do “pobre”, de estimar o carro para este durar muitos anos, lembrem-se que as baterias vão perdendo capacidade ao longo dos anos, e que ao fim de sete ou oito anos já só carregam cerca de 60% ou 70% da carga, ou seja, cada vez andam menos, acabando por para e não andar mais! Trocar as baterias de um carro elétrico fica sensivelmente ao mesmo preço de comprar um novo, assim um carro elétrico é um investimento a fundo perdido! Pelo menos um carro velhinho sempre vai andando se for bem cuidado e mantido, e sempre tenho um carro para as necessidades!

Fernando Costa em 14.10.2023. 17:22

Este aumento do IUC para 2024 é insuportável para a carteira de um português.

Fernando Costa em 14.10.2023. 17:22

Este aumento do IUC para 2024 é insuportável para a carteira de um português.

Rui Santos em 14.10.2023. 16:51

Isto sim é um verdadeiro País de puro assalto à carteira do cidadão. Foi a escumalha do Passos agora é esta escumalha do PS tudo a mesma trampa de ladrões. Já estou como o outro era tudo metido na praça de touros e rajada em cima deles para que futuros governantes aprendessem a não explorar/assaltar os seus cidadãos contribuintes

Marionetas em 14.10.2023. 16:32

Dou os meus parabéns ao governo português! Tornou-se no melhor governo de sempre que consegue brincar com os cidadãos, tipo marionetas mesmo!!!
Os portugueses são bons para se maltratarem atrás de um teclado nas redes sociais, partilhar se existiu uma na decisão do VAR em jogos de futebol e verificar como o “vizinho” conseguiu conquistar um carro uma casa etc! Lutar pelos direitos? Zerooooooo

Paulo em 14.10.2023. 16:18

Parasitagem bandalhos inúteis que não teem feito outra coisa que é roubar o povo português que não se revolta contra esta canalha esquerdalha parasita vem para a rua reclamar não no computador

Carlos em 14.10.2023. 16:08

Malandros Chulos parasitas fartamo-nos de trabalhar para nada falam de Hitler estes são piores que os piores ditadores ,trabalhamos e mesmo assim cada vez mais pobres.

João em 14.10.2023. 01:37

Mal conseguimos viver no nosso país, é para dar isto aos vistos gold e ao resto da estrangeirada quem viver para Portugal.

Vão se foder todos meus fdps.

Costa FDP em 13.10.2023. 23:50

Diziam que o Passos é que era mau ! ahahah puta que vos monte

Pasmado em 13.10.2023. 20:57

É manifestar manifestar até o PR dizer alguma coisa a ver se voltam atrás... se bem que são quase todos iguais os que lá estão

Mário em 13.10.2023. 15:07

Vergonha se a intenção é taxar as emissões estas têm de estar associadas á quilometragem anual e não á cilindrada ou tipo de combustivel. Imagine-se as pessoas do interior 90% dos veiculos são antigos e com cilindrada superior a 2500cc a diesel mas andam 500km por ano, mesmo estes veiculos com este combustivel emitem mto menos CO2 que um veiculo 1000CC a gasolina que faça 5 ou 10ookm!!! Que justiça ecologica é esta? não pretendem que não se polua pretendem chupar dinheiro aos contribuintes, já que se tem de fazer inspecções obrigatorias que se use os dados dessas inspecções para taxar realmente o que dizem

Edgar em 13.10.2023. 06:54

É continuar a votar nos mesmos anormais. O povo não acorda... Uns não votam, outros dizem que são todos iguais, outros bla bla bla. Mas no dia de ir lá por a cruzinha não se lembram de que lhe mete o dedo no cu a toda a hora...

Edgar em 13.10.2023. 06:54

É continuar a votar nos mesmos anormais. O povo não acorda... Uns não votam, outros dizem que são todos iguais, outros bla bla bla. Mas no dia de ir lá por a cruzinha não se lembram de que lhe mete o dedo no cu a toda a hora...

Toni em 12.10.2023. 23:39

Os comunistas que governam Portugal deveriam aumentar de uma vez todo o imposto, e não apenas
25 euros anualmente, porque a macacada das " alterações climáticas" são uma "emergência"...

Português Indignado em 12.10.2023. 23:14

Cambada de CHULOS !!!
Veiculos anteriores a 06)2007 já pagaram o imposto na venda. A malta curte é carros velhos.... Em tempos apenas pagavam IUC os veículos com menos de 20 anos, o tempo parou em 1992 e já vamos nos 31 e a somar para os cofres do estado. Estes CHULOS estão a matar Portugal

Gil em 12.10.2023. 22:32

Impostos retroativos...

Nunca mais irei votar na minha vida...

Pirata Das Caraíbas em 12.10.2023. 20:09

Vota PS... Grandes Filhos da Pu.....
Tenho um carro com 35 Anos que paga 12€ vai passar a pagar 125€. aumento de 1000%

Paulo Quendera em 11.10.2023. 15:05

Bom dia. Nos motociclos acaba a tabela de 1992 a 1995?

Escrever um comentário ou colocar uma dúvida

POR FAVOR leia a página toda antes de fazer perguntas que já estão respondidas no texto principal! Obrigado.

:

:

:


Estamos em 2024, para o ano vamos estar em que ano?

Por uma questão de rapidez na resposta e de poupança de espaço, considere que as minhas respostas incluem sempre os normais cumprimentos. :)

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.

Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais