Os carros importados usados pagam mais IUC?

Nesta página: explico se os importados usados pagam mais IUC.

Os dois principais factores que decidem se um carro "importado" paga mais IUC que o mesmo carro "nacional" são o país da primeira matrícula e a data dessa mesma primeira matrícula.
Um carro "importado" usado nunca paga mais IUC que um "nacional" só por ser "importado" usado - não é o facto de ser "importado" que o faz pagar mais IUC.

Importados usados pagam mais IUC que os nacionais se:

Isto apenas acontece desde 2020, antes desse ano acontecia sempre, fosse o carro da UE/EEE ou não, desde que a primeira matrícula tivesse sido anterior a Julho de 2007.

Carros importados usados com primeira matrícula a partir de Julho de 2007, sejam da UE/EEE ou não, salvo raras excepções, pagam e sempre pagaram o mesmo ou quase o mesmo (a diferença pode chegar aos 15%) que carros nacionais.

26.12.2019. 12:07

Este artigo ainda não foi comentado.

Escrever um comentário ou colocar uma dúvida

POR FAVOR leia a página toda antes de fazer perguntas que já estão respondidas no texto principal! Obrigado.

:

:

:


Em que ano é que estamos?

Por uma questão de rapidez na resposta e de poupança de espaço, considere que as minhas respostas incluem sempre os normais cumprimentos. :)

Melhor informação nas notícias sobre tributação automóvel - um pedido

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida.
Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.
Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.

Todos os direitos reservados - é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria.
Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais