Vai comprar um carro importado usado e quer saber quanto é que vai pagar de impostos

Se vai importar um carro usado, o novo imposto automóvel traz duas novidades relativamente importantes. O cálculo do imposto é feito exactamente da mesma forma, com base na cilindrada e nas emissões de CO2. No entanto:

Imagine por exemplo que importa depois de Julho um automóvel do ano 2000. Pagará o Imposto Sobre Veículos de acordo com a mesma tabela dos novos, usufruirá de um desconto que varia consoante a idade do carro (data de fabrico), mas o imposto anual será o mesmo pago por um veículo novo matriculado em 2007. Ou seja, em vez de pagar o Imposto Único de Circulação (IUC) do mesmo valor dos veículos importados novos matriculados em 2000 não, pagará o mesmo que os de 2007 pagam.

O governo pretende com esta medida impedir a "importação de sucata", e pode ser que o consiga.

Do lado das boas notícias:

Desta forma é importante que faça a importação do automóvel que pretende antes de Julho, ou o mais tardar antes de Janeiro de 2008, caso seja um veículo particularmente poluente. Se fôr um veículo relativamente recente e pouco poluente, a principal desvantagem será o pagamento do IUC de acordo com o que os automóveis novos pagam.

Se quiser, pode simular o valor dos impostos a pagar no simulador online de importados usados.

10.05.2007. 21:15

FD em 19.05.2007. 19:29

Deverá iniciar o processo de legalização no máximo a partir da segunda quinzena de Junho.
Não há nenhum período de transição. Qualquer processo de legalização que dê entrada na Alfândega a partir de 1 de Julho já pagará os novos impostos, com os novos valores e as novas regras.
Se tem mesmo intenção de comprar um importado usado, não adie, há sempre alguma coisa que corre mal. Por outro lado, não sei se não haverá uma "corrida" à legalização de importados usados que possa atrasar todo o processo.

Paulo Dias em 19.05.2007. 18:54

1 Julho é efectivamente a transição? ou irá existir um periodo de transição se assim se pode chamar..

Paulo Dias em 19.05.2007. 17:11

No meu caso, vou importar uma mercedes c 200, até quando é possível legalizar de maneira a usufruir do modelo actual de impostos? Obrigado

FD em 13.05.2007. 02:23

O cálculo do imposto não depende do valor do veículo, mas sim da cilindrada e das emissões de CO2. Daí que é perfeitamente possível que um veículo usado com 3 anos, mais poluente e/ou com mais cilindrada, pague menos de Imposto Automóvel, que um veículo novo menos poluente e/ou com menos cilindrada, mesmo que este último seja significativamente mais caro.
Não se esqueça no entanto que um veículo novo paga sempre o IVA a 21%, o que não acontece com veículos usados.

João Oliveira em 12.05.2007. 15:05

E verdade que o inposto a pagar por um carro importado com 3 anos e de quase 8000€ parece impocivel que se pague tanto de imposto tendo em conta que este e o valor de IA para um carro novo no valor de 40000€

<< Primeira < Anterior [28 / 28] Seguinte > Última >>