Comprou carro a partir de Julho de 2007, e agora?

Se comprou carro a partir do dia 1 de Julho de 2007 tem a partir de agora as seguintes obrigações:

No caso dos importados usados é sempre considerada a matrícula portuguesa.

Poderá efectuar o pagamento do IUC nas finanças ou através da página das Declarações Electrónicas. Não está disponível qualquer outra forma de pagamento, ou seja, não pode pagar o IUC nas papelarias e estabelecimentos similares.

A área onde deverá iniciar o processo de pagamento no sítio das Declarações Electrónicas é: menu do lado esquerdo > Contribuintes > Entregar > I.U.Circulação.

Se fôr pagar às finanças leve o Documento Único Automóvel (DUA) consigo ou qualquer outro documento que o possa substituir (factura de compra, declaração de venda, etc.)

A tabela com os valores a pagar está neste link.

Deverá somar o valor correspondente à cilindrada ao valor correspondente às emissões de CO2. Se não sabe qual é a cilindrada ou as emissões de CO2 do seu carro novo consulte o seu Documento Único Automóvel. Se ainda não o recebeu, procure pelo seu automóvel nesta base de dados para encontrar essa informação.

Não existe qualquer dístico (selo) para colocar no para-brisas do seu carro. Aí apenas deverá colocar o dístico (selo) do seguro, nada mais.

05.07.2007. 12:57

Filipe Reis em 20.04.2016. 18:14

Tenho 2 carros com os devidos seguros em dia e com matricula portuguesa, os meus filhos podem conduzir? teem carta portuguesa.

Ribeiro em 29.12.2015. 22:01

Tenho uma Mercedes C250TD de 1997, importada em Novembro de 2007. A finanças dizem que tenho de pagar perto de 500€ de IUC porque alegadamente emite 330g de c02. No entanto, não figura no DU nem na base de dados do IMT qualquer emissão de co2 no campo respectivo, aparece apenas "xxxx". Já vi outras viaturas do mesmo ano de fabrico e importadas no mesmo ano e figura no DU as emissões de co2. É legitimo as finanças cobrarem o co2, quando no DU não aparece o valor?
Desde já, muito obrigado.

Rui em 16.07.2014. 20:26

Boas.
queria comprar um carro de 2007 do mes 08, alguem sabe quanto pago de selo ?

Rute Soares em 13.09.2012. 00:43

Boa Noite!

Eu vou para França no final deste mês e preciso levar o meu carro. No entanto, uma vez que foi o meu avô que fez o crédito para comprar o carro, este está em nome dele.
O que tenho que fazer? Posso conduzi-lo lá?

Obrigada

Francisco Silvano. em 20.05.2012. 23:14

comprei um carro com a matricula do mes de fevereiro de 2010, gostaria de saber quanto vou pagar de imposto de circulação?

Bastos em 25.02.2012. 17:02

Gostava de saber qual os direitos que tenho sobre carro de matricula Francesa
estou reformado por França tenho e sou residente em Paris.
E pago meus impostos por lá, com segunda murada em Portugal,venho muitas vezes
A Portugal, qual é o tempo limite de vir com carro e estar cá.
Obrigada por toda a enformação.

José Carlos Sanches em 14.07.2011. 12:16

Rosa Silva, para isso tem de perguntar a França, em Portugal nunca poderia circular com matrícula francesa (só em certas condições).
Para circular dessa forma em frança aconselho a questionar a Embaixada Francesa em Portugal

Cumprimentos
José Carlos Sanches
www.autodoc.pt
Documentação Automóvel desde 1994
Lisboa/Setubal

Rosa Silva em 14.07.2011. 02:16

Tenho residência em Portugal, já descontei 18 anos em Portugal. Agora vou residir e trabalhar para França e levo a minha viatura portuguesa. Ou seja, tenho residência em Portugal mas também vou viver e descontar em França. Posso circular com a minha viatura portuguesa o tempo que lá ficar? ( provavelmente alguns anos). O meu seguro vai continuar a ser o mesmo que tenho, o selo de imposto unico de circulação vou continuar a pagar, via electrónica e a inspecção será feita também em Portugal. Posso ou não circular sem problemas em França, o tempo que for necessário?

AFA em 30.05.2011. 18:36

ola sou residente en frança hà mais de 30 anos mas tenho casa em portugal gostava de saber quanto tempo eu posso deixar o meu carro em portugal sem voltar a frança ? Muito obrigados.
Cumprimentos.

Rui Vieira em 16.05.2011. 21:31

Queria apenas corrigir o prazo para pagamento do IUC no ano da matrícula.
O texto menciona 90 dias mas de acordo com informação disponível no portal das finanças esse prazo é de 30 dias.
link: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/iuc/iuc17.htm

José Carlos Sanches em 21.02.2011. 22:43

Ricardo Gonçalves, pode circular com uma viatura espanhola em Portugal se não tiver residência fiscal e rendimentos de trabalho em Portugal.
No caso que mencionou é complicado, porque não vejo problemas na circulação, mas quando diz que tem BI e carta portuguesa com moradas do seu representante deixa-me dúvidas, porque desconheço exactamente o que é que quer dizer.

Cumprimentos
José Carlos Sanches
www.autodoc.pt
Documentação Automóvel desde 1994
Lisboa/Setubal

Ricardo Gonçalves em 21.02.2011. 04:32

Gostaria de saber se poso conduzir em portugal un carro de matricula Española.
Tenho os seguintes documentos:

- Residencia en espanha e certeficado de empadronamiento en Espanha a mais de cinco anos.

- Trabalho em Espanha e faço a declaraçao do IRS nas finanças Espanolas.

-Nas finanças Portuguesas estou declarado como residente fiscal no meu domicilio habitual em espanha (Residente fiscal em Espanha com um representante fiscal em Portugal).

- Tenho uma casa em Portugal e tenho declarada como casa não habitual nas finanças e da qual pago o IMI.

-Carta de Conduçao Portuguesa no cual consta a morada e domicilio do meu representante fiscal em Portugal.

-Bilhete de identidade Portugues no cual consta a morada e domicilio do meu representante fiscal em Portugal.

Tenho que alterar algum documento mais (homolgar a carta de conduçao portuguesa em Espanha etc....)

Muito obrigado e agradeço uma resposta.

rafaela santos em 17.11.2010. 20:27

Comprei um carro em espanha porque tenho residencia e trabalho em espanha (mais de 2 anos) e está registado a meu nome. O meu carro é conduzido em portugal pela minha mãe.
Poderá ela conduzi-lo ou tem de o legalizar em Portugal. Mesmo que as vezes o carro esteja em Espanha em minha posse.

Arlete esteves em 17.11.2010. 20:24

Vivo em espanha ha 3 anos e conduzo um carro que não é de minha propriedade, é de uma tia. Terei problemas com o seguro, policia ou outras entidades por conduzi-lo em solo espanhol?

Pedro em 16.11.2010. 02:45

Bom dia, tenho um primo meu que está a residir na alemanha e aquiriu um veiculo na alemanha e gostaria de o deixar em portugal para circular com ele quando cá vem, como está a estudar e vive em casa de parentes, não tem recibos de ordenado nem comprovativos de aluguer, nem contas de electricidade ou seja o que for... ele pode trazer o carro para Portugal sem ter que pagar o ISV, e circular com ele quando cá vier?
Que documentação ele tem que apresentar quando for mandado parar numa operação stop por exemplo?
Também disse que um veiculo estrangeiro pode permanecer em portugal por periodos de 6 meses... ele pode estar cá 6 meses por ex. voltar mais 3 e vir outros 6 e fazer isto sucessivamente sem ter que pagar ISV? A ideia seria manter o carro cá até ele finalizar os estudos e quando vier em definitivo fazer a mudança de residencia do veiculo.
de que forma é que o IMTT(DGV) controla este tipo de situação? é necessário a cada vez que ele vem dirigir-se ao IMTT e dizer que a viatura está em portugal? que tipo de documento é que o IMTT emite nesses casos para que se possa circular c a viatura legalmente?
Supondo que o veiculo está em portugal á um mes e se se dirigisse agora ao IMTT começava agora a contar os 6 meses? Ou se estivesse cá á mais de 6 meses de que forma as autoridades poderiam saber se a viatura está cá á mais de 6 meses ou se chegou hoje de férias por exemplo?

Peço desculpa por tantas perguntas, mas é um assunto que envolve alguma complexidade, e não existe muita informação sobre o mesmo... Mas gostaria de lhe passar uma informação fidedigna e concreta, de forma a que ele não esteja sujeito a nenhuma irregularidade.

Cumprimentos,

Pedro

Jesus em 06.11.2010. 11:35

Tenho ainda em meu nome, um veiculo de 1987 que vendi em 2002 e não tenho prova disso. Não sei se o veículo ainda circula. Pergunto com é que posso "ver-me livre" desta situação? Obrigado

Marcelo em 16.10.2010. 17:31

boa tarde! moro na italia e sou proprietario de um chevrolet corvette c5 ano 1999.. gostaria de leva-lo a portugal pois a minha mae ja mora em lisboa e eu também em breve vou morar.. quais sao os procedimentos para matricular meu corvette em portugal? quais sao os custos? muito obrigado! parabéns pelo site:-)

sonia em 24.09.2010. 18:24

olá queria que me esclarece numa duvida.
eu queria comprar um carro usado a disel em frança.
o que eu queria saber é se compensa ir lá buscar e passar para matricula portugues.
visto que o que eu quero só custa 4.ooo e usada a disel e é a renault espace 4.

jorge moreira em 23.07.2010. 18:21

comprei um mercedes c220 cdi de 2002 ja a tenho em meu nome desde de março 2008 por quanto ficava pra mudar as placas pra portuguesa

carlos alberto em 11.06.2010. 02:45

tenho um honda hibrid no japao ,gostaria eu de traze-lo comigo,ficaria muito caro?

luiza paiva em 20.05.2010. 13:11

EXMOS. SENHORES ,
VIVO EM ESPANHA HÁ 5 ANOS , TENHO CARTA DE RESIDENCIA ESPANHOLA E B.I. ESPANHOL ( ESTRANGEIRO ) . TENHO LÁ UM SMART HÁ 3 ANOS .QUERIA AGORA TRAZÊ-LO PARA PORTUGAL . COMO DEVO FAZER PARA REGULARIZA-LO AQUI EM PORTUGAL ?
DESDE JÁ AGRADEÇO .
COM MEUS CUMPRIMENTOS .LUIZA PAIVA

Manuela em 03.05.2010. 19:33

A data de matricula do meu carro é 03 de 2006...disseram-me que estava isenta durante 2 anos do selo do carro ...apenas obtive na altura que o comprei, assim como a inspeção que foi pela 1º vez em Março deste ano...no ano passado comprei o selo, este ano também já comprei , mas disseram-me que não tinha comprado o de 2008...AFINAL COMO É?...ASSIM SENDO PORQUE NÃO ME DISSERAM NO ANO PASSADO QUE DEVERIA TER COMPRADO O DE 2008?
obrigada

Manuela em 03.05.2010. 19:32

A data de matricula do meu carro é 03 de 2006...disseram-me que estava isenta durante 2 anos do selo do carro ...apenas obtive na altura que o comprei, assim como a inspeção que foi pela 1º vez em Março deste ano...no ano passado comprei o selo, este ano também já comprei , mas disseram-me que não tinha comprado o de 2008...AFINAL COMO É?...ASSIM SENDO PORQUE NÃO ME DISSERAM NO ANO PASSADO QUE DEVERIA TER COMPRADO O DE 2008?
obrigada

Manuela em 03.05.2010. 19:31

A data de matricula do meu carro é 03 de 2006...disseram-me que estava isenta durante 2 anos do selo do carro ...apenas obtive na altura que o comprei, assim como a inspeção que foi pela 1º vez em Março deste ano...no ano passado comprei o selo, este ano também já comprei , mas disseram-me que não tinha comprado o de 2008...AFINAL COMO É?...ASSIM SENDO PORQUE NÃO ME DISSERAM NO ANO PASSADO QUE DEVERIA TER COMPRADO O DE 2008?
obrigada

Ricardo Mira em 22.04.2010. 12:01

Bom dia. Tenho residencia permanente em Espanha e também em Portugal.
Tenho viatura matriculada em Espanha. pode circular em Portugal?

Obrigado

Luis Vaz em 27.03.2010. 19:18

Ola muito boa tarde...

Resido no Algarve, perto da fronteira com Espanha. Queria por favor realizar algumas questões que tenho.

Sou empresario em nome individual, e presto serviços em Portugal. Recentemente surgiu a oportunidade de viver em Espanha, e prestar tambem os meus serviços neste territorio onde tenho familiares de nacionalidade Espanhola que facilmente terei o acesso ao cartão de residencia.

Tenho rendimentos em Portugal, mas também irei registrar-me nas finanças e segurança social Espanholas e pagar impostos neste Pais.

A minha pergunta é:
Poderei conduzir uma viatura com matricula Espanhola em Portugal. Ja que realizo trabalho transfronteiriço? Irei prestar serviçoes Portugal, num raio de 50 Km da fronteira esporadicamente.

Muito Obrigado Atentamente

Luis Vaz

M Ribeiro em 28.02.2010. 02:05

Exactamente sr. Paulo Coelho, chama-se a isso livre concorrencia e estando nós na união europeia era assim que deveria ser. Só tinhamos a ganhar, ora porque os construtores fariam o preço do automóvel adequado, ora porque o estado colocaria o imposto adequado e por isso seria desnecessário comprar o tal carro em França, pois ele (o carro) estaria praticamente ao mesmo preço de cá. É por mentalidades dessas que seremos sempre massacrados pelos "nossos" impostos e pagamos sem falar, como cordeirinhos. Ainda estou à espera (sentado) de uma directiva europeia que ponha fim a esta vergonha do nosso ISV.

Paulo Coelho em 26.02.2010. 16:49

Então iamos todos a França comprar carro que é mais barato e daqui a nada era só matruculas Frncesas... Não queriam mais nada???

Virginia M. em 26.02.2010. 16:44

Olá,
Como é possível que um português a morar em Portugal não possa conduzir um carro estrangeiro em território nacional?? Mas que país! Quer dizer que se estou numa situação qualquer em que um amigo meu estrangeiro precise que eu leve o carro dele com matrícula estrangeira para algum lado porque ele está impossibilitado por uma razão qualquer... fico sujeita a ser multada??? Mas que ridículo! Também somos multados se comprar-mos umas calças em França e andarmos com elas cá??? É por isso que este pais não vai a lado nenhum!

Virginia M. em 26.02.2010. 16:44

Olá,
Como é possível que um português a morar em Portugal não possa conduzir um carro estrangeiro em território nacional?? Mas que país! Quer dizer que se estou numa situação qualquer em que um amigo meu estrangeiro precise que eu leve o carro dele com matrícula estrangeira para algum lado porque ele está impossibilitado por uma razão qualquer... fico sujeita a ser multada??? Mas que ridículo! Também somos multados se comprar-mos umas calças em França e andarmos com elas cá??? É por isso que este pais não vai a lado nenhum!

<< Primeira < Anterior [1 / 14] Seguinte > Última >>

Escrever um comentário


Por manifesta falta de tempo, não me é mais possível responder às questões colocadas, como acontecia até agora. Tenha isso em consideração quando colocar o seu comentário, obrigado.
COMENTÁRIOS COM LINGUAGEM IMPRÓPRIA SERÃO APAGADOS!

:

:

:


Em que ano é que estamos?