Simulador ISV 2019

Nesta página: simulador que calcula o ISV e IUC a pagar por automóveis ligeiros de passageiros novos, usados importados, da UE e fora da UE.

Cilindrada em cm3
cm³/cc
Resultados da simulação
Os resultados da simulação aparecerão aqui.
Porém, ainda não preencheu todos os dados necessários para que a simulação possa ser feita.
Complete pelo menos os campos Cilindrada e Emissões CO2.

Excepções e notas

Para que o simulador seja rápido e relativamente simples, optei por incluir apenas os casos mais comuns pelo que, não simula veículos 7 lugares e +2.500Kg peso bruto, exclusivos GPL/GNC, anteriores a 1970, veículos de mercadorias, autocaravanas (simulador ISV autocaravanas) e motos (simulador ISV motos).

No valor indicado assume-se que o carro a gasóleo tem filtro de partículas (todos os carros recentes têm). Se o carro não tiver filtro de partículas, há uma taxa adicional de 500€, que não aparece na simulação. Esta taxa não se aplica a carros a gasolina.

Carros com menos de 6 meses de matrícula ou menos de 6.000 km pagam sempre 23% de IVA em Portugal, independentemente de o terem pago no país de origem. Se na simulação não colocou o preço do carro, apenas será acrescentado IVA ao valor do ISV. Deverá indicar o preço do carro para uma simulação correcta.

Carros exclusivamente eléctricos não pagam ISV na importação (ou IUC). Só pagarão IVA e taxas aduaneiras se importados de países fora da UE.

WLTP

Coloque o visto na caixa WLTP apenas e só se as emissões de CO2 do carro tiverem sido homologadas pela norma WLTP.
Para saber se um carro foi homologado usando a norma WLTP deverá consultar a documentação do carro - o DUA, o Certificado de Conformidade ou equivalente.
Normalmente, nenhum carro comercializado antes de 2018 foi homologado usando a norma WLTP. Na dúvida, não coloque o visto na caixa WLTP.

Se na documentação aparecerem ambos os valores NEDC ou NEDC2 e WLTP, os valores a serem considerados para pagamento do ISV e IUC serão sempre os WLTP.

Se na documentação não aparecer qualquer referência ao protocolo WLTP, isso quererá dizer que a medição utilizou o protocolo NEDC.

Nunca use os valores do protocolo NEDC2 - não são aceites.

Tenha em atenção que deve ter algum cuidado em fazer comparações directas entre o resultado da simulação com WLTP e sem WLTP.

A comparação, a ser feita, tem que ser NEDC/2018 vs WLTP/2019.
O problema é que nem todos os fabricantes divulgaram as emissões WLTP, mesmo que as tenham medido. Isto porque existe uma medição intermédia obtida através de um simulador que "converte" as medições WLTP em medições NEDC2, que deve ser usada entre Setembro e Dezembro de 2018.

Ao se fazer a comparação NEDC2/2018 vs WLTP/2019 fica-se com a impressão que se poupa dinheiro mas, pode não ser isso que acontece. Não digo que não aconteça em alguns casos mas, não é linear.

É um pouco confuso, e o simulador é simplificado ao máximo para que seja utilizável mas, é importante ressalvar que a se poder fazer a comparação, só com os valores WLTP de 2019.
Neste momento, no simulador, a comparação que está a ser feita é NEDC2/2018 vs NEDC2/2019 ou, se colocar o visto na respectiva caixa NEDC2/2018 vs WLTP/2019.
Só sabendo os valores WLTP em 2018 e em 2019 é que se pode fazer uma comparação fidedigna.

Dúvidas, problemas ou sugestões

Se tiver uma dúvida, um problema ou quiser fazer uma sugestão, use por favor a caixa de comentários mais abaixo.
Estou sempre a melhorar esta página e gostava de contar com a sua ajuda. Obrigado.

13.10.2018. 12:00

Joao Goncalves em 08.02.2019. 16:38

É realmente confuso, mas aos poucos e com a sua ajuda começo a perceber como é que isto funciona.

Por acaso falaram-me disso ao telefone, a prova de origem, ou "proof of origin", mas nem percebi bem o contexto, e não dei grande importância. Isso significa o quê, neste caso? Que o carro tem que ter sido fabricado na Suiça (não é o caso) ou tem que ser originalmente matriculado na Suiça (que é o caso)?

Já agora, não faz serviços de despachante, não? :)

FD em 08.02.2019. 16:32

@Joao Goncalves em 08.02.2019. 16:03

São confusos de propósito. :)

Simplificando ao máximo: existe uma taxa global aplicada a todas as importações para a UE - no caso dos automóveis, de uma forma geral, os tais 10% (estas taxas variam conforme o tipo de veículo, por exemplo, motociclos pagam 6%).

Porém, a UE, como temos visto agora no caso do Brexit, faz acordos com diversos países ou regiões económicas, que podem baixar ou até anular essa taxa global.

É o caso da Suíça, país com o qual a UE tem um acordo de livre comércio desde 1972.
Para usufruir desse benefício (taxa 0%) terá que cumprir alguns requisitos, nomeadamente, obter um documento que ateste a origem do bem a importar.
Neste sentido, veja o que dizem as autoridades suíças: https://www.ezv.admin.ch/ezv/en/home/information-individuals/road-vehicles-and-watercraft/exportation-from-switzerland.html

Cito dessa página:

Duty-free importation in the country of destination

For preferential (duty-free or reduced duty) importation of original goods to countries with which a free trade agreement exists (EU, EFTA amongst others), the Swiss exporter must draw up a proof of origin before exportation. Information on this can be found at the following links: fact sheets on issuing certificates of origin, R-30 Free trade agreements, preferential tariffs and origin of goods.

Quer isto dizer: tem o documento "proof of origin" da Suíça? Tem direito aos 0%.
Não tem o documento "proof of origin" da Suíça? Não tem direito aos 0% e paga os "globais" 10%.
Se for um bem "reimportado" (fez o caminho UE-Suíça-UE) tem direito aos mesmos 0%.
Sendo um BMW, deve ter sido fabricado na UE, logo, terá direito aos 0%.

A Alfândega funciona na base da declaração do interessado, contra apresentação de provas documentais. Se o interessado nada declarar em contrário à "regra geral", não é a Alfândega que vai zelar pelos interesses do importador.

Se quer ter certeza absoluta do valor a pagar, contrate um despachante oficial. Tenha no entanto em atenção de que tem um custo associado - é um serviço que é pago.

Joao Goncalves em 08.02.2019. 16:03

Obrigado pelo esclarecimento.

Estes processos são realmente confusos. O carro em questão é um BMW i3 REX 60AH, de Abril de 2016, que custa na Suiça, em euros, 23.500. O vendedor (stand) também me disse que, apresentando o documento da alfandega, me restitui o IVA da Suiça (7,7%), num valor de 1930 CHF.

Nestas condições, sem taxas alfadegarias, comprava o carro. Mas receio que haja algo que no fim, me obrigue a pagar a tal taxa de 10%, que vai aumentar a despesa em mais de 3000 euros, tornando o negocio ruinoso.

Assim, parece-me que o @FD percebe mais disto do que as pessoas da Autoridade Tributária e Aduaneira :)

E eu só queria uma confirmação, se sim ou se não, para poder calcular o valor final a pagar pelo carro + importação, e com isso tomar uma decisão ponderada.

FD em 08.02.2019. 15:53

@Joao Goncalves em 08.02.2019. 15:30

Sim, o IVA é o último imposto a ser aplicado e é calculado sobre a soma total de todos os custos, incluindo quaisquer impostos ou taxas - como as aduaneiras/alfandegárias.
Não é dupla taxação ou tributação, é mesmo assim o conceito do IVA a nível europeu.

O cálculo dos direitos aduaneiros pode ser confuso para uma pessoa normal.

Do que vi, mesmo agora, um veículo a gasolina, híbrido plug-in, com cilindrada superior a 1.000cm3, usado, com o código pautal n.º 8703609090, aplicando a medida pautal preferencial baseada na Regulação 2840/72 da CEE (Acordo de Livre Comércio UE-Suíça), quando importado e originário da Suíça, paga 0% de direitos aduaneiros.

Pode confirmar esta informação aqui:
http://trade.ec.europa.eu/tradehelp/pt/myexport?product=8703609090&partner=CH&reporter=PT

Esta é a informação de que disponho, não sei se haverá qualquer outra particulariedade que afecte estes dados e que valide o que lhe foi transmitido por telefone.

Joao Goncalves em 08.02.2019. 15:30

Boa tarde,

Sim, usei a opção "Qualquer idade país não UE".
Entretanto liguei para a Autoridade Tributária e Aduaneira, e após vários redirecionamentos, passaram-me para uma senhora dos "automóveis", para pedir esclarecimentos sobre as taxas de direito para um automóvel importado da Suiça, que me disse que as taxas aduaneiras neste caso são 10% sobre o valor do carro, e sobre esse valor, acrescenta o IVA a 23% (isto não é dupla tributação?).

Até me referiu um código que indica o tipo de tributação que cai sobre o carro, para efeitos de alfândega (87736090 - os primeiros 8 de 10 dígitos, o resto só com a documentação do carro).

Com o que me disseram, desisti do negócio. Mas agora fico na dúvida...

FD em 08.02.2019. 15:28

@Joao Neves em 08.02.2019. 14:15

Se ler o texto abaixo do simulador verá que, sendo um carro de 2006, não deverá escolher a opção WLTP.

FD em 08.02.2019. 15:09

@Joao Goncalves em 08.02.2019. 10:14

Sem os dados do veículo não lhe consigo dizer se simulou correctamente mas, desde que tenha escolhido "Qualquer idade país não UE" e tenha inserido o valor do carro, a simulação deverá estar correcta.

Em princípio, a taxa dos direitos aduaneiros no caso que indica pode ser de 0% (se tiver um certificado de origem de um país com acordo de livre comércio com a UE), por isso, apenas terá que pagar os 23% de IVA.
Se comprar a um comerciante e se, contabilisticamente, houver essa possibilidade, sendo uma exportação, deverá perguntar se pode comprar sem o IVA suíço - não é muito (7,7%) mas, é dinheiro.

Joao Neves em 08.02.2019. 14:15

boa tarde

A dificuldade e referente ao Tipo de testes CO2: aparece 2 opções.

FD em 08.02.2019. 11:03

@Joao Neves em 08.02.2019. 01:32

Qual foi a dificuldade em usar o simulador?

Joao Goncalves em 08.02.2019. 10:14

Bom dia,
Antes de mais parabéns pelo excelente trabalho que tem aqui no site.
Estou a pensar importar um carro da Suiça, hibrido plug-in, a gasolina. Segundo simulador, os valores a pagar são os seguintes, para 2019:

8154.47€
+0.00€
cm3 -31.74€
CO2 -82.92€
ISV -114.66€
Taxas 2350.00€
IVA 5919.13€

Também li por aqui que as taxas, como o carro é importado da Suiça, que faz parte do espaço schengen, não se aplicam. A ser assim, a única coisa a pagar seria o IVA?

Obrigado,

Joao Neves em 08.02.2019. 01:32

boa noite

gostaria de saber o valor de legalização em portugal um carro gasolina de 2006 co2 de 209 g/km cilindrada 1998.obrigado

FD em 06.02.2019. 11:29

@Brnco em 05.02.2019. 22:14

Leia: Impostos (ISV/IUC) na importação para Portugal de um carro antigo (clássico).

Brnco em 05.02.2019. 22:14

Quanto custa um carro com mais de 30 anos à legalizar francês em português

FD em 05.02.2019. 18:22

@magalhaes em 04.02.2019. 19:41

Vai-se mudar para Portugal?

magalhaes em 04.02.2019. 19:41

imigrante na alemanha ja na reforma queria legalisar o meu carro em portugal um nissan Qashqai 1600 cc ano 03.2016 11o g c02 km gostava de saber cual o montante da legalisacao a compra e de 14,000 euros fico aguardar a vossa resposta obrigados

Nuno jesus em 31.01.2019. 22:02

Obrigado pela resposta FD!

FD em 31.01.2019. 17:21

@Pedro em 31.01.2019. 16:20

O BMW i8 é um híbrido plug-in.
Tem um motor a gasolina de 1499cm3 e as emissões CO2 variam entre os 42g/km e os 49g/km.

Pedro em 31.01.2019. 16:20

Boa tarde. Gostaria de saber como simular um veiculo eléctrico no caso um BMW i8 vindo da Alemanha.
Ja tentei no simulador normal, mas como não tem CO2 não consigo obter a informação.
Obrigado
Pedro

FD em 31.01.2019. 10:58

@Nuno jesus em 31.01.2019. 09:39

O valor do ISV e do IUC está correcto, é esse.

No entanto, sendo uma importação de fora da UE, terá que pagar o IVA sobre o valor do carro.
Se no simulador não preencher o valor do carro, apenas será simulado o valor do ISV.
Tem que colocar o valor do carro para obter o valor total em impostos a pagar.

Sendo da Suíça tem que retirar o valor das taxas do resultado - a Suíça está isenta de taxas alfandegárias.

FD em 31.01.2019. 10:52

@Alfredo em 30.01.2019. 23:18

Independentemente da marca anunciar ambos os valores, o que interessa sempre é o valor constante da documentação do carro - certificado de conformidade, homologação nacional ou "livrete/DUA" estrangeiro.
Se na documentação do carro aparecer o valor WLTP, deve seleccionar a caixa WLTP.
Se na documentação do carro não aparecer qualquer menção a esta designação, não deve seleccionar a caixa WLTP.

Se não sabe, peça ao vendedor essa informação ou faça a simulação dos dois casos.

Nuno jesus em 31.01.2019. 09:39

Bom dia FD.
Gostaria de saber se está certo estes valores para legalização de um clio suíço em Portugal.

Clio 2015 898cc / 105g/km

IUC 102.81€

ISV 258.55€

Será mesmo só isto mesmo não sendo UE?

Estou a achar barato de mais.

JJ em 31.01.2019. 07:39

Claro que os valores como alguns questionam são possíveis. Carros de alta cilindrada a gasolina que já foram importados vão ficar sobrevalorizados, até porque os preços são agora proibitivos.
Sorte para quem importou, porque os usados vão ser pagos a peso de ouro.

Alfredo em 30.01.2019. 23:18

Tenho dois valores de co2, 163g NEDC e 178g WLTP que a marca revelou recentemente.
Que valor uso para a simulaçao?
178g e meto a cruz no wltp?
Obrigado

FD em 30.01.2019. 17:19

@Mario em 30.01.2019. 16:05

Se é para importar fora da UE, sim, esse valor está correcto.

Mario em 30.01.2019. 16:05

boa tarde. fiz uma simulaçao para um Nissan 350z que eu gostava de importar, e o carro é de 2003 co2 280 ..... valor do carro aprox 5000 Euros.... deu m um valor absurdo de 900 euros de selo e 43.000 pra o Legalizar. sera possivel este valor tao elevado?

FD em 30.01.2019. 10:54

@Pedro Almeida em 29.01.2019. 21:00

Faça as contas aqui: simulador ISV Motos.

Pedro Almeida em 29.01.2019. 21:00

Ola'. Importei um mota BMW k1200R de 1997.
Quanto ira' pagar de imposto de legalizacao?

FD em 29.01.2019. 13:25

@rui em 29.01.2019. 12:09

Teoricamente não vejo porque não seja possível.
Porém, na prática, é capaz de ser difícil porque depende muito dos casos em questão e da forma como se faz a alteração e a respectiva homologação.

rui em 29.01.2019. 12:09

Bom dia,
É possivel legalizar um carro de 5 lugares e fazer essa legalizaçao como comercial (para 2 lugares)?

FD em 28.01.2019. 20:08

@Nuno em 28.01.2019. 16:23

Está no texto.

Nuno em 28.01.2019. 16:23

Carros electricos ?

FD em 26.01.2019. 12:31

@Emanuel em 26.01.2019. 08:04

O que é que quer dizer com BMW 2012? Se por 2012 se está a referir ao ano, por favor leia o que está no texto:

Coloque o visto na caixa WLTP apenas e só se as emissões de CO2 do carro tiverem sido homologadas pela norma WLTP.
Para saber se um carro foi homologado usando a norma WLTP deverá consultar a documentação do carro - o DUA, o Certificado de Conformidade ou equivalente.
Normalmente, nenhum carro comercializado antes de 2018 foi homologado usando a norma WLTP. Na dúvida, não coloque o visto na caixa WLTP.

Emanuel em 26.01.2019. 08:04

Boas,

caso compre uma viatura importada e neste caso BMW 2012 (1995cm3 e 130g, se não tiver os dados WLTP como posso ter uma simulação mais próxima da real?

FD em 24.01.2019. 14:37

@carlos gomes em 24.01.2019. 14:29

Não. Se o carro é de 2015 deve introduzir as emissões com que foi homologado, isto é, as da documentação do carro.

As emissões WLTP só deverão ser usadas quando o carro tiver sido homologado com as mesmas.
O que na prática quer dizer que modelos anteriores a 2018 quase de certeza não foram homologados pelo WLTP.

carlos gomes em 24.01.2019. 14:29

Não é necessário saber WLTP?
Esqueci dizer que o veículové a gasoleo

FD em 24.01.2019. 14:07

@carlos gomes em 24.01.2019. 13:39

E não faz a simulação usando o simulador nesta página porque...?

carlos gomes em 24.01.2019. 13:39

Não consigo fazer simulação no site das finanças devido ao novo protocolo de medição de CO2.
Pode indicar-me o valorv ISV a pagar por:
- veículo união europeia
- registo 10 janeiro 2015
- celindrada 2967 cm3
- CO2 combinado. - 196 g/km

Obrigado

FD em 24.01.2019. 12:01

@Dina Rodrigues em 24.01.2019. 08:31

Não especifica se é gasolina ou gasóleo e se é importado da UE.

Se for importado da UE e for a gasóleo, paga no mínimo 13.695,57€.
A este valor ainda pode acrescer 500€ se a emissão de partículas for superior a 0,002g/km.
Se for a gasolina paga 4.377,79€.

Porque é que é tão caro? Resposta.

Se vai mudar de residência pode estar isenta: saber mais sobre isenção para ex-emigrantes.

Dina Rodrigues em 24.01.2019. 08:31

Teria que pagar 5000 e tal euros para legalizar o Polo de 2008 com 179 CO2 em Portugal, é isso ? Achei um absurdo por isso lhe fiz a pergunta para ter sua confirmação. Obrigada.

FD em 22.01.2019. 12:12

@Carlos Barbosa em 22.01.2019. 11:57

Não percebi a sua dúvida, pode explicar melhor?

Carlos Barbosa em 22.01.2019. 11:57

Boa tarde,

Quero enviar para Portugal um Chevrolet Camaro LT 3.6L a gasolina+GPL. Já tenho toda a informação do IMTT no que diz respeito a papelada mas relativamente ao pagamento do ISV encontrei diversos preços diferentes. Sou residente fora da comunidade europeia.

Obrigado

Dina Rodrigues em 22.01.2019. 11:19

Esqueci de dar o CO2 que é de 179, o VW Polo de 23.5.2008 e a cilindrada de 1598 e era pra saber em quanto fica para legalizar em Portugal, obrigada

FD em 22.01.2019. 11:16

@Dina Rodrigues em 22.01.2019. 09:12

Qual foi a dificuldade em usar o simulador?

FD em 22.01.2019. 11:15

@Alexandre Martinho em 22.01.2019. 03:19

As contas estão abaixo, na resposta de 21.01.2019. 14:20.

FD em 22.01.2019. 11:14

@Carlos em 22.01.2019. 00:37

Exacto.
Não esquecer também que vender um carro de 2002 a pagar IUC de 2019, se for bastante superior, é muito difícil, a não ser que o venda com um desconto muito grande.
Ou seja, dependendo dos casos, poderá ficar "agarrado" ao carro até o abater.

Dina Rodrigues em 22.01.2019. 09:12

Bom dia, gostaria de saber em quanto fica para legalizar em Portugal um VW Polo de 2008 com 1598 de cilindrada

Alexandre Martinho em 22.01.2019. 03:19

eu quero traser da Alemanha uma carrinha mista 4x4 2500 clindrada 5 passageiros quanto vou pagar

Carlos em 22.01.2019. 00:37

Boas

Eu estou na suiça, logo estando á mais de 12 meses e tendo o veículo no minimo 12 meses serei isento no pagamento do imposto (ISV) , a única "maldade" é estar a pagar IUC de 2019 no carro de 2002. Certo?

Um abraço e continua com o belo trabalho.

FD em 21.01.2019. 14:36

@Pedro Fernandes em 21.01.2019. 14:32

Se a carrinha for como descrevi anteriormente, pagaria ~2250€ de ISV (sem filtro de partículas) + 200€ do processo de legalização + COC (caso não tenha homologação portuguesa).

Pedro Fernandes em 21.01.2019. 14:32

Entao para ver se entendi bem para todos os efeitos pagaria entre 2500 e 3 mil euros para legalizar o meu carro e isso?

FD em 21.01.2019. 14:20

@Pedro Fernandes em 21.01.2019. 12:49

Não sei qual é modelo exacto da Navara mas, considerando que é a de 5 lugares, 4x4, 2.5 diesel, homologada como comercial ligeiro misto, pagaria:
Cilindrada * escalão mais de 1.250cm3 da tabela B - parcela a abater
2488cm3 * 11,38€ = 28.313,44€ - 10.972,84€ = 17.340,60€

Desconto de 50% por ser Caixa aberta ou sem caixa, mínimo 4 lugares, 4x4
17.340,60€ * 0,50 = 8.670,30€

Desconto 80% por ter mais de 10 anos de matrícula
8.670,30€ * 0,20 = 1.734,06€

Pode acrescer a este valor 500€ caso emita 0,002g/km ou mais de partículas (ou seja, caso não tenha filtro de partículas).

Quanto a levar a carrinha e ficar com ela em Portugal durante os 6 meses, não, não é legal.
Os 6 meses têm que ser cumpridos antes da mudança de residência.

Pedro Fernandes em 21.01.2019. 12:49

Entao no caso da minha navara ocalculo seria (220x242.65=53.352,765-30235=23.147.04) entao e como digo nao me valia a pena pq se eu tenho o carro ha dois meses n compensa...
Entao explique me outra coisa por favor se eu levar o carro comigo independentemente do ano do carro, so tenho de esperar seis meses que o carro esteja em meu nome para o legalizar?
entao se eu levar a minha carrinha e esperar seis meses com ela em territorio portugues e so depois entao legalizar isto é legal?

FD em 20.01.2019. 21:45

@M. Gomes em 20.01.2019. 18:53

Correcto.
Não se esqueça que terá outros custos para poder legalizar o carro em Portugal.

FD em 20.01.2019. 21:43

@Pedro Fernandes em 20.01.2019. 16:11

Pode estar isento do ISV: trazer consigo um carro para Portugal sem pagar ISV.

Caso não cumpra os requisitos, a Nissan Navara deve, regra geral, classificar-se como comercial misto, pagando ISV segundo outros critérios. Nesse caso, este simulador não se aplica.
Procure pela tabela B, veja qual o caso em concreto (lugares, peso, 4x4) e faça as contas: tabela ISV ligeiros mercadorias.

M. Gomes em 20.01.2019. 18:53

Olá, se eu optar por comprar um carro na Alemanha com um ano (01-2018) com um motor de 1461cc e 104g irei pagar 2.377 € de impostos ???

Pedro Fernandes em 20.01.2019. 16:11

Boa Tarde de Domingo, estou na alemanha a viver ha cerca de um ano e meio, neste momento decidi que quero voltar a portugal mas relativamente a pouco tempo comprei uma nissan navara 2.5 a diesel de 2008 e gostava de saber se realmente vou ter de pagar cerca de 25 mil euros para a legalizar, porque nao faz sentido nehum pagar tanto por tal carro. Agradeço a resposta.

FD em 20.01.2019. 11:48

@ricardo em 19.01.2019. 19:48

Vai-se mudar para Portugal?

ricardo em 19.01.2019. 19:48

tenho um smart forfour de 14.01.2015 com 999 cc e 97 co2 a gasolina na Alemanha e gostava de o levar para portugal e legalizar!!! a minha pergunta é quanto fica a legalização do carro e o selo???
obrigada e boa noite

FD em 18.01.2019. 11:34

@Tomas em 17.01.2019. 23:21

No, car imports from Switzerland pay VAT/IVA and don't get any age discount.
The only thing that, generally, you don't pay when importing from Switzerland is customs fees.

In the "Idade e origem do carro" field, to get a more accurate estimate when importing from Switzerland, you must choose "Qualquer idade país não UE".

FD em 18.01.2019. 11:27

@Tiago Pimenta em 17.01.2019. 23:05

Leia por favor: Como legalizar carros importados, passo a passo, com custos e tempo necessário.

FD em 18.01.2019. 11:26

@Paulo em 17.01.2019. 19:13

Veja a resposta que dei mais abaixo a 21.12.2018. 10:49.

FD em 18.01.2019. 11:25

@pedro em 17.01.2019. 18:49

As respostas aparecem acima, não abaixo. Essa resposta era para o comentário abaixo.

Pagará: taxas aduaneiras (10%) + IVA (23%).
O valor sobre o qual incidem estas percentagens é o valor total do bem com quaisquer despesas associadas - transporte, seguros, etc.
O IVA também incide sobre as taxas aduaneiras.

Leia também: Importação de automóveis de países fora da UE - homologação.

Tomas em 17.01.2019. 23:21

I wish to import a used car from Switzerland. Is this country included in the EU import rules?

Regards,

Tomas Hansen

Tiago Pimenta em 17.01.2019. 23:05

Boa noite, estou interessado em importar um veículo da Alemanha mas não tenho ideia do processo que devo ter para o trazer que documentos necessito do stand onde vou comprar para o trazer e legalizar em Portugal. Podem ajudar me.
Desde já agradeço toda a atenção.
Cumprimentos

Paulo em 17.01.2019. 19:13

Boas
Como é que se calcula o imposto quando não se sabe o C02, caso por exemplo dum Mercedes S 280 de 1976?

pedro em 17.01.2019. 18:59

com o devido respeito se procurei bem , a resposta de dia 21 as 10h49 é sobre clássicos e emissões co2 e não foi essa a minha questao

pedro em 17.01.2019. 18:49

Boa noite,tendo uma empresa em portugal e querendo comprar um tesla novo nos estados unidos, que despesas terá a empresa que pagar alemnaturalmente do valor do carro.
cumprimentos

FD em 17.01.2019. 11:05

@FD em 21.12.2018. 10:49

Veja a resposta que dei mais abaixo a 21.12.2018. 10:49.

Hugo Fernandes em 16.01.2019. 23:23

Boa noite, quero importar um clássico de 1983 com 2753cc mas por ser um carro antigo não sei as emissões de co2. Isso é contabilizado em carros desta idade? Se sim como devo proceder?

Cumprimentos

FD em 15.01.2019. 17:40

@Andreia em 15.01.2019. 17:16

O que é que não percebe?

Andreia em 15.01.2019. 17:16

Boa tarde, o meu carro é de 2003, 1200 de cilindrada e 137g/km, não consigo perceber o preço da legalização. Me poderia ajudar a compreender por favor. Obrigado

FD em 15.01.2019. 09:20

@Nuno em 14.01.2019. 23:39

A regulamentação já está em vigor.
Mas, como cada veículo com uma configuração diferente corresponde a um CO2 "único", as marcas têm tido dificuldades logísticas em "medir" o CO2 de todas as configurações, daí o atraso.

FD em 15.01.2019. 09:15

@Diogo em 14.01.2019. 20:01

Tudo depende de como será classificado em termos fiscais.
Se for considerado tractor agrícola, como um anterior comentador disse que seria um modelo similar, não paga qualquer imposto.
Se for considerado quadriciclo, pagará consoante a tabela dos motociclos: tabelas ISV.
São 221,61€ com o respectivo desconto da idade.

Mas, mais problemático que a questão do imposto é a questão da legalização. Se tiver COC, em princípio não terá problemas. Mas, se não tiver COC a legalização pode ser complicada.

Nuno em 14.01.2019. 23:39

Boa noite
Gostaria de saber quando entra em vigor esta nova regulamentação porque tenho um carro encomendado,já com sinal dado e com a financeira também aprovada.
Apenas estou à espera do preço certo do veículo,precisamente por causa do ISV,mas está demorando...
Será que em todo o País ninguém está a vender carros???!!!

Diogo em 14.01.2019. 20:01

Olá
Gostaria de saber pois dizem que não é possível a legalização (estranho)
Quero importar um can am XRS 899cc da Alemanha.
Lá são considerados carros ou motas agrícolas, cá sei que são de matricula amarela pois será considerado quadriciclo.
No entanto não tem ficha técnica como o CO2 do carro só mesmo o livrete.
A minha pergunta da para legalizar é o seu custo
Dados
Can am 899cc 2017 matriculado na Alemanha

FD em 14.01.2019. 16:46

@Bruno Freitas em 14.01.2019. 16:12

Sim, poderá haver uma redução do ISV a pagar nesses casos se optar pelo método alternativo/avaliação.

Bruno Freitas em 14.01.2019. 16:12

Boa tarde,

Nunca cheguei a perceber se existe ou existia uma redução no valor a pagar pelo carro importado, caso este tivesse um elevado número de kilómetros registados. É verdade?

Cumps,

FD em 14.01.2019. 14:48

@Goncalo Silva em 14.01.2019. 14:44

Leia aqui: trazer consigo um carro para Portugal sem pagar ISV.

FD em 14.01.2019. 14:47

@Bruno em 14.01.2019. 12:42

Não, esses veículos pagam 10% do imposto calculado sobre a tabela B, que só tem em conta a cilindrada.
Se forem importados usados terão o respectivo desconto da idade.

Por encontrar as tabelas aqui: tabelas ISV.

Goncalo Silva em 14.01.2019. 14:44

Boa tarde,

Como emigrante gostaria de saber mais informacao sobre a isencao?

Que documentos e necessario para obter a isencao.

Cumprimentos,

Bruno em 14.01.2019. 12:42

Bom dia os carros comerciais do tipo kangoo ou doblo sendo de 2 ou 3 lugares pagam imposto igual aos ligeiros?

FD em 14.01.2019. 11:21

@Morten em 13.01.2019. 20:45

Exacto. Carros bifuel, gasolina + GPL ou GN (GNC/GNL), pagam sempre como se fossem gasolina.
Se forem exclusivos GPL/GN - não funcionando a gasolina - é que têm benefícios fiscais: pagam apenas 40% de ISV.

FD em 14.01.2019. 11:12

@Ferreira em 13.01.2019. 20:30

Se permanecer como residente em França, pagará o ISV como qualquer outra pessoa.
Se mudar a residência para Portugal, ficará isento de ISV, se cumprir todos os requisitos. Leia mais sobre isto: trazer consigo um carro para Portugal sem pagar ISV.

O problema é que, ao mudar de residência de França para Portugal estará a levantar outras questões além do ISV, nomeadamente em relação ao IRS, a quaisquer outros benefícios que usufrua em França como cidadão residente, entre outros aspectos. Ou seja, tem que analisar toda a sua situação financeira e perceber se compensa globalmente e não apenas em relação ao ISV.
Parece-me um pouco extremo mudar de residência para Portugal para poupar 970€ + 195€, que é o custo de legalizar esse carro em Portugal...

Quanto à carta de condução, tanto quanto sei, é válida em Portugal e não tem que a mudar. Só terá que mudar para uma portuguesa, se se mudar para Portugal, quando caducar.

Morten em 13.01.2019. 20:45

Boa noite.

Excelente site, obrigado!

A minha pergunta é a seguinte: Se um carro é gasolina + GPL, paga o mesmo imposto como se fosse apenas gasolina?

Ferreira em 13.01.2019. 20:30

Boa noite

Tenho um renault megane lll 1461cm3 CO2 104 ,gasoleo,comprado em junho 2011 e com matricula francesa.

Actalmente tenho residencia oficial em frança e estou reformado ,tambem tenho residencia secundaria em Portugal onde permaneço 4 meses +- ao ano .Tenciono legalizar este carro ,pergunto qual vantagem do custo da legalizaçao e desvantagem se o pedido for como residente em França ou se eu mudar a minha residencia no cartao de cidadao e ficar a residire em Portugal,poderei viajar na europa e estar ausente temporariamente ?...

Tenho carta conduçao francesa à 44 ANOS e nao desejo troca-la ,mas julgo que para evitar o ISV serei obrigado a trocar a c.conduçao ?..

Obrigado se me poder informar ..

FD em 13.01.2019. 12:31

@Nelson Miranda em 13.01.2019. 12:21

Introduza os dados pedidos no simulador e ficará a saber quanto tem que pagar.
O facto de estar na Alemanha e ter residência em Portugal não faz qualquer diferença.

Nelson Miranda em 13.01.2019. 12:21

Boa tarde,estou na Alemanha e tenho residência em Portugal também,comprei um Renault megan rs 265 ps,quanto ficará legalizar este carro,não tenho noção nenhuma como funciona.obrigado.

FD em 13.01.2019. 11:54

@jose carlos Ribeiro em 13.01.2019. 09:45

Se vem de vez para Portugal pode estar isento de qualquer imposto.
Leia por favor: trazer consigo um carro para Portugal sem pagar ISV.

FD em 13.01.2019. 11:53

@Mendes em 12.01.2019. 22:54

Do que vi, a Córsega pertence à França, logo, pertence à UE.
Irá pagar os mesmos impostos como qualquer veículo importado de França.

FD em 13.01.2019. 11:37

@João Sequeira em 12.01.2019. 19:54

Leia por favor: Documentos necessários para iniciar o processo de legalização.

FD em 13.01.2019. 11:36

@Alexandre em 12.01.2019. 19:31

Exacto, desde que compre em nome de um sujeito passivo de IVA.

jose carlos Ribeiro em 13.01.2019. 09:45

gostaria de saber a quantia a pagar por legalizar o meu carro em Portugal vou de vez para portugal

Mendes em 12.01.2019. 22:54

Boa Noite .
Um carro comprado na Corsega,
Pertence a União Europeia .
Tem os mesmos impostos .

Obrigado desde já

João Sequeira em 12.01.2019. 19:54

Boa noite,

Que documentos tenho que trazer da Alemanha para legalizar.
Obrigado

Alexandre em 12.01.2019. 19:31

duvidas:

Ok, então apesar de comprar na Alemanha isento de iva apenas vou pagar uma vez o iVA em Portugal.(ISV+IVA)

neste caso não existe diferença de comprar com 7meses e 7000kms, seria exatamente o mesmo? (ISV+IVA)

FD em 12.01.2019. 10:57

@Alexandre em 11.01.2019. 21:44

Não.

Alexandre em 11.01.2019. 21:44

boa noite,

estou a ponderar adquirir viatura plugh in que tem 7000 kms mas 5 meses.

se valor de compra for 25000 preço sem iva pois compro por empresa, tenho de pagar em portugal 2 x IVA?

FD em 11.01.2019. 12:31

@Jorge Fernandes em 11.01.2019. 03:38

Leia por favor: IVA na importação de carros ou motos.

FD em 11.01.2019. 12:30

@Joao em 11.01.2019. 01:56

Mas, estava a falar de modelos que funcionam exclusivamente a GPL?

FD em 11.01.2019. 12:28

@Miguel em 10.01.2019. 20:38

Haverá ainda muitos carros em stock sem terem as emissões WLTP homologadas. Os carros obrigados a ter as emissões WLTP são aqueles que tenham sido registados a partir de 1 de Setembro de 2018.
Contudo, para modelos NEDC em stock e que não tenham sido homologados pelo WLTP, o prazo final para o primeiro registo é até Setembro de 2019, significando que até esse dia poderão ainda ser vendidos com os valores NEDC.

Dito isto, especulo, não tenho certeza, qualquer COC só com os valores NEDC ainda será aceite até 1 de Setembro de 2019, desde que a emissão do COC seja anterior a 1 de Setembro de 2018.

Escrever um comentário

:

:

:


Em que ano é que estamos?