Pedido de apreensão de veículos online

A partir de hoje, dia 29 de Abril de 2008, passa a ser possível pedir a apreensão de veículos pela internet, dispensando a deslocação ao IMTT. No entanto, só está acessível a pessoas com cartão de cidadão ou já com acesso ao site das Declarações Electrónicas - os dados utilizados são os mesmos, número de contribuinte e respectiva senha.

Para tal, deverá seguir este link //www.automovelonline.mj.pt/AutoOnline/ e depois seguir o link "entrar" conforme indicado nesta imagem:

Passo 1

Aparecerá um ecrã de login onde deverá introduzir os mesmos dados que utiliza para aceder ao site das Declarações Electrónicas, número de contribuinte e respectiva senha:

Passo 2

Agora deverá ver duas opções:

Passo 3

Escolha aquela a que se aplica e deverá ver a seguir o seguinte ecrã:

Passo 4

Como não tenho nenhum veículo para apreender não posso passar daqui, mas já deverá ficar com uma ideia como deve ser feito o pedido de apreensão pela internet.

Relembro que este pedido de apreensão é indispensável para que não tenha que pagar IUC de um carro que já não é seu, seja porque razão for. Entretanto, deverá sair nova legislação que fará com que, até 31 de Dezembro de 2008, veículos com pedidos de apreensão com mais de 6 meses vejam a matrícula cancelada oficiosamente.

Agradecem-se testemunhos sobre a utilização desta funcionalidade que permitam ajudar e informar outras pessoas na mesma situação.

Se, por outro lado, conduz um carro que é seu, mas ainda não fez o registo de propriedade correspondente, apresse-se ou terá problemas num futuro muito próximo.

29.04.2008. 12:17

pink em 01.06.2010. 12:22

Ola, tenho uma pessoa conhecida que vendeu o carro. So que a pessoa a kem vendeu ainda n pos o carro no seu nome, mas o pior é que n tem dados onde possa morar, nome, telemovel. que posso fazer????

Augusto em 20.05.2010. 11:06

Bom dia.
Peço ajuda para o meu caso. Vendi uma viatura à cerca de 2 anos. Desde daí, já mudou de dono 2 ou 3 vezes. Só agora reparei que ainda está em meu nome. O IUC de 2009 está por pagar. A viatura é de Maio, tenho agora 2 IUC e não sei como estará de inspecção. Acabei de solicitar a Apreensão Administrativa. Os impostos e falta de inspecção são da minha responsabilidade ?
Obrigado

vera pereira em 14.05.2010. 18:40

boas, fui enganada por um dono de um stand em que lhe cedi um carro e ele apenas teria que pagar o valor em divida, nao o fez e agora tenho uma divida nas costas e mandei apreender o carro. Entretanto, cheguei a acordo com o banco e quero saber se depois de mandar apreender o carro, o irei reaver. Nao sei como proceder depois. obrigado

vera pereira em 14.05.2010. 18:28

boas, fui enganada por um dono de um stand em que lhe cedi um carro e ele apenas teria que pagar o valor em divida, nao o fez e agora tenho uma divida nas costas e mandei apreender o carro. Entretanto, cheguei a acordo com o banco e quero saber se depois de mandar apreender o carro, o irei reaver. Nao sei como proceder depois. obrigado

Vasco Albuquerque em 26.04.2010. 23:59

Vendi um carro em 2003 e, por ter recebido uma multa de estacionamento em casa, descobri que o mesmo ainda estava eu meu nome e que tinha sido apreendido por abandono, estando neste momento num parque municipal. Imediatamente contactei o comprador, que assumiu a responsabilidade da multa e me aconselhou a cancelar a matricula do carro, uma vez que a despesa de resgate do mesmo era superior ao valor da viatura. Esta semana recebi uma outra multa da policia municipal por não ter actualizado a morada dos documentos da viatura (mudei de casa depois de ter vendido o carro) e parece-me que esta "novela" não tem fim...o que me aconselham fazer ? Obrigado desde já pela ajuda ! Cumprimentos.

nuno em 18.02.2010. 15:20

despois de apreemdermos admist. o veiculo o que temos de fazer...são aas autoridades a apreender os documentos ou fuiona de outra forma.

Mário em 11.02.2010. 21:46

Boa noite

Parabens pelo "Blog"

jose carlos da silva ferreira em 05.02.2010. 20:15

Eu Jose Carlos da Silva Ferreira vendi um automovel opel astra com a matrica 03-06-BZ, o individuo nao passou o veiculo de nome quero mandar aprender o carro.. aguardo a resposta rapido

jacinto em 26.01.2010. 16:06

peço que me informem se posso pedir aqui a apreenção de um veiculo uma vez que a DGV passou a chamar-se IMTT

cbruno em 13.01.2010. 12:12

ainda tenho um carro em meu nome ao qual efectuei o pedido de apreensao online em 09-09-2009 e indica estado de pedido concluido,
no entanto, as finanças indicam q tenho q pagar o IUC. terei de efectuar o pagamento e aguardar q o veiculo seja apreendido?

joana em 26.11.2009. 21:23

boa noito queria saber porque é que ainda nao me deram uma resposta e gostaria que os senhores me dessem uma resposta se nao fou muito
Obrigada e um resto de boa noite.

Alvaro em 21.11.2009. 21:18

Esta é boa tenho um carro na sucata á mais de 5 anos, e sou obrigado a pagar o imposto automovel e outra boa mas esta é mesmo boa vendi um carro á mais de 1 ano e sou obrigado a pagar os impostos esta é mesmo boa .
Obrigado e espero resposta.21/11/2009.

Américo em 20.11.2009. 22:48

boa noite, acho muita piada no seguinte :tenho uns decumentos de um carro que foi para a sucata e nao posso dar baixa por não ter o carro e continuo a pagar o imposto de um carro que já nao existe .
E outra esta também é boa também pago imposto de um carro que já foi vendido a mais de 2 anos esta é muito boa .
Agradeçia uma resposta e uma ajuda se fosse
possível.Obrigado

Joana em 20.11.2009. 22:31

olá boa noite queria saber porque é que quando vou tentar escrever uma apreenção não dá peço aos senhores para serem mais especificos.
Obrigada e um resto de boa noite peço para quando verem esta mensagem que mandei resposta

monica moita em 17.09.2009. 14:51

algem sabe? moita.monica@gmail.com

monica moita em 11.09.2009. 16:57

acabei de fazer mesmo agora pedido de apreensão do veiculo que vendi á 3anos atras
num stand corrupto,
agora que tenho fazer, vou pagar algo?
vou ter que pagar selo?
Ou cancelar eu a matricula?

Samuel em 28.08.2009. 10:19

bom dia...
ja tentei varias vezes pedir a apreensão de um veiculo que ainda está em meu nome. no entanto o serviço on-line está indisponivel! Quando chego à parte de escrever a marca e o numero do quadro, o site pede para tentar mais tarde...

alguem tem o mesmo problema?

Rita em 03.08.2009. 17:13

enganei me na matricula e cancelei o veiculo errado.
como posso corrigir o erro?

Rita em 03.08.2009. 17:13

enganei me na matricula e cancelei o veiculo errado.
como posso corrigir o erro?

União Europeia em 28.06.2009. 11:43

Estao todos a ser enganados e ainda continuao nessa de quererem ser roubados pelo estado que continua a aplicar uma lei ilegal que nao faz parte das regulamentaçoes (LEIS) da União Europeia!


Imposto automóvel motiva queixa europeia
No próximo sábado comerciantes importadores de automóveis e todos os trabalhadores relacionados com o sector estarão reunidos para a criação de uma associação que tem como primeiro objectivo apresentar no Tribunal Europeu uma queixa contra o Estado Português pela imposição, desde 1 de Janeiro deste ano, do Imposto Sobre Veículos Importados Usados.

"É o único país da Europa que aplica este imposto, que penaliza brutalmente os importadores", referiu Paulo Costa, um dos organizadores da reunião.

Dá como exemplo um carro que até ao ano passado pagava de legalização 3500 euros e agora paga 9500. "Se custou 12 500, mais vale dar o automóvel a quem entrar no stand", ironizou.

"De acordo com o Governo, o imposto serve para taxar os carros mais poluentes, mas esquecem que os carros importados pelos portugueses são os mais novos e os menos poluentes", sublinhou.

Por outro lado, frisou Paulo Costa, "o argumento cai por terra quando o imposto sobre uma autocaravana, que polui tanto como um carro, é de 50 euros, o mesmo para uma mota" e, acrescentou, "quando em Portugal um veículo usado não paga nenhum tipo de imposto como este".

No entender de Paulo Costa, o imposto em causa "prejudica não só os comerciantes, mas também as oficinas, os transportadores, os serviços aduaneiros, milhares de pessoas".

E, revelou "já se estão a sentir os efeitos. Desde Janeiro que estão parados 123 rebocadores em todo o país e, até 16 de Janeiro, só entraram na alfândega sete processos para legalização, sendo que três foram apreensões, quando o normal seriam mil viaturas".

Em média, em Portugal, legalizam-se 50 mil automóveis por ano.

Fonte: Jornal de Notícias

carlos silva em 17.06.2009. 13:28

quando fui ás finanças para comprar o celo de imposto de circulação
fui infurmado de que ainda não tinha pago o celo de um outro carro que
já vendi á alguns anos.
será que ainda não mudaram o registo?

ccarluz em 05.06.2009. 22:34

Boa noite,
é só para dizer que o automovelonline já está novamente a funcionar.
Eu tambem quis mandar apreender um veiculo e já consegui.
Em relação ao IUC, também tenho algumas duvidas, visto as entidades parecerem que querem empurrar de uns para os outros e nada resolverem.
Só gostava de saber é se com o pedido de apreenção do veiculo, ficamos isentos ou não do pagamento do IUC!
Agradecia que alguém me explica-se, visto ser a duvida de muita gente e do que li, salvo de não vi, ainda não encontrei a resposta para isso.
obrigado a todos, aos que se ajudam aos outros.

marcio em 03.06.2009. 06:47

Eu tenho tentado fazer uma apreensão desde a semana passada mas dá sempre a mensagem que de momento não é possível por favor tente mais tarde,alguém me sabe esclarecer isto?
marciohenrique_1981@hotmail.com

Tiago Tigi em 02.06.2009. 15:21

Boas, fiz a apreensao da matricukla, mas no fim apareceu-me: "A credencial nao é válida. Por favor tente de novo." E sempre que faço aparece isto, porque? Obrigado. Se for possivel enviem resposta para tiagotizis@gmail.com

Tiago Tigi em 02.06.2009. 15:12

Boas, fiz a apreensao da matricukla, mas no fim apareceu-me: "A credencial nao é válida. Por favor tente de novo." E sempre que faço aparece isto, porque? Obrigado. Se for possivel enviem resposta para tiagotizis@gmail.com

Raul em 29.05.2009. 22:13

Eu tenho tentado mas dá sempre a mensagem que de momento não é possível por favor tente mais tarde.

Este serviço não é suposto funcionar 24h por dia ?

Anabela Duarte em 14.05.2009. 10:55

Antes de mais parabéns pelo site. A isto chamo serviço público.
A questão que vou colocar é um pouco repetitiva, mas queria saber concretamente qual o melhor procedimento a tomar evitando gastos, se possível, pois não me parece nada justo arcar com custos de algo que já há mt não está na posse da pessoa.
Fiquei surpreendida ao ver este ano no portal das finanças um carro em nome da minha mãe, que já não está na posse dela há 11 anos. Mais surpreendida fiquei porque no ano anterior nas finanças disseram-me o nº correcto de viaturas e não estava essa viatura que surgiu agora.
Não sabemos do paradeiro do veículo, se ainda transita se já foi abatido...etc, não sabemos nada sobre ele.
O carro é de 1975, pelo que li aqui está isento de pagamento do IUC. Contudo, queria saber que acção seria mais correcta; se pedir a anulação da matrícula, se pedir a apreensão do veículo....em caso de pedir a apreensão e se não o conseguirem localizar cancelarão a matrícula automaticamente? Ou simplesmente deixar como está, dado já terem passado 11 anos e até ao dia de hoje não terem aparecido surgido problemas associados a esta viatura e dada a idade dela. Obrigada desde já.

Nuno Fernandes em 05.05.2009. 11:07

Também tenho dúvidas relativas ás apreensões de veículos.

No meu caso vendi o meu veículo estampado a um stand em troca de uma carro de serviço. Ficou acordado que a carrinha seguiria para a sucata. Na altura alertei pra o facto de caso o veículo viesse a circular em meu nome o mandaria apreender, pois estava um pouco desconfiado da forma como o negócio estava a ser tratado pelo vendedor.

As minhas suspeitas confirmam-se hoje pois verifiquei que o veículo foi arranjado e circula neste momento ainda em meu nome. O problema está em que o documento de venda do veículo ao stand tem uma data ainda inferior ao prazo legal dos 60 dias para efectuar a mudança do registo.

Sinto-me lesado e penso estar no meu direito de mandar apreeender o veículo mesmo sem estarem decorridos os 60 dias para mudança de registo. Sei também que o artigo 162º do código da estrada (penso ser um Dec.Lei de 2005) manda que as despesas de apreensão decorram por conta do titular do registo, o qual ainda sou eu.

Nestes casos a apreensão é correcta? E quanto totalizam as eventuais despesas de apreensão?

Muito obrigado desde já e parabéns pela utilidade do site.

Nuno Fernandes

jose inacio em 25.03.2009. 19:25

Boa Tarde, tenho um veículo na oficina dado ter sofrido um acidente, a proposta da seguradora é para abater e eu não aceitei e contestei, neste momento aguardo resposta da seguradora. O prazo para o imposto termina este mês e a minha duvida vai no sentido se devo ou não comprar o selo esperando pelo desfecho? E se não pagar dentro do prazo previsto poderei pagar o imposto mais tarde caso o carro venha a ser reparado e pronto a circular?
Cumprimentos

joao tiago em 24.03.2009. 23:59

no fim de mandar mos apriender um carro nao o podemos voltar a ter

<< Primeira < Anterior [2 / 5] Seguinte > Última >>

Escrever um comentário


Por manifesta falta de tempo, não me é mais possível responder às questões colocadas, como acontecia até agora. Tenha isso em consideração quando colocar o seu comentário, obrigado.
COMENTÁRIOS COM LINGUAGEM IMPRÓPRIA SERÃO APAGADOS!

:

:

:


Em que ano é que estamos?