Comprou carro a partir de Julho de 2007, e agora?

Aviso: a informação nesta página está desactualizada, apenas existe para fins históricos.
Se chegou aqui através de uma pesquisa, talvez encontre a informação que procura nos comentários (mais abaixo).

Se comprou carro a partir do dia 1 de Julho de 2007 tem a partir de agora as seguintes obrigações:

No caso dos importados usados é sempre considerada a matrícula portuguesa.

Poderá efectuar o pagamento do IUC nas finanças ou através da página das Declarações Electrónicas. Não está disponível qualquer outra forma de pagamento, ou seja, não pode pagar o IUC nas papelarias e estabelecimentos similares.

A área onde deverá iniciar o processo de pagamento no sítio das Declarações Electrónicas é: menu do lado esquerdo > Contribuintes > Entregar > I.U.Circulação.

Se fôr pagar às finanças leve o Documento Único Automóvel (DUA) consigo ou qualquer outro documento que o possa substituir (factura de compra, declaração de venda, etc.)

A tabela com os valores a pagar está neste link.

Deverá somar o valor correspondente à cilindrada ao valor correspondente às emissões de CO2. Se não sabe qual é a cilindrada ou as emissões de CO2 do seu carro novo consulte o seu Documento Único Automóvel. Se ainda não o recebeu, procure pelo seu automóvel nesta base de dados para encontrar essa informação.

Não existe qualquer dístico (selo) para colocar no para-brisas do seu carro. Aí apenas deverá colocar o dístico (selo) do seguro, nada mais.

05.07.2007. 12:57

Filipe Reis em 20.04.2016. 18:14

Tenho 2 carros com os devidos seguros em dia e com matricula portuguesa, os meus filhos podem conduzir? teem carta portuguesa.

Ribeiro em 29.12.2015. 22:01

Tenho uma Mercedes C250TD de 1997, importada em Novembro de 2007. A finanças dizem que tenho de pagar perto de 500€ de IUC porque alegadamente emite 330g de c02. No entanto, não figura no DU nem na base de dados do IMT qualquer emissão de co2 no campo respectivo, aparece apenas "xxxx". Já vi outras viaturas do mesmo ano de fabrico e importadas no mesmo ano e figura no DU as emissões de co2. É legitimo as finanças cobrarem o co2, quando no DU não aparece o valor?
Desde já, muito obrigado.

Rui em 16.07.2014. 20:26

Boas.
queria comprar um carro de 2007 do mes 08, alguem sabe quanto pago de selo ?

Rute Soares em 13.09.2012. 00:43

Boa Noite!

Eu vou para França no final deste mês e preciso levar o meu carro. No entanto, uma vez que foi o meu avô que fez o crédito para comprar o carro, este está em nome dele.
O que tenho que fazer? Posso conduzi-lo lá?

Obrigada

Francisco Silvano. em 20.05.2012. 23:14

comprei um carro com a matricula do mes de fevereiro de 2010, gostaria de saber quanto vou pagar de imposto de circulação?

Bastos em 25.02.2012. 17:02

Gostava de saber qual os direitos que tenho sobre carro de matricula Francesa
estou reformado por França tenho e sou residente em Paris.
E pago meus impostos por lá, com segunda murada em Portugal,venho muitas vezes
A Portugal, qual é o tempo limite de vir com carro e estar cá.
Obrigada por toda a enformação.

José Carlos Sanches em 14.07.2011. 12:16

Rosa Silva, para isso tem de perguntar a França, em Portugal nunca poderia circular com matrícula francesa (só em certas condições).
Para circular dessa forma em frança aconselho a questionar a Embaixada Francesa em Portugal

Cumprimentos
José Carlos Sanches
www.autodoc.pt
Documentação Automóvel desde 1994
Lisboa/Setubal

Rosa Silva em 14.07.2011. 02:16

Tenho residência em Portugal, já descontei 18 anos em Portugal. Agora vou residir e trabalhar para França e levo a minha viatura portuguesa. Ou seja, tenho residência em Portugal mas também vou viver e descontar em França. Posso circular com a minha viatura portuguesa o tempo que lá ficar? ( provavelmente alguns anos). O meu seguro vai continuar a ser o mesmo que tenho, o selo de imposto unico de circulação vou continuar a pagar, via electrónica e a inspecção será feita também em Portugal. Posso ou não circular sem problemas em França, o tempo que for necessário?

AFA em 30.05.2011. 18:36

ola sou residente en frança hà mais de 30 anos mas tenho casa em portugal gostava de saber quanto tempo eu posso deixar o meu carro em portugal sem voltar a frança ? Muito obrigados.
Cumprimentos.

Rui Vieira em 16.05.2011. 21:31

Queria apenas corrigir o prazo para pagamento do IUC no ano da matrícula.
O texto menciona 90 dias mas de acordo com informação disponível no portal das finanças esse prazo é de 30 dias.
link: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/iuc/iuc17.htm

José Carlos Sanches em 21.02.2011. 22:43

Ricardo Gonçalves, pode circular com uma viatura espanhola em Portugal se não tiver residência fiscal e rendimentos de trabalho em Portugal.
No caso que mencionou é complicado, porque não vejo problemas na circulação, mas quando diz que tem BI e carta portuguesa com moradas do seu representante deixa-me dúvidas, porque desconheço exactamente o que é que quer dizer.

Cumprimentos
José Carlos Sanches
www.autodoc.pt
Documentação Automóvel desde 1994
Lisboa/Setubal

Ricardo Gonçalves em 21.02.2011. 04:32

Gostaria de saber se poso conduzir em portugal un carro de matricula Española.
Tenho os seguintes documentos:

- Residencia en espanha e certeficado de empadronamiento en Espanha a mais de cinco anos.

- Trabalho em Espanha e faço a declaraçao do IRS nas finanças Espanolas.

-Nas finanças Portuguesas estou declarado como residente fiscal no meu domicilio habitual em espanha (Residente fiscal em Espanha com um representante fiscal em Portugal).

- Tenho uma casa em Portugal e tenho declarada como casa não habitual nas finanças e da qual pago o IMI.

-Carta de Conduçao Portuguesa no cual consta a morada e domicilio do meu representante fiscal em Portugal.

-Bilhete de identidade Portugues no cual consta a morada e domicilio do meu representante fiscal em Portugal.

Tenho que alterar algum documento mais (homolgar a carta de conduçao portuguesa em Espanha etc....)

Muito obrigado e agradeço uma resposta.

rafaela santos em 17.11.2010. 20:27

Comprei um carro em espanha porque tenho residencia e trabalho em espanha (mais de 2 anos) e está registado a meu nome. O meu carro é conduzido em portugal pela minha mãe.
Poderá ela conduzi-lo ou tem de o legalizar em Portugal. Mesmo que as vezes o carro esteja em Espanha em minha posse.

Arlete esteves em 17.11.2010. 20:24

Vivo em espanha ha 3 anos e conduzo um carro que não é de minha propriedade, é de uma tia. Terei problemas com o seguro, policia ou outras entidades por conduzi-lo em solo espanhol?

Pedro em 16.11.2010. 02:45

Bom dia, tenho um primo meu que está a residir na alemanha e aquiriu um veiculo na alemanha e gostaria de o deixar em portugal para circular com ele quando cá vem, como está a estudar e vive em casa de parentes, não tem recibos de ordenado nem comprovativos de aluguer, nem contas de electricidade ou seja o que for... ele pode trazer o carro para Portugal sem ter que pagar o ISV, e circular com ele quando cá vier?
Que documentação ele tem que apresentar quando for mandado parar numa operação stop por exemplo?
Também disse que um veiculo estrangeiro pode permanecer em portugal por periodos de 6 meses... ele pode estar cá 6 meses por ex. voltar mais 3 e vir outros 6 e fazer isto sucessivamente sem ter que pagar ISV? A ideia seria manter o carro cá até ele finalizar os estudos e quando vier em definitivo fazer a mudança de residencia do veiculo.
de que forma é que o IMTT(DGV) controla este tipo de situação? é necessário a cada vez que ele vem dirigir-se ao IMTT e dizer que a viatura está em portugal? que tipo de documento é que o IMTT emite nesses casos para que se possa circular c a viatura legalmente?
Supondo que o veiculo está em portugal á um mes e se se dirigisse agora ao IMTT começava agora a contar os 6 meses? Ou se estivesse cá á mais de 6 meses de que forma as autoridades poderiam saber se a viatura está cá á mais de 6 meses ou se chegou hoje de férias por exemplo?

Peço desculpa por tantas perguntas, mas é um assunto que envolve alguma complexidade, e não existe muita informação sobre o mesmo... Mas gostaria de lhe passar uma informação fidedigna e concreta, de forma a que ele não esteja sujeito a nenhuma irregularidade.

Cumprimentos,

Pedro

Jesus em 06.11.2010. 11:35

Tenho ainda em meu nome, um veiculo de 1987 que vendi em 2002 e não tenho prova disso. Não sei se o veículo ainda circula. Pergunto com é que posso "ver-me livre" desta situação? Obrigado

Marcelo em 16.10.2010. 17:31

boa tarde! moro na italia e sou proprietario de um chevrolet corvette c5 ano 1999.. gostaria de leva-lo a portugal pois a minha mae ja mora em lisboa e eu também em breve vou morar.. quais sao os procedimentos para matricular meu corvette em portugal? quais sao os custos? muito obrigado! parabéns pelo site:-)

sonia em 24.09.2010. 18:24

olá queria que me esclarece numa duvida.
eu queria comprar um carro usado a disel em frança.
o que eu queria saber é se compensa ir lá buscar e passar para matricula portugues.
visto que o que eu quero só custa 4.ooo e usada a disel e é a renault espace 4.

jorge moreira em 23.07.2010. 18:21

comprei um mercedes c220 cdi de 2002 ja a tenho em meu nome desde de março 2008 por quanto ficava pra mudar as placas pra portuguesa

carlos alberto em 11.06.2010. 02:45

tenho um honda hibrid no japao ,gostaria eu de traze-lo comigo,ficaria muito caro?

luiza paiva em 20.05.2010. 13:11

EXMOS. SENHORES ,
VIVO EM ESPANHA HÁ 5 ANOS , TENHO CARTA DE RESIDENCIA ESPANHOLA E B.I. ESPANHOL ( ESTRANGEIRO ) . TENHO LÁ UM SMART HÁ 3 ANOS .QUERIA AGORA TRAZÊ-LO PARA PORTUGAL . COMO DEVO FAZER PARA REGULARIZA-LO AQUI EM PORTUGAL ?
DESDE JÁ AGRADEÇO .
COM MEUS CUMPRIMENTOS .LUIZA PAIVA

Manuela em 03.05.2010. 19:33

A data de matricula do meu carro é 03 de 2006...disseram-me que estava isenta durante 2 anos do selo do carro ...apenas obtive na altura que o comprei, assim como a inspeção que foi pela 1º vez em Março deste ano...no ano passado comprei o selo, este ano também já comprei , mas disseram-me que não tinha comprado o de 2008...AFINAL COMO É?...ASSIM SENDO PORQUE NÃO ME DISSERAM NO ANO PASSADO QUE DEVERIA TER COMPRADO O DE 2008?
obrigada

Manuela em 03.05.2010. 19:32

A data de matricula do meu carro é 03 de 2006...disseram-me que estava isenta durante 2 anos do selo do carro ...apenas obtive na altura que o comprei, assim como a inspeção que foi pela 1º vez em Março deste ano...no ano passado comprei o selo, este ano também já comprei , mas disseram-me que não tinha comprado o de 2008...AFINAL COMO É?...ASSIM SENDO PORQUE NÃO ME DISSERAM NO ANO PASSADO QUE DEVERIA TER COMPRADO O DE 2008?
obrigada

Manuela em 03.05.2010. 19:31

A data de matricula do meu carro é 03 de 2006...disseram-me que estava isenta durante 2 anos do selo do carro ...apenas obtive na altura que o comprei, assim como a inspeção que foi pela 1º vez em Março deste ano...no ano passado comprei o selo, este ano também já comprei , mas disseram-me que não tinha comprado o de 2008...AFINAL COMO É?...ASSIM SENDO PORQUE NÃO ME DISSERAM NO ANO PASSADO QUE DEVERIA TER COMPRADO O DE 2008?
obrigada

Ricardo Mira em 22.04.2010. 12:01

Bom dia. Tenho residencia permanente em Espanha e também em Portugal.
Tenho viatura matriculada em Espanha. pode circular em Portugal?

Obrigado

Luis Vaz em 27.03.2010. 19:18

Ola muito boa tarde...

Resido no Algarve, perto da fronteira com Espanha. Queria por favor realizar algumas questões que tenho.

Sou empresario em nome individual, e presto serviços em Portugal. Recentemente surgiu a oportunidade de viver em Espanha, e prestar tambem os meus serviços neste territorio onde tenho familiares de nacionalidade Espanhola que facilmente terei o acesso ao cartão de residencia.

Tenho rendimentos em Portugal, mas também irei registrar-me nas finanças e segurança social Espanholas e pagar impostos neste Pais.

A minha pergunta é:
Poderei conduzir uma viatura com matricula Espanhola em Portugal. Ja que realizo trabalho transfronteiriço? Irei prestar serviçoes Portugal, num raio de 50 Km da fronteira esporadicamente.

Muito Obrigado Atentamente

Luis Vaz

M Ribeiro em 28.02.2010. 02:05

Exactamente sr. Paulo Coelho, chama-se a isso livre concorrencia e estando nós na união europeia era assim que deveria ser. Só tinhamos a ganhar, ora porque os construtores fariam o preço do automóvel adequado, ora porque o estado colocaria o imposto adequado e por isso seria desnecessário comprar o tal carro em França, pois ele (o carro) estaria praticamente ao mesmo preço de cá. É por mentalidades dessas que seremos sempre massacrados pelos "nossos" impostos e pagamos sem falar, como cordeirinhos. Ainda estou à espera (sentado) de uma directiva europeia que ponha fim a esta vergonha do nosso ISV.

Paulo Coelho em 26.02.2010. 16:49

Então iamos todos a França comprar carro que é mais barato e daqui a nada era só matruculas Frncesas... Não queriam mais nada???

Virginia M. em 26.02.2010. 16:44

Olá,
Como é possível que um português a morar em Portugal não possa conduzir um carro estrangeiro em território nacional?? Mas que país! Quer dizer que se estou numa situação qualquer em que um amigo meu estrangeiro precise que eu leve o carro dele com matrícula estrangeira para algum lado porque ele está impossibilitado por uma razão qualquer... fico sujeita a ser multada??? Mas que ridículo! Também somos multados se comprar-mos umas calças em França e andarmos com elas cá??? É por isso que este pais não vai a lado nenhum!

Virginia M. em 26.02.2010. 16:44

Olá,
Como é possível que um português a morar em Portugal não possa conduzir um carro estrangeiro em território nacional?? Mas que país! Quer dizer que se estou numa situação qualquer em que um amigo meu estrangeiro precise que eu leve o carro dele com matrícula estrangeira para algum lado porque ele está impossibilitado por uma razão qualquer... fico sujeita a ser multada??? Mas que ridículo! Também somos multados se comprar-mos umas calças em França e andarmos com elas cá??? É por isso que este pais não vai a lado nenhum!

Pedro em 10.02.2010. 23:40

Quanto ao poder conduzir um carro estrangeiro em território nacional gostaria que me conseguissem explicar o seguinte:

Moro e trabalho em território nacional, desloco-me ao estrangeiro e alugo um veículo no qual me desloco a território nacional.
Segundo o que é explicado aqui não poderia conduzir esse veículo.

Ricardo em 01.02.2010. 18:01

Ola muito boa tarde, seria possível me informar qual o preço de imposto único de circulação imposto em 2010 para um Ford C-Max de Fevereiro de 2008 a diesel com a motorização 1600cc de 90cv. Obrigado

Ascensao em 28.01.2010. 23:34

Olá, gostaria que me informassem do quanto é o imposto que tenho de pagar se for a alemanha buscar um mercedes c200 de 2009, nao consigo fazer o calculo do isv e tenho medo de m enganar....este carro deve ter 160 co2. obrigado

Maria em 30.11.2009. 15:12

Voltando ao assunto de direito ou não de conduzir um carro de matricula estrangeira em Portugal... Eu sou portuguesa, resido na Bélgica e não compreendo porque é que na carta verde do meu carro imatriculado na Bélgica, os unicos países onde existem restrições a nivel da nacionalidade e propriedade do veiculo são a Irlanda do Norte , Chipre e Grande Bretanha? E porque é que o mesmo português que não pode conduzir um carro belga em Portugal, pode conduzir o mesmo carro na Bélgica? Estarão de acordo comigo que em matéria de legislação há como um "hic", qualquer coisa de não muito lógico...

Fernando Coelho em 31.10.2009. 01:56

Sou trabalhador em Espanha (numa empresa com sede em Barcelona), sou director de vendas internacional.Normalmente viajo por varios paises de carro ligeiro de passageiros com matricula espanhola. Esta viatura é pertença de uma empresa de aluguer de automoveis, aluguer que é facturado a empresa onde trabalho. Como tenho familia esposa e filhos em Portugal sempre que posso visito a familia e amigos. Viajo com a viatura de matricula espanhola será legal todo este processo ou poderei incorrer em alguma infracção que desconheço. No meu bilhete de identidade tenho residencia em Portugal e faço a declaração de rendimentos juntamente com a minha esposa.
Todos os descontos desde há seis anos são efectuados em Espanha. Quem pode esclarecer-me.
Obrigado

JOSE REBELO12 em 20.09.2009. 12:11

ola sou portugues trabalho no reino unido, li todas estas perguntas e respostas,entao vi que o governo que temos enforca os portugueses com impostos nos automoveis e motos,mesmo os automoveis antigos considerados classicos,dizem que a causa esta no poluir dos mesmos, ora vejam so os classicos rolam na estrada em media 1000km por ano,os normais rolam em media 15.000km ano entao este governo nao sabe fazer contas e quer e mesmo acabar com os classicos para os portugueses que vivem do trabalho dia a dia,os pobres em portugal estao proibidos de ter um classico de que por veses esperam anos para o conseguir,agora sim ja nao temos duvidas que este governo esta ao lado dos ricos pois estes impostos para os ricos sao a sopa dos pobres.vergonha para este governo que se diz ser um governo socialista,adeus classicos para os imigrantes,portugal nao e da UE.JOSE REBELO

ferreira em 19.08.2009. 00:52

boas commprei um jipe com matriculas estrangeiras tendo o carro ja sido comprado novo em portugal tem de pagar novamente todos os impostos

filipe em 14.08.2009. 08:30

SOU RESIDENTE NO BRASIL MAS COMPREI UM CARRO NOS ESTADOS UNIDOS E QUERO VIAJAR PELA EUROPA COM ELE .QUANTO TEMPO POSSO FICAR? EM PORTUGAL E(OU) NA COMUNIDADE EUROPEIA?

Henrique L. em 10.08.2009. 16:20

Boa tarde, antes de mais queria felicitar a ajuda que têm dado neste caso.

A minha questão prende-se com o seguinte, vou adquirir um veículo de uma embaixada com a matrícula CD (pertencente a corpo diplomatico) entretanto o proprietário já tratou da legalização e mudança de matrícula para Portuguesa, o veículo é de 2003 e foi usado cá em missão cá desde essa altura até hoje, gostaria de saber 2 coisas uma é se vou pagar o Imposto referente a categoria B e a segunda é como se processa a mudança de propriedade nestas situações, lembro que o veículo está associado a uma pessoa e não á embaixada e é essa pessoa que vai vender o carro, mas ainda está em fase de legalização da matrícula. Que preocupações devo ter?

agradeço desde já a ajuda.
H

SR em 13.07.2009. 18:17

Adquiri um veículo usado e importado em Dezembro de 2008, automóvel esse por ter sido vendido com defeito apenas chegou às minhas mãos em Junho de 2009. Também apenas nessa data recebi o registo do automóvel. Tenho portanto suas questões: 1) Se o carro esteve este tempo todo numa oficina para ser reparado, tenho à mesma de pagar o IUC referente ao ano de 2008, visto o carro não ter circulado durante esse tempo? 2) Se apenas foi registado em meu nome já neste ano, apesar de constar em toda a documentação eu o ter adquirido em Dezembro 2008, terei alguma coima a pagar, já que o prazo limite era de Março de 2008 e apenas soube quando constou no portal das finanças e eu o ter recebido em Junho. Obrigada pela sua ajuda!

FD em 06.07.2009. 11:23

Não se esqueça do coeficiente do ano de compra - no caso dos novos é 1,1, ou seja, 104,80 * 1,10 = 115,28€.

tiago em 04.07.2009. 16:53

Bruna, segundo o endereço:
http://impostosobreveiculos.info/tabela-imposto-sobre-veiculos/tabela-imposto-unico-circulacao-2009/

o teu carro encontra-se dentro destes parametros:
Cilindrada
Mais de 1.250cm3 até 1.750cm3 52,40€
Emissões
Até 120g/km 52,40€

Por isso é so somar: 104.8€

Acho q é assim q funciona. Se estiver errado, alguem q me corrija.
Tb estou a pensar comprar um carro novo dentro desses parametros.

bruna aleixo em 02.07.2009. 20:03

afinal quanto vou pagar de selo???
isto é tudo muito bonito mas ainda não percebi nada sobre isto...comprei agora um carro (novo) a gasóleo de +\- 1400cm3 de cilindrada e 109g\km de emissões de co2...como é que descubro quanto vou pagar?
obrigada

Urbano Relvão em 28.06.2009. 20:46

Boa Tarde

Gostaria que me ajudassem nesta dúvida:

O meu filho é português,tem carta de condução portuguesa. Vai estudar para França e queria levar um automóvel que está registado e tem seguro em nome da sua mãe (com matrícula portuguesa). A sua estadia em França vai ser de um ano.

Há algum impedimento legal?
Em caso afirmativo , como pode ele conduzir o carro da mãe?

Muito obrigado

Urbano Relvão

Jose Freitas em 19.06.2009. 11:27

Boa tarde
O meu tio que trabalha em espanha e desconta os impostos em espanha, neste momento esta ausente de
portugal. E deixou me o carro dele de matricula espanhola cá em Portugal, existe algum problema sendo eu familiar e conduzir o carro cá em portugal?
Obrigado

antonio em 07.06.2009. 23:25

adquiri uma chrysler vouager 2500cc de 1997 que valor vou pagar

Joao Relvao em 19.05.2009. 13:59

Caros srs.
Vivo em Italia desde 1990 e tenho uma carrinha opel comprada no 2000 nova e em compropriedade com a minha convivente a que gostaria de dar matricula portuguesa para futura venda em Portugal.
Que devo fazer? E quais sao os custos?

Ana Dolores em 23.03.2009. 12:36

Por favor, necessito de ajuda...: importei carro em Setembro 2008,tratei de toda a docuemntaçã
toda a documentação e efectuei a inspecção p/ atribuição de matricula. Pageui o IUC. fiqeui convencida que a proxima que a inspecção periodica só teria de ser feita passado um ano uma vez que a inspecção p/atribuição de matricula tambem verifica a qualidade técnica do veiculo. Procurei legislação mas a lei é omissa, onde posso encontrar legislação onde inequivocamente diga a data de inspecção periodica para os carros importados. o meu carro é de Fev.2005, mas a matricula portuguesa é de Set.2008. Claro que fui multada em 250€ sem dó nem piedade por desconhecimento e falta de informação clara e precisa. 14

marlene em 16.03.2009. 21:23

boa noite
comprei o meu carro em dezembro do ano passado
e a data da matricula é de dia 12
isso significa que ja tinha de ter o selo mesmo sem ter os detalhes do meu veiculo?
por favor envie e-mail para m155u_13_82@hotmail.com

MANUEL em 08.02.2009. 23:05

AI;GOSTARIA DE SABER SE POSSIBLE QUANTO TEMPO E PRECISO TER O VEICOLO NO NOME DO PROPRIETARIO ANTES DE O MANDAR PARA PORTUGAL DO CANADA. QUAL E A DUCOMENTACAO NECESARIA PARA O FAZER . QUANTO E APROCIMADAMENTE O CUSTO DE UM BMW M3.RESPOSTA POR FAVOR PARA tecnodrywall@hotmail.com

Antero Florencio em 07.02.2009. 17:44

Tenciono comprar carro novo durante o 1º trimestre deste ano e gostaria de saber quem deve pagar o IUC relativo a 2009. Obrigado.

Raul Vaz em 20.01.2009. 13:41

Comprou carro a partir de Julho de 2007, e agora?
vais mamar no cu e gemer pela piça...mais te vale suicidar

Yano em 19.12.2008. 12:06

Quer dizer que se um emigrante quando vai de ferias a portugal nao pode emprestar o carro a um familiar?

Helena Marcovici em 15.12.2008. 16:30

Boa tarde.
Comprei um carro novo, na altura do levantamento do veiculo, foi me entregue uma declaração que pelo que me disseram, substitui o documento unico de circulação, por um prazo de 30 dias.
nessa mesma semana, fui ao norte e fui abordada pela GNR, da qual fui informada que tal declaração não tinha validade nenhuma, e para não pagar uma multa, fiquei de apresentar o documento na GNR mais próxima da minha residencia, da qual me informaram que realmente existe uma reglementação que diz ser valida essa declaração passada pelo concessionário. mas entretanto recebi a multa para pagar.
Gostave que se possivel me indicassem qual essa reglementação, para apresentação na GNR em substituição da multa.

Gomes em 15.12.2008. 12:04

Comprei um carro usado de janeiro de 2001 a um stand, a anterior dona não pagou o IUA de 2008, como tenho 60 dias para o registar basta faze-lo em janeiro de 2009 e pago apenas o imp+osto de 2009, ja que o de 2008 era da responsabilidade da anterior dona?

Se for parado entrtanto pelas autoridades o que poderá acontecer?

Obrigado e agradecia o envio da resposta para o mail palgomes@gmail.com

Filipe Pedrosa em 06.12.2008. 15:16

Eu adquiri um carro importado em Outubro de 2008. Contudo a data que está na matrícula é janeiro de 2003.a legalização e a data de atribuição de matricula em portugal é novembro de 2008 Posto isto, em que mês deve ser pago o IUC? 90 dias depois da data de atribuição de matricula ou só em janeiro de 2009?? se tiver 90 dias para pagar é irrelevante já que os 90 dias vão coincidir com o mes de matricula inicial do veiculo.

José Manuel em 05.11.2008. 21:27

Boa tarde. Venho por este meio fazer um "desabafo" pois tenho (ou tinha") a possibilidade de trazer para Portugal um Mercedes 220 S de 1959, agora com a nova legislação a esperança de o trazer é escassa ou de todo impossivél, será que quem pensou neste novo imposto se lembrou que assim podemos perder muitos carros de colecção? Fica aqui um reparo. Obrigado.

fabiana em 28.10.2008. 19:59

No caso de comprar, este ano, o novo seat ibiza 1.9TDi 105cv quanto custaria a legalização?

andre oliveira em 13.10.2008. 01:15

ola boa noite. gostaria de saber o seguinte . vivo na suiça adquiri aqui veiculo a mais de dois fui a portugal no verao e deixei ai a viatura sera possivel que o meu irmao vivendo em portugal possa conduzi-lo?

LENA em 05.10.2008. 12:54

EM PRIMEIRO LUGAR GOSTARIA DE DAR OS PARABENS PELO VOSSO SITE.
GOSTARIA DE SABER SE LEVASSE O MEU CARRO COM MATRÍCULA PORTUGUESA PARA A ALEMANHA QUANTOS MESSES PODERIA FICAR LÁ COM O CARRO,OU SE TERIA DE TROCAR A MATRÍCULA QUANTO É QUE ME CUSTARIA, ESSE CARRO JÁ VEIO DA ALEMANHA E EU JÁ O PAGUEI PARA O LEGALIZAR, HÁ 7 ANOS AGORA TERIA QUE FAZER O MESMO?

Rui em 17.09.2008. 22:51

boas.
comprei um carro na alemanha, em dezembro do ano passado.a pessoal da stand é que tratou da papelada.a minha duvida é a seguinte, em que mes eu tenho de pagar o "selo", em dezembro (o mes em que o legalizaram), ou em setembro (que é o ano do carro)?
obrigado desde ja, e parabens pelo site!!!

Natália Ledesma em 16.09.2008. 22:35

Olá boa noite!
Comprei carro novo em Junho deste ano.Hoje fui pagar o IUC e fiquei
surpreendida com o valor deste,isto porque o carro é hibrido e me teria
sido dito que o imposto para este tipo de automóveis era mais baixo, o que
não aconteceu. Consultei a tabela,mas estes automóveis não constam dela.
Gostaria de ser esclarecida ,já que no serviço de finanças o não fui, pois
estavam perante a situação pela primeira vez.
Desde já agradeço a disponibilidade.
Obrigada.

António Vidal em 15.09.2008. 12:31

Boa Tarde,
Parabéns pelo site. Desejava que me informassem do seguinte: Possuo uma viatura, ligeiro de mercadorias, com a daa de matricula de 1999-07-29. Até ao presente recebia o selo pelo correio através das finanças. Como irá acontecer agora?

filipe simoes em 03.08.2008. 23:02

boa noite estou a pensar em comprar uma bmw 320d de 2004 na alemanha mas ainda nao consegui entender qual o imposto de circulaçao vou pagar
filipe simoes

adao oliveira em 26.07.2008. 14:38

gostava de saber se posso conduzir carros de familiares ou amigos em frança sendo eu portugues e residindo em portugal (por exemplo quando vou de ferias)

obrigado

adao oliveira em 26.07.2008. 14:37

gostava de saber se posso conduzir carros de familiares ou amigos em frança sendo eu portugues e residindo em portugal (por exemplo quando vou de ferias)

obrigado

Helder em 14.07.2008. 09:40

Tenho em casa uma moto antiga (florete) que pertencia ao meu avô após o falecimento deste esta mesma moto ficou para a minha mãe filha unica, agora queria registar em meu nome mas so tenho o livrete da mesma, como poderei faze-lo

atenciosamente, helder

luis santos em 05.07.2008. 14:24

ola
boa tarde tenho uma duvida que gostaria de ver esclarecida. eu comprei um carro importado e que foi legalizado em dezembro de 2007. por norma deveria ter pago o imposto de circulaçao ate março mas eu nao tinha conhecimento da nova lei so fiquei a saber hoje na loja do cidadao, em que me disseram que teria de ir as delegação das finanças da minha zona para pagar a multa por livre vontade. é mesmo obrigatorio pagar a multa uma vez que que se vai pagar uma coisa que deixou de existir a partir de julho de 2007

ALFA39 em 30.06.2008. 15:28

EM 2003 COMPREI A UM REVENDEDOR DE AUTOMÓVEIS UMA VIATURA. nAQUELA DATA O REFERIDO REVENDEDOR ENTREGOU-ME OS RESPECTIVOS DOCUMENTOS FICANDO DE ME ENTREGAR ALGUNS DIAS DEPOIS A DECLARAÇÃO DE COMPRA E VENDA. ATÉ HOJE TAL DECLARAÇÃO NÃO ME FOI ENTREGUE. JÁ TENTEI TUDO PARA REGISTAR A VIATURA EM MEU NOME, MESMO AO ABRIGO DA ÚLTIMA LEGISLAÇÃO SEM O CONSEGUIR. O QUE DEVO FAZER?
AGRADEÇO PENHORADAMENTE UM INFORMAÇÃO URGENTE!

Jose Ramalho em 30.06.2008. 05:29

Boas

Gostaria de saber se o valor a pagar pela importação de motas é igual para veiculos de fora da uniao europeia , ou se tem algum extra acrescido

Nuno Feria em 30.06.2008. 00:12

Boa noite,

comprei um carro novo em Junho de 2008 tendo vendido o carro que tinha anteriormente num stand.
O carro anterior estava matriculado em Julho, pelo que, caso o mesmo estivesse na minha posse teria de pagar o imposto até ao final desse mês.
No entanto, e apesar de ter um documento comprovativo da venda, no stand pedem-me para liquidar o imposto, tendo em consideração que não deverão conseguir vender o carro no prazo de um mês e porque ainda não ocorreu qualquer alteração no registo de propriedade.

É correcto ter de pagar o imposto de um veiculo que já não possuo?

Obrigado
Nuno Feria

José Brito em 26.06.2008. 14:47

Boa tarde.
Não sei se esta pergunta já foi feita, mas gostaria de saber o seguinte.
Comprei em 2008 um veiculo até 1250cc com com uma emissão de Co2 de 129g/Km, o que faz um valor total de 102.10€.
A minha questão é muito simples. vou ter de pagar sempre estes dois impostos (Cilindrada + Emissão Co2) ou irei ver a minha despesa com as finanças reduzida?
Obrigado

João Ferreira em 25.06.2008. 21:22

Se eu comprar um carro importado agora, que já tem a matricula portuguesa desde 12/2007 mas ao que me apercebo o carro que falo ainda nunca pagou o IUC, ou seja, comprando agora o carro terei que pagar o IUC agora e pagar novamente no mês 12???
Obrigado

hugo em 17.06.2008. 00:00

ola gostaria de saber o valor de uma legalizaçao de um veiculo vindo de frança, um bmw530 ano de 2006...
obrigado

jorge em 16.06.2008. 23:46

Desde já agradeço a vossa resposta à minha questão anterior.
Tenho uma outra questão que gostaria que me esclarecessem:
Conforme já mencionei, comprei um veículo novo em Abril 2008.
Tem 1997cm^3 de cilindrada e emite 165 g/km, (como ainda não tenho os documentos do carro, recorri à vossa base de dados).
Na tabela disponivel diz o seguinte:
Mais de 1.750cm3 até 2.500cm3 paga 102,10€, mas no entanto na minha àrea das declarações electronicas das finanças, o valor que me estão a querer cobrar é 178,70€.
Porquê esta diferença?
Estará correcto?
Não entendo!
Obrigado pela ajuda.

SEVEN em 16.06.2008. 18:09

Boa tarde
Comprei um carro novo em Março de 2008 e vendi um veiculo ao stand onde efectuei a compra. Hoje verifiquei no site das finanças que a viatura que vendi(data da 1º matricula Junho de 2000) ainda continua em meu nome.
O que posso fazer para que as finanças não me cobrem o imposto de circulação (antigo selo)???
Desde já agradeço a atenção

Daniel Marques em 11.06.2008. 10:12

Bom dia.
Antes de mais parabens pelo site que esta esta uma excelente ajuda para interpretar e compreender os tramites legais do sector automovel!
Tenho uma dúvida, estou para adequerir uma moto de cilindrada 250cm3 do ano de 1991, que impostos e documentação me esperam para circular tranquilamente com a mota em meu nome.
Obrigado

João Paulo em 10.06.2008. 23:22

Parabéns ao site e um agradecimento à suas respostas.

Cumprimentos

Jorge Filipe em 05.06.2008. 18:11

Boa Tarde!

Fui registar um carro importado, de 11/2003 ao IMTT e perguntei qual seria a data que deverá aparecer nas chapas de matricula,e a senhora disse que seria a data que deu origem à matricula portuguesa, ou seja, 05/2008.
Esta informação está correcta?
Se sim até faz sentido visto a regularização do IUC tambem ser pela data da matricula portuguesa.

Obrigado

FD em 02.06.2008. 10:52

Carros com matrícula estrangeira podem permanecer em Portugal sem pagar impostos durante 183 dias por ano.

FD em 02.06.2008. 09:43

Resposta a antonio em 28.05.2008. 11:58:

Tem 90 dias após a data da matrícula portuguesa para pagar o IUC.

luis nunes em 01.06.2008. 01:22

Sou portugues residente no brazil comprei um carro nos usa quero trazer esse carro para a europa quanto tempo ele pode permanecer aqui com matricula americana?
Obrgado Luis

antonio em 28.05.2008. 11:58

acabo de importar um automovel e legaliza-lo quera saber se tenho 90 dias para pagar iuc apos a primeira matricula obrigado

FD em 23.05.2008. 10:42

Resposta a Margarida Barreiros em 21.05.2008. 11:28:

Não o pode fazer na qualidade de vendedora. Se o propósito é regularizar o registo de propriedade, sugiro que faça o pedido de apreensão online: http://impostosobreveiculos.info/inicio/pedido-de-apreensao-de-veiculos-online/

FD em 23.05.2008. 09:11

Resposta a Liliana em 16.05.2008. 15:37:

Os pedidos de apreensão online são gratuitos.

Margarida Barreiros em 21.05.2008. 11:28

Olá. Poderia indicar-me, por favor, qual o site onde posso declarar o novo proprietário dum veículo vendido à mais dum ano?
Obrigada pela atenção

Liliana em 16.05.2008. 15:37

O meu pai tem ainda 5 carros em seu nome que nao estao na sua posse, se mandar apreender os veículos via online quanto vai ele pagar???

Obrigada...

FD em 16.05.2008. 12:28

Resposta a FORNOVA AUTOMOVEIS em 16.05.2008. 10:53:

O valor das emissões de CO2 deverá estar inscrito no DUA (campo V.7) ou no livrete. Se não estiver em nenhum desses documentos, o valor pelo qual as entidades se guiam é o constante na ficha de homologação arquivada no IMTT.

Se for um veículo recente também pode consultar o valor aqui: http://home.moonlight.pt/acapco2/dgv/pesquisa.asp

Se puder explicar melhor o problema, talvez possa ajudar mais.

FD em 16.05.2008. 12:24

Resposta a f gonçalves em 16.05.2008. 03:11:

Se a matrícula portuguesa do carro é anterior a Julho de 2007, deverá pagar os valores mais baixos, cuja tabela encontra aqui: http://impostosobreveiculos.info/tabela-imposto-unico-de-circulacao/tabela-imposto-unico-circulacao-20072008/

Se também funciona a gasolina o imposto a pagar é 127€.

FD em 16.05.2008. 12:02

Resposta a Nuno em 14.05.2008. 22:27:

Deverá pagar o IUC até 90 dias após a data da matrícula portuguesa.

FD em 16.05.2008. 11:35

Resposta a Jorge em 14.05.2008. 16:07:

Tem 90 dias contados a partir da data da matrícula para pagar o IUC.

FORNOVA AUTOMOVEIS em 16.05.2008. 10:53

Bom dia

Temos uma duvida relativamente á emissao de co2, como podemos ter a certeza do valor de c02 de cada viatura?

FD em 16.05.2008. 10:17

Resposta a António Mota em 12.05.2008. 17:49:

Se obtém rendimentos em território nacional e conduz um veículo de matrícula estrangeira, está ilegal.

A legislação que deve consultar é a Lei n.º 22-A/2007, nomeadamente o Capítulo V: http://impostosobreveiculos.info/inicio/download-da-lei-n-22_a_2007-que-procede-a-reforma-global-da-tributacao-automovel/

f gonçalves em 16.05.2008. 03:11

gostaria de saber a quantia que irei pagar de iuc dum viculo com 1900 celindrada com 10 anos e sendo o combustivel gás.Não sou abranjida pela lei que vigora para veiculos matriculados antes de julho de 2007?o tipo de combustivel tem alguma interferencia?

agradecia resposta .
obrigagda

Nuno em 14.05.2008. 22:27

Adquiri um veiculo em Fevereiro importado o qual foi matriculado em Portugal no mesmo mês. Pretendo saber quando devo pagar o IUC? No mês de matricula original, que será em Dezembro? Ou tenho um periodo para o fazer após o ter registado?

Jorge em 14.05.2008. 16:07

Comprei uma viatura nova no mês passado (Abril 2008), e ainda não tenho os documentos da viatura.
A questão é a seguinte: Até quando posso pagar o imposto?

António Mota em 12.05.2008. 17:49

Represento umas marcas espanholas em Portugal. Conduzo um carro com matricula espanhola, cedido pela empresa e "alugado" em sistema de Renting a 4 anos em nome dessas duas empresas.

Possuo residencia apenas em Portugal, mas mesmo assim vou com regularidade á fábricas.

Pergunto: estou a infrigir a lei? se sim ou se nao, onde me posso basear (decreto-lei) para fundamentar esse sim ou esse nao?

Obrigado

FD em 09.05.2008. 09:05

Vá às finanças, leve o documento que lhe entregaram da conservatória onde pediu o registo do automóvel em seu nome, a declaração de venda, e veja se é possível efectuar o pagamento do imposto em atraso.

Nuno Soares em 06.05.2008. 13:31

O problema está que na compra, ainda não havia informação concreta desponivel, ou pelo menos no meu conhecimento e o negocio esta feito, a viatura esta na minha mao desde finais de Fevereiro, tenho ainda a declaração de venda em substituição dos documentos, preciso diariamente da carrinha para trabalhar, como poderei fazer para pagar o imposto em nome de outra pessoa, ou melhor, como poderei andar descansado, pesso desculpa pelo encomodo, mas esta aria faz-me muita confusão, obrigado

FD em 06.05.2008. 11:30

O imposto é devido pela pessoa em cujo nome o carro estava registado no primeiro dia do mês em que o IUC deve ser pago. Se for como é habitual nos stands, essa pessoa era o anterior proprietário do carro.

Se quiser pagar o imposto, vai pagar uma multa que pode ir até ao dobro do valor do imposto em falta, mas só o pode fazer depois do registo feito em seu nome.

Sugiro que só compre o carro depois do imposto pago, não facilite.

<< Primeira < Anterior [1 / 4] Seguinte > Última >>
Escrever um comentário

:

:

:


Em que ano é que estamos?