Comprou carro a partir de Julho de 2007, e agora?

Se comprou carro a partir do dia 1 de Julho de 2007 tem a partir de agora as seguintes obrigações:

No caso dos importados usados é sempre considerada a matrícula portuguesa.

Poderá efectuar o pagamento do IUC nas finanças ou através da página das Declarações Electrónicas. Não está disponível qualquer outra forma de pagamento, ou seja, não pode pagar o IUC nas papelarias e estabelecimentos similares.

A área onde deverá iniciar o processo de pagamento no sítio das Declarações Electrónicas é: menu do lado esquerdo > Contribuintes > Entregar > I.U.Circulação.

Se fôr pagar às finanças leve o Documento Único Automóvel (DUA) consigo ou qualquer outro documento que o possa substituir (factura de compra, declaração de venda, etc.)

A tabela com os valores a pagar está neste link.

Deverá somar o valor correspondente à cilindrada ao valor correspondente às emissões de CO2. Se não sabe qual é a cilindrada ou as emissões de CO2 do seu carro novo consulte o seu Documento Único Automóvel. Se ainda não o recebeu, procure pelo seu automóvel nesta base de dados para encontrar essa informação.

Não existe qualquer dístico (selo) para colocar no para-brisas do seu carro. Aí apenas deverá colocar o dístico (selo) do seguro, nada mais.

05.07.2007. 12:57

Vivian em 21.08.2007. 00:34

Olá, gostaria de comprar um carro novo em Espanha. Quais serão os custos para legalizá-lo em portugal?

FD em 20.08.2007. 15:16

Paga para sempre o mesmo escalão (cilindrada + CO2). Os valores deverão sofrer uma revisão anual, conforme a inflação (e/ou outros critérios - é uma decisão do governo).

João Silva em 20.08.2007. 00:15

O que gostaria de saber é o seguinte, depois de 1 julho qualquer carro importado mesmo mais antigo terá todos os anos que pagar o mesmo valor? Ou vai alteramdo consoante as emissões de co2? É que se assim for apartir de agora ter um carro em Portugal passará a ser um luxo, o nosso parque automóvel cairá cada vez mais...seremos ainda mais "os pobres da Europa".

FD em 09.08.2007. 19:16

Para o consumidor, a única vantagem com a nova tributação é a correcção de algumas injustiças que se verificavam, como a discrepância no imposto anual entre veículos a gasóleo e veículos a gasolina.

A longo prazo é suposto permitir comprar carros mais caros (o que ainda não acontece).

Andreia Oliviera em 09.08.2007. 15:26

Adquiri um carro novo ja depois de 1 julho e, como tal, paguei o IUC, ou seja, o imposto segundo a tabela 'mais cara'. Eu gostaria de saber quais são, afinal, as vantagens para o consumidor(se é que as há) deste novo imposto.
Ja que a redução do valor do IA nao foi assim tao considerável como nos fizeram entender.

FD em 12.07.2007. 18:41

O IUC é o imposto que substitui o IMV ("o selo do carro"). Todos os carros (novos ou usados) pagarão IUC da mesma forma a partir de 2008.

Apenas os valores diferem: matriculados antes de Julho deste ano pagam segundo uma tabela (mais "barata"), matriculados depois de Julho pagam segundo outra tabela (mais "cara").

Paulo Costa em 12.07.2007. 16:02

O pagamento do IUC é apenas aplicável a novas matriculas (veículos novos ou importados). Se se tratar de um veículo usado já matriculado em Portugal, também há a obrigatoriedade de pagar o IUC?

<< Primeira < Anterior [14 / 14] Seguinte > Última >>

Escrever um comentário


Por manifesta falta de tempo, não me é mais possível responder às questões colocadas, como acontecia até agora. Tenha isso em consideração quando colocar o seu comentário, obrigado.
COMENTÁRIOS COM LINGUAGEM IMPRÓPRIA SERÃO APAGADOS!

:

:

:


Em que ano é que estamos?